O jejum bíblico | Rev. Augustus Nicodemus

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Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia
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então texto desta manhã é mateus capítulo 6 do verso 16 até o resto 18 quando jejuardes não vos nos três contra estados como os hipócritas porque diz figura um custo com o fim de paris e os homens que jejum em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa porém quando de juárez um dia a cabeça e lavar o rosto com um fim de não parecer os homens de jesus e sim ao teu pai em secreto e teu pai que vêem secreto te recompensará até aqui queridos a leitura da palavra de deus vamos agora mais
uma vez pedindo que o espírito santo nos conduza na compreensão da passagem nosso deus nós queremos pedir que todos com 200 pela escritura o conhecimento da tua vontade nós pedimos que tua claro da nossa mente o nosso entendimento e isso inclui no nosso coração a te oferecer em todas as coisas senhor a tua palavra ser exposta explicar nesta manhã prospere como o senhor determinou que ela não volte para de vazio mas produz um fruto que o seu desejo é nos ajuda a entender esse assunto tão importante na bíblia é o que pedimos em nome de
jesus amém meu objetivo nesta manhã em mãos é falar a respeito do jejum e da relação do jejum com a oração isso se faz necessário até porque jejuar não é uma prática muito comum nas igrejas reformadas há inclusive quem defenda que jejum é uma prática judaica e não mais uma prática cristã e do outro lado há também muitos exageros e abusos com relação à prática do jejum em muitas igrejas que se dizem evangélicos por isso que é necessário nós irmos a escritura bíblia vamos aprender dela o que o senhor nos revela a respeito desse assunto
a passagem de olim para os irmãos faz parte do ensino do nosso senhor naquele que ficou conhecido como o sermão do monte no capítulo 6 verso 1º jesus introduz a questão da prática religiosa ou de como nós devemos na prática expressar a nossa fé ele diz no verso 1º guardai vos de exercer a vossa justiça diante dos homens com o fim de ser desviados por eles do outra sorte não terei escalar dão diante de vosso pai celeste ea partir daqui então jesus fala de três práticas dos judeus que refletiam a fé que eles tinham em
deus e aquilo que eles acreditavam da parte de deus no verso 2 ele diz quando pois deres esmola número 5 quando orardes e no verso 16 quando jejuardes eram as três coisas que caracterizavam o judeu piedoso judeu piedoso temente a deus era alguém que se preocupava com os pobres ele dava esmolas era alguém que orava e era alguém que jejuava eram três práticas comuns em israel naquela época portanto ao incluir aqui o jejum ao lado de oração e de dar esmolas o senhor jesus nos ensina que jejua faz parte da vida cristã que faz parte
daquelas disciplinas e práticas espirituais que deus colocou como meio de crescimento e de expressão da nossa fé e devoção a ele o zelo que nós podemos aprender a respeito desse tema então dada sua importância a partir das palavras do senhor jesus e vamos começar com o conceito bíblico do que jejuar o jejuno foi inventado por jesus ele era prática do antigo testamento bem antes do nosso senhor vir ao mundo jejua era se abster voluntariamente por um dia ou vários dias de alimento ou e às vezes de a há relatos de jejum de um dia no
antigo testamento jejum de sete dias e até jejum de 40 dias também e o jejum que era ficar sem comer durante um período tinha vários objetivos o jejum era feito sempre com o coração tão jejum nunca visto com uma coisa isolada alguém deixar de comer para agradar a deus não o jejum no antigo testamento ele sempre vem junto com o coração ou seja o objetivo de quem jejuava era tirar um tempo para orar e buscar a deus que nesse período a pessoa se a de alimentos de água às vezes com o objetivo de preparar o
coração para melhor servir a deus em oração tanto é que várias vezes no antigo testamento jejuar é referido como sendo a afligir a alma lá no salmo 35 verso 13 o tav nos diz o seguinte veja o que ele fala quanto a mim estando os meus inimigos enfermos o meu vestido era pano de sá eu afligia a minha alma com jejum e em oração me repugnava sobre o peito ou seja do jeito que deve falar aqui ele está dizendo que o jejum tinha como objetivo a afligir a alma dele quebrantar a alma dele é interessante
