Roda Viva - Gilberto Gil

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TV Cultura
Gilberto Gil esteve no centro do Roda Viva em março de 1999. Com apresentação de Paulo Markun, estiv...
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Boa noite ele diz que desde criança ficava em transe ficava possuído quando ouvia a música e por ser a música A única coisa que o colocava em transe ele se transformou num dos maiores músicos da moderna música popular brasileira no centro do Roda Viva esta noite o ganhador do prêmio gramy de World Music o cantor e compositor Gilberto Passos Gil Moreira nasci ele nasceu em Salvador mas se criou em Itauçu interior da Bahia onde aos 3 anos de idade já manifestava desejo de ser músico cresceu aos sons de Bandas e sanfoneiros de Violeiros e cantadores
cresceu aos sons das feiras cenário doce de rapaduras e repentistas de poesia Popular foi estudar acordeon e enquanto estudava administração de empresas também estudou violão era final dos anos 50 com a Bossa Nova de João Gilberto influenciando uma nova geração de músicos e compositores atraído pelos novos estilos do Sul Gil chegou a São Paulo trazendo nas mãos um diploma de administrador e um violão na fervura dos festivais de música a carreira de executivo danou e o que seguiu depois a história da música brasileira terá que reservar Capítulos inteiros para contar em detalhes o volume e
o significado da obra desse vulcão baiano subiu ao palco para relembrar refazer a versão brasileira do movimento de contracultura como ficou definido o tropicalismo nos anos 60 a revolução do novo deias por Harmonia letras de forte conteúdo músicas que abordaram a vida cotidiana com sensibilidade e se transformaram em Crônicas de costumes e de época hoje aos 56 anos de idade com mais de 60 discos e CDs o G da tropic do exílio na Europa o Gil político e ambientalista virou umae deção da cultura brasileira é ponto de referência releitura da realidade a redescoberta do Brasil
do Baião do chachado do choro de pinguinha do Prelúdio baqueano da rapis brasileira bem para entrevistar Gilberto Gil nós convidamos Washington Novais consultor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo o compositor e cantor tomon Zé Lorena Calábria apresentadora do programa Metrópolis da TV Cultura aqui de São Paulo a jornalista Norma Curi colaboradora do Jornal O Estado de São Paulo o jornalista Humberto Verneck redator chefe da revista Playboy o jornalista luí Antônio Giron crítico musical da Gazeta Mercantil e o jornalista Wagner carelli diretor de redação das revistas bravo e rep o Rod vi é transmitido
em rede nacional para todos os estados brasileiros e também para Brasília e este programa ao vivo dele você pode participar ligando pelo telefone 01125 26525 pode também fazer a sua pergunta por fa que é o 011 3874 3454 e o endereço do rodaviva na internet é rodaviva @ tvcultura.com.br boa noitea noite começar por pelo prêmio que você recebeu eh questionando o seguinte eh esse prêmio estabeleceu uma categoria alguns anos atrás que é essa categoria da World Music que é Pelo que eu entendi eu não não sou especialista no assunto é tudo aquilo que não é
a música americana e não é música Latina você acha que essa essa definição de colocar a música de diversos países dos mais variados países nessa digamos nesse escaninho confere com realidade não não creio que confira exatamente com a realidade ela tem uma uma utilidade prática é como você falou é criar mais um escan possibilitar que digamos assim um conjunto de manifestações eh que de outra forma não teriam classificação não estariam disponíveis nos nos nas prateleiras digamos assim internacionais passasse a ter nesse conjunto passasse a ter essa classificação eu até uma a uns anos atrás escrevi
para uma publicação americana chamada afropop num artigo que acabou sendo reproduzido aqui pelo Estado de São Paulo um artigo que se intitulava a música do mundo é maior do que a World Music e que queria ter exatamente sobre essa sobre esse rótulo uma visão crítica no sentido Em ambos os sentidos naquilo que a meu ver eh faltava não é como como como abrangência para esse para essa titulação quer dizer o lado empobrecedor reducionista do desse título e colonialista até um pouco né mas ao mesmo tempo o lado interessante quer dizer esse lado de complementação esse
lado de reconhecimento de uma emergência de de toda uma música Industrial não é de toda uma cultura de toda uma indústria cultural ligada a música que surgia na África e aí eu citava vários representantes né do da Nigéria da do Senegal etc na na na América Central na América do Sul no Brasil em outros países enfim em áreas eh da Ásia que não Japão enfim países e de de de de de terceiro quarto mundo no no Japão e tal na naquela área da da Ásia enfim e eu acho que esse esse rótulo como tudo né
como qualquer rótulo ele faz juus a uma série de de aspectos importantes interessantes e de de espaço que precisa ser dado à música internacional da Periferia Fora do Eixo Europa Estados Unidos e ao mesmo tempo é precário como qualquer qualquer outra população eu não tenho eu não eu nunca me me Opus assim veementemente ao rótulo Não nunca fiz parte na polêmica que ele causa nunca fiz parte daqueles que atacam a denominação World Music agora esse esse prêmio gramy você não esta muito esperando por ele né você deu declarações que tava meio foi meio low profile
o teu teu comportamento rel é assim em geral com relação a tudo que naquela história de você tá numa competição vai ser campeão eu nunca acho que vou ser campeão nunca ache agora você teve você teve contato com o gramy Como assim antes anteriormente você concorreu e teve contato com de como sabe como funciona ah não você nunca tinha concorrido Não é a primeira vez que eu fui indicado e eu não sei de nada não conheço a instituição grem ninguém de lá me telefonou você não foi comunicado me dizer eu não fui comunicado eu não
sei nada até hoje eu não sei nada sobre o GR ó Então vamos comunicar você ganhou o prêmio na categoria Word eu eu eu tenho notícias na Bahia por exemplo um uma um uma pessoa que trabalha na área de disco estava me dizendo não são as gravadoras que apresentam seus se suas armas seus discos não é a cada ano enfim nas várias categorias portanto provavelmente tenha sido a minha gravadora né a Warner music que apresentou meu disco lá para para entrar na Bahia esse menino me diz dizia que tem uma um compostor daqui da Bahia
que tava muito contente outro dia porque o disco dele tinha entrado nos 400 primeiros escolhidos do Grêmio ou numa primeira seleção que tinha selecionado 400 dessa seleção eu acho que mais ficaram 40 e dessas desses 40 ficaram quatro ou qualquer coisa desse tipo o fato é que o disco entrou e foi selecionado ficou entre os quatro finalistas mas eu nunca soube nada e mesmo agora depois da do prêmio ganho eu não tive ainda nenhuma notícia não sei as pessoas me perguntam na rua e aí cadê o caneco como é que é onde é que vai
receber o caneco aonde é que você vai receber o caneco eu não sei de nada até agora você ganhou esse caneco com com disco ao vivo é um disco ao vivo sim é um disco então menos cuidado por definição né do que um disco de estúdio melhor por isso M sa você acha melhor o disco ao vivo você acha melhor gosto muito mais sempre gostei mais dos meus dis ao vivo no meu caso em geral de muitos artistas prefiro os discos ao vivo no meu caso evidentemente muito melhor porque eu me reconheço muito mais me
reconheço na minha na minha complexidade na minha completude naquilo que naquilo que é mais forte naquilo que é mais fraco tudo é de verdade descon é de verdade é um disco de verdade é você em pleno exercício do seu ofício né de cantar de comunicar de brincar de dançar enfim de expressar é a expressão não é você no ato de expressão agora que é uma coisa para mim fundamental eu que tenho essa característica me caracteriza eu acho muito mais essa coisa da música eh quando quando ela quando eu estou ali com ela e com aqueles
que que querem ouvi-la e querem querem vivê-la vivenciá-la eu sou músico de vivência Eu gosto da vivência musical e ela é sem dúvida uma mais plena quando você faz para o público menos aséptica né menos asséptica de verdade ao vivo a palavra diz a música ao vivo agora outro outro brasileiro que ganhou o gramy Foi Roberto Carlos Eu queria eu até não me lembro eu queria se vocês categoria Latin a categoria Latino eu queria saber e permanece existindo no festival se é verdade que há uns anos atrás mais precisamente em 76 se não me engano
ele se recusou a gravar se eu quiser falar com Deus dizendo que o Deus dele não era o mesmo Deus que o seu eu eu nunca conversei isso com Roberto já tive várias notícias me lemb eu li no jornal uma coisa assim Roberto duas por duas vezes eu mandei canções uma vez ele me pediu quando nós fomos eh premiados com aquele troféu imprensa Se não me engano é um troféu que o Silvio Santos dava todos os anos né que era uma imitação de um oscar e tal e naquele ano em 73 eu e Roberto ganhamos
o melhor cantor do ano naquela premiação da do do do Silvio Santos e fomos evidentemente no mesmo na mesma ocasião receber o prêmio nos encontramos no estúdio e foi ali que Roberto pela primeira vez me disse assim faça uma música para mim e tal gostaria de de de poder cantar uma música sua e tal eu me lembrei disso um dia fiz a música a canção Ora como é o nome agora meu Deus a canção que fala do como seus cabelos crescem agora ah me me esqueci agora o nome da canção que eu mandei para ele
