Fala galera tudo bem beleza João Gabriel na área professor de sociologia para falarmos hoje sobre o trabalho para Max Weber um sociólogo clássico alemão um dos mais importantes da sociologia antes de começar a minha aula quero que você se inscreva aqui no canal do Brasil escola que deixe o Sininho aqui ativado para receber nossas notificações assim que nós lançarmos um novo vídeo você recebe aí onde você está vamos [Música] lá bom pessoal então o tema é trabalho em Weber nós estamos aqui então realizando uma conjunto de aulas na verdade sobre os autores clássicos da Sociologia
a noção de trabalho para eles né uma visão durana uma visão marxista e uma visão agora Feber que trata exatamente do que que é trabalho para Weber o tema do trabalho não foi objeto de reflexão e do Weber meramente em uma obra como se ele dedicasse apenas um livro a discutir a questão do trabalho né na verdade o tema do trabalho está atrelado da outras questões da sua chamada sociologia clássica O Weber é um sociólogo alemão considerado um dos Pais do pensamento sociológico né Ele nasce na Alemanha em 1864 morre em 1920 numa outra conjuntura
veja Ele nasce numa época de muito otimismo de modernização de crescimento e expansão do capitalismo na Alemanha mas morre também numa situação de pós-primeira guerra mundial nessa conjuntura Weber desenvolveu o que nós conhecemos como a Sociologia Compreensiva dos tipos ideais ou também sociologia da ação social essa sociologia tá preocupada em compreender o sentido subjetivo da ação ou seja el não tá preocupado meramente com os fatos como durkeim estava preocupado ou meramente com uma predominância das questões estruturais e econômicas como na visão marxista o que o Weber tem de diferencial é que a Sociologia Compreensiva ela
tem como fundamento compreender esse sentido subjetivo a ação do indivíduo E como que essa ação ela ressoa socialmente e a partir disso que ele publica uma obra no qual o tema do trabalho vem né ligada à questão religiosa que é o livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo sem sobra de dúvidas esse livro é o principal livro do Weber o mais famoso dele que fez o Weber se tornar um sociólogo extremamente conhecido a obra tem como objeto principal entender como que o surgimento do capitalismo ali no século XV e o desenvolvimento da reforma
protestante tem um elo tem uma ligação tem algo né de troca de valores por isso o título né A Ética Protestante o que o Weber tá tentando discutir é que o protestantismo criou uma nova ética uma nova forma de pensar a sociedade e principalmente as ações humanas e através dessa ética os elementos do capitalismo características fundamentais que marcam o surgimento do capitalismo por isso Ética Protestante ante espírito capitalismo para nós analisarmos isso precisamos retomar alguns pontos principais na obra as características novas do trabalho que na visão protestante principalmente calvinista parecerá bom o primeiro elemento que
pode que podemos na verdade entender para compreender de fato a sociologia do Weber nesse livro é a noção de racionalidade o capitalismo é sem dúvida pro Weber um modo de produção usando aqui até um conceito marxista mas um modelo de sociedade nacional que que isso impõe né que os valores dentro do capitalismo estão Associados muito mais a uma característica de cálculo né de que os elementos da sociedade de mercado está amplamente voltada a noção de Equilíbrio noção de racionalidade que seria uma voltada paraa finalidade inclusive na expressão weberiana Essa racionalidade é porque as ações no
capitalismo estão orientadas a uma ação social Racional com relação a fins ou seja calculada para determinadas finalidades prévias então o capitalismo é um modo de sociedade é um modelo de Economia um modelo de organização social racional e através dessa racionalidade Weber encontra os pontos fundamentais na reforma protestante de tipo calvinista o calvinismo é uma doutrina né que surge na na na França na Suíça mas se desenvolve principalmente no campo da Inglaterra ali na Inglaterra em alguns países baixos se encontra principalmente o puritanismo no qual Weber vai analisar na obra de João Calvino Seu principal representante
por isso calvinismo a ideia de ética da salvação e principalmente Como que o calvinismo constituiu uma nova ética do trabalho como que o trabalho vai ser repensado a partir do protestantismo ora a primeira concepção é que a visão clássica medieval e até Católica do trabalho que o trabalho é uma punição inclusive se a gente pegar até lá na antiguidade ali nos gregos o trabalho é visto como uma punição S aos homens né então os homens são punidos pelos Deuses ou até por Deus mesmo no no pensamento Cristão clássico com certeza eu deve ter ouvido essa
