Olá boa noite a todos bem-vindos ao nosso canal eu sou Mário Filho dirijo o Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra e o ilei fá há de alguma lei ou lotó aí e hoje temos aqui uma presença especial para conversarmos sobre um assunto que muita gente aqui gosta que nós disputamos que é o Babá Sacer vamos lá trazê-lo para cá que é o dirigente do idioma e ele vai aqui falar um pouquinho conosco da prática de fá dele que a prática específica do município de Abel potássio se não me engano da forma como o povo de adaptar
lida com a as suas coisas de fé e de orixá e também explicar a relação de Ivan e a religião tradicional e urubá que as pessoas confundem as coisas acham que vá e RT Y é a mesma coisa que a gente não é esquecem outras coisas boa noite adoro aboia seja bem-vindo É cabo Boa noite Muito obrigado ao senhor pelo carinho pelo convite de estar aqui no canal do YouTube do seu templo canal esse que é extremamente importante porque no momento onde a internet infelizmente dá tanta visibilidade [Música] a assuntos que são mais polêmicos negativos
brigas discussões tem um canal como do Senhor que procura compartilhar informação com essa oralidade que é o Batalhão lhe deu eu acredito que o poder da fala quem dá para a gente é Oba tá lá e com essa capacidade potencial é muito importante eu tô muito feliz e orgulhoso de estar aqui no dia de hoje e Agradeço Ao Senhor o carinho e a confiança aproveite para cumprimentar todos os seguidores do canal pessoal que tá assistindo ao vivo o pessoal que depois vai assistir a gravação dá um abraço carinhoso em todos pelo lodo Mares orixás nos
abençoe e que possamos fazer uma live muito bacana e produtiva bom babá nós sabemos que o senhor começou a sua história bem jovem se eu puder fazer um resumo assim do que aconteceu porque que levou o senhor a iniciação porque começaram com seus pais e depois com o senhor aí depois o senhor foi para Nigéria continuando os seus estudos e suas iniciações conta um pouquinho para gente Para nós conhecemos a história do Senhor por favor então a minha mãe de sangue ela ela aos 13 ela é baiana ela nasceu numa cidade da Bahia chamada Gandu
que é próximo a Salvador mas ela foi criada numa cidade também uma outra cidade chamada Periperi e a minha mãe ela é de uma família que ela decente a avó dela que seria minha bisavó era Índia e tinha incorporações de espíritos mas não seguia nenhuma religião só que o marido dessa avó da minha mãe que a minha bisavó né O avô dela que é o meu bisavô ele era judeu ele praticava o Judaísmo e ele não aceitava muito a incorporação que essa minha bisavó tinha e enquanto ele era vivo raramente ocorria essa minha avó recebia
um espírito que se apresentava como um caboclo então a minha mãe desde muito nova ela teve contato com o fenômeno da possessão de espíritos até que aos 13 anos de idade ela perdeu os pais muito nova minha mãe ela ficou literalmente Órfã né meus avós faleceram antes de completar 50 anos e ela veio morar em São Paulo com 13 anos de idade aqui em São Paulo ela engraçado porque apesar dela ter nascido na Bahia ela nunca tinha tido contato com candomblé lá ela tinha o contato com o judaísmo religião do meu bisavô que era avô
dela e com essas incorporações que a minha avó tinha e como meu bisavô faleceu primeiro depois que ele faleceu essa minha bisavó tinha possessões com mais frequência e quando ela ficou Órfã que ela veio morar com uma irmã bem mais velha do que ela aqui em São Paulo ela aos 13 anos de idade começou aqui tem incorporação de espíritos em casa essa irmã dela no caso uma tia minha é não tinha uma um entendimento uma compreensão levou ela num centro do que se chamava de mesa branca kardecismo e nesse centro de kardecismo o dirigente é
orientou que minha mãe procurasse um terreiro de umbanda E aí ela procurou muito nova hoje ela tem 64 anos então isso tem 50 anos né ela procurou um terreiro de Umbanda em São Paulo que ela desenvolveu toda a sua espiritualidade dentro da Umbanda quando eu nasci em 87 a minha mãe era só umbandista ela praticava Umbanda e ela era aquela Umbanda assim que era segunda quarta e sexta ela dentro de um terreiro de umbanda nas atividades né normalmente era uma noite enfim e eu fui criado né como a baiana da minha mãe que ela recebe
uma baiana é costuma dizer que amamentou eu os meus irmãos minha mãe incorporada com a baiana e a gente lá sendo alimentado pela minha no corpo da minha mãe mas ela possuída pela entidade dela uma das entidades que ela trabalhava na umbanda então eu nasci no meio da espiritualidade Só que ainda muito novo em 1992 com cinco anos de idade a minha mãe ela conheceu o homem que hoje é meu padrasto né eles são casados desde 96 que é um homem que em 77 foi iniciado no candomblé ele foi iniciado na Bahia em Salvador mas
ele é daqui de São Paulo ele chegou a receber os direitos acerdotais dentro do candomblé na nação Ketu porém 89 o meu padrasto Ele conheceu pessoalmente o professor King lá do templo do duan na época nem existia o tempo que existe hoje era uma outra realidade enfim E aí o meu padrasto se interessou muito pela religião tradicional urubá se identificou muito na época com trabalho do professor King e optou em segui-lo até que ele foi iniciado no IFA pelo mesmo Lu que eu que foi o Babá Fabi que era o sacerdote que o professor King
trazia ao Brasil e quando nós o conhecemos foi quando nós começamos a ter contato com que era a religião tradicional uruguaia o culto de orixá o IFA enfim e eu era muito novo eu tinha só cinco anos de idade até que passou os anos em 1996 a minha mãe decidiu que ela queria ser iniciada no IFA Aí ela passou pelo processo iniciado para ela foi muito bom e em 97 em janeiro ela chegou para mim para os meus irmãos e falou olha a mamãe passou por um ritual que eu fiquei foi muito bom para mim
e eu queria que vocês também passasse Na época eu tinha 10 anos de idade eu sou o Caçula eu tenho mais dois irmãos mais velhos que tem uma diferença de um ano e meio e depois três anos para mim eles concordaram também concordei e nós somos em agosto de 97 submetidos ao processo de iniciação no IFA não houve uma razão não houve um motivo porque como a minha mãe praticava a espiritualidade desde nova ela sempre teve o costume de se cuidar então nunca teve um problema assim muito grande na nossa família que nos levou a
buscar a religião urbana na verdade ela ela se identificou com a tradição Foi iniciada gostou e jogou que isso seria bom para os seus filhos e foi aí então que eu passei pela iniciação tendo como tradutor ou Professor King na época e como iniciar o Brasil que é o finado babá Fábio Michael a quem eu tenho muito respeito e venero até o dia de hoje Porque de fato foi um sacerdote fenomenal e nós ficamos né Eu particularmente fiquei de 97 até 2011 pertencendo a instituição dirigida pelo professor King a quem eu tenho muito respeito muita
gente na internet acha que eu não gosto dele que eu tenho problemas com ele de forma alguma eu eu tenho o meu sistema que é mais fechado e quando eu conheci o templo do professor King em Perdizes eu era criança mas era um templo menor era uma era uma era uma era algo mais fechado mais restrito e eu me apaixonei por esse sistema de culto quando houve a mudança para o local que até hoje ele está instalado que era Mongaguá começou a ficar muito cheio né E algumas coisas foram mudando e eu não mais me
identifiquei Foi aí que com muita honestidade eu cheguei até ele em 2011 numa festa junina que ele faz anualmente lá na Baixada e comuniquei a ele que eu estaria me desligando da instituição dele para poder auxiliar um outro nigeriano que é irmão dele irmão mais novo dele de sangue a estruturar o seu tempo aqui no Brasil também obviamente ele pode ter ficado um pouco chateado mas eu tenho muito orgulho em dizer que eu não traí eu cheguei para ele e falei olha não me identifico mais quero sair e sair e ajudei o irmão dele por
dois anos a estruturar o templo dele o irmão dele tem um templo que eu que eu ajudei no princípio né é um sacerdote que eu respeito muito a quem eu tenho muito carinho e tivemos uma relação de parceria por dois anos que só deixou de existir porque logo em seguida em setembro de 2012 foi quando eu fundei o meu tempo na época residia em São Paulo no bairro do Cambuci e o tempo naquele momento se chamava e de wi-fi cultural e aqui ele acha o batalhão e esse tempo ele existe até hoje no tempo celebrou
10 anos agora em setembro só que eu do Cambuci residir um ano na Praia Grande litoral de São Paulo e aí depois desde 2016 nós estamos instalados aqui na cidade de Cotia em 2017 eu passei a trazer o Babá com quem eu tenho uma relação de parceria até hoje para o Brasil é e ele em 2017 me fez um pedido que eu organizasse no meu tempo uma idiota um milagre uma congregação de hora humilhar e que eu mudasse o nome do meu tempo para o templo dele que o templo dele existe na Nigéria desde 92
foi o pai dele Quem fundou E hoje nós temos na Nigéria 13 tempos que é idiota e esse tempo que foi fundado pelo pai dele em 92 cresceu muito ao ponto de nós termos 13 templos lá 13 congregações e aí ele pediu que eu mudasse o nome do meu tempo aqui no Brasil passasse a ser uma filial do templo dele com a condição de que eu fizesse uma atividade semanal totalmente gratuita que nós chamamos de idiossinge oba metal que significa literalmente culto semanal de sábado e é algo que quando ele me pediu eu fui muito