que apenas um jejum no antigo testamento que era obrigatório era o jejum no dia da inspiração era aquele dia e que o som sacerdote oferecia um sacrifício pelos pecados do povo de israel e moisés ao falar sobre aquele dia ele diz lá em levítico 1629 nesse dia da inspiração vocês vão afligir a alma de vocês ele disse mais três vezes a palavra jejum não aparece mas é o que significa afligir a alma ou seja vocês vão se abster de comer nesse dia e e essa abstinência de alimentos que é o jejum essa falta de alimentos
ela que é no corpo ela acaba produzindo um efeito na alma a aflição à fome e o senso de que você precisa de comida que você depende do alimento para viver e isso haveria de refletir a atitude do judeu da mesma forma que o corpo dele sentia falta do alimento a sua alma deveria sentir falta de deus a dependência de deus e como ele precisava de deus para poder viver aqui neste mundo então havia um dia no ano em que o jejum era mandatório para o judeu mas apesar disso os judeus costumavam tomar iniciativas para
jejuar há vários casos muitos casos é que estão relatados no antigo testamento de jejuns que eram praticados pelos judeus como o povo ou individualmente e geralmente eles faziam isso quando eles estavam tristes pelos pecados que eles cometeram estavam arrependidos que iriam pedir perdão a deus então como expressão do quebrantamento do coração eles ficavam sem comer um dia ou vários dias enquanto buscavam a deus pedindo o perdão de deus reconciliação com deus uma outra ocasião em que os judeus jejuavam sem ser no dia da inspiração era quando eles estavam angustiados com alguma calamidade pública tipo assim
as chuvas não estavam chegando havia o risco de perder a colheita havia uma grave crise econômica ou então eles estavam diante de uma guerra um inimigo mais poderoso estava vindo então judeu aflige a sua alma ele buscava a deus ele se humilhada diante de deus ficava sem comer e dedicava tempo a implorar a deus a sua graça ea sua misericórdia então era assim que era praticado o jejum no antigo testamento aqui jesus espera que os seus discípulos jejum e também porque veja aqui voltando para o nosso texto de mateus 6 ele diz um verso 16
quando jejuardes ou seja está pressupondo que os seus discípulos vão continuar a prata de jejum que era conhecida com do povo de deus no antigo testamento ele não está abolindo jejum ele está pressupondo que os seus discípulos continuaram essa essa prática não é nós então não há dúvida nenhuma de que não há dúvida nenhuma de que o jejum faz parte da nossa expressão cristã de piedade de serviço a deus e de adoração o próprio jesus mais adiante aqui um próprio evangelho de mateus capítulo 9 ele ensina que depois da sua morte da sua ressurreição seus
discípulos haveriam de jejum vamos ler a passagem está e do verso 14 a 17 neste mesmo evangelho capítulo 9 14 e 17 vieram os discípulos de joão e perguntaram a jesus por que nós sejamos e os fariseus muitas vezes e os seus discípulos não jejum respondeu jesus podem acaso estar tristes os convidados para o casamento enquanto noiva está com eles diaz virão com tudo em que lhe será tirado noivo e nesses dias onde jorge embora jesus no capítulo 6 tenha pressuposto que os seus discípulos haveriam de jejuar aparentemente jesus não esperava que eles fizessem isso
o tempo todo como os fariseus e como os discípulos de joão batista tanto é que estes estranham que os discípulos de jesus não viam jejuando como os fariseus os fariseus jejuavam toda segunda e toda quinta feira e os discípulos de jesus não não não não seguiam essa prática que era uma prática oriunda do do rab nismo do judaísmo daquela época não tá nem prevista no antigo testamento dois dias regulares de jejum e ele se estranhavam qual o senhor é um rabino se ou não é um mestre os discípulos dos fariseus jejum os discípulos de joão
batista jejum mas os teus a um jejum jesus disse pra eles ele usou uma paráfrase em uma uma figura se você vai numa festa de casamento o noivo está lá com a noiva ele é o centro a festa eles são o centro da festa toda aquela alegria que quem vai jogar numa festa de casamento quem vai para a festa de casamento vai pra se alegrava pra comer e vai para bebê não era assim que se fazia naquela época então são expressões de alegria não faz sentido você joão a festa de casamento o que jesus queria
