CEREBELO: Anatomia, Divisões e Funções - Rogério Souza

195.54k views2666 WordsCopy TextShare
Neurofuncional
QUER OS SLIDES DESSA AULA COM QUESTÕES PARA TREINAR? https://neurofuncional.minestore.com.br/admin/p...
Video Transcript:
Seja muito bem vindo ao canal Neurofuncional! Nesse vídeo de hoje,nós vamos falar sobre a anatomia funcional do cerebelo Esse órgão aí que apesar de pequenininho,só tem 10% do peso do encéfalo, ele contém consigo aproximadamente 80% dos neurônios do encéfalo Só a título de curiosidade,o nosso encéfalo tem aproximadamente 86 bilhões de neurônios e destes 86, 69 bilhões estão no cerebelo! Muita coisa,né?
Então ele trata-se de um órgão extremamente importante e por isso que nós vamos estudar ele hoje Se você ainda não é inscrito no canal, se INSCREVE embaixo Não deixe de deixar o seu CURTIR Se ficou alguma dúvida,algum comentário, escreve embaixo,tá bom? E vamos estudar neuro! [Música] O cerebelo vem do latim 'pequeno cérebro' E ele é importante para a manutenção da postura, equilíbrio, coordenação dos movimentos e aprendizagem das habilidades motoras Ele tem sua função fundamentalmente motora Porém,sabe-se que também tem alguns aspectos não motores que estão envolvidos com o cerebelo E ele tem como diferença do córtex,que ele funciona sempre em nível inconsciente e involuntário Ou seja,uma grande diferença do córtex e do cerebelo é que cerebelo trabalha inconscientemente, involuntário Além de que o córtex ou seja o nosso cérebro, ele comanda o lado OPOSTO do corpo Enquanto o cerebelo ele trabalha com suas funções de postura,equilíbrio e coordenação do MESMO lado Ou seja o cerebelo ele é ipsilateral.
Então essas são as principais diferenças entre o cérebro e o cerebelo Como anatomia macroscópica O cerebelo ele fica localizado posterior ao tronco encefálico, inferior à tenda do cerebelo, Então é muito comum ver em laudos de tomografia e ressonância o nome infratentorial e supraterritorial Por exemplo: houve uma lesão infratentorial. Tudo que é infratentorial aqui está relacionada com o cerebelo porque ele fica abaixo da tenda do cerebelo Aquilo que é supratentorial está relacionado com lobo occipital Ele fica localizado na fossa do cerebelo, do lobo occipital E também ele era muito chamado antigamente de ''árvore da vida'' Primeiro,por essa conformação na diferença entre o córtex e o corpo do cerebelo Segundo também que antigamente acreditava que quando a pessoa tem uma lesão no cerebelo, ela consequentemente morreria mas a gente sabe que isso não é verdade! Até porque o cerebelo ele não está relacionado com os componentes básicos do movimento ou seja,uma lesão do cerebelo não altera sensibilidade e nem força, grau de contração muscular Porém,o que que acontece?
