Um papo sobre democracia | Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé

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Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
A recente invasão do Capitólio nos Estados Unidos evidenciou o fundamental debate sobre democracia. ...
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o Olá bem-vinda bem-vindo a mais uma entrevista aqui no canal prazer carnal antes de começar eu peço para você se inscrever no canal graça vocês Estamos crescendo a sua inscrição e o seu like são estímulos tanto para mim como para toda equipe picantes continuar produzindo esses conteúdos que você acompanhou ao longo de 2020 e agora no novo ano 2021 Mas vamos ao tema de hoje democracia assento é mais forte do que abala a frase atribuída ao norte-americano Abraham Lincon um ícone do Partido Republicano o ano 1856 cinco anos antes dele como se tornar o 16º
Presidente dos Estados Unidos 165 anos depois seguidores de um presidente Republicano defendem justamente o oposto se dizem conservadores mas não acreditam este as autoridades estaduais confirmaram apuração dos votos juízes muitos indicados pelo presidente que questiona o resultado da eleição esses juízes ratificaram o resultado das urnas em vão amando estimulados pelo presidente Donald trump uma turba foi na contramão de Abraham Lincoln e apostou na força para fazer valer a sua versão da realidade é o congresso americano sitiado parlamentares acuados em Presidente irredutível e agora esse foi apenas um lápis um espasmo na mais longe serve a
democracia das Américas ou será que a democracia americana corre perigo pesquisa Nacional divulgado esta semana para uma renomada universidade conecta mostra e mais 75 por cento dos eleitores acham que sim democracia americana está ameaçado Quais as consequências que essa crise institucional pode ter para o resto do mundo dito civilizado hoje não é apenas ou só uma entrevista eu convidei o meu amigo filósofo Luiz Felipe com de para pensar comigo sobre este tema está mais atual do que nunca e a nossa conversa que você não vai perder começa logo depois da nossa vinheta um prazer responder
Muito obrigado ter aceitado os convites já tive o privilégio de estar na sede mundial do as suas empresas no seu escritório e conversar com você há anos que a gente completa em vários lugares a temos obra em conjunto inclusive e muito obrigado por ter aceitado o convite para falar nesse canal sobre um tema que você é uma referência pensamento conservador representatividade e os buracos da nossa ideia de estado democrático de direito Muito obrigado Eu que agradeço o convite é sempre um prazer conversar com você também nossa Recebemos a informação que nas pesquisas do Google onde
é a principal pergunta relacionada é o que é democracia a pergunta que as pessoas mais fazem as não fazem a pergunta que tô que vi linha do book lá simplesmente pergunta o que é democracia pergunta simples para você a resposta seria simples poder final eu acho a carne OK primeiro a gente podia poderia delimitar a resposta no mínimo em dois níveis né semânticos o primeiro Tecnicamente rastrear os vários significados que democracia teve ao longo da história como você é muito bem sabe certo e nesse sentido tem uma obra de um autor que você conhece marca
workshop em que ele é traz à luz o fato de que termos como democracia acabaram se transformando em termos de gabinete de historiador e filósofo cientista político e acabou a transbordando por vocabulário descesse público então o primeiro mim a democracia é pode ser compreendida como um regime histórico e portanto e tende a institucionalizar conflitos a buscar formas institucionais de libra a briga pelo poder que a política tende a violência sempre porque a poder tá enjoo e tem um outro nível canal que me parece que é o debate mas pedestre cotidiano de redes sociais e muitas
vezes os próprios políticos que lançam mão e termos como democracia no sentido semântico bastante amplo e eu daria um exemplo a introdução que você fez por exemplo o que aconteceu recentemente no Capitólio dos Estados Unidos e tal como recusa da eleição do pai vem eu diria que Tecnicamente falando o candidato conservador da eleição foi o Bayern não troca Tecnicamente compreendido como o que preserva instituições preserva diálogo mediações certo Preserve histórico consensual busca de cédulas e não balas certo busca de consensos Elvis dentro do partido Democrata isso não significa que não acha o caráter histórico no
sentido de abraçar pautas compreendidas como liberal no sentido americano liberais ou no sentido Mais pago chamado de Progressista tá então acho que esse já é um exemplo de como as vezes a terminologia que circula pelo anb o amplo não contempla um olhar um pouco mais técnico e sabe essa discussão hoje já virou até Market bem se eu tivesse que utilizar aquele vocabulário com edmund Burke consagrou no livro sobre as reflexões sobre a Revolução Francesa e quero saber se você o sendo possíveis atribuídos também a sua convicção política ao fazer essa distinção entre trump baile você
faz uma distinção que por exemplo seu colega de folhas João Coutinho fez entre reacionários e conservadores ou seja entre pessoas que reagem e pessoas que negociam com a ideia da mudança e assim por diante Mas vamos voltar ao barco que eu citei o homem não é perfeita perfectível Há Limites na perfectibilidade humana ruptura são mais danosas e promovem mais males do que continuidade negociadas somos um compromisso entre o passado eo Futuro por isso não posso negar tudo que veio antes nem comprometer tudo que veio depois e nós temos que transformar o sistema político em um