sincero com ele eu falei eu vou tentar eu não sei se eu vou conseguir porque no Brasil é muito difícil as pessoas terem o interesse de semanalmente irem até o local para rezar para fazer orações para fazer reflexões porque nesse dia especificamente né do nosso culto nós não fazemos ritual tem o toque de atabaque mas não tem A Possessão do Orixá que a gente sabe que algo que as pessoas gostam muito no Brasil então nós nos reunimos para reizá-lo o valor do mar e Fausto orixás agradecer pela semana e fazer reflexões dentro dos versos de
fá e eu fui muito sincero com ele naquele momento eu falei eu acredito que isso não vai pegar mas eu posso tentar E aí eu tentei no princípio não vou mentir aqui para mim não deu certo porque era um pouquíssimos filhos que iam na época minha casa tinha 25 filhos é que era um membros filiados né que eu sempre deixei muito separado as pessoas que fazem parte do meu tempo dos consulentes que a pessoa que vem consulta faz é boy não tem vínculo então nós tínhamos naquela época 25 pessoas das 25 eu tinha uma frequência
de três quatro filhos para o culto até que um dia eu cheguei para ele em 2018 e falei eu não quero mais fazer essa cerimônia no Brasil não dá certo me entristece ver o desinteresse das pessoas ele pediu para mim mais um ano ele falou faça por mais um ano se daqui um ano continuar vindo poucas pessoas você pode parar e aí foi em 2018 que eu fui até a terra e urubá também no mês de agosto que é um mês que eu fui iniciada é um mês que para mim é muito especial e lá
eu fiquei 15 dias e nesses 15 dias eu pude conhecer a realidade da cidade de abelcutar que a cidade que eu sempre me interessei por ter sido a cidade dos meus iniciadores e conhecendo a realidade dele o dia a dia dos atendimentos as consultas a realidade financeira e social da terra yorubá né Visitei alguns pontos históricos alguns tempos e fui num culto foi em dois cultos semanais lá tive o prazer de poder fazer uma das partes do culto semanal lá e no outro culto recebi o título de representante desse tempo aqui no Brasil que é
o título de achou de um idiota significa representante do tempo e ali eu voltei empenhado em fazer isso dar certo porque eu vi o quanto é importante para eles essa cerimônia do culto semanal E aí eu falei não agora Independente de ter uma ou duas pessoas eu não quero desistir disso E voltei para o Brasil empenhado e hoje graças ao do mar é orixá o suporte que a minha esposa dá que ele meu mestre dá e os meus vídeos que me ajudam que semanalmente estão ali comigo alguns que não conseguem tá todo sábado se esforçam
para estar 15 dias a gente já tá fazendo isso desde 2017 no sábado passado eu fiz o culto número 179 já se foram 179 sábados realizando essa cerimônia e sempre com muita boa vontade porque de fato isso tem somado muito para mim porque eu aprendo muito ensinando quando eu tô com meu babá aqui Aprendo muito porque ele tá ali ensinando os nossos filhos e eu aprendo e aprendo com os meus filhos com as perguntas com as questões que eles fazem então basicamente fazendo um breve resumo já tô falando bastante foi foi foi isso que me
motivou Na verdade o que me levou a religião foi a minha mãe né Eu costumo dizer que ela me deu a vida duas vezes me gerou como ser humano que gerou espiritualmente porque ela me apresentou a espiritualidade eu antes de me julgar um religioso eu me julgo um espiritualista e depois me apaixonando pela prática pela forma pela humildade dos sacerdotes iorubás a objetividade deles e a ritualística a forma como eles lidam consagrado eu dediquei a minha adolescência e o princípio da minha juventude a querer compreender isso eu nunca tive a pretensão de ser sacerdote Até
porque eu eu gosto muito de falar mas eu tenho não vou mentir aqui em live eu tenho muita dificuldade de me relacionar com as pessoas né Eu sou muito seletivo Enfim então eu nunca tive a intenção de ter uma casa aberta Mas eu sempre quis entender e compreender a cultura iorubá e isso a minha mãe me ajudou muito nessa trajetória e o meu mestre com quem desde 2017 eu desenvolvi essa relação e obviamente meus filhos porque eu acredito que os filhos de um tempo os bons filhos porque no tempo nós temos os bons membros e
aqueles que infelizmente estão ali só para fazer número porque eles que querem assim mas os meus bons filhos eu considero eles os pilares da estrutura eu falo para ele se não fosse vocês aqui eu não teria o porque ter um templo E é isso que me motiva a desenvolver o culto e poder trabalhar para levar a palavra de falar para eles e para as pessoas na internet através dos canais e é isso senão ficou aqui uma hora falando vou tornar pública é importante que nós passamos isso para as pessoas tenham noção né de quem de
quem fala né da relação que existe entre o Senhor e a própria prática de IFA Mas vamos lá é eu vou falar um pouco da minha família como ela enxerga a Rio tradicional eurobaia e o senhor fala também como o senhor enxerga por meio da sua família como que é para nós a tradicional eurobá se baseia em cinco Pilares o culto de orixá culto de fato digo Alguns vão falar que tem um cesto recuso de ouro Mas na minha família o culto de orou é só de um único babalar O que é iniciado em orou
e ele faz praticamente quase tudo sozinho não há muita relação na minha família com orou é mais que é bumbum Então são esses cinco Pilares que formam o pai e o culto de fé é um Como que o senhor enxerga a própria rty eu compreendo a religião tradicional urubava da seguinte forma né o lodo mar e como ser Supremo e e como a força que é responsável pela criação de tudo é o culto aos ancestrais Eu costumo dizer assim é nós temos várias formas de culto aos ancestrais dentro da religião tradicional Uruguai que pode variar
muito de família tem região que vai cultuar muito através de algum tem região que vai cultuar muito através do próprio falecido tem região que vai cultuar através de gnocô que é algo parecido com algumas diferenças outras que vão cultuar Através de genedé outros através de orou tem um específico de lagos que se chama ecó então eu vejo a ancestralidade como a base do nosso culto e eu acho muito bonito isso Ué porque o povo Uruguai ele tem uma necessidade de manter a memória do ancestral Vivo e eu vejo isso como a imortalidade é você ser
lembrado você ser venerado você ser cultuado é o que nos garante na minha concepção uma imortalidade e eu vejo a base sendo isso ancestralidade o culto aos Orixás o culto wi-fi a força do Poder feminino que a gente chama de ami e o nosso grupo espiritual nosso é um e fazendo um elo com isso tudo nosso próprio ori né e eu consigo entender que a religião tradicionário é muito Ampla e ela não se limita um orixá O senhor falou algo aqui que é muito importante as pessoas compreenderem que quando nós falamos de fá nós estamos
falando de apenas um culto dentro de uma tradição religiosa que tem vários cultos várias divindades e que a gente não pode diminuir o subjugar as outras divindades dando a entender que o nome da religião é IFA né o IFA ele é um culto que ele está inserido dentro da religião tradicional Obá como o culto de Exu de obatalá Oxum e hemodiálise como todos os outros cultos e que dentro da minha família obviamente Eu sempre me cuidei com babalador embora eu tenha sido iniciado no culto de alguns Orixás e essas iniciações tenham sido feitas por Babalu
inchar ou e ao Orixá é Eu sempre me cuidei mais com babado minhas iniciações de orixá fiz ali A Iniciação mas eu nunca me cuidei muito com sacerdote de orixá então nós temos o nosso e fá como referência então particularmente tudo que eu vou fazer na minha vida eu costumo dizer que eu consulto dois Orixás e fá por um Mila usando e fá como sinônimo de omilar ou a batalhar ou até os dois para ver se os dois estão de acordo e se eu não vou ir contra nenhum nem outro obviamente o IFA e o
abatalá por seu O meu Orixá principal [Música] Mas isso é um costume meu da minha família a gente dá uma prioridade para o homem lá a gente obviamente entende que o nome lá ele é o grande direcionador dos nossos caminhos mas eu consigo muito bem compreender e respeitar que tem determinadas regiões na terra e urubá que lá não lá a pessoa se ela é de Xangô e ela só é iniciada em Xangô tudo que ela tiver que direcionar na vida dela vai ser Xangô quem vai direcionar e tá tudo bem assim como quem é de
obatalá Tem gente que só é iniciado no abatalá e vai só o batalar a direcionar as coisas na vida da pessoa e também tá tudo bem e o que eu acho bacana na religião tradicional Ubá essa pluralidade essa possibilidade de você ter famílias e regiões Que cultuam Orixás alguns cultuam vários alguns cultuam mais um só especificamente sem deixar de cultuar outros obviamente mas se dedicam mais a um e que essa pluralidade lá é comum e que com relação a isso não tenho certo errado o certo é eu estar alinhado a família a tradição a linhagem
a qual pertenço até para dar continuidade aquela ancestralidade que vai reconhecer aquilo eu costumo dizer para os meus filhos o seguinte não existe certo e errado existe o errado quando eu quero fazer no meu tempo algo que a minha ancestralidade não reconhece aí passa a ser errado eu não posso introduzir no meu tempo uma prática por exemplo que é da cidade de ioiô porque os meus iniciadores não são de ói ó então eles não vão reconhecer ancestralidade que eu carrego espiritual não vai reconhecer essas práticas então Cabe a mim como sacerdote respeitar as práticas e
