o Olá pessoal hoje mais um vídeo aí das temas introdutórios da psicanálise Hoje eu escolhi o texto luto e melancolia para trazer para vocês escolher essa temática porque a gente trabalhou esse tema agora em setembro numa binário vão a binária de mais ou menos uma hora e quarenta Então decidi fazer esse vídeo para ser um vídeo mais curto e mais compilado da temática estamos no mês de setembro que é o mês de conscientização do suicídio e o texto luto e melancolia nos ajudem nos contribui para pensar nessa questão da depressão do suicídio no momento contemporâneo
que a gente se encontra então pra começar eu vou sugerir as leituras que que vocês podem fazer para se aperfeiçoar nesta temática então Claro inicialmente o texto original do froid que ele foi escrito em 1915 porém publicado em 1917 e no na coleção da companhia das Letras ele está no Volume 12 até se vocês forem ver o texto ele tá publicado em 1917 a 12 só aparece até de 1916 mas a companhia das Letras considerou o ano de produção né Então até tá ali 1915/1917 Então o texto original tava Volume 12 e um outro texto
que está na mesma coleção de alguns outros livros que eu já indiquei para vocês que é o luto e melancolia a sombra do espetáculo foi escrito pela Sandra é ler aí eu tenho um e-book essa coleção muito legal gente que para vocês então são textos do front comentado por autores brasileiros e indico para quem tem quem do ambiente ele tem disponível e depois eu vou fazer mais uma complementação com o Coutinho Jorge e na sequência apresentam polido para vocês então introduzir a temática tanto do luto quanto das melancolia Vale destacar que ambos ocorrem a partir
de um evento traumático algo que aconteceu na nossa vida alguma perda não necessariamente a perda a morte de alguém né mas pode ser e às vezes a perda do emprego a perto do namorado o peso do marido ou realmente uma morte de alguém que seja muito significativo para a gente A grande diferença entre o luta melancolia é como Cada uma destas estruturas responde a esse evento traumático no luto a pessoa responde de uma forma mais saudável né um aspecto mais natural que Freud entendia que era algo mais cotidiano Temos vários looks durante a nossa vida
várias perdas durante nossa vida é um momento onde a gente fica mais fechado mais ir ido para que a gente possa elaborar e significar isso daí e continuar nossa vida já na melancolia o Freud dizia que é o aspecto mais Complexo Mais enigmático ele não ele ele ocorre às vezes por mesmo trauma vamos supor um familiar dois irmãos um dizer assim perdem a mãe um dos irmãos pode vivenciar um luto nessa perna e o outro um processo melancólico que é um processo mais duro então quer dizer Ah entendi necessariamente do evento uma sim da estrutura
psíquica daquela pessoa e o pai dizia é que o lucro eh eh afeta todas as pessoas não quer dizer que às vezes uma pessoa como estrutura melancólica não vivem siloto ela vive en Cia a melancolia ela está muito mais ligada à o evento funcionará aquela pessoa está na sequência da minha fala talvez vai ficar um pouquinho mais claro para vocês entender eu vou ler um trechinho do livro que seria daí o terceiro livro que eu vou indicar para vocês na verdade eu sempre indico essa coleção que é do Marco Antônio Coutinho Jorge a clínica da
fantasia que eu tô aqui o volume 2 ele não trabalha especificadamente o texto o luto e melancolia mas ele traz um subcapítulo um pouquinho sobre essa questão desta temática então eu vou ler um parágrafo para vocês relacionados ao luto de como funciona o luto na vida da pessoa então o que é o que é o trabalho de luto por ele começa a fazer nesse questionamento é simplesmente a tentativa de recompor novamente a homeostase disse e da articulação simbólica e do Imaginário das palavras e das imagens para o que ficou completamente Despedaçado e sem sentido pelo