Em lesões cerebelares é muito comum ocorrer herniação da tonsila do cerebelo,o que vai comprimir o bulbo que é centro respiratório quando comprimido,ele pode levar a pessoa a óbito Então por esse aumento da pressão intracraniana que vai levar uma compressão do bulbo Então nessa imagem nós temos uma vista posterior do cerebelo Essa estrutura mediana,ímpar do cerebelo é o vérmis cerebelar E também nós temos o lobo anterior que é dividido aqui pela fissura primária Então essas diversas estruturas aqui que a gente consegue ver em todos o cerebelo são as folhas do cerebelo Aqui posterior nós temos então o hemisfério cerebelar, posterior a fissura primária Então se nós pegarmos o cerebelo, aqui está uma visita posterior, e arrancar ele do tronco, nós vamos poder ver essas estruturas que aqui está colorido Essas estruturas aqui são os pedúnculos O que seria os pedúnculos cerebelares? São como se fossem a porta de entrada e saída dos neurônios para o cerebelo Então nós temos aqui o pedúnculo cerebelar superior, pedúnculo cerebelar médio e pedúnculo cerebelar inferior Então cada um desses pedúnculos vão trazer e vão levar informação para um local distinto por exemplo,do pedúnculo cerebelar superior são as informações que vêm do mesencéfalo e do córtex enquanto que do pedúnculo cerebelar médio são as informações que vêm da ponte e do pedúnculo cerebelar inferior àquelas que vem da medula e do bulbo Então elas entram e saem pelos pedúnculos Vale também ressaltar que o cerebelo ele tem uma organização muito semelhante quanto ao córtex quando nós falamos de substância cinzenta e substância branca Então o córtex cerebelar,ele é revestido de uma substância cinzenta e o corpo de uma substância branca e aqui no meio nós temos os núcleos, assim como acontece também no nosso encéfalo que nós temos os núcleos da base Então nós temos aqui no meio: o núcleo fastigial, esses dois aqui (número 7) aqui nós temos um núcleo interpósito Então nós temos o emboliforme (4) e o globoso (6) E esse maior aqui grandão é o núcleo denteado (5) Então depois nós vamos ver que cada um desses núcleos vão ter uma relação com alguma parte, alguma função específica do cerebelo, tudo bem? Então assim,numa anatomia microscópica Se nós cortarmos aqui um pedaço do córtex cerebelar e ampliássemos,era isso que a gente ia ver Existem três camadas do córtex cerebelar.
A mais interna é a camada granular, ela recebe esse nome devido à presença aqui das células granulares e também nós temos as células de golgi presente aqui A camada intermediária é a camada de células de purkinje que são essas células grandes aqui Lembrando que as células de Purkinje são as únicas fibras ou seja,os únicos neurônios eferentes do cerebelo Então tudo que sai do córtex é através da camada das células de purkinje Enquanto que na camada molecular nós temos então as fibras paralelas que na verdade,fazem parte dos axônios das células granulares que quando chega aqui na camada molecular elas se dividem Nós temos também as células estreladas e também as células em cesto,tudo bem? Então lógico que não vai dar pra gente aprofundar nesse vídeo toda a organização de entrada e saída dessas informações do cerebelo mas vale lembrar que as células de purkinje elas têm um efeito potencialmente inibitório sobre os núcleos ou seja para que ocorra uma função no cerebelo,para que ocorra uma estimulação dos núcleos cerebelares é necessário que ocorre então uma inibição das células de Purkinje para que as fibras muscosas e trepadeiras consigam dessa forma estimular um pouco Mas vamos deixar isso para uma próxima aula, pra gente falar com mais calma. Então a aferência cerebelares.
O que chega de informação para o cerebelo? Então vem informação do sistema vestibular que traz consigo informação sobre a posição dos olhos em relação à cabeça e a cabeça e ela só o corpo Essas informações são importantes para a manutenção do equilíbrio Já a medula vai trazer consigo informações sobre o grau de contração dos músculos, a tensão das cápsulas articulares e os tendões, Além também de posição e velocidade do movimento das partes do corpo E já o córtex vai trazer informações de todos os lobos cerebrais para que dessa forma o cerebelo consiga organizar toda a aprendizagem motora e coordenação motora também Então agora nos vamos falar das divisões do cerebelo A primeira delas é a divisão transversal ou seja,uma divisão anatômica O cerebelo é dividido: em vestibulocerebelo,espinocerebelo e cerebrocerebelo Antigamente utilizava muito os termos: 'arquicerebelo','paleocerebelo' e 'neocerebelo' mas esse tipo de classificação tem caído em desuso nos novos livros de neuroanatomia mas eu trouxe aqui porque provavelmente você vai ainda ouvir falar muito de arqui/paleo/neocerebelo O vestibulocerebelo ele compreende essa região verde aqui da imagem ou seja o floconodular,tudo bem? Então ele tem conexões com núcleo fastigial e os núcleos vestibulares Já o espinocerebelo (ou paleocerebelo) essa estrutura aqui em rosa que compreende todo o vérmis e a zona intermédia dos hemisférios Então essa região de vérmis que tá aqui em rosa e essa zona intermédia dos hemisférios Enquanto que o cerebrocerebelo (ou mielocerebelo) que é toda essa estrutura grande aqui em azul compreende toda a zona lateral ou seja, essa parte do hemisfério cerebelar mesmo está relacionada então com o cerebrocerebelo ou seja o cerebrocerebelo vai ter conexão com o córtex cerebral A divisão longitudinal é uma divisão de saída.
