E se eu te falar que com apenas 7 passos, bem simples, você pode aprender todos os fundamentos que precisa para chegar em 80% de acertos em qualquer concurso? Parece ser bom demais, não é verdade? E é mesmo, viu?
E eu vou te ensinar como fazer tudo nesse vídeo. Então preste atenção. Aliás, 80% é só a primeira meta, viu?
Uma meta imediata. Com o que eu vou ensinar daqui pra você e com a constância, você vai chegar a 90% de acertos e passará nos principais concursos do Brasil. com velocidade acima da média.
Pode confiar em mim. Então já deixe seu like e não se esqueça de se inscrever e ativar o sininho aqui dos nossos vídeos. Aqui eu trago muitas dicas pra você otimizar seus estudos e alcançar os seus principais objetivos.
E agora vou contar pra você um probleminha. Atualmente, nós temos muitas informações sobre como estudar para concursos. Essa abundância de informações tem um lado sombrio.
Porque alguns tentam impor métodos tão complicados como o regra que a maioria dos concurseiros não conseguem nem começar. Mas eu já te adianto que o simples sempre funciona. E todos os passos que eu vou ensinar aqui são simples e qualquer pessoa pode colocá-los em prática.
Aliás, deixa eu te falar algo muito importante desde já. Você já ouviu dizer que o concurso não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona? Isso foi dito, eu acho que pelo William Douglas, tá?
E eu entendo essa lógica, porém eu acredito que há uma analogia muito melhor. Eu acho que o concurso é uma corrida de Fórmula 1. Sabe por quê?
Quando falamos em maratona, nós temos a sensação de que vamos passar uma única vez em cada ponto, ver uma imensidão de conteúdo, uma única vez, sem repetição. Não é isso que passa de sensação pra gente, só que assim ó, concurso não é sobre isso, viu? Concurso é sobre repetição dos conceitos mais importantes.
É sobre não errar o simples. Você só vai memorizar conteúdos com repetição. Imagine só, em uma corrida de Fórmula 1 você precisa dar várias voltas em uma pista.
Isso aqui é muito mais parecido com o que você precisa fazer para ser aprovado em um concurso atualmente. Você precisa repetir os estudos incansavelmente. Ainda mais aqueles que historicamente mais caem.
E só os primeiros colocados levarão uma vida concursada pra casa, tá? Então, é melhor você entender isso o quanto antes e começar a aplicar essa repetição. Para facilitar a repetição, faça o simples, tenha materiais adequados para o seu nível de prova, sem desperdício, e deixe as questões anteriores de provas parecidas mostrarem o que é mais recorrente e o que você precisa revisar mais.
Deu pra entender tudo isso? Então, entendido isso, vamos começar a construir o seu super carro e mostrar os 7 passos pra você passar em qualquer concurso. Aliás, eu já vou te dar um spoiler aqui caso você esteja com medo de começar desse passo a passo, tá?
Ele já foi validado por milhares de pessoas que fizeram o desafio de 0,80% de acertos em sete dias, que eu criei há pouco tempo e está disponível no aplicativo da Aprovação Ágil. Então, isso daqui não é um teste, isso daqui está validado e eu recomendo que você baixe o aplicativo de graça aí na loja oficial de aplicativos do seu celular. Mas bora agora começar como passo a passo.
Passo 1 – Organização e mentalidade Nesse primeiro passo, nós vamos montar o seu supercarro, para que você possa rapidamente se tornar uma máquina de estudos. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, acabar com a procrastinação, que faz com que 98% dos concurseiros corram Essa corrida de Fórmula 1 de Fusquinha, sem a menor chance de aprovação. A forma mais simples de você fazer isso é com a imposição de urgência.
Escolha um concurso próximo para começar agora. Até mesmo um concurso aberto, tá tudo bem fazer isso. Porque a ciência mesmo nos mostra que isso funciona com a Lei de Parkinson ou a Síndrome do estudante.
Com um concurso próximo, você tende a agir mais. Por causa do compromisso com uma prova próxima, seres humanos são assim. Aceite!
E depois dessa prova, provavelmente você já terá internalizado hábitos sólidos de estudos e estudará quase que no piloto automático. Para os próximos concursos, tudo será mais fácil. E uma dica extra é você escolher um concurso aberto ou próximo na área que você mais gosta.
