graça e paz da parte de Deus nosso pai de Nosso Senhor Jesus Cristo amém também para você que nos acompanha ao vivo ou não está ao vivo onde você estiver e quando estiver Deus te abençoe também estamos no nosso movimento de oração estes papéis que você deposita nos potes Eles serão lidos pelos nossos pastores nossos ministros ministras e nós vamos interceder por todos e cada um dos pedidos que você coloca aqui é um tempo muito especial da nossa comunidade de nos dedicarmos à oração acredito talvez você tenha recebido um adesivo na entrada para você colocar
aí na contracapa da sua Bíblia em algum lugar visível para você lembrar que estamos busc a Deus em oração acompanha as nossas mídias sociais nosso Instagram oficial ebab se você ainda não segue faça isso você vai receber inspiração orientação convites convocação para a sua experiência de oração e é sobre oração que nós estamos conversando nas nossas celebrações para isso eu quero chamar você para o capítulo 24 do Evangelho de Mateus O Evangelho Segundo São Mateus Capítulo 24 neste Capítulo 24 é um texto muito polêmico controvertido e de muitas disputas a respeito da interpretação do seu
significado mas o versículo primeiro diz que Jesus saiu do templo e enquanto caminhava os seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo eh os discípulos estão impressionados com esse templo em Jerusalém e mostram a Jesus o templo e Jesus então profetiza a destruição do templo ele diz olhem Vocês estão vendo tudo isso perguntou ele Eu lhes garanto que não ficará aqui Pedra Sobre pedra serão todas derrubadas e o Capítulo 24 então é um texto em que Jesus vai descrevendo fenômenos desse dia da destruição de Jerusalém não apenas do Templo de Jerusalém mas
de toda a cidade de Jerusalém Muitos intérpretes dizem que essa profecia se cumpriu no ano 70 quando o Imperador Tito filho do Imperador Vespasiano destruiu Jerusalém reduziu aó Jerusalém as ruas de Jerusalém ficaram manchadas de sangue no ano 70 essa profecia se cumpriu e enquanto Jesus profetiza essa calamidade essa destruição de Jerusalém que ganha conotações de intérpretes que falam que ele está também profetizando a respeito do fim dos tempos fim do mundo mas Jesus enquanto está profetizando sobre esse esse dia de calamidade faz uma observação que nos ajuda a entender a oração Ou pelo menos
nos situa nessa experiência Tão misteriosa tão extraordinária que é a oração lá no Versículo 20 do Capítulo 24 de Mateus Jesus disse orem orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado no sábado porque eles não poderiam fugir o sábado no sábado não se pode trabalhar por exemplo se a casa de um judeu pega fogo no sábado ele não pode retirar nada de casa ele tem que sair de casa e deixar a casa queimar ele não pode retirar nada pode sair com a roupa do corpo alguns rabinos sugerem que as
mulheres colocassem 20 vestidos e saíssem eh pelo menos só fariam é a roupa do corpo né mas não pode pegar nada não se pode trabalhar no sábado a grande discussão em Israel é o que é trabalhar no sábado fugir de Jerusalém ir embora de Jerusalém fazer uma longa caminhada em saindo de jerus além implicaria A quebra do sábado então Jesus diz ore para que esse dia de calamidade não aconteça no inverno nem no sábado porque haverá então grande tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo até agora nem Jamais haverá se aqueles dias não
fossem abreviados ninguém sobreviveria mas por causa dos eleitos aqueles dias serão abreviados uma das grandes discussões da teologia e da filosofia e das mais fascinantes acredito tem a ver com a tensão que existe entre o ordenamento do mundo e a liberdade humana de um lado nós temos um mundo regido por leis rígidas fixas e de outro nós temos nó Nós seres humanos que temos a a a sagrada vocação de nos revoltos contra todas as leis e contra tudo que é rígido nós nos rebelamos contra toda a determinação Olha é assim tem que ser assim vai