dizer eu sou noivo e eu estou aqui com os meus discípulos a minha presença entre vocês é como a presença do noivo em uma festa não faz sentido mesmo discípulo jejuar enquanto eu estou aqui porque jejum é uma expressão de quebrantamento de tristeza eles não tem motivo pra isso porque eu estou aqui entre eles mas jesus disse final do verso 15 dias virão em que o noivo vai ser tirado aí então eles vão jejuar jesus certamente está se referindo ao fato de que ele haveria de morrer e ressuscitar e voltar pro céu então na ausência
física de cristo sem a presença ressurreto física do senhor aqui neste mundo os discípulos encontrar um motivo para jejuar para buscar ao senhor para clamar pela sua vinda pela instalação do seu reino pelo avanço da sua palavra progresso da igreja então ele está pressupondo que depois que o seu que ele voltou pro céu os discípulos encontrariam ocasião para jejum agora mesmo que jesus e eu queria que você considerar se esse ponto aqui comigo nós usamos aqui andar numa linha é bem fininha bem equilibrada apesar do senhor jesus ter pressuposto que os seus discípulos haveriam de
jejuar e isso é muito claro jejum é uma prática cristã contudo não parece que jesus considerava que o jejum era pra ser tão freqüente e tão constante como por exemplo as orações o próprio jesus que nós sabemos pelo registro bíblicos o jeju uma vez foi 40 dias é verdade mas nós não temos relato os evangelhos não descrevem jesus jejuando durante o seu ministério disse que eles se retirava para orar muito cedo ele procurava ficar sozinho e ele buscava o pai em oração mas não há nenhum registro de que durante os três anos depois daqueles 40
anos de jejum para entre dias de jejum jesus então durante os três anos que ele passou ministrando e que ele e jejuava regularmente então mesmo que ele admitiria e queria que o jejum fosse feito ele não parece ter visto isso como sendo uma prática tão freqüente conta como a oração ele mesmo uma certa ocasião parece ter colocado um jejum como sendo alguma coisa especial os discípulos tentaram espelho um demônio e não conseguiram jesus período demônio com a palavra e os discípulos pergunta por que nós não conseguimos espelho do demônio qual foi a resposta de jesus
essa casta só sai com jejum e oração ou seja parece que ele coloca jejuar e horário para momentos críticos momentos específicos de confronto com poderes das trevas um momento de dificuldade ali então jejum entra não parece ter sido uma coisa regular mas é para jejuar em certas e determinadas ocasiões e com isso bate o que nós encontramos no livro de atos no livro de atos que relata o ministério dos apóstolos e o crescimento da igreja cristã há apenas o jejum aparece somente em duas situações uma lá em atos capítulo 13 verso 1º quando diz que
a igreja de antioquia na verdade os líderes da igreja de antioquia estavam servindo ao senhor com jejum e oração e o espírito santo diz separa paulo e barnabé para a obra que tem o chamado e eles com jejum e oração enviaram aqueles missionários para aquela que foi a primeira viagem missionária do apóstolo paulo e o texto continua no final dessa viagem no capítulo 14 depois de ter plantado várias igrejas paulo e barnabé é legem preso perus para governar estas igrejas e diz lá que eles fizeram estas eleições com jejum e oração fora essas duas ocasiões
não há registro no livro de atos de mais nenhuma ocasião em que as pessoas estavam jejuando o que nos mostra a importância e longe de mostrar que o jejum não era algo que não era feito ao contrário nos mostra o valor do jejum quando ele é usado em situações especiais em momentos de crise momentos específicos no livro teatro se encontra a igreja orando vários e vários relatos da igreja em oração e jejum apenas duas vezes no apóstolo paulo o apóstolo paulo costumava jejuar diante das angústias adversidades e dificuldades do seu ministério duas vezes ele coloca
jejum naquela lista do que ele considera como é sofrimentos nele por amor de cristo e aquilo que ele fazia que provar que ele era um servo de jesus cristo segundo aos coríntios capítulo 6 esso 5 e segundo aos coríntios capítulo 11 verso 27 ele quando ele começa a escrever olha o que eu passei por cristo ele fala de naufrágio fala de perseguição de apedrejamento traição dos irmãos em jejum sem vigília sem fome em nudez então no meio naquele catálogo de sofrimento que ele passava por cristo e insere jejum ou seja e mostrando que ele costumava