os costumes por um exemplo de ói ó ebadã enfim e saber que eu posso respeitar essas práticas sem ter a necessidade de introduzidas no meu tempo para não criar um conflito porque aí sim se eu introduzir no meu tempo numa prática de Yoyo Pode ser que seja certo mas talvez em abelputar seja inadequado aí eu posso estar cometendo um erro agora quando a pessoa quer joyota se mantém fiel as práticas de Yoyo ela tá certa quando uma pessoa diabé ocu se mantém fiéis as práticas de Abel ocultar dentro da família que ela pertence ela tá
certa que é porque por exemplo o templo que eu fui iniciado que é o do professor King é de Abel ocultar ele tem práticas e costumes no Brasil que a minha família da mesma cidade Diverge mas nem por isso eu deixo de respeitar eu só procuro esclarecer para os meus seguidores a nossa visão a nossa concepção para as pessoas até Inclusive compreenderem essa pluralidade e é interessante porque para muito sacerdotes de Abel ocultar o Oxóssi compartilhando aqui uma curiosidade é um orixá masculino eu estive um tempo em Abel ocultar que quando eu perguntei para uma
bola orixá que tinha lá algum e Oxossi é o que que Oxossi era de Ogum se era só Aprendiz O irmão ele virou para mim e falou é esposa então para ele é esposa é mulher né diabecultar então e nós temos uma pluralidade lá muito grande e aí só para as pessoas entenderem isso na terra oruba é muito comum tem lugar que entende a figura de Oxossi como esposa de Ogum por entender que alguns saía para guerrear e fracassar e Oxossi ficava cuidando da casa um papel dentro da cultura iorubá mais feminino outros entendem ele
como mulher de fato e outros entendem como um orixá masculino Como é o meu caso para mim Oxossi é um orixá masculino irmão e aprendiz de Ogum então toda essa pluralidade pode existir inclusive dentro de uma mesma cidade e é normal e que bom que é assim porque dá possibilidade da gente é ver o quanto esse culto é amplo e é profundo na nossa família também Oxossi é mulher e a esposa de Ogum quando o Babá me deu uma uma reza de Ogum ele me deu assim eu não dei muita atenção na hora que ele
me deu a reza aí já de volta para o Brasil eu fui ler aí na hora olhei assim ogum ocorre não é possível não é possível que alguns seja marido de Ochoa assim aí eu liguei para ele babá você me deu uma hora uma reza aqui então mas não é isso você é mulher de algum falei não aqui no Brasil ele é masculino ele é um aprendiz de algum é o que as pessoas mais mais enxergam o primeiro devoto de Ogum não oxe você é mulher de ogum e ponto e aí tá bom Ok não
vamos brigar mais por isso né Oxossi Nossa família também é um orixá feminino essas confusões como logum também né visto em algum lugar como homem outros como mulher e eu tinha uma vez eu conversei com Dadá faz xixi e quanto também com outros sacerdote de de lei fé e falou assim até que nem fé algumas pessoas enxergam o chosse como homem outros enxergam o chosse como mulher ali no corpo templo Onde fica o a casa de Oxóssi que protege até que quem faz o culto ao batata fala que ele é mulher vamos falar que ele
é homem e aí fala no final ele é um grande mistério porque ele engana todas as pessoas aí ficou essa essa história do poderio de Oxossi né da inclusive aquela festividade em que o oni de lei fé sai lavando a cabeça de Oxossi durante a procissão carregando a cabeça de Oxossi se algo muito forte para o povo yorubá e agora babá falando assim um pouquinho Mais especificamente da deifa nós temos algumas algumas práticas no caminho de Ivan que se iniciam geralmente é pela pelo recebimento do seu assentamento de ifan que né a primeira mão de
Fátima muitos chamam o chefe [Música] depois nós temos o interface depois nós temos o itelo Du depois não temos de pano Duo aí algumas famílias têm a cerimônia também de apresentação pública da quando o sacerdote vai fazer a consultora curado para os mais velhos daqueles olhem como está fazendo e tal tudo isso é uma prática própria do povo verruá e a minha família tem essas questões também seguem esse mesmo ritmo o chefe para nossa família não é uma iniciação e sim a pessoa recebe o Ibá de omilar para que ele possa cultuar em sua casa
cada quatro dias poder manter uma relação próxima com o homem lá recebendo Axé de onome lá recebendo Axé de todos os orixás que você vai acabar acabando por rezar na hora que você faz a oferenda e vá na sua casa a mesma coisa porque nós temos visto insistentemente aí eu vou pegar um exemplo brasileiro de muitas pessoas que falam que o ichefa é uma iniciação enquanto eu estive na Nigéria em 12 municípios durante o tempo que eu fiquei lá e nenhum desses municípios o chefe é visto como uma iniciação o senhor também esteve em outros
municípios também a Nigéria isso o senhor viu se o eschefair era uma iniciação Então até agora eu não conheço nenhum município em que um babalá ou um conselho de global façam o chefar imaginando que seja uma iniciação como que é para o senhor a Axé babá essa pergunta é muito importante e te agradeço ela porque é um assunto que é muito importante eu lembro que a um ano atrás eu vi um vídeo do Senhor falando sobre e eu fiquei muito feliz porque eu falei caramba né a gente até conversou no privado na época sobre porque
vamos lá com todo respeito a quem pensa diferente é importante as pessoas entenderem conhecer o idioma yorubá é muito importante porque isso evita as pessoas de muitas vezes é se auto enganarem a questão o enxergar ou chamado de facan que significa primeira mão do ifá na terra yorubá não tem nenhum lugar que ele é considerado iniciação e isso eu posso hoje afirmar porque desde 2010 quando começou a existir no Brasil o entendimento de que isso é fato poderia ser iniciação de que é enfim começou a eu peguei eu falei não Perla eu sempre entendi a
palavra isso é fa ou xexe como se chama em alguns lugares ou ou facan como a feitura do assentamento de fá para a pessoa cuidar de fai agora tá virando iniciação na época eu conversei com o sacerdotes de fé sacerdotes de adoe que sacerdotes de abeltar sacerdotes de Badan muito sacerdotes de várias cidades olha enfim e todos na época sempre me foram muito claros isso é fa é a sacralização do ifado Inclusive a palavra ichefa quer dizer sacralizar e fato a diferente de itefa que vem da palavra e fatité e tefa pisar ou itaifa três
dias do ifação no IFA então o isso é infelizmente ele virou iniciação em alguns países da diáspora principalmente na América do Sul porque porque em Cuba o infaatro cubano tem o costume de primeiro faz o que eles chamam de alfacan que é a primeira mão deles que é equivalente ao nosso chefe e depois só para quem tem caminho sacerdotal que eles fazem a segunda mão eu respeito a tradição afro-cubana nem vou entrar no mérito aqui de discutir porque algo que eu não entendo como no Brasil houve no Rio de Janeiro muito sacerdotes do ifáfico cubano
algumas pessoas migraram para tradição iorubá E aí houve uma mistura de conceitos é alguns talvez misturaram por Inocência outros talvez por uma maldade para vender um produto porque aí você ganha duas vezes na religião tradicional Ubá é importante as pessoas entenderem que e nem todas as famílias a pessoa é obrigada a fazer isso é fato para depois fazer interface até porque no ritual do item falar quando uma pessoa não tem isso é fato antes dela entrar no igudu vai ser feito ali o enxofre para ela né então o isso é um ritual para nós que
eu gosto de usar esse paralelo assim suponhamos que eu eu não sou iniciado no candomblé suponhamos que amanhã eu vou e me consulte com Babalu e chá de Candomblé e joga para mim diz usar Cell Você é de Oxaguian é que todo consulente que eu tenho que é sacerdote do afro brasileiro eles falam que se eu fosse do Candomblé seria E aí mas você precisa fazer oxaguiar aí eu pego e falo babá mas eu não tenho dinheiro para me recolher agora então vamos assentar o seu santo E daqui a um dois três anos você faz
o chaguiano beleza esse assentamento de Oxaguian não é uma iniciação é a feitura de um assentamento para eu poder cuidar desse orixá e um dia poder fazer a iniciação dele o chefe é isso é a feitura do assentamento de IFA para pessoa poder poder poder cuidar do seu IFA até ter a possibilidade de ser submetida ao itefa dentro da cultura da nossa família nós entendemos E tefar e ter ludu e godu como o mesmo ritual sendo que tem muitos nomes porque o itefar ele pode ser chamado de hetero Duo quando no itefar o homem vê
o assentamento de igual do que é o assentamento que representa literalmente a esposa de iluminar chamada o dono de que inclusive mulheres não podem ver infelizmente muitas mulheres julgam o culto de fá machista por dessa proibição e desse inquérito mas esse inquérito não foi uma criação do babalaô não foi uma criação do aruminati Foi uma foi uma imposição da própria odu que é mulher eu aprendi com Marabá de Hero que é o Nicolau ali a quem eu tenho uma relação de amizade muito grande até hoje Que mulher quando deita no chão não pode encostar os