ser assim um ser humano em em boa saúde vai dizer não aceito isso eu questiono isso Há controvérsias por que tem que ser assim por vai ser assim por que que isso realmente precisa acontecer então essa tensão nós nós nos debatemos entre entre uma ordem que independe da nossa vontade e a nossa vontade que é vocacionada a questionar o ordenamento e a ordem na filosofia Isso se chama cláusula de necessidade e contingência nós vivemos entre a contingência e a necessidade a necessidade é aquilo que vai acontecer independentemente da nossa vontade é inexorável é inevitável é
assim vai ser assim não adianta você gostar não gostar concordar não concordar e nem mesmo adianta você se rebelar Contra isso porque vai acontecer é inexorável isso é a cláusula de necessidade agora contingência é que aquilo que pode ou não acontecer pode ou não acontecer e em acontecendo não muda nada praticamente nada no mundo ou acontecendo muda o que muda não sabemos o que muda não sabemos se muda quanto muda não sabemos se em acontecendo muda para melhor ou muda para pior depende inclusive de o que é que acontece com quem acontece e como aquele
aquela para quem aconteceu reage ao acontecido é da contingência não está definido determinado não é absolutamente e inevitável que aconteça é da contingência por exemplo que nós vamos envelhecer é da Necessidade como vamos envelhecer é da contingência depende de cada um de nós inclusive Depende de alguns acidentes possíveis no nosso processo de envelhecimento acidentes inclusive que não dependem de nós que vamos adoecer é da necessidade não adianta você dizer tá amarrado isola não você vai ficar doente não tô rogando praga eu só tô constatando nós somos seres finitos nosso corpo físico tende a degeneração Então
nós vamos de alguma forma nós vamos adoecer porque se a gente não adoecesse a gente não morria Aliás você sabe que vai morrer também né é da Necessidade agora qual doença nos acometer é da contingência Nós não sabemos eu não sei por exemplo se na minha velice vou ter Alzheimer se eu vou ter Parkinson não sei se vou ter câncer o ano que vem Amém irmãos não Amém não não sei é da contingência não sei qual é o diagnóstico e a gente vive nessa tensão por exemplo a gente tem que se alimentar senão a gente
morre a gente tem que comer agora onde a gente vai almoçar hoje é da contingência a gente tem que comer é da Necessidade agora com quem onde e o qu é da contingência que tem que chover é da Necessidade que tem que causar inundação e deixar gente desabrigada e inclusive causar mortes de pessoas por causa da péssima estrutura das nossas cidades e do descuido com a malha urbana é da contingência a chuva não é da contingência é da Necessidade agora morte em inundação é da contingência a gente vive assim entre a necessidade e a contingência
entre um mundo que está ordenado com leis rígidas e a nossa rebeldia diante das leis rígidas do mundo essa realidade nos exige Duas respostas pelo menos resignação se tem coisa que vai acontecer independe da minha vontade Então o que acontece se existe aquilo que é da Ordem da Necessidade e me afeta Ok eu aceito eu eu me coloco resignado diante do inevitável resignação nação não é covardia aliás resignação pode ser inclusive bom senso sabedoria discernimento não lutar contra aquilo que não adianta lutar Mas tem uma segunda resposta responsabilidade porque se vivemos entre o inevitável da
Necessidade e o aleatório da contingência nós nos portamos na vida de maneira responsável para lidarmos com as questões da contingência fazendo o possível para atenuar os seus danos somos responsáveis que eu vou envelhecer eu vou envelhecer como eu vou envelhecer depende da maneira como eu cuido da minha vida hoje eu posso ter uma velice muito ruim mas eu posso envelhecer bem aliás quem não vive bem não envelhece bem então eu sou responsável essa mesma lógica está expressa na oração da serenidade conhece a oração da serenidade quem é do CR conhece quem já participou de um
