A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna....
Video Transcript:
[Música] Fala aí galera tudo bem com vocês eu sou o Francisco porfiro professor de Filosofia e hoje nós vamos falar sobre a condição pós-moderna de Jean François liotard um filósofo francês contemporâneo que vai desenvolver uma nova teoria um novo Modo modo de se enxergar o mundo né que Aliás ele encaixa muito bem com que a humanidade passou a viver principalmente o ocidente né passou a viver no período ali pós guerra fria essa chamada condição pós-moderna mas antes de passar pro nosso vídeo Deixa aquele like aqui pra gente deixa seu joinha pra gente se inscreve no
nosso canal se ainda não foi inscrito e Ative o Sininho para receber também as notificações galera primeiro que a gente vai falar de um livro aqui hoje mas não é desse livro que vocês estão vendo aqui especificamente condição pós-moderna do sociólogo David Harvard aliás David Harvard ele tem uma teoria muito interessante também sobre essa dita pós-modernidade né ele tá pegando ali referências dentro de da dos escritos de leotard tá só que o David Harvey ele vai mais para uma questão eh da crise mas dando uma outra explicação para essa crise da da pós-modernidade né ele
vai dizer que isso não é um efeito de uma crise do capitalismo né quer dizer que isso não gera a crise do capitalismo mas que isso justamente é um efeito dessa crise do capitalismo E aí ele entra nas questões ali socioespaciais né de urbanização etc por isso por isso inclusive que ele ele acaba tendo um trabalho que interdisciplinarizada Senhorzinho aqui Jean franois liotard filósofo francês né de tradição francesa ali nascido em Versalhes e que vai e eh enxergar todo um modo complexo de se entender o que veio depois no mundo ocidental depois ali da Segunda
Guerra e depois do fenômeno da guerra fria ou seja a pós modernidade então ele vai tentar entender o que que essa pós modernidade como que ela se eh como que ela se construiu como que ela se fez e muitos teóricos vê na hisa aqui de leotard trabalhando né ou nessa pós-modernidade muitos vão achar também E vão chamar os pós-estruturalistas também de pós-modernos E aí a gente encontra por exemplo Michel Foucault né Michel Foucault JAC derd filósofos que estão nessa esteira do pós-estruturalismo Tá mas o que importa aqui é entender agora o que que vem a
ser essa pós modernidade bom pessoal eh primeiro a gente tem que entender que não se trata de um período histórico tá não é uma datação histórica tipo assim modernidade né aí Ah então a contemporaneidade a pós-modernidade não tá é um período específico dentro da contemporaneidade ou talvez com a superação dessa modernidade contemporânea que em que é marcado por crises Então veja o ser humano ele passou por várias crises tá uma crise ali deixada pelo pensamento socialista e outro deixado pelo pensamento Iluminista que eu vou falar daqui a pouco né Aí vem as guerras né Toda
uma promessa dos iluministas e dos socialistas não foi cumprida no século XX percebe-se que ela não foi cumprida no século XX tá então ela fica aqui meio que o ser humano ele fica meio que desiludido vamos dizer assim vem também um momento de rupturas tá E essas rupturas elas acabam acontecendo tanto num ambiente tanto num âmbito epistemológico em relação ao con mento e a uma busca da verdade quanto num âmbito estético né em relação às Artes então a gente vê o ser humano se despreender de várias noções que sempre foram consideradas importantes pelo menos aqui
dentro né da de uma modernidade racionalista são consideradas importantes Como por exemplo o belo Nas artes né ou a técnica Nas artes e Como por exemplo o a verdade na ciência então humano ele chega num ponto em que alguns né teóricos chegam a defender certo relativismo tá seja um relativismo moral ou um relativismo epistemológico por exemplo eh existem inclusive dentro da da filosofia da ciência Ramos que vão para esse para essa espécie de de um relativismo epistemológico né e dentro da estética também o nem sempre mais o ser humano vai estar buscando aquele processo artístico
baseado na na técnica então a gente tá vivendo vivendo aqui cisões rupturas e essas rupturas elas acontecem principalmente por conta do abandono das meta narrativas as metanarrativas são na são as narrativas Gerais totalizantes que tentavam ali De algum modo englobar né uma universalização um conhecimento geral dentro de si ou técnicas Gerais ou uma né uma garantia ali de ideias que conseguiriam por sua grandeza magnitude conseguiriam levar o ser humano a um progresso como por exemplo se a gente for pegar metas narrativas meta narrativas históricas o Iluminismo né o Marxismo tá são grandes metanarrativas que trouxeram