É a segunda divisão que a gente vai falar Então a primeira foi anatômica, relacionada com as informações que chegam Então como nós podemos ver: o vestibulocerebelo está relacionado com as informações que chegam do sistema vestibular enquanto que espinocerebelo: está relacionado com as informações que chegam da medula o cerebrocerebelo: com as informações que chegam do córtex Então a divisão longitudinal está relacionada com as informações que estão saindo do córtex cerebelar. Como assim? Então nós temos as zonas Aqui no meio nós temos a zona medial, seguido da zona intermédia e da zona lateral A zona medial que corresponde aos vérmis está relacionado com os núcleos fastigiais Então o núscleo fastigial e vestibular lateral ou seja, as informações que chegaram do sistema vestibular que foram pro vestíbulocerebelo, elas vão sair aqui em direção ao núcleo fastigial e depois posteriormente com o núcleo vestibular lateral, tudo bem?
Já a zona intermédia,então está relacionado com as informações que vieram do espinocerebelo que agora estão saindo são organizações de saída e e vão passar aqui pelo núcleo interposto que é formado pelo emboliforme e globoso Já a zona lateral está relacionado com as informações que chegaram do córtex e depois fizeram conexão com o córtex cerebelar. Então na hora de sair vai ter uma relação com o núcleo denteado Lembra que a gente falou que vem informação lá do sistema vestibular? Está relacionado com os movimentos dos olhos em relação à cabeça e da cabeça em relação ao corpo?
Essas informações vão chegar agora aqui no vestíbulocerebelo e na hora de sair,essas informações elas vão sair pela zona medial, e vão encontrar então, o núcleo fastigial (que é esse aqui mais medial) E por que que isso acontece? Para que o cerebelo tenha uma resposta de equilíbrio Então as conexões com o sistema vestibular vai trazer pro cerebelo uma resposta de equilíbrio Então as conexões do espinocerebelo As informações que chegam da medula, elas vão até o espinocerebelo e as informações na hora de sair,elas vão sair por essa região laranja que a zona intermédia ou seja,as informações chegaram, fez as conexões lá com o córtex cerebelar Na hora de sair,vai sair de forma organizada pela zona intermédia e vai até o núcleo interpósito. (então,emboliforme e globoso) Essas conexões acontecem aqui com esse núcleo para ter uma resposta de tônus.
Ou seja,o controle do tônus e postura E já o cerebrocerebelo, todas as informações de todos os lobos do córtex vão vir até o cerebrocerebelo Essas informações depois que realizou as sinapses no córtex cerebelar,vai sair pela zona lateral encontrando então aqui o núcleo denteado para ter uma resposta de motricidade fina e aprendizado motor Então também no cerebelo,nós temos um homúnculo cerebelar Lá na aula de córtex,o lobo frontal nós falamos que existe um homúnculo de Peinfield, que está relacionado com a motricidade mas também no cerebelo existe homúnculo ou seja uma representação do corpo do indivíduo lá no cerebelo Então dá pra ver aqui que essa região mediana, está relacionada mais com tronco enquanto que os hemisférios,mais com os membros Essa área que está em branca está relacionado com coordenação dos movimentos oculares Ou seja, lesões verminianas, no vermis,vai levar o indivíduo alterações de marcha enquanto que as regiões hemisféricas vão se manifestar mais nos membros do lado lesado Então déficit de coordenação, um déficit mais dos membros Lembrando então que as lesões do cerebelo são ipsilaterais ou seja,se ocorrer uma lesão do hemisfério do lado direito do cerebelo, o comprometimento vai ser do lado direito do indivíduo O cerebelo é aquele que compara o movimento idealizado com o movimento real ou seja,se aquele movimento que eu estou fazendo está saindo de acordo com a minha intenção, da forma como eu queria estar fazendo, Se não está,o cerebelo ele corrige o movimento ainda em curso isso ocorre naqueles jogos de Kinect, por exemplo,Just Dance, em que a pessoa olha o personagem se mexendo e tenta da melhor forma possível imitá-lo quando isso não vai acontecendo, o cerebelo tá ali trabalhando para tentar deixar a sua ação,o seu