Lucas 14 verso 15 diz assim ao ouvir isso um dos que estavam à mesa com Jesus lhe disse Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus essa frase feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus é uma frase belíssima Sobretudo com uma uma reviravolta bonita com uma construção de personagens assim muito interessante é uma parábola belíssima eh e a gente entende que a a mai parte das parábolas de Jesus eu não me refiro a 60% delas mas assim a quase 100 mesmo 90% das parábolas de Jesus existem para consertar
um problema essa frase feliz aquele que comer no banquete do céu Parece suscitar em Jesus um sentimento de eu preciso corrigir aqui preciso corrigir o que que tá acontecendo Jesus está na casa de um fariseu importante e Acontece uma sequência de três exortações de Jesus três censuras de Jesus ao comportamento das pessoas ali a primeira censura de Jesus que vai acontecer é já na entrada do jantar dessa dessa refeição não sei se era almoço se era jantar né ali na entrada havia um um um um homem doente um paralítico ali as pessoas atravessaram era uma
casa de um fariseu importante então imagine a qualidade das pessoas que estavam ali dentro era gente do bem Vocês precisam entender isso porque hoje em dia a palavra fariseu tá é uma palavra negativada a gente já pensa assim caso fariseu it todo mundo jeito ruim não é assim que as pessoas eram que as pessoas viam o fariseu naquela época o fariseu era gente do bem então aquela casa estava cheia de gente do bem e aquelas pessoas do bem cruzaram né atravessaram o doente na porta sentaram na mesa foram comer sem nenhum tipo de peso na
consciência mas Jesus que é diferente ao encontrar-se com a situação com a circunstância da porta ele não atravessa aquele homem doente Mas permite que aquele homem doente o atravesse E aí Jesus começa um movimento ali ele olha pra situação ele olha pros fariseus parece até uma armadilha Se eu curar eu vou ser negativado aqui pelos fariseus porque é sábado então tô rompendo com uma tradição sobre o cuidado do sábado a tradição não é instrução bíblica que existe o que a Bíblia diz e existe o que a interpretação tradicional vai oferecer de paradigma sobre o que
a Bíblia diz então Jesus estava presto a quebrar um paradigma uma tradição e isso ia deixar ele complicado o povo que Segue a Jesus que estava ali provavelmente a a no seu entorno começa a olhar com desconfiança para Jesus ô gente ele não é o senhor da Misericórdia ele não cura todos os que estão no meio do caminho ele é o senhor que acolhe o que que tá acontecendo aqui então Jesus se vê nessa cinuca de bico e joga a batata quente de maneira belíssima genial no colo dos fariseus fala e aí pode curar no
sábado ou não pode curar no sábado os fariseus ficam calados Óbvio porque agora o problema é deles se eles falarem pode curar no sábado eles estão quebrando com a própria tradição E aí a multidão vai olhar vai dizer assim agora pode quando é para seus amiguinhos pode agora quando eu quebrei o sábado para poder sei lá auxiliar o meu vizinho que estava em necessidade eu fui disciplinado eu fui envergonhado eu fui afastado da da do padrão religioso agora quando é o seu amiguinho pode o sábado não tô entendendo não agora se os fariseus Dizem Não
não pode eles estão diante de Jesus assumindo um problema ontológico sobre o sábado e sobre a lei de forma geral que a lei ela serve isso qualquer judeu sabia a lei ela serve pr preservação da vida então se a lei não está auxiliando na preservação daquela vida ela é inútil alguma coisa aconteceu de errado no caminho portanto a batata quente era tamanha no colo deles que eles preferiram entregar o silêncio para Jesus e a entregar o silêncio para Jesus Jesus fala Pronto agora eu posso fazer o que eu quiser já que vocês não sabem o
que fazer eu decido levanto o homem despede o homem essa é a primeira censura que acontece ali já dentro da reunião já dentro do almoço ali ou jantar acontece que Jesus observa a forma como as pessoas estão se Cult velando pelos melhores lugares Jesus Censura meu irmão pelo amor de Deus quando você for convidado Não fique procurando os melhores lugares não olha a sabedoria de Jesus se não parece com a de João Grilo lá do Alto da Compadecida Jesus olha e diz assim deixa eu te falar uma coisa quando você for convidado senta lá no
último lugar porque se você for sentar na frente imagine chega o anfitrião e fala assim rapaz é porque você pode passar só uma fila para trás Aqui chegou um convidado que eu tava esperando vá só uma filinha aí para trás veja que vergonha agora se você sentar na última fila o anfitrião chegar e falar assim hoje está longe demais vem pelo menos uma fila pra frente veja que Glória então a sabedoria de Jesus Vocês estão entendendo é muito João Grilo Jong grilo leu demais a Bíblia Então essa aqui é a segunda censura Jesus observa aqui
essa questão da da da busca pelos primeiros lugares e uma terceira censura vai acontecer quando Jesus olha para anfitrião e diz quando você for dar uma festa convidar as pessoas mostrar sua generosidade faça isso para com quem não tem como lhe retribuir você quer dar uma f você quer mesmo mostrar que é Generoso você quer mesmo mostrar que é gentil então dê uma festa para pessoas pobres cegos esse pessoal coxo esse não tem como lhe retribuir não tem então a sua recompensa inevitavelmente vai vir de um único lugar do Reino dos Céus porque aqui esse
povo não tem como devolver aí eu sei que você é Generoso chamar os seus iguais não é generosidade nenhuma dar uma festa para quem pode lhe retribuir o favor não é ser Generoso é investir a médio e longo prazo eu tô dando uma festa eu chamo pessoas que podem me beneficiar na festa deles também então tô investindo em mim mesmo né Jesus tá aqui meio falando o seguinte eu quero ver você ser generoso com a câmera desligada quero ver você entregar seu pão com a câmera desligada porque entregar se pão a troco de like entregar
se pão a troco de polir a própria imagem de santidade diante da sociedade isso aqui não significa nada o problema que nós temos hoje né que pode ser visto à luz desse texto Então o que qual é a semelhança entre essas três exortações de Jesus todas el diz respeito à vida do outro todas elas diz respeito ao valor da vida o valor que a vida tem você chega atravessa um doente não quer saber vai se embora comer e deixa o outro morrer em nome de Deus eu gostaria muito de ajudá-lo mas é que a minha
fé meu compromisso maior é com Deus e Deus disse que no sábado infelizmente eu não podia fazer nada então se ele morrer hoje Deus quis então a minha a minha consciência está Complet tranquila eu posso comer em paz enquanto alguém está morrendo na porta porque a minha teologia a minha tradição vai me aliviar a consciência Veja a lei já não serve mais pra preservação da vida mas pro alívio da consciência dos que dominam o negócio da fé a segunda exortação gente procurando nos primeiros lugares valor da vida o outro é mais importante que você pare