e ele não gravou também não não não falei com ele sobre isso anos depois eu pensando no fato de novo aquela coisa Quem não gostaria de ter uma música gravada por Roberto não é nosso nosso nossa efige maior né nosso ícone maior assim na música popular e eu aí fiz lembrando fiz o se eu quiser falar com Deus e mandei para ele também não gravou e também nunca nunca não não nos encontramos depois disso para tocar no assunto falar na assunto mas eu soube sim pela imprensa de que ele teria dito isso que o Deus
dele é diferente o que eu acho que é absolutamente justo Roberto é um cristão um homem eh que tem um um Deus de confissão conhecida não é e e o seu Deus qual é o meu é uma vaga das ursas maiores e menores todas uma vaga ideia é um um Deus impessoal e totalmente ligado é quântico é tudo é o mistério né o Deus sem nome ou tem vários nomes pode ser é é é uma mistura dos Deuses bárbaros com os Deuses os deuses das confissões com os deuses das não confissões os deuses eh enfim
algo inpr algo incompreensível mesmo eu acho que uma vez até eu disse foi aqui mesmo no ú último Roda Viva que eu fiz eu dizia que Roberto até tinha razão um pouco ele ele foi ele me ensinou uma lição ao recusar essa música ele ensinou que ele é ele professa uma fé não é concreta direta não é que estruturada e tal e se recusava a qualquer qualquer coisa que ameaçasse essa essa essa segurança essa certeza esseo tem e isso é uma lição para mim eu dizia até eu agradeço a Roberto isso é bacana ele ele
tá me dando uma lição profunda sobre isso agora eu continuo com esse Deus vago Então mas esse esse Deus esse Deus vago ele sempre vamos dizer assim ele sempre foi parte do teu do teu jeito de encarar o mundo ou ele apareceu digamos assim ele ele ele começou com uma coisa mais parecida com a do Roberto evidentemente porque eu sou de uma família de Formação sou de uma famí católica minha mãe meu pai era agnóstico como ele gostava de se eh caracterizar minha mãe não minha mãe é católica até hoje professa Enfim uma mulher de
de de fé uma mulher de de enfim de de vida católica profunda e eu comecei aí e fui fui estudar num colégio de padres enfim durante muitos anos eu tive aquela confissão ali fechada e tal aquele acreditava naquele tinha aquela ideia do do pai das três pessoas da Santíssima Trindade o pai era aquele homem velho barbudo e tal e que que mandava na na Trindade ele era o chefe da Trindade Então tinha o Espírito Santo a pomba do Espírito Santo Jesus Cristo e tal mas o Deus pai aquele era ele que mandava na história e
tal e e aos poucos com o passar do tempo com a maturidade com a enfim com a com a adolescência com a autonomia digamos assim de de de de de de a individuação não é se pronunciando em mim eu me tornando indivíduo mais mais autônomo e tal e com a filos os estudos Os Pequenos elementos de filosofia que acabaram aparecendo na minha vida e mais adiante o estudo comparado de religiões o estudo da da da da da da eubiose enfim das da das escolas esotéricas e tudo isso aí o Deus foi ficando múltiplo muito variado
muito agora no no seu disco no quanta você chegando até aí né você entra você entra por um outro caminho né hoje se diz muito que a ciência a linguagem da ciência se aproxima da linguagem dos místicos e da poesia na medida em que ela já não consegue ter uma linguagem que possa definir realmente tudo o que chega a ela é e você me parece que nesse disco entra um pouco você entra bastante por essa questão essa essa mistura da ciência com o religioso e com o popular brasileiro Você mistura quanta com com vendedor de
guaiamum com pílula de alho e com eubiose e com uma porção de coisas qual é a visão que você tem do mundo hoje com essa linguagem que você tá usando tem tem muitos que se recusam a admitir uma aproximação ou ou ou pelo menos veraz das ciências com com as religiões porque acham que são Campos de que a gente corre o risco de cair num relativismo eh vazio eh que o enfim os princípios aristotélicos e etc etc etc devem permanecer que o objeto de estudo da Ciência é um objeto que não deve ser se misturar
com essa com essa com esse vagar não é da coisa eh religiosa enfim mas o que o que me parece na leitura que a gente vem fazendo nos últimos anos do desenvolvimento da ciência especialmente neste século as ciências que tratam da matéria enfim da concretude da matéria da existência da matéria tal qual a gente a palpabilidade O que é a matéria existe e ocupa espaço Como é o ela no tempo no espaço essas coisas todas principalmente depois da relatividade depois mais ainda da Mecânica dos quanta essa coisa Chegou a uma uma uma uma proximidade assim
de um abismo quase não é um abismo para o mistério mesmo que é ameaçador dessa dessa possibilidade de resguardo que a ciência possa não é reivindicar ficar como como como sua essa possibilidade de estar sozinha isolada do Mistério eu não vejo muito eu vejo que a ciência cada vez se embaralha mais isso começa no Unic no por exemplo no na tua obra lunic no lunic ainda é sobre ainda é um discurso mais sobre o o o o orgulho eh dos da do do do do do do ser do do ser moderno em relação à tecnologia
não é o que o que o novas está falando disco quanta já é uma coisa mais sobre filosofia mesmo já uma coisa mais filosófica as relações mais filosóficas mesmo entre objeto de de de de de estudo da Ciência O que é o objeto de de de de busca da ciência e o objeto de busca da religião mas a ciência já chegando a afirmar a se perguntar hoje se o universo é infinito quer dizer a proximidade já ficou muito grande né É claro acho eu do meu do com o meu modo de de de perceber quer
dizer com o que eu tenho da minha sensibilidade eu vejo aproximações cada vez mais indiscutíveis entre um um um um um uma uma religião uma religiosidade uma ideia religiosa que é espo por muitos deuses deuses de muitas procedências de muitas cores de muitas eh possíveis definições e explicações e por outro lado uma ciência também com muita as novidades não é muita coisa muito muita aproximação com mistério e e onde é que entram a pílula de alho e o vendedor de caranguejo aí a a música Essas são essas canções foram canções que entraram no disco não
para discutir essa questão quer dizer as as músicas que tratam do tema do disco são as oito ou 10 delas são o quantas são o atmo de pó o a estrela a a a ciência em si não é que fizemos eu e Arnaldo antes em parceria quer dizer e algumas outras as outras canções do disco são são música popular sem escolhas definidas por esse tema né diga é todo todo o tiro aqui foi na direção do seu córtex eu agora queria fazer uma tentativa de atirar no hipotálamo com uma brincadeira de ladrão assim Dizem que
o prometeu foi ladrão nas oitavas né E então eu queria roubar TV Cultura fazendo uma pergunta só para ela me pagar o cachê para eu trabalhar muito pouco e segundo você não vai conseguir não é capaz Rep eu fizar el perguntar mais que conheço Ah eu fiz um legal porque é não sei a alegria tem aquela coisa só para poder a gente dá outro tiro no hipotálamo né aquele verso que diz e você que me esqueceu aquele abraço então eu aí dou esse tiro depois digo assim a gente podia tratar da Alegria como aquela coisa
que lava a alma como uma série de coisas que eu podia tentar descrever coisas superiores que eu nem sei n é da Alegria e sim da Alegria e você agora pode se dizer que foi atingido por uma coisa que no mínimo pode dar uma leitura do prêmio pode dar mas também que tem o componente da Alegria da felicidade do homem se sentindo compensado de todas as coisas que a gente guarda de quando era criança né de todos aqueles pequenos Fuc que a gente tudo ISO que a gente parece que isso Responde ao pai a mãe
aos tios aos desafetos tudo então aí eu queria que você pagasse isso a prestação você tanto pode falar disso agora como pode no correr da conversa qualquer momento que isso Vi você dizer não deixa eu atender um pouco aquela pergunta sobre a alegria a felicidade porque de todo modo nem sempre a gente tem uma pessoa que vai tratar isso nas alturas que você pode tratar que a gente pode avaliar pelo que você tratou já diversas coisas a gente nem sempre tem um como é que diz um objeto de perguntas que possa nos oferecer material tão
fino né então mas e a alegria claro que mece eu eu eu tenho falado muito a imprensa e a todos que me perguntam a atribuição de mérito quer dizer é uma coisa que é é motivo de alegria di se você chega num lugar e alguém reconhece que você enfim tem seu abrir a porta mais bonito olhou para mim não é a Aquela aquele aqueles versos da da minha música com Dominguinhos você lembrou bem quer dizer quando você abre a porta e alguém diz assim que bom que sorriso bem-vindo você aqui você sua presença eh perfuma
o ambiente coisas desse tipo quando você recebe um prêmio tá implícito não é essa coisa quer dizer você melhora como diz o Arnaldo seu olhar melhora o meu naquela música que o Arnaldo fez quer dizer esse olhar de reconhecimento sobre nós melhora nosso próprio olhar sobre o mundo quer dizer acho eu acho que é um diálogo importante e nisso reside a alegria desses dessas essas conferên de de prêmio e tal o povo na rua é muito nesse sentido em Salvador tava no pelorinho no dia da da premiação na na na as vésperas da na véspera
