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quero lhes falar sobre o perdão dos pecados e a saúde da Alma como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados como é feliz aquele a quem o senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia ou em quem não há dolo enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados enquanto eu calei os meus pecados o meu corpo definhava de tanto gemer pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim minhas forças foram se esgotando como em tempo de seca Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri
as minhas culpas eu disse confessarei as minhas transgressões ao Senhor e tu perdoaste a culp do meu pecado portanto que todos os que são fiéis orem a ti enquanto Podes ser encontrado quando as muitas águas se levantarem elas não os atingirão tu és o meu abrigo tu me preservará das angústias e me cercará de canções de Livramento eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir eu o aconselharei e cuidarei de você não sejam como o cavalo ou burro que não ten entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas caso contrário
não obedecem muitas são as dores dos ímpios mas a bondade do Senhor protege quem nele Confia alegrem-se no Senhor e exultem Vocês que são justos cantem de alegria todos vocês que são retos de coração amém a tradição judaico-cristã é acusada de criar uma religião baseada na culpa temos Inclusive essa expressão né a velha culpa judaico cristã não está de todo equivocada esta acusação Porque de fato e digo do meu lugar de fala que é a tradição Cristã de de origem reformada da reforma protestante baseada na afirmação categórica da justificação pela fé do conceito de salvação
como Livramento da condenação e da danação eterna do inferno e de fato a nossa tradição evangélica parece que começa a ler a Bíblia a partir de Gênesis 3 é como se não tivesse Gênesis 1 e 2 porque a primeira coisa que falamos a respeito do ser humano é que ele é pecador você é pecador você é pecadora nós temos uma mentalidade religiosa baseada em Pecado e gestão e administração de Pecado você é pecador quando na verdade a primeira coisa que a Bíblia Sagrada nos diz a respeito de nós é que fomos criados À imagem e
semelhança de Deus mas nós começamos com o aspecto negativo do pecado o pecado que gera uma indireta ou direta sugestão de condenação de julgamento condenação e punição então nós nós lidamos na nossa tradição religiosa com a questão da culpa e lidamos com a questão da culpa de um jeito muito ruim de um jeito em que a culpa recebe uma uma uma condenação como se devêssemos ou Se pudéssemos viver sem culpa aqueles que cri a culpa como uma experiência da nossa tradição religiosa espiritual judaico-cristã na sua crítica estão sugerindo olha bom seria que ninguém sentisse culpa
bom seria que ninguém tivesse culpa bom seria que ninguém fosse atormentado pela culpa entretanto sem culpa não existe moral se como seres humanos não tivéssemos a capacidade a sensibilidade espiritual para experimentarmos a culpa nós seríamos reduzidos a bichos nós estaríamos privados do Sagrado imperativo de responsabilidade moral sobre as nossas vidas nós nós não teríamos escolhas nós seríamos biologicamente determinados nós faríamos o que os bichos fazem bichos não TM culpa o leão não fica culpado porque ele comeu alguém uma besta fera não fica culpada por dar uma patada em alguém não se experimenta culpa na violência
do mundo dos bos inclusive questiona-se se aquilo é violência ou se é o ciclo natural da vida mas entre nós humanos sim justifica-se discutir violência justifica-se discutir responsabilidade moral na qualidade das nossas relações inclusive os os estudiosos da saúde mental tendem a a classificar pessoas que não t a experiência da culpa da vergonha como sociopatas psicopatas fazem o mal mas não tem remorço não tem culpa Eles assistem o mal praticado o mal pelo mal o mal pelo prazer da maldade sem nenhuma sem nenhum desequilíbrio na sua subjetividade moral então a culpa é uma experiência necessária
e é uma experiência que nos constitui como seres humanos porque uma vez que experimentamos a culpa somos chamados a fazer perguntas a respeito da origem dessa culpa o que foi que fizemos ou deixamos de fazer para que estejamos a nos sentir culpados somos inclusive chamados a refletir se essa culpa que sentimos é legítima é verdadeira realmente existe uma correspondência entre um fato e aquilo que nos faz experimentar culpa ou se é uma culpa falsa é uma culpa cultural é uma culpa imposta sobre nós por alguém então a experiência da culpa é constitutiva da experiência humana
A grande questão não é se nós experimentamos culpa ou não estou afirmando categoricamente a minha convicção de que a culpa é necessária imprescindível a nossa sanidade a nossa saúde como seres humanos saúde de de corpo de alma de espírito a nossa dignidade humana sem culpa nós viramos bichos então A grande questão não é se experimentamos a culpa ou não é o que fazemos com ela o que fazemos quando ela chega e é verdade sim que não é possível a gente conviver com a culpa o tempo todo ininterruptamente continuamente suportar a culpa viver em estado perene
de culpa E por que não é possível conviver com a culpa Viver viver com a culpa pesando sobre os nossos ombros o tempo inteiro a gente desenvolve mecanismos para se livrar da culpa por exemplo a autojustificação nós somos especialistas em racionalizar os nossos pecados os nossos erros as nossas falhas as nossas faltas as nossas ofensas os nossos agravos a outras eh eh alteridades a outras pessoas nós nos autojustificação mental em que a gente não não enxerga o nosso pecado e a nossa culpa o fariseu por exemplo da parábola do fariseu e do publicano ele não
enxergava ele dizia Graças te dou porque não sou como os demais homens e ele estava falando a verdade ele pensava de si Exatamente isso pessoas que a psicologia moderna vai falar sobre a repressão da consciência elas jogam a culpa para um lugar fora do alcance da sua consciência então elas não se sentem culpadas mas elas não estão mentindo elas realmente acreditam isso a respeito de si a segunda maneira como nós tentamos nos livrar da culpa acredito eu é desenvolvendo uma uma legalista moralista e objetiva que quer dizer com isso regras muito Claras de pode não
pode regras mensuráveis de pode e não pode a saia pode até aqui domingo é dia de ir na igreja 10% é o que você deve devolver a Deus seu dinheiro não pode fumar não pode beber não pode fazer sexo fora do casamento não pode matar não pode roubar e não pode mentir isso tudo é muito claro definido objetivamente mensurável e as pessoas que vivem essa religião do pode e não pode do legalismo moralista elas acham que com cumprindo essas regras Claras elas não têm pecado e não t culpa agora você sabe que no sermão do
Monte Jesus diz que as regras não são tão Claras que não basta você não matar a questão é se você odeia não basta você não cometer o adultério ou concretizar o adultério A questão está na Lívia na Luxúria inclusive do seu olhar e daquilo que habita o seu mundo interior objetificando corpos e pessoas para o seu próprio prazer Jesus joga a questão da culpa não para o gabarito dos mandamentos muito claros Jesus joga a questão do pecado e da culpa para o nosso coração a nossa interioridade a nossa subjetividade inclusive Mateus capítulo 15 que leio
para você não são as coisas que saem da boca não não são as coisas ou perdão as coisas que saem da boca elas vêm do coração e são essas que tornam o homem impuro pois do coração saem os Maus Pensamentos o pecado não está naquilo que fazemos ou deixamos de fazer apenas está dentro de nós a terceira maneira como a gente tenta se livrar da culpa Aí sim é colocando máscaras usando máscaras é a hipocrisia é o fingimento a gente sabe que tem culpa a gente sabe que está vivendo no ilícito sabe que está praticando
o pecado mas a gente publicamente finge que tem uma vida pura e uma vida limpa a Bíblia Sagrada entretanto diz que Deus revela as coisas Profundas e escondidas ele conhece o que está em trevas e com ele mora a luz aqui no Salmo 32 bem-aventurado Feliz é aquele a quem o senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia usando máscaras e fingindo pureza estamos a enganar quem podemos os outros mas não enganamos a nós mesmos e muito menos enganamos a Deus outra maneira de nos livrarmos da culpa é com a transferência apontar o
dedo Adão o que você fez eu não foi ela Eva o que você fez eu não foi ela a serpente Alguém disse que porque a serpente não tinha dedo ficou com a culpa e mas a gente faz isso a gente transfere eu fiz isso porque também ela fez aquilo eu fiz isso porque o meu pai porque minha mãe eu fiz isso e no meu lugar qualquer um Faria e a gente tá sempre transferindo a culpa e quando a gente transfere culpa a gente transfere responsabilidade uma outra forma muito cruel de nos livrarmos da culpa é
nos tornando xerifes Delegados delegadas acusadores e acusadoras da vida alheia apontar o pecado dos outros enxergar e condenar nos outros o mal que não temos coragem de confrontar em nossas próprias vidas sabe que gente fofoqueira é mais ou menos assim gente que fica falando mal dos outros parece que é um mecanismo interessante de lidar com uma culpa tudo bem que eu sou assim mas ela também é ele também é ouviu falar do fulano ouviu falar da cicr o que tem o Fulano e a cicr a ver com isso Cuide da sua vida vida porque enquanto
você fica olhando o mal na vida dos outros e o pecado dos outros e querendo administrar o pecado da vida alheia você está sendo negligente com a sua própria vida e geralmente aquilo que mais você detesta nos outros é aquilo que habita você é aquilo com o que você se identifica você transfere uma raiva e uma necessidade de condenação do outro porque você não pode transferir a raiva para você mesmo então você joga para cima de outro esses nossos mecanismos de de lidar com a culpa eh geram algumas consequências por exemplo solidão ninguém gosta de
Fica perto ter amizade conviver com gente mal resolvida ou gente que é hipócrita e pensa que a gente não vê as máscaras ou gente que é perfeitinha santona Beata ninguém suporta gente fofoqueira maledicente que vive falando mal dos outros essas essas nossas posturas vão gerando isolamentos e nós vamos aos poucos nós vamos falando sozinhos claro sempre tem um mal resolvido para alimentar a nossa maluquice a nossa culpa mal resolvida então juntam dois culpados para falar mal de um terceiro você imagina o que que é isso aqui não não imagine não vai te fazer mal a
gente lida com uma frustração porque essa culpa não tratada não resolvida não cuidada ela ela ela vai nos mantendo num estado de mal-estar e a gente se frustra porque não consegue sair só que a gente não consegue sair porque a gente não está buscando o real verdadeiro e eficaz de saída a gente tá querendo é se livrar Mas a gente não quer realmente resolver isso gera comportamento autodestrutivo quando eu me sinto culpado e eu não trato da minha culpa quando quando eu carrego comigo uma consciência de Pecado inconscientemente eu acredito que ser descoberto flagrado e
punido então eu começo a desenvolver comportamentos autodestrutivos eu começo eu começo a arrumar confusão em volta de mim porque alguém Precisa ver que eu sou uma pessoa que precisa ser castigada É um mecanismo muito equivocado de tratar da culpa e do mal e do Pecado gera também uma postura de revolta né gente de mal com a vida gente de Mal consigo gente mal resolvida na sua consciência na sua interioridade acaba se tornando violenta eu tô de mal eu tô de mal e já não lembro nem direito qual é a causa do meu malestar já não
lembro nem direito o que é que foi que me fez me sentir culp mas eu tô de mal e quando eu estou de mal comigo com a vida com o mundo eu começo a agredir quem está em volta numa atitude de revolta mas a principal consequência de uma culpa mal cuidada está aí no Versículo 3 do Salmo 32 enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados enquanto eu calei o meu Pecado o meu corpo definhava de tanto gemer pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim minhas forças foram se esgotando como em tempo de