de buscar os primeiros lugares a terceira exortação entregue para quem precisa pare de querer construir para você o seu próprio Império sua própria imagem de santidade Qual que é a grande a grande informação desse texto todo é que a vida vale mais a vida vale mais do que a tradição do que a minha ambição a vida vale mais do que os meus projetos de de de poder porque veja tradição é a primeira exortação ali o doente na porta minha tradição a vida vale mais que a minha Tradição A segunda exortação quanto aos primeiros lugares a
vida vale mais que as minhas ambições e a terceira exortação com relação a Olha quando você for dar alguma coisa entrega para quem não tem nada aí alguém vai suspirar feliz aquele que comer pão no reino dos céus essa terceira exortação diz respeito ao meu projeto de poder a pessoa que diz feliz aquele que comer pão no reino dos céu está deixando claro que tem um projeto de poder de sentar no reino dos céus e esse projeto dela está em perfeito andamento quando Jesus fala você quer ser Generoso bondoso entrega pro pobre alguém suspira na
mesa feliz aquele que comer pão no reino do Céus esse suspiro é a palavra certa é a frase certa porque essa frase está mesmo certa porque mesmo é mesmo feliz aquele que comer pão no reino dos céu mas está no coração equivocado porque a pessoa só está dizendo o seguinte com essa frase eu eu sou desse mesmo jeito eu não posso ver um pobre que eu vou eu fico todo arrepiado eu vou lá eu ajudo gente eu ajudo eu não ó eu tô sentindo já o cheirinho do pão no reino dos céus vai ser bom
demais chegar lá é assim Jesus eu sou D jeito aí Jesus vai ser bom e aquela festa lá que a gente vai ter junto vai ser bom demais então é um projeto de poder a partir das minhas atitudes aqui até a bondade que eu faço com pobre é um projeto de poder que Jesus quebra prá di dessa frase certa no coração errado nasce a parábola esse negócio de frase certa no coração errado já aconteceu outras vezes vocês lemam do jovem rico né Jovem Rico falou bom mestre que é coisa mais bonita para se dizer a
Jesus bom mestre e quando o jovem rico diz bom mestre ao invés de Jesus fal curtindo mesmo o espontâneo do bom mestre mestre mestre ao invés de Jesus devolver aquilo com com alegria com gentileza Jesus vira a mão voa dois dentes do homem bom é o pai que tá no céu quer dizer a frase certa porque sim ele é bom mas no coração errado por quê Jesus não se submete à bajulação O que é bajular bajular é cavar no outro um elogio para você bajo lá é quando você chega no outro fala assim Capitão ele
não é Capitão você tá querendo o mesmo respeito para você essa dança do sangue azul essa dança da riqueza que ah você é incrível aí o outro fala o outro rico Fala Não você que é maravilhoso eu falo não você que é muito incrível demais aí o outro fala você que olha você realmente é uma pessoa e fica nessa bajulação ninguém agenta até que um deles sede e fala eu só faço que eu só faço que que eu posso só faço que eu faço o que eu posso né E aí a bajulação acaba todo mundo
já virou os olhos três vezes para trás parece Tá todo mundo endemoniado assistindo e antes que que chegue nesse ponto Jesus já devolve para ele a conclusão você não é bom bom é Deus que tá no céu você não não venha me bajular não venha cavar elogio para você não venha articular um momento para você brilhar diante das pessoas você não é bom bom é o pai que tá no céu Vocês estão entendendo gente a frase certa no coração errado aconteceu aqui de novo e aí quando alguém fala feliz aquele que comer pão no reino
dos céus nasce a parábola belíssima Vamos então pra parábola vamos começar a mensagem de hoje então vamos começar Oremos nos dê graça Senhor Diante da Tua palavra porque é palavra de Deus e nós necessitamos do Espírito Santo para nos auxiliar para iluminar o nosso coração por isso nós pedimos humildemente Fala conosco senhor em nome de Jesus amém e aí disse o senhor Jesus né ao ouvir isso Jesus respondeu no verso 16 certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas na hora de começar enviou Seu servo Para Dizer aos que haviam sido convidados
venham pois tudo já está pronto então a história Acabou de começar e aqui devido a nosso afastamento social cultural histórico dos primeiros ouvintes da parábola tem uma informa que fica escondida a gente não percebe nós aqui ocidentais lendo em português mas a informação é a seguinte trata-se de um homem muito rico não é apenas um um rico no nível assim um grande comerciante da região não é essa riqueza essa riqueza é insuficiente não é uma riqueza do tipo assim um um jurista um grande político essa riqueza é insuficiente trata-se de uma riqueza apenas no nível
de Majestade só a majestade se apresentava como aqui foi descrito que esse homem se apresentou onde é que tá isso tá na natureza do convite é um convite duplo o texto diz certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas então convite número um já na hora da festa enviou seus servos para dizer venham para estudo já está pronto convite número dois como é que funcionava esse convite duplo E por que que su A Majestade fazia esse convite duplo funcionava da seguinte maneira não tinha Instagram naquela época não tinha então hoje em dia
no Instagram hoje em dia possuindo a ferramenta do no Instagram o que acontece você é convidado pro casamento da sua amiga o convite chega com antecedência você vai lá o8 meses sei lá um ano de antecedência no dia da festa quando você acorda e abre seu celular primeira coisa que você vai ver é a bolinha da noiva toda colorida Você vai clicar lá e você vai ver ela oi gente hoje é o grande dia não sei o qu acordei cedo tô aqui no salão de beleza e tal acompanhe comigo Deli a pouco é outra história
ela tá assim gente olha aqui chegou a cachoeira de chocolate vai ser muito bonito hoje gente vai ter música ao vivo O pessoal já tá arrumando aqui e você vai vendo aqui aquelas aqueles Stories e você vai alimentando sua expectativa você que foi convidado Você vai Caramba que legal vai ser uma grande festa vai ser muito bom você vai se arrumando e já se preparando para essa festa se você não foi convidado Você vai Óbvio sentindo aquele ranço né coração aí Claro você bloqueia aí Jesus até perdoa ele até instrui para aqui né Você vai
lá bloqueia aquela pessoa que você não quer saber de ficar vendo festa dos outro se não foi convidado como é que pode aquela aquela sirigaita não lhe convidar você amiga de infância impressionante Como o ser humano é hoje em dia então naquela época não tinha Instagram portanto quando uma quando a majestade ia oferecer um banquete era comum dos Reis que no dia da festa enviasse uma caravana mas Gente vocês não estão entendendo não é três pessoas na rua gritando não é coisa que só quem banca é a majestade é uma caravana assim circense é gente