diálogo de possibilidade de convivência e não no Paraíso na terra negativa da utopia e se reconhece nesse ideário de 1790 do livro eu acho que a esta descrição é bastante atual no sentido da política possível eu acho que pai de um caso como esse com relação ao me reconhecer carnaval diria para você o seguinte eu acho que a batalha da Inteligência compreendida como a tentativa de compreensão do mundo mais complexo mais ambivalente né a batalha da Inteligência nesse sentido que eu falei com relação a banalidade semântica está perdido Hum então hoje se você fala por
exemplo você num texto você escreve então eu me identifico como conservador e tal você está numa série de âmbitos assinando o seu documento de morte certo é porque a palavra tá muito distante Oi tá muito distante dessa definição que você acabou de dar o iPhone porque o debate ele é muito pobre muito colorizado muito violento então há muito tempo no debate público eu abandonei a ideia de seja possível usar o termo conservador como um termo Estabeleça compreensão eu aliás Como é o meu Ensaio no livro que escrevi junto com o João Pereira Coutinho né e
com o poder resolver se eu tirar o urso lava com a terra certo Rio Grande do Sul cujo título de impacto de marketing naquele momento foi porque queria direita né o meu Ensaio é um site que se chama a formação de um cético então a sua pergunta sobre como eu me reconheço e eu me reconheço como um cético em relação às teorias de gabinete a tentativa de mudança a escravidão no varejo portanto eu assimilo a situação que você fez o buraco e com uma citação de alguém que tem um olhar cético sobre o mundo e
sobre a política e não uso expressão conservador mais na net público porque ela perdeu a validade semântica e ela se perde por exemplo alguém viram diz Ah então você é a favor do bolsonaro você é favor Hum que é uma pergunta idiota né mas que pode aparecer por quê Porque o tempo da Verdade em alguma estação de narrativa alguém para mim tindo e tá pondo em dúvida a credibilidade e sem credibilidade a gente não tem nada porque a verdade ninguém conhece é muito bem bolsonaro disse em uma entrevista que sua frase preferida é Conhecereis a
verdade EA verdade vos libertará essa reflexão sentido religioso Então você talvez faça um trajeto por outro caminho que existe Bauman começou estudando a pós-modernidade e disse que não aguentou mais isso porque imaginavam que ele estudando a pós-modernidade e era um defensor da pós-modernidade e onde passou a utilizar uma metáfora Ampla um conceito formatou de simplesmente Mundo líquido que na sua característica e desenvolveu de várias formas mas existe uma outra maneira de eu pensar a democracia seja ela conservador ou não que foi dado pelo meu colega Historiador e oval Hari que classificou a democracia com uma
ficção ou seja uma narrativa que tem o seu seguidores de fé os sacerdotes mor ficção acreditar na democracia seria como acreditar em Jeová em Jesus em Cristina ou em qualquer outra entidade para você a democracia é uma narrativa ficcional é eu entendo tu é o ambiente mente o raro e faz essa afirmação certo dentro daquela ideia de que o Sapiens é um ser que em parte do mundo imaginário a Então queria ficções políticas econômicas é eu entendo afirmação do Arari ela me lembra carnaval afirmação de um filósofo inglês vivo chamado John Gray na diesel aqui
no fronteiras do pensamento alguns anos a 23 anos atrás alguma coisa assim no livro dele fez grande sucesso mas cachorros de palha em que ele diz que a os valores morais são infecção a o Jhon Cley fala que os valores morais Ah é Então eu faço uma eu faço um paralelo uma analogia com a essa isso que você falou do em relação democracia veja bem eu acho que é uma afirmação paralelo um tanto forte demais se a gente levar em conta e quando a gente fala que eu a ficção a gente tá dizendo que na
verdade é uma narrativa dramática que não tem nenhum vínculo com a realidade a não ser aquilo na cabeça do Criador e do escritor eu entendo afirmação do horário e no sentido de que a democracia uma criação humana e depende muito do nosso investimento nela para que ela funciona então acho que é um alimento tópico lar e no Garcia há um elemento mítico um pouco no sentido do RS cacier aquela obra dele posta uma logo que ele morreu chamado é o estado que ele tá na lizando fascismo na verdade mas é um elemento mítico na democracia
a isso aparece por exemplo em quando é bom classe tá das vezes comum o mantra religioso é o termo ganha uma certa flacidez na forma de uso a e a república democrática alemã se chamava democrática na República comunista alemã se chamava República democrática alemã Então é se a gente for fazer uma apreciação dura histórico semântica do termo é claro e a Democracia pode ser reclinado em narrado de várias formas Agora eu entendo que historicamente existe um processo inclusive não se deu de forma plenamente consciente não se deu movida por sentimentos do tipo todos os homens
são iguais Independente de cor raça ou a gente sabe da história americana uma asa democracia americana acabou acontecendo um pouco aqui no federalistas né no texto dos federalistas o sinal do 18 é a democracia americana acabou se constituindo como regime e buscava nos as formas Racionais de soberania Popular mas soberania a esta que limitasse o efeito rebanho como se fala jornalismo lá de que você tivesse a tirania da maioria como falava que ele a própria mente então eu eu não acho e a dizer que é democracia é ficção escreva a realidade concreta em que a