jejuar no meio das adversidades que enfrentava a pregação do evangelho é interessante também que nas cartas que paulo escreveu as igrejas bem como as cartas que os demais apóstolos e escreveram as igrejas nós não encontramos uma única ordem para que os crentes jejum ou nenhuma orientação mas encontramos dezenas de orientações do tipo assim ordem sem cessar a ordem em todo o tempo orem pelos seus irmãos a ordem dessa forma ordem no espírito perseverem na oração mas não há uma única recomendação para jejuar ou nos diz o que nos diga de que maneira nós devemos de
joão é interessante que o jejum sempre vem com a oração mais oração nem sempre vêm com jejum e isso resume o que a gente encontra no novo testamento por isso nós precisamos dizer que o jejum é em primeiro lugar um voluntário para os cristãos é alguma coisa que é entre você e deus e orar você não tem opção a ordens e mandamentos claros na bíblia que a gente deve orar em todo o tempo mas jejuar é alguma coisa que é colocado como voluntário jesus pressupõe que ora que jejua vai fazer parte da nossa piedade então
isso é alguma coisa que você como indivíduo você decide momento difícil da sua vida você está arrependido seus pecados sequer buscar a deus você quer a toda semana separar um dia 2 para jejuar isso é completamente dentro da sua decisão diante de deus você pode fazer isso desde que não faça com ostentação como jesus diz aqui desde que não seja alguma coisa do tipo assim e eu desejo toda terça e na quarta bota no facebook joan duru se algo do indivíduo diante de deus tá e segunda coisa que nós vemos é que como igreja é
possível desejável que a igreja mark dias especiais de jejum e oração quando a situação exige calamidade pública crise como a que nós estamos enfrentando eleição de presbíteros eleição de pastor eleição de oficiais são momentos que a gente vê na bíblia em que o jejum era praticado era praticado então está correto quando a igreja resolve se separar um dia para jejuar e horário então é isso que nós aprendemos primeiro o que era o desejo já vimos segundo o jejum era esperado como prática da expressão da piedade é da nossa fé em jesus cristo embora não com
a mesma freqüência e constância que a oração mas com certeza tá lá a terceira coisa que nós aprendemos do texto é de jesus esperava que seus discípulos quando jejua sem o fizessem pela razão certa vocês hoje o açaí é tranquilo mas se tem que fazer isso pelo motivo certo veja como ele diz voltando agora para mateus 6 outra vez o verso 16 quando jejuardes não os três contra estados somos hipócritas porque de seguro um rosto com fim de parecer aos homens que jejum em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa porém quando jejuardes
um dia a cabeça e lavar o rosto com o fim de não parecer aos homens que jejua cecin até o pai em secreto e teu pai que vêem secreto que recompensará aqui o senhor jesus está orientando os seus discípulos que ao jejuarem eles não façam pela mesma razão que os fariseus e judeus da sua época faziam já no antigo testamento os judeus já já tinham distorcido jejum a ponto de que o profeta isaías deus falando através do profeta isaías repreendeu o povo por conta do tipo de jejum que ele fazia vão aí abr a isaías
capítulo 58 abra sua bíblia comigo isaías 58 aqui o profeta repreende o povo de deus falando pelo profeta repreende o povo com relação à prática do jejum no verso 3 deus diz assim olha no verso 3 e isaías registra o questionamento que o povo estava fazendo a deus olha o que o povo está dizendo adeus porque nós jejum anos e tu não olha para isso porque nós aflige mos a nossa alma com jejuns e tu não leva em consideração o bafta perguntou deus nós estamos enjoando nós estamos aqui tirando dia para jejuar nós estamos aqui
durante a semana para j mas o senhor não está respondendo nossa oração parece que não está adiantando porque a gente junho se eu não está atendendo olha a resposta de deus no verso 3 porque no dia em que juarez cuidar mais dos vossos próprios interesses e cuidar mais exige-se que se faça todo o vosso trabalho ou seja o alvo do jejum era separar um dia dedicado a deus um tempo de oração de busca de deus mas os judeus simplesmente entendiam que jejua era ficar sem comer e no dia que eles tinham estabelecido para o jejum