no dia da premiação pela manhã e as pessoas passavam eu tava lá vendo uma coisa tinha ido na sede do filos de gand fazer uma reunião e tal tava ali esperando a hora de começar a reunião as pessoas passavam na rua e dizia é ho gigil e tal Estamos torcendo e tal aquela coisa é a mesma alegria que nos dá as vitórias esportivas não é as vitórias eh outras culturais literárias e etc etc esse prêmio tem esse tipo de coisa me deu muita alegria me deu essa coisa de rever minha mãe ligou minha irmã meus
parentes todos meus amigos as pessoas Irã mora onde hum Sua irmã mora onde em Salvador é ele ela falou Itauçu ou Ituaçu Ituaçu Itaçu é a menina quando né quando tava apresentando aproveitando essa história do prêmio Eu acho que o prêmio dá muita alegria é irrecusável isso ô G eu acho que você vai concordar comigo S tem uma pessoa que gosta mais do prêmio do que o artista que é a gravadora e Até onde eu sei esse prêmio parece mais uma vitória do artista sobre a gravadora pelo seguinte você sabe do que eu tô falando
né você demorou um tempão para conseguir convencer a wa a lançar um disco ao vivo você já tinha lançado um disco duplo depois uma versão mais enxuta e esse disco Ficou um tempão para sair e com esse o prêmio acaba sendo quase um reconhecimento de que o artista estava certo tanto que o próprio diretor da gravadora deu uma declaração dizendo que Pois é porque não aí que tá diferença entre o artista e o executivo da gravadora você sente isso como não é só isso não e e a diferença entre as políticas de mercado e as
políticas mais culturais quer dizer esse disco evidentemente não é um disco que venderia muito ou qualquer coisa desse tipo o que tá sendo o que tá sendo o mérito que tá sendo atribuído ao dis é o seu mérito musical é a sua qualidade é o seu arrojo é a sua é a coragem é o é é um disco é a Audácia é o fato dele apresentar com com com com especialidade a a as possibilidades de grandeza de um artista quer dizer na sua interação profunda com os músicos com a sua música com aquilo que ele
gosta mais de fazer que é a música desenfreada aberta ali no palco acontecendo quer dizer com os improvisos com os músicos todos absolutamente prestigiados nas suas características próprias as suas autonomias quer dizer um disco sem essa formatação sem esse cuidado de botar tudo no no no no no tubo de ensaio e sair dali com um precipitado quer dizer desejado pelo mercado com com com com com capacidade definida de penetração no mercado e tal quer dizer é o que esse esse esse esse esse esse prêmio é um prêmio para isso pr pra autonomia do artista para
o gosto dele nem nem a crítica gostou muito desse disco no Bras executivos da gravadora tipo as pessoas da da Warner eles colaboraram eles apostaram nesse disco também né não é só uma vitória do do artista uma vitória mas digo que eles demoraram não é isso Ju não o que ela isso vai ser também o que ela tá dizendo é uma outra coisa a gravadora não não não nem quem produziu eu paguei para gravar esse disco por exemplo a gravadora não quis a gravadora vinha do lançamento de um disco complexo difícil que era o quanta
duplo com 25 músicas um disco enfim embaraçado do ponto de vista de mercado quer dizer um disco sem categorização fácil e tal etc e e depois eles já tinham compilado desse disco uma coletânia não é de de 14 músicas para ver se facilitava áreas não é de acesso de mercado e tal e eu não tinha me recusado aquilo mas também disse assim eu quero gravar porque Caetano foi ver o meu show no Canecão e me disse assim depois na no domingo seguinte eu dei um almoço em casa para os músicos e ele foi também e
discutindo ali ele tava muito entusiasmado com a com a qualidade a performance do show disse assim Gil Você devia gravar esse show eu disse tá bom eu vou pensar no assunto da isso era isso era Maio para junho e daí eu viajei para Europa fiz 20 tantos shows com aquele show na Europa voltei de lá afiado com o show assim pá em dia digo vamos gravar pedi duas datas no Teatro João Caetano juntei pedi um um um recurso a uma a uma multinacional não da área de disco que me deu o recurso para eu gravar
pagar os músicos foi a IBM que me deu o dinheiro para eu gravar eu gravei e guardei e deixei lá gravadora eu nem tava pensando no disco quando foi no fim do ano em dezembro eu resolvi fazer duas canções de carnaval também por iniciativa minha sem programa com a gravadora sem projeto com a gravadora nada chamei Lulu para gravar uma música comigo John Donato com quem compus uma delas para gravar a outra e aí disse assim que tal se a gente aproveitasse já que que a gente que eu pretendo lançar um disco simples com essas
duas músicas agora em Janeiro e tal se a gente pegasse esse material que eu gravei em gosto no teatro e e fizesse disso um disco chamei Paulo Junqueiro que era o diretor artístico da da gravadora na ocasião disse Paulo ouça esse material ele ouviu foi para caso ouvio dia seguinte ele me ligou entusiasmado e disse Gil e a gente tem um material riquíssimo nas mãos vamos fazer esse disco eu vou mixar Faz muitos anos que eu não trabalho nessa coisa de de operar fitas e tal estúdio e tudo isso mas eu quero voltar vou fazer
vou vou mixar esse disco para você vamos mixar esse disco juntos e vamos lançar E aí saímos pedimos ao André valias lá na refazenda que fizesse o projeto gráfico e tal vamos sair apressado apressado e saímos com um disco saímos com um disco em final de Janeiro começo de fevereiro no carnaval uma época que ninguém lança nada entendeu saímos e gozado logo depois do Carnaval em março o disco Teve até um excelente resposta porque ele vendeu logo 50.000 discos assim até de uma forma meio surpreendente pra gravadora uma coisa que naquele mesmo período de tempo
o disco quanta não tinha Conseguido atingir E aí vieram logo assim as as manifestações incondicionais de apreço ao disco principalmente da parte dos músicos eram vários me lembro que o Dad o bista um dia me encontrou no trânsito assim no rio disse seu disco tá em primeiro lugar na parada lá em casa eu e os meus filhos o Marcelo baterista Marcelo Costa também meu filho lá em casa é o disco preferido dele e o jaquinho veio me falar jaquinho Morel embau disse Gio que disco maravilhoso Caetano as pessoas todas o disco então eu sei que
ele tem impressão causou logo aqui o mesmo tipo de efeito o mesmo tipo de impressão que ele que eu acho que ele acabou causando lá no Jú do do Grêmio é um disco que impactou porque ele tem muito isso ele tem um vitalismo muito muito bem expressado não é que é muito característico da minha personalidade musical que ao mesmo tempo caracteriza muito um jeito nosso Latino brasileiro tropical de ser e com aquela coisa toda de ter os gêneros típicos nossos mais básicos Baião samba e aqueles aos quais a gente se afeiçoa como reg e etc
etc que são gêneros populares mas todos eles tratados de uma forma aberta jaísa eu diria com os músicos tocando o que querem e o que gostam escolhendo fazendo as escolhas eles próprios ao interpretar escolhas feitas na vivência do próprio ato de tocar disco que feito ensaiado na estrada é um show que foi tocar na estrada de tocar de tocar de tocar de tocar de tocar de tocar de tocar toda a noite acabou arranjado o arranjo é esse Eu acho que foi isso é isso que caracteriza e nesse sentido é que o disco é como você
diz como Lorena diz não é um disco de projeto da gravadora é um projeto nosso foi acatado eu fiz questão de dizer isso também foi acatado pela gravadora assim mas não era um disco que eles pensariam foi um disco pensado por nós artistas eu os músicos os colegas todos Caetano um disco da gente então eu a todas as pessoas o Pedro filho do do Marcelo disse para ele anteontem em casa pai quer dizer que o nosso disco ganhou Então é isso eu dizia o o o o o Jorginho Gomes quando me ligou e o o
o o Arturzinho Maia todos nosso disco o nosso disco Paulo Junqueiro me ligou de Lisboa hoje também o nosso disco é o nosso disco quer dizer é um é uma é um disco nosso da nossa Corporação é um disco assim e tomara que o prêmio viabilize que isso chegue pro público né que o público possa ouvir Gil televisão ao vivo é melhor que televisão gravada mas a gente tem que fazer um intervalo Nós voltamos daqui um minutinho façil estamos de volta com rada Viva o Gil não parou de falar no intervalo inteiro vocês perderam aqui
foi sensacional só para deixar todo mundo curioso agora é o seguinte eh bom antes eu tenho que dar um recado aqui que eu sempre esqueço que você pode fazer as suas perguntas pelo telefone 011 252 6525 não tem como eu decorar esse número o fax 03874 3454 e o endereço da do rodaviva na internet é rodaviva @tv cultura.com.br rodaviva @tv cultura.com.br vieram diversos elogios para você cumprimentos pelo prêmio e e uma lembrança que é o a música que você não se recordou o nome segundo Paulo Guimarães de Salvador e Carla aqui de Cerqueira César é
nova era de 1976 que foi e ris do disco refavela né isso e há uma uma pergunta aqui eh de claudimir bereta de São Caetano do Sul que eu coloco para começar aí esse segundo round nosso que é a seguinte este prêmio GR gramy disse o Cláudio o Claudemir de São Caetano é um calaboca na música sertaneja que hoje se sente o rei da música brasileira né e ele diz ainda que só falta um show na cidade dele que é São Caetano do Sul pergunta você acha que existe isso quer dizer essa coisa de o