Por exemplo, quer concurso de banco? Escolha o mais próximo que você pode fazer. Quer tribunal?
Faça o mesmo, escolha um tribunal que está próximo ou um que está aberto. Sempre temos muitos concursos ótimos em cada área rolando, é só pesquisar. Pra facilitar nesse passo, que é o mais importante de todos, depois de ver esse vídeo, uma dica extra, você pode seguir no primeiro link da descrição e baixar grátis um ebook que eu fiz explicando passo a passo pra você acabar com a procrastinação e passar em qualquer concurso.
Após esse ajuste na sua mentalidade e na sua estratégia, é preciso se organizar direito, tá? Você não pode estudar de forma genérica. Não faz sentido.
Esquece o cronograma do cursinho. Monte o seu cronograma. Veja as matérias que estão no edital do concurso aberto ou pesquise o que pediram no último edital.
Você vai estudar só essas matérias. Pesquise quantas questões nós tivemos em cada matéria e o peso delas. Assim, você verá a relevância de cada uma e poderá jogar um esforço proporcional para cada uma delas.
E esse é um dos grandes segredos para você evoluir rápido. Pegue essas matérias e distribua em um cronograma semanal para começar. Assim é mais simples, tá?
Ou seja, toda semana você vai estudar todas as matérias. Além disso, mais um hack extra pra você. Mapeie a sua rotina pra conseguir mais tempo de estudo.
Escreva um tipo de diário, em uma folha mesmo, pode ser um guardanapo, marcando ali tudo que você faz, desde a hora que você acorda até a hora de dormir. Provavelmente você irá encontrar algumas brechas, algumas janelas de estudos e coisas inúteis que você faz no seu dia a dia e que você pode trocar por tempo de estudo. Beleza?
Passo número 2. Você vai conseguir acertar 80% brincando com questões e vamos começar daqui fazendo isso em língua portuguesa, que é a principal matéria que cai em todos os concursos e você tem que dominar essa matéria o quanto antes. Em todos os concursos você enfrentará muitas questões de português.
Não tem pra onde fugir, gente. Esse daqui era o meu grande trauma, inclusive, sabia? Eu era uma negação em português até aprender o poder da engenharia reversa e a lei de Pareto.
Aí, brincando com essas técnicas, rapidamente eu bati 80% e cheguei a 90% em quase todas as provas em português e até nas outras matérias, porque você pode usar essa técnica em outras matérias também, tá bom? Então, o passo 2 é muito simples. Você vai aprender a brincar com questões de português.
Como todas as provas pedem essa matéria, você terá um banco quase que infinito de questões. Milhares, centenas de milhares de questões, na verdade. Estude só por elas, cara, vai dar tudo certo.
Quando você fizer isso, rapidamente perceberá que 80% das questões estão em apenas 20% do conteúdo. É isso mesmo. E aí você tem que fazer o simples, dominar esses 20%.
Praticando com questões, você conseguirá isso, não tem erro. Limite-se, no começo, a praticar com as questões da banca do seu próximo concurso. Você pode usar filtros de sites de questões pra isso, é muito simples hoje em dia, tá bom?
Não precisa colocar filtros por tópicos, só o da banca mesmo. Após você vai brincar de Lego com as questões. Já brincou de Lego?
De montar e desmontar bloquinho? É isso que você vai fazer pra aprender mais, tá bom? Imagine que as questões são um grande brinquedão de Lego.
que já está montado ali com várias peças. Imagine que cada palavra é uma pecinha. Essa pecinha, isoladamente, tem um significado, mas que não quer dizer muita coisa.
Mas quando essas pecinhas se juntam, elas formam um grande brinquedão. E aí você vai brincar de desmontar e de remontar esses grandes brinquedos. E nesse processo, você vai aprender.
O primeiro ponto é você brincar de detetive na prática, você identificar os erros. E aí o que você vai fazer? Você vai transformar as alternativas erradas em certas.
Quando você faz isso, quando você identifica o erro, só o fato de identificar o erro já demonstra que você está evoluindo nesse ponto, você está entendendo o pano de fundo da questão. E quando você quebra esse brinquedão, quando você começa a transformar, a remontar esse conteúdo de uma forma correta, quer dizer que você identificou o erro e que você consegue transformar aquilo que estava errado em certo. Então, isso daqui significa que você dominou a questão.
