[Música] Gabri Garcia foi um escritor jornalista e ativista colombiano Nascido em aracataca em 6 de março de 1927 e falecido na Cidade do México em 17 de abril de 2014 ele é amplamente reconhecido como um dos mais importantes autores latino--americanos e um grande mestre do Realismo Fantástico Garcia Marx recebeu Prêmio Nobel de Literatura sendo conhecido por obras icônicas que exploram a vida e a cultura da América Latina Gabriel Garcia Marx ou gabo é conhecido por várias obras primas e aqui eu vou trazer para vocês algumas delas primeiramente 100 anos de solidão de 1967 um dos
romances mais célebres de Garcia Marx que narra a história da família buendia ao longo de várias gerações na cidade fictícia de macondo o amor nos tempos do cólera de 198 uma história de amor Épica entre Florentino Ariza e Fermina dasa que abrange décadas e explora o amor em suas diversas formas Crônicas de uma morte anunciada de 1981 um romance que explora a inevitabilidade de um assassinato e a dinâmica de uma pequena cidade narrando a história do assassinato de Santiago nazar o Outono do Patriarca de 1975 que é um trato do poder e da Solidão centrado
em um ditador que domina um país fictício dentro da América Latina o Amor e Outros demônios de 1994 uma história de amor e obsessão envolvendo uma jovem com os cabelos rubros que se acredita estar possuída por demônios [Música] [Música] o realismo mágico é um estilo literário que combina elementos fantásticos com a realidade cotidiana neste gênero ou nesta técnica de escrita o sobrenatural é apresentado de maneira normal e aceita pelos personagens criando assim uma de que o extraordinário o absurdo é parte da vida comum daquelas pessoas [Música] [Música] [Música] o realismo mágico traz algumas características como
por exemplos elementos Sobrenaturais coisas mágicas que acontecem que não tem nenhuma uma explicação lógica traz também um ambiente realista né o cenário e os eventos são baseados em situações do dia a do cotidiano do rotineiro do pacato também enfatiza a narrativa fluida a linha né entre o real e o fantástico é frequentemente borrada dentro do Realismo mágico traz personagens complexos esses personagens que geralmente T profundidade emocional e cultural Você pode encontrar o realismo Mágico em algumas obras do Gabriel Garcia Marx como por exemplo em 100 anos de solidão a mágica convive com a história da
família buendia em macondo em Amor nos Tempos do cólera o livro explora temas de amor e passagem do tempo com um toque muito poético o realismo mágico é essencial para a criação de uma atmosfera única e envolve os leitores em uma experiência que desafia muitas vezes a lógica Gabriel Garcia Marx teve um Impacto Profundo e duradouro na literatura Especialmente na forma como a América Latina é percebida e representada no mundo e aqui eu posso trazer para vocês alguns aspectos deste impacto como por exemplo já citado anteriormente a questão do Realismo mágico o gabo é frequentemente
associado a essa técnica de escrita por quê Porque é um estilo que combina os elementos fantásticos com a realidade cotidiana então a sua obra ajudou a popularizar esse gênero ou esse estilo influenciando muitos Escritores da América Latina e também em outras partes do mundo como também as narrativas sobre a América Latina Ele trouxe à tona a complexidade da vida latino-americana explorando temas como identidade como política e a história daquela região obras como anos de solidão não apenas retratam a cultura mas também refletem as lutas e a riqueza da experiência latino-americana tá também presente essa questão
do estilo e da linguagem por quê Porque a sua prosa é uma prosa rica é uma prosa poética que utiliza de muitas metáforas e simbolismos que cativam o leitor essa abordagem eleva a narrativa na literatura demonstrando que a literatura pode ser tanto uma forma de entretenimento quanto também um meio de reflexão profunda e também de crítica social fora tudo isso também vem um reconhecimento internacional enorme pois ao ganhar o prêmio nóbel de literatura em 1982 o Gabriel Garcia marqu ajudou a colocar a literatura latino-americana em um palco mais Global atraindo a atenção de leitores e
