Quem Disse que a Salvação não Vem da Mãe - Juízes 4-5 | Luiz Sayão | IBNU

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Estamos acostumados a separar a espiritualidade do ambiente doméstico, e aqui, Débora é apresentada ...
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E quem disse que a salvação não vem da mãe mas que conversa esses trem é essa Como assim salvação da mãe quer saber mais acompanhe conosco aqui na evenew a história de Débora do livro de juízes e não se esquece inscreva-se no nosso canal Aperte o Sininho e multiplique o nosso conteúdo da hiberio para os seus amigos E aí [Música] Já chegou o momento de refletir sobre o que a palavra de Deus nos traz nesse dia tão especial quando a maior parte da humanidade e das próprias igrejas cristãs no mundo estão E agradecendo a Deus
aí pela pelo Dia das Mães né pela importância da família importância da mãe na formação dos seus filhos do Lar nós vamos então refletir sobre a palavra de Deus e vamos falar sobre juízes inicialmente Capítulo 4 um pouquinho do Capítulo 5 e vamos refletir sobre quem disse que a mãe não traz salvação lendo juízes Capítulo 4 nós vamos ver a Bíblia nos dizendo o e depois da morte de Yudi mais uma vez os israelitas fizeram que o senhor reprova assim o senhor os entregou nas mãos de jabim rei de Canaã que reinava em hazor o
comandante do seu exército era sísera que habitava em harosete-hagoim os reitas clamaram ao Senhor porque já bem tinha novecentos carros de ferro e eles haviam Oprimido cruelmente durante 20 anos Débora uma profetisa mulher de lapidote liderava Israel naquela época ela se sentava debaixo da Tamareira de Débora entre hama e Betel nos Montes de Efraim e os israelitas a procuravam para que ela decidisse as suas questões Débora mandou chamar barato e filho de abinoão de quedas em naftalina e disse o senhor E aí eu lhe ordena que reúne 10 mil homens naftaly Cebolão e vai ao
Monte Tabor ele fará que esses era o comandante do Exército de jabim watatakalu com seus carros de guerra e tropas junto ao rio que vão e os entregará em suas mãos Barak disse a ela se você for comigo irei mas se não for não irei responder ô Débora está bem irei com você mas saiba que por causa do seu modo de agir a honra não será sua porque o Senhor entregará sísera nas mãos de uma mulher Então Débora foi a keds com baraque ou onde ele convocou zebulom e naftali 10 mil homens o seguiram e
Débora também foi com ele um pouquinho mais adiante quando lemos agora no capítulo 5 ainda aí do livro de às vezes temos que naquele dia Débora e baraque e filho de abdominal em toaru este Cântico consagrem-se para guerra os chefes de Israel voluntariamente o povo se apresenta louvem o senhor ou só Reis governantes escutem cantarei ao Senhor cantarei com por ambos e casal senhor o Deus de Israel ao Senhor quando sair de sair quando uma chassi desde os campos de Edom a terra estremecer os céus gotejaram as nuvens despejaram água os montes tremeram perante o
senhor o Deus do Sinai perante o Senhor Deus de Israel dos dias de Sangalo filho de anat nos dias de Israel as estradas estavam desertos que viajavam seguiram caminhos tortuosos já tinham desistido os Camponeses de Israel já tinha desistido até que eu Débora me levantei levantou-se uma mãe em isn't e quando escolher novos Deuses a guerra chegou as portas e não se via um só disco do lance 140.000 de Israel meu coração está com os comandantes de Israel com os voluntários dentre o povo louvem o senhor O Livro de Juízes é um livro desafiante inclusive
na hiberio nós temos um um estudo bem aprofundado e detalhado né que foi feito aí pelo Ministério integre dos jovens seguindo aí o material preparado pelo time Kepler e hoje também né Nós estamos tendo um estudo aprofundado aí no nosso estudo bíblico online que acontece durante a semana e o livro chama atenção porque nós estamos aí num cenário de sérias dificuldades o povo de Israel recebendo aí o cumprimento da promessa divina chega a aí na terra de Canaã essa terra tá ocupada pelas diversas Nações genericamente de escrita sair como os canelitas ou cananeus mas eles