casa ia cuidar das suas coisas só ficam com fome o jejum o objetivo do jejum de você fazer dieta para perder peso tenho um propósito espiritual num jejum não é simplesmente ficar com fome veja ainda no verso 4 vocês jejum para contendas e rixas e para ferides com o punho e nico jejuando assim como hoje não se fará ouvir a vossa voz no autos estão jejuando mas vivem brincando entre vocês no verso 5 seria este o jejum que eu escolhi que um homem um dia a áfrica e sua all é passando fome incline a sua
cabeça como junco junta era uma planta com talo cumprido quando chegava um tempo ela verba assim né então ele compara é isso que eu estou querendo que vocês se vêem como se fosse um junco com um pano de saco em cinza final do mês 5 você chama isso de jejum aceitável a deus ou seja deus tá perguntando vocês acham que o jejum é uma mera formalidade é vocês parecer vim com a cara cumprida no rosto triste côvado com um pano de saco e cinza jogando areia na cabeça vocês acham que é isso que vai mover
o meu coração olha o que deus disse no verso 96 por ventura não é esse o jejum que eu escolhi que solte as ligaduras da impiedade desfaça as ataduras da servidão deixes livre os oprimidos e despedace todo jogo por ventura não é também que reparta seu pão com faminto recolhe em casa os pobres desabrigados cubra souto está nu e não te escondas do teu semelhante olha o que ele está dizendo não adianta jejuar se isso não significa mudança na vida de vocês o jejum só tem valor se ele acompanhado por arrependimento amor pelos outros cuidado
com os necessitados mudança de vida colocar a vida em ordem tirar um dia passar fome clamadieu de deus não tem valor nenhum se isso não for acompanhado com a vida santa reta mudança de vida disposição de consertar os caminhos aí então ó veja as promessas verso 8 então romper a tua luz como a alva tua cura brotará sem detenção do justiça ir adiante de dirigir ea glória do senhor será a torre retaguarda então clamará e o senhor que responderá verso 10 se abrirá a tua alma ao faminto e fartar estava aflita então a tua luz
não será nas taxas tensão nos entornos aqui então então então se você fizer isso então eu vou aprender se você se arrepender se você quebrar todo o jogo parado e oprimia os pobres parar de ser indiferente com os necessitados e tira todo e moralidade toda a maledicência no meio de vocês então o jejum vai fazer sentido então eu vou ver vocês então escutar vocês ea luz de vocês vão operar como a alfa no meio das trevas e eu atenderei as suas orações na época de jesus tinha essa mesma atitude os judeus é o fato mais
o exemplo mais conhecido para mostrar aqui na época de jesus tinha essa atitude é a famosa história que jesus contou do fariseu vida pública o fariseu religioso e o publicano desprezar os dois subiram no templo para orar e lá o publicano ele não conseguiu nem olhar para deus batia no peito e dizia deus tem misericórdia de mim um pecado no mencionado fariseu chegou diante de deus e diz lá jesus diz que ele começou a chorar disse para si veja que a oração não era pra deus o deus graças te dou que eu não sou como
os outros homens só comecei publicando que está aqui ao meu lado no mato não bebo no com não fumo não joga não danço jeju duas vezes por semana e do autismo de tudo o que tenha obrigado vez porque eu sou tão santo muito obrigado não só começa a genitália que o meu lado mas eu sou eu sou espiritual eu compro teu querido jesus disse que o publicano saiu perdoado por deus mas não faria essa atitude do fariseu refletia bem a atitude das pessoas na época de jesus não todos é claro para com jejum era visto
como algo meritório com uma cerimônia religiosa que se você fizesse deus teria obrigação de atender e era feito com ostentação que é o ponto aqui de matheus seis que jesus está combatendo quando você jejua não seja como esses essas pessoas estava entre os discípulos dele quando você joga não faça como essas pessoas como é que eles faziam além de ficar segurando óleo que é que o jesus disse eles querem ser vistos pelos homens aí o que ele fazia de segurava hoje deixar a barba crescer não quer dizer que todo mundo de barba grande hipócrita demais