grupo de de aa conhece Deus dá-me humildade para reconhecer as coisas que não posso mudar e coragem para mudar as coisas que posso mudar D minha humildade para aceitar aquilo que não posso mudar e coragem para mudar o que eu posso mudar resignação e responsabilidade e me dá também sabedoria para conseguir enxergar qual é qual distinguir uma da outra a nossa experiência de oração acontece exatamente aí entre o necessário e o contingente entre inevitável e o aleatório entre aquilo que é inegociável e aquilo que é negociável consegu enxergar isso Nessa fala de Jesus olhem para
esse templo não ficará Pedra Sobre Pedra O que Jesus tá dizendo vai acontecer ore para que não aconteça no sábado nem no inverno vai acontecer quando vai acontecer como vai acontecer em que situação você vai estar Ore porque aqui tem uma margem de negociação isso é muito importante a gente discernir porque a ordem do mundo implica o fato de que algumas coisas estão fora do alcance da nossa interferência e fora dos limites da nossa liberdade elas são o que são por exemplo Imagine se o mundo mudasse de acordo com as circunstâncias toda vez que um
sujeito pegasse um cano para dar na sua cabeça na hora em que ele descesse o cano na sua cabeça o cano viraria isopor Seria ótimo né Toda vez que alguém desse um tiro numa pessoa aquele projetil seria desviado seria ótimo mas não o mundo tem uma ordem e dessa ordem nós derivamos a nossa estabilidade para viver quando eu estava no seminário meu professor de prática Pastoral ele disse assim a fé é a prova das coisas que se esperam aí ele falou assim o que se espera de um vovô de 97 anos hospitalizado evoluindo para falência
múltipla dos órgãos o que se espera hã com todo respeito né e com toda a compaixão se espera que o vovô morra mas aí O vovô tá com 97 anos hospitalizado todo entubado e a gente vem aqui coloca um papelzinho pra igreja orar pelo vovô Para quê Para ele sair do hospital tá entendendo a fé não é somente um recurso para que coisas inusitadas surpreendentes aconteçam a fé é o chão onde a gente pisa quando o inevitável o inexorável o razoável acontece Existem coisas na vida que são o que são que evoluem independentemente da nossa
vontade dos nossos desejos inclusive independ das nossas orações porque existem coisas que são da prerrogativa tanto da Ordem do mundo quanto das mãos de Deus Imagine se Deus respondesse sim para todo mundo que H pedindo para ganhar na loteria não ia adiantar nada Cada um ia ganhar R 1 não ia ganhar milhões ou não ia não ia fracionar os milhões em em Milhões de orações dizem né os baianos que se macumba ganhasse o jogo o Campeonato Baiano terminava empatado dizemos a mesma coisa se oração ganhasse jogo de futebol também o jogo terminava empatado dizer é
óbvio que que Deus não pode não porque ele não seja capaz mas porque não faz sentido Deus não pode responder sim a todas as nossas orações e atender a todos os nossos desejos existe uma dimensão de realidade que está fora da cogitação e da razoabilidade dos nossos desejos das nossas esperanças das nossas vontades enfim você já entendeu porém vírgula ah pastor então De que adianta orar Ah porque tem a contingência se existe uma dimensão da existência e do mundo que está fora do alcance das nossas mãos existe uma dimensão na qual nós somos poderes causais
nós podemos interferir de maneira a fazer diferença é aí que a nossa oração entra a Bíblia mostra isso para nós de maneira muito clara Deus fala para Abraão vou ir Sodoma e Gomorra Abraão disse pera aí pera aí pera aí vamos podemos conversar podemos vai destruir a cidade toda Tô pretendendo se tiver 50 justos o senhor destrói ah 50 não 40 não 30 não 20 não 10 não tá vendo entre o necessário e o contingente tem uma margem onde nós participamos lembra do Salmo 127 o que que diz se o senhor não edificar a casa