não conseguem manter sua a fidelidade para com Deus então em juízes nós vamos ter assim as ciclos não é quando a gente vê o povo Indo atrás dos deuses falsos cedendo à tentação de viver como os cananeus E então Deus permite ou envia a sofrimento sobre eles através de um povo que usa ataque às vezes no ambiente cananitas vezes midianitas e outros que viviam ali a volta e quando isso acontece eles Clamam ao Senhor e pedem perdão Deus então envia um Libertador e esse Libertador trás descanso e paz a terra até que eles começam a
errar de novo e aí nós temos aí esse chamado ciclos de juízes e a interessante Porque aqui no capítulo 4 e 5 onde aparecem as Oi Débora e baraque na verdade você tem um tempo assim especialmente problemático onde Acontece uma opressão sobre a os israelitas por cerca de 20 anos então vamos entender o que que estamos vivendo nesse momento dessa história que aparece aqui no livro de juízes é nós estamos num ambiente né que aparecem algumas referências geográficas aí a nós vamos a menção por exemplo do Monte Tabor nós temos uma referência que tem a
ver com a região do Vale de jezreel né E para entender o que acontece é o seguinte né o povo Israelita Agora vai viver da Agricultura um povo historicamente número de pastoril é a parte do Vale de jezrael tem um vale que que vai de Israel de Norte a Sul na região ali da Galileia perto do da região da Serra do Carmelo Como é chamada a onde aparece na próximo também o próprio Monte Tabor não muito longe de Megido e de razori Então esse Vale atravessa e ele é um um ambiente um espaço onde muitos
problemas de conflito acontece esse também é o mesmo Vale do Armagedom o vale Onde existe fertilidade e a gente vê onde é que tá a questão de quem domina essa região domina não só a produção de alimentos domina o espaço geo-político daquele local e é uma ponto assim é fundamental e significativo para entender o que acontece olhando para esse cenário nós temos os israelitas assim 100 uni o suficiente na tentando sobreviver nesse ambiente aí com a presença dos cananeus e outros povos que uns atacam com certa frequência e é como quem vive hoje no ambiente
semelhante ao de terrorismo né Você tá no lugar onde os espaços não estão bem definidos e de repente Vem uma hora daqui ataca coloca tudo debaixo de uma situação de muito perigo e problema é aí nós temos esse cenário terrível e complicado e a pergunta que a gente levanta nessa história toda é o que que Deus vai fazer como é que vai chegar aí a libertação Qual é o caminho de Deus para trazer a salvação neste momento surge Então essas figuras e são chamados de show fim né do verbo hebraico shabbath que quer dizer aqui
O que são chamados de Juízes mas juízes e sentido não são exatamente isso que nós imaginamos alguém que tá lá no tribunal mas é alguém que governa na verdade então esses governantes eles são curiosos né a gente imagina que nesse momento tão difícil porque tudo que envolve a promessa de vir na continuação da Aliança que Deus fez lá com Abraão parece que tudo isso ocorre um grande perigo nós estamos numa situação de crise muito acentuada e o livro de juízes ele se chama atenção porque Deus vai lhe dar e vai envolver pessoas que a gente
nunca imaginou que seria um protagonistas Nesse contexto de preservação de libertação do Povo de Deus nas histórias do Antigo Testamento então por exemplo Capítulo 4 começa a falando de E aí depois da morte de Woody e quando a gente lê o que aconteceu no tempo de Hud né que a enfrentou o rei de Moabe A Bíblia nos diz assim não menciona que Deus chama o eu uso no momento específico ainda disse que ele era um homem é Canhoto aí consequentemente se você olha para mentalidade antiga a figura de um Canhoto alguém que aparece aqui parece