críticos para essa região muita vezes deixada de lado que é a região latino-americana além do romance suas habilidades como contista e jornalista influenciaram muitos autores em diferentes formas de escrita incluindo ficção não ficção e também o jornalismo literário [Música] [Música] é impossível abordar a obra de Gabriel Garcia marqu sem situá-la dentro do seu contexto tanto histórico quanto literário a década de 1960 de certa maneira foi a década das possibilidades para a América Latina muito influenciada na época pela Revolução Cubana e pelas alternativas que o movimento representava na época t [Aplausos] [Música] [Aplausos] C [Música] mas
também é preciso lembrar o contexto mais estritamente literário por sua vez igualmente influ AD pela conjuntura Continental que ficou mais Ampla dessa forma é necessário tratarmos de um dos pontos mais senão Talvez o mais importante de todos os pontos que esse movimento estético literário dentro do século XX presente na América Latina que é o realismo mágico mais uma vez aparecendo aqui na nossa conversa existe um escritor chamado alero carpentier é um escritor e é a ele que se atribui a paternidade sobre o nascimento dessa técnica de escrita o realismo mágico ou Realismo maravilhoso [Música] [Música]
foi com a publicação do seu segundo romance que se chama o reino deste mundo lá de 1949 e de seu prefácio especialmente que o autor cubano estabelece os pilares da literatura do Real maravilhoso ou do Realismo mágico ali se encontra tudo aquilo que os romancistas posteriores incluso nisso Gabriel Garcia Marx pretenderam aplicar em suas obras ou seja buscar aquilo que caracterizaria os povos latinoamericanos enquanto Tais eu quero trazer para vocês agora o trecho do prefácio do livro O Reino deste mundo escrito pelo carpentier Então vamos lá início da leitura do prefácio tá nele se narra
uma sucessão de fatos extraordinários ocor idos na Ilha de São Domingos numa época determinada que não alcança o período de uma vida humana deixando-se que o maravilhoso emane livremente de uma realidade estritamente seguida em todos os seus detalhes porque é Mister advertir que o relato que se segue Foi estabelecido com base numa documentação extremamente rigorosa que respeita a verdade histórica dos fatos dos nomes dos personagens incluindo os secundários dos lugares e até das ruas e que oculta também sob sua aparente atemporalidade um minucioso cotejo de datas e cronologias entretanto pela dramática singularidade dos acontecimentos pela
fantástica presença dos personagens que se encontram em determinado momento na encruzilhada mágica na Cidade do Cabo tudo é maravilhoso nessa história é impossível de se situar na Europa e que todavia é tão real como qualquer feito exemplar daqueles consignados para a edificação pedagógica nos manuais escolares assinado carpentier em 1985 E aí a partir disso exclui-se qualquer tipo de visão simplista do Realismo mágico apenas como um movimento estético literário entendendo que sempre foi mais do que que isso os autores ligados a ele buscavam dar sua versão sobre a história da América Latina e expressar a unidade
do ser latino-americano poderia ser assim definido como um movimento político artístico esse discurso literário expressado nas obras de carpentier nas obras de Gabriel Garcia Marx não era outra coisa senão uma vontade de estabelecer uma narrativa alternativa as histórias oficiais as relações de Garcia Marx com o movimento revolucionário cubano não se deram de maneira linear o autor toma conhecimento de Fidel Castro lá em 1956 antes da Revolução e acompanha sua trajetória que buscava a derrubada do governo ditatorial de furcio Batista [Música] entre os anos de 1959 e 1961 o debate em torno do caráter do regime
