Kaká Werá – culturas indígenas (2016)

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Itaú Cultural
O escritor Tapuia conta a trajetória de migração de sua família, do interior de Minas Gerais até a c...
Video Transcript:
[Música] meu nome é que a cadeira de copé eu nasci em são paulo em 64 eu venho de um povo chamado tapuia meus pais migraram do norte de minas numa região chamada zelândia na década de 60 e foram para são paulo no início dos anos 80 eu conheci o guarani que habita ainda hoje próxima onde eu morava na região de parelheiros na zona sul de são paulo e por 12 anos e convive com o guarani e foi ali que eu fui batizado com o nome de verdade com o pé a tradição do meu povo no
início só havia mandou um ea mandou uma expressão que significa o inimaginável é aquele que nem o nome a barca e num determinado momento ea mandou que se conhecer a si mesmo então se diz que ele diz dobrou de si mesmo e foi nesse momento em que se torna mais ou menos assim ah ah ah vai cantando e se formando em um determinado momento forma se também à mãe terra quando a mãe terra do messi observando a dimensão daquela tartaruga resolve colocar uma humanidade sobre as suas costas então seu próprio coração faz brotar aquilo que
deveria ser o nosso primeiro ancestral do sul o primeiro ser humano a instruir o primeiro ser humano na terra ea partir dali as coisas aqui na terra depois que a vida é manifestada que a vida criada que habita a terra os antigos sábios perceberam que nós vivemos dentro de um ciclo de duas qualidades que se complementam que nós chamamos de rock me khatami oc6 na verdade é uma qualidade que se refere ao dia ao sol ao espaço iluminado ao gênero masculino e khatami é uma qualidade que se refere à noite a lua ao gênero feminino
observando esse movimento da vida à comunidade determinou então que os veículos seriam divididos de acordo com a relação de harmonia entre esses dois movimentos o que nós chamamos de tradição tapuia ligada a uma cultura de macro da nossa língua ea presença na região da américa e do brasil está mais de 50 mil anos ao longo desses os nossos grandes abrigos lá em minas gerais por exemplo moravam em grandes lojas de pedra em grandes estoques de pedra nas montanhas de minas e das lógicas de morar em grutas e evoluiu para morar nas chamadas tapera as pequenas
casos isolados no meio da mata de pau a pique de telhado de palha das pernas apoio passou a manhã em pequenas vilas e e e família assim mas juntas mais próximas uma coisa particular dessa tradição é a sua vocação para lidar com agricultura para lidar com a roça para lidar com a terra e sua vocação para lidar com o conhecimento sobre as plantas não é sobre das plantas e das saídas isso pouca coisa mudou mas é mais do ponto de vista material ela vem se modificando e recebe influências das gerações mais jovens e mais jovens
da década de 90 para cá são já a cidade que quer estudar que é dominar o conhecimento do dono não índio é uma instrução inclusive de alguns líderes de alguns caciques assim é importante ter o conhecimento tem mais conhecimento de outras culturas como a maneira de fortalecer a sua própria wind como qualquer outra pessoa de qualquer outra cultura quando aprende o conhecimento de de outros ele se torna uma pessoa com mais conhecimento é necessário dizer que existe uma diversidