Fala rapaziada, sejam todos muito bem-vindos a mais um vídeo desse canal. Aqui quem tá falando é o teu manbina. E rapaziada, esse vídeo aqui ele é polêmico ao mesmo tempo muito clarificador para quem tiver disposto a aprender.
E assim é uma mudança de chave muito grande para pessoas que vão além da parte estética, estão buscando algo diferente. Rapaziada, nesse vídeo eu vou explicar cientificamente como que é possível desenvolver um corpo extremamente funcional, forte, diferente da média e sem ser aquele físico, tá ligado, de de bodybuilding, de nego que vai na academia. fica com peito oral estufado, com o ombro desenvolvido, mas o cara não tem capacidade de fazer nada com esse físico dele.
É um cara totalmente incompetente pra vida normal. O cara ele não consegue, por exemplo, entrar em um combate corpo a corpo porque ele não tem não tem estrutura física e recrutamento muscular suficiente, não tem coordenação motora, ele não tem capacidade de recrutamento, por exemplo, de fibra muscular explosiva por falta de treinamento. Ele é um cara às vezes muito pesado, muito lento, não tem cárdio e sabe, é típico aquele físico que você olha assim, você fala: "Beleza, o cara vai pra academia".
Mas você consegue ver claramente que esse cara é totalmente infuncional para qualquer coisa que ele tenha que fazer no dia dele. E hoje a gente vai trazer como que é possível você, por exemplo, desenvolver um físico estético forte, os dois combinado, o porquê, qual a melhor forma de fazer isso, o por que pessoas que trabalham às vezes com um trabalho manual tem um físico às vezes muito melhor do que um cara que, por exemplo, frequenta academia. O que que tem diferente desses dois físicos?
E a gente vai começar falando já de primeira dessa imagem que você pode ver diversos exemplos de físico totalmente fora do comum de um cara que frequenta academia. Claramente você olha para esses caras e você fala: "Mano, esse cara ele é forte". Você vê esse esse cara que tá segurando o balde, por exemplo, esse africano, ele é um cara com físico incrível, mano.
Mas você consegue ver que esse cara, ele não tem um treinamento comum de academia, ele não tem um físico de um cara comum, ele tem um trapézio muito desenvolvido, um ombro muito desenvolvido, um abdômen muito denso. Tenta achar na tua academia um cara que tem um físico igual esse. Agora, da mesma forma, esse outro rapazinho de ol puxado, que ele é um mongol, um atleta de de wrestling mongol, olha o tamanho do trapézio desse cara, mano.
Quando que você viu um cara, um bodybuilder com o físico desse cara, com trapézio desenvolvido desse jeito que o cara simplesmente ele luta. Mano, esse cara, se você pode buscar na internet e achar a rotina desse cara, o treinamento muscular dele é totalmente diferente do que um cara que frequenta academia. Esse cara, ele sai na porrada e ele faz um treinamento de musculação específico pra luta.
Esse outro maluquinho que é pescador também, que tá carregando esse caixo de banana. Velho, o físico desse cara, o abdômen desse cara é o sonho de muita gente. Esse cara deve ter uns 60 anos.
Por que que esse cara tá desse jeito? Ó o tamanho do ombro desse outro cara. Enfim, conseguiu me entender.
Tudo isso, mano. Basicamente é cientificamente conhecido como a densificação 1 nuclear. O que que isso significa?
Primeiramente, a gente vai dividir esse vídeo em quatro pilares, tá? Primeiro pilar, o que que trava o seu crescimento? Por que que as pessoas não conseguem desenvolver esse tipo de físico?
Segundo, a sinalização diária, que é o que você precisa para ter esse físico. Terceiro, o gatilho da sobrecarga, o outro ponto para você desenvolver esse físico. E o quarto, pilar recuperação estratégica, que é o terceiro ponto para desenvolvimento desse físico.
Primeira coisa que a gente vai falar, pilar um, o miúcleo. Meu núcleo, basicamente é o que trava o seu crescimento muscular. Então, vamos entender isso.
O meu núcleo, ele é a central de comando, basicamente da sua fibra muscular. é onde fica o DNA que dá ordem para construir o seu músculo. Baseado nisso, nós temos algo que é um termo que nós criamos que é conhecido como domínio mi nuclear, que basicamente consiste assim: cada núcleo que você tem, ele só consegue sustentar um certo volume de músculo.
Ou seja, se você já atingiu o seu entrepo, teto de vidro do seu músculo, da sua capacidade muscular, você chegou num poa, significa que os seus núcleos que você tem não dão conta de sustentar mais o volume de treinamento que você tá entregando. Qual que é a solução para isso? que a densificação mi nuclear traz é para continuar a desenvolver seu músculo, você precisa de mais nucleo, certo?
Não tem muito segredo em relação a isso. Só para exemplo visual, pensa no seu músculo igual uma fábrica, uma fábrica padrão. A fábrica padrão, ela tem 10 gerentes, são os seus núcleos.
Esses gerentes, eles só conseguem gerenciar a produção 100 unidades de músculo. Então, esses núcleos, eles só conseguem gerar essa 100 de músculo, por exemplo. São números fictícios, tá?
Só para você entender, para ser números redondos. 10 gerentes sem músculo. A estagnação é quando a sua fábrica ela já atinge o máximo, por exemplo, de unidades que você tem, o máximo de desenvolvimento muscular.
Se você tentar produzir, por exemplo, 150 músculos, você não consegue porque você não tem mais núcleo, então você trava, você não tem capacidade de produzir mais. A densificação miuclear basicamente consiste em você contratar mais gerentes pra sua empresa para você conseguir construir mais unidades de músculo. Com isso, nós vamos para o pivar dois, que é o primeiro ponto para que você consiga desenvolver mais núcleos, que é a alta frequência extrema, e, entre parênteses, uma sinalização diária.
Isso basicamente, mano, vai dizer ao seu músculo você precisa contratar mais gerentes, mais núcleos. Por quê? por causa de uma demanda constante.
Mano, eu tô falando especificamente o tema sobre função, capacidade de função, desenvolver o seu corpo para ser extremamente funcional e por consequência tético. Beleza? Eu não tô falando de você ficar com o maior peitoral possível, mano.
Eu tô falando de você construir um físico por completo, você desenvolver um físico estético bonito e ao mesmo tempo ter capacidade de poar, correr, brigar, é nadar, fazer tudo, entendeu? Capacidade de tirar um peso do chão sem travar sua coluna. Enfim, é isso que a gente tá falando sobre Tet.
Até mesmo, mano, tem uma performance sexual boa, tá ligado? Porque é cheio de bodybuild aí que o cara não consegue fazer [ __ ] nenhuma. O cara é travado, é grande, todo estético, definido e o cara não tem função física nenhuma.
Até o Carian nesses tempo aí fez um vídeo falando sobre que o bodybuilding é o esporte mais sei lá que palavra que usou, mas querendo dizer que o bodybuilding é um esporte extremamente infuncional. Era isso que ele queria dizer. O cara não serve para nada.
E o maior erro que existe hoje em dia nas academias, quando o cara pensa: "Ah, eu quero ficar com físico bonito". Mas automaticamente, mano, esse cara ele quer ficar com físico bonito, mas nem ele mesmo sabe que ele também quer muuit das vezes ter um físico funcional. Ele quer ficar bonito, mas ele também quer, por exemplo, conseguir correr rápido, sei lá, para jogar bola, para brincar com o filho dele.
Ele não quer ser um cara travadão. Mas, infelizmente, pela falta de conhecimento e pela falta é de informação espalhada sobre isso na mídia, ele não entende que ele precisa de um treinamento diferente se ele quer ter um físico estético e ao mesmo tempo funcional. E quando você treina um músculo apenas uma vez por semana, o que que acontece?
Você tem um pico anabóico, síntese prote, isso vai durar 28 a 48 horas. Depois disso, você vai gastar aí 5 dias na semana, basicamente em estado neutro. Você treina o músculo uma vez por semana.
Então você não consegue desenvolver um físico funcional e completo fazendo um tipo de treinamento igual esse. E qual que é basicamente a solução para isso? É uma alta frequência de recrutamento corporal completo, corpo todo.
E quando você tem uma alta frequência, vamos supor, você faz um full body, por exemplo, três vezes na semana, segunda, quarta e, mano, você treinou o seu corpo todo três vezes na semana, você tem uma frequência muito acima do que, por exemplo, um treino de bodybuild, que é conhecido como Brow Split, por exemplo, que é treinar peito na segunda, costa na terça, enfim. E quando você faz isso, você sinaliza pro seu corpo que você precisa de mais núcleos. E quando você sinaliza que você precisa de mais núcleos, ele desenvolve, ele densifica, ele aumenta a contratação, vamos se dizer assim, de novos gerentes e novos núcleos para você por causa de uma demanda constante.
Então vamos pensar na fábrica. Se você vê que você tá precisando de desenvolver mais, de você produzir mais, você contrata novos gerentes para administrar melhor tudo isso. Perfeito.
Cientificamente falando, existem diversos estudos comprovam que treinar um músculo mais de uma vez por semana gera mais hipertrofia do que treinar apenas uma vez por semana. mesmo que você tenha o mesmo volume de treino no final da semana. E um exemplo muito claro e muito interessante sobre isso, que você pode ver, por exemplo, esses pescadores, eles, esses caras, eles são africanos e a primeira coisa que passa na cabeça de todo brasileiro é: "Mano, os cara é africano, os cara tem genética muito boa.
" Enfim, esses caras, se você for pesquisar sobre eles, você vai ver que não, a tribo deles não são pessoas de físico desenvolvido, são pessoas magras. Eles têm um físico desenvolvido justamente por conta do trabalho deles. E eles foram estudados, foram muito admirados.
é por um grupo específico de cientistas que quando viram esses caras, eles ficaram chocados, tiraram diversas fotos. Você acha facilmente esses cara na internet por conta de que eles não tinham uma hipernutrição, eles simplesmente tinha uma frequência muito alta de exercício, porque esses caras eles remam, fazem remada todo santo dia. Esses caras eles levantam esses baldes cheio de areia por muitas e muitas horas.
E aí você pode ver que por conta de remar muito, eles têm uma dorsal muito desenvolvida, eles têm um trapézio muito desenvolvido e esses caras nunca pisaram dentro de uma academia e sequer sabem o que é isso, que é um país muito pobre. Porém, por conta dessa sinalização que os caras dá todo dia pro físico deles, pro corpo deles, que é basicamente a sinalização é ir pro trampo e remar, velho. O cara sobe nesse barco e rema o dia inteiro.
Eles entram dentro da água do rio, do mar e tiram esses baldes de areia, vários baldes. Nem sei para que que é, mano. Sei que os caras tiram esse balde aí.
Eles eles pescam, deve ser alguma coisa para eles pescar. Mas aí o trampo dos caras é fazer isso o dia inteiro, velho. Os caras eles têm um metabolismo hiper asseverado por um auto recrutamento de músculo por uma rotina extremamente puxada.
E por conta disso eles acabam desenvolvendo músculos extremamente densos, muito diferente do que a gente vê, por exemplo, na academia por conta dessa sinalização diária. Na prática, qual que é o nosso objetivo partindo disso? Se a gente quer desenvolver um corpo funcional, mano, a gente precisa colocar exercícios compostos em todos os nossos treinamentos.
E o exercícios compostos, eu não falo especificamente, por exemplo, de um exercício igual o terra. O terra é excelente, é um exercício muito bom, mas existem outros exemplos, outras coisas que você pode fazer para que você não fique engessado, por exemplo, num treino de power vift. Treinar o músculo alvo todos os dias, por exemplo, cinco a seis vezes na semana durante, por exemplo, quatro semanas, é muito bom para você dar essa primeira sinalização, é, pro seu mi núcleo, para você aumentar essa essa produção muscular, aumentar essa recrutamento de novos gerentes dizer e sinalizar o músculo que a demanda ela tá tão extrema é o que vai fazer com que você contrate mais gerentes e aumente os núcleos do seu físico.
O próximo pior que a gente vai falar é o alto volume e alto tempo sobre tensão. Isso é, vamos dizer assim, é o segredo de um corpo estético e funcional. na densificação miuclear.
A base da densificação miuclear é um alto volume de treinamento e um alto tempo sobre tensão para gerar uma sobrecarga sem causar lesão para que você no outro dia consiga treinar novamente aquele mesmo treino. Então assim, o comum do bodybuilding é faça um treino, foca num grupo muscular específico, marreta em cima daquele músculo, rompe o máximo de fibra que você conseguir e se recupere disso, certo? Isso é bom para desenvolver aquele músculo.
Agora, quando a gente fala de função, a gente quer reduzir essa pancada de treino e a gente vai fazer um alto volume de exercício e treinamento, porém sem necessariamente buscar, por exemplo, a Fábia. Você não quer buscar a Fábia quando você está tentando desenvolver um corpo funcional. Por quê?
Porque no dia seguinte você quer fazer o mesmo treino para evoluir no que você fez no dia anterior. Então, por exemplo, se você tem, sei lá, vamos colocar aí um um trainer mais comum, é Farm Walker, por exemplo, que é um excelente exercício para você desenvolver um corpo funcional, que é basicamente é você pegar dois pesos pesados, cada um em uma mão, pode ser feito com alter, querobel, com qualquer coisa, balde, dois baldes cheio d'água e você caminhar, tem que ser muito pesado. Você caminha com esse peso, uma quantidade aí de 20 m, por exemplo, e faz esse exercício várias vezes.
Esse exercício ele desenvolve o seu corpo como um todo. Porém, você não busca falharness, você busca desenvolver postura, aumentar a sua capacidade de pegada e conseguir caminhar com mais, por exemplo, mais velocidade, aumentar o peso que tá carregando. Então você, os seus objetivos não são necessariamente aumentar o volume muscular, mas é você progredir fisicamente a sua capacidade de executar aquilo melhor.
Então, um outro exemplo, por exemplo, é um exercício que é chamado, por exemplo, de carobell swing. pegar um carobel e fazer um arremesso dele pro alto e desce, sobe. Enfim, eu não executo esse movimento no meus treinos, mas é um bom movimento.
Ele desenvolve o seu corpo como um todo, desenvolve um corpo funcional. Então você coloca ali que você quer conseguir fazer esse carobell swing com mais aumentar a carga desse carobell swing e fazer a mesma quantidade de repetição, por exemplo. E cada vez mais você quer fazer com mais facilidade aquele movimento.
E não necessariamente você quer subir a carga e falhar com aquele movimento. Você quer aperfeiçoar o movimento. E isso a gente observa em todos os outros esportes, sendo o único que não faz isso é o bodybuilding.
Mas, por exemplo, se você é um lutador, seja de rest de jits, você tem um objetivo que é aprimorar, por exemplo, uma entrada de queda sua e você executa aquela entrada de queda com uma altra frequência, uma alta frequência e um alto tempo sobre tensão, porque você vai repetir aqui várias e várias e várias vezes. E muit das vezes, por você fazer isso constantemente, o músculo que é necessário para realizar esse movimento, ele vai se desenvolver cada vez mais, porque você tá repetindo aqui. É isso que acontece, por exemplo, com a bailarina, que é o que você tá vendo nessa imagem.
É o que acontece com o cara do strong man. É o que acontece com o lutador. O cara aí não tá necessariamente pensando em desenvolver o físico mais estético.
Ele tá pensando em desenvolver função. Ele tá pensando em fazer o corpo dele conseguir fazer aquele movimento com a maior perfeição possível. E se você não tem um objetivo, por exemplo, de ser um mutador, seja lá uma bailarina, seja o que for um ginasta, você consegue fazer isso dentro da sua casa, mano.
Você só precisa entender que você não pode ser um cara quadrado que vai fazer só supino, agachamento e barra fixa. A barra fixa, inclusive, é um excelente exercício para isso, para desenvolver identificação imunuclear, um corpo mais completo e funcional. Mas você precisa entender para que seu corpo seja funcional, ele precisa ter mais funções no treinamento.
Então, por exemplo, pegar um peso do chão abraçando e esse é um movimento muito incomum de se fazer numa academia, mas é muito comum, por exemplo, no trabalho braçal. E é muito incomum na vida real, mano. Se você tiver que fazer alguma coisa, você vai ter que abraçar essa coisa, levantar.
Você não tem a possibilidade, por exemplo, você não vai ter sempre disponível na tua vida uma barra que é da altura da tua canela perfeitamente para que você consiga pegar aqui e levantar. você vai ter que fazer agachar até o chão numa pose que seja desconfortável, aonde você vai precisar, por exemplo, de mobilidade e força ao mesmo tempo. E é isso que eu tô tentando explicar.
Você só consegue desenvolver isso se você tiver um treinamento específico para isso, com alto volume e um alto tempo sobre tensão. Um exemplo muito claro disso é, por exemplo, pedreiro. Você com certeza já viu um pedreiro que o cara é trincado com trapézio grande, é um abdômen definido e um ombro muito desenvolvido.
Por quê? Porque esse cara, ele carrega, ele vira a massa o dia inteiro, ele carrega balde de massa o tempo todo para cima do telhado, desce. Ele é muito ativo, mano.
Ele não pensa assim: "Pô, eu vou trampar na obra hoje, vou recrutar o músculo sinistro, vou desenvolver meu trapézio lá, porque eu vou carregar um monte de balde, meu ombro vai ficar sinistrão que eu vou virar a massa. Então eu vou pedir folga pro chefe porque amanhã eu preciso me recuperar para trabalhar no outro dia. " Não, mano, o cara vai l vai e no dia seguinte ele faz a mesma coisa.
Por quê? Porque o nosso corpo ele tem essa capacidade. Ele foi feito para isso a vida inteira, mano, por séculos e séculos e muitos mil anos.
A gente fez isso todo santo dia. Todo santo dia a gente marretava o nosso corpo com trabalho braçal e um recrutamento muscular por completo. Hoje que nós temos essa visão de que nós devemos treinar o músculo e se alimentar da forma perfeita e recuperar esse músculo, mas não era assim.
A gente não foi feito para isso. A gente foi feito para explorar o nosso corpo ao máximo. E se você quer manter o que a gente fala aqui de um físico primitivo, funcional, que tem capacidade de fazer muita coisa, você precisa trazer isso na sua rotina.
Então, como hoje em dia a maioria das pessoas não trampa com o corpo, com o trabalho braçal, não tem essa necessidade, coloca isso no seu treinamento, faz exercícios compostos, um treinamento específico para esse, para desenvolver o seu corpo como inteiro. Eu posso estar fazendo um vídeo só sobre os melhores movimentos para você fazer ou na academia ou na sua casa, justamente para desenvolver esse corpo funcional. Se vocês tiver interesse, deixa aí nos comentários que eu posso fazer um vídeo sobre isso, mas a ideia aqui é trazer o entendimento sobre como fazer isso.
E o outro pilar e o último é sobre a recuperação estratégica. Que acontece aqui, mano? Resumidamente, quando você existe uma paradinha no nosso corpo e no nosso músculo que é conhecido como o emitor.
O emitor é a enzima principal do anabolismo, certo? Então, quando você faz uma pancada constante de duas a qu semanas de treino, por exemplo, full body, seja todos os dias, ou seja dia assim, já não, o emitório ele acaba ficando dissensibilizado, certo? E aí é quando é como você pode ver que esses caras, esses pescador, esses pedreiro, por exemplo, os caras eles são muito definido, um voo muscular bem legal, só que estagna para ali e não desenvolve mais.
Por quê? Por conta justamente de que é o trampo deles, eles vai precisar fazer aquilo todos os dias. No teu caso, se for o treinamento, você não vai precisar fazer isso todos os dias, beleza?
Que que você vai fazer nesse caso? Depois de quatro semanas de um treino pegado, se você tá fazendo dia sim, dia não, depois de quatro semanas. Se você tá fazendo todos os dias, depois de duas semanas você vai fazer isso.
Você vai dar uma pausa de uma a duas semanas nesse nível de treinamento e vai descansar, mano. Aí você vai caminhar, mantém um padrão, é uma parada que eu já falei em outros vídeos aqui, mantém, mano, todo dia 8 a 10. 000 passos todos os dias, tá?
A nossa rotina sedentária hoje acaba prejudicando muito nisso. Mas beleza, mano. Vou ficar sem treinar, vai caminhar.
É, a nossa ideia aqui é desenvolver um físico funcional. Mas o que que isso vai fazer, mano? esse descanso de uma semana, por exemplo, a duas semanas.
Eu confesso que eu não nunca consegui ficar uma semana, mas eu acredito que no meu físico a resposta ideal de recuperação e descanso foi três dias, no máximo. No máximo quatro dias eu já me sentia bem recuperada para voltar pra rotina. Mas enfim, vamos supor que você coloque uma semana, o seu corpo basicamente ele vai resetar a sua sensibilidade do seu emitor.
Então quando você treina muito, ele fica dissensibilizado, ele para de responder aos estímulos e quando você dá um período longo de descanso, ele reseta essa sensibilidade do emitor. Então quando você retorna a sua rotina normal de treino depois desse descanso, o música, ele já está no estado mais anabólico possível. E mano, é uma coisa, é uma parada louca para quem tá na academia, no bodybuilding.
É meio confuso isso, mas eu sou a prova viva no meu físico. Posso tá fazendo também um vídeo explicando sobre a minha evolução no treinamento, aplicando isso, que eu era o carinha da parada ali de tipo treino cinco vezes na semana, descanso sábado e domingo, treino específico pro músculo e tinha aquele desenvolvimento muscular mediano. Quando eu apoquei essa parada, o resultado foi diferente.
Eu tinha um físico diferente. Eu desenvolvi uma densidade muscular diferente que parecia que eu tava tomando anabolizante. Então assim, é, você vai ficar diferente, entendeu?
Por quê? Porque você tá fazendo uma parada diferente, você tá executando um treinamento diferente com uma estratégia diferente. Então você vai ficar literalmente diferente.
É, então essa sinalização máxima acaba deixando o seu emitor hiper sensível, pronto para receber mais estímulo e de se desenvolver mais. E o resultado disso é um desenvolvimento físico hipertrófico mesmo, eu tô falando muito maior. O seu músculo aí cresce exponencialmente mais rápido e ao mesmo tempo você vai desenvolver uma capacidade de função gigantesca porque você não vai ser o cara quadradão que só se faz supino.
Você, por exemplo, se você precisar levantar alguma coisa do chão segue, enfim, tudo isso que eu já rebatei esse vídeo. Eh, eu já expliquei sobre descanso, eu já expliquei sobre eh a sinalização frequente. O outro ponto que é o que você tá vendo essa imagem aqui que é interessante é justamente o físico das pessoas que executam, dos atletas que executam esse tipo de treinamento.
Esses resters, por exemplo, você vê que o físico dos caras é um trapézio gigantesco, mano. É um bícips muito grande. O abdômen dos cara é muito desenvolvido.
E claramente você olha para esse cara, você sabe que se tu for para sair na mão com um cara desse, se tiver que correr, esse cara vai correr. Se tiver que sair na porrada, esse cara vai sair na porrada. Por quê?
Porque é um físico desenvolvido por completo você visivelmente consegue perceber a capacidade de função desse corpo. Ao contrário, por exemplo, desse cara do lado que é um cara, um bodybuild, que você sabe que esse cara aqui, se ele tiver que entrar num confronto físico, por exemplo, ele tem zero capacidade. Se ele tiver, por exemplo, que correr para salvar alguém da família dele, ele não consegue.
Por quê? Por causa que o corpo dele está infuncional. O treinamento dele é pra estética, é a profissão do cara.
Só que, mano, se tu não trampa, se tu não é um bodybuilder que ganha dinheiro para isso, para que tu vai ficar com um corpo infuncional, velho? Não faz sentido, entende? Então, se de alguma forma você esver disposto a ouvir um conceito e tem a cabeça de bodybuild, busca, mano, fazer um treinamento voltado pra função.
É, você pode indiretamente desenvolver isso através de entrar num num esporte de combate, por exemplo, pox, maiti, gits, rest, você automaticamente vai desenvolver essa capacidade de função por conta do treinamento, se for uma boa academia, obviamente. E agora se você quer fazer isso com treinamento com peso, é uma pessoa que curte parada, tem como também você fazer e tem treinos e movimento específico para isso que eu posso trazer num outro vídeo também. É isso que eu tinha para trazer.
Espero que tenha ficado claro o entendimento. Se gostou, te peço que deixe o like. Com alguma dúvida, deixa o comentário.
Eu vou ficando por aqui. Se inscreve no canal e até a próxima.