cubano animou grande parte da intelectualidade latino-americana essa efervescência político-cultural atinge Inclusive a produção e o ambiente acadêmico a possibilidade que a Revolução Cubana representou aos países latino-americanos era enorme a revolução era um espectro que rondava o continente e parte da intelectual idade entendia que era necessário trazê-la à tona para regimentar apoio entre os intelectuais Fidel Castro fundou ainda em 1959 a casa de Las Américas que estabeleceu importantes debates sobre arte e sobre arte revolucionária além de realizar a distribuição de prêmios para autores latino-americanos em pouco tempo Cuba se consolidou como a Utopia da intelectualidade do
continente nesse sentido a Revolução Cubana foi vista como um acontecimento relevante na luta contra o imperialismo a injustiça e o atraso social o conjunto Realismo mágico e Revolução formou o pano de fundo para o desenvolvimento da literatura hispânico americana Ao menos para uma parte importante de seus romancistas os autores não estavam confinados a nenhum tipo de normas de escrita como aconte com os autores do leste europeu sob domínio soviético a Adesão estética do Real maravilhoso ou do Realismo mágico se dava mediante a necessidade da representação do continente e do ser latino-americano dentro desse caldo cultural
emerge então Em 1967 o livro 100 anos de solidão [Música] [Música] 100 anos de solidão conta a trajetória da família dos buendia em sua solidão o romance lançado em 1967 orbita ao redor da estirpe da família dos buendia a jornada da Família inicia-se com José arcádio e Úrsula e guaran que eram primos e tem como último descendente um Aureliano 100 anos depois no decorrer do romance diversos personagens da família buendia ganham pro eminência mas podemos afirmar que duas personagens possuem destacado papel durante a Trama inteira A matriarca Úrsula iguaran e seu filho Aureliano bendia que
mais tarde vem a se chamar Coronel Aureliano o texto de Gabriel Garcia Marques dialoga com os mais variados tipos literários e possui um diálogo intertextual de bastante calibre fugindo do passado as famílias passam quase dois anos atravessando a serra entre pântanos e buscando o mar um dia um misto de Premonição e de acaso José arcádio resolve estabelecer a nova C onde tinham acampado um lugar onde havia um rio pedregoso cujas águas pareciam uma torrente de vidro gelado alguns autores interpretam a fundação de macondo como um exemplo de Mito de origem um exemplo de Paraíso ou
ainda uma referência à criação do texto bíblico 100 anos de solidão vem com a pretensão de trazer uma interpretação da história da América Latina desde o seu passado mais remoto passando por ser colônia passando por processos de independência e passando pela modernização a história de macondo ambiciona sintetizar a história dos povos hispano-americanos a primeira fase de macondo lembra muito o mundo idílico de uma sociedade mais igualitária sem distinção social liderada pelo Patriarca dos buendia o início retr trata não somente essa Aldeia onde reinaria um igualitarismo pré-colombiano mas também recupera um sentido de desluvada de macondo
era a terra onde ninguém tinha morrido e podemos conectar essa narrativa com uma tradição historiográfica que buscou compreender o Imaginário do período da colonização após esse primeiro momento de Vila e vamos colocar Vila entre aspas passa-se a uma abertura maior E modernização da Aldeia isso decorre do retorno de Úrsula iguaran que havia saído em busca de um de seus filhos o José arcádio e que volta a macondo trazendo consigo os primeiros Imigrantes é então que Começam a surgir as primeiras autoridades públicas o Alcaide Dom apolin moscote que chega sem fazer alarde e depois determina que
as casas de macondo fossem pintadas de azul em comemoração à Independência nacional e revelando então a sua condição de representante do Estado o estabelecimento de um membro de um poder Central não ocorre sem conflitos mas estes serão amenizados devido à Constituição de relações pessoais e posteriormente conjugais entre a família de apolinar moscot e os buendia É nesse momento que a figura de Aureliano começa a ganhar destaque na Trama nessas visitas a seu sogro Aureliano toma conhecimento dos movimentos existentes no país e isso traz uma clara alusão às Lutas políticas do 800 nas repúblicas hispanoamericanas tal
