Aníbal Quijano - Colonialidade do poder e eurocentrismo

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Prof. Gabriel Maia (Canal Humanoide)
Oi gente, tudo bem? Hoje vos trago o segundo vídeo da série sobre Aníbal Quijano. Qualquer dúvida, d...
Video Transcript:
como a gente já falou último vídeo agora nós temos uma perspectiva da realidade eo modo de produzir conhecimento que a gente conhece como eurocentrismo e têm seus pilares baseados principalmente no capitalismo na idéia de modernidade do europeu ocidental na idéia euros entrada de todas as relações sociais bem hoje a gente vai falar um pouco mais da comunidade do poder é acredito que o último vídeo foi super importante pra dar uma introdução do pensamento do que ano agora a gente parte para uma leitura é de como se estrutura essa esse poder ciclomobilidade do poder e como
que é disso também evidenciado nos próximos vídeos como que é esse poder vai permanecer até os dias atuais pra começar eu preciso deixar claro aqui que errando que uma leitura de capital diferente de outros autores muitos autores de é dizer que o capital ele surgiu no final do século 18 começa no século 19 com a máquina fatura ea transformações as relações de produção que trouxeram é uma classe dominante que é e uma dinâmica econômica totalmente diferente que a gente tinha visto anteriormente na história é pra quê ano já não é assim pra que errando a
leitura do que a capital como uma forma de mercantilizar a força de trabalho de tornar a força de trabalho mercadoria tenha lhe e sua origem em meados do século 12 século 13 porque durante esse processo do renascimento comercial urbano da expansão é da cidade os aglomerados urbanos no final da idade média principalmente é depois do século 13 até o início da modernidade a gente tem é o qq ano vai atribuir como capital mas para o capital se concretizar mesmo como estrutura de poder ele necessitou segundo autor de uma articulação de dominação com outros povos a
américa escravizada como é base para exportação de matéria prima foi uma necessidade do capitalismo para ele se concretizar como é estrutura de poder dominante então essa é a principal perspectiva que a gente é tem como base com essa autor como disse no último vídeo que ano trabalha com a idéia de civilização é para os europeus é de maneira observar a unilateralidade das visões eurocêntricas o europeu é por si é considerar o civilizado eo racional vai partir do estado de natureza como uma evolução para chegar ao estado da sociedade civil européia se é que seria então
o estado civilizado e racional todos aqueles que estariam é alheio a essa sociedade civil serão alheios ao que eles pregam como sociedade civil a eles os europeus ocidentais estariam anteriores nessa escala evolutiva e mais próximos do outro estado primitivo do estado de natureza então por isso eles eram mais próximos de serem da natureza do que racionais e vai tratar um pouco mais sobre isso neste vídeo é importante deixar claro aqui que os europeus quando vão categorizar as pessoas como raças vai tirar delas a sua singularidade nós não tínhamos negros não anteriormente as pessoas foram categorizadas
racialmente dessa forma anteriormente não tinha essa categorização quem é negro que não é existe um é diversos grupos sociais que se caracterizam por outros nomes é mais por afinidade e por questões culturais por exemplo não existe um negro se chama yorubás existiam luz existem outros tipos de aglomerações é de pessoa é de grupos sociais não existiam indícios existiam astecas maias nuncas é tupinambás tupiniquins é tupi guarani existe ou outros tipos de aglomerações e é esses grupos sociais é foram é deixados à foram retirados na sua subjetividade cultural foram retirados à sua identidade para se tornar
então o índio para se tornar então o nem e categorizados como diz no último vídeo com relação ao trabalho né categorizados é com relação à sua função na estrutura de poder mundial que agora está se instalando a estrutura da comunidade do poder essas pessoas então não tinham mais legitimidade para produzir história a produção histórica sempre agora está área voltada para essa linha do tempo do estado de natureza a sociedade civil racional que os europeus ocidentais alcides clubes se descobrirem branca brancos e racionais vão um pouco para a o o o resto do mundo emprego primeiramente
na américa mas para o resto do mundo também ea partir daqui que a gente parte da discussão do que é o corpo eo não corpo porque porque essa discussão mesmo já sendo debatido há muito tempo na europa é uma discussão que vai é e influenciar diretamente nas relações sociais que estão sendo fundada saque o corpo sendo é 11 um elemento da natureza ele está atrelado à ideia de irracionalidade e o não corpo muitas vezes categorizado religiosamente como alma e também pelos modernos como razão é aquilo que categoria é o ser humano enquanto humano e isso
vai diferenciar as pessoas na estrutura de hierarquia racial exemplos a mulher que já tinha na estrutura de poder da europa uma categorização qual era só o corpo da mulher já era categorizado a mais para o corpo mais para a natureza e menos para a racionalidade de vida a estrutura patriarcal burguesa instalado na europa agora vai ter outra categorização a mulher que estava dentro da estrutura realizada nas raças consideradas inferiores justamente porque estavam em prova sociais considerados atrasados em relação à europa naquele momento eram mulheres que eram tratadas com mais desprezo à é com relação à
sua intelectualidade do que os próprios homens que eram é colocado na estrutura de raça e como inferiores na então a gente vai ter essa é essa mudança de como ver a estrutura social a partir da idéia de quem é irracional e que não é baseado no que é ser humano para os europeus o que é ser humano para o branco que vai se descobrir branco a partir do momento que categoriza américa que categoriza américa como assim categoria da américa categoriza américa segundo presentes raciais e de trabalho ok então aqueles que são levados à américa também
estão nesse pau de transformação das estruturas de poder que vai levar à construção da colonialidade do poder beleza enfim gente acha que é isso espero que eu tenha ajudado você de alguma forma nos próximos vídeos vou tentar é terminar de falar sobre esse texto que hanna comunidade colonialidade do poder europa três da américa latina eu é recebia pedidos com relação a outros textos do que ano e quero dizer que vou trazer também em breve eu vou conseguir é realizar alguns roteiros diferentes com relação ao autor beleza então fiquem aí me acompanhando que é tá pra
chegar coisa nova beleza gente é então é isso se inscreva no canal é comentem estiver em alguma dúvida e passa [Música]
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