seio no chão porque o seio é aonde a criança tira o seu primeiro alimento e a terra é aonde a gente retira todo o alimento que a gente vai comer até morrer então o seio encontrar com a Terra é um tabu em algumas famílias porque é poder com poder e isso dá uma força muito grande então o dono porque ela não gostava de ser muito vista como um Mila tinha muitas esposas essas esposas ficavam tentando criar problema para o Du e um dia ela cria elas criaram um problema muito grande e aí o Du virou
para homem lá e falou de hoje em diante eu não quero mais nenhuma mulher sua me olhando e foi um pacto Além disso para quem disse ah mas é um verso foi criado por seres humanos é força com força né tanto que dentro de alguns mulher tem muito Tabu em relação a eda e a minha Benny mas que não é legal falar aqui porque é muita coisa de segredo então a gente entende que a mulher tem muito poder poder com poder é algo muito forte então quando a gente diz que mulher não pode ver o
Duo a gente não tá falando que mulher é ruim a gente está reconhecendo mulher você é muito poderosa e baudu é algo muito poderoso é muito poderosa poder com poder vai dar problema então o interno do é como nós chamamos o interface quando no itefa dentro do ibudu que a floresta que a gente monta para fazer a iniciação A Cabana né a gente fala Floresta mas não vamos para ser sincero com o pessoal é uma cabana que nós chamamos de gordura espaço sagrado Quando o homem vê o do aí a gente chama de ténudo né
mas é o ritual que ocorre dentro do itefa também para nós não é uma cerimônia à parte e tem o que nós chamamos de ipanodoo que algumas famílias chamam de hipnudo que é um ritual eu passei por esse virtual da Nigéria é um ritual fabuloso que eu brinco com meu babá eu falo se pudesse fazer IFA mais vezes e pano do mais vezes eu ia vivendo para Nigéria fazer IFA e faz pano porque são dois rituais Eu amo todos os rituais no culto de da religião tradicional Ubá mas a cerimônia do itfire São duas cerimônias
que eu acho linda por todo a simbologia por toda é por tudo que envolve esse ritual por todas as orientações que trazem enfim e o plano do para nós é um ritual que se chama duplo que literalmente quer dizer apagar a fogueira de odudu fazendo menção a um verso no qual as mulheres de obra O Milagre tentaram espantar o do acendendo fogo e fazendo fumaça e aí nesse ritual tem um ato específico que é secreto ocorre algo parecido por isso que se chama hiponodoo em homenagem a esposa de homem milagre e tenho e com até
que nós chamamos de quaté que é uma cerimônia que Obrigatoriamente deve ser pública aonde O Aprendiz é testado E aí lembra muito a defesa de tese da das Universidades quando alguém vai defender uma tese de mestrado é doutorado enfim né e é muito bacana porque o icoté é eu fui submetido ao equato em 2018 lá na terra em Uruguai e Abel ocultar e tinha babala o tanto da nossa família como de outros templos de outras e foi muito bacana a forma como eles agiram havia um estrangeiro falando ali os versos no idioma deles as orações
os Yuri e tal né Foi muito e para mim foi um momento muito mágico às vezes eu brinco com a minha esposa com meu babá às vezes eu acho que eu não tive na Nigéria às vezes eu acho que eu sonhei e acordei e o até para nós eu fiquei muito emocionado de fazer lá porque pela semelhança que tem salvas diferentes né com a defesa de uma tese e principalmente porque me lembrou o que ocorria na Antiga Roma e na antiga Grécia quando por exemplo o menino queria aprender a arte de ser sapateiro ele não
acordava e começava a fazer sapato a mãe dele os pais mandavam ele aprendeu o Ofício de fazer sapato com um sapateiro profissional né e o menino vivia ali com aquele sapateiro ajudava fazer o sapatos aí depois de uns quatro cinco seis sete anos ele passava por uma prova pública com outro sapateiros e casa de força aprovado aí ele era apresentado para comunidade como Sapateiro e o equato ele é basicamente isso é quando O Aprendiz O Mestre percebe Não o meu aprendiz ele aprendeu o suficiente para poder trabalhar com isso para poder atender outras pessoas com
isso quando o aprendiz tem esse reconhecimento do mestre já é uma vitória quando ele consegue publicamente provar isso para outros é mais ainda e eu gosto de ver a beleza cultural e histórica que tem por detrás desse ato né então para nós o chefão não é iniciação é só a feitura de um assentamento desconheço na terra yorubá um lugar que considere iniciação muita gente fala mas é iniciação porque é um início então se for assim quando você faz um guri você também tá se iniciando porque você tá iniciando algo na sua vida quando você vai
jogar a primeira vez é para se iniciando que você tá iniciando algo na sua vida então não pode existir uma distorção né então isso é fato não é iniciação e tefar é a iniciação no IFA e Telo do para nós é quando nessa iniciação a pessoa viu mas tem famílias que faz separado tem família que faz e te faz depois de ter nodo e isso é uma variação Regional familiar normal e panodoo também para nós é um processo iniciativo já o icoté não e com até uma prova é um teste não é uma iniciação E
aí a pessoa sendo aprovada ela tem o direito de atender ortogrado a ela e quando ela não é aprovada aí ela precisa continuar aprendendo até de fato ter um domínio básico para poder estar fazendo isso foi um ponto adequado que eu quero destacar na sua fala Babá É que a pessoa ele está preparado para atender outras pessoas está a capacidade de trabalhar com aquilo então as pessoas têm que entender que um sacerdote de ivah ele é um profissional Ele trabalha com aquilo ele ganha dinheiro com aquilo infelizmente as pessoas no Brasil se acostumaram com a
ideia da caridade Ah não isso não existe ele é treinado ele é capacitado para ser um profissional que vai utilizar os seus conhecimentos para auxiliar as pessoas no entanto ele vai ter um pagamento Digno a respeito daquilo que ele faz e quanto mais conhecedor mais clientes ele terá mais pessoas que buscaram para mais consulta para fazer os ebos os ebós o eboriú e outros tipos de IPC e Tutu e outros tipos de magias outras práticas que serão recomendadas durante a consulta Então essa ideia do Brasil é caridade não para o iorubá o sacerdócio é uma
profissão e as pessoas insistem em não perceber isso do preparo que essa pessoa teve anos e anos de estudo anos de anos de resignação anos e anos comendo o pão que o diabo Cristão amassou e para chegar em algum lugar e veja eu também sou muito honesto eu não jogo ao Pelé porque eu sou honesto com as pessoas o meu conhecimento não me dá autoridade para que eu possa recitar 1024 e tamifá de cabeça além dos 2024 1024 Ogum 1.024 é boriru 1024 e tutu 1024 IPC eu não tenho essa capacidade mas os ovó e
mais as palavras que você tem que dizer e mais os outros que eu vou ter que arriscar no bonifá para auxiliar que ele ou duas se manifestar meu eu sou honesto com as pessoas eu não faço eu jogo uso porque eu sou uma balançar também então eu aquilo que eu sei fazer eu faço bem agora ah eu fiz de tefar amanhã tô jogando o Pelé Essa é a pior desgraça que nós temos visto no Brasil e pessoas que são dadas iniciadas na minha família feito isso pode ter faca o meu arabá e no dia seguinte
você coloca no Facebook 150 pau a consulta com o Pelé nem nem o Pelé dessa pessoa comeu que é o a primeira parte da preparação do Pelé que é comer você vai comer no Pelé e nem sabe que irritou O que é esse enfim o senhor pode dizer sobre isso primeiro que se eu já gostava do senhor agora o senhor vai ter que fazer feitiço para deixar de gostar porque eu já tô gostando o triplo eu sempre fui assim babá desde 2004 na internet um batalhador dessa tecla porque É muito problemático essa falta de compreensão
primeiro das pessoas acerca da necessidade de um treinamento de um preparo e o quarto do princípio que quando nós nos interessamos por uma religião e estrangeira a gente tem que pisar nesse terreno com muito cuidado porque eu não tenho direito de estragar a cultura Nossa aqui do Brasil que Dirá uma cultura estrangeira então eu vejo com muita tristeza o que infelizmente muitos têm feito com a religião tradicional Ubá com essa ideia de eu vou me iniciar hoje e amanhã eu vou começar a atender e ganhar dinheiro tava até conversando com meu mestre sobre isso hoje
[Música] porque as pessoas encaram Como investimento Ah eu vou gastar tanto para iniciar mas aí eu começo a atender e tem um retorno e isso é triste é eu tenho barulho de dizer assim do fato de ter sido iniciado criança atendi de 2012 até 2017 usando era de logum ainda uso ele de novo até hoje porque eu tenho sacerdócio dentro do culto de obatalá então em rituais desse orixás especificamente eu preciso usar os 16 búzios e em 2017 quando o meu mestre veio ao Brasil e me submeteu alguns rituais e testes e falou para mim
você precisa atender cuifar foi quando eu assumi essa responsabilidade ou seja com 20 anos de iniciado e eu falo para ele me entristece a falta de consciência das pessoas que hoje chegam na religião tradicionar o bar sobre a importância desse preparo da pessoa entender que primeiro o interface não uma iniciação só para babar logo é iniciação para toda e qualquer ser humano que quer acessar o seu odoifar que quer conhecer ali os seus tabus que quer obter orientação de fá para sua vida número um número 2 depois que a pessoa fez a iniciação é que