que não com uma convocação explícita porque por exemplo para Gideão tem um chamado específico Mas você vai ver certas pessoas como jefftec que é apontado como uma pessoa que vende um pano de fundo de uma família com uma mãe com prostituição a gente vê casos assim por exemplo sangaro né o filho de análise que matou seiscentos filisteus com agulha de goleiro também libertou Israel assim é uma frase de um versículo Acabou então livro de Justiça da senha de surpreender gente porque aparecem figuras muito humana muito limitadas muito fora de qualquer perspectiva ideal Talvez o juízo
sem né que a gente de fato conheça mais E ouça falar é o próprio sanção que tem uma história assim um tanto quanto estranha né o homem forte e poderoso que vem seus filhos teus mas enganado por Dalila e que acaba assim trazendo a grande vitória sobre os inimigos e inclusive perdendo a própria vida Num Episódio assim tanto quanto doloroso Então nesse ambiente de tanta realidade crua e absolutamente Inesperada surge a figura que a gente não esperarei até os nossos preconceitos as ideias pré-concebidas é essa coisa que muito comum pessoal dizer não aqui na Bíblia
você só tem machismo e não sei mais o que surge a figura de Débora e Débora vai aparecer descrita como a pessoa que num dos períodos mais longos de opressão surge como protagonista da libertação da salvação de Israel no contexto da época do juízo Quem é essa Débora e como é que a gente entende o que tá acontecendo aqui o texto diz para gente que já vim né a Versículo 2 e é bastante assim provocativo texto porque diz que o senhor tinha entregado o povo é Como Deus nos descaminhos humanos naquilo que parece ser uma
realidade e é impensável ele foi o autor direto dessa situação de sofrimento e dor que cai sobre Israel e aqui é muito importante a gente entender isso porque é muito fácil e enxergar Deus na nossa vida quando momentos aprazíveis Nos alcançam e parece que quando o cenário é desfavorável a gente de alguma maneira de empenho de Deus distanciado ausente ou de alguma maneira diferente do Deus todo-poderoso e soberano como ele é bom e como vemos aqui O senhor já feito isso já bem Possivelmente para aqueles mais críticos e vão encontrar o mesmo nome de um
rei mais tarde é e que alguém pensa mas por que que tem outro nome será que tem um erro não já vem provavelmente um título é como falar faraó rei abimeleque ele reinava em hazor e é uma cidade próxima ali do Vale de jezrael pouquinho mais ao norte e tinha né o seu Comandante de exército cinza e eles estão fortemente armados aqui o texto fala de 900 carros e claro que são carros de guerra e carros aqui apresentados povo de Ferro Talvez seja uma palavra genérica para se referir ao metal né que a palavra ferro
pode ter essa variante de significado e eles haviam Oprimido Israel durante 20 anos e então de repente o texto entra com a informação e onde aparece Débora cujo nome em hebraico quer dizer abelha que é descrita como uma profetisa e aqui a gente dá uma parada O Profeta é aquela pessoa é que traz a palavra Divina nós temos diversos tipos de profetas no Israel antigo você tem por exemplo os profetas literários que deixaram seus escritos como Isaías Jeremias amostra Ábaco e que são profetas digamos assim principalmente teólogos no sentido mais básico da palavra intérpretes da
história e marcados por um senso muito nítido de ética de justiça e de palavra de esperança a respeito da futura intervenção divina não é exatamente o tipo de profeta que nós temos aqui no caso do a gente tem profetas extraordinários Como Elias Eliseu que foram únicos as inclusive com Milagres impressionantes nós temos profetas que trabalhavam junto com o rei no caso do Nathan Edgard que eram assessores da corte israelitas na época do reino na sua glória e você tem aqui especialmente Neste período do juízo e até mesmo antes né dessa chegada da monarquia esses profetas