cuspindo fogo gente é uma é uma prévia da festa andando pelas ruas da cidade e proclamando a grandeza da festa e vai ter Cachoeira de chocolate e vai ter estátua de Gelo e vai ter música ao vivo eu só sei dessas coisas que tem festa de rico não sei mais mais nada então vai ter várias coisas então ia cantando e anunciando a grandeza da festa pelas ruas da cidade para que quem fosse convidado né se motivasse caramba Vai ser muito bom e para quem não fosse convidado soubesse do nível da grandeza deste banquete entendeu então
vamos embora aí ol o que que vai acontecer verso 18 Mas eles começaram um por um a apresentar desculpas esse essa essa tradução aqui que chegou pra gente né como um por um seria melhor traduzido esse versículo inteiro da seguinte maneira eles todos a uma começaram a apresentar desculpas no plural desculpas no plural Mas a intenção a intenção é uma só o texto Se você pudesse ler no grego você entenderia que há uma uma existe uma uma um motim existe uma razão única que Une Todas aquelas pessoas no mesmo propósito de negar o convite quase
como quando você por exemplo junta com seus amigos para mentir pro pastor e aí a gente vai de manhã no culto não a gente passou a madrugada toda aqui pelo amor de Deus assistindo esses filme besta a gente não vai pro culto e Mas que que vai falar pro Ângelo mas cada um inventa su para não parecer que a gente tá combinado né Aqui acontece não acontece aqui nunca né Graças a Deus então então Veja bem você junta para mentir com seus amigos e vocês estão de acordo em não ir mas a mentira cada um
oferece a sua tá bom E aí olha só o primeiro disse ainda no verso 18 acabei de comprar uma propriedade e preciso ir vê-la por favor desculpe-me algumas versões vai dizer rogo que me desculpes veja que cara lavada o sangue azul gente é impressionante a galera do sangue azul gente de alta né da da da da da altas eh os altos níveis da sociedade é impressionante eles faz a coisa errada mas é na finese é na educação rogo o camarada estava certo de não ir não queria ir de jeito nenhum arranjou uma desculpa ainda pede
asse rogo com toda gentileza Você já viu gente assim o cara tá fazendo a coisa errada aparece na televisão Você quase acredita que ele realmente queria ir para aquela festa de tanto que é cínico o cinismo do sangue azul é impressionante Então veja o que que acontece aqui mais uma vez o nosso afastamento social cultural e histórico não permite a gente entender o que que Jesus tá fazendo aqui mas Jesus está sendo cômico Ok as pessoas quando ouviram essa primeira desculpa aqui que Jesus oferece na história dele ouve um K porque é uma desculpa ridícula
para aquela cultura pra gente não é ridículo a pessoa falou comprei uma terra preciso e vê-la a gente aqui ocidentais do século X 2 sei lá que tempo a gente tá se é Brasil ou australa então a gente aqui olha para essa desculpa e pra gente é altamente assim compreensível a gente tá acostumado a comprar coisa sem ver na internet tem até um código de defesa do consumidor terras se compra sem ver apartamento se compra sem ver eu conheço um caso um camarada comprou um sítio sem ver mas existe toda uma legislação que nos protege
caso alguma coisa de errado você consegue devolver entendeu naquela época não era bem assim qual que é a fama do judeu hoje a fama do judeu hoje que ele é o quê eu não eu não diz que ele é amarrado eu não se alguém é judeu aqui pelo amor de Deus não sou eu que tô dizendo isso Dizem por aí Eu discordo completamente mas dizem por aí que o judeu é amarrado e ele é bom de negócio é esse é o judeu de hoje O Judeu Nutella Imagine você O Judeu daquele tempo portanto quando Jesus
fala que o primeiro deu a seguinte desculpa rapaz comprei uma terra preciso de vê-la a reação das pessoas foi ô gente comprou sem ver vai ver de noite oxe é isso É exatamente esse o som quando perguntarem Qual é o som Qual é o som Este é o som que aconteceu naquele momento quando Jesus Chegou nessa parte da parábola porque o que Jesus queria deixar claro é que a desculpa é infinitamente ridícula É cômico como alguém deixa de ir para um banquete dessa magnitude por uma desculpa lavada esfarrapada dessa E aí o segundo vai dizer
o seguinte outro disse acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las por favor desculpe mais uma vez a finese do sangue azul rogo que me desculpes eu queria muito eu tava juro eu tava rapaz com as roupas pronta ali eu tava sabia eu queria muito mas olha me desculpa então a segunda desculpa é a mesma bronca é cômica também as pessoas também fazem Jesus C O que são cinco juntas de bois é um equipamento de alta tecnologia certo que era usado para arar a terra para o plantil paraa colheita esse equipamento era
composto por animais por bois tá E aí Jesus fala o cara disse o seguinte Comprei cinco juntas de bois né corresponde aí pelo amor de Deus a 10 bois e aí eu preciso lá testará eí os caras estão assim comprou sem ir lá ver a procedência desse boi Qual foi a ração que ele comeu quem foi a senhora vaca que pariu esse boi não foi lá fiscalizar comprou assim comprou vai testar a junta de boi de noite como é que pode um negócio desse absurdo k então para quem diz que Jesus não era não era
não tinha senso de humor só olhar essa parábola gente porque isso aqui é é Jesus evocando um risinho entre as pessoas entendeu Mas é claro que Jesus usa o humor para depois puar o tapete a queda é grande Aleluia então o terceiro vai dizer o seguinte O terceiro foi aquele que a Teresa deu a mão ainda outro disse acabo de me casar Por isso não posso ir ponto esse aqui não tem nem a finese de dizer assim Rock Me desculpa por quê porque de todas as desculpas Essa é a mais ridícula o último riso foi
o maior Jesus entende de piada Jesus entende peada ele vai entendeu ele entende que que esse essa pancada final a última risada tem que ser a mais Então o a última desculpa é daquele camarada que quando você junta com seus amigos para mim o Ângelo não tem acontece Às vezes não acontece ah lá o irmão disz que acontece quando vocês junta com seus amigos para mentir vocês Sempre tem aquela pessoa que entrega o jogo que mente mal que não sabe mentir que mente muito mal a minha esposa no caso é minha esposa então essa que
é essa pessoa ela quando ela fala casei por isso não posso ir parece que ela primeira vez que ela pensa no assunto é quando ela fala ela fala e ouve a voz dela mesma ela ouve o que ela diz e não acredita no absurdo fecha a porta sem pedir desculpa fecha a porta com vergonha então a pessoa fala rapaz e a festa ah festa casei Eita que besteira eu falei onde é que tá a grande besteira Nessa fala é porque o seguinte mais uma vez o afastamento histórico cultural da gente né e não permite a
gente entender para nós por exemplo ocidentais das três desculpas a mais adequada é essa porque pra gente quando a pessoa casa ela ganha carta branca para faltar qualquer evento de igreja de família por um ano camarada tá aqui irmão você não veio no no evangelismo que a gente combinou tava combinado há muito tempo né irmão você não veio é irmão é pastor é que eu casei né O pastor foi é que foi novembro né Aí fica bastante foi novembro né aí já pula um diácono daqueles bem machista aquelas piadinas né que ninguém aguenta mais pula