movimento o mais próximo da intenção, aquilo que eu estou vendo Isso é uma função de aprendizagem motora É assim que a gente aprende e melhora com o treino, culpa aí do cerebelo! Então ele modifica os programas centrais para atingir metas determinadas de controle motor De uma forma geral,ele regula a execução do movimento O único movimento que não consegue ser corrigido durante o curso,são os movimentos balísticos por exemplo,se você pega uma bola e arremessa em direção à cesta de basquete enquanto você já fez movimento,ele não consegue correr demais que você já jogou a bola Então só uma próxima tentativa Então, você precisa fazer uma nova ação para conseguir corrigir,né ? Então não consegue corrigir durante o curso Como aspectos funcionais,as funções motoras do cerebelo incluem então: a manutenção do equilíbrio,postura, o controle do tônus muscular; controle motor e aprendizagem motora Lembrando que controle motor é uma atividade superior ou seja,ela não depende unicamente no cerebelo , mas sim também das áreas secundárias que vão realizar o planejamento motor e vão mandar esse plano pro cerebelo e núcleos da base que vão realizar suas funções aí de controle,de planejamento, parametrização devolvendo assim essa informação lá pra área secundária que vai mandar para a primeira para ela realizar o movimento ou seja,o controle motor,ele é um pouco mais complexo do que somente as funções do cerebelo porque exige que tenha essa galerinha trabalhando junto,tudo bem?
mas nós vamos fazer uma aula exclusiva de controle motor depois que a gente fechar esses aspectos anatômicos. Então como funções não motoras, o cerebelo também está relacionado com conexões com a área pré frontal que é área terciária, responsável por tomada de decisão lá no córtex e essas funções incluem: o reconhecimento de figuras complexas; resolver mentalmente operações aritméticas; resolver quebra cabeças; além de associar palavras a verbos Então como é que nós podemos correlaciona essa parte anatômica com o que a gente vê na clínica? Quando tem uma lesão do cerebelo, a pessoa vai ter um atraso no início do movimento sendo difícil para ela começar a fazer o movimento, Ocorre também uma decomposição do movimento multiarticular ou seja,o movimento ele ocorre parando articulação por articulação e o movimento vai parando A disdiadococinesia,que é uma dificuldade de realizar movimentos alternados de forma rítmica O rechaço,que na verdade é uma dificuldade de fazer um processo de inibição recíproca de alternar agonista e antagonista de forma rápida ou seja aquele teste aqui que mostra na figura em que você segura o braço do paciente e pede para fletir o cotovelo E se você solta abruptamente,se ele tem uma lesão no cerebelo, acaba dando um soco no rosto Então você até tem proteger porque isso realmente acontece!
Em indivíduos normais isso não ocorre, por quê? Porque quando você soltar a mão do indivíduo,ocorre uma inversão de agonista e antagonista Ou seja,se você estava contraindo bíceps,a partir do momento que você solta sua mão no teste o tríceps entra e freia o movimento Ou,seja te protege! Em caso de lesão do cerebelo,isso não ocorre!
Exatamente por essa dificuldade de coordenar agonista e antagonista Ocorre também o tremor;a marcha atáxica; além também de uma voz arrastada É muito comum então quando você ouve essa fala do paciente cerebelar Uma fala mais pastosa, você lembra de uma fala de bêbado. Incoordenação dos movimentos,que na verdade é ataxia;dificuldade de equilíbrio;hipotonia; dismetria ou seja a pessoa tem uma hipermetria,ela passa o alvo ou uma hipometria, que ela não alcanço o alvo e também pode ter nistagmo. Lembra quando nós vimos lá o homúnculo cerebelar que lá no meio tinha uma área responsável por coordenar os movimentos dos olhos?
Então quando tem uma lesão no cerebelo, é justificável ele ter um nistagmo por isso Então sobre cerebelo era isso! Lógico que se a gente fosse falar de anatomia do cerebelo de uma forma mais profunda, essa aula teria umas duas horas tranquilamente Então eu tentei dar uma abreviada, focar nos principais aspectos Espero que tenha ajudado! Se você gostou do vídeo,CURTE aí.