gente vive eu entendo que a democracia uma invenção humana é uma das tentativas de resolver o problema da representação em Orlando poder mas essa ficção ela tem uma validade maior que simplesmente eu passar acha que eu sou rambler certo ou eu passo achar que ramo e se existiu a realidade existiu mas eu tô me referindo ao aumento de chester e tipo assim ah acho que tem uma validade mais forte do que uma mera ficção Mas é uma criação humana e pode desaparecer um dia e como professora tem que fazer um anexo aqui porque o poder
não leva em conta a que alguém possa não ter lido recentemente grandes obras como político do fim do século 18 os papéis federalistas são debate na imprensa norte-americana no fim do século 18 no contexto da aprovação da bilaterais as primeiras emendas à que envolve gente como o remilton e outros discutindo o papel do estado o risco das tiras o risco de sistemas federativos confederados unitários e assim por diante são essenciais existem em português e mostra um elite debatendo questões em vários sentidos até mais avançados do que a gente consegue de bater hoje não tá completo
possui mas a boca e me trouxe uma questão muito importante e quando eu penso em narrativa ficcional e o sigo Hari nisso acho que ele tem razão eu não penso em Fall E por que pensar em ficção com falsidade é uma posição Ou de positivistas ou de marxistas do século 19 ou seja pessoas que acreditam e ciência pura objetiva direta em Oposição a falsidade e o erro mas eu imagino que quando eu digo que é uma ficção o ramo leite para fazer o plano para assassinar Cloud vingar o pai tem que acreditar em valores como
honra monarquia que regicídio é um crime que a mãe é dupla ou uma pessoa ambígua e estes valores são valores ficcionais dados pela experiência histórica e psicológica subjetivo é histórica para dentro de vir então não penso em narrativa ficcional democrática como uma narrativa falsa eu prefiro morar em um estado de direito por exemplo a democrat direito que morar em uma ditadura as a pensar porque mas eu prefiro morar no estado democrático de direito do que morar em uma ditadura mas é o que eu queria desenvolver é que a democracia Por Exemplo foi utilizada várias vezes
para que as pessoas quisessem intervenções em países estrangeiros Estados Unidos com frequências entraram em guerras como na grande Guerra de 14 de feliz parem 17 ou na guerra de 39 que eles entraram em 41 para salvar a democracia e o Mundo Livre na curiosamente em 41 ao lado da União Soviética para salvar o mundo livre e democrático e hoje a democracia invocada para atacar a chamada democracia no Ou seja hoje se invadir o Capitólio para salvar uma determinada concepção de democracia você vê assim que existem pessoas com diferentes concepções a democracia ou como os fascistas
que eram menos hipócritas do que muita gente hoje diziam simplesmente a gente odeia democracia a gente a conta democracia a gente quer acabar com essa bobagem o estado democrático Então como é que você vê essas pessoas acreditam em democracia ao fazerem coisas como invadir o Capitólio eu acho que provavelmente elas se entendem né não crescia como uma forma de 500 instituições estão podres representam a elite elas em quase um discurso jacopino né Canal E aí eu eu entendo e a questão ficcional da democracia na quando você falava inclusive quando os que têm o Jhon Cley
que ele falava aqui os valores morais são ficcionais né Ele é um exemplo disso o caso Ramos tá e eu dizia para você a pouco que eu prefiro viver como um cético né e eu sou alguém que tem transitado muito pelo niilismo ao longo dos últimos anos e eu olho para afirmação da ficção a fora da literatura como um flerte comunismo ou como uma espécie de dizer a um sono ele se até a página três entendeu aquilo que o horário chama de ficcional eu entendo como histórico Eu acho esse pressão histórico uma expressão e ela
é mais cuidadosa para pessoas que muitas vezes não sabem a diferença entre o a visão pós-moderna relativista do que uma pessoa que sabe muito bem e necessariamente ficcional não significa oposto da Verdade né porque eu entendo que se eu me coloco desde o pote de sua lista portanto eu tô dizendo que não existe já tem uma tudo é uma criação humana tudo é histórico eu ainda posso dizer que prefiro viver num regime da E como você também também prefiro provavelmente no regime não-democrático nós já teríamos eu e você alguns outros vários problemas porque a gente
trabalha com liberdade de expressão concretamente poucos trabalha com liberdade de expressão né poucos poucas pessoas trabalham a gente trabalha diretamente com liberdade de expressão então que eu tô dizendo o seguinte eu entendo e sim essas pessoas que invadiram Capitólio o mesmo bolsonalista as acham que estão defenderam a forma de democracia que ir no meu ponto de vista é um entendimento empobrecido que perde em constituem constituem constituição institucional eu vejo democracia como eu falei no começo um regime histórico o tampo efêmero do contexto antológico histórico e se fundamenta em instituições que a organização com filho e