Real é um trabalho longo e penoso e que segundo Freud é faça o sujeito do meio social porque a libido a força da pulsão é uma só isso jeito não tem energia psíquica para investir outros objetos durante o trabalho de luto então o que que tá querendo dizer que a gente tem com a carga energética libidinal vamos dizer que é uma um Volume X de carga quando a gente tá com essa carga energética direcionada Para um objeto eu vou usar que o exemplo um emprego por exemplo eu estou lá eu dedico a minha vida para
o meu emprego eu não tenho descanso e não tenho final de semana toda minha energia vai para esse outro objeto se eu cobro um trauma uma pedra desse emprego o que que acontece o nosso Sykes não consegue pegar essa energia que tava direcionado para esse emprego e já redirecionar para outro objeto isso não ocorre apesar do momento contemporâneo que a gente tá se perde isso que a gente rapidamente e o nosso problemas e não pode sofrer funcionamento normal é que essa energia esse objeto que se perdeu o a energia volte para se isso a gente
trabalhou em um outro vídeo quando expliquei a questão da libido não me lembro exatamente qual o vídeo mas eu coloco vou procurar coloco aqui para vocês então do luta acontece isso o direcionamento tava por um objeto eu não consigo simplesmente quando eu perco ele redirecionar para não sofrer essa pele eu preciso voltar ele para mim para elaborar e eu podemos distribuir o Coutinho com continua podemos distribuir o investimento da libido em diferentes objetos mas quando ele está investindo em um objeto e não podemos ao mesmo tempo investir aquela mesma energia em outro objeto que é
o que eu falei lá na explicação até agora froid e fórmula que isso gente se afasta do convívio social porque ele vai ficar concentrado naquele trabalho desse desinvestido objeto que foi perdido de sua libido para poder fazer a tela da fantasia dilacerada pela perda na melancolia o sujeito fica sem condições de refazer essa janela de defesa que consiste na fantasia a fantasia como uma proteção contra o Real devido a insuficiência do simbólico o trabalho do luto não pode ser realizado eu já vou para uma pular eu já vou explicar essa questão que ele fala da
questão da melancolia aqui na mesma coisa não funciona assim porque quando a energia retoma para se quando o caso do luto perdeu o objeto retoma para senão melancólico isso não é que retoma para se é quem dirige o que perdeu é como se fosse a própria pessoa não é que tá melhor nenhuma corrida eu retorno essa explicação para vocês então o faz dizer aqui na melancolia eo luto ele é cronificado né Ele é uma coisa muito mais exacerbada o quadro de suspensão do interesse pelo mundo externo fica muito acentuado e uma diminuição muito grande da
própria autoestima porque ou a estrutura do melancólico é aquela pessoa que ela se identifica com o objeto como ela e objeto fosse a mesma coisa então quando ela pede esse objeto é como ela se perdesse junto com esse objeto e no luto o a pessoa consegue com o tempo claro vai haver Talvez o início do processo de pena para quem tá com duto e para quem tem uma estrutura melancólica seja muito parecido mas a luta pessoa com o tempo cada um seu tempo não existe um prazo para isso dizer há quanto tempo leva o luto
depende muito de pessoa para pessoa mas a partir desse momento a pessoa vai deslocando esse essa libido que voltou para se né que a pessoa como o Fred diz ali no livro A pessoa se recolhe do meio social fica fechado em e elabora isso para começar a buscar novos objetos fantasiados para direcionar essa Live e Supre essa questão Inicial que é que ocorreu da pena na melancolia Então como tava falando para vocês uma identificação com o objeto Então vamos supor a quando eu dei o exemplo dos dois irmãos né então os dois irmãos perderam a
mãe um irmão elaborou bem essa terna teve o luto né sofreu se recolheu elaborou E continuo o outro não tem uma dilaceração desta perda então que ter como se ele tivesse ido junto com essa pessoa aí Alguma questão estrutural nesse outro irmão onde ele e a mãe era um talvez muito fusionadas e no momento de se perder essa manha como se ele fosse junto com essa mãe então diferente dor do luto onde a pessoa perde um objeto fantasiado na vilã colhi a pessoa perde ela mesma com a perda de seu objeto como se o objeto
