Abra a sua Bíblia no livro Segundo Samuel, capítulo de número 12, por favor. Eu vou estar falando hoje sobre lidando com as feridas do adultério. Lidando com as feridas do adultério.
Se este assunto não fosse importante, não estaria no Decálogo. Quando Deus escreveu os Dez Mandamentos, Ele incluiu este mandamento: "Não adulterarás". Porque Segundo Samuel, capítulo 12, relata a triste história de um homem.
Ele estava com 50 anos, vivendo o auge da sua carreira como líder, como governador. Aos 50 anos, ele estava celebrando muitas e muitas vitórias. E por que não dizer que Davi estava vivendo o seu melhor momento?
E aí a Palavra do Senhor diz assim: - O Senhor, desculpe, capítulo 11, capítulo 11. Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumavam sair para guerra, enviou Davi Joabe e seus servos com ele, e a todo Israel, que destruíssem os filhos de Amom e sitiaram. Porém Davi ficou em Jerusalém.
Pretensiosamente, Davi deveria estar na guerra, mas ele abre mão de estar na guerra. Envia um subalterno, Joabe, com todo o exército e ele prefere ficar em casa, vivendo uma ociosidade muito destrutiva. Em vez de estar na guerra, ele prefere ficar no palácio.
No verso de número 2, uma tarde ele levantou-se da cama, andava passeando no terraço da casa real e viu uma mulher que estava tomando banho. Ela estava nua, com o seu corpo à mostra. Era ela: não informou a causa da vista na varanda.
Olha, uma mulher tomando banho, nua, atraente, sedutora, convidativa. Então, Davi mandou perguntar quem era. Disseram: "É Betseba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu".
Davi mandou perguntar quem era. Disseram: "É Betseba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu". Em outras palavras, ela é mulher de um dos seus homens de confiança, esposa de um dos mais leais guerreiros que você tem, esposa de um dos caras mais fiéis a ti.
No verso de número 4, então enviou Davi mensageiros que a trouxessem. Ela veio e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundície, apontou para casa.
No verso 5, a mulher ficou grávida e mandou dizer a Davi: "Estou grávida". E o que acontece na sequência? Na sequência, ele comete um homicídio, tentando resolver um problema que não dava para esconder.
Ele arma uma situação para que o marido de Betseba, Urias, fosse morto. Então, ele não só comete um adultério, mas ele comete também um assassinato. O próprio Natã, ao confrontá-lo, fala sobre isso: "Olha em que estado Davi está".
E não bastando isso, Davi consegue viver essa mentira para si mesmo por um ano, até que ele é confrontado pelo profeta Natã. Cai em si. E aí você lê o Salmo 51 e pode entender o estado em que Davi estava quando caiu em si e tomou consciência da tragédia da própria arma e da besteira que havia feito.
A Palavra do Senhor em Hebreus 13:4 diz assim: "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros". Provérbios 6:32 diz mais: "O homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói". Não diz que destrói o outro, apenas não diz que destrói o casamento, a família.
Apenas está dito que a si mesmo se destrói. O dicionário da língua portuguesa define adultério como violação, transgressão de regra de fidelidade conjugal imposta aos cônjuges pelo contrato matrimonial, cujo princípio consiste em não manterem relações carnais com outra pessoa fora do casamento. O adultério é um pecado com implicações devastadoras e perdas irreparáveis.
Se os homens e as mulheres parassem para calcular o impacto dessa quebra de aliança, com certeza eles viveriam com mais prudência. Vamos pensar um pouco sobre as causas do adultério, as consequências do adultério e a cura para as feridas provocadas pelo adultério. Essa palavra tem caráter preventivo: "Quem está em pé, olhe para que não caia".
E esta palavra tem um aspecto também terapêutico, curador, mas sobretudo é um alerta, um aviso, é um tocar da buzina em si. Existem sete possíveis causas não neuróticas do adultério, sete possíveis causas não neuróticas do adultério. Primeiro, a insatisfação sexual no casamento, que pode levar à busca de compensação.
A perda de atração pelo companheiro ou companheira; o desejo sexual vai ficando reprimido e as fantasias vão se multiplicando até levar ao adultério. Um dia, uma esposa reclamou: "Meu marido se descuidou do próprio corpo e, de repente, ele se tornou exageradamente pesado e eu perdi a atração por ele". É uma brecha.
A excessiva absorção no trabalho pode produzir no outro uma sensação de rejeição e abandono. O tédio que vem da repetição da rotina gera diferença sexual e emocional. Extenso período de ausência.