ao fazê-lo evita a polícia no maior no maior para escala quer dizer o entendimento de democracia Planalto para quem tem repertório histórico filosófico e de Ciência Política é o que a gente entende por democracia a elementos como o trampo como bolsonaro como como elementos venezuelanos por exemplo é a entendem como muita gente já entendeu democracia como regime do Povo e não se sentirão mais Planalto a expressão onde as pessoas se manifestam e dúvida muito interessante como nós sabemos tanto no universo do trampo como que o universo do bolsonaro e eles se acham representantes da Democracia
verdadeira porque eles têm uma espécie de imediatismo das redes sociais um interceptor e uma visão mais direta tá então a democracia direta que é um alimento que já foi usado tanto pela direita como pela esquerda é seria de democracia direta já foi usada pela direita tanto com o Acre esquerda e eu pessoalmente morro de medo de democracia direta fazendo uma metáfora eu acho que a democracia ela tem que funcionar a partir de vários elementos institucionais entre ele ó direto entre ele e o voto direto assim como várias outras instituições Então é eu não acho que
a gente pode inclusive olhar e isso é só consegue ter uma questão pouco de que nós estamos em outro momento histórico um outro vocabulário a Aldenor fascista também acabou sendo de tal forma alargado que você pode de repente chamar até a lei da gravidade de passista de repente né então é me parece que o o tema acabou perdendo inconsistência de alguma forma eu acho que ele se acham Democráticos eles acham que estão defendendo a falta de representatividade que ele sofre certo mas eu os entendo como alguém que é anti-institucional e portanto eu não os vejo
como democrática é interessante porque se você tem dito com frequência em entrevistas que estivemos juntos e às vezes participando de telejornais de que exatamente enquanto que eu os acadêmicos discutem representatividade coeficiente eleitoral voto distrital misto características da Liberdade expressão do ponto de vista de Rosso as pessoas estão pensando na conta de luz no levar o filho para a escola no leite que azedou ao ser vivo é a simplicidade um ponto de vista técnico já que estamos numa conversa de nível filosófico você do ponto de vista epistemológico fonte deste verificação da Verdade você está próximo de
se materialismo marxista a realidade não é derivada de uma conceituação abstrata ou de uma concepção ideológica mas as condições concretas da sua existência que seriam materiais a Rigor mesmo descordando os Max e não seria um materialista nesse sentido de verificação da Verdade totalmente totalmente assim eu entendo que as condições materiais de vida o modo como ela se são produzidas e distribuídas o modo como a gente tem acesso a elas o modo como ela se organizam nosso pensamento né o móvel como elas estabelecem visitantes aspiracionais né e toda a parafernália que isso significa em termos de
Capitalismo marketing na quer arrumar que tem um tema que eu tenho me escrevia 2015 acham livros sobre marketing marca existencial e é um tema que eu tenho a minha tentado nos últimos tempos então o carnaval eu diria que sim eu acho que grande parte da realidade é mana de relações materiais Sim é claro que quando eu falo isso eu não tô pensando na a ficar histórica do Horizonte Profético marxista nem tô pensando na classe de trabalhadores com uma classe e carrega graça milenar ista certo não estou pensando em nada disso agora mas o ponto isso
aí sistema lógico como você disse eu estou olhando para a realidade achando que a gente tem que levar em conta condições materiais de fato porque elas impactam no tempo no nosso uso tempo por exemplo nossos do Tempo quem tem tempo livre para fazer tal coisa esse debate todo da pandemia e nós fizemos enterrados esse tempo inteiro trás escuta tona por exemplo a possibilidade de trabalhar Home Office é quase um esporte no Brasil as pessoas que podem trabalhar de rua mostra esse é uma classe muito privilegiada tá é como jogar tênis à noite no final não
é uma baia é polo a cavalo é a cola cabelo essa coisa então assim quase pensado fora da galáxia né então eu eu sim eu diria para você que sim eu tenho já há algum tempo pensado internos muito materiais sociológicos Concretos e acho que às vezes canal Nossa classe de acadêmicos intelectuais a gente acaba vivendo numa espécie de bolha e muitas vezes tem um pouco risco né corre muito para o risco no sentido de que você pode discutir milhares de coisas mas você não é um empresário que a responsável por 150 funcionários o mil e
500 funcionários os você não tem que fazer econômico circular Então você Pode emitir milhares de opiniões sobre como as coisas devem ser você pode ir na frente dos alunos Itália É por isso que muitos professores filósofos inventam mundos resolvem a sala de aula galinha ele pega o Carlos atacada por isso que ele corre reunião de colegiado como você tem conhece as parcerias acadêmicas que você também conhece as puxa ações de tapete que acontece no nosso universo acadêmico né Eu costumo dizer que um acadêmico falar em nome de ética grosso modo é sempre muito arriscado porque
o universo da Universidade tá muito distante de Kant estamos assim os pontos de vista e uma ética deontológica Mas eu sou eu cada vez mais me aproximo de uma visão marxista no sentido do materialismo exatamente bem eu acredito que existe uma recusa a sua sistêmica uma desconfiança sistêmica própria do seu pensamento cético com a ideia de Utopia E você tem particular ou urticária com os grandes o tópicos como Russo na aquele que nós sabemos que amou tanto a humanidade tão o seu semelhante Como dizia o burro eu acho que a sua grande diferença para essas