que são impulsionados pelo Espírito de Deus Às vezes o manifestações fortes e e significativos né como a gente pode olhar lá em segundo Samuel Capítulo 9 Capítulo 10 né e Débora aparece aqui como uma profetisa alguém impulsionada pelo Espírito de Deus que traz a palavra divina com a respeito e as diretrizes e os caminhos que Deus apresenta para o seu por isso chama atenção porque tem uma pessoa na condição de profeta ou de profetisa é alguém que tá nessa relação de sintonia diferenciada por Deus alguém sobre quem a mão de Deus está né muita gente
expulso mais uma parece que nem um chamado Divino para Débora como também não aparece um chamado para eu disse anteriormente a mais o fato dela ser profetiza faz toda a diferença e é interessante isso porque nós temos poucas figuras explícitas de profetisa em toda a bíblia é claro que o mundo antigo o mundo de protagonismo masculino bastante explicitado mas você tem as figuras de milhã ce tem as figuras de muda a AF Oi Débora você vai ter profetizas no Novo Testamento por exemplo as quatro filhas de Filipe conforme o relato de Atos mas elas não
são é grande número portanto Débora aparece aqui como uma figura proeminente ela vão dizer e invade a cena de maneira Inesperada porque você tava um conflito no ambiente de guerra vamos dizer nessa situação de refém do terror de um povo em estável uma terra que na verdade está sendo no final das contas disputada a nessa situação tão instável de repente aparece uma mulher e além de ser uma mulher ela é ela destacada como profetisa e e portanto ela tem uma função significativa que envolve a um papel que tem a ver com a espiritualidade com ação
de deusa dos a Deus na sua vida ela vai trazer cozinha no cântico de Débora você vê elementos proféticos ali Débora vai ser descrita na sequência é muito interessante dizer o que o texto diz mulher de lapidote da pilote o seu marido o nome indica tochas na indica ideia de iluminação a e aparece então descrição de Débora no eixo familiar é muito interessante porque nós estamos acostumados né com a ideia muito comum a polarizada de que se alguém por exemplo tá dedicado a espiritualidade que essa pessoa não entende nada da realidade secular esse alguém é
um cientista um estudioso e o Pensador essa pessoa certamente vai ser um cético questionador um ateu se alguém quem está envolvido com o mundo financeiro o mundo do mercado o mundo do trabalho intenso essa pessoa certamente não vai entender nada sobre os profetas EA profundidade de religiosa da fé e quando se pensa numa mulher é como nós temos na história várias mulheres destacadas aí hoje na história brasileira a gente tem nome sair com uma princesa Isabel a gente tem a Anita Garibaldi a gente tem referências que atravessam a história a gente imagina uma mulher na
posição de liderança mulher fazendo diferença mas essa mulher certamente não vem ao caso a sua vida pessoal e familiar aqui não Débora pode ser quem for ela é profetiza Mas ela é esposa ela tem família ela é descrita inclusive o texto nem diz o lapidote no esposo e não ela é mulher de lapidote então começa a ser delineado texto a figura preponderante de uma mulher que vai ser decisiva na realidade futura de Israel que pode desaparecer sobre os ataques nas cananeus e ela é a mulher e tem essa relação diferenciada com Deus ela é por
um certeza mas ao mesmo tempo ela é esposa ela é mulher ela pertence ao lar ela não estabelece uma relação de diz conexão entre uma coisa e outra diferente de Algumas propostas polarizadas que estabelece uma relação de conflito e de oposição entre as duas realidades o que não faz o mínimo sentido e além dela ser profetiza além dela ser esposa o terço vai dizer liderava Israel naquela época literalmente ela era juíza de Israel naquela época e aí a gente precisa entender as idades do mundo antigo elas eram cidades muito limitadas e pequenas é não é