aí ela vai de acordo com a possibilidade de disponibilidade dela aprender porque porque e far é algo muito amplo tem verso de fá que a gente recita em 10 segundos tem verso de fato você passa 5 minutos recitando que você recita em 10 segundos tem o foco você passa um minuto um minuto e meio recitando então isso tudo requer uma memorização requer um treinamento de repente de escuta repete escuta Repete que não dá para pessoa em um dois três anos aprender é inviável Só que infelizmente as pessoas vêm muito para religião tradicionar o bar com
essa ganância Eu preciso ganhar dinheiro com isso e isso é triste tanto que eu costumo dizer para os meus filhos nós precisamos desenvolver uma consciência de que não tem o direito de estragar a religião tradicional e orubá a gente reza isso existe uma reza em iorubá que a gente fala isso é seconi que significa que a tradição não se estrague então é importante as pessoas entenderem isso justamente a questão do cobrar também é importante as pessoas entenderem que todos sacerdote e sacerdotisa E aí eu entendo que de qualquer área religiosa ele se preparou para aquilo
obviamente se ele foi uma pessoa bem intencionada né a gente infelizmente vê as pessoas pulando etapas Mas falando agora do sérios então todas essas pessoas se prepararam e além de terem se preparado eu mesmo desde quando eu estrei o meu tempo em 2012 eu tentei diversas vezes não me dedicar somente a isso só que é algo que consome dos das 24 horas do nosso dia 28 né então para um sacerdote para uma sacerdotisa consegui se dedicar outras atividades a não ser a questão religiosa é muito difícil então nós vivemos num sistema aonde as pessoas têm
que comer beber se vestir pagar contas Então nada mais do que justo do que o sacerdote seja a tradição que ele siga que ele receba pelo seu tempo que ele tá ali dedicando a principalmente nas religiões de matriz africana aonde não existe um atendimento só coletivo existe ali o momento do individual hoje as pessoas por exemplo do Mário orixá é fazem muitas fazem terapia e eu super incentivo eu acho que é algo essencial as pessoas não pagam terapeuta para ouvir e muitas vezes esquecer comentários O sacerdote ele dedica ali uma hora e meia do seu
tempo para poder consultar para alguém isso tem um custo para ele tá deixando de estar ali trabalhando para uma empresa ou tendo o próprio negócio para estar ali te ouvindo ele tem que receber por isso quando ele tá ali fazendo ebó tem e-box você faz em uma hora mas tem é bom que você vai gastar ali quatro cinco seis horas trabalhando para uma pessoa e além disso existe uma questão importante dos do pessoal que tá assistindo entender que também tem a questão do sacrifício todas as religiões trabalham a lógica do Sacrifício a ignorância humana que
impede as pessoas de enxergarem isso porque porque Além da questão a da oferta da oferenda o tempo é um sacrifício Quando você vai para uma igreja rezar uma missa você tá sacrificando ali uma hora uma hora e meia duas horas do seu dia para estar ali junto com padre numa missa quando você dá um r$ 50 ali de oferta você tá sacrificando r$ 50 que você poderia usar para comprar cerveja carne Enfim então toda a religião trabalha lógica do sacrifício e a cultura entende que se eu tenho um problema eu preciso sacrificar para que aquele
problema seja resolvido o pagamento do sacerdote faz parte do ebó eu comprar o material faz parte do ebó eu não tenho como chegar a babá Joga aí para mim o que que saiu ah saiu editor precisa disso Disso eu vou te fazer um piques E aí amanhã vai o senhor faz para mim não eu por exemplo tenho costume de passar o material para o consulente o consulente providencia tudo e o meu valor à parte porque ir comprar o seu material na minha concepção faz parte do ebó e pagar o meu trabalho faz parte do é
bom porque se eu tiver ali trabalhando de graça para resolver um problema de uma pessoa o sacrifício também é meu então aquela benção vem para mim e o sacerdote ele não tá ali trabalhando para ele se abençoado ele tá ali trabalhando para intermediar a pessoa com a espiritualidade E além disso também a crença eurobar que eu acredito muito que Embora esteja falando isso o Babá Com certeza como eu já deve ter muito isso porque a gente embora se cuide com nigerianos nós temos ainda uma mentalidade muito brasileira com certeza já ajudou pessoas gratuitamente falando e
eu costumo dizer assim toda vez que eu ajudei alguém de graça eu me prejudiquei né porque absorvia o problema daquela pessoa coisa que eu não tinha nada a ver com aquilo e muitas vezes a pessoa não deu valor e depois me apoiava pelas costas então assim não vale a pena duas vezes e dentro da cultura Uruguai isso faz muito sentido quando você ajuda alguém gratuitamente você compra para você o problema do outro então Esse é um dos motivos do sacerdote cobrar Então aproveita que o canal do babá para fazer um apelo para as pessoas levem
a sério o conhecimento se você foi iniciado hoje tenha paciência se a prática sacerdotal tá no seu caminho você vai conseguir aprender você vai conseguir de uma forma séria responsável desenvolver um trabalho bem feito porque eu costumo dizer o seguinte montar uma casa religiosa montar um templo basta você ter um lugar e pessoas desesperada querendo ajuda manter um templo de pé Você precisa de conhecimento você precisa de estrutura espiritual e você precisa que isso esteja alinhado a sua predestinação porque você vai brigar com muitos inimigos espirituais as pessoas você vai brigar com seus inimigos espirituais
você vai brigar com os inimigos espirituais das pessoas que te procuram e você vai brigar com os inimigos daqueles que vão se incomodar com seu trabalho e vão querer te queimar E aí se você não tiver conhecimento estrutura espiritual e predestinação você vai cair por terra porque você não vai aguentar o trampo então é importante o preparo para que você tenha sabedoria Axé e conhecimento para manter a sua estrutura de pé Então muitos que infelizmente eu tô na internet desde 2004 de 2004 para cá a quantidade de gente que eu já vi só uma barata
joga o Pelé por r$ 600 joga o Pelé por r$ 100 e que né você tem ali a compreensão talvez essa pessoa não saiba reciclar um excede do próprio irados 256 E aí em dois três quatro cinco anos a pessoa some um dois três quatro cinco anos a pessoa some porque se aventurou num terreno desconhecido e não aguentou o tranco até porque o meu Babá ele fala uma coisa que assim a língua de ouro milagre sábia Mas ela é longa e vira chicote e há de alguma lei que foi que iniciou algum ir lá no
IFA é que em fiscaliza na hora que ele vê que opa já já já já brincou muito agora vai apanhar na hora que ele vem da surra aí não tem o que correr então aproveitando audiência do seu canal a dizer que é muito importante usar adeptos da religião tradicional serem muito bem intencionados é uma tradição tão linda não tenho porque eu estragar e e assim não busquem a religião para ser sacerdote o sacerdotisa busquem por amor a orixá Por Amor à cultura por amor a tradição se tiver no seu caminho um dia assumir a postura
assumir a posição sacerdotal Isso vai acontecer naturalmente de uma forma que você não corra risco de fazer algo errado porque eu tenho uma consciência eu falo para os meus filhos no dia que vocês acharem que eu fiz algo de errado podem pedir para o lodo mar e me cobrar porque eu rezo isso toda manhã se eu tô fazendo ritual para alguém eu tô fazendo certo que o ludo Mari me abençoe e me dê saúde Vida longa se eu tô fazendo errado que ele me leve de volta para casa porque eu não quero errar então é
importante as pessoas entenderem que o devoto que é quem tem fé e tá ali confiando ele não tem que ter medo ele tem que ser consciente mas muita gente que tá assistindo a gente pode estar pensando meu deus então eu tô sendo enganado eu vou me ferrar quem vai se ferrar e quem tá te enganando o lodo Mario orixá não são imbecis eles sabem de quem eles têm que cobrar por isso se você é um devoto E você tá certo Confia no Senhor aí no seu caráter e se você é um sacerdote que está assistindo
a gente ao invés de ficar ofendido com essa Live se você acha que você tá no caminho errado olha para dentro de si Se auto avalia e procura aprender para fazer direitinho que é como babá falou quanto mais conhecimento você tem mais capacidade você vai ter de resolver ou de ajudar as pessoas a resolver os seus problemas e aí mais retorno você vai ter agora se você é um sacerdote que não tem um conhecimento muito profundo você não vai conseguir auxiliar as pessoas e aí você vai viver do que né então é melhor você ter
um trabalho que você ganhou nesta mente e investir no seu aprendizado para depois assumir a postura a posição sacerdotal do que se iludir achando que só porque passou por uma iniciação pode sair atendendo as pessoas porque e faz muito bom mas eu há 25 anos nessa tradição inclusive dentro da família que eu fui iniciado Eu já vi muita gente que brincou com e faz ser cobrada e por isso que eu falo a gente tem que respeitar muito e fá e se possível ter um pouquinho de medo porque o medo ele bota limites e a gente