um diácono para salvar fala assim deixa ele pastor que ele tá na luz de mel ainda tá daquele jeito pula sempre alguém fazer uma piadinha dessa Com perdão da palavra essas piadinhas V escrota né lá na Paraíba isso não é isso não é problema então enfim um problema Cultural de vocês aqui vocês que lidem então ah aí naquela cultura gente se você é um recém-casado que tá vivendo esse momento bonito né de de e de matrimônio assim de lua de mel vamos que a gente chama de lua de mel aqui né dentro do período de
um Ano Qualquer festa que você moça é convidada você vai vestida com a sua roupa da núpcia do seu casamento com a sua roupa do seu do seu período Já pensou então tipo assim você chega no casamento da outra vestida de noiva gente então o sucesso de uma festa era também medido pelo número de noivos e noivas que estavam ali na cultura Judaica Isso é uma é é é é agregar valor é agregar beleza motivo de celebração eu tenho meu motivo de celebração tô comemorando aqui por sei lá o quê Porque sou feliz não importa
qual é o motivo eu chamo a a outra que é recém-casada tá casada há se meses ela vem com a roupa dela e a agrega valor e riso pro nosso samba a outra chega também o noivo e a noiva chega e todo mundo celebra isso dá volume pro caldo isso engrossa o caldo da festa portanto quando a pessoa diz assim eu casei não posso ir aí as pessoas imediatamente que estava ouvindo a parábola caíram na gaitada e qu é motivo maior para ir para uma festa do que o fato de você ter casado Quem é
esse Pateta quem é essa pessoa ridícula que deixa de ir para uma festa por causa do motivo que mais deveria I levá-la para dentro da festa entendido gente vamos ver o que aconteceu aí olha verso 21 o servo voltou e relatou isso tudo ao seu senhor então o dono da casa irritou-se irou-se E ordenou Ao Seu servo vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres os alejados os cegos e os mancos então o dono da festa vai vai criar aqui agora o que a gente vai chamar de lista B são
a segunda lista de convidados a gente tem a lista a que é a lista do sangue azul essas pessoas todas viraram as costas dizeram a gente não vai não deram desculpas esfarrapadas o servo volta ao seu senhor e o senhor fala como é que foi pois agora desça lá nas ruas da cidade nos becos nas esquinas da cidade e comece a arrastar tudo que é pobre cego manco e traz aqui para dentro então é a lista B de convidados agora existe uma natureza distinta do convite a para o convite B se você observar no convite
a diz assim venham tudo já está pronto isso está no verso 17 vai lá e diz assim venham tudo já está pronto pra lista a é venham pra lista B é o seguinte vá rapidamente paraas ruas e becos da cidade e traga os pobres os alejados os mancos Os Cegos essa palavra traga não é apenas um trazeiro tipo assim gente tem festa aqui me segue Não é esse se trazer mais uma vez né existe uma uma grande distância entre o português e o grego vocês sabem disso muito bem vocês já são cristãos há há um
bom tempo então vocês sabem que existe alguns problemas de tradução Às vezes o problema é que a gente não tem uma palavra que equipare aqui por exemplo a gente não tem uma palavra para equiparar essa palavra aqui que diz traga ela ela requer ela existe exige contato físico não é possível você entender essa palavra de outra maneira que não a partir do contato físico então que o senhor está dizendo a majestade está dizendo o seguinte vai lá pegue pela mão essa palavra pode ser usada também pra seguinte circunstância coloque no seu colo e traga para
cá essa palavra pode ser usada inclusive para coloque nas costas e traga carregado nas suas costas Então essa palavra exige contato físico e aí fica a pergunta no ar por que é que paraa lista a é venham e pra lista B é traga pegue pela mão carregue no colo se for preciso bote na sua coluna A resposta é óbvia ali está a veja aqui essa palavra é uma palavra teológica importantíssima a lista a era propícia era propício aquelas pessoas conheciam aquela região eles eles eram moradores do Alfaville eles sabiam entrar e sair ali eles não
se perdiam eles faziam o Cooper deles diário em torno daquele se eles quisessem ir eles tinham a roupa certa para ir se eles quisessem ir eles tinham condições cavalo para levar carroça servo Para subir na carcunda do servo e ir na carcunda de alguém eles não precisavam sequer pisar no chão eles tinham toda condição do mundo para ir para aquele lugar para aquela festa eles eram propícios a lista B é de gente que imagine mesmo que querendo muito ir pra festa jamais chegaria lá jamais vai lá e anuncia E aí o povo tá dizendo o
servo chega nas ruas nas esquinas fala olha a majestade abriu sua casa quer vocês lá dentro uma festa esse pessoal olha e fala eu gostaria de ir mas por exemplo eu não nunca estive neste lugar eu nunca saí do centro da cidade eu só ouvi falar das Belezas desse lugar não é meu lugar de convivência comum não é meu lugar comum não é eu não sei eu me perderia no caminho Alguém poderia dizer eu sou coxo como é é que eu chego até lá o outro poderia dizer eu sou cego como é que eu chego
lá tateando eu não consigo e um outro ainda poderia dizer ainda que eu quisesse muito ir qual roupa eu vou pro samba que você me convidou Qual é a roupa adequada não tem nem eu no meu armário tenho uma roupa adequada para esse encontro Nem meus pais jamais tiveram nem no guarda-roupa dos meus avós ninguém da minha família jamais teve roupa que coubesse nesse ambiente não é para mim eu não sou apropriado portanto pra lista B era necessário guiar pegando pela mão botando no colo trazendo na corcunda E aí o texto vai continuar o servo
voltou disse o servo no verso 22 o que o senhor ordenou foi feito e ainda há lugar meus irmãos Essa é uma das frases mais poderosas do novo testamento ainda há lugar essa frase deveria estar nos umbrais das portas de todas as igrejas do mundo ainda há lugar essa frase é tão Vocês precisam entender o poder dessa frase essa frase é tão poderosa que é por causa dela que tudo aconteceu no mundo tudo aconteceu o Big Bang meu Deus do céu o sistema solar o mundo o universo inteiro explodiu por causa da frase ainda há
lugar porque um dia no seu conselho eterno aliás dia é uma palavra que não se pode usar porque dia parece que tem noite dia e evoca exige conceitos de cronologia e nós estamos falando de um momento momento também é uma palavra equivocada nós estamos falando de uma cena anterior sequer ao tempo anterior ao tic-tac do relógio portanto usar a palavra tempo dia momento é equivocado é complicadíssimo mas nós estamos falando de uma cena anterior até mesmo a criação do tempo uma cena na qual está lá a Trindade Santa convivendo plenamente só tinha Deus não tinha