uma cidade como a gente pensa hoje em uma cidade de 500 mil em um milhão de habitantes não são vilarejos muitas vezes com mil pessoas ou um pouquinho menos às vezes um pouco a mais e é a cidade tinha uma uma maneira de se organizar onde havia uma entrada e o líder da cidade às vezes chamado de rei ou aquele que a governava ele ficava ali assentado e exercia esse papel de governo é e que também incluía o julgamento de certas situações necessárias lembra Salomão por exemplo chega diante dele lá para julgar o caso das
duas mulheres né então esse senta junto à porta da cidade que eu não tenho um fórum e Alice Toma decisões que são importantes de natureza jurídica esse da diretriz do que deve acontecer Débora é interessante ela vai ser uma juíza no sentido de ser a governante Tão ela é uma Líder política e aqui chama atenção porque nós não temos nós temos os diversos juízos não chamado juízos maiores e menores aqui no livro né que são chamados 6 e 6 i a i i nenhum outro juízo é certo Samuel é descrito como profeta também então em
toda a Bíblia um governante um juiz que seja profeta nós só temos dois casos um homem que é Samuel e uma mulher que a Deborah E então é muito forte isso de tal maneira que o texto disse que ela é juíza libera Israel nesse momento e a coisa ficou tão definida que ela se sentava debaixo da camareira de Débora né algumas versões falam de Palmeira de Débora Almeida é uma palavra genérica a palmeira comum descrita no texto original a palavra Hebraica Tamara é uma um pé de Tamara Então você imagina é que nesse mundo bem
antigo com o fio peculiar né de uma sociedade muito mais simplificada ela ficava debaixo da Tamarineira que era conhecida como Tamareira de Débora quer dizer ela queria tanto de estar que tanta força tanto a capacidade de marcar a história por quem ela era na sua condição de liderança que o pessoal já passou a Tá vendo aquela ali aquela Tamareira de Débora na as tamareiras crescem geralmente na região um pouquinho mais árida e ela fica entre hama e Betel nos Montes de Efraim ou seja na parte do Norte de Israel é um pouco acima da região
de Jerusalém e os israelitas a procuravam para que ela decidisse as suas questões Então veja que coisa o signo citada por isso que é tão importante ler e estudar a bíblia com atenção que a gente ver como muitos estereótipos e perspectivas que a gente tem sobre sérias várias coisas são muito limitadas por gente ver o texto bíblico na sua amplitude e aqui chama atenção a esses dias mesmo eu escrevi um texto aí Dizendo Não existe mulher virtuosa porque a palavra Hebraica é feita cair literalmente a mulher guerreira é a palavra rarely problema descreve o o
exército do próprio Faraó a palavra virtuosa é fraca né para representar tudo aquilo que tá ali e a descrição daquela mulher de provérbios 31 por exemplo envolve uma série de atividades diferentes que mostram os diversos tipos de mulher que nós podemos ter com suas qualidades aqui de uma maneira e ali de outro e aqui Débora ela quebra tudo isso que as pessoas imaginam o antigo a mulher não podia nem dizer bom dia né que se ela quisesse pentear o cabelo eu precisava pedir permissão para o marido né então Existem certas coisas assim que realmente falta
uma percepção do conhecimento do próprio texto todas Imagina só E aqui o texto não diz que vinham lá apenas algumas mulheres pedir para ela se elas devem cozinhar isso aquilo não eles vinham os israelitas vinham para que esse decide se as suas questões Então esse governo na envolve uma liderança que é uma liderança de quem de fato está nessa condição de governante e ao mesmo tempo um papel jurídico Então Débora é absolutamente decisiva na vida do Israel antigo e de repente surge o momento decisivo da história Oi e esse momento decisivo da história é a
pressão sobre o povo tá tão grande e Débora e tomando a convocar um general é interessante aqui você tem uma profetisa mostrando a sua relação de espiritualidade na sua conexão com Deus você tem uma mulher do Lar uma mulher que faz diferença e é descrita na sua relação com seu marido EA sua função é como quem governa e julgue decide o povo e no momento específico ela precisa tomar uma posição e ela manda convocar um grande líder militar e Aqui nós temos Deborah como uma pessoa que age no momento certo e tem força e capacidade