a digamos assim premiar um determinado tipo de música que a gente poderia chamar de qualidade entre aspas eh de alguma forma é a redenção de outros eh gêneros que estão dominando o mercado musical brasileiro no caso do do do do do do do rapaz a ele tá dizendo não H Redenção desse a condenação di que o prêmio é eu não acho que seja isso quer dizer a o o o sertanejo a música sertaneja quer dizer é uma música que durante anos e anos e anos ficou ela é sem ela é uma forma de expressão especial
do povo do interior brasileiro especialmente da área do centro sul né centrooeste e brasileiros né pessoal de a música de Minas São Paulo interior de Minas São Paulo Mato Grosso Goiás com conexões com Paraná Rio Grande do Sul esse eixo o eixo da sanfona que não é o eixo nordestino tem o eixo da sanfona de Luiz gonz e o eixo da sanana Sulina de Teixeirinha quer dizer é a música de Teixeirinha é mais a guaranha que virou que virou música s ou seja os vários gêneros consolidados os vários gêneros que se manifestavam na música interiorana
não é na música interiorana do centro sul brasileiro que se consolidaram nisso que se chama hoje o sertanejo e os meninos que cantam com vozes muito agud não é como a alma saindo pela boca todos eles aqueles intérpretes não é aquilo que é característica eles cresceram com aquele modo de interpretação aquela música penada né com sentimentalismo pente não é aquilo eu não vejo porque essa música Deva ser quer dizer numa premiação como essa ela o significado dessa premiação Deva ser uma uma cala boca ou qualquer coisa para essa esse Geno ao contrário eu acho que
eles devem com isso cantar mais alto eles são parte disso você tava falando de uma canção chamada um sonho até né Há pouco aqui que é uma moda de viola mesmo eu tive um sonho que eu estava certo dia num congresso Mundial discutindo economia é uma música para homenagear esse gênero uma música que eu fiz para homenagear porque é um gênero legítimo nosso também tem você fez o jec total também je total e etc então não vejo assim eu acho que não contrário um maior respeito pela música sertaneja Graças a Deus não tivesse eu coitado
de mim ainda so o prêmio olhando toda a sua produção n são dezenas de discos a qual deles você daria o Grêmio Olha é difícil dizer eu eu acho eu eu daria algum alguns deles esse daí com certeza eu acho que é mesmo quanto a gente veio ver um disco maravilhoso é um dos que eu mais gosto eu gosto dos meus discos ao vivo disco de montroi ao vivo eu gosto muito Ah eu gosto muito de refavela não é por por algumas outras razões enfim gosto muito de Realce é difícil dizer mas eu eu escolheria
um disco ao vivo mesmo para dar porque é onde eu me mais exuberante mais inteiro inteiro como eu falei antes né na minha sujeira também naquilo que que é mais claro naquilo que me que me distingue com mais clareza você acha que você já fez alguma bobagem musical bobagem musical é alguma coisa que você tenha gravado e que te cause uma certa vergonha hoje olha é difícil dizer o que há um pouco eu tava me vendo ali cantando domingo no parque por exemplo naquela época uma sabe uma uma ansiedade uma ingenuidade eh a serviço de
um de um afobamento e tal coisa um homem muito diferente daqu Todas aquelas coisas as minhas minhas gravações daquela época e tudo eu só comecei a me reconhecer um pouco mais assim com excelência com alguma excelência nos discos né a partir de de de de de de de refazenda como é que você se sente com esse lançamento desse para cá até ali eu era muito assim fazia você se sente muito diferente daquele daquele homem ali que você viu na televisão nós nós vimos uma nós vimos assim a sua vida um espectro tão impressionante Você tem
uma tal interferência na cultura brasileira você sente você sente muito diferente daquele homem que principiou essa carreira que principiou pouco mais polido como artista embora muito daquilo desse desse dessa afoiteza assim né simplicidade com Trombetas é uma coisa que o Ezequiel nes uma vez ele uma coisa ele me disse que que que ele me definia se Gil você é a simplicidade com Trombetas eu achei podia ter vindo eu achei isso assim tão interessante João Gilberto ao contrário Então o João Gilberto ao contrário Quando você vê esse esse eu sou um pouco isso isso permanece em
mim essas essas Trombetas e ao mesmo tempo essa coisa meio simples né que eu tinha desde início permanece comigo até hoje quando você v até aproveitar o embala aqui para mostrar isso aqui que é um trabalho super bonito que acaba de ser lançado esse esse grande pacote aqui do ensaio geral que são diversos eh discos boa parte deles do início da tua carreira outros que pouco circularam no Brasil e há inclusive músicas inéditas que foram aí descober garimpadas em fitas de sobras de estúdio de vários discos né e então uma uma trilha UnderGround de um
filme do Rogério ganzela feito em Londres do Copacabana monamu que eu fiz Gravei com pélix Cavalcante tocando violão comigo e o David Linger um um uma flautista amador americano que já deixou até de tocar flauta mora hoje em São Francisco que vivia conosco em Londres naquela ocasião você se reconhece aqui quer dizer essa essa estranheza que De algum modo você manifestou ali você acha que hoje em dia você já não tem em relação a esse período do do teu trabalho não eu me reconheço em todos esses períodos eu tô aí evidentemente fui eu que fiz
é inegável você tá eu tô aí em todos eles o que eu falo diga coisa uma coisa que eu queria te perguntar que é o seguinte o o Ton Zé citou aquele abraço e você tá falando da vitória do músico sobre as gravadoras eu queria perguntar aquele abraço foi uma música que até muito pouco tempo eh os direitos pertenciam ao seu primeiro empresário que era o Guilherme Araújo é e foi pelo que eu sei uma briga de foice hum relativamente sim é como é que é essa relação empresário artista bom eu tive um um um
uma ao longo da da minha carreira tive esse esse trabalho essa essa essa esse período de relacionamento muito interessante com Guilherme a época toda do tropicalismo e tudo e depois me tornei autogerido né passei a ter uma espécie de autogestão fiz meu próprio escritório juntei a minha pequena equipe e passei eu mesmo a a administrar e e empresariar portanto meu próprio trabalho já faço isso há mais de 20 anos mas essa música ficou até então até então várias ficaram porque Guilherme naquela ocasião também supria os serviços de de de produtor de editor editor fez uma
editora é que era a gapa que editava as minhas músicas as músicas do Caetano e eventualmente até de outros você chegou a editar com a gapa também não é T Zé de você edita por onde agora hoje eu edito pela GG desde que eu eu fui aos poucos criando uma estrutura que cuida dos dos vários ramos assim do meu trabalho especialmente após Flora ter assumido não é a direção assim a gerência mesmo cotidiana da do escritório e tal e então ela incorporou fez a editora e foi aí que nasceu a ideia de recuperar os o
copyright das minhas músicas todas eh que em geral estavam cedidas por sessões a de eterno né somos a a a a várias editoras a editora gapa a editora Warner a editora Harley kin a editora da RGE da RCA várias por onde eu passei e tal que tiveram umas algumas dezenas aqui outras dezenas ali e tal juntando tudo chegou a hora eu eu quis juntar meu acervo todo não é sob minha própria administração e foi aí que entrou a a a questão polêmica com o Guilherme porque eu quis recuperar E fiz uma ação movi uma a
judicial para recuperar minhas músicas ação que nós ganhamos o ano passado enfim E Agora Nós estamos temos todo quase todo ainda algumas estão fora mas as quase 400 músicas do meu repertório estão consolidadas editorialmente so a a a custódia do da da gg algumas gravações suas algumas gravações suas só só só para complementar ficaram também retidas na gravadora me lembro que um dia disco que você lançou pela Pau Brasil com o Rodolfo Com a marlu e Miranda esse disco ficou uns anos aí sem mas não foi retido na gravadora foi foi esse disco foi produzido
na ocasião na produção uma produção do Rodolfo Esse foi feito em ó foi feito em ó uma produção do Rodolfo Rodolfo me chamou para produzir disse fale com a peça autorização para que você possa eventualmente para que eu possa gravar e eventualmente você vir a utizar meus serviços artísticos autorizados pela a quem com quem eu tenho vínculo enfim contratual de exclusividade etc gravamos o disco em oso daí Evidente Por uma questão política natural o Rodolfo ofereceu a warne a opção de lançamento que essas a isso isso tudo acomodar um pouco já as questões essa essa
opção não foi exercida pela War não quis lançar o disco por razões são lá deles não quis lançar o disco isso foi se protelando Enquanto isso o Rodolfo procurava viabilização do disco no exterior encontrou nãoé quem quisesse lançar na Europa nos Estados Unidos no Japão e foi aí então diante da da iminente saída do disco internacionalmente que ele teve que dizer bom E aqui no Brasil aí fomos de novo ao orne orne disse não então ele foi curar acabou lançando pela eudorado né É um disco distribuído pela Eldorado pelo selo dele Pau Brasil foi lançado
como jilberto Gil né O que aquilo ali também ali já acho enfim eu não não concordo muito com aquilo não é um disco meu a Rigor é um disco de conjunto é um disco de conjunto é um disco coletivo é um disco de um grupo a Rigor deveria ser assim o Gil como mais um convidado até Admito que se desse destaque ao meu nome por ser Enfim no mercado enfim nessa nessa avaliação mercadológica Talvez o nome e com com com com mais mais nome nesse sentido mais conhecido e tal mas a Rigor não é um