precisa ter limite essa questão do limite é muito importante porque o nigeriano tudo alô alô espera um pouquinho só tô te ouvindo Mário usar também está sem som também bom perdemos o som do babás arseu Vamos tentar corrigir agora aqui para ver se a gente continua falando Espera aí deixa eu tirar ele aqui da da Live então no celular celular veio dar esse problema vamos ver se vai vai dar bom mas continua vamos para não ficar ficarmos sem o que falar vamos esperar o Babá voltar nós não temos muito tempo hoje porque ele me pediu
para encerrar a Live às 10:20 mais ou menos eu vou pedir já para o Júlio já colocar as perguntas eu já vou respondendo e quando uma base era seu voltar ele também faz a opinião dele vamos lá Agradeço o Babá Jorge Ora que tá aqui acompanhando a gente indo fazer perguntas também muito obrigado 12:27 Federal Muito obrigado babá Jorge valeu pelo apoio tem algumas perguntas que eu já vi que o Júlio já destacou come na África em terras de urubá o nome que é utilizado o batala ou batalá você vai encontrar as duas formas de
falar ou batala ou batalá é o nome é do Orixá do Orixá em lá ou Oxalá é um apelido orixá em lá quer dizer grande orixá e que depois vira Oxalá Tá bom vamos ver se uma bazar voltou aqui babá voltou tô ouvindo bem O senhor tá me ouvindo vai respondendo aqui uma pergunta se ou batala e Oxalá é a mesma coisa eu falei que é a mesma coisa ou Batalha ou batalha é o nome do Orixá o orixá em lá é um atributo né o grande Orixá vamos lá julho as outras perguntas quem tem
para te falar porque o baba tem que ir embora também daqui a pouquinho quando alguém que está acontecendo depois de uma iniciação como viver o tempo de namoro até editar oculto como o Babá explicou no tempo dele tenho o ritual de sábado no nosso tempo nós não temos o ritual público de válida né babá é no meu tempo assim babá eu sou muito eu digo que assim eu sou apesar de ser novo de idade eu sou muito velho de alma e casei com a minha esposa que também eu brinco que é muito velha de alma
então nós temos muitas regras lá no nosso templo assim a gente faz tudo fechado para os membros filiados e para pessoa entrar como membro a gente impõe algumas condições a primeira condição é eu preciso ter responsabilidade com os meus filhos que já estão comigo então primeiro a pessoa consultou comigo ela fez um ebó ela gostou se identificou com meu trabalho se sentiu bem porque essa compatibilidade energética é importante ela vai se cuidar comigo como consulente esse processo a pessoa se cuida comigo por no mínimo um ano depois de um ano ela se cuidou me conheceu
conheceu a minha esposa conheceu nosso trabalho me deu oportunidade de conhecer ela a gente vai sentar para explicar como é que funciona para ele entrar como membro filiado entrou como afiliado aí ela vai poder participar das atividades coletivas que no meu tempo São duas Os cultos de sábado e os festivais que eu faço a cada dois meses e aí a pessoa participando disso ela vai poder conhecer a comunidade e e ter o direito de refletir eu quero ser iniciada nesse lugar e também nos dar o direito de analisar Se nós queremos iniciar né porque eu
acho que esse namoro ele é muito bacana E aí depois desse processo quando a pessoa já tá um ano como membro filiado é ou seja me conhecendo Há dois anos e eu conhecendo a pessoa há dois anos é que a gente senta para falar de iniciação então eu sempre instruo as pessoas assim sempre conheçam antes de se iniciar porque você chegar no lugar e se iniciar direto É muito problemático até porque no Brasil nós temos mal Sacer mais o Babá Mário sabe tão bem quanto eu Nós temos muitos maus Devotos pessoas que vem atrás da
gente muitas vezes com o objetivos a ruins muitas vezes querendo transferir para nós é a função de salvar a vida delas que elas mesmas né se se sozinhas conseguiram destruir e quando elas pedem para gente me vê um copo d'água e a gente fala não tem água só tem suco a gente passa a não prestar E aí é forma aquilo que a gente chama no na terra Uruguai de origem de folha aonde o vento bate e leva então esse tempo de namoro vamos dizer assim é importante tanto para o devoto escolher um sacerdote que ele
acredita que a relação Vai ser longa como para nossa sacerdotes também avaliasse aquela pessoa vale a pena para o nosso entender para o nosso clã para nossa comunidade que na Cultura urubá a gente dá muito valor essa questão de clã Então isso é algo que eu incentivo muitas pessoas a fazerem que eu entendo que dessa forma diminui o risco né da gente iniciar maus Devotos ou de bons Devotos caírem na mão de mal sacerdotes também essa é uma questão interessante O senhor falou sobre as pessoas que começam a falar eu sou babalá ou jogo Pelé
eu faço é bom e faço magia e aí você vê a pessoa começa a falar um monte de coisa na internet de repente Ela desaparece some como se nunca tivesse existido é verdade isso muitas vezes aconteceram de pessoas que olhava assim nunca vi não conheço de repente já tá com um milhão de seguidores depois some desaparece de vez e aí você vai saber que a pessoa passou por uma seríssimos a vida ficou doente perdeu parentes próximos na família se separou da família tá vivendo sozinho isolado Então essas coisas O senhor já viu também já vi
e São coisas que vão acontecer porque e fá não é brincadeira que eu acho que faz brincadeira Ah eu vou me iniciar depois você não gostar eu paro não você faz juramento Você tem compromisso você se submete a um monte de regra que você se obriga isso ninguém que pega pela mão fala vamos lá vamos vamos iniciar em você em fá que você vai ser feliz vai ser tudo legal para você você é a partir de amanhã vai ser um novo ser humano mas sua vida vai melhorar para ganhar dinheiro vai ter um carro na
porta da sua casa um Lexus 2023 já na porta da sua casa não nada disso é o contrário você vai ter que de repente você não tinha que fazer nada não gosto nem acordar todo dia cedo fazer um monte de resto dias e aí tem que ficar preocupado que faltou isso e você vai perguntar votou no que me faltou o que agora como é que eu vou saber o que que faltou mas faltou banana faltou entender faltou Mel o que mais que eu posso perguntar aí tem que ser um pombo tem que ser um bode
uma perna de elefante e agora vou arrumar um elefante aonde eu não sei trocar não sei perguntar se eu posso trocar para de elefante por uma outra coisa não mas andando isso tudo é a pessoa fica desesperada e aí começa a iniciar pessoas erroneamente né porque na nossa família uma iniciação precisa de um iniciador mas três babalar os e o manifar acompanhando isso na nossa família e geralmente que eu vi tem mais ou menos o mesmo número um ou dois babalar ou pelo menos com o Diogo bonan e mais é unifar E aí não tem
isso é só a pessoa sozinha que não sabe o que tá fazendo não sabe fazer peregrinação não tem opa não tem yaodu não tem nada não sabe a viagem de ouro os passos da viagem que tem que fazer porque que faz aquela primeira porque que raspa a cabeça no momento anterior e tudo nada ele não sabe nada disso E aí faz de qualquer jeito e a pessoa depois vai aonde nas nossas casas Bahia e agora foi agora é bem é bem essa essa questão que é uma parte que que é triste porque hoje Eu Louvo
muito o Facebook porque eu digo assim O Facebook aproximou a Nigéria do Brasil e daqueles que não tem a possibilidade de ir para lá então na nossa família também no meu tempo iniciação de farra só ocorre no meu tempo com o meu mestre comigo com a minha esposa mais dois filhos homens e no mínimo mais uma mulher ajudando também iniciados no IFA sem essa quantidade de pessoas é até impossível porque é tanto trabalho que de verdade assim às vezes eu olho e eu falo como muito orgulho no meu tempo a gente só realiza em média
duas ou três iniciações no IFA por ano quando o meu mestre tá aqui porque não tem como fazer mais porque eu falo se eu iniciar mais pessoas no infarto eu vou surtar porque o primeiro dia o meu mestre ele faz um trabalho muito bem feito em média a gente gasta no primeiro dia de ritual de 10 já teve dia que demorou a 14 horas então assim é um negócio que eu falo não tem como a gente fazer mais porque senão vai acabar enlouquecendo justamente porque tem todo esse critério tudo tem um um começo um meio
fim tem o jeito certo na hora que você tá fazendo Você tem que cantar e ele aí fá não é só chegar lá e fazer e eu sonho Papai eu sou um homem assim eu eu sou um cara que eu tenho utopias né eu eu apesar de muitas pessoas falarem a religião urubá vai acabar o Candomblé vai acabar a umbanda vai acabar não Eu sonho que a gente tá passando por um processo de transição aonde vai separar o jogo do trigo e aqueles que querem praticar algo sério vão praticar e isso vai manter e aqueles
que estão brincando vão ser cobrados pela espiritualidade Porque do mesmo jeito que eu acredito que o lodo Mário lixa abençoa Eu acredito que ele se distanciam do ser humano e a gente fica vulnerável as coisas negativas que estão soltas no mundo e eu tenho certeza que um dia isso vai ser colocado em ordem e que a gente vai ter a possibilidade de desfrutar de uma espiritualidade de mais séria né eu tenho essa Utopia e acredito muito que um dia a gente vai vivenciar esse momento Porque infelizmente pessoas que brincam com IFA a gente já teve