de encorajar quem precisa ser encorajado no momento adequado ela manda chamar Oi aqui é que tem toda a sua descrição E vivia mais ao norte lá e naftalina ele disse na região próximo ali do mar da Galileia o senhor o Deus de Israel lhe ordena veja que palavra de autoridade da parte de Débora o senhor ordena aquela traz uma palavra na sua condição não só de quem governa mas como uma palavra profética porque a traçar a ordem de Deus que ele viesse a reunir dez homens de Israel é das Tribos ali mais ao norte na
da Lei e zebulom e vai um Monte Tabor mal-estar porque fica na parte mais ocidental do Vale de jezrael nessa área muito rica em termos de fertilidade e é um monte de inclusive da transfiguração na que a gente tem um monte aí de quase 600 metros de altura é e que é muito peculiar redondinho assim que uma vista no Vale ela é assim tanto quanto tempo se ele falar que se ser o comandante do Exército de jabim vai atacá-lo com seus carros junto ao Rio quisom e os entregará em suas mãos então a direção de
Deus no momento crucial da história que é interessante para a gente ver aqui a força decisiva de Débora na história antiga de Israel uma força que tem inspirado tantos líderes e muitas vezes mulheres que tem feito a diferença na história é bar aqui é curioso né ele mostra a dificuldade desse momento quer dizer o pessoal tá sendo Oprimido a 20 anos a gente sabe que esse pessoal tem é carros de guerra e que eles são poderosos esse negócio de você me dizer o valor lá lutar não é tão fácil assim tão barato e meio que
vacila mesmo sendo trazido aí a palavra aqui vem como de alguém que traz uma palavra profética da parte de Deus e aí o bar aqui vai dizer interessante né como Débora se torna um Esteio de coragem né E ele disse você for comigo eu irei mas se não for não irei é impressionante a força dessa mulher na sua postura de quem dirige o povo de Deus no momento tão crucial da história respondeu Débora está bem irei com você interessante que Débora a gente nesse texto é tanta maldade né na conversa foi só mais barato é
isso parar aqui aqui lá Débora não sei o quê e tem um monte de Juiz o texto escapa de todos esses juízes todos esses juízos não é sobre o juiz aqui e ele vai direto ao ponto como Débora diz é o que importa agora é tomar a decisão então eu irei com você ela não vai aqui vamos dizer dizer puxa bar aqui que vergonha Então você está despedido não vai mais né mas ela vai descrever a situação olha mas saiba que por causa do seu modo de agir a honra não será sua porque o Senhor
entregará sísera que é o Comandante nas mãos de uma mulher certa forma existe aqui essa coisa forte na Bíblia muito forte em juízes é que Deus a faz a sua obra para mostrar que o poder EA glória pertence a ele de maneira inusitada ou seja as pessoas que o status cor é que a sociedade não imagina que as expectativas do Poder humano e esperam não vai ser bem assim então momento tão cruel difícil em que os israelitas tem pouca Esperança em que você tem um general do e ele vai falhar e a glória dessa decisão
certa forma cai principalmente sobre Débora e depois sobre uma mulher já é o que vai acabar é surpreendendo Cícera E então assim as coisas vão acontecer e assim Débora foi aqueles com bar aquele convocou zebulom e naftali os dez mil homens o seguiram Débora foi com ele e eles então acabam sendo vitoriosos o texto vai dizer né Versículo 16 um pouco abaixo depois né da Batalha né que o senhor está vejo verso 14 melhor a Débora disse também a barata vai esse o dia que o senhor entregou o Cisne em suas mãos senhor está indo