A pressão de estar longe de casa por longos períodos de tempo pode ser esmagadora. É por isso que o índice de adultério, infidelidade, entre os caminhoneiros, muitas vezes pilotos de avião ou quem trabalha em empresas aéreas, por causa do longo período de tempo que fica fora de casa, longe do cônjuge e convivendo com outras pessoas. Essa pode ser uma causa: extenso período de ausência, doenças físicas de vários tipos, gestações sucessivas, a ausência de temor a Deus.
Agora, apesar de tudo o que eu disse, nada justifica o pecado de adultério. Porque se você lê a história de José, você vai perceber que ele passou por solidão, ele passou por tentação, passou por diversas possibilidades, mas dentro dele havia uma coisa chamada temor a Deus. Agora, quais são as sete causas neuróticas do adultério?
7. Causas neuróticas que já não têm nada a ver com as causas: não-namorados. Os mimados são aqueles que acreditam que precisam de tudo o que desejam; encaram caprichos temporários como necessidades básicas.
Os casos nunca correspondem às suas expectativas, que são animais e reais. É a síndrome do final de semana perfeito. Os narcisistas se consideram irresistíveis, têm uma necessidade constante de reconhecimento e admiração, e a menor preocupação consigo mesmos é uma total incapacidade de corresponder.
Os fujões são aquelas pessoas que estão fugindo não apenas de si mesmas, mas da própria vida. Os imaturos são os que, através da infidelidade, procuram afirmar, provar e tetuar eternamente sua masculinidade. Elas e sua feminilidade.
Os inseguros são pessoas que se autodesvalorizam, não se respeitam, não têm autoestima e usam o adultério como fuga. Os vazios são os que sofrem de um grande vazio existencial e se recusam a dar um sentido para a própria vida. Estes vão tendo relacionamentos para encobrir a falta de nexo dentro de si mesmos.
Os negativos são os que traem, tendo como motivação um sentimento de vingança. Então, causas neuróticas: os mimados, narcisistas, fujões, imaturos, inseguros, vazios e vingativos. Em outras palavras: falta a conversão, falta nascer de novo e falta caráter.
Falta integridade, falta responsabilidade e falta libertação. Agora, preste atenção: nós temos as causas. Agora vamos dar uma olhada nas consequências do terno.
Se cada um de nós refletir sobre o impacto desta decisão, certamente não vamos fazer a opção pela infidelidade e pelo adultério. Primeiro: o adultério leva o homem e a mulher à marginalização espiritual e moral. E se ele for pastor, antes de perder a autoridade na igreja, perde a autoridade dentro de casa.
O adultério, em segundo lugar, perturba emocionalmente o casamento. O adultério perturba emocionalmente o casamento, compromete a comunicação, provocando desvirtuamento do diálogo. É quando um desarranjo faz com que o outro entenda.
O adultério provoca ciúme doentio por ser uma situação não resolvida, quando um começa a asfixiar o outro. O adultério, número três, demoniza a cama do casal. O ato tério demoniza a cama do casal.
A Bíblia diz em Hebreus 13: "Digno de honra seja o leito, sem mácula, sem pecados em adultérios". A infidelidade conjugal provoca, produzindo, primeiro, inibição sexual; segundo, interrupção sexual; e, terceiro, aversão sexual, que é da natureza desse espírito que se infiltra no relacionamento, fazendo com que cada vez mais o desejo sexual migre de dentro para fora do casamento. Uma situação de adultério começa a afetar as áreas da vida da pessoa: espiritual, emocional e moral.
Agora, o que vem a seguir, eu gostaria que você refletisse e guardasse em mente. Preste atenção: em quarto lugar, o adultério desprotege sexualmente a vida dos filhos, deixando-os susceptíveis a diversas possibilidades de perseguições e abusos sexuais. Eu vou repetir: o adultério desprotege sexualmente a vida dos filhos.
Dê uma olhada para a história de Davi, do capítulo 11. Ele comete esse pecado de infidelidade, quebra a aliança de adultério e logo em seguida começam a acontecer tragédias na vida dos seus filhos. Um irmão, meu irmão, estuprou a própria irmã, Tamar.
Interessante fazer assim: todos, por favor, façam assim. Isso aqui é pedagógico. Façam assim todos, fazendo com que cada fotógrafo carioca seja o fotógrafo, ou alguém, que dá um grito para o fotógrafo.
Esta é uma boa hora para tirar uma foto aqui, ó! Mas se todos fizerem assim, falamos da extensão que o casamento é: cobertura de pet. O casamento é cobertura, aliança, protege.
Agora, aqui está o marido, aqui está a esposa. Se o marido cai, como é que fica a cobertura? Como é que fica o telhado?
Olha aqui ó, aqui está o marido, a esposa. Se um marido cai, a casa fica desprotegida, sim ou não? Mas assim fica.