propostas que você chamou de milenares das de um mundo à frente elas teriam próprias não do caráter Profético que existe inegavelmente em certos aspectos de Marcos ou religiosos ou de direita ou de esquerda mas num profetismo menor o profetismo de Amós o profetismo daqueles profetas que não falam de um reino perfeito mas para os ricos tão roubando os ricos estão cobrando muito imposto a moda é o radical de Esquerda do Antigo Testamento mas são esses pequenos profetas práticos os juízes como sanção que nós estamos discutindo Aliança de Deus com o povo mas se os filisteus
estão cobrando muitos impostos em gás que assim por diante dar você estaria aliado não é Isaías o a Daniel nos reinos proféticos ou menos profetas os que gritam na esquina e não no pináculo do templo né mas você você tem desconfiança estrutural da ideia de Utopia Esse sim é que move a mudança então o olhar eu concordo com a sua o que você caracterizou como os meus parceiros antigo testamento certo com aqueles que eu te fatos empate daria mais simpatizo mais né do que com as grandes narrativas gigantescas eu tipo Isaías o mesmo Daniel e
Apocalipse o Daniel e tal eu tenho particular particular urticária com qualquer narrativa Apocalíptica então a a minha a minha recusa as ética não é só em utopias políticas mas também utopias religiosas ou umas apocalípticas de final de mundo eu acho Ah eu recentemente li inclusive um livro do Parque erva naquele Historiador e teólogo né americano que estuda muito esse cristianismo EA constituição a do Jesus como Deus que da vitória do cristianismo sobre o paganismo e também você não consegue o e Paraíso e é muito claro nasci que ele faz o textos Apocalípticos e hoje alguém
podia achar que aquele cara vai pegar tinha tomado o ácido tá o tinha tomado droga para produzir aquele tipo de literatura Claro que tem ali um contexto histórico com relação ao Tupia e eu tenho uma desconfiança sabe é tem um economista intelectual americano vivo mas já bastante e 12 chamado Thomas ou tá E ele tem um uma uma uma teoria aquele chama divisões e conflitos de lições em livros como conflito de Visões sociedade intelectuais todos os traduzidos no Brasil e ele fala que alguns autores têm uma recepção restrita das capacidades humanas e alguns autores têm
uma percepção irrestrita das capacidades humanas eu me aproximo mais aqueles que têm uma concepção restrita das capacidades humanas por exemplo froid para uma recepção restrita né no sentido de que E aí eu só tem restrita o Marcos tem estrita tá no sentido de que ter uma percepção restrita é entender que o ser humano é claro alguém que é insuficiente como você conhece não poderia ter uma percepção e estrita das condições humanas os recursos humanos então canal a a minha desconfiança com relação a Utopia é Primeira porque eu conheci pessoas do tempo e faculdade movimento estudante
metal que eram grandes Canárias e Eram todos os tópicos utópicos o sentido do movimento estudantil como você também conheceu a relação da mesma geração claro que você né estamos todos a mesma geração A então assim a a minha desconfiança que me leva ao ceticismo político inclusive com relação às pessoas que falam que trabalham para o bem né e acredita utopias é porque é Inclusive a história nesse sentido não não comprou para minha festa como falsa e forma até o fácil é que a Sofia fizeram grandes estragos sejam elas teológicas sejam elas políticas e é importante
lembrar que para muitos alemães nazismo Utopia já o passe mesmo larvoterapia hoje isso não é fácil perceber mas hoje isso é mas quem dizia naquela época eu lembro de um filme chamado um homem bom certo se não me engano contigo mortas Se não me engano e tira um professor alemão que acaba sendo engolido pelo nazismo porque escreve um texto e avisa as iscas costas tá e não comprar escolha o nome do filme é um homem Ball Vale a Pena Ser assistido e até um determinado antes que ele tem uma namorada com que ele vir a
casar e eles estão um parque namorando e passa um pessoas para ir a um uma manifestação nazista o Bandeiras e tal a gente reconhece isso por conta das Bandeiras e tal e ela fica puxando ele para ir ele não quer ir porque ele não gosta ou Narciso apesar de usar a gostarem dele ele não gosta tá E ela fala uma frase que eu acho que devia ser um vida por todo mundo que se acha consultor de tupia dia seguinte tantas pessoas juntas querendo bem não pode ser mal certo então assim essa frase devia ser ensinada
para todo mundo que se acha consultou de tupias e acham que defende o bem eu não confio em pessoas que se acham puras certo tem uma desconfiança muito grande oração há pessoas que se acham pura politicamente moralmente ou religiosamente então a a minha desconfiança com relação a tupia a relação é uma desconfiança estrutural mesmo como você falou agora se eu não acredito em utopias como eu acho que as mudanças acontecem eu acho que mudanças acontecem às vezes por efeito da contingência e feitos históricos e imediatos lembra que como você decidiu o meu parceiro a morte
então até opção de história pequena há uma percepção Apesar de que eu sou um grande simpatizante do Poder no sentido de história de longo de ok uma não sentido reptiliano de ló de duração dialética metafísica é claro mas o sentido de entender e a história ela pode ser vista no seu sentido Mediterrâneo como ele fala certo e geográfico né mas do ponto de vista da análise imediata e eu tenho eu tenho uma tendência de a mudança como é feito de processos que muitas vezes não conseguem repeti-los no sentido de repetir e programar a mudança Ignez