à sua frente então barata e desceu o Monte Tabor seguido por 10 mil homem diante do avanço de bar aqui o senhor derrotou os fizera e todos os seus carros de guerra e o seu exército ao Fio da Espada e se e eu do seu carro e fugiu a pé baraque perseguiu os carros de guerra o exército até harosete hagoim todo o exército de sísera caiu ao Fio da Espada não sobrou um só homem e interessantes Débora a mulher de lapidote Débora a profetisa Débora a mulher que é juíza conselheira e que governa ali Israel
neste momento Débora que é a base da Coragem da intrepidez da tomada de decisão no momento fundamental para a preservação do Povo na história da Redenção e o que que a gente pode entender daquilo que envolve tão e maneira especial a figura dessa mulher única do livro de juízes e até mesmo podemos dizer na história bíblica não temos uma outra Débora alguém com um destaque tão significativo assim e chama atenção quando a gente lê a sequência do capítulo 15 que o Capítulo cinco vai trazer para nós aqui uma outra Débora que surge nesse cenário a
Débora que surja aqui é a Débora poetisa é a Débora que escreve o cântico Onde onde você encontra a arte e adoração é tudo aquilo que caminhou na vida dela é interessante né a sua qualidade aí é como estrategista e governante a sua condição de mulher do Lar a sua posição aí como profetisa agora ela desfila um Cântico especial que aliás é uma das peças literárias mais importantes da bíblia para estudar a língua hebraica mais antiga o texto ele é muito extraordinário ele tem elementos assim que chamam a atenção e o texto o s naquele
dia Débora e baraque que entoaram esse Cântico mas quando a gente vai ver ele vai ser descrito na primeira pessoa por isso corretamente ele é chamado o cântico de Débora quando apresenta né esse cântico de Triunfo essa adoração a Deus pelo livramento ela salvação e veio através da instrumentalidade de Débora então o pessoal vai falar consagrem-se pa Guerra o chefe de Israel voluntariamente o povo se apresenta louve o senhor Ouçam Reis o Senhor e tem esse elemento da descrição assim teofania né que o senhor saiu de sair é a terra estremeceu os montes tremeram é
o senhor o Deus do Sinai o Deus de Israel e vai tudo isso sendo apresentado fala dos dias anteriores de Sangalo do sofrimento do povo que já tinha desistido até que e eu Débora me levantei E aí é impressionante levantou-se uma mãe em Israel a descrição bíblica vai mostrar que meio que apoteoticamente se fecha é em torno da figura emblemática Libertadores Salvadora de Débora é que ela é uma mãe em Israel o texto bíblico não dá detalhes para gente se Débora teve filhos explicitamente filhos naturais mas é muito provável que sim porque podemos dizer isso
espero que ela é casada com lapidote e no mundo antigo fato de alguém não ter filhos particularmente no na Bíblia Hebraica é algo que chama atenção de uma maneira muito forte né então esse tema por exemplo da mulher estéril é que é abençoada por Deus e que Deus age né até que ela tenha um filho que você vai ver na história das matriarcas aí com um Sara com Rebeca Raquel e depois a gente vê na história de Ana por O Samuel é esses elementos ele chama atenção então eu serei estranho demais uma pessoa como Débora
se fosse externa não tivesse tido nenhum filho e que a Bíblia não apresentasse qualquer discussão e se A esse respeito porque que não aparece qualquer detalhamento por que isso não é pertinente a estória é pertinente ao que vai acontecer no cenário da época da libertação que vai se dar entre os israelitas mas como temos a seu marido lapidote e ela e sua esposa são uma família muito possível já tenha sido mãe de fato mas o interessante aqui aparece aí dá ideia de uma espécie de mãe e na minha maneira de entender era mãe o sentido
literal do termo mas que levantou-se uma mãe em Israel tão O que que a gente percebe que tudo que engloba e a grandiosidade da figura de Débora está ligada a essa realidade fundamental que Débora é mãe e ser mãe envolve o uma Preciosidade tão fundamental que tem a ver com a ideia de nutrição com a ideia de orientação com a ideia de transmissão de espiritualidade com a ideia fundamental de encorajamento e com esse Triunfo especial que vem por essa condução extraordinária de perfil feminino que faz parte da caminhada da vida é infelizmente uma sociedade adoecida