retrato do coronel Aureliano buendia é facilmente associável à imagem do caudilhos os caudilhos latino-americanos lá do século X [Música] [Música] [Música] [Música] a forma como são descritos os feitos de Aureliano soam quase lendários o Coronel era declarado morto e dias depois como que trazido do além encabeçava uma rebelião contra os conservadores uma literalidade a ser destacada Entretanto é a pouca preocupação dos líderes conservadores ou liberais com a vida cotidiana dos cidadãos o tema do autoritarismo e corrupção seriam traços de ambos os grupos sendo indistinta para a população em geral a diferença entre eles basta lembrar
que ao partir de macondo o Coronel deixa o comando da cidade nas mãos de seu sobrinho arcádio que exerce o poder de Mane tirânica e sanguinária ou seja o tema da corrupção no governo liberal e conservador também é abordado por Gabriel Garcia Marx Ainda cabe observar que o autor elabora sua história que vai dos primordios de macondo a sua modernidade em uma narrativa temporal cronológica mas não linear ela é cíclica Ou seja a grande transformação na mítica de macondo acontece quando se instala na cidade uma representação do imperialismo que vem através do surgimento da companhia
bananeira que traz uma clara alusão por parte de Gabriel Garcia marqu para a United Fruit Company e quem foi essa companhia na vida real né a United Fruit Company foi uma empresa estadunidense fundada no final do século XIX que atuava no setor de exportação de frutas tropicais el ela instalou-se na região do Caribe colombiano e estabeleceu uma filial em aracataca e vocês lembram aonde foi que o gabo nasceu o gabo nasceu em aracataca a companhia chegou a dominar mais de 60% das exportações da Colômbia então a chegada da companhia bananeira dentro do livro coincide com
a decadência da família buendia e de macondo a companhia bananeira serve como alegoria para os acontecimentos ocorridos na Colômbia com a instalação da United Fruit Company Mas também como metáfora para sociedades Latino periféricas que estão na relação de dependência com o centro capitalista [Música] [Música] a referência mais imediata correspondente a fatos realmente acontecidos é muito importante Lemos também dentro do livro sobre a greve dos Operários que vai ser liderado por Aureliano i a dura repressão e morte desses grevistas celada com a tentativa nesse caso muito bem sucedida de ocultação dos mais de 3.000 mortos mas
também é importante a interpretação subre a este fato por quê Porque a crítica de Gabriel Garcia Marx supomos é direcionada a condição de exploração dos países da Periferia do capitalismo global os então conhecidos países do terceiro mundo essa seria mais uma forma de Gabriel Garcia marqu interpretar a história latinoamericana dentro do livro 100 anos de solidão [Música] [Música] inaugurar a ficção como retrocesso e não só a partir do agora e da Leitura para o passado da narração mas também a partir de um futuro na fala de um personagem ou de uma linha de pensamento é
o que dá a sensação de que a história é cíclica e não linear desta forma se as marcas temporais que se fazem presentes tanto as prolepsis que encaminham para uma antecipação quanto à analepsis que remetem ao flashback postulam a história da família buendia no decorrer da no decorrer de 100 anos e daí sim a se considerar que este suceder não se faz de uma forma cronológica linear mas cíclica porque sempre tem essa sensação do retorno né como enfatiza Bella Joseph que fala o passado se repete no presente e o futuro é previsível porque de alguma
forma já aconteceu das tantas possibilidades para se interpretar 100 anos de solidão uma delas Talvez esteja na leitura dos dois tempos que se entrelaçam na narrativa o mítico e o histórico A partir deles uma série de conjunturas vai se sobrepondo ao tecido da fábula A expor as características que põem ao texto o Tom alegórico e certo ar de encantamento como exige até então Realismo maravilhoso ou Realismo mágico o tempo mítico por exemplo vem atrelado ao tempo histórico e logo nas primeiras linhas do romance expõe o caráter cíclico que a narrativa haverá de ser trabalhada a