muito no passado e tem hoje vai ter amanhã mas eu acredito que vai chegar um dia que as pessoas vão voltar a ter medo né que as pessoas vão olhar e vão falar ou eu não vou brincar com isso porque senão vou ter problema então eu tenho certeza que que um dia a gente vai viver esse momento novamente mas uma pergunta uma pessoa que não é bifar pode cultuar a esposa de urumilar o que ela representa e poderiam repetir o nome dela O senhor falou da yaozu se eu puder falar novamente é assim tem existem
orixás que nós é a primeira é importante as pessoas entenderem o seguinte não tem como eu cultuar o inchar sozinho mesmo eu usar céu eu não culto orixá sozinho porque eu preciso do meu mestre para me instruir Então eu preciso do suporte dele eu preciso às vezes da ajuda da minha esposa eu preciso da ajuda de alguns filhos na região no culto de orixá é muito importante as pessoas entenderem e isso gente eu falo aqui pela Umbanda falo pelo Candomblé e pela religião urubá não existe você praticar essas religiões sozinhos um médium de umbanda precisa
de alguém para consultar a entidade dele e vai precisar de alguém para fazer o que a gente chama de cambonear né um candomblé para você ter um Xirê você precisa ter o ganho que é de babauru orixá Yaoi bome religião tradicional Ubá para o culto teve vibrancia e vida precisa de pessoas então uma pessoa decidir Ah eu vou cultuar um orixá sozinho não nenhum orixá eu posso acordar hoje e falar ah eu vou não você precisa ter instrução tem orientação não adianta você querer cultuar o Du que a esposa de ouro Milar é que é
um culto Seríssimo que nem a gente que muitas vezes tem os ícones dela não orixá que eu acordo Não isso não é assim que funciona é importante pessoal entender e todo orixá você tem a necessidade de receber dentro da religião tradicional Ubá Eu não posso eu chegar lá hoje eu acordei eu quero aceitar Um exu para mim não posso porque para nós Axé não se cria Axé se transfere então sobre a pergunta do do do do do da pessoa que fez o durobody é um culto Seríssimo só alguns homens recebem o ícone de baudu e
mesmo esse assentamento é um assentamento que mesmo nós que temos não podemos ficar manipulando toda hora tem todo uma ritualística para você manipular esse assentamento é Enfim então imagine uma pessoa não iniciada agora também aproveitando o gancho é importante a pessoa entender você quer que o tourixá procura um sacerdote ou uma sacerdotisa que possa fazer uma consulta para você e te orientar nessa caminhada não atende é muita coincidência porque antes do meu babá chegar aqui no Brasil eu atendi um rapaz que eu fiquei com dó porque ali eu vi que ele foi mal orientado Ele
simplesmente assentou exu e Oxum para ele mesmo porque viu alguém na internet ensinando a fazer que é uma coisa muito triste e isso trouxe vários problemas para ele vem consulta tudo e tal quando ele me contou esse consulta eu quase tive uma parada cardiorrespiratória então eu cheguei eu vou falar aqui o que eu falei para ele você quer que o Toy Chan é louvável esse amor procura alguém que possa te ajudar nisso a babá mas é caro eu não tenho dinheiro então reza acordou de manhã olha para o leste aonde o sol nasce vira para
o leste agradece o ludo Mari pelo seu dia pede as coisas que você quer para orixá você já vai estar cultuando orixá você não precisa de um assentamento de alguma coisa para você se conectar com a sua espiritualidade quando você tiver condições de poder ir num sacerdote um sacerdotisa para poder começar a cuidar disso direitinho você vai agora acordar de manhã e decidir não eu vou montar aqui Um exu para mim não porque eu falaram que eu sou de axum eu vou pegar uma pedra de Rio colocar uma quartinho vou cuidar do machão aqui para
mim Não façam isso porque mexer com energia de orixá seja qual for é uma coisa muito séria então cuidar de odu sozinho não pode como nenhum orixá todo orixá você vai cultuar se você tiver prescrição orientação oracular é muito importante o pessoal que tá acompanhando entender isso o Babá Jorge é parabeniza como ambos de lenha presença massiva da bankitude em cultos nós discutimos isso em nossa Live já dei a minha opinião sobre isso da questão do acima estrutural se puder também falar alguma coisa agradeço Babá É Um Conto babá que é muito problemático porque eu
fui de uma casa dirigida por nigerianos e a gente contava né dos dedos de uma mão do Lula com todo respeito ao candidato lá quantos brasileiros de pele preta tinha na casa além dos nigerianos era um pouquíssimos e assim é na minha casa e assim é na casa da maioria das religiões das casas de Umbanda de Candomblé porque Existem várias questões que as pessoas precisam entender a primeiro nós vivemos mais tempo no Brasil dentro de um sistema escravista aonde o homem e a mulher preta foram submetidos a uma tremenda desumanidade sem tamanho do que nós
estamos fora desse sistema então começa por aí Além disso toda a religião não só a nossa ela tem um custo monetário alto se você quiser ser católico praticante você vai gastar dinheiro com a Igreja Católica se você quiser ser evangélico praticante você vai gastar dinheiro com a igreja se você quiser ser umbandista praticante você vai gastar dinheiro para você umbandista se você quiser ser do Candomblé você vai gastar dinheiro se você quiser ser da religião tradicional urubá também e aí a gente olha por que que nas religiões de matriz africana ainda o número de pessoas
de pele preta é pequeno porque Infelizmente existem dois fatores que distanciam essas pessoas a um que eu acredito que infelizmente é a questão de a pessoa já sofre o racismo né Por ter a pele preta a pessoa seguir uma religião de matriz africana que é demonizada ela vai sofrer um racismo duplo Então até no inconsciente de alguns deles cria-se ali eu não tenho como mudar infelizmente a minha pele porque a sociedade tenta embranquecer de Fato né então a pessoa consegue o que há então pelo menos eu não vou ser da religião de orixá Esse é
um fator O Outro fator a questão Econômica isso acaba distanciando muito porque a realidade na nossa sociedade que nós temos um racismo estrutural muito forte qual é a maioria das pessoas de classe média para cima em sua maioria são pessoas brancas são as pessoas que podem gastar dinheiro com religião e infelizmente a grande maioria das pessoas classe média para baixo são os afrodescendentes são aquelas pessoas que precisam escolher ou eu gasto com o ou eu pago minha conta da água ou Eu Pago meu aluguel então Infelizmente o embranquecimento falando dos adeptos tá relacionado a isso
falando do embranquecimento cultural é algo que todos nós eu como homem branco preciso combater só que existe uma questão importante das pessoas entenderem quando a gente fala desse embranquecimento cultural eu não tenho direito de mudar a prática do Candomblé a prática da religião tradicional Urbana Mas eu posso de alguma forma adotar práticas e costumes que atraiam pessoas para essa tradição em filosofia quando eu comecei a fazer Os cultos de sábado eu tive que colocar um púlpito porque é protocolo toda idioma lá na Nigéria coloca lá o púlpito e nós temos o protocolo de homens ficam
do lado direito e mulheres ficam do lado esquerdo Por que que lá é assim e muitas pessoas na época falaram os arcel tá querendo criar uma igreja de fá sendo que isso já existe na Nigéria desde 1910 então para as pessoas entenderem porque não deixa de ser embranquecimento cultural que houve na própria Nigéria Mas por que que houve um grupo de babá lá ou yorubá no final dos anos 1800 começo dos anos 1900 perceberam que muitos erubás estavam aderindo o cristianismo e abandonando as religiões tradicionais ou islamismo e abandonando as religiões tradicionais esses babalaos se
reunirem e falaram vamos fazer o seguinte Você baba Fulano vai se infiltrar numa igreja católica você babá ciclando vai numa igreja evangélica e você babá ciclano vai para uma mesquita mesquita e cada um foi sim filtrar cada um descobriu o que que a Igreja Católica fazia que atraía uma quantidade de pessoas o que que a igreja evangélica fazia que a treinar uma quantidade de pessoas o que o que a Mesquita fazia Que atraiu uma quantidade de pessoas e daí esses fundaram as idiotas sendo que nós temos as idiomas que tem a influência mais do islamismo
nesse culto não é que muda o ritual a consulta é boa iniciação é tradicional mas esse culto que é realizado segue um padrão que se assemelha por exemplo algumas idiomas fazem o seu culto na sexta-feira que é o dia sagrado para muitos muçulmanos algumas outras idiomas como a minha fazem o seu culto no sábado que é inspirado nas instituições cristãs protestantes e algumas idiorami lá na Nigéria fazem o seu culto no domingo inspirado na igreja católica esse embranquecimento existiu para poder atrair de volta os iorubás que estavam deixando a religião tradicional para praticar a religião
estrangeira e isso trouxe um retorno positivo na Nigéria e hoje eu vejo no meu tempo o resultado na vida dos meus filhos positivo no sentido do desenvolvimento intelecto Então esse embranquecimento é ele foi positivo no sentido de que ele não veio para eliminar a cultura porque uma coisa é a cerimônia que elas fazem na sexta no sábado no domingo outra coisa é o nosso trabalho a consulta é bom [Música] tudo isso segue o padrão tradicional não há um embranquecimento da raiz agora há esse embranquecimento para você poder resgatar as pessoas no sentido de você oferecer