mais nada só tinha Deus tinha tudo existindo plenamente sem precisar de nada e ali em sua existência o pai olha pro filho e diz ainda há lugar se essa frase tivesse escrita nas nossas casas na porta da nossa casa ainda há lugar não tinha mais orfanato não vem discutir comigo se gay pode adotar ou não você vier discutir isso comigo eu viro as costas e vou embora Essa não é a discussão essa discussão não é minha não a minha discussão é porque que você não adota Essa é a única discussão que que me interessa ponto
se tivesse das nossas carteiras escritas assim ainda há lugar ninguém entre nós passaria fome porque adotar É sim radicalmente de maneira plena pegar alguém que você não conhece que não nasceu do seu ventre que não veio das suas entranhas que não tem o seu código genético e colocar dentro da sua casa chamar de filho Ah mas isso vai me me pode me causar uma série de incômodos pode mesmo vai é para causar incômodo adoção negócio que caus paternidade causa incômodo então a adoção tem a ver com isso com esse mas a adoção também é para
Além disso é não permitir que ninguém passe na sua frente sem sem ter acolhimento ninguém passe na sua frente sem sem ser atingido pela sua generosidade e deixa eu te falar uma coisa sobre adoção nada nada nenhuma pregação que qualquer pregador maior pregador do mundo chegar aqui falar para você sobre o evangelho ninguém vai fazer nada faz você entender mais profundamente o evangelho do que a atitude radical de pegar alguém que não saiu das suas entranhas alguém que não tem seu código genético e botar dentro da sua casa e chamar de filho ponto vocêde ouv
os maiores pregadores do mundo sobre evangelho as melhores canções do mundo sobre evangelho nenhuma delas vai chegar perto de lhe entregar compreensão sobre a beleza a radicalidade do Evangelho do que a atitude a cena de pegar alguém e chamar de filho e banca o BO o nosso Evangelho é o evangelho de adoção Então essa frase é a frase mais poderosa do novo testamento ainda há lugar e ao dizer isso ao seu senhor o senhor diz no verso 23 vá pelos caminhos e valados e obrigue os a entrar para que a minha casa fique cheia meus
irmãos aqui nasce a lista ser de convidados a lista a é a seguinte sangue azul e a natureza do convite venha a lista B gente do centrão das ruas da cidade dos becos esquinas e o convite é traz pela mão carrega no colo a lista c tem uma outra natureza de convite nem venham nem traga obriga-os a entrar por que pra lista o convite é obos a resposta também é muito óbvia vá pelos caminhos e valados o que são caminhos e valados meus irmãos são as estradas fora dos limites da cidade os caminhos as BR
quem é que morava fora dos limites da cidade quem que morava fora dos muros quem é que estava nas BR lá distante convivência social quem é que estava l assassinos endividados prostitutas doentes terminais doenças assim de de contaminação essas pessoas assim a história da sociedade o câncer da sociedade se escondia nos valados nos caminhos fora dos muros era gente que já tinha sido apagada da consciência social a majestade chega num nível de obstinação para encher a sua casa que ele di o seguinte e é ainda tem lugar pois agora vá lá eu quero eu quero
a minha casa cheia vá lá e e obriga-os vai lá nas BRS fora dos Muros da Cidade vai lá e obriga-os é claro que a questão tem que ser na obrigatoriedade é claro Imagine você o servo da Majestade chegando nesses lugares e dizendo vocês aí todos escondidos que me ouvem criminosos bandidos prostitutas endemoniados doentes vocês aí que me escutam gente silenciada gente negativada gente desprezada me escutem aqui a majestade abriu sua casa vai dar uma festa quer a sua casa cheia de vocês eles iam se juntar e dizer olha de duas uma ou isso aqui
é piada que ninguém jamais nos convidaria as pessoas não passam Na mesma calçada que ajeito pelo amor de Deus então isso aqui ou ou é piada tá rindo com a nossa cara ou isso aqui é cilada verdade não pode ser cilada estão juntando a gente num lugar só e vão matar vão exterminar a sujeira e o fedor o excremento da sociedade vai ser exterminado portanto uma vez que era impossível conceber a ideia de uma majestade abrindo a casa pra gente com eles eles jamais iriam nem se alguém guiasse pela mão A ideia é o seguinte
desce lá caravana as carroças abre as carroças e começa a dizer a majestade quer sua casa cheia vamos embora todo mundo Deus desculpa Deus ainda não porque né a gente tá falando de uma parábola Majestade queer sua casa cheia de vocês pode ir embora todo mundo entra todo mundo imagina o desespero Desse pessoal sendo socado dentro das carroças fedor que eles estavam sentindo deles mesmos as roupas esfarrapadas o rosto de desespero pensando é é realmente o final enquanto a carroça sobe Estrada acima e eles olhando pelas frestas das madeiras da Carroça identificando Onde estão chegando
e pensando acabou pra gente é o fim da picada Imagine você a cena quando essa carroça finalmente se abre essas pessoas são jogadas no salão real principal daquela mas é tão branco é um mármore assim tão branquíssimo tão limpinho que eles estão ali amontoado um em cima do outro chorando e tremelicando e olhando para aquele chão é tão branco que o que eles vem quando olha pro chão é o lustre belíssimo no chão e eles pensam não quando o lustre tá no chão é um lugar que não cabe Nenhum de Nós Imagine você esse choro
esse tremor e de repente quando um deles tem coragem de erguer o rosto o que ele vê adiante de si não é uma espada apontada Mas é uma mão estendida e um sorriso amigo a má está dizendo Que bom que vocês chegaram eu tava esperando por vocês agora sim a festa pode começar E aí a parábola que é belíssima termina de uma forma trágica uma grande puxada de tapete verso 24 Eu lhes digo nenhum daqueles que foram convidados prov varado do meu banquete pensa que terrível ouvir essa frase é quase como se Jesus Contasse a
história Jesus ouve alguém se vangloriando na mesa feliz aquele que comer pão no reino dos céus como que diz eu sou assim eu tô com a meu projeto de poder domínio É isso aí ó isso aí que eu faço Jesus olha fala como é que eu digo para eles que ali está a nobreza não vai tá lá que lá ninguém lá não se chega Nobre lá só se chega pobre por mais rico que você tenha sido na terra lá só se chega pobre é que eu digo para ele Jesus fala hum certo Rei conta a
parábola toda t t tal alguns R del pouco alguém se emociona pela beleza da parábola Jesus termina fala eu digo a vocês eu digo eu digo com verdade a vocês presta atenção nenhum daqueles que que foram convidados aí Jesus olha diretamente nos olhos de quem se vangloriou pelas suas próprias obras provará do banquete do Reino dos Céus final da parábola é como um titanique amarrado no Calcanhar desse grupo A e puxando submergindo afundando vamos concluir nossa agora significando aqui cada um desses símbolos e personagens primeiro lugar quem é a majestade Deus é a majestade a