não há parava não cuidava deixar o cabelo ficar diz penteado cabelo ea praça pública andando devagar zinho nem cabeça baixa todo desgrenhado oscar olhados e puxa esse homem muito santo ó está jejuando que o homem santo dia eu vou querer ser como ele é meu exemplo lá o sujeito o acre também ele podia até tajra o ano de verdade o ponto é que alguns nem faziam isso parecia que estava mas ele podia até tajoura de verdade mas a motivação era errada ele queria ostentar ele queria parecer aos homens ele queria impressionar as pessoas com sua
piedade e jesus disse não faça como eles não faça como eles então como deveríamos fazer primeiro sem a ostentação alguns chegam ao ponto de dizer que o problema do jejum público como que a gente vai ter domingo que vem é que vai dar motivo para a ostentação que eu vou saber que está jejuando e já max uma coisa que secreta mas na verdade jesus e jesus não está proibindo que os crentes tirem dias pra jejum e oração juntos porque nós vemos isso no livro de atos acontecendo o que ele está proibindo é um motivo errado
pelo qual nós vamos jejuar mas não vamos jogar pra ostentar diante dos homens quando vamos jogar pra como se isso fosse uma coisa meritória diante de deus mas na verdade nós vamos fazer pelo motivo correto nós fazemos isso para buscar a deus e não aplauso humano e juntamente com a reforma de vida que o profeta isaías já mencionou a quarta coisa que nós aprendemos aqui do texto a primeira que jesus espera que a terceira coisa jesus a primeira que jesus espera que nós jogamos a segunda é que ele espera que nós o façamos da maneira
correta e terceiro ele encoraja os seus discípulos a jejuar dizendo que deus haverá de recompensar veja o final voltando lá para mateus veja o final do verso 18 fez o inverso 18 quando ele diz que você tem de jogar com um fim de não parecer aos homens que jejua cecin ao teu pai em secreto e teu pai que vêem secreto ti recompensará então jesus está encorajando os discípulos a jejuar falando de que há uma recompensa da parte de deus pra eles que o buscam com jejum da forma correta o que significa recompensar precisamos ter cuidado
aqui para entender o que jesus está dizendo e não pensarmos que se trata de uma transação com deus tipo assim eu vou jejuar e deus vai me recompensar como se o jejum em si fosse meritório o jejum em si ele não é meritório o jejum na verdade ele sempre vem associado com o coração na bíblia e ele prepara ele é o preparativo para a oração o jejum quebranta a nossa dependência carnal mostra a nossa dependência de deus o quanto nós somos vulneráveis o quanto somos um somos mortais mostra como a gente está viciado nas coisas
deste mundo o jejum é bom para mostrar quem nós somos e aí nesse ambiente você vai orar da forma correta o jejum é bom pra colocar a sua alma na direção correta na hora de horário então quando diz que deus vai recompensar não é que é o jejum em si que é meritório mas é porque o jejum nos ajuda a urna da forma correta e deus então está disposto a nos atender quando nós oramos da forma correta no contexto aqui a recompensa que deus promete significa simplesmente aprovação dele porque veja só voltar lá pra o
caso da esmola no verso 2 quando você de suas molas não toque trombeta porque eles os hipócritas fazem isso para serem glorificados pelo homem ou seja quando você contribui para a igreja e você faz né alardeiam quando você está dando para os pobres para a igreja manutenção do trabalho as pessoas olham pra você e muito bom essa é a sua recompensa aplauso humano tudo mas quando você contribui discretamente não está buscando a glória humana deus vai aprovar o que está fazendo deus vai te recompensará de jesus desde no verso 4 a tua esmola fica em
segredo e teu pai que vem secreto t pensar a mesma coisa com relação à oração versus sim quando o senhor a não seja como hipócrita que hora querendo parecer os homens que é piedoso mais se tranca no quarto final do verso 6 e teu pai que vem secreto te recompensará certo mesma coisa o jejum se você jejum para ser visto pelos homens para se exibir alguma coisa sua recompensa o aplauso humano mas quando a gente faz pelo motivo certo na busca de deus de coração então deus deus é deus quem nos recompensa nós temos a