em vão trabalham os que a edificam você tem que bater a laje irmão mas Deus tem que abençoar o esforço das suas mãos eu gosto muito daquela história do pastor que comprou um sitiozinho tava aposentando do kener aí comprou um sitiozinho tava caído o sítio e o pastoria lá no dia de folga não tá E foi arrumando trocou uma janela arrumou ali a varanda passou um cal nas Pedrinhas do caminho de entrada e foi ficando bonitinho mas quando ele chegou lá tava caidaço o vizinho sabendo que ele era pastor quis fazer uma graça chegou lá
ofereceu uma limonada e disse p pastor o senhor e Deus fizeram um bom trabalho aqui e o pastor disse o senhor tinha que ver isso aqui como tava Quando Deus cuidava sozinho é assim irmão como foi que Jesus nos ensinou a orar o pão nosso de cada dia nos dá hoje Mas é com o suor do nosso rosto que nós comemos o nosso pão tem que arar tem que plantar tem que regar tem que colher tem que amassar o trigo debulhar o trigo fazer o pão Deus não faz sem nós aquilo que Deus está fazendo
e quer fazer ele não faz sem nós Salmo 115 diz que os céus são os céus do senhor a terra ele a deu aos filhos dos homens para que a vontade de Deus seja feita ah muito obrigado Amém agradeço as mãos que fazem o bem obrigado para que a vontade de Deus seja feita na terra Jesus nos ensina a orar dizendo seja feita a tua vontade na terra e essa oração não é Deus vem aqui fazer o que senhor quer fazer não é eu me disponho a ser o teu instrumento para que a tua vontade
seja feita foi assim que Jesus nos ensinou a orar Deus age no mundo através de nós e eu arrisco dizer que ele não faz sem nós Santo Agostinho disse o Deus que te criou sem ti não vai te salvar sem ti Deus age no mundo através de nós Deus faz conosco ah eu tô me complicando aqui mas eu vou seguir e Deus faz com o nosso consentimento aquilo que alguém faz na sua vida sem o seu consentimento é uma violência é um abuso Deus não é abusador Jesus diz assim quando você orar não multiplique as
palavras não fique repetindo porque o seu pai celestial já sabe o que você precisa ora então por que que eu preciso pedir se Deus já sabe que eu preciso por que que eu preciso pedir porque Deus não faz por nós sem nós Deus não faz por nós sem que estejamos envolvidos no fazer de Deus Deus não faz por nós atropelando noos existe uma dimensão do inevitável do inexorável e daquilo que Deus está fazendo no mundo daquilo que Deus está fazendo na história Deus tá trabalhando recomendo fortemente que você que não ouviu ouça o sermão do
pastor Kenner hoje às 9 da [Música] manhã Deus está trabalhando Jesus disse meu pai trabalha até hoje então Deus tá trabalhando Deus está agindo Deus está fazendo aí Jesus diz ore para que você venha para esse fluxo do que Deus está fazendo porque o que ele está fazendo é inevitável é inexorável Agindo Deus quem impedirá Mas ore porque Deus convida você e dá para você margem de participação de interferência de contribuição ore para que aquilo para onde ou ou a direção na qual a sua vida está seguindo não leve você de Roldão sem que você
perceba o que está acontecendo porque daqui a pouco as paredes do templo começam a ruir a cidade começa a ser destruída e você o mundo passou na janela e só a Carolina não viu ficou cantando aí que o acaso vai te proteger enquanto você andar distraído vai vai Ore porque há coisas acontecendo à sua volta Ore porque há coisas acontecendo na sua vida Ore Porque Deus quer fazer coisas na sua vida mas não vai fazer sem você sabe que interessante que Jesus ao ressuscitar disse fiqu em Jerusalém não foi para que vocês sejam revestidos pelo
poder do Espírito Santo que eu vou derramar sobre vocês eu vou pedir ao pai e ele vai derramar o espírito então fique em Jerusalém a Bíblia diz que Jesus ressuscitado apareceu sabe a quantas pessoas 500 500 pessoas viram Jesus após a sua ressurreição Sabe quantas pessoas estavam Reunidas no momento em que o espírito santo foi derramado Alguém sabe 120 fica em Jerusalém porque é inexorável que o Espírito Santo será derramado Mas ore ore para que você participe do derramamento do Espírito Santo Ore para que você esteja incluído naquilo que Deus está fazendo e vai fazer
