oi oi eu sou a juliana e hoje nós vamos para mais um vídeo de obras do passado mas antes de começar o nosso vídeo eu vou pedir para você já curtir compartilhar e se inscrever no meu canal porque isso me ajuda bastante beleza o vídeo de hoje é sobre uma obra do pais três o auto-retrato na fronteira do méxico e estados unidos de frida kahlo de 1932 filha de um alemão com uma espanhola saída kahlo nasceu no dia seis de julho de 1907 no méxico e recebeu o nome de madalena carmen frida kahlo e calderón
e aí logo depois ela utilizou o nome de frida kahlo como seu nome artístico desde muito novinha frida sofreu com problemas de saúde aos seis anos de idade ela contraiu poliomelite que a deixou com uma sequela no pé e aos 18 anos frida sofre um acidente gravíssimo de ônibus que fez com que ela ficar há muito tempo de repouso inclusive no hospital incapacitado de andar em bastante deprimida frida coloca um espelho na sua frente e um cavalete adaptado para que ela pudesse pintar deitada e assim produzir os seus quadros recuperaram desse acidente vida passa a
estudar desenho e modelagem em 1928 ela se filia ao partido comunista onde conhece diego rivera que eram importantíssimo pintor do muralismo mexicano em 1929 aos 22 anos frida casa-se com diego rivera e um ano depois eles se mudam para os estados unidos com o objetivo de cumprir algumas encomendas que diego rivera tinha nos estados unidos eles passaram alguns anos nos estados unidos mas a partir do terceiro ano que eles estavam lá cida começou a sentir falta do méxico e ela também sentia um sentimento meio ambigu com os estados unidos ela gostava de estar lá porque
ela os nossos né industriais americanos e elas super adorava aquilo mas ao mesmo tempo ela sentia algumas repulsas com os americanos algo que ela retrata na sua tela autorretrato na fronteira do méxico e estados unidos de 1932 que é uma das obras do país três na obra cida se apresenta com vestido rosa e luvas compridas de renda branca ela se encontra de pé em cima de um pedestal que separa os dois mundos tão diferentes quase como escultura a esquerda conseguimos identificar a antiga paisagem mexicana dominada pelas forças da natureza pelo ciclo natural da vida enquanto
a direita vemos a paisagem morta da américa do norte guiada pela tecnologia trilha se vê dividida entre esses dois lugares tão diferentes com os braços cruzados e segura na mão em direção ao lado esquerdo uma bandeira do méxico e na sua mão direita um cigarro frida era apaixonada pelo avanço industrial americano ela gostava de estar ali perto vendo isso tudo assim de camarote mas ao mesmo tempo ela criticava a forma de vida dos americanos e dizia que não gostava muito dos gringos eles pareciam aborrecidos e se ela falou numa carta para um amigo mexicano e
um outro amigo ela também escreve uma carta dizendo que se sentia incomodada com as formas de vida que os americanos no caso eles eram bastante soberbo né as pessoas ricas eram soberbos gastavam seu dinheiro como se não tivesse amanhã e também tinha uma questão muito forte que ela identificavam que era a desigualdade social ea falta de sensibilidade dessas pessoas ricas em relação a esta questão em específico ela também não gostava muito das casas americanas eu era muito quente e bastante desconfortável sua paixão pelo avanço industrial não poupa críticas a gente conseguiu ver aí com essas
coisas comentários mas ela também expressa bastante isso na sua tela já que o lado americano é bastante frio com tons azulados e cinzentos já o lado mexicano ele já é mais natural com cores mais quentes da terra mesmo e tudo no lado mexicano meio que nos leva a imaginar essa questão mais natural por exemplo as flores que estão crescendo né do lado mexicano e até mesmo as esculturas que estão presentes nesse lado as esculturas e também arquitetura remete a algo natural esse contraste é bastante presente em toda a composição da obra a gente consegue identificar
isso jackson no lado americano a gente consegue ver várias fumaças saindo das fábricas já no lado mexicano a gente vê a flora ea natureza bastante evidente do lado americano não conseguimos observar elementos vivos já do lado mexicano vemos duas bonecas da fertilidade e uma cabeça de morte simbolizando juntos o ciclo da vida e da morte contratando com os deuses americanos os ricos prédios como o templo da cidade dos tempos modernos do lado esquerdo conseguimos ver os antigos deuses mexicanos de quatis a cor e tex cala a boca representados pelo sol e pela lua acima das
ruínas de um templo pré-colombianos se vocês não viram o meu vídeo sobre pirâmides astecas que é uma das obras do país um eu recomendo vocês irem lá e olhar porque tem muita referência desse vídeo nesse vídeo aqui no meu vídeo sobre pirâmides astecas vocês conseguem identificar essa presença do quarto da cor que era um tempo as técnicas de bastante importância para eles e provavelmente para frida também né jaque o que é uma parte bastante importante da cultura mexicana apenas um elemento que liga os dois mundos o gerador de eletricidade que está no solo norte-americano que
extrai energia das raízes de uma planta mexicana para alimentar a tomada do pedestal onde estar cida qual a figura de frida parece assim receber energia de ambos os mundos com isso frida kahlo torna-se a personificação do próprio méxico construído em cima da história e explorando o progresso tecnológico à medida que este vai mudando o seu curso entre os dois polos antes de voltar para o méxico diego rivera e frida kahlo tiveram várias discussões em relação a esse tema específico né tipo ir embora dos estados unidos ou não ir embora dos estados unidos ela queria muito
voltar para o méxico mas pelo contrário diego rivera o avô os estados unidos e adorava o estilo americano de viver ele queria muito continuar mas por ironia do destino o contrato de diego rivera foi rescindido antes do tempo previsto e em dezembro d1933 diego refere a sede pressão de frida em relação a voltar para o méxico e assim eles voltam para as suas terras mexicanas do méxico frida se sente mais à vontade para pintar os seus temas e mesmo sofrendo com a sua saúde ela produziu bastante bom pessoal esse foi o nosso vídeo sobre essa
obra do país três auto-retrato na fronteira do méxico e estados unidos de frida kahlo todas as minhas referências e estudos estarão aqui na descrição desse vídeo e eu também gostaria de agradecer minha amiga brígida duarte que me auxiliou com esse vídeo ela é teórica crítica e criadora da arte e mestra em artes e sabe tudo da frida e ela me aos e ninguém então muito obrigada brígida você é 10 gostaria de pedir para vocês curtirem esse vídeo se inscrever no meu canal me seguir no instagram e compartilhar com todos os seus amigos um beijo e
até o próximo vídeo