sentido portanto eu acho que a mudança acontece por variáveis contingenciais por processos que a gente não sabe identificar como acontece e muito por conta de avanços técnicos o que a gente viu acontecer nos últimos 400 500 anos a e principalmente nos últimos 100 anos é isso aí fazendo uma o mapa oral com de se refere é o livro Mediterrâneo mundo exterior em qual época de Philips segunda dica na brodel segunda geração da escola dos annales que esteve em campo de concentração produziu uma obra monumental na qual introduz a longa duração ao longo de ver os
quais se identifica coisas como o tempo geográfico como um tempo de longuíssima duração e de lenta transformação e ele opôs a visão regueliano de história que tem teleologia ou seja tem sentido tem direção então nota de pé de página para a nossa incrível Bomber Ou seja a tecla SAP mas muito muito importante que você acha que às vezes a raiva que você provoca de leitores ou quem acompanha seus vídeos Ao lado do seu inegável sucesso é a desconfiança dos discursos messiânicos de caráter de caráter Redentorista de Redenção soteriológicos se alguém que possa melhorar as pessoas
a sua desconfiança da melhoria humana é o que causa reação a você o que você acha não e primeiro eu acho o canal que parte do Sucesso se deve a aqueles que me odeiam eu acho que não é só daqueles que gostam e se identificam seja lá como for né Eu acho que vem também de parte daqueles Você sabe né fale mal mas fale de mim né Agora falando sério sobre o que você é perguntou eu entendo que sim né eu entendo que sim e aí você tá um outro trecho de filme aqui esse é
é um filme clássico Montgomery clift fazendo um papel detroid pros de Muito Além da Alma legal é do João risca você me empresta e branco é o filme que foca ali na chamada que a gente passou uma descoberta do ético no começo a próxima comer que aquele ator faz papel Toddy e tem um momento em que o brodi Então tá conversando com o professor seu que o persegue tal e esse professor no final acaba parando de persegui-lo tá doente já idoso e acaba confessando que acho que o Cláudio tem razão de alguma forma e a
última coisa que ele fala pro Freud e veja o Fred é uma figura muito importante na minha formação né É na verdade o autor que é o primeiro estudei porque eu fiz ainda a partir do segundo ano da Faculdade de Medicina brodi que me levou para a filosofia É sério então a o Freud é a visão inclusive trágica do Freud o mal-estar na civilização o são de morte todos conjunto teórico do Freud é muito importante para o meu pensamento assim como o muso moralistas e os jansenistas que você também conhece do Pascal e Companhia certo
do meu doutorado mas assim Ah então tem uma cena final ali do da relação do Trote ainda no momento em que ele está submetido digamos assim alguma condição de médico iniciante em que a Ele o professor fala para ele assim vá adiante nos traia e no sentido de traga a luz aquilo que a gente quer esconder né então canal isso vai muito ao encontro da própria formação moralista no sentido técnico aqui eu vou ter que fazer como você uma tecla SAP porque em filosofia como você vem sabe quando a gente fala que o autor é
um moralista não significa alguém que seja amarrar como falam francês né E fica a cuspindo regra na cara dos outros moralista em filosofia é Como dizia a minha professora escala matou na USP é uma na tomista da alma humana ou da Natureza Humana no sentido Largo da expressão a Eu quero entrar no debate antológico sobre a atriz humano que para mim mas é importante debate mas assim Ah então esse olhar moralista é um olhar e sempre vai na direção identificar aquele que escondido né aquilo que a gente fingir como virtude e eu entendo que muitos
dos que se irritam comigo e esses que se irritam comigo carnaval eles vão desde uma certa esquerda eu acho muitas vezes são de uma esquerda nem assistiva e me esquerda de aluno de ciências humanas de Pai Rico certo que resolvi fazer documentário sobre pobre e tem um monte de por ali certo achando que vai salvar sua alma até uma direita não é do bolsonaro mas até uma direita que é uma direita do tipo marketeira sabe que acha que o market vai narrar a vida de uma forma melhor que vende aquilo que eu chamo de marketing
de comportamento Então acho que esses dois grupos que se encontram para mim hoje que esse tipo de esquerda as peças Vertigem do capitalismo esses dois grupos se encontram numa herança milenar lista adicionada pelas redes sociais pelo mundo contemporâneo certo é mas é esse grupo que eu muitas vezes crítico e atacou e acho que atrapalha muito a reflexão pública acho que eles atrapalham muito reflexão público que mentem sobre as condições do antes eu queria saber sobre raízes o que o ciumento do cético o seu método de dúvida metódica seu método ante O tópico ele é algo
Nascido das paisagens Pernambucanas que lhe deram origem da sua formação baiana dos Jesuítas da sua ascendência Judaica da sua também formação em medicina ou o klimov a s bisturi ante o próprio de onde você vê que vem essa característica ou qual seria qual seria a sua fonte esse esse caráter prático judaico por exemplo que é é notável né e eu vi uma vez a folha entrevistando um senhor no Bom Retiro senhor ortodoxo judeu Acho que pela foto racidico e perguntaram a ele sobre conflitos entre comunidades de bolivianos sul-coreanos o Deus tradicionais islâmicos Árabes e já