foi e ela não consegue não consegue distinguir isso então no luto a pessoa só fica com o mundo pobre vazio normalmente né e do melancólico ele mesmo sofre o processo de luto então quer dizer no luto é o mundo que fica difícil de viver o mundo perde a graça o ao redor na melancolia é a própria pessoa então para gente uma das Diferenças é que no luto é um mundo externo que fica sem graça e na Vila acolham mundo interno que se pede então essa já é uma grande diferenciação entre um e outro e por
que que ocorre essa diferenciação entre a melancolia e entre o luto por quê que isso ocorre quando os onde escreveu o texto em 1915 ele chamava as estruturas melancólicas de neurótico de neurose narcísica e as outras neuroses e neuroses de transferência depois disso a melancolia mudou o estatuto da estrutura Então hoje a melancolia já está encorporada e essa palavra certa mas a mesma coisa se encontra na estrutura psicótica então na Psicose que se ocorre essa essa ruptura por isso que a gente até trabalhou esse texto agora no Setembro amarelo de conscientização suicídio porque o melancólico
quando ele perde o seu objeto Amado ele perde a estrutura junto com ele e o risco dessa pessoa tirar a própria vida é muito grande porque ela não consegue se reorganizar facilmente sem esse objeto externo sem Direcionar para outros objetos ou e laborais então o risco de suicídio em estruturas melancólicas é muito grande então foi isso que a gente acabou trabalhando no nosso é binário então aí a gente já viu Então são duas diferença soluto ocorre ocorre na neurose EA melancolia ocorre na Psicose lembrando já falei um vídeos também o neurótico o mecanismo do neurótico
é da fantasia então a gente fantasia objetos que atendem as nossas bebidas funcionais o Psicótico é uma fantasia o Psicótico ele delira quando ele quer se defender do Real só que a fantasia e ela é um mecanismo de defesa nosso para frear esse gozo mortífero e quando ocorre essa questão da perda no na melancolia e o melancólico não tem essa estrutura de fazer esse freio do Real através da fantasia eu por isso que ele acaba se entendendo e se deparando muito facilmente com esse real e daí as a estrutura psicológica para encontrar o seu mecanismo
de defesa né então pode entrar num surto delirar ou como eu falei tirar a própria vida porque essa pulsão de morte aí sem freio né sem um mecanismo de defesa do próprio ego né então só lembrando que na estrutura psicótica é Aquela fase ela pode se instaura pela pela fase inicial do narcisismo né fase primária onde mãe e beber mãe cuidador né cuidador cuidador de bebê né a pessoa que faz esse papel Mater já estão fusionados na Psicose não tem o papel do grande outro do terceiro castrador então nessa estrutura vamos dizer sim precária onde
a criança EA mãe estão como um objeto único na estrutura melancólica isso que ocorre quando a pessoa perde como ela entende que ela e cuidador são um objeto único quando esse objeto se perde a pessoa se perde junto por isso a estrutura melancólica é tão frágil então trazendo isso para o contemporâneo o que que esse texto look na correria pode nos ajudar a pensar hoje as patologias que estão aparecendo na clínica e que estão por vir também porque Freud sempre deixou claro que a psicanálise e eram uma teoria da Cultura né estamos diretamente relacionados com
os acontecimentos da cultura cultura influencia o nosso modo de ser e o que a gente tem visto é um grande aumento do número de depressões nesse momento inclusive existem Olá tudo estatísticas que mostram que a depressão e ansiedade junto são grandes são uma grande epidemia que está acontecendo e o que que esse texto do último eu não podia podem nos ajudar a pensar sobre esta temática primeiro a gente teria que analisar como que era a criação né nas décadas anteriores a nossa década mão Z 80 90 para frente né antes a criação ela é uma