Já se inscreva no canal, isso ajuda bastante a gente ia produzir novos materiais Também segue a página no facebook: facebook. com/rogeriofisioneuro Fique com Deus.
Related Videos
NERVO MEDIANO - Neuroanatomia, Origem, trajeto e Inervação - Rogério Souza
6:12
NERVO MEDIANO - Neuroanatomia, Origem, tra...
Neurofuncional
41,273 views
Cerebelo
15:16
Cerebelo
Anatomia e Arte
16,420 views
TELENCÉFALO - Cérebro, hemisférios cerebrais, áreas corticais e funções corticais de cada lobo
39:19
TELENCÉFALO - Cérebro, hemisférios cerebra...
Prof. Felipe Barros
11,204 views
Aula: Neuroanatomia - Cerebelo (Conexões e Divisões Funcionais) - Neuroanatomia Humana #8.3
41:23
Aula: Neuroanatomia - Cerebelo (Conexões e...
Teoria da Medicina
23,461 views
Sistema límbico - Anatomia e funções
7:32
Sistema límbico - Anatomia e funções
Kenhub - Aprenda Anatomia Humana
51,919 views
Neurofisiologia: Cerebelo e Núcleos da Base no Controle Motor
47:54
Neurofisiologia: Cerebelo e Núcleos da Bas...
Profa. Dra. Maiara B. Marques
10,604 views
LOBO FRONTAL (Aula Nova) - Neuroanatomia funcional com Rogério Souza - Telencéfalo / Córtex Cerebral
16:47
LOBO FRONTAL (Aula Nova) - Neuroanatomia f...
Neurofuncional
105,995 views
TRONCO ENCEFÁLICO (Aula Completa) - Rogério Souza
14:12
TRONCO ENCEFÁLICO (Aula Completa) - Rogéri...
Neurofuncional
147,025 views
Neurology | Limbic System Anatomy & Function
43:11
Neurology | Limbic System Anatomy & Function
Ninja Nerd
568,729 views
ANATOMIA BÁSICA DO CEREBELO #15
22:28
ANATOMIA BÁSICA DO CEREBELO #15
MorfoFuncionando
5,525 views
SISTEMA LÍMBICO (Aula Completa) - Neuroanatomia Funcional com Rogério Souza
14:09
SISTEMA LÍMBICO (Aula Completa) - Neuroana...
Neurofuncional
273,250 views
4 - Os Movimentos Voluntários - Córtex, Cerebelo e Núcleos da Base
12:26
4 - Os Movimentos Voluntários - Córtex, Ce...
Um canal de Neuro
33,916 views
#Neuroanato647 | Cerebelo
59:31
#Neuroanato647 | Cerebelo
AnatomovieJF
3,435 views
Telencéfalo - parte 1: Introdução
6:55
Telencéfalo - parte 1: Introdução
Ana Maria Carvalho
495,425 views
Foundational features of the brainstem
35:16
Foundational features of the brainstem
The Noted Anatomist
353,927 views
MEDULA ESPINAL - Neuroanatomia Macroscópica - Rogério Souza #1
10:58
MEDULA ESPINAL - Neuroanatomia Macroscópic...
Neurofuncional
48,244 views
Tronco encefálico - MESENCÉFALO | PONTE | BULBO
23:10
Tronco encefálico - MESENCÉFALO | PONTE | ...
Anatomia papel e caneta
11,822 views
HIPOTÁLAMO (Vídeo Aula) - Neuroanatomia funcional com Rogério Souza
8:40
HIPOTÁLAMO (Vídeo Aula) - Neuroanatomia fu...
Neurofuncional
78,497 views
Anatomia do CEREBELO - Parte 1/2
9:55
Anatomia do CEREBELO - Parte 1/2
Anatomia papel e caneta
7,316 views
CÓRTEX CEREBRAL PARTE 1 - INTRODUÇÃO
37:27
CÓRTEX CEREBRAL PARTE 1 - INTRODUÇÃO
ANATOMIA COM PROFESSOR CARLÃO
45,496 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com