Se vier uma questão parecida, você provavelmente não irá errar. E esse daqui é o estudo mais ativo que existe. E caso você tenha dúvidas, você pode seguir esse espaço.
Primeiro ponto. Gustavo, eu não sei nem identificar o tema da questão. Como é que eu faço?
Se você está usando um site de questões, sempre tenha a indexação do tema. Sabe? É o tema daquela questão que eles colocam ali de forma categorizada.
Se você clicar naquele tema, você vai inclusive encontrar mais questões sobre aquele tema. Se você quiser entender o pano de fundo da questão, você pode correr para um material, de preferência escrito inicialmente, e procurar toda a teoria sobre aquele tema. Se você pesquisar esse tema, refazer a questão, provavelmente você já vai conseguir entender melhor esse tema.
E, gente, ó, português. Todo mundo aqui já estudou. Então você consegue fazer esse estudo mais ativo, principalmente em português.
Não tenha dúvidas em relação a isso. E o que você tem que fazer? Tem que ler esse conteúdo, esse conteúdo teórico, tentar entender a questão e refazer a questão.
Conseguiu refazer? Ótimo! Tem dúvidas ainda?
Faça mais questões desse tema. Não tem problema, faça uma bateria de 10 questões, porque é um tema altamente relevante, ele caiu em uma prova parecida com a sua, não é verdade? Ainda tem dúvidas depois desse processo?
Procure uma videoaula sobre o tema. Videoaula pra mim sempre é um mecanismo de exceção. E com esse processo você vai aprender.
E em pouco tempo você dominará esses temas e acertará 80% sem sofrer. É matemática simples. A constância resolve todos os problemas se você seguir esse passo a passo.
Ah, e importante, viu? Essa técnica aqui, só pra reforçar pra vocês, não serve só pra português não, mas pra qualquer outra matéria que tenha muitas questões. Então, para praticamente todas as matérias, a Engenharia Reverse e a Lei de Pareto, elas irão funcionar.
Beleza? Passo 3. Seja um mestre Jedi da interpretação de texto.
Entenda de uma vez por todas. Concurseiros competitivos fogem de videoaula. Eles trabalham com materiais escritos, inclusive com questões.
Na verdade, eles priorizam o estudo das questões. Só que você só consegue fazer isso quando tem uma ótima e rápida interpretação de texto. E você só vai conseguir isso praticando.
E você só vai fazer isso fugindo de aulas e se começar a gastar muita energia no conteúdo escrito. Deu pra entender essa lógica? Então comece a fazer um exercício sempre que ler algo e não entender direito, tá bom?
Pra você melhorar a sua interpretação de texto. Isso daqui vale pra tudo, tá? inclusive para enunciados de questões, livros, texto de lei e tudo mais.
Comece a fazer hoje mesmo a paráfrase. Você vai reescrever o trecho do texto que não entendeu com as suas próprias palavras. Simples assim, tá bom?
Reque extra pra você. Antes de reescrever a frase, use uma caneta marca-texto pra grifar das palavras-chave do texto. Fica muito mais fácil depois que você faz isso.
Inclusive, lá no desafio de 0,80%, eu me ensino a fazer isso literalmente brincando de colorir. Em caso de dúvidas, veja o desafio no dia 3. E essa prática muda o jogo de todo mundo.
Depois disso, você terá a liberdade de pular aulas cheias de enrolação e conquistar resultados muito mais rápidos, porque você tem interpretação de texto com qualidade e com velocidade. E agora os passos. 4, 5 e 6 têm a ver com o conteúdo das matérias específicas, que são as mais pesadas do seu concurso.
Passo 4. Domine a lei seca. A lei seca é o texto puro da lei, tá?
Não é aquela lei que você não pode beber depois de determinado horário, nada disso. Para o concurseiro, é o texto puro da lei. É o conhecimento mais cobrado em todos os concursos, até de magistratura, até de juiz.
Você precisa ler a lei e fazer uma interpretação literal dela. Se dominar isso, já acertará pelo menos 80% das provas. Viu só como esses passos estão interligados?
No passo 3 você aprendeu a ser uma máquina de interpretação, o que vai facilitar o estudo da Lei Seca. Quando você encontrar dificuldade nesse estudo, você para e faz a paráfrase. Simples assim.
Dica extra pra você. Nunca fique com dúvidas nesse estudo. Leu uma palavra e não entendeu direito?