criação muito mais autoritária muito mais repressora então quer dizer as pessoas eram muito mais requeridas do que hoje então antes se tinha aquela coisa um medo medo era o grande A grande questão das décadas passadas não tinha medo pessoas eo medo do castigo né medo desse autoritarismo de fazer algo errado do pecado na década nas décadas para frente vamos botar aí década de 80 90 começa uma grande mudança aí podemos dizer a partir de um movimento a ação da internet onde as relações começam a ser menos verticalizadas mais horizontalizadas as então a uma mudança cultural
Nesse contexto e as Crianças A passam a não ser mais tão reprimidas né O que muda é que a ao começo de uma idealização os pais idealizam muito mais os filhos né Então quer dizer eu quero que você seja isso eu quero que você atenda essa falta que eu não tive Então a partir desse excesso de realização dos Pais da década atual né da década de 80 pra frente podemos dizer assim as crianças passam a não não ter mais medo do castigo né o ou de ser punido por alguma coisa as crianças agora tem medo
de não atender a essa idealização dos pais e daí a gente vai para a vida adulta e a gente se depara com que com as redes sociais e as redes sociais é um mar de idealizações São uma árvore e fotos né as fotos o que mostra uma vida perfeita como que tem que ser o que que tem que se alimentar que exercício que tem que fazer então as pessoas estão se deparando a partir de uma criação e realizadora um mundo idealizado onde a gente tem que cumprir um monte de requisitos de beleza de saúde de
bem-estar de felicidade de modo de viver e caso você não atenda a toda essa demanda de que o mundo está te trazendo você não é bom o suficiente então é onde aumenta-se os quadros de depressão bom então os quadros melancólicos no século 21 São esse sentimento de insuficiência diante dessa pressão dessa competitividade esmagadora que faz com que a gente se sinta inferior ao que a gente tá enxergando Então o porquê que a melancolia é muito dá para se dizer que a estrutura melancólica tá muito presente por causa dessa questão das estruturas horizontalizadas quer dizer será
que as crianças do século 20 para 21 ali nessa alteração uma tava crianças do Século 21 estão tendo essa figura de um grande outro essa figura castradora que tá dando essa estruturação neurótica Será que não estamos com esse essa horizontalização da nossa cultura fazendo com que estejamos mais se góticos né então questionamentos que eu deixo no ar não temos as respostas mas que eu acho importante a gente tá aí fazendo esse exercício a pensar sobre tudo isso e eu quero aproveitar para finalizar então pra gente pensar sobre essa questão da depressão desse movimento contemporâneo da
imagem indicar para vocês um documentário do Netflix foi lançado acredito que agora no mês de setembro de 2020 sobre a as redes sociais né um documentário muito interessante que eu acho que eu acho importante que todos assistam principalmente pessoas que trabalham com a área da saúde mas não só esses né porque são demandas que já estão aparecendo na clínica a gente escuta esse das pessoas o que eu escuto com muita frequência é um sentimento de que tá atrasado as pessoas estão cada vez mais sentido atrasadas mas porque se sentem atrasadas porque elas vem a vida
dos outros a fulana já casou e não casei e fulana já tem filho não tenho fulana já fez a pós-graduação não fiz tanque de a gente começa a ter muitas referências de parâmetros e a gente esquece o nosso próprio parâmetro nossa própria vida então esse exercício que a gente tem que fazer crítico de analisar esse cenário de analisar essas pra as novas que estão vindo o documentário que acabei esquecendo de falar o nome é os dilemas das redes social media em inglês eu acho que o convite aí para vocês fazer comentários aí embaixo do vídeo
para dizer o que que vocês estão sentindo desse mundo contemporâneo de sucesso de depressão É isso mesmo vocês que já tende a clínica tá sentindo isso é quem tá estudando tá estudando sobre isso deixa os comentários e contribuam aí com o nosso vídeo Bom espero ter contribuído novamente aí com mais um vídeo para vocês e que ele convite no Vasco se inscreva no canal ative as notificações para vocês terem avisado todos os próximos vídeos até a próxima Muito obrigada tchau