partir daí tem uma passagem no livro que fala o seguinte muitos anos depois diante do pelotão de fuzilamento o Coronel Aureliano buendia havia de Recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo então nessa fala destacada aqui agora para vocês ela será a chave com que o autor fará uso por meio do seu narrador Para retomar o tempo histórico do texto no foco do coronel Aureliano buendia não é à toa que ela se repete algumas vezes ao longo do livro inteiro ademais o tempo mítico é denunciado ainda no primeiro parágrafo
do livro quando o narrador ao falar dos primeiros tempos de macondo anuncia o seguinte o mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mim mencioná-las era preciso apontar com o dedo esse tipo de construção remete ao momento mítico do princípio que está na Bíblia no Gênesis ambos portanto corroboram com a construção mítica e arquetípica imagens que reforçam o caráter encantatório mágico dentro do livro A narrativa nesse caso aponta para as estruturas duais ou pelo menos Opostas em um jogo discursivo e imagético permeado de inversões que põe em suspensão a lógica externa
do leitor a todo momento Aliás a própria sucessão de nomes que se repetem e incorporam características comuns é um esforço do autor em empreender em sua narrativa esse ar de encantamento escrevendo-a no tempo mítico e também circular o que basicamente significa que temos ao long longo da narrativa histórias permeadas por não ditos e por repetições o tempo inteiro a obra de Gabriel Garcia Marx 100 anos de solidão encerra diversas possibilidades de interpretações desde as mais literais até as mais subjetivas entendemos que o autor longe de querer simplesmente o que já seria muito expressar a arte
da Qual era portador tentava interferir no debate público intelectual isso se deu principalmente através da reinterpretação da história da América especialmente da América hispânica os romances que se identificam com o realismo Mágico em seu intento de extrair E demonstrar a essência do ser latino-americano muitas vezes são excludentes em sua visão o Latino Americano por Excelência foi visto como indígena plenamente integrado na natureza como sertanejo nos rincões do Brasil ou como mestiço nascido no continente Porém para nosso júbilo ou talvez para nossa tristeza o cidadão de uma grande metrópole como São Paulo como Recife aí a
demais grandes cidades que são cidadões plenamente integrados ao mundo Urbano e a cultura ocidental é tão latino-americano como indígena como mestiço ou como sertanejo e isso se deve a quê se deve à multiplicidade cultural e não a sua falta de multiplicidade cultural Então aquela figura retratada no romance 100 anos de solidão portanto não seria a meu ver a única manifestação da cultura e da identidade do nosso povo latino-americano dito isso o realismo mágico também foi acusado de reforçar o estereótipo do continente como o lugar do excêntrico onde tudo poderia acontecer ao tentarem recriar uma nova
narrativa que fosse alternativa as narrativas dominantes que incluísse o maravilhoso o mágico eles assemelhavam-se alguns dos discursos dos Viajantes que vieram lá do século X para o Brasil ou para as novas terras para o novo mundo que diziam que aqui seria o lugar onde reinava a magia e o sobren natural e nós sabemos que não é bem assim Então pessoal me falem vocês vocês já leram 100 anos de solidão gostaram do que leram com sinceridade essa pergunta é muito importante querem se aventurar ver a série né Essa nova adaptação que apareceu agora na Netflix confesso
para vocês aqui que essa foi uma das leituras mais loucas que eu já fiz na vida só quem viveu sabe e que eu não tenho muita vontade de me aventurar em outras leituras em outros livros escritos pelo Gabriel Garcia Marques no momento vou ficar aqui com 100 anos de solidão acredito que por um bom tempo não quero ler mais nada dele mas eu posso mudar de opinião daqui alguns anos quem sabe se vocês gostaram do vídeo deix o like aqui no canal Não esqueça de se inscrever qualquer dúvida qualquer pergun deixa aqui nos comentários e
a gente se vê no próximo nosso próximo vídeo aqui até mais pessoal tchau tchau i [Música]