para elas você quer se reunir para rezar Nós também fazemos isso você quer se reunir para ouvir um trecho um verso sagrado e uma interpretação Nós também fazemos isso né então é uma linha muito tênue quando a gente quando a gente eu vejo O embranquecimento negativo quando ele vem para romper com a cultura africana agora quando ele vem somar para trazer a nossa realidade eu não vejo como como algo ruim por exemplo nós temos no Brasil um nigeriano que hoje faz um culto tradicional muito mais abrasileirado e que lembra muito mais o sistema do Candomblé
do que talvez nós dois que somos brasileiros iniciados no IFA fazemos em nosso tempo mas qual foi a sacada desse nigeriano que é um cara que eu admiro muito é muito inteligente eu preciso Trazer isso para realidade do povo que eu tô para que haja um interesse um entendimento então quando a isso não tem problema porque você não elimina agora o problema é quando esse emblequecimento ele vem para destruir a cultura africana e querer trazer um domínio né da cultura do homem branco e aí eu acho que é negativo então é algo que a gente
precisa E aí trazendo para o assunto né é que a gente abordou na nossa Live é por isso que a gente tem que exaltar candidatura de um homem como babá Mário filho que se coloca à disposição de todos nós de representar o povo de axé Para justamente nos ajudar Nisso porque só a gente nas nossas casas Talvez consiga Talvez consiga mas a gente precisa de mais porque não é uma luta que é dos arcel é do baba Mário é do professor King é do meu babá é uma luta de todos nós sim e é uma
luta diária e constante babá nós temos aqui já uma hora e meia o senhor falou uma hora e meia nós temos que terminar que o Senhor tem assuntos religiosos para resolver ainda vai fazer ainda algumas atividades ainda hoje mas mais uma vez eu quero agradecer a sua presença a sua colaboração foi muito agregador e algo importante que nós temos que discutir que é a relação entre nossacerdotes Porque nós não podemos ficarmos cada um no seu canto sem termos uma relação próxima porque e vá ele é o aquilo que nos une e não o que nos
separa Então se pessoas que têm o mesmo comprometimento que tem a mesma a mesma vontade de somar nós temos que acabar dando vós e oportunidades pequenas possamos ter essa integração e essa cooperação como não falei na Live é nós agora estamos trocando de lado como falei na Live do senhor nós temos que continuar Não isso não é para campanha política Isso é para nossa vida de agora em diante tentar trazer mais pessoas a um amigo nosso que está na Nigéria vai ficar quase três meses levou a esposa aos filhos todos vão ficar lá três quatro
meses vou babá Mário eu nem sei quando eu vou voltar eu vou ficar aqui o máximo de aprendizado o máximo que eu puder ficar e também a outra pessoa que temente pode agregar que é uma pessoa muito muito Sagaz que está se dedicando muito ao culto de outras pessoas também que nós conhecemos que nós podemos também juntar a nós para que faça algo parecido como fazem na Nigéria né tem aqueles vários institutos que reúnem os babalaus para discutir para falar sobre ética para falar sobre como levar as coisas para frente e assim por diante Então
essa oportunidade eu acho que foi muito boa para quem assistiu para quem esteve nos acompanhando para ter um conhecimento não só daquilo que eu falo né Mas também de uma outra pessoa que vem colaborar conosco em que Pese as ideias serem bastante próximas as nossas ideias mas é sempre bom que as pessoas vejam que por mais que seus cidades distantes não são próximas da mais uma Nigéria que o transporte público é péssimo a estrada são ruins então é muito difícil né não é fácil né Igual você pega aqui vai para Campinas dá uma hora São
Paulo não lá sinclamos demora umas quatro cinco horas porque é muito difícil a estrada então é bem diferente lá para eles do que para nós então nós temos essa possibilidade Então acho que nós temos que buscar isso eu agradeço a sua disposição essa hora e meia que passamos juntos passou voando foi muito bacana eu acho que o pessoal gostou bastante e disseram que esperam uma parte 2 Então vamos pensar depois numa parte 2 para que a gente possa continuar falando porque muitas perguntas o pessoal fez a gente não conseguiu responder então é possível que a
gente vá para uma segunda rodada depois então muito obrigado palavras do senhor fique à vontade Eu que agradeço carinho respeito dizer que tamo junto para mim foi uma honra ter o senhor lá na do meu templo no Facebook de verdade há um ano atrás eu queria ter o senhor lá na época não foi possível mas fiquei muito feliz que a gente conseguiu esse ano Agradeço o convite de estar aqui no seu canal podendo dialogar com o senhor com seus seguidores com todo mundo que acompanha a gente é conversando com Julião no privado falei para ele
e falo aqui publicamente meu tempo é fechado mas eu quero muito um dia ter uma visita do Senhor da senhora sua esposa do Julião seu filho num culto semanal para que vocês possam tá lá rezando com a gente vendo como é que funciona o nosso trabalho e vou ficar muito feliz de verdade depois a gente combina isso até no privado agradecer o pessoal que acompanham ao vivo do princípio ao fim o pessoal que não conseguiu acompanhar ao vivo mais que pacientemente assistiu a gravação também agradecer pedir para deixar o like seguir aqui o canal do
Senhor que de fato é um canal que trabalha assuntos extremamente importantes dentro da espiritualidade compartilhar pelo link original esse vídeo para ajudar aqui outras pessoas a terem acesso a esse diálogo que é muito importante e dizer que Tamo junto nessa caminhada é muito importante as pessoas entenderem o seguinte o que separa a maioria dos sacerdotes infelizmente é o ego a vaidade e a disputa pelo comércio religioso e todos nós seres humanos somos dotados de ego vaidade temos que lutar com eles todos os dias né a gente não pode deixar eles nos dominarem e a questão
da do Comércio religioso a gente tem que tentar começar a entender o seguinte o céu é grande passarinho voa e não se bate tem espaço para todo mundo já tem um mês ou dois meses que eu fiz um vídeo no meu canal do YouTube explicando que devido a nossa rotina de trabalho não consigo atender mais pessoas novas então eu tô hoje trabalhando muito para os membros filiados fixos então assim o que eu pudesse uma força aqui eu tô à disposição com o senhor com pessoas que sejam da sua confiança que estejam empenhadas em trabalhar em
prol do crescimento saudável do culto de fada religião tradicional e urubá que é muito importante a gente não pode crescer a Qualquer Custo porque senão a gente vai ter muitos iniciados Mas com pouca qualidade então é importante a gente trabalhar todo mundo em conjunto por um crescimento saudável somando experiências casas de orixá Com certeza enfrentam os mesmos problemas então quanto mais a gente puder conversar dialogar mas a gente vai conseguindo entender o quanto algumas coisas que ocorrem Ah então não é só comigo então é isso daqui acontece também vamos tentar trabalhar de uma forma até
para formar melhor os nossos Devotos para que eles possam começar a desenvolver uma consciência coletiva uma consciência de respeito entre eles entre entre a relação deles com esse meio virtual que as pessoas hoje lhe dão né Então tudo isso é muito importante eu tô à disposição agradecer o carinho do Senhor agradeceu O Julião que deu esse suporte aqui pra gente nos Bastidores né e dizer que desejo que o lodo mar e os orixás possam abençoar todos nós não posso deixar o sei que o senhor não me chamou aqui por isso mas não posso deixar de
desejar boa sorte no domingo que algum possa lhe fazer vitorioso e dizer que independente do resultado que essa semente que o senhor está plantando esse ano possa se germinar crescer e gerar frutos Porque de fato a gente Precisava de alguém sério dentro da nossa tradição se colocando à disposição e eu tô muito feliz de estar nesse momento compartilhando com o senhor como na última Live hoje do espaço aqui na rede tá bom babar um abraço carinhoso meu respeito minha gratidão pelo carinho e pela confiança viu e agradecer todo mundo que assistiu ao vivo aí eu
vou encerrar igual encerro os meus vídeos Pode claro Muito obrigado a todos pelos olhos e pelos ouvidos atentos e Fiquem sempre de olhos ouvidos atentos no Baba Mário que ele tem muita sabedoria e conhecimento para compartilhar com todo mundo Obrigado babá de coração eu agradeço gente obrigado por ter acompanhado a gente não esqueçam depois de compartilhar isso com seus amigos e com seus inimigos façam com que esse vídeo circule para que as pessoas tenham bastante conhecimento sobre a prática de fá no Brasil com pessoas brasileiras que possam dar informações adequadas o Babá Jorge perguntou sobre
a questão dos vendilhões de faca e sempre tem pela internet por aí os nigerianos que oferecem magia para tudo quanto é lado nem nem mesmo às vezes são babalau são pessoas que ouviram dizer de faz já quer falar vender magia não comprem se vocês estão vendo não compre magia essas pessoas não Não façam nada não mande dinheiro para essas pessoas fale brasileiro pelo menos um grande abraço a todos até ao próximo vídeo lodo Mari abriu a o que nós temos as bençãos e o axé de todos os orixás de nossa vida gente um grande abraço
até o próximo