Seca a culpa não cuidada adoece adoece o corpo e aqui estou falando de doenças físicas mesmo problemas físicos os os estudiosos falam de doenças psicossomáticas que a causa não é um fator biológico é um fator psíquico a alma doente faz o corpo adoecer e e o nosso silêncio a nossa recusa primeiro em falar sobre mas também a nossa recusa em confessar admitir assumir A responsa E assumir que existe dentro de nós uma dimensão capaz da maldade e eu que eu queria fazer um parênteses com você que que é a diferença entre desculpas e Perdão eu
marquei de almoçar com você amanhã às 13 horas no shopping aqui perto mas quando eu saí de casa teve um acidente na Avenida e eu fiquei preso no carro e quando eu fui ligar para você percebi que havia deixado o meu celular em casa então eu não tive comunicação com você não consegui chegar a hora e não consegui avisar você fiquei preso no engarrafamento então quando eu encontrar você eu vou apresentar as minhas desculpas eu não vim eu falei com você e as razões são essas Eu apresento minhas desculpas mas pode ser também que quando
eu estivesse saindo de casa para encontrar você começou a passar uma reportagem sobre os santos o novo estádio dos Santos a reforma que vai ser feita o Santos vai vir jogar no Pacaembu a nova casa dos Santos a Arena e eu fiquei lá vendo e a Silvia disse ó já tá na hora ele já tá lá te esperando F Ah ele espera Eu opto por mim mesmo pelo meu prazer a satisfação o meu interesse e desconsidero o compromisso que eu tenho com você então eu não tenho desculpas para lhe apresentar aquilo que eu fiz eu
fiz porque eu quis o desrespeito que eu pratiquei para com você tem apenas uma explicação o meu egoísmo a minha conveniência a minha satisfação a minha ordem de prioridades e você não está nela Sou eu mesmo então eu te peço perdão eu poderia dar outros exemplos mas o que quero dizer é que existe dentro de nós capacidade de fazer o mal sem justificativa senão a opção que fazemos em favor de nós mesmos e e nessa opção nós passamos por cima de pessoas nós usamos pessoas nós abusamos das pessoas nós somos violentos contra as pessoas nós
falhamos no cumprimento da nossa palavra para com as pessoas nós sacrificamos as pessoas para não sacrificarmos a nós mesmos isso chama maldade Nós deixamos de fazer aquilo que a nossa consciência sabe que deve ser feito que é o certo a fazer por quê Porque optamos por nós mesmos e ponto final Isso se chama maldade e a resposta para isso é falar a respeito confessar a palavra confessar ela significa literalmente homologar é dizer assim sim o senhor tem razão Quando Deus di assim Ed você é um sujeito egoísta eu digo sim senhor o senhor tem razão
eu homologue eu confirmei eu dei razão a Deus no veredito que ele emitiu a respeito de mim isso é confessar Isto é Eu Admito que sou isso aí que o senhor está falando então a porta de saída dessa experiência de culpa não pode ser outra senão falar a respeito Olha como a Bíblia a mensagem traduziu o versículo de número TR eu din Peterson eu guardei tudo para mim e os meus ossos se transformaram em pó então P tudo para fora Resolvi tudo para fora e disse confessarei todos os meus pecados ao Eterno De repente a
pressão foi embora minha culpa evaporou e o meu Pecado desapareceu resolvi pôr tudo para fora falar a respeito enquanto eu calei o meu corpo adoeceu mas eu resolvi falar a respeito tudo para fora e quando eu comecei falar a respeito no fluir da minha fala eu vou me dando conta do que me dói do que me faz sofrer do mal que eu fiz eu vou tomando consciência de mim e do que está dentro de mim e com o detalhe eu resolvi falar do que estava oculto o meu Pecado eu não mais encobri eu não deixei
escondido e esse é entre aspas o problema que não é um problema é uma coisa boa quando a gente começa a falar quando a gente começa a falar de verdade quando a gente começa a colocar tudo para fora de verdade a gente vai falando falando falando e quando percebe já falou e aquilo que nós não queríamos que viesse para a luz vem por isso é que quando eu estou meio assim da pavirada e alguém diz o que foi Ed eu digo não quero falar sobre isso O que é não quero falar sobre isso eu quero