Inexoravelmente vai fazer ore para que você essa prerrogativa de ser também um poder causal no mundo de Deus ore para que você viva de maneira responsável pela sua vida que você não esteja alienado alienada da sua própria vida e da sua própria história eu vou arriscar dizer uma coisa Deus que me perdoe e te ajude hoje nós Oramos pelos filhos tem muito pai e mãe que fica surpreso quando sabe alguma coisa do seu filho L vei um susto não tava na vigilância da oração né irmão tava desatento tava alienado não estava na oração e não
teve discernimento né a vida acontecendo no quarto do lado e você de madrugada no computador Ou você na tela do seu celular Enquanto seu filho almoça na sua frente ore para que você não seja pego de surpresa com as coisas que acontecem para que você participe para que você interfira porque algumas coisas vão acontecer Mas ore porque se a verdade que Deus não faz por nós sem nós não é bom fazermos nós sem Deus Ore convide Deus para participar do que você está fazendo e quando você fizer isso Deus vai dizer você pensa que eu
não estou cuidando do seu filho eu estou você que está desatento vem aqui que eu vou te mostrar umas coisas ore pela sua filha mãe quando você tiver orando de verdade assim não é aquela protocolar quando você tiver orando de verdade Deus vai falar assim Olha filha eu tô cuidando da menina Mas você tá me atrapalhando você não para de falar vem aqui participar do que eu tô fazendo vamos conversar sobre isso uma das mais maravilhosas definições de oração que eu conheço é de Dallas Willard Ele disse que oração é uma conversa com Deus a
respeito de algo que estamos fazendo juntos oração é uma conversa com Deus a respeito de algo que estamos fazendo juntos Você tem alguma necessidade para terça-feira quinta-feira tem algum algum motivo que gera ansiedade no seu coração medo angústia Ore não significa que com a sua oração você vai moldar o que vai acontecer porque tem coisa que vai acontecer Independente da sua vontade inclusive Independente da sua oração Mas ore para que naquilo em que é possível você interferir naquilo em que é possível você participar naquilo que é possível você contribuir que você o faça de maneira
sábia ousada resignação e humildade Ousadia e responsabilidade acolher aquilo que é a vontade Soberana de Deus mas insistência na oração para dizer Deus e se tiver 50 e se tiver 40 e se tiver 30 quero terminar contando para você essa história de dois pensadores cristãos gigantescos gigantes do século X Martinho Lutero e Erasmo de roterdã Eles estavam discutindo sobre a relação entre a soberania de Deus e a liberdade humana Erasmo de roterdã defendia a liberdade humana e Martinho Lutero defendia a soberania de Deus e eles começaram a se corresponder e trocar correspondências num debate profundo
o Lutero mais pro lado do inevitável o que Deus quer o que Deus quer e ponto final e o herasmo de rotterdan dizendo não mas tem a nossa participação também tem a nossa contribuição tem a nossa interferência e lá pelas tantas dessa troca de cartas Erasmo de rotterdan disse a Martinho Lutero Homem deixe Deus ser bom e o Lutero respondeu Homem deixe Deus ser Deus e agora você fica com qual Graças a Deus não precisamos escolher entre ele Deus é bom e sabe amar Deus é bom e sabe amar Ore entregue-se ao Deus que é
Deus quem sou eu para negar o teu poder Mas ore porque Deus tem prazer em usar a sua vida em abençoar você você como participante cooperador daquilo que ele está fazendo no mundo Amém que Deus te abençoe abençoe a sua casa que Deus te coloque De Joelhos que você participe do que Deus está fazendo Deus só faz coisas boas e coisas belas e coisas justas então ore participe amém amém i