Agora, faz com que uma das suas mãos caia assim. Duas coisas aconteceram aqui: a casa ficou desprotegida e a esposa perdeu apoio. Olha como é sério!
Preste atenção: a casa ficou desprotegida e a esposa perdeu apoio. Agora, eu pergunto: no mundo espiritual, qual a próxima consequência? No mundo moral, qual a próxima?
Com certeza, uma mulher sem apoio está correndo um sério risco. Por causa da questão do adulto, da utilização de ter mesmo programa. Vou repetir: o adultério desprotege sexualmente os filhos.
O abuso de um filho ou de uma filha quase sempre está associado à infidelidade dos pais. Digo quase sempre; não estou generalizando. Porém, de 30 a 60 por cento das pessoas que sofrem abuso, quando você vai tratá-las e pergunta: "Quando aconteceu o seu abuso, como estava o casamento dos seus pais?
", na maioria das vezes, 30 a 60 por cento, elas dizem que, na fase em que sofreram abuso, os pais estavam vivendo uma crise por causa de infidelidade, por causa de adultério. O adultério dos pais expõe os filhos a essa perseguição e abusos sexuais. O que muitos não sabem é que o casamento é como o telhado da casa.
Em quinto lugar, o adultério de um dos cônjuges expõe o cônjuge vítima da traição à mesma situação. É muito comum a gente estar aconselhando um casal. E, quando o marido confessa um adultério, ou quando a esposa confessa um adultério, é muito comum a gente ouvir isso: o marido ter o primeiro e é muito comum ouvir que a esposa cometeu adultério.
E aí você vai ver a história dos dois. O marido. .
. Por quê? Porque era assim no início; um caiu, e o outro ficou sem apoio, sem sustentação.
E o diabo. . .
Tudo o que ele quer é encontrar essa brecha. Tudo o que o diabo quer é encontrar essas vulnerabilidades para implodir a relação. Agora, discutindo, número 6, o adultério afeta diretamente.
. . A vida financeira da família.
O dinheiro começa a ser desviado para imoralidades. A tendência é o espírito de adultério levar a família à bancarrota financeira. A primeira área do casal que começa a ser destruída é a financeira.
Você vai me ouvir falar amanhã sobre a nossa casa de recuperação de casamentos. Nós recebemos de 30 a 35 casais uma vez por mês, que passam quatro dias conosco para salvar o casamento. E quase que 90% dos que lá chegam com o casamento praticamente na UTI conjugal.
Você vai ver, financeiramente, muitos só foram lá porque a mãe patrocinou, amigos patrocinaram, a igreja patrocinou, porque eles estão financeiramente comprometidos por causa de um problema no casamento. Em sétimo lugar, o adultério implica também no princípio ativo do escândalo e da decepção. Se não prestar atenção, que o próprio Deus, através de Natan, falou para Davi que não teria como esconder aquilo, e o que Davi fez escondido, todos ficaram sabendo.
Se fosse hoje, saiu no Twitter, saiu no Instagram, saiu no Facebook, na Folha de São Paulo, no Estadão, saiu nas rodas de fofoca e de comunidades. Todos ficaram sabendo. E o texto na Bíblia diz que, quando Davi estava saindo do palácio para não ser morto pelo próprio filho que havia usurpado e tomado seu lugar, ele foi sendo apedrejado por Simei.
Ele foi sendo apedrejado. Esse apetrechamento moral é inevitável e faz parte da própria disciplina divina, segundo Davi. Porque um dos valentes de Davi quis resolver o problema matando aquele que o apedrejava, o próprio Davi disse: "Não, não, não, não foi Deus quem mandou ele me apedrejar, a lançar pedras sobre mim".
E minha mão, diz o ar, isso aqui faz parte de um processo disciplinar divino. Todo adultério, toda dor, invariavelmente, terá de enfrentar um tempo de exposição, de apedrejamento, mais cedo ou mais tarde. Aquilo que foi feito às escondidas será apregoado nos telhados.
Esse é o princípio ativo de construir um escândalo. Se a pessoa insistir em esconder, isso vai funcionar como uma bomba-relógio, vai estourar. A ferida produzida, agora é bom que todos ouçam isso.
Todos ouçam isso. Se você não precisa hoje, é preventivo, e você pode ser canal, instrumento de Deus para ajudar alguém. A ferida produzida pela adultério é tão internalizada que demanda uma intervenção cirúrgica.
Não tem como ser diferente. Essa ferida internalizada pela adultério cobra, exige e impõe uma intervenção cirúrgica. Ou seja, não tem como você confessar um adultério sem que você ferira a pessoa que foi traída e que o casamento sofra uma profunda ferida.