gente sabe disso segundo lugar quem são os servos que saem para convidar os profetas ao longo da história que disseram ao povo propício ao povo apropriado ao povo que era da descendência de Abraão disseram vez após vez a festa tá vindo mas vez após vez o povo virou as costas até o último servo João Batista do qual se tirou a cabeça eles estavam assim acordados em acordo de rejeitar a festa e o banquete na pessoa de Cristo Jesus então isso aqui é o Óbvio da parábola eu não quero falar de judeu nem quero falar de
gentil embora essa palavra essa parábola Evoque muito essa conversa mas quero falar sobre nós e aí para caminharmos pro fim a gente vai caminhar como nós vamos fazer alguns exercícios para concluir essa mensagem primeiro deles é o seguinte coloque-se nos sapatos do grupo A Há quanto tempo você tem sido convidado pro banquete quanto tempo faz que você escuta essa festa sendo anunciada claro que eu me refiro ao evangelho aberto diante de você que anuncie uma grande festa que já começou mas eu também falo da festa da existência porque a vida vale qual foi a última
vez que você celebrou a vida que você entrou mesmo na sala do banquete e eu não me refiro ao culto Eu me refiro à vida porque o culto é a vida e a vida é um culto aqui Deus a gente só vai descobrir no final Mas qual foi a última vez que você celebrou a vida que você olhou para uma mulher grávida vida passando pronto pense num convite pro banquete olhou e falou assim olha isso aqui gente vej o mistério disso daqui uma vida a vida explodindo diante dos nossos olhos uma criança correndo veja se
senão um convite pra festa pra Dança pro riso qual foi a última vez que você celebrou a existência a vida do seu cônjuge da sua esposa que você olhou para ela olhou com atenção ouviu ela falar como queem está Encantado pela vida que está explodindo diante de você é vida acontecendo Qual foi Tima vez que você olhou para essa sua esposa que às vezes não tá com a fibra do cabelo igual da sua adolescência não tá com o rosto tem algumas marcas mas qual foi que você olhou com a compreensão de que aquelas marcas contam
a sua história de que aquela uma é uma jornada de companheirismo qual foi a última vez que você celebrou a vida do teu marido que você sentou do lado dele como quem senta do lado de um herói de guerra que com todas as limitações todas as suas fraquezas todas as suas dificuldades e feiuras tá carregando essa família nas costas fazendo o que pode Qual foi Tima vez que você sentou ao lado dele qual foi Tima vez que vocês dois dançaram juntos é a vida acontecendo qual foi a última vez que vocês celebraram a existência qual
foi a última vez que você entrou no quarto do seu filho para ver ele respirar no meio da noite igual você fazia nas primeiras semanas só para ver ele respirar qual foi a última vez que você olhou para aquilo e pensou meu Deus do céu a vida com a celebrar uma festa existência explodindo qual foi a última vez que você sentou na cama do seu filho para conversar com ele sobre as crises dele sem exercer nenhum juízo quanto a sua adolescência sua Menin Ah isso é nada não qual fo que você ouviu ele falar das
suas crises e você se comportou como se fosse coisa séria porque para ele é cada um emu universo sente sua dor como algo imenso qual foi a última vez que você andou pela sua cidade como quem quer celebrar a vida olhou cada árvore conheceu cada cada Bosque Qual foi Tima vez que você deitou na grama e olhou pro céu Qual foi útima vez que você entrou no museu para conhecer a história do seu povo qual foi a última vez que você abriu um livro de clariss l specto e se assombrou com a capacidade de um
ser humano não qualquer um ser humano mas a a mulher a capacidade que ela tem de concatenar palavras palavras que você conhece são colocadas de uma forma que você jamais faria e revelam um absurdo uma coisa gigante qual foi a última vez que uma poesia lhe arrebatou qual foi a última vez que você celebrou a vida e aí talvez você possa dizer Marco a modelo do grupo A lembre-se que o exercício é você se colocar nesse lugar Marco eu eu devia estar celebrando mais a vida mas é que eu eu comprei uma terra meu meu
trabalho meu trabalho me impede de viver eu sei que eu devia estar celebrando minha esposa me aproximando dos meus filhos eu sei que eu devia estar Celebrando a Vida a existência respirando o ar que tá vivo eu sei mas é que meu trabalho me consome eu trabalho para que eles sejam felizes e aqui está a grande tragédia a gente trabalha para vê-los felizes a gente priva eles da única coisa que faria sentido na vida deles que é a nossa convivência isso aqui é tão trágico que chega a ser cômico mas ninguém mais dá risada eu
gostaria muito de Celebrar meus filhos Celebrar minha cidade celebrar a existência ler um livro um livro bom eu gostaria mas sabe o que acontece mar aqui ah eu comprei cinco juntas de bois a tecnologia o celular minha junta de bois a televisão net Netflix lançou uma nova temporada da minha série favorita o meu videogame o o feed do Instagram o feed e tantas notícias é tanta coisa acontecendo e e veja que tragédia que tragédia nós estamos vivendo uma vida de mentira dentro de uma tecnologia e perdendo a oportunidade de celebrar a vida de verdade que
tá aqui do lado de fora e a grande tragédia é que no final se a gente continuar fazendo isso mesmo ouvindo o convite gritado descendo caravanas e caravanas do céu o tempo inteiro gritando que a vida é linda gritando que a vida merece ser sambada a vida merece ser dançada cir andada gritando que a vida merece ser amada Ser beijada ser comida e bebida Pra Glória de Deus mesmo uma caravana do céu descendo todo dia a gente continua na tecnologia ali morrendo e o final meus irmãos é um Titanic amarrado na nossa canela nos afunda
ando porque quem não viveu quem não festejou Aqui quem Não provou do banquete do céu aqui não provará do meu banquete Esse é o final trágico E aí talvez os alguns aqui digam a pior das desculpas Marco Eu gostaria muito de Celebrar de est mais presente na comunidade da fé partir o pão com os irmãos meu Deus eu gostaria muito de abrir minha Bíblia e provar esse banquete meu cada livro meu Deus do céu não tô falando de Versículo gente não tô falando de caixinha de promessa não Você tem uma caixinha de promessa em casa
queima joga fora aquilo ali tá te prejudicando muito a Bíblia não é para ser decoradinha não a Bíblia não é para ser amontoado de Versículo para para fortificar suas ambições Não não é para você tirar um versículo como quem come um biscoito da sorte e olhar para aquela frase ali daquele Versículo lá isolado e pensar esse versículo aqui significa que hoje vou me dar bem no meu trabalho para com isso gente A bíblia é para ser degustado a Bíbia a Bíblia é para é para virar vitamina não é para ser decorada não é para guiar
conversas eu queria estar mais aqui mas sabe o que acontece eu casei a pior das desculpas e a mais ouvida eu queria estar mais aqui mas você sabe né meu filho nasceu e aí você joga no seu filho a desculpa de estar se afastando tanto do banquete da fé cristã você sabe o o Enzo e a Valentina eles T inglês na segunda na terça eles T judô na quarta natação na quinta-feira eles T que fazer computação não sei nem quem faz computação hoje em dia na sexta-feira coitada eu deixo eles Descansando né pastor Por que