calar eu eu sei que existem coisas dentro de mim e que eu tenho medo se elas vierem à tona eu tenho medo de me dar conta dessas coisas por isso eu prefiro calar Então vai calando e vai adoecendo vai calando e vai se enchendo de frustração vai calando e vai se enchendo de revolta vai calando e continua ferindo quem está em volta aí o salmista diz eu resolvi por tudo para fora e aí quando a gente fala vem aquilo de que a gente está consciente Mas vem também aquilo que habita o nosso inconsciente e para
que você saiba ou melhor perdão para que você este Salmo foi escrito assim pelo menos uns 3.000 Anos Antes de Freud o que a psicanálise fala hoje A Bíblia fala faz tempo fale e ao falar você se cura veja que que é é muito interessante a a maneira como os psicanalistas tratam isso Lacan diz que doenças são palavras não ditas Freud diz que as emoções não expressas Nunca Morrem elas são enterradas vivas e por estão vivas elas saem das piores formas em algum momento você não falou você não elaborou você não pôs para fora ficou
enterrado lá em algum momento isso vai aparecer por isso é que se usa na psicanálise a expressão cura pela fala mas a Bíblia usa a expressão cura pela confissão não é só a cura pela fala porque eu posso falar e tomar consciência mas eu começo a me justificar eu continuo transferindo eu coloco uma máscara Não não eu resolvi pôr tudo para fora Versículo 5 do Salmo então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobrir as minhas culpas sabe enquanto a gente fala e a gente se dá conta do que nos habita E especialmente
as coisas vergonhosas aquelas dimensões das nossas maldades os nossos desejos maus os nossos pensamentos maus os nossos impulsos maus a gente reconhece que isso tá dentro da gente que a gente tem vergonha do que sente do que pensa quando a gente põe isso para fora isso chama pecado a gente não encobre isso a gente vai dando nome a essas coisas não é uma oração de confissão do tipo assim Senhor perdoa a multidão dos nos pecados multidão dos pecados como você se sentiria se uma pessoa chegasse para você e dissesse assim perdoa aí qualquer coisa qualquer
coisa perdoa o quê me perdoa me perdoa do quê Dá nome dá nome porque você tem que tomar diss para poder superar isso confessar implica dar nome e confessar implica assumir responsabilidade sim eu fiz minha culpa minha máxima culpa isso tem a ver comigo responsável sou eu agora assustador a gente começar a falar e começar a confessar por isso é muito importante que a gente tenha uma profunda convicção a respeito do Deus para quem a gente confessa e do Deus com quem a gente fala esses dias eu recebi uma de uma pessoa muito querida um
casal muito querido e eu tenho certeza que eles estão me ouvindo agora eu quero mandar um beijo para eles lá em Belo Horizonte sabem com quem eu tô falando esta irmã convive com uma enfermidade crônica já mais de 20 anos e ela me pergunta Será que Deus está me punindo e eu disse a ela jamais Deus não é sádico Deus não é sádico para [Música] punir Mas Deus é pai amoroso suficiente para deixar a mão no seu ombro eu não sei como que você lê essa expressão a tua mão pesava sobre mim Versículo 4 a
tua mão me castigava o senhor me assoit me punia ficava jogando na minha cara oo meu pecado o tempo inteiro e eu de noite chorando minhas lágrimas secando ou a tua mão pesava sobre mim porque repousava sobre o meu ombro porque me interpelava para uma conversa porque dizia para mim eu estou aqui fale comigo eu quero perdoar você eu quero que você passe por essa experiência Libertadora transformadora terapêutica de cura de você colocar tudo para fora admitir o seu mal e a sua maldade o seu pecado Qualquer que seja ele porque isso é Libertador e
eu não vou rejeitar você não vou punir Você não vou castigar você eu vou te perdoar Olha o que diz o versículo primeiro como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados Olha como eug Peterson traduziu na Bíblia a mensagem como é feliz aquele como é afortunado aquele o eterno não tem nada contra você você tem ficha limpa com Deus ficha limpa o nosso Deus é Deus perdoador se tu soberano senhor registres os pecados quem escaparia nas tuas mãos contudo está o perdão Salmo 130 quem é comparável a ti ó Deus
