Às vezes, açoitados pelas urgências da vida, perdemos o equilíbrio e caímos nas valas do desespero, desânimo e preocupação. Não se preocupe! Não devemos permitir que a preocupação nos domine.
Ninguém deve desperdiçar seu precioso tempo nesse humor suicida de preocupação. Pare de Se Preocupar. Swami Chinmayananda.
Sabemos que só pode existir dois tipos de situações com as quais geralmente nos preocupamos: as inevitáveis e as remediáveis. Não podemos fazer nada a respeito daquilo que é inevitável. Portanto, não precisamos nos preocupar.
O que pode ser remediado, podemos fazer por meio de esforço e ações corretas. Naturalmente, então, por que devemos perder tempo e energia nos preocupando? Levantemo-nos, apertemos o cinto, arregacemos as mangas e trabalhemos para remediar a situação que ameaça nos preocupar.
Sempre que um pensamento surge em nossas mentes e se apaga, uma quantidade de energia é desperdiçada. Sofremos com um milhão de pensamentos e agitações a cada minuto. Assim, nossa força está constantemente sendo desperdiçada em um milhão de direções.
A preocupação é uma preciosa energia, desperdiçada em direções improdutivas e erradas. Ela custa muito e produz resultados ruins. Não desperdicemos nosso tempo e energia em preocupações.
Essa vitalidade assim dissipada, se diretamente transformada em ações corretas, poderia eliminar todas as preocupações. Honestamente, isso é tão lógico que é quase óbvio e, no entanto, continuamos nos preocupando. Então, existe algum remédio para essa tragédia?
“Pare de se preocupar”. “Pare de se preocupar” é o único remédio eficaz para todas as preocupações. O Vedanta aconselha um caminho, um exercício diário, simples, mas eficaz: Ficar quieto, a arte do relaxamento.
Em nossa vida atual, carregamos uma carga desnecessária de preocupações, medos, ansiedades e excitações. Mas não precisamos permitir que essa carga nos esmague, apesar disso, podemos aprender a fortalecer nossos ombros e endireitar nossa coluna vertebral. Esta técnica é conhecida como: “Fique quieto”.
Pelo menos dez minutos por dia, fique totalmente relaxado, não apenas no corpo, mas também na mente e no intelecto. Quanto mais bem-sucedido o meditador conseguir relaxar, mais facilmente poderá retirar toda a atenção extra de sua estrutura física. Permita que seu corpo se sente em total relaxamento.
Vamos descansar em paz por alguns minutos. Devemos aprender a relaxar, e nos retirar de todas as nossas preocupações e medos, ansiedades, luxúrias, paixões e dores. Fique relaxado, feliz, confiante e satisfeito como uma criança inocente brincando aos pés de sua mãe.
À medida que o corpo relaxa, descobriremos que a mente se agita descontroladamente, e nosso intelecto também se torna tempestuoso com pensamentos rodopiantes. Neste tornado pernicioso lançado por nós mesmos, encontraremos todas as nossas preocupações, medos, arrependimentos, paixões, apegos, decepções, até mil coisas mesquinhas totalmente esquecidas por nós - todas elas se estilhaçando e juntas abrindo uma interminável coluna infernal. Mas devemos ter coragem, não devemos nos desesperar.
Calmamente, observemos o caos louco e furioso; sorria e observe alegremente, não corremos nenhum perigo. Estamos apenas observando o caos, das torres seguras de nossa força espiritual. Assim, mantenha a paz e o equilíbrio no coração.
Em total serenidade, apenas observe. Durante esses momentos de observação, somos apenas uma “testemunha” de nossos próprios impulsos internos, e uma “testemunha” de nosso mundo exterior. Como testemunha, somos um observador passivo, mas alerta.
Não nos envolvemos nem participamos das confusões. É sempre em nosso envolvimento e participação que nos tornamos vítimas, da fúria interior ou das tempestades dilacerantes no mundo exterior dos problemas. Se você for equânime o tempo todo, não haverá nenhum problema no mundo que possa te prejudicar.
Esta é a atitude de Vairagya, o desapego. Nossa mente repousa em seu próprio equilíbrio, enquanto observa a dança frenética dos acontecimentos ao nosso redor e dentro de nós. Em tal situação, verifica-se que a dança louca da mente se aquieta por si mesma.
Apenas observando, afundamos em quietude. Em quietude, descanse. Se conscientemente descansarmos nossa mente, por pelo menos dez minutos todos os dias (de manhã ou à noite), então nossa mente pode ser revivida de toda a sua fadiga e pode ser recarregada com todas as suas irresistíveis potencialidades.
O descanso consciente é o segredo para revitalizar uma mente exausta.