tadinho então eles fica lá com vide gamezinho deles eu faço um leitinho batido pro meu menino Enzo de 23 E aí no sábado eles não pode vir porque tá nessa jornada né estudando pro Enem você sabe como é que é né pastor Eu sei como é que é eu sei exatamente como é que é no final dessa história seu filho vai entrar na universidade vai se desviar de um caminho que ele nunca entrou você vai se juntar a uma série de Pastores por aí que desprezam o conhecimento científico o qual é dádiva divina e você
vai dizer que a culpa é da Faculdade dos esquerdistas do progressistas mas a culpa olha aqui um chá Revelação bem bonito logo domingo de manhã é sua então esse pessoal que é patético que que fica ali entretendo seu filho incentivando ele a ser Consumista abrindo presente mais presentes e recebidinhos e mais recebidinhos e você tá lá vendo e você tá lá vendo e você tá deixando você tá deixando seu filho na tecnologia tá deixando seu filho Ah eu casei eu tenho muita coisa que fazer família casa eu não posso aproveitar o banquete que a existência
nem mostrar pro meu filho existência de te fala uma coisa aqui para vocês aqui PR viida me conversa agora com quem é prva com quem não votou em Lula porque Lula é abortista e você é prov viida Você está matando o seu filho não é no ventre não é do lado de fora socando a cara dele na tela chora mesmo criança para ver se alguém salva você você tá matando seu filho com a cara dele soar na tela e eu não sou o primeiro a lhe dizer isso porque você assiste Instagram esses vídeos tiktok e
muitos cientistas naqueles recordes assim que você assiste que você é muito superficial eu também sou da mesma geração sou filho do meu tempo então nesses recordes Você já viu Muita gente falando que isso aqui mata a capacidade cognitiva mata a capacidade criativa mata a capacidade de sociabilização você tá matando seu filho PR vida Jesus chega para os seus discípulos e fala se a justiça de vocês não excedi muito a dos fariseus porque os fariseus seguinte não adulterarás então não deitei no no bordel eu não adulterei Jesus fala com vocês é diferente os lá de fora
matar o negócio seguinte é aborto vocês pensam a vida de maneira mais complexa nunca deitou no bordel na cama de mulher nenhuma mas odeia irmão então você entende que isso aqui é a semente de qualquer morte você já é um assassino já Revelação nunca matei mais odeia nunca adulterei mais cobiça você nunca abortou mas mete a cara do seu filho no celular você é um assassino tá assassinando o potencial criativo dos seus filhos tá assassinando potencial de de de Convivência de sociabilização dos seus filhos el vem falar de feminista então é o seguinte se esse
sapato tá cabendo no seu pé se arrependa hoje se você pertence ao grupo A que tá ouvindo aqui ó dominical gentee o convite para o que que é vida e o que que é celebração e tá vivendo uma vida de desculpas farpada para não celebrar a existência desculpa no trabalho desculpa em cima da família desculpa em cima da tecnologia você se arrepende hoje tira esse sapato porque o final é um Titanic aí amarrado no seu pé e você afunda arrepende hoje e sai daqui para viver a vida para Celebrar o banquete de Deus pra gente
terminar né que a gente tá caminhando aqui pro fim mais um exercício coloque-se nos sapatos do grupo B esse sapato lhe serve muito bem nós somos o grupo B porque o grupo B é os gentios quando o grupo a vira as costas o evangelho chega em todas as nações da terra Nós somos o grupo B A gente não era propício essa conversa aqui não é Nossa não a gente não é filho de Abraão não gente a gente não é mas a gente tá aqui com a Bíblia na mão fomos a gente era um bucado de
pedra que foi transformado em filho de Abraão então grupo B somos nós e aí coloca-se nesse sapato aí e começa a entender a quantidade de pessoas que lhe trouxeram pela mão para você hoje está aqui quantos guias morreram lhe trazendo nas costas pessoas que você não sabe o nome ao longo da história gente morreu deu sangue paraessa Bíblia tá em português Hoje você tá aqui em Monte Mor sentado numa cadeira confortavelmente ouvindo o evangelho sobre o convite do Banquete de Deus e se maravilhando com isso isso aqui gente teve que muita gente carregar o mundo
nas costas teve que ter contato físico teve que sair de casa deixar pai e mãe teve que sofrer teve que se comprometer E aí tem esse Universo de nomes que foram os nossos guias os quais a gente não conhece mas tem também aquele guia que você conhece você sabe o nome e o você sabe o o WhatsApp aquele camarada que não deixou você para trás que L pegou pela mão que muitas vezes lhe carregou no colo Você sabe quem são essas pessoas não sabe Talvez hoje você nem fale mais com elas mas hoje é um
dia de você celebrar a existência e agradecer a Deus pelos seus guias Mande um WhatsApp Obrigado por me carregar nas costas obrigado porque eu não era propício eu não era apropriado eu não entendia nada dessa conversa mas você me ensinou você se comprometeu comigo você se comprometeu comigo muito obrigado eu sei que a gente não se fala mais a gente tá brigado parece que o padrão é esse mas eu gosto de lhe dizer obrigado Amém Próximo exercício terceiro calce os os sapatos dos guias e sai embora desse banco aqui hoje para de ser menino e
menina o tempo inteiro vá se embora buscar alguém na rua se coloque nesse lugar de guia comece a andar por aí a carregar a gente do colo pegar a gente pela mão vai anunciar o banquete isso é um trabalho gente isso é trabalho isso lhe compromete em muitos sentidos em muitas esferas comprometa-se mesmo comprometa-se mesmo se for necessário coloque na carcunda venha caminhando traga para cá para o banquete de Deus amém Estamos chegando no fim só tem mais um sapato para experimentar e um último comentário final vamos juntos para esse Próximo exercício eu preciso muito
que você tenha paciência comigo e me tenha apenas como um emissor da mensagem para esse Próximo exercício eu peço Misericórdia de vocês porque vai doer Segure na cadeira aguente o rojão porque se a Bíblia fala a gente tem que elucidar amém coloque-se nos sapatos do grupo C quem é o grupo C grupo C é quem tá lá de fora dos muros da nossa cidade grupo C são as pessoas que a gente expulsou da nossa convivência gente que a gente não tem condições nenhumas de conviver a gente não tem nenhum tipo de empatia nada de aproximação
de identificação nada que nos identifique é gente que nós desprezamos a gente isolou eles lá nós aqui não conversa são nossos inimigos Quem que é o grupo C agora falando assim fic muito genérico você se sente muito assim eu nunca fiz isso com ninguém vamos começar a tá rosto quem é o grupo C O grupo C é a sua prima que engravidou na adolescência fez tudo errado na vida vez após vez ela conseguiu fracassar todas as vezes a bola na cara do Gol às vezes sem goleiro e a sua prima conseguiu fazer gol contra e
