e até as coisas que não têm inteligência o livro para o fogo elas têm uma intencionalidade mas se elas não têm inteligência essa intenção vem da onde explica essa todo vídeo que fala sobre tomás de aquino todos eles falam sobre isso aqui as cinco vias coexistência de deus na verdade uma compilação de vários argumentos muitos deles de origem aristotélica que você já viu comigo na hora do aristóteles todas essas vias elas aparecem partindo de constatações empíricas aqui o aqui não vai partir do que nós podemos ver no mundo para a partir do que nós vemos
no mundo não conseguimos saber se o raciocínio de que existe um ser supremo ele chama a primeira prova de primeira via pelo movimento todos se ele movimento desse ser movido por outro certo se esse é o caso então existe um regresso infinito porque sempre haverá um ser que vai mover outros infinitamente hora mas a gracinda ó e aqui ele pega essa concepção do aristótele só nem consideram-na como todos os gregos agora são infinitas absurdo logo existe pelo menos uns e movimentar ser movimentado é basicamente isso que ele tá falando e a mesma coisa com ele
só que ele falou a segunda é a partir da noção de causa eficiente todo ser tem uma causa eficiente que o precede esse é o caso então existe um regresso infinito ou existe pelo menos um ser que causa sem ser causado a graça infinita absurdo logo existe pelo menos um ser que causa câncer causado e esses e a deus deus é o primeiro motor imóvel e inicia o movimento da realidade sem eles próprios serem movimentados e deus é a causa eficiente de toda realidade é uma causa não causada até que era só três puro terceira
mais difícil a terceira via do possível e do necessário eu vou te ligar através da noção de contingência e de necessidade não ser contingente aquele que não possui em si mesmo mas em outro a sua causa eficiente e que é causa eficiente é aquela causa que origina alguma coisa qual que é a causa eficiente do vitor é a lili e o pé a minha mãe e meu pai vão ser contingente é aquele que não possui em si a sua causa eficiente ou seja um ser contingente é aquele que precisa de outro para lhe causar em
outras palavras contingente é aquilo que poderia não existir porque a sua causa depende de outros seres se esses seres não tivessem se encontrado eu não existiria é por isso que eu sou um ser contingente ao passo que um ser necessário é aquele que possui em si mesmo e não em outro a sua causa eficiente ser necessário é aquele que possui em si mesmo e não em outros por causa eficiente a questão é existem seres necessários ou só existem seres contingentes é só uma questão é tudo que a gente observa a gente observa no mundo parece
ser contingente ou seja parece ter a sua causa eficiente fora dele mesmo caneca tem a sua causa eficiente fora dela foi o produtor da caneca esse livro tem a sua causa eficiente fora dele mesmo só que tem algum ser necessário o mundo sensível contingente do que acabamos g refletir muito sensível não possui em si mesmo mas em outro a sua causa eficiente a causa do e não pode ser contingente o que caso ela fosse um regresso ao infinito é absurdo segundo os padrões de gregos e medievais algo contingente não é algo que tem a sua
causa eficiente fora de si mesmo olha se a gente chegou à conclusão que o mundo inteiro é contingente porque a gente olha tem uma causa fora dele mesmo a causa do mundo poderia ser ela mesma contingente se ela fosse então a causa do mundo tem uma causa e contingente é ter a causa fora de si para si a causa do mundo tivesse uma causa a pergunta voltaria a causa da causa do mundo é contingente eo necessário que ela foi contingente a causa da causa do mundo tem uma causa causa causa da casa do mundo por
causa aí a pergunta por causa daquela casa qual é o infinito a causa do mundo sensível não pode ser contingente o que caso fosse haveria um regresso ao infinito que absurdo logo existe pelo menos um ser necessário porque porque é preciso um ser necessário para que o conceba os seres contingentes curiosa essa causa é mais complicada mas ela é bem legal ela é bem legal você acha convite olha olha a quarta via é 2° que se encontram as coisas são palavras do mais aqui os seres apresenta um grau de perfeição menores e maiores mais e
menos sábios mais e menos justos mais e menos bonitos para ver graus intermediários de perfeição é preciso que exista o grau máximo de perfeição o contrário não haveria parâmetro de onde poderiam levar o victor é mais careca o victor é menos inteligente ou seja o mais eo menos é dito daquilo e é o máximo o victor é menos inteligente porque existe a inteligência máxima logo existe o grau máximo de perfeição programações perfeição é chamado de deus quinta via governo das coisas aquilo que está em jogo é a compreensão de causa final quero estratégica lembra agora
no final diz que as coisas agem conforme a um em si o fogo em uma para cima e a pedra cai a explicação atual é força da gravidade o a história eles não tinha essa hipótese pode só que eles dizer tem um livro cai é porque ele deseja sair sim a explicação antes da hipótese da gravidade se você não sabe ou aqui não fala assim veja até as coisas que não têm inteligência o livro para o fogo elas têm uma intencionalidade mas se elas não têm inteligência essa intenção vem da onde explica essa teu olha
só a intenção só pode vir de algo e a gente não sabe da onde é mas vem esse algo essa inteligência e da intenção disso aqui cair é deus corte aqui interações tem muita coisa que é interessante e é claro né isso aqui não é definitivo muita gente contra-argumentou tomar joaquina mas o meu papel aqui é só te explicar mas que ele chegou nessas vias 1 e aí