é fica confusa quando a gente pensa na realidade de pai e mãe de marido e mulher a tendência muitas vezes numa revolta confusa contra a abusos de papéis não se entende que homens e mulheres apesar de terem o mesmo valor diante de Deus e de serem iguais em termos de dignidade é e ninguém ser essencialmente superior ao outro eles não são equivalentes existe um jeito de ser um coração na alma um olhar uma peculiaridade e tão importante Observar isso no papel de pai como é importante no papel de mãe o que o texto de Juízes
começa a moça Oi gente quando ele vai no desfecho quando Débora aparece em primeira pessoa e vai dizer olha ela poder lhe dizer porque eu sou a Ungida do Senhor e que trouxe aqui para vocês a palavra que se cumpriu e nós vencemos vez ela fala não porque eu aqui como a grande esposa que foi apoiada pelo meu marido eu consegui chegar lá Ao invés dela se apresentar não eu como o grande governanta na hora do vamos ver eu cheguei junto e resolver a parada ela se apresenta como mãe em Israel e nesse sentido a
gente precisa ver a Preciosidade da formação das pessoas das Crianças desde a sua tem realidade através desse missão desse papel único que ninguém pode substituir que exatamente o papel de mãe esse é o nosso mundo hoje tem uma tendência de observar coisas grandes proeminentes parece ter um valor especial e despreza coisas pequenas e menores quem é a grande mulher vencedora nessa história essa mulher que vai trazer esse papel Maternal sobre a sua própria família e que se desdobra para a história de Israel e que vai ser a salvação de Israel nesse momento é uma pessoa
de sensibilidade espiritual as mães que tenha sensibilidade espiritual ela semeiam isso no coração dos seus filhos ou uma marca que permanece é de uma maneira impressionante você vai ver a história de Timóteo né aquilo que começa lá com eunício com Lloyd atravessa a geração pela influência espiritual da mãe e a gente vai ver uma atitude tão extraordinária e que se observa da mulher que apesar do seu sucesso apesar da sua posição ela não deixa de ser do Lar a relação dela com o seu marido permanece normal diferente de mulheres nada sábias que a partir de
um pouco de destaque entra numa relação de conflito em casa buscando uma proeminência problemática e acabam prejudicando os próprios filhos um protagonismo adoecido e não tem a relação de crescer juntos numa proposta de parceria você ver esse esse Toma essa liderança de batom aqui né de Débora que sabe conduzir que sabe julgar uma mulher sábia que com o seu Tom não faz diferença na construção da história de Israel EA tão importante que homens e mulheres sejam parceiros na construção da justiça e da liderança e não adversários ou reféns uma polarização indevida e finalmente a gente
vê o grande destaque que Barack pode ser quem for mas como todo mundo bar aqui também precisa de uma mãe eu tenho visto pessoas exageradamente inseguras na sua vida eu tenho visto pessoas assim com bastante capacidade mais com alguma espécie de lacuna profunda e às vezes não quer dizer nem que seja Culpa da pessoa ocupa dos Pais essa questão não é bem assim mas às vezes você percebe que faltou uma sintonia né porque uma das coisas mais importantes que uma mulher sabe até na condição de mãe é de saber o Guará já fortaleçam e coração
de mãe que tipo eu tô com filho ou a filha até o momento impensado e a gente se vê essa mãezona Débora fazendo a diferença Deus abençoe as mães no dia de hoje Deus abençoe a sabedoria bíblica que nós encontramos na história de Débora e por incrível que pareça no momento tão difícil da história de Israel quando a gente já não tinha esperança de libertação não é que a gente descobre que a salvação veio da mãe Deus abençoe a todos feliz dia das mães E aí [Música]
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