expressão que o cristianismo tem lá no antigo testamento né agora comerás o o pão com sor do teu próprio rosto veja que essa ideia é de que o trabalho foi uma punição dada ao pecado original o que que Calvino vai interpretar dentro do né dessa nova doutrina é de que o trabalho no lugar de ser uma punição ele é uma dádiva ele é uma condição de que vai dignificar o homem de que o trabalho ele edifica a alma ele enobrece o espírito e a salvação vai estar associada inclusive às características de fazer bem o trabalho
por isso o um conceito também muito bom importante na na na Ótica do Weber que ele tira né dessa análise calvinista que é a noção de ascetismo um aceta ou melhor até usando a expressão weberiana o escravo aeta é aquele que é disciplinado Por que a disciplina na ética calvinista o trabalho é o diferencial que levará o homem ou pro céu ou pro inferno não necessariamente que o ao trabalhar eu tô indo pro céu é porque na verdade o trabalho a disciplina o amor ao rigor estaria associado a uma espécie eh de predestinação vestígios dessa
predestinação na vida do lado contrário a preguiça a procrastinação a desorganização moral Econômica seria características né de um conjunto vamos dizer assim amplo de vestígios da nossa condenação então predestinados ao céu ao inferno né Essas visões apareceriam na vida humana através desses pequenos vestígios quer dizer eh através de uma de uma de uso do trabalho sempre da disciplina do amor ao rigor da do amor ao trabalho de outras maneiras estamos recebendo mensagem de Deus que estaríamos indo pro céu veja que o calvinismo eleva esse tipo de Conduta o grau mais extremo construindo um novo etos
um novo estilo de vida que valoriza essa característica que é o trabalhar não é à toa que nas páginas finais do livro do Weber ele nota que existe até uma possibilidade de entender a estratificação da sociedade como que ela se divide economicamente através da posição religiosa que os indivíduos ocupam por exemplo os indivíduos com maior grau de funcionalidade com maior nível de escolaridade as pessoas que teriam os melhores cargos nas empresas né nas fábricas seriam pessoas protestantes principalmente puritanos e as pessoas com menos qualificação estaria ligados a outras religiões e também o catolicismo quer dizer
existe uma ética da salvação existe uma nova forma de viver orientando racionalmente a esse fim que é a disciplina eu trouxe para nós ilustrarmos aqui o que que Weber entende né um pequeno trecho aqui uma citação da obra direta né o próprio autor pra gente ilustrar e vocês vão identificar claramente isso existe uma orientação voltada a uma finalidade que é compreender que o trabalho ele edifica a alma ele é uma característica religiosa E aí Claro você vai ver muita similaridade porque os Estados Unidos inclusive foram colonizados foi colonizado na verdade foi colonizado pela Inglaterra e
a maioria das pessoas que saíram da Inglaterra aos Estados Unidos era calvinista principalmente puritano que tem um Rigor moral um Rigor metodológico um Rigor pelo trabalho né um amor ao trabalho muito grande vamos ver essa pequena citação aqui do Weber o homem deve para estar seguro de seu estado de graça trabalhar o dia todo em favor do que elhe foi destinado não é pois o ócio e o prazer mas apenas a atividade que serve para aumentar a glória de Deus é condenável a contemplação passiva quando resultar em prejuízo para o trabalho cotidiano pois ela é
menos agradável a Deus do que a materialização de sua vontade de trabalho A Ética Protestante página 112 nota o quão É claro aqui a condenação do Ócio típico de sociedades antigas né que valorizava o tempo livre Principalmente se o se esse óo ele for passivo então o amor ao trabalho a ética de do esforço é uma característica do tempo contemporâneo Então veja é fundamental ao Weber n na análise dele que o trabalho foi revalorizado com a reforma protestante quer dizer em em outros termos né o protestantismo teria criado um novo uma nova forma de pensar
um trabalho um novo éos um estilo de vida e estaria orientando Claro a essa finalidade religiosa então para terminar capitalismo e religião teria uma ligação muito forte principalmente o capitalismo e o protestantismo não seria uma mera coincidência ambos surgirem no século X bom pessoal foi essa a nossa aula sobre Weber E aí o trabalho né concepção do trabalho no Weber se você gostou um like aqui na aula por favor e aquele comentário Generoso de sempre muito obrigado pela sua audiência e até o próximo [Música] vídeo