O número é: não me esqueço que estava diante de um casal e eu chamei para um aconselhamento. E eu disse para os dois: "Aqui só a verdade. Eu não tenho tempo a perder com mentiras, e nem vocês".
A mentira, ela tem medo da luz e não suporta o tempo. A verdade não tem medo da luz e é filha do tempo. E olhei nos olhos dele e disse: "Aqui só a verdade.
Você está disposta a falar só a verdade? " Ele dissera que a minha esposa vai suportar toda a verdade. Eu perguntei pra ela: "Você quer continuar sendo enganada?
Você quer viver uma mentira ou você quer a verdade? " Ela disse: "Eu quero ouvir toda a verdade". E quando ele começou a contar o seu problema de infidelidade, de adultério, na hora ela sofreu um choque psíquico e ficou muda, perdeu a voz por vários dias.
Não tem como pretensão, não tem como isso não acontecer. Essa ferida provocada por uma confissão, ou seja, ninguém está preparado para ouvir uma confissão de adultério. Ninguém.
Mostra minha mulher que mais horas na igreja, nossa, mil homem que mais horas na igreja e que está pronto, preparado, pode falar que eu estou anestesiado. Não existe. Por mais dolorosa que seja essa ferida, é a ferida do médico.
É a ferida da cruz. É a ferida que cura. É a ferida que liberta, para restituir tudo o que foi perdido.
Aquela, aquele que adulterou terá que passar pelo caminho da confissão. Lembro um dia que estava voltando pra casa, e porque trabalho muito com a mídia, televisão, rádio, redes sociais, YouTube, muita gente me conhece. Aí eu parei num posto de gasolina numa cidade e disse para o frentista: "Por favor, coloque combustível no meu carro".
Ele me reconheceu. Ele olhou pra mim e disse: "Pastor Josué". Eu disse: "Sim, querido, pequei".
Achei engraçado, porque meu Deus para hoje. E aí já começou: "Pequei, pastor. Terei que.
. . o que eu faço, pastor?
Eu já contei para o meu pastor. O senhor acha que eu devo confessar para a minha mulher também, ou só pelo fato de ter confessado para o meu pastor já está tudo resolvido? " Eu disse: "Com quem você tem uma aliança?
Você quebrou a aliança com o pastor e com a sua esposa. Então você tem que confessar para a tua mulher". Ele disse: "Meu Deus, só no próximo.
. . ai, se eu confessar pra ela, pastor, meu casamento acabou!
". O casamento acaba. E de fato, o seu casamento já acabou.
Você vai tentar agora a reconstruir. Preste atenção: a gente. .
. se há alguma chance de salvar o casamento, é com a verdade, trazendo tudo à luz. Olívia, carro, vocês ouviram bem o que a Helena Tanure disse ontem: o diabo trabalha no escuro, o diabo trabalha na obscuridade, o diabo opera na mentira, porque ele é o pai da mentira.
Trevas é a área de G de Júris, são Satanás. Deus trabalha com legalidade, o diabo também. Deus não opera nas trevas.
Nas trevas, o poder do sangue de Jesus não é validado. O que está escrito na Epístola de João, capítulo 7: "Se andarmos na luz, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo". Seu filho nos purifica de todo o pecado, mas purifica de todo pecado quando andarmos na luz.
Repete: domingo, se andarmos na luz. [Música] Olha o que diz a Bíblia: "Aprovados, aquele que confessa e deixa, alcança misericórdia; mas o que encobre as suas transgressões nunca prosperará. " Nunca prosperará, nunca prosperará, nunca prosperará.
Aquele que cobre as suas transgressões nunca prosperará. Essa ferida provocada pela confissão é necessária porque a ferida da cruz é a ferida que cura. Esse processo é cirúrgico, é doloroso.
Coloque em risco a terceira pessoa, que é o matrimônio: pessoa jurídica, uma pessoa que tem uma consciência, um propósito e uma identidade. Certamente, talvez, quem sabe, eu esteja falando aqui para alguns casais que estão passando por esse momento doloroso. O pessoal da internet que está me assistindo agora, provavelmente, quem sabe, talvez, alguns que me ouvem, estão passando por esse momento doloroso de uma confissão que provocou o rasgar da alma, o sangrando coração.
A pergunta que fica é: qual é o processo básico para o tratamento desta ferida? Qual é o processo básico para o tratamento desta ferida provocada por uma confissão de um pecado que foi praticado contra Deus, contra si mesmo, contra o código, e contra o casamento, contra a família, contra a igreja brasileira? Tudo começa com uma confissão sincera, e essa confissão sincera é consequência de um arrependimento: um arrependimento que é a mudança de mentalidade, a metanoia, que é conversão, que é a mudança de direção.
Esse arrependimento envolve três coisas: primeiro, tristeza pelo pecado. Eu tenho um amigo, um grande líder de uma grande igreja, que passou por esta triste experiência. Faz anos, está restaurado, curado, continua pastoreando a grande igreja e completamente curado.
Ele, até hoje, quando conversa comigo e esse assunto vem à tona, até hoje, depois de anos, ele diz: "Ah, Josué, se eu pudesse voltar lá atrás, eu não daria mole, eu não faria o que fiz, eu nunca iria naquele laço. " Até hoje, esse assunto provoca nele tristeza pelo pecado. Segundo: confissão sincera.
Terceiro: abandono do pecado. Então, o processo básico para tratar esta ferida começa com uma confissão sincera. O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas aquele que as confessa e deixa, alcança misericórdia.
Eu não conheço um casal que tenha confessado e o casamento não tenha sido restaurado. Eu não conheço um casal que, com sinceridade, experimentou essa conversão, essa metanoia, esse arrependimento e foi sincero. Eu não conheço tantos homens que confessaram, tantas mulheres que confessaram.
Eu não conheço um que confessou sinceramente e não foi abraçado pela graça de Deus. Segundo, essa confissão sincera precisa ser sustentada por um legítimo compromisso de mudança. Essa confissão sincera precisa ser sustentada por um legítimo compromisso com a mudança, e mudança radical.
Você lembra do que Jesus disse? "Se a tua mão direita te faz pecar, corta; é melhor entrar no reino dos céus manco do que no inferno, com os dois braços. " Contudo, se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o, porque é melhor entrar no reino sem um olho do que no inferno com os dois olhos.
Essa confissão sincera tem que ser acompanhada por um desejo de mudança radical. Perguntei a uma irmã e a um irmão que me seguem lá no Facebook, onde ministro muitas mensagens todos os dias. Ela disse: "Eu não tenho.
" E eu perguntei: "Mas por quê? " Porque há dois anos atrás, foi o que me fez errar. "Então eu cortei.
" Perguntei para o homem se ele não tinha: "Não tenho. O desafio não passou. " "Eu avisei que o que no meu olho que me fazia pecar, então arranquei.
" É isso que Jesus está dizendo. "Por que você saiu daquela empresa? " "Não, porque lá meu pé estava fazendo tropeçar.
" Então, eu optei. É mudança radical, gente que se arrepende e não quer mais flertar com o pecado e nem brincar com isso. Eu conheço gente que não assiste televisão porque lá estava um gatilho que, quando acionado, levava a pecar.
Em terceiro lugar, é preciso haver liberação de perdão do cônjuge traído. Não existe possibilidade alguma de cura, restauração ou reconstrução que não passe pelo caminho do perdão. O caminho do perdão não é uma opção, não é opcional; é vital.
É vital! Sem perdão, esquece! É impossível haver cura para estas feridas.
Quarto: aquele ou aquela que confessou deve dar um tempo para o cônjuge traído digerir o golpe. "Eu confessei no domingo e pensei que na segunda ela já ia acordar me abraçando, beijando-me, seduzindo. " "Que pastor, eu confessei na segunda e pensei que na terça ele já ia acordar me abraçando e beijando.
" É preciso dar um tempo para o outro assimilar o corpo do ator da traição. Talvez seja uma das dores mais profundas e intensas que existem. A dor da traição é uma dor que não dá nem para dimensionar, e só sabe qual é a profundidade e intensidade quem passa por esta experiência.
Um dia, uma mulher chegou pra mim e, junto com o marido, ela disse: "Pastor, tá vendo esse homem? É esse cara que, quando eu estava no hospital dando à luz ao nosso segundo filho, ele estava num motel transando com outra. " Dá para você imaginar a dor?
Mas até esse casal também está restaurado, para a glória de Deus. Agora, para a atenção, quinto: os dois devem ter consciência de que o processo de perdoar a pessoa com quem se conhece é doloroso. Prestenção: perdoar aquela outra.
. . Eu nunca esqueço de um amigo pastor, e ele disse pra mim que estava orando naquela tarde de domingo, se preparando pra pregar sobre perdão à noite na igreja.
E ele olhava: "Senhor, hoje à noite vou trazer uma palavra sobre perdão para a congregação. Usa-me, Senhor, usa-me para pregar sobre perdão hoje à noite. " Quando ele orava assim, o Espírito Santo disse: "Antes de subir ao púlpito para pregar hoje, liga para o homem que se deitou com a tua esposa e diga pra ele assim: 'Eu te perdôo'.
Porque você não pode pregar o que você ainda não praticou, você não pode pregar o que você ainda não viveu, você não pode subir ao púlpito e pregar algo que você não fez ainda. Você quer que eu use hoje à noite pra falar com muita autoridade sobre perdão? Há anos, tinha passado liga pro homem e, se é que você perdoou, perdoou o seu cônjuge e perdoa você mesmo, perdoou aquele rapaz.
Então, liga pra ele e diga: 'Estou ligando pra você apenas para lhe dizer: Te perdôo'. Só que esse perdoar, quem foi envolvido nesse processo, não é simples; é doloroso. O último lugar é o processo de reconstruir a confiança perdida.
Isso aqui é difícil, o processo de reconstruir a confiança perdida. Eu costumo dizer que estou pregando há praticamente 30 anos e Deus tem guardado a minha vida, e por onde eu passei até hoje, no Brasil e fora do Brasil, a graça de Deus me cobriu, o temor de Deus me protegeu. Eu nunca deixei um rastro.
Agora, pra destruir isso é uma conversa boba de um minuto; pra destruir isso é uma brincadeira boba de cinco minutos. Pra você construir uma vida de integridade, diz pra você construir confiança: é a longo prazo. Agora, pra você destruir, é muito rápido e, pra você reconstruir, vai dar trabalho.
Pra você reconstruir a confiança, dentro do cônjuge, diante dos filhos, diante da família, diante da igreja, adianta? A sociedade quem acreditará em você depois disso? Mas é possível.
Tem alguns agravantes que a gente precisa também considerar nesse processo todo. Alguns agravantes: primeiro, se a pessoa descobriu, foi descoberta; se houve um processo crônico de negação. Em alguns casos, o problema maior já nem é mais o adultério, mas a mentira: a pessoa nega, nega, nega, nega, nega, quase que acreditando na sua própria mentira.
Aí é uma questão de caráter. Se envolveu pessoas da família do cônjuge. Eu tratei de um casal onde ele dizia pra mim: 'A esposa, pastor, ontem ela me confessou que me traiu com meu próprio irmão.
' Estava conversando com alguém esses dias, e essa pessoa me disse que um líder recebeu mais desacatos com um filme da sua esposa tendo relação com o irmão dele. E, se casa, esse cara quase que foi parar no hospital de loucos. Se houve concepção de um filho, prática de aborto é um outro agravante.
Se houver pessoas casadas envolvidas, se a pessoa culpa alguma posição no ministério da igreja, se houver pessoas do próprio ministério, se praticou perseguição e abuso espiritual para encobrir o seu pecado. Se usou informações pastorais para seduzir. Aí você me diz: 'Pastor Josué, quais são os conselhos?
' Que Davi. . .
Porque é interessante que Davi termina sua história como homem segundo o coração de Deus. Prestenção: Davi não termina sua história como um marginal do reino da vida, não termina sua história como um rejeitado pra sempre pelo eterno da vida, não termina sua história sendo um repugnado pelo povo. Não!
Davi termina sua história com Deus dizendo: 'O homem segundo meu coração'. Eu creio em milagre, eu creio no poder da graça, eu creio no poder do perdão, eu creio no poder do sangue de Jesus Cristo vertido na cruz do Calvário. E eu creio que todos nós podemos, apesar das falhas, terminar nossa história com uma declaração do Pai: 'Este é o meu Filho amado; este é um homem segundo meu coração'.
E esta não é uma manhã qualquer; esta é a manhã em que a graça de Deus se manifesta pra curar, pra libertar, pra restaurar, pra dizer pra você: 'Não é o diabo quem tem a última palavra, sou eu', diz o Senhor, 'quem tem a última palavra sobre a sua vida'. Se você crê nisso, aplauda o Senhor nesta manhã! Se Davi tivesse entre nós e pudesse nos dar um conselho a partir da sua experiência, talvez ele diria assim: 'Cuidado com seu tempo livre.
Eu não soube lidar com o meu tempo livre; cuidado com a sua ociosidade, com seu tempo de férias, suas viagens, porque um caso pode começar no intervalo pra um café, pra um almoço. Um caso pode começar num período de férias com outros casais. Um caso pode começar quando você menos espera.
Por isso, cuidado com o seu tempo livre. ' Davi diria: 'Eu errei porque parei no lugar errado, na hora errada e olhei na direção errada. ' Repita comigo: 'Lugar errado, à hora errada, olhando para o que é errado.
' A pornografia hoje tem sido essa a varanda, expondo lá embaixo aquilo que te seduz, que te provoca. Os nossos olhos são as portas de acesso pra nossa alma. E aí o problema da pornografia é que há uma maneira de o diabo plantar em homens e mulheres a semente do adultério, da infidelidade, da imoralidade.
E hoje é assustador os homens viciados na prática da masturbação, estimulados pela pornografia. Já há um estudo que diz que o vício certo é na prática da masturbação por causa da pornografia. Ou, por causa da pornografia que se masturba, já é comparado ao vício de cocaína.
Ou seja, é comparado ao vício de cocaína, porque, na verdade, o viciado em cocaína está viciado em tocar a mina. O viciado em pornografia e masturbação é um viciado também. A dopamina e as doses têm que ser cada vez maiores até que se sofra uma overdose.
Foi quando aquele ator de Hollywood, que reconheceu que precisava ir para uma clínica de recuperação, disse: 'Eu fiquei tão viciado em pornografia e masturbação que só me dei conta quando eu comecei a ver isso também à noite, e era 8 horas da manhã. Eu estava ainda mergulhado nisso. Eu me tornei um dependente, um escravo.
'" Miserável, ele precisou ir para uma clínica de recuperação para dizer agora que me parece que há alguns anos está limpo, que ele está liberto. Por trás de muitas situações, muitas vezes, de um adotado, de uma pedofilia, de um estupro, está uma pessoa que se mergulhou nesse mundo podre, imoral, satânico e maligno. O que que aseqüestrar, como foi pregado ontem, nossa família, nosso casamento, a nossa vida, nossa paz, nossa alegria, nossos filhos.
Davi estava no lugar errado, olhando para a direção errada, na hora errada. Agora, se nós perguntássemos para José, que, ao contrário de Davi, venceu a tentação, à sedução, disse não para si mesmo, não para o pecado: se perguntarmos para José qual é o melhor momento, José, para vencer a tentação, ele diria "é quando ela começa". No início, o processo é mais fácil; se você demorar para dizer não, poderá ser tarde demais.
É no começo que quem pedir ajuda para um disciplinador faz isso; é no começo que a gente tem que dar um grito, um amigo de confiança; é no começo que ele tem que chamar a esposa; é no começo que a gente tem que chamar alguém que ore conosco. É no começo, porque, depois de uma certa fase, você não encontra mais a porta de saída. Davi diria para nós: "Em todo o tempo, vigie os seus pensamentos, deles depende a sua vida" (Provérbios 4:23).
Toda manhã, a gente precisa fazer uma viagem para dentro de nós mesmos, para ver se não há um caminho sendo construído na nossa alma, na direção da morte. Porque a Bíblia diz que há caminho que parece direito, mas o seu fim é de morte. Em todo o tempo, cuidado com seus pensamentos.
Davi iria dizer para todos nós: "Cuidado, o pecado te prende por mais tempo do que você está disposto a ficar. " Davi ficou um ano preso nisso. O pecado o levará para mais longe do que você está disposto a ir; o pecado cobrará de você um preço mais alto do que você está disposto a pagar.
Davi diria: "A conversa não valeu a pena; o que eu fiz escondido, como Deus havia dito, é parte do que eu tinha que escolher. O que eu fiz escondido? Meu filho Absalão fez na varanda do palácio, possuindo minhas dez mulheres.
Por isso, ele plantou um adultério e colheu dez adultérios quando seu próprio filho armou uma tenda na varanda para estuprar violentamente as dez mulheres do pai. " A Bíblia diz assim: "Oh Deus, não se deixa escarnecer. O que o homem semear, ele vai recolher.
" Eu sinto temor de Deus neste lugar; o Espírito Santo está dizendo pra mim que, nesta manhã, laços vão ser quebrados, cadeias vão ser. . .
é uma cachorrada campeã, as cadeias vão ser destruídas, projetos de Satanás vão ser desfeitos em nome de Jesus. A gente vai sair daqui com essa disposição de se arrepender. Deus vai triunfar na sua casa, Deus vai triunfar no seu caso, a oferta, Deus vai triunfar na sua família.
Era baixo e a navalha, a doença, mas Deus vai te fazer ficar de pé. Não precisa ler, eu quero ler com você. Tem gente que chegou aqui vivendo a experiência de algo que já aconteceu.
Tem gente que chegou aqui a um passo de um adultério, tem gente que chegou aqui querendo resolver esse problema hoje e tem gente que chegou aqui dizendo: "Senhor, gera temor em mim pela tua palavra, para que este mal, essa praga, nunca mais ache que está na minha terra. " Eu quero terminar, antes de orar com vocês, além da oração de Davi, depois da confrontação: "Não precisa ler, só os Salmos 51:7. De mim, ó Deus, segundo a tua benignidade, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado, pois hoje eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim. Não adianta, pequei contra ti; contra ti somente pequei e fiz o que é mau diante dos teus olhos. De maneira que serás justificado no teu falar e puro no teu julgar.
Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te agrada da verdade no íntimo, e no recôndito me faz conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
Faz-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito reto.
Não me repulsa da tua presença nem me retire do teu santo Espírito. Restaurai-me à alegria da tua salvação e sustenta-me com o espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos e os pecadores se converterão a ti.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. Abre-me, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores; pois não te comprarias sem sacrifícios, do contrário, eu os daria, e não te agrada de local dos sacrifícios. Os sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; ao coração contrito e humilhado, não desprezarás, ó Deus.
Faze bem assim a Sião, segundo a tua vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então, agradarão os sacrifícios de justiça, os holocaustos e as ofertas queimadas sobre o teu altar. " E se oferecer é novo, eu quero escrever isso aqui, porque ele estava dizendo: "Mundo espiritual, se o meu pecado foi escandaloso, o meu arrependimento vai ser mais escandaloso ainda.
" Mais escandaloso ainda, mais escandalosos ainda, mais escandaloso ainda, mais escada norma. Ainda, esse é o homem admirado por Israel, para o qual Deus disse: “O homem segundo o meu coração. ” Eu vou orar por três grupos aqui hoje.
O primeiro grupo: você está vivendo essa experiência da confissão de adultério. Segundo grupo: você está muito próximo e hoje vou ter que tomar uma decisão de romper com isso em nome de Jesus. Terceiro grupo: você quer apenas, hoje, que o Senhor nunca falte no meu coração temor.
Eu não quero pecar contra Tim, contra a minha esposa, contra a minha família, meus filhos, a igreja, nem contra mim mesmo. Todos vocês que querem orar comigo, venham aqui na frente. Nós vamos orar, sabendo que o seu conjunto, todos que querem estar comigo nesse sentido, nessas três direções, bem aqui na frente.
Nós vamos orar. Jam the bus. Catar.
Quero voltar ao início de que encontrar-lhe um tiro sem querer. Refere conceitos e valores. Eu quero reconstruir.
E. . .
o carrinho. E, segundo ninguém de preto se arrepende, sim. E.
. . [Interrupções musicais] Ei!
É uma loucura. Pipoca! Porto.
Agora, que o nosso olhar seja um olhar de graça, mas que o nosso olhar seja um olhar de compaixão, de amor e de espera. Ninguém aqui é super-homem, ninguém aqui está isento desta possibilidade. Não é amanhã para julgar, amanhã para liberar perdão e a manhã de arrependimentos, a manhã de graça, a mãe de misericórdia.
[Nós vamos orar agora. Pés, teus olhos aqui! Deixa o teu coração falar nesta oração agora.
Mas que esta seja uma manhã de cura, de arrependimento, de libertação, de restauração, de mudança, de abandono do pecado. Abraça cada um de nós hoje, independente do que quer que seja. Todos são meus filhos.
Abraça este homem agora, este avança, esta mulher agora, tem-o. Abrace o casal agora, Senhor. Aplica o poder do sangue vertido na cruz do Calvário.
Aplica o poder do sangue derramado na cruz do Calvário. Vai levantando quem está prostrado, vai despertando a consciência adormecida, vai agindo quem está vazio da tua presença, da tua graça, do teu Espírito. Começa a escrever uma nova história a partir desta manhã.
Glorifica o teu nome de forma extraordinária, transformando, restaurando, levantando, provocando em Deus o desejo de servir de melhor. Coloca dentro de nós temor pela tua palavra, Senhor. Aqueles que precisam de restauração, restaura.
Aqueles que precisam de renovação, renova. Aqueles que precisam de um fortalecimento, fortalece. Mas que todos nós saíamos daqui poderosamente tocados por esta palavra, instruídos por esta palavra, e que possamos levar a sério esta palavra e que esta verdade traga para as nossas vidas libertação.
Pai, abençoo cada esposa. Eu abençoo cada marido e declaro que restaurados, declaro transformados, declaro curados, para louvor e glória do nome de Jesus. Gostaria que você fizesse a décima abraço, fizesse de coração, dois minutos junto com o seu corpo em frente à praça, ocorrendo em frente, assim, passou na guerra está cantando essa atenção.
Você vai trabalhar em dois minutos e pode sair do intervalo. E Deus abençoe. Que é o nome nem c e d que encontrar.
Eu curtir sem um querer prevenir conceitos e valores. Eu quero sim. [Interrupções musicais] I.
. . e.
. . ii.
. . I.
. . i.
. . [Música] I.
. .