É um termo jurídico? Nunca faça o mais confortável, que é seguir em frente e ligar a tecla F, que é a tecla que eu não posso falar palavrão aqui porque vai cortar o vídeo, tá bom? Pare na hora e pesquise o significado do termo.
Entendeu tudo? Segue em frente, tá bom? Não tem erro.
Ficou confuso? Para. Requiestra.
Pesquise algumas questões sobre esse ponto da lei. Ficará mais fácil de entender com o estudo por questões, do jeito que eu ensinei aqui também no passo 2. Para começar a praticar esse passo 4, siga com o estudo de Direito Constitucional, tá bom?
É a minha recomendação porque é uma matéria presente em quase todos os concursos e é muito voltada para a legislação, para a lei seca. Passo 5. Aqui você vai aprender a acertar 80% nas matérias específicas com muito mais velocidade.
Olha só que legal. O que você fez lá no passo 2, você irá repetir aqui nas matérias específicas. Você consegue rapidamente mapear e estudar o 20% mais relevante, que vai te dar 80% de aproveitamento usando os filtros perfeitos.
Em matérias específicas, é um pouquinho diferente em relação aos filtros. Nessas matérias, as bancas se adaptam ao perfil do órgão contratante. Por isso, há um padrão mais homogêneo nas questões de direito de todos os tribunais, eles são sempre muito parecidos, ou de conhecimentos bancários de todos os bancos.
Deu pra entender? A banca se adapta nesses pontos específicos, nas matérias específicas, ao contratante. Então, você precisa aqui usar os filtros, fazendo primeiro as questões mais alinhadas com o seu próximo concurso.
Eu recomendo que você sempre pense em um funil de cabeça pra baixo. Imagine um funil de cabeça para baixo. Ele tem a pontinha de cima mais apertada.
E aqui você vai apertar os filtros. Você vai pesquisar as questões perfeitas de acordo com a última prova do seu concurso. Você vai fazer a última prova do seu próximo concurso também.
Por exemplo, você está fazendo aqui um concurso de tribunal em direito constitucional. O que você vai fazer? A última prova de direito constitucional do seu concurso.
Depois disso, você pensa, pô, estou fazendo um concurso de tribunal para um cargo de nível superior, para formados em direito. Qual o próximo passo? Eu preciso abrir um pouquinho a boca do funil.
Então eu vou pesquisar concursos parecidos de tribunais, é claro então, que tenham ali também esse cargo na matéria de direito constitucional. Você abriu um pouquinho os filtros. Depois que você fizer todas essas questões, você pode pesquisar órgãos parecidos com os tribunais, ministérios públicos.
Ou seja, você sempre vai se alinhar às questões mais parecidas com as questões que você vai enfrentar na sua próxima prova. Assim, você garante que o seu estudo sempre está alinhado e usando as questões mais parecidas com a sua realidade, com a realidade que você vai enfrentar. Isso daqui vai fazer você evitar muito desperdício, porque você vai se alinhar totalmente aquilo que é mais relevante para o seu próximo concurso.
E aí você vai aplicar nessas questões a engenharia reversa que eu te mostrei aqui no passo 2, estudando o pano de fundo de cada uma delas, transformando as alternativas erradas em certas e assim por diante. Fazendo isso, automaticamente você vai se alinhar ao 20% mais relevante dessa matéria e conseguirá 80% de acertos rapidamente. Passo 6.
O estudo da doutrina. Em algumas matérias você terá que estudar conteúdos mais teóricos que normalmente são encontrados nas famosas doutrinas, que são aqueles livros gigantescos com as teorias dos grandes doutrinadores. Aqui eu preciso alertar você.
Há um grande risco de você viajar na maionese. O mundo da doutrina é cheio de teses conflitantes, confusão e conceitos sem uma solidez. Faz parte do processo.
Aí acontece que nós encontramos várias questões com teor duvidoso. Até é mais normal a anulação de questões nesses conteúdos. Deu pra entender?
A boa notícia é que isso daqui é muito menos comum de cair do que a lei seca, tá bom? A lei seca é o que mais cai. Algumas matérias que costumam cobrar mais isso, como direito administrativo, administração pública, Mas aí você precisa de técnica para lidar com isso da melhor forma possível.