que perdoas o peado e esqueces a transgressão tu que não permaneces irado para sempre mas tens prazer em mostrar amor de novo terás compaixão de nós pisarás as nossas maldades atirará todos os nossos pecados nas profundezas do mar o nosso Deus é Deus que perdoa tomar posse do Perdão de Deus mas tem um caminho né colocar tudo para fora admitir dar nome confessar só é uma experiência profunda de transformação de consciência não é uma experiência burocrática com Deus porque se a gente não passa pela transformação de consciência a gente vai precisar de rédia e cabresto
e vai ficar vivendo no ciclo do pode e não pode obedece e desobedece me engana que eu gosto hipócrita e e culpa frustração porque não teve a experiência de transformação de consciência o salmista aqui ele ele disse para mim literalmente deixa de ser burro Ed deixa de ser burro coloca tudo para fora fale creia que enquanto você fala o espírito santo intercede por você com gemidos inexprimíveis e vai trazer a sua consciência aquilo que te machuca aquilo que tá doendo aquilo que deixa você viver Assombrado com essa sensação de que Deus vai te castigar a
qualquer hora o que você merece mesmo Ser castigado deixa o espírito santo de Deus Trazer isso sonda-me ó Deus e conhece o meu coração vê se há emim alum um caminho mau então fala fala E à medida em que o Espírito Santo fala com você confessa admite não varre para debaixo do tapete assuma coloque na luz sabe o que eu aprendi com um amigo muito querido ele disse para mim uma vez Pastor tudo que está na sombra na escuridão o diabo usa quando você traz paraa luz o diabo pde acesso traz pra luz não deixa
lá no escondido fale creia que o Espírito Santo fala com você e guia a sua fala confesse admita e descanse no perdão de Deus ficha limpa para você Deus não é é um Deus que castiga Deus é um Deus que perdoa Deus não é um Deus que pune é um Deus que perdoa perdoar é dar a oportunidade de começar de novo e de novo e de novo nós vamos para a mesa do senhor nós vamos celebrar a ceia em memória de Jesus Cristo nosso senhor vamos recordar o seu corpo partido e o seu sangue derramado
mas eu queria ler para você o que fazemos agora enquanto comiam Jesus tomou o pão e deu graças e o Partiu e deu aos seus discípulos dizendo tomem e comam Isto é o meu corpo em seguida tomou o cálice deu graças e o ofereceu aos discípulos dizendo bebam dele todos vocês Isto é o meu sangue da Aliança que é derramado em favor de para perdão de Pecados nós não temos uma celebração mórbida fica lembrando da morte de Jesus nós estamos aqui para nos lembrar de que Jesus morreu por nós para perdão de Pecados o nosso
Deus é Deus que perdoa e no perdão de Deus está a nossa cura a nossa saúde fale confesse arrependa-se Experimente o perdão na classe de novos membros na segunda-feira passada teve uma jovem Senhora eu sei o nome dela não sei se ela está aqui ela e o esposo e ela me disse pastor eu eu posso tomar a ceia eu ainda não sou membro da ibabe e eu não sou casada no papel posso tomar a ceia porque eu choro todo domingo de ceia e não tomo porque não me julgo digna de tomar a ceia então a
ceia não é para quem é digno a ceia é para quem busca no sangue de Jesus Cristo nosso Senhor o perdão a ficha limpa ah pastor mas eu pego a ficha limpa e na segunda-feira sujo de novo tá então por isso é que tem seia sempre e não espere o próximo mês não espere o próximo mês não não cale a sua ficha suja porque a palavra de Deus diz que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã o caminho de saída da culpa da culpa que adoece é colocar tudo para fora confessar o pecado
desfrutar o perdão de Deus sempre sempre e sempre bem-vindos à mesa de Jesus onde há Promessa de perdão que seja uma experiência de cura e de libertação para você amém amém amém
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