sim as pessoas deviam se amar e o senhor judeus não basta que não se matem isso é muito prático você muita direto esse é muito muito pouco constituidor de utopias ainda que as otopias no mundo te vão muito a pensadores de origem Judaica mas isso é muito prático de onde vem o seu ceticismo foi uma desilusão amorosa quando eu já devem ter perguntar não não foi desilusão amorosa na realidade eu não sofri muitas vezes noções amorosas nesse sentido digamos assim mais estritamente romântico na mesmo na minha adolescência e tal não e eu refletir sobre isso
e aquele preço que eu citei no começo da nossa conversa e se chama formação de um cético o mundo título a e Ah eu acho que veio de uma que eu não sei dizer da onde apareceu a acho que o Nordeste ele por ser menos moderno e por você como eu agora é um pouco diferente mas se eu que cresci então nos anos 60 na sim 59 né então cresci nos anos 60 e 70 no nordeste a e o nordeste foi durante muito tempo no espaço onde havia a menos misancene tá tanto para o bem
quanto para o mal que que eu quero dizer com isso onde as expectativas modernas ainda eram muito muito o iniciais na é um vinho de um lar extremamente Iluminista tá um pai comunista leitor médico humanista e portanto de uma mãe que trabalhava era muita a únicas o único menina na sala que tinha uma mãe que trabalhava ficava o dia inteiro fora se aposentou quando estava lá quando os 16 anos 17 anos de idade uma coisa assim então a eu cresci num ambiente onde havia o que a gente podia chamar hoje eu vou usar uma expressão
que certish mas que ajuda a entender que havia uma abertura para o pensamento né então assim como a palavra de Deus te falava de ciência né então é portanto não havia assim uma não havia Nenhuma forma de repressão ao o digamos digamos assim ao mesmo tempo como eu dizia eu cresci num ambiente que o ambiente Nordeste é um ambiente onde você ainda tinha muito pouca organização moderna o mesmo muito pouca Utopia moderna quando eu vim morar em São Paulo ficou muito claro era um dente pouco burguês onde as pessoas fingiram pouco as suas relações sociais
à Digamos um imobilismo social que era muito maior Nordeste acabava produzindo a sensação de que as relações seriam menos ensaiadas e mais imediatas isso ficou muito claro para mim quando eu vim morar em São Paulo há muitos anos atrás né E aqui é de fato na cidade de bolonhesa eu não cresci num ambiente porque não só porque meu pai durante muito tempo comunição ficar doente como tudo era um ambiente que o puder diria medieval e o prêmio ter quando foi A modéstia é o Roberto foi uma cidade que eu morei chamada Feira de Santana né
ele foi quando tava aqui na missão francesa ele junto com outros né aquela missão francesa ele foi até o Nordeste conhecer foi a Recife também foi a Salvador e foi a Feira de Santana Bahia que é uma cidade que quase ninguém conhece para quem não conhece a região então eu reportaria muito a esse ambiente e é um ambiente em que a impressão que eu tenho como eu falei no começo da resposta menos misancene menos expectativas sobre como você deve ser e mais clareza de quem é o que o que significa inclusive o ambiente cheio de
preconceito cheio de diferenças é nada aquilo tudo que a gente sabe o que significa pré-moderno nesse sentido agora eu acho que também tem a canal Talvez um traço de personalidade o ciclo direcao a medicina e assimila amor te amo uma certa vocação empírica a olhar para a realidade por isso que eu chamei da formação de um certo que eu tenho um trecho do ensaio que eu falo objetividade desolada certo Um Olhar objetivo isso muito por influência do meu pai inclusive não de acompanhar na cozinha em viagem de trabalho e medicina social que ele fazia ali
foi um dos fundadores do aniversário de Feira de Santana Universidade Estadual de Feira de Santana então assim uma objetividade de isolada que a percepção da vida como ela é e como falar o Nelson que é motor bastante importante para mim como você pensar Então eu acho que vem daí é o conjunto de elementos né também um ambiente familiar e uma vocação tática né de enfrentamento de problemas de forma prática muito pouco metafísico né E isso acha que acabou dando nesse conjunto de ferramentas e nesse método como seria interessante né porque essa característica do Nordeste que
não busca uma linguagem rebuscada para denominar as coisas do mundo gera tanta criatividade que é próprio da literatura da arte o Nordeste no é muito um é muito curioso isso porque o Nordeste é um dos grandes focos de criatividade nacional e as coisas são muito mais diretas as coisas muito mais diretas então é o lugar que quando eu vou dar para a nossa senhora bem careca mesmo fica direto É isso mesmo e que gerou Berto Freire né Por exemplo exato bem eu queria encerrar perguntando a você você tem um curso de sucesso sobre clássicos ou
se fala sobre clássicos você já falou dos livros que lhe formaram eu li Consultei quando eu montei bibliografia do meu curso do conservadorismo que eu queria suas opiniões do dei o curso na Unicamp trovadorismo se você tivesse dizer a um jovem que quer conhecer algo que conteste homens traem que ele está lendo a teoria corrente principal que ele está lendo neste momento que eu faço a pensar quais seriam os cinco livros Gerais que você acha que alguém deveria ler para pensar de uma forma diferente da forma dominante que está nos jornais ou nas assembleias que