aprovação dele temos ele se alegra em nós e ele se regozijem nós essa é a nossa maior recompensa vamos fechar aqui com algumas lições que a gente pode tirar de tudo isso que falamos o primeiro jejua faz parte das disciplinas espirituais que nos ajudam a crescer espiritualmente segundo o jejum é mais do que parar de comer ou beber durante um período jejuar significa separar um tempo para buscar a deus em oração um período de mortificação do nosso corpo e aflição da nossa alma e que nós nos levantamos diante de deus e clamando sair confessando os
nossos pecados 3º o jejum ele tem que ser acompanhado com reforma de vida como mudança de atitude com transformação do nosso coração do nosso comportamento se não é mais um ritual vazio que nós vamos fazer o quarto temos que lembrar que o jejum ele não é meritório ele não é meritório mas ele serve para nos preparar para orar quinto jejum tem que ser feito de forma discreta porque o alvo é ter comunhão com deus e conhecendo mais e não pareceu os homens que nós somos espirituais sexto é lícito a igreja promova dias de jejum e
oração convidando os seus membros a participar quando entender que a ocasião assim o demanda a confissão de fé da nossa igreja da igreja presbiteriana do brasil coloca dias coloca o jejum como sendo um dos elementos extraordinários do culto os elementos ordinários são oração pregação da palavra cântico e os sacramentos batismo em seia e os extraordinários são ações de graças e jejuns que devem ser celebrados quando a igreja entender que são convenientes necessários jejum diante da calamidade ação de graças quando a calamidade passar é assim que a nossa condição de fé estabelece no que é seguida
também pelo princípio de liturgia da nossa igreja aplicações práticas finalizando eu quero trazer aqui então finalmente uma palavra pra quem nunca jejum fique tranquilo eu não vou pedir pra levantar a mão quem nunca jogou mas eu sei que tem gente aqui que nunca de jogo então eu queria encorajar a você a experimentar fazer isso queria encorajar você experimentar jejuar nós temos a oportunidade no domingo que vem é um dia que nós separamos para isso começando às 9 da manhã e vamos até o final do culto à noite os detalhes estão no boletim da nossa igreja
como deve ser feito que encorajavam se a fazer isso e que você fizesse com moderação sem exagero e que seja um dia em que você separe tempo para buscar ao senhor tempo para sondar o seu coração confessar seus pecados orar pela sua vida toma propósitos espirituais e de mudar o que precisa ser mudado na sua vida eu queria encorajar voltei a tentar fazer isso pelo menos uma vez na sua vida você gostar eu encorajo você repetir fazer quantas vezes quiser mas a esse encorajamento aqui que nós queremos fazer a segunda palavra é aqueles irmãos é
que gostariam de jejuar mas não podem a gente tem que reconhecer que há pessoas que por questões médicas elas não elas precisam comer regularmente não podem ficar muito tempo privadas de alimentação nós não queremos colocar um fardo em cima dessas pessoas que são impedidas por questões médicas de joá mas lembra que o ponto central do jejum não é ficar sem comer mas é a aflição da alma é o quebrantamento é o tempo em oração de busca a deus ou seja mesmo que você domingo que vem você não venha jejuar por que você não pode mas
mesmo assim você pode se juntar a nós em oração em quebrantamento em súplica diante de deus e por último uma palavra àqueles irmãos que jejuam regularmente ou que de vez em quando tem a prática de jejuar a eu queria encorajar que continuassem a fazer isso orando para que deus nos livre de um sentimento de superioridade espiritual sobre aqueles que não jejum e também para que nós tenhamos cuidado pra não pensar que o jejum em si é uma prática meritória lembrando que tudo que sons e temos é somente pela graça de deus em resumo meus irmãos
o que o senhor jesus nos ensina que quando ele fala também das esmolas das orações do jejum é que aqui nesse mundo o objetivo nosso com a prática dessas coisas é a glória de deus nós fazemos para a deus a nossa recompensa é de deus devemos evitar toda sustentação espírito de depor crise a ou de aparência de alguma coisa porque nós estaremos buscando louvor humano mas nosso alvo de fato é a glória de deus e fazer a sua vontade amém
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