você toda vez que conversa sobre ela a sua fala é a seguinte para mim já é ponto final eu ajudei até onde eu pude ajudar essa semana me ligou esses dias para trás Ai meu Deus me ajude os meus filhos estão aqui os três meninos chorando não tem um biscoito eu falei eu não posso fazer nada gente Eu Já ajudei tanto fulaninha já dei até emprego para ela mas ela erra demais ela é incorrigível fulaninha é incorrigível não consigo com fulaninha não e outra coisa tem mais uma coisa a gente só ajuda Quem quer ser
ajudado Ah se Deus fosse nessa filosofia porque segundo o texto bíblico nós fomos salvos quando não perguntávamos por sua graça ele nos deu vida quando estávamos mortos Você já viu morto pedir ajuda querer ajuda morto não tem vontade não tem Querência nenhuma mas ele nos deu vida quando nós estávamos mortos e nós de Pecado Então essa Filosofia de quer ajudar quem quer ser ajudado isso não existe na Bíblia você só tá aqui porque Deus ajudou quem não queria Quem era seus inimigos não vou mais ajudar fulaninha quem que é o grupo se grupo você é
seu primo afeminado você despreza ele ele estraga com a com com ambiente familiar você nunca foi com ele pro cinema nunca passeou com ele na mesma calçada você tem vergonha de que lhe vejam andando com esse seu primo afeminado e lhe julguem um deles você não chega perto dele não ele é uma vergonha vergonha da sua família você não anda com ele de jeito nenhum Quem que é o grupo C grupo C seu tio alcoólatra jogado no chão da cidade a última vez que participou de uma festa de família foi só para dizer tudo que
todo mundo todo mundo pensa mas não tem coragem de dizer ele bêbado em cima da mesa [Música] pelado já foi expulso da convivência familiar faz tempo todo mundo faz festa sem ele solteirão divorciado quatro filhos Ninguém liga para ele vai morrer em cima do próprio vômito porque é um indigente é um incurável é uma alma cebosa como diria no nordeste Quem que é o grupo C grupo C é a feminista você disz para elas inimiga dos bons costumes da sociedade da família brasileira queima sutiã na Universidade Federal faz protesto feminista grupo C você botou para
fora dos seus muros você quer distância daquele demônio Quem que é o grupo C O grupo C é o professor de história doutrinador da Universidade Federal essas pessoas que você não quer ver passando na sua frente os destruidores da família brasileira e caso você seja Progressista o grupo C é seu tio bolsonarista escroto machista sem empatia nenhuma Sem Simpatia nenhuma ele é o grupo você seu viu de a revelação tá fora da sua cidade você despreza aí você veja a minha situação aqui enquanto pregador porque eu tenho que chegar para vocês dentro desse texto e
dizer o absurdo que é Deus está obstinado e quer a sua casa cheia desse tipo de gente então pelo amor de Deus tá aqui a minha insistência coloque-se no SAP Patos do grupo C Pense por um minuto O que é abrir o armário da sua da sua cozinha seus filhos chorando na sala você não tem um biscoito para oferecer e você saber que fez tudo errado com as oportunidades que lhe deram você saber que você é incorrigível o choro Pense por um minuto O que é o que é ser a sua prima Pense por um
minuto coloque-se no lugar do seu primo pelo amor de Deus Pense por um minuto quer crescer Numa família com observadora Cristã sentado na cadeira desde os 6 7 12 13 anos de idade ouvindo que você é uma aberração que você vai pro inferno que tudo que você sente todos os seus impulsos os quais na sua cabeça lhe significam lhe condenam ao inferno você é um demônio que anda no mundo e não tem lugar para você na convivência Cristã Deus te odeia Com certeza por favor pense o que é estar nesse sapato pense o que é
ser seu tio bêbado final da vida quatro filhos marjo criado nenhum dá um telefonema pai como é que o senhor tá todo mundo odeia ele porque ele é mesmo um cafageste pense a dor o buraco da Solidão desse senhor pense o que ess ser uma feminista se coloca nos sapatos de uma moça que foi abandonada não pela sua mãe que abortou porque não abortou não foi abandonada pelo pelo aborto do pai foi criada na periferia filha de mãe negra vó Negra bisavó negra sem uma referência masculina o que ela entende de homem é que chega
lá usa abusa e vai embora criada sabe pela força e pela insistência feminina pelo tenha calma não Resuma a história das pessoas ao ridículo das ideias delas pense o que é ser um professor de história hoje no Brasil você ter acesso a informação que a maioria de nós aqui não tem você lembra você não lembra você não tava lá você lembra quando passou de monarquia para para o movimento presidenci Você lembra a lei Áurea um pouquinho antes desse desse período a lei Áurea que libertou os escravos e eles foram para onde que deram pros escravos
pros negros de África que estavam aqui entre nós que que deram para eles nada nada nada e aí os grandes proprietários de terra começaram a passar necessidade os grandes fazendeiros como é que faz agora para cultivar o campo faz o quê e os negros lá assim ó na rua que tal Ninguém queria não era ser humano qual foi o projeto do governo Qual foi o projeto dos grandes vamos trazer os italianos que estão lá passando fome na Europa vieram navios fretados do Brasil Brasil bancou a viagem de uma galera muita gente gente muito italiano veio
para cá para essa região do Sudeste Minas Gerais São Paulo vocês sabem disso aqui provavelmente alguns de vocês T sobrenome italiano a maior parte do do do do grande império financeiro brasileiro hoje é de descendentes de italianos enquanto isso Os descendentes dos africanos estão nas favelas você sabe disso por acaso ou você acha que tudo é mimimi o professor pessa de história sabe disso e sabe mais que a igreja sempre ofereceu subterfúgio teológico para o desprezo a pessoa negra Você sabia disso hoje isso não acontece Claro graças a Deus Nossa teologia andou muito o professor
de história sabe disso e culpa a igreja por tudo isso gente pera lá quem é o grupo você são pessoas que a gente despreza cospe o chão que elas pisam e Deus tá dizendo o seguinte eu quero a minha casa cheia desse tipo de gente a festa é para eles também E aí para encerrar a nossa mensagem tem um outro parte de sapatos mas esse você não vai experimentar Não fique longe é o sapato da Majestade ninguém calça Você não tem o direito de dizer quem entra e quem sai dessa festa você não tem o
direito o irmão mais velho pensou ter e no final da história ficou do lado de fora vai tirando da igreja quem você acha que não merece essa mesa vai tirando e veja bem quem fica do lado de fora no final você vai sair daqui hoje explodindo de esperança para Celebrar o a Banquete de Deus e quem o senhor trouxer você vai abraçar como quem recebe um irmão porque é essa a instrução dessa parábola A vida vale mais do que as nossas ideias de mundo mais do que as nossas ideias de política mais do que as
nossas ideias de religiosidade a vida vale mais amém Deus abençoe vocês