disco meu fica parecendo pela capa do disco que é um disco de Gilberto Gil mas não é um disco de Gilberto Gil eu acho que nesse sentido há um pouquinho isso não me content isso não me não me contenta muito é um deslize meu porque na verdade achei que saísse assim o Rodolfo mandou para mim a prova da capa enquanto eu estava na excursão na Europa era um fax eu não percebi que o meu nome tava em destaque ali achei que era que era só para para aprovar o o o o o Ara o trabalho
artístico da capa que é um carrinho de supermercado com os cocos dentro né achei que era isso acabou passando quando eu vi o disco eu disse ih flor olha PR aqui saiu um disco Gilberto Gil como se fosse meu e outro dia uma menina uma amiga minha na Bahia reclamou ela disse eu fui ouvir esse disco vi que não é um disco seu eu disse não é mesmo me permita entrar por um outro ângulo aqui não é mesmo que é o o ângulo da política você pelo noticiário esteve muito perto de ser Ministro do meio
ambiente agora neste segundo Mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a conversar com ele sobre isso e tal ao mesmo tempo você é uma pessoa que vem de um movimento chamado tropicalismo e você é pessoas que fez músicas como Jeca Total como um sonho que fala do índio do Xingu que fala na pílula de á no vendedor de caranguejo e tal isto no momento em que se recomeça a discutir no Brasil a questão a visão do Gilberto Freire sobre o Brasil Brasil país tropical e com a necessidade de ser isso de assumir isso e de
ter um modelo assim eu acho curioso isso de continuar não tendo um modelo bom de continuar experimentando mais aberta mais francamente isso Exatamente é que eu queria saber se você fosse Ministro do meio ambiente Que visão de Brasil você levaria para lá e o que que você tentaria fazer no ministério disso de de um de um país novo em configuração em processo de configuração portanto com uma necessidade muito grande de deixar os flancos mais ou menos abertos de não encarar essa modelagem clássica do processo civilizatório seja da da fase mais antiga europeia ou da fase
mais moderna americana como modelos imperativos que nós tivéssemos que seguir ou que a gente tenha que ser uma grande potência eh nuclear ou que a gente tenha que ser uma grande potência Econômica no sentido clássico e tal o que o que acho que o Brasil tem que fazer é prestar mais atenção a as suas propostas ao seu espontaneísmo criativo ao seu modo eh porque é novo é um país que tá aí querendo inventar coisas tem uma uma um povo muito criativo muito inventivo nessa área ambiental evidentemente o país tem reservas extraordinárias né na área Florestal
na área eh hídrica ah solo no solo nos minerais e etc etc precisa portanto ter eh o que precisa o que o Brasil precisa ter é a capacidade de de de de de de falar de não é ter voz ter coragem de dizer e e e e e e e essa voz tem que ser um conjunto de frequências obtido da do dos vários setores né dos vários das várias partes do Brasil consens geograficamente no sentido eh sociológico no sentido antropológico enfim os vários brasis que estão por aí e que estão reclamando né que precisam de
espaço precisam dizer e mais ainda eu acho até que não é só o Brasil não o próprio mundo inteiro Precisa dessas vozes novas dessas novas insinuações de configurações nacionais que possam possibilitar eh essa essa tal renovação da da globalização quer dizer com parâmetros evidente que a Europa vai continuar insistindo em poder hegemonizar o que ela o que ela o que o que ela puder os Estados Unidos e a Ásia emergente Japão etc vai querer todos eles estão brigando por fatias hegemônicas no bolo todo internacional mas ao mesmo tempo a configuração internacional precisa de propostas novas
de gente que venha com novos modos de fazer e tal a ideia de ir lá no no pro Ministério do meio ambiente era eraa propor esse jogo jogo tese pro presidente da repú cheguei a falar disso uma longa conversa de 4 horas ele gostou que ele gostou fo ele não foi ministro por problema da da política você tá tocando projetos na da real politic das Missões dos grupos que que que enfim que que que que precisam dos espaços no poder e etc etc sai um ministro um um um um um um deputado nãoé e mais
do que Deputado pertencente a um grupo tradicional da política brasileira enfim um rapaz Sem dúvida alguma capacitado também para quem torcemos muito Você podia falar um pco da fundação da fundação Onda Azul como é que é o desenvolvimento isso que o Giron falou isso você tá já tá você já tá engajado n projetos já ven há 10 anos que eu venho na Eco 92 emos uma paretto fez uma pergunta que eu eu gostaria de saber a resposta se você se sentiria bem neste governo Fernando Henrique Cardoso eu não sei quem é que pode se sentir
completamente bem em nenhum governo Gover já que governar é administrar basicamente administrar conflitos o tempo todo conflitos de fora da da comunidade que tão ali não é para para serem equacionados ali no governo e conflitos internos do próprio governo especialmente em casos como esse governos com alianças partidárias de matizes ideológicos programáticos diferenciados etc sentir-se bem não quem vai para o governo vai vai para o sacrifício sempre Ainda Ontem à noite eu encontrava com no mesmo no restaurante os dois juntos o Marcílio e o malan dois um ex Ministro e um atual ministro eh e a
gente falava um pouco sobre outras coisas falamos do prêmio e tudo mas H passão falamos da situação dizer pois é como é que é tá melhorando vai melhorar é um sacrifício danado governar em qualquer lugar você acho que sob qualquer bandeira Uhum é um sacrifício do qual você não não se furtaria dentro porque tem horas que você tem que ir para o serviço desinteressado e um pouco sacrificado um pouco na esperança no sonho talvez no delírio até de que você possa alavancar um pouco com o seu trabalho e o recurso e o concurso de gente
que venha se associar a você ao seu lado seus pares e tal você possa contribuir um pouco para alavancar num certo sentido fazer avançar num certo sentido e não noutro certas proposições etc etc foi com essa disposição que eu fui lá propor o ministério para os verdes a princípio né o que eu disse ao presidente eu acho que é a hora dos verdes no Brasil terem o Ministério do meio ambiente porque são especialistas Nisso vem produzindo reflexão discurso teoria e Ação nesse Campo há muito tempo tá na hora de entregar o ministério a eles e
tal e aí meu nome apareceu eh no bojo dessa dessa desse desse dessa proposta enfim a proposta que fui fazer era uma proposta para os verdes né nova para nós esse setor esse campo de atuação tá na hora de ter o ministério que é do que lhe diz respeito né ti e a gente vai falar do da pergunta da Lorena e do Giron que é um pouco sobre Onda Verde um pouco sobre a tua onda azul Onda Azul Onda Verde é um movimento equivalente existente na Itália Aliás foi nele que nós nos inspiramos para fazer
o Onda Azul insir onda azul e logo depois do intervalo Roda Viva volta daqui um instantinho ver bem Estamos de volta com Roda Viva hoje entrevistando o cantor e compositor Gilberto Gil você pode fazer perguntas pelo telefone 01125 26525 pelo fac 011 3874 3454 ou até pela internet pelo endereço eletrônico do programa que é rodaviva @tv cultura.com BR G vamos falar então do Onda Azul que era o assunto que a gente tava falando quando eu tive que te interromper bruscamente é ah Quando Eu Era vereador em Salvador Eu Fui eleito pelo PMDB mas logo que
era o grupo era o partido do grupo político Ao qual eu me associei Mário ker er prefeito na ocasião vários amigos meus trabalhavam em várias secretarias e tal ali e eu com aquela fui pra presidência da fundação Gregório de Matos aqui equivale a uma Secretaria de cultura Municipal Salvador e naquela ocasião vai candidato a prefeito não vai tal acabou eu me filiando acabei me filiando ao PMDB Para viabilizar uma possível candidatura à prefeitura que não saiu e que foi logo em seguida e substituída por uma candidatura a vereador que mantive me elegi e tal logo
depois saí fui pro PV E aí já quando eu chegava no PV me veio a ideia de fazer um movimento naquela época discutíamos a a a a constituição Municipal a lei orgânica né dos Municípios equivalente a uma constituição a nível Municipal e a questão Verde assomava pela primeira vez não é com grande importância como havia assomado na na na constituinte Nacional a questão verde mais ainda nas nas leis orgânicas municipais que dizem respeito ao governo local e por portanto a questão Verde era muito mais e viva ali e no bojo dessa coisa eu assumi a
comissão de Meio Ambiente da câmara recém criada pela primeira vez havia uma comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal de Salvador eu assumi nós negociamos para que eu assumisse a lá na repartição das comissões a comissão de Meio Ambiente ficou comigo nós reivindicamos ganhamos a comissão e logo em seguida eu criei o movimento on Azul a princípio movimento Onda Azul que era uma um movimento para eh centrar um pouco mais o foco sobre a questão hídrica brasileira as águas porque naquela época se falava já muito de uma certa forma o verde hegemonização do do do