uma promessa o Iluminismo por exemplo a promessa de que o ser humano Né desde que ele conseguisse ali que ele chegasse a ao seu desenvolvimento né aquele desenvolvimento intelectual a iluminação né uma certa democratização do conhecimento ele chegaria então ele conseguiria Então o quê um progresso moral veja o que aconteceu no século XX foi o oposto né não houve Progresso moral se a gente for olhar para o século XX marcado por guerras marcado pelo nazismo pelo holocausto né Por eh mais recentemente assim a gente começa a perceber outras questões Como por exemplo o ismo né
a homofobia transfobia o racismo etc então a gente vê que não houve esse Progresso moral mesmo com todo o progresso do conhecimento com todo o avanço do conhecimento né com todo o avanço científico que a gente teve do mesmo modo né o Marxismo o Marxismo ele não conseguiu cumprir a sua promessa o capital acabou vencendo mesmo com todas as crises o capitalismo se instalou e ficou bom nisso né diante dessa crise das metanarrativas a a gente pode colocar um problema aqui exposto Por leotard que é o seguinte olha até então o ser humano estava acostumado
a uma certa noção de saber que era a emissão de juízos de juízos por quem por autoridades no assunto por aqueles que detinham conhecimento sobre a verdade né sobre a verdade pelo menos naquela área o problema é não há mais aquela concepção total de verdade já que o ser humano sai né daquela concepção epistemológica de uma verdade absoluta né ele ele acaba entrando nessa coisa Nessa onda de que não há mais a verdade mas existem verdades e aí entra numa onda do relativismo E aí o grande problema para pós-modernidade é resolver esse problema do relativismo
o que que eu vou fazer com o relativismo agora né então tudo é permitido tudo é válido tudo é qualquer tipo de conhecimento ele é válido não existe mais conhecimento verdadeiro ou falso Isso é um problema sério que precisa ser resolvido para resolver esse problema do do relativismo lotar ele traz então a noção de performance diferente por exemplo de hugen habermans né habermans que traz ali a a noção de uma ética do discurso né e da possibilidade do discurso plural né e das discussões plurais mais plurais possíveis dessa democracia do discurso para resolver as coisas
o leotard ele fal ele não vai tanto para esseo porque ele acaba também muitas vezes podendo né tendendo esse risco ao ao relativismo então ele traz essa noção de performance que ele se baseia ali na noção de jogos de linguagem proposto pelo proposta pelo filósofo né da linguagem o filósofo analítico contemporâneo Ludwig wittgenstein né que ele fala ali que a linguagem ela tem ela é como se fosse um um jogo mesmo né em que o falante Ele é aquele jogador que sabe usar sabe usar as regras desse jogo e esse jogo ele acaba sofrendo adaptações
também né De acordo com a a linguagem que tá sendo falado ali o que o lotar tá colocando é que essa linguagem né ela passa vamos dizer assim ela coloca né ao sujeito ali ela dá oo sujeito esse essa possibilidade né Desse falar né que é diferente daquele agir comunicativo lá do abmas que é é é é o que que me permite vamos supor assim essa localização vamos dizer assim essa localização dentro do sistema desse sistema que aparentemente é relativista essa é a interpretação que eu tiro pelo menos da condição pós-moderna é essa né da
performance dessa noção de performance é essa você se localiza a partir do uso que você consegue fazer dessa linguagem nisso então nós temos aqui uma certa eh uma noção de usos né desses usos da linguagem e esses usos tá são que me permite Aqui de acordo com o momento de acordo com a regra de acordo com o jogo essa localização e aí eu tenho a partir disso uma eficácia de uma teoria falando por exemplo em conhecimento eu posso ter uma maior eficácia da teoria e é essa eficácia que a gente busca então para buscar o
conhecimento verdadeiro que se chamava antes né daquele conhecimento verdadeiro de uma verdade absoluta é eficaz Sim então beleza ótimo não é eficaz não então abandona e parte para outro tá E aí para isso termina né No que no que leotardo chamaria ali de paralogia Então é isso Pessoal espero que vocês tenham gostado da nossa vídeoaula curtam compartilhem à vontade se inscrev em nosso canal e segue a gente também nas redes sociais até a [Música] próxima
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