ele frequenta o que uma pessoa deveria ler a dançar mais código que vem à cabeça assim por inspiração imediata do espírito santo onde é a você fala tanto ensaios quanto o literatura né leitura Olha eu comessaria com pais e filhos outro DNS não acha que é um livro capital para se pensar jovens e Juventude né 1860 anos 1160 ou 100 anos da antes da chamada revolução de jovem encontra cultural e então eu comessaria com esse livro né ah eu na já que eu tô nos Russos é eu fora dos foi esc tolstoi eu vou tentar
citar livros que são menores o sentido de tamanho não menores o sentido de importância a de forma nenhuma eu também indicaria o capote do Google tinha na Ri o ponto né também para traduzir em português eu também de Carícia falou cinco né eu indicaria o mal-estar na civilização do Freud né acho que é um livro e eu tô falando só livro pode ser no começo dos vídeos ou são dezenove né que são livros que não não são de hoje ficamos assim né não são livres de hoje mas são clássicos e eu indicaria o mal-estar na
civilização Freud para acabar um pouco com a essa ideia de que exista uma coisa chamada Progresso moral é e é na verdade marketing pessoal né E então acho que seria fundamental a percepção do conceito de mal-estar não necessariamente atravessará toda a teoria floridiana metapsicológicos o mal-estar na civilização especificamente do Freud um outro livro que era indicaria esse já o temporaneo digamos assim quer dizer do século 20 quero dizer a do sinal de 21 está na situação é do começo de 20 é conflito de visões do Thomas ou não é um indicaria o conflito de Visões
Que também está traduzido em português que me parece um livro essencial por último e eu só estou indicando livros que são traduzidos em português por último eu indicaria um outro romance que é a marca humana do Filipe acho que é marca humana é um livro que discute inclusive o Politicamente correto na numa chave naquela cidade do rock é sempre uma leitura trágica da história que atropela as pessoas dentro do seu cosmo pequeno né da sua vida ali paroquial da sua vida individual e de pessoas mais próximas e um indicaria Marco mano dizer é todos esses
livros eu sei aqui são a digamos assim análises de alguma forma do comportamento humano né não são propriamente livros de filosofia no sentido conceitual mal-estar na civilização um pouco mais né mas são livros de análise de comportamento humano mas que contempla uma visão de ser humano e me parece aqui são livros que ajudaria a qualquer pessoa inclusive dá um jovem a sair um pouco do bem string e não ser capturado por essa polarização ou por achar que de fato o mundo está definido entre PSOL e bolsonaro excelente Pondera Eu recomendo as pessoas você percorreu autores
indispensáveis autores fundamentais excelente que a gente possa ler debater discordar ela fugir desse pensamento único fugir da ideia monocrática de um casamento após e de uma forma eu acho que isso é muito importante faz falta no mundo de hoje então agradeço mais uma vez essas Generosa entrevista que faz as pessoas pensarem provoca faça se desinstalar em das suas certezas concordando ou descordando a profunda então gosta de mim Leia o capote não gosta de mim lei o capote gosta o pão de lei o capote não gosto com delay o capô negócio aí não gosto de mim
display eu capote isso por um simples funcionário público Russo que decide substituir seu velho casaco e é roubado já contei o final do livro é no ponto bem bem o final e rouba não dá spoiler né não beijo porta de livros 150 anos não dá spoiler não Então fica funcionário público Russo é todo o universo ele é todo o universo humano suas aspirações que são mediocridade seus desejos E os pequenos Prazeres suas aspirações sociais e as questões que ele vai negociar e assim por diante Então essas questões fascinantes sem esquecer onde é um grande divulgador
da leitura de Crime e Castigo dos irmãos karamazov de tolstoi da Sonata Cross todas as grandes obras amor amor matrimonial amor conjugal nunca sei como traduzir um essa amor conjugal o matrimonial Dr história porque é conjugal conjugal a uma paulada na ideia de felicidade marital e assim por diante todas essas obras para fazer você pensar quando a gente recomenda um livro A gente não é um livro de catequese não é para você crer é para você pensar se irritou com o livro ótimo a mão o livro ótimo né não entendeu o livro melhor ainda meio
de novo levar pense isso faz muita diferença isso faz muito muito obrigado não se esqueça de dar seu like de se inscrever e a próxima semana com mais uma entrevista aqui no prazer carnal Muito obrigado com dei para todos uma boa semana Eu que agradeço a você canal você sempre Generoso abrir um espaço até a próxima um prazer para nós que fizemos um debate muito bom ter um dia que mereceria mais atenção sobre o livro O Anticristo holas Patrícia eu lembrei disso lendo aqui a imagem da mulher no mundo moderno que é dessa pesquisadora chamada
Anchieta Izabela Anchieta e e ela fala das imagens demonizados o idealizados da mulher eu gostei muito desse texto que eu estou gostando porque não não terminei três litros né são três livros são três livros em que ela pega grandes arquétipos a bruxa e até as mulheres the role uma vai até as grandes áreas e pólio muito interessante muito criativo quero fazer uma live com ela muito criativo o texto não lembrar Pereira e ela é brasileira sobrenome Anchieta em chefe do meu muito obrigado obrigado e até a próxima um E aí E aí E aí E
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