da do movimento ecológico em geral falava-se em Ecologia imediatamente o verde a questão amazônica a questão Mata Atlântica a questão enfim Sem dúvida alguma não é questões de um de um grande porte no Brasil enfim e e a coisa das dos das dos meninos plantando a as árvores enfim a educação ambiental começava a ideia da árvore tudo aquilo o verde tinha portanto uma preponderância muito grande e eu achava que o o azul precisava também ter o seu lugar porque tem um um papel importantíssimo a questão hídrica é uma questão estratégica profunda né grave no mundo
inteiro precisávamos começar a ter foco especializado digamos assim sobre essas questões no Brasil e daí fiz um anda azul que teve uma atuação eh muito impetuosa de início ali na Bahia e fora da Bahia incentivamos formação de consórcios de bacias de Rios no Paraná naquela naquela ocasião o Olívio era prefeito de de Porto Alegre de Porto Alegre já com o Guaíba vive novo projeto para paraa recuperação do Rio Guaíba que era muito ameaçado pelos dejetos industriais e etc etc nós fomos lá nos associamos àquele projeto nos associamos a outros projetos no Paraná no Rio Itajaí
no no Rio Poti no Rio Grande do Norte na na na na na na região do Cacau com várias bacias ali enfim e eu ia pros lugares em Campina Grande na questão do do grande Açu de lá de Campina Grande enfim me desdobrava ia para várias palestras Vim para aqui para Santos colaborar com Telma eh o prefeito anterior e depois com ela aqui pra questão do do da da bacia das bacias ali de Santos e da e da Bahia de São Vicente do estuário tudo enfim pá pá para aqui para lá para aqui para lá
na Eco 92 foi o momento culminante tivemos uma atuação bastante forte na articulação não só com as não governamentais brasileiras mas também com as estrangeiras e tal e a carta da terra e a Agenda 21 todo aquele trabalho que se nãoé se esboçou se forjou ali e tal e depois quando eu parei em 92 coincide que eu termino meu mandato em Salvador e volto pro Rio e aí de uma certa forma a fundação que era um pouco mantida com o meu entusiasmo e também com os meus recursos financeiros basicamente eu pegava o meu dinheiro todo
de vereador e colocava lá na Fundação e tal aí a coisa parou um pouquinho foi parando parando parando eu tive que retomar com mais ênfase trabalhos artísticos e tudo mais e acabou que a fundação entrou um pouco em em Remanso né ficou mais quietinha Agora nós estamos retomando a partir de da vinda do cirques Alfredo cqu veio pilotar veio secretariar o escritório do Rio Juca Ferreira ambos com não é qualificação na na foram ambos secretários de Meio Ambiente Juca Ferreira em Salvador e um pequeno escritório em Brasília com essas Três Pontes nós estamos inaugurando agora
convênio com a prefeitura e com o governo do estado inaugurando uma sede no centro histórico de Salvador cirqus tá inaugurando uma sede no Rio de Janeiro estamos com um banco de projetos não é vários que foram se acumulando e que agora nós estamos procurando parcerias Então temos gente da área publicitária se associando a nós o Sérgio Amado o ostro oliveto o pessoal chegando pra gente agora tentar Pois é vocês que trataram tanto da vocês que trataram tanto da Água São Paulo hoje ficou de novo sob a água cada vez que chove muito é uma levei
3:40 minutos dentro de um taxe do aeroporto de Congonhas aqui na televisão que são mais ou menos 20 km 20 e Poucos quilômetros lá vamos 3:40 você fez com o Caetano o Sampa né E hoje como ambientalista e como músico que você é Que música você faria para São Paulo que vive este de tormento Não sei traduzir poeticamente esse esse esse esse essa esse nosso vexame né não é ess essa essa agonia que a gente vive eu não sei Caetano fez uma música belíssima purificar o Subaé andar os Malditos embora né aquela sobre o Rio
suba é o pequeno Riozinho que que corta Santo Amaro enfim e que também não é a esquina de Ipiranga com São João hoje ficou debaixo d'água ficou e fica São Paulo porque porque impermeabilizar quer dizer o asfalto as grandes metrópoles né são impermeabilizadas Especialmente quando o desenvolvimento urbano é feito enfim ass odad M em duas três 4 cinco décadas sem planejamento muito eu me lembro muito bem da época do Faria Lima pá e a e a Rosa não é aquela vamos e tal e aquela pressa danada justificada porque precisava o sistema viário de São Paulo
já tava enfim em colapso já não dava mais tinha que abrir os viadutos tinha que fazer isso tinha que fazer aquilo e aí também o crescimento a indústria Paulista São Paulo alavanca do Brasil o crescimento imobiliário tudo aquilo Vai tome asfalto e tome prédio tome isso tome aquilo e tomam as árvores todas e não sei o que pá Quando chove enfim Galerias pluviais enfim minimamente o esgoto tal não é do enfim os projetos não foram não não tiveram a magnitude que teve o crescimento o crescimento foi de uma magnitude e a previsão e a provisão
para isso tudo não foi feita na mesma magnitude esque Se Esqueceram da água da terra na água então aí quando bate bate enche tudo porque tá tudo impermeabilizado não tem para onde correr não é o solo não absorve mais antes eram quilômetros e quilômetros e quilômetros os quadrados de Terra Roxa que pegava aquilo tudo levava para baixo e tal V não é E aí aquilo ali ia pros lençóis freáticos e tudo mais escoava como normalmente escoa agora não tem que escoar conforme um padrão estabelecido num gabinete recentemente pelo homem mas nem num gabinete não é
na é no é no afan no crescimento mesmo da gente na coisa da da da doss lotes não é que vão são construídos no sobre os terrenos nas fábricas nas estradas e tudo que vai tomando os lugares tomando o lugar da da da da da terra então a água não corre mais para lugar nenhum e vai correr eu eu eu queria ir para outro caminho sobe é é um problema que não é água mas é Bahia vocês de repente se formou um grupo dos baianos né Legal Betânia e Caetano você que marcar a história musical
brasileira e continuam marcando né Betânia tá com disco aí você tá com outro Caetano enfim e eu queria que você falasse um pouco daquele período brasileiro da tropicala e se você acha que só aquele Brasil poderia ter produzido aquele tipo de música e por que que não acontece um movimento tão forte hoje outra vez no Brasil Bom eu acho que sim quer dizer na medida em que a gente interpreta o seu tempo sua história que a gente tá inserido na enfim na vida que a que a que a nossa comunidade Vive Eu acho que só
a gente a gente poderia fazer aquela aquele tipo de aquela visão era uma visão que só aquela época propiciava era um momento em que o mundo oferecia aquelas novas ferramentas de de análise de interpretação de revolução do terreno artístico cultural para que as coisas fossem feitas tá aqui ele que não me deixa mentir são São Paulo Estamos falando agora da cidade né aquela coisa a gente vindo de lá né dos interiores da Bahia para o mundo com aquilo com com com o capital embaixo do braço né a leitura de Marx as interpretações os filósofos todos
e ker gard e fou e não sei quem e não sei o que mais as as várias leituras os cenários possíveis para mundo a revolução Revolução Cubana as as as guerras de independência na África tudo aquilo era o mundo sonho do socialismo e tudo aquilo um pouco mais em um e um pouco menos em outro um mais comunista outro menos e tal um acreditando a gente já questionava muito a questão do do do do do do do império soviético aquilo tudo a falta de liberdade de expressão lá na União Soviética a gente já era uma
uma dissidência vamos dizer assim do do do da chamada esquerda clássica que acabou se configurando numa dissidência profunda com as esquerdas aqui nos festivais e etc acho aquilo era aquilo era o pano de fundo de tudo aquilo que a gente fazia na época não não não me não vejo poderia ter sido de outra forma aquilo era o mundo aquilo era o Brasil aquela eraa era o dado da realidade com o qual nós trabalhávamos eram os elementos da cultura que vinham dos dos hiips não é da da da recém instalada com cultura das drogas o cinema
francês a nov vag não é tudo aquilo jeanl godar e feline por outro lado e buel tudo aquilo aquele mundo todo e Glauber Rocha aqui cinema novo aquilo eu aquilo era insubstituível né aquilo que surgiu daquilo Só podia ser aquilo voltando a pergunta da o seguinte você acha que é possível hoje surgir um movimento digamos assim semelhante em termos de de influência na música popular e na no comportamento cultural clo Claro que sim agora para para para trabalhar uma para tratar uma outra realidade não é para tratar o mundo de hoje Gil fala m trat
do mundo de hoje com uma fragmentação já é muito mais fragmentado né a globalização a fragmentação ao mesmo tempo a unidade os problemas O governo mundial aí as portas quer dizer é uma outra um outro uma outra agenda completamente diferenciada não é Gir falando em todo mundo de hoje você você gosta da da da música que os novíssimos baianos fazem hoje a che music você fal perguntei a Music A Betânia execa eu queria saber o que que você eu não exro não eu gosto porque eu vi eu acompanho de perto há muito tempo eu vejo
como aquilo tudo surgiu eu vejo o trio elétrico frevo chegando de Pernambuco né chegando ao trio elétrico depois morar através do dos instrumentistas e aquela coisa aquela popisa do carnaval com aquela coisa feérica aquela aquela nave Aquela pequena nave mãe do trio elétrico se configurando hoje é uma grande sim sim sim hoje é uma grande indústria como como o pagode é como Axé é como a MPB é como o rock é como qualquer coisa que que tenha que viver do mercado Isso bom ouu é bom e ruim como qualquer coisa Como assim o que que
é só bom o que que é só ruim não conheço nada nem pai nem mãe nem filho Nem amor nem casamento nem céu nem o céu é só bom deval deeu ter alguma coisa ruim lá falta de rede de esgoto é ruim desrespeito ao meio ambiente é ruim não eleger o Presidente da República é ruim porque eu digo o seguinte quando você fala depr os déspotas esclarecidos a exemp é quem defende por exemplo vou dar um exemplo isso que o Marco tá falando por exemplo muita gente querendo a a monarquia quem defende por exemplo a
music defende com o seguinte argumento pelo menos no Brasil nesse momento atual a gente tá ouvindo mais música brasileira na rádio do que décadas passadas onde predominava a música americana Você acha que isso é válido esse argumento pode ser é um bom argumento por um aspecto não é argumento Eu tenho um outro argumento por exemplo também é parcial que também é reduzido e tal que é por exemplo a emergência de setores populares não só no Aché mas no no no pagode no no certan gente que não tinha espaço Gente Humilde Gente Pobre você da Periferia
social brasileira o rap rap gente que que enfim a música brasileira era basicamente a chamada a chamada uma Norma quase culta digamos assim uma uma uma né que havia que era dominada pelos universitários todos nós eu Caetano Chico Buarque do Lobo os meninos do Rio de Salvador de Belo Horizonte de São Paulo etc das famílias de classe média da pequena burguesia que tinham tido acesso à universidade aquilo que eu tava falando que vinham com o capital embaixo do braço que sabiam os filósofos isso e aquilo a informação de fora e tal que operavam aqui os
signos da modernidade ou da quase pós-modernidade enfim e e fizeram aquilo que era a chamada boa música brasileira e os poetas e Antônio Carlos Jobim Vinícius de Moraes e todo mundo e etc etc isso ficou como símbolo de da da da boa música e etc etc agora eu pergunto e enquanto isso tem um p varel brasileiro uma massa enorme de brasileiros na periferia das cidades enfim dessas cidades mesmas de Salvador de todo lugar e etc que estavam chegando chegando and mal educados pouco educados mal tratados sem Hospital sem isso sem aquilo mas cresceram fizeram milagre
brasileiro de crescerem de sobreviverem não fazem parte das estatísticas da mortalidade infantil venceram a mortalidade infantil no Brasil o que que se faz com eles Ach music música sertaneja pagode pagode etc eles estão fazendo a música dele perun se veja o problema nenhum nisso ah mas o qu são meninos que a escolaridade deles é é é é é média baixa em muitos casos Então quer que eles escrevam sobre o quê vão escrever sobre mecânica quântica como eu não vão ent nem lá para isso tem eu defendo isso um dos argumentos para mim é esse é
parcial é R reduzido também não abrange não é abrangente como tudo mas é esse essa música isso aí oportuniza o acesso oportuniza a a possibilidade de expressão dá espaço para expressão dá dinheiro D renda para esse pessoal eles estão estão hoje el eles dominam a TV Globo o SBT entendeu preenchem o espaço estão lá ao sábados os grandes programas da xa São poucos Esses são artistas que conseguem chegar lá mas ah mas é sempre assim mas não é popular no sentido é Popular porque claro todo mundo gosta agora você acha que a setores populares você
v os músicos que tocam com eles os criadores as pessoas que trabalham que operam trio elétrico os sistemas empresariais que estão por detrás dele são todão você aposta numa evolução é uma emergência daqu a duas ou três gerações essa música Vai ser melhor essa visão que você tem ou essa música dis Quando você vai comprar um disco você não Pens não tô nem entrando no mérito nas coisas interessante o méo artístico musical etc tem coisas interessantes isso eu vou lhe contar um episódio para você ver comigo a simples acredit Eu tava nos filhos de gande
no carro dos filhos de gande parado ali perto do Farol da Barra 5 horas da tarde nos aprontando para para iniciar o desfile de repente nós Estávamos atrasados por problemas não podíamos tal não ligou a o microfone tal tem que dar lugar para o trio que vem de trás o grupo que vem de trás o bloco que vem de trás nós só vamos sair depois emparelha com o nosso camião um caminhão do Trio que vem depois eu não tô vendo tá na mesma altura tô ali cuidando de ligar microfone chama o diretor de não sei
o quê e repente começa a tocar um samba maravilhoso para aquele samba forte Industrial com contrabaixo bateria bem postos no lugar aquele ritmo bem sabe tudo bem feito e tal eu parei e pensei assim pensando ali mas que música boa gente que coisa bem feita que capacidade que som bem tirado que amplificação bem feita que competência me veio isso aqui aí daqui a pouco o menino acabou de cantar o número aí tá eles começaram a desfilar eu vi na frente do camião as duas meninas do Tchan e o rapaz aí foi que me dei por
fé que era o Tchan que tava tinha tocado ali do meu lado aquele samba que eu tinha gostado tanto então eu vou dizer o que que eu não gostei é uma música de eu vou dizer depois que eu descobri que é o tchan eu vou dizer que não gostei porque é o tchan eu não vou mentir mentir para mim para minha própria sensibilidade pra criança que eu trago que eu prezo que eu zelo por ela então mas não é uma exceção não tem muitos daquele nível tem daquele nível tem muitos na Bahia e no e
e e no pagode a mesma coisa você pega Só Para Contrariar e vários outros grupos com aquele mesmo nível e na música sertaneja a mesma coisa você pega três quatro cinco duplas que são boas que fazem que sabem cantar que vão pros estúdios que sabem produzir que sabem dirigir que sabem indicar o que que querem fazer o que é que querem o que que querem interpretar que interpretam muito bem o sentimento Popular traduzem aquilo na sonoridade na letra no tema no assunto descrito pelas canções enfim faz a música do do do agora eu vou vou
ficar contra meu o povo Por que razão contra uma coisa que é enfim são setores populares importantes interessantes que foram excluídos historicamente até então porque não porque havia um só na fase popular da história só na fase popular da história como diz Professor Milton Santos né é que essas esses setores podem emergir mais fortemente para participar da vida cultural eu não posso ser contra para eu não posso ser Contra isso eu posso não gostar gostar menos de uma coisa eu gostar de outra mas você contra o fenômeno entendeu coisa um atraso de vida ficar lutando
contra o povo brasileiro se eu chegar na sua casa hoje Quais são os discos que eu vou encontrar fora da caixinha O que que você tá ouvindo por exemplo além do eu eu ouço muito pouca coisa eu ouço muito pouca Olha eu vou muito pouco ao cinema eu mas da das das coisas da da do mundo da da da da arte da cultura assim a coisa que eu mais faço é ler livro Eu leio sempre tô lendo vários livros tudo Ouço muito poucos discos quando eu quero ouvir alguma coisa tô sentindo falta do disco para
botar ali para ficar de tarde ali quieto em qualquer canto tem dois duas coisas que eu escolho automaticamente é cego é meio vo cego é João Gilberto e Bob Marley Uhum agora deixa falar de um G queria falar de um ambiente que não é o meio ambiente mas o ambiente que você simpatiza ou não sei se você anda frequentando ultimamente que é o ambiente da rede a internet e eu queria aproveitar e voltar a história dos direitos autorais as gravadoras estão se mobilizando para acabar com essa história de por exemplo eh eu posso entrar na
rede ouvir tua música gravar sua música e você não recebe nem você nem enfim ninguém recebe direito autal estão lutando a eles estão lutando há anos quer dizer os os jurídicos das grandes corporações internacionais da área de comunicações estão há anos reunidos em fóruns internacionais exaustivos tentando imaginar como é que configura você sabia que tem músicas sua tem músicas suas no MP3 no arquivo nesse tipo de esse arquivo nesse jx é só pegar lá eu sei mas o que o disco se virando para saber como é que estabelece os controles e como é que estabelece
legislação quer dizer como é que se configura esse direito quer dizer é uma coisa nova demais não se sabe ainda saber a sua posição como artista eu a minha posição é que tem que deixar rolar tudo não sei se tem que liberar não tem que liberar tudo mas tem que deixar rolar Tem que deixar que os os jurídicos se reúnam que eles façam enfim que eles tentem configurar uma uma nova uma nova proteção de direitos a tudo isso mas enquanto isso enquanto eles estão fazendo isso a turma tá se divertindo a pirataria tá correndo solta
por aí e vai fazer o quê E tem artista que a favor porque acha que se você é fã eh da música Você vai acabar comprando disco você vai querer temem casa o CD o encar enfim tem sei mas daqui a 20 30 anos ainda teremos discos ainda compraremos venderemos quer dizer a a salvaguarda do direito autoral que é essa essa instituição criada quer dizer no mundo dos dos negócios no mundo do enfim das trocas do capital das trocas do valor material quer dizer a esse valor espiritual se tornou um valor material quer dizer E
agora tem que ser protegido porque enfim tem autor vai de Picasso a Antônio Carlos Jobim quer dizer né que tem que ser protegidos aí pelo mundo inteiro as famílias os os verdeiros os interesses todos como é que faz isso eles têm que achar um jeito estão estudando há anos há 10 anos que tão trabalhando nisso e ao mesmo tempo a renovação tecnológica é acelerada e tal não não sei como daqui Qual vai ser o suporte da daqu H alguns anos nós vamos ter discos ainda discos vão ser vendidos nas lojas ou a gente vai baixar
arquivos é o que se discuti o MP3 é esse arquivo que se baixa hoje com qualidade digital pode levar e ou onde você quiser você chegou a experimentar esse ainda não ainda mas eu sei eu eu tive quando três anos atrás tinha um menino inglês que tava aqui tentando convencer ele já tinha uma tecnologia ele já tinha desenvolvido uma tecnologia um soft para isso para baixar arquivos de música para fazer Duk Box na internet enfim em resumo e ele tava aqui oferecendo as gravadoras todos todas aqui no Brasil e tal essa tecnologia ele era visto
assim com muito muito receio por todo mundo ele acabou até não sei o que foi feito dele não sei se essa tecnologia se ele conseguiu vender ou não mas a a similares a essas já já há várias hoje no mundo inteiro como é que controla Isso é complicado eu não sei nosso tempo tá acabando e é uma série de perguntas que não só eu mas os telespectadores gostariam rapidinho de serem abordadas e eu vou tentar fazer isso primeira que é de luí Carlos Laranjeiras aqui do tantan e de outras pessoas que é o seguinte ele
diz o seguinte não consigo entender como você artista combativo poeta da Resistência cultural ícone de todo uma geração de luta está sempre assim como o caitando enaltecendo na opinião dele erroneamente a figura de Antônio Carlos Magalhães como eu não tô sempre enaltecendo a figura de Antônio Carlos M não tem necessidade disso eu não vivo produzindo discursos eh laudatus e enaltecedores a ele aliás um dia num programa de televisão o Juca que fura eu até fiz esse reparo Juca foi gravar comigo um programa em Paris na na ocasião da Copa e Eu me encontrei com ele
e disse Juca eu vi um programa seu outro dia onde você dizia que na Bahia você entrevistando alguém você dizia assim na Bahia todos os artistas eh pedem a bênção enfim se curvam diante de Antônio Carlos Magalhães de de Carlinhos brau a Gilberto Gil ele falava e eu disse a ele dia que você dia que você tirou isso de que a gente vive pedindo a benção e fazendo laudas públicas assim Antônio Carlos Magal não não tem nada disso não essa subalternidade essa ideia de de de de relação subalterna não existe não é bom para ele
nem ele quer isso não precisa disso não ele quer relações normais de respeito enfim e de consideração é tudo que tem ninguém não vivo onde foi aonde que alguém já viu me diga cite esse rapaz aí aonde foi que eu fui para público dizer viva Antônio Carlos magalães ou qualquer coisa desse tipo eu nunca fui não ele não precisa disso ele tem na hora que nós precisamos discutir qualquer coisa discutir as questões da Bahia enfim pelas quais ele é sempre muito interessado enfim no estado pelo qual Ele trabalha tá lá o povo que pode dizer
ele gosta de trabalhar pela Bahia toda vez que a gente tem que discutir qualquer problema relativo à Bahia ou da política nacional ou de qualquer coisa a gente se senta Ele é um homem educado sempre me tratou muito bem quando eu fui preso pela ditadura eu e Caetano quando nós chegamos em Salvador ele nos recepcionou fez questão de nos recepcionar enfim de nos de nos franquear a cidade dele ele era prefeito da cidade na ocasião e tudo mais e de lá para cá temos tido relações eh às vezes até abalados uma vez quando ele quando
na na na ocas por ocasião da da da da eleição pra presidência que o presidente Fernando Henrique foi foi eleito meses antes muitos meses antes especulava-se na Bahia numa coletiva na pra imprensa na Bahia Me perguntaram e o que você acha da candidatura de Antônio Carlos Magalhães eu disse naquela ocasião eu disse olha enfim é uma candidatura pode ser leg como qualquer outra ele é um político que tem uma vida ah política Clara no país Viva todo mundo sabe agora vai ter dificuldades o fato dele ter sido associado e a associação ainda recente da imagem
dele com a ditadura pode dificultá-lo em áreas que não a Bahia e tudo mais ele viu isso no jornal fez uma carta zangada para mim eu fiz uma carta respondi a ele com uma carta também zangada não zangada mas ao altura da zanga dele e tudo mais Ficamos um tempo assim depois nos encontramos um ano 1 ano e meio depois na casa do Jorge Amado quando JAC Lang ministro da cultura francesa era recepcionado num almoço na casa do do do do do Jorge Amado e enfim nos falamos e tal e sempre nos de lá para
cá temos tido um relacionamento normal assim mas ele nunca precisei bater palmas e vivas e e e declarações enfim Lauda atrias e etc Antônio Carlos magalhão Não é nada disso temos uma relação Não vejo não acho justa essa essa colocação do do rapaz aí que perguntou a Patrícia Vilar de Pinheiros aqui de São Paulo pergunta que tipo de problema você tem na voz você tá fazendo algum tipo de tratamento Eu tenho um um pólipo que popularmente é conhecido como calo na voz Eu tenho um calo na corda direita enfim que causa Roques frequentes assim e
tal tá tratando tô tá tratando normal já tive indicação cirúrgica não fiz a cirurgia porque uma várias pessoas me me desestimularam inclusive uma fã americana que me fez um e-mail lá de Washington dizendo não não opere não não faça operação não a Juli Andres perdeu a voz porque fez essa operação ficou sem voz agora par que só agora quase do anos depois é que ela tá recuperando a voz enfim eu tô tentando fiz tô fazendo fiz sessões de de de fono terapia e tal tô controlando vendo quero voltar a cantar Caetano me disse assim dê
um descanso à sua voz eu ouço muito Caetano em muitas coisas todo mundo sabe disso não é de hoje e ele me disse dê um descanso à sua voz quando eu voltei da Europa depois da Copa daquela excursão longa com com jogos de futebol no meio tudo aquilo voltei com uma voz muito cansada disse deu um descanso eu passei meses sem cantar agora tô cantando ele me disse eu Liv VII no Faustão ontem de noite ele me diz eu Liv vi no Faustão hoje fiquei contente porque a sua voz você tá cantando tá conseguindo cantar
a sua voz tá tá tá clara e tal então tô vendo quero voltar não vou voltar mais a usar como usava tão abusivamente e tão intensivamente como eu usava antes já tô com 56 vou fazer 57 anos não posso mais fazer isso tenho que tomar cuidado tenho que cuidar agora quero voltar a cantar um pouco intensivamente para ver se eu aguento uma semana de temporada duas semanas de temporada se eu não fico rouco se eu não enfim se eu não de a voz de vez assim se precisar fazer uma operação lá na frente eu vou
fazer última pergunta você foi preso duas vezes a segunda vez em Florianópolis na cidade onde eu vivo hoje e aonde até hoje essa prisão é lembrada com um misto de vergonha e de orgulho vergonha por ter sido uma prisão envolvendo uma posse de uma pequena quantidade de maconha que levou você a julgamento inclusive e é orgulho porque as pessoas acham que o Florianópolis se tratou bem o que que você lembra dessa prisão e o que que sobrou dessa história as leis melhoraram de lá para cá quer dizer o porte de pequena quantidade é hoje contemplado
vamos usar esse esse eufemismo não é com uma uma tolerancia uma tolerância maior por parte da Lei quer dizer aquilo poderia já já existir naquela época eu teria me me beneficiado disso porque era um usuário fazia uso mínimo tinha uma porção uma porção de pouquíssima maconha Hã Não mais não não fumo mais não fumo não não aguento mais não é a mesma coisa da voz esses abusos são abusos que você eventualmente ainda posso um dia até pensar dizer vou querer vou dar um tapa entrar num pequeno barato uma coisa desse tipo mas não faço mas
uso não tenho mais não uso mais não não posso deixei de fumar até cigarro que eu fumava pouco cigarro de tabaco também deixei de fumar porque o ST on me pediu dis deixe de fumar não fume mais nada não eu digo não não vou não vou fumar mais nada então você ouve o Caetano e o stiv anda né você ouve bastante o Caetano e o es de vez em quando porque só de vez em quando nós nos encontramos que que falta fazer G continuar vivendo você diz que envelhecer tá indo bem né Tá indo até
agora graças a Deus a saúde tá tá indo tá dando tá dando para viver bem e uma coisa coisa que eu tenho Sempre querer dizer eu acho que todo homem tem que todo homem tem um sonho e alguns t no meu caso eu tenho o meu né alguns TM seus sonhos esquisitos o meu é o sonho da Boa Morte quer dizer o meu útimo meu grande desejo na vida hoje minha grande minha grande ambição é a boa morte Vocês perguntaram mas o que é a boa morte eu quero morrer velho mais velho que eu puder
não é e o mais susegad m e bem bem na foto com saúde eu queria assim morrer como um passarinho né pagar assim Isso é isso é o não sei se a vida se se você merecedor disso e se a vida vai me dar esse presente mas é o que a minha ambição então se você tá respondendo basicamente a sua pergunta quer dizer o que resta mesmo de ambição verdadeira para mim é isso é a boa morte Gil muito obrigado pela sua entrevista Obrigado aos nossos entrevistadores Obrigado a todos o Roda Viva volta na próxima
segunda-feira sempre às 10:30 da noite uma boa noite uma boa semana E até lá ah
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