O segredo, como sempre, é estudar menos e melhor. Primeiro, você tem que descobrir qual que é a doutrina dominante dessa matéria e dominar só o seu conteúdo inicialmente. Não fica com um monte de livro não, tá bom?
Nós já fazemos isso pra vocês nos materiais enxutos do Aprovação Ágil, que facilita bastante, concorda comigo? Na dúvida, sempre veja o que esse livro fala sobre o tema, tá? Sempre siga com a tese desse livro.
Sua chance de acertar é sempre muito maior e ainda você sempre terá chances grandes de conseguir uma reversão ali em um recurso caso isso seja necessário. Além disso, é importante aprender que quanto menos domínio e clareza nós temos sobre um conteúdo ou uma matéria, mais importantes se tornam as questões. Faça ainda mais questões dessa matéria nos tópicos doutrinários e deixe as questões mostrarem o caminho a ser seguido.
Domine só o que as questões pediram, nada mais, tá bom? Essa daqui é a lógica do concurso. Agora vamos para o passo 7, que você vai aprender aqui a estratégia suprema para garantir uma nota alta.
Nesse último passo, a magia acontece. Eu vou revelar a metodologia que me fez passar em 10 concursos disputados. A metodologia da aprovação ágil.
Imagine dobrar as suas notas em metade do tempo. 400% de evolução? Eu vou te mostrar como.
Após você estudar com esse passo a passo por até uns dois meses, você vai fazer um simulado, que pode ser a última prova desse concurso que você deseja, tá bom? Com o simulado, você vai tomar um choque de realidade. Você vai perceber que evoluiu muito bem em algumas matérias e que foi mal em outras.
Isso é o mundo real. Mas aí você precisa agir. Você precisa personalizar seus estudos e focar na dor.
A dor sempre faz você evoluir. Sair do conforto faz com que você evolua. Basicamente, você vai jogar mais tempo de estudo dentro do seu cronograma nas matérias em que teve um desempenho pior.
Com isso, provavelmente você vai melhorar sua nota no próximo ciclo. Além disso, você poderá e deverá mudar os estímulos nas matérias em que foi mal. Você só leu e foi mal em Direito Constitucional?
Só leu a lei? Bora testar outra coisa. Bora testar aqui, estudar só por questões no próximo ciclo?
Dá pra fazer isso? Vou te dar um exemplo também. Imagine um professor de português que seguiu o cronograma tradicional, o que já não faz sentido.
Aí ele faz um simulado e percebe o óbvio. Ele vai muito bem em português e provavelmente ele vai muito mal em direito administrativo. O que esse cara deveria fazer?
Ele deveria rapidamente cortar quase que todo o seu tempo de português e jogar mais energia, mais tempo de estudo em direito administrativo, porque é ali que ele pode evoluir. Quando ele fica estudando português, ele está na zona de conforto. Deu pra entender essa lógica?
Esse daqui é um exemplo simples pra você entender como que isso funciona, tá? Fazendo isso, você garante que você irá evoluir período após período, ciclo após ciclo. Isso daqui, gente, é a metodologia do Scrum, aplicada no mundo dos concursos.
É algo validado. Não tem erro. É só se jogar no processo.
Esses foram os sete passos para você garantir a sua aprovação em qualquer concurso. E aí, tá pronto pra começar essa corrida? Depois desses sete passos, é muito mais simples do que parece, tá?
Eu garanto, é só começar. Aliás, não se esqueça de baixar o livro grátis que eu deixei pra você começar, tá bom? E também, pra você ter uma estrutura mais completa pra seguir com o passo a passo que eu mostrei aqui, eu recomendo demais que você faça o desafio de 0 a 80% de acertos em 7 dias, que está disponível no app do Aprovação Ágil no Acesso Prata por menos de R$1 por dia.
Faça o desafio e eu garanto que vai valer a pena, tá bom? Gostou desse vídeo? Deixe a curtida.
Não gostou? Deixe a descurtida e me conte porquê. Pode se inscrever aqui também e ativar o sininho, tá bom?
E siga o Bitolê em todas as redes sociais. E baixe o aplicativo da Aprovação Ágil. E compartilhe esse vídeo também com quem está na corrida pra sua aprovação e pra mudar de vida, tá bom?
E lembre-se, ó, o caminho para o sucesso começa com o primeiro passo. Dê o seu agora. Fechado?
Valeu, gente. Um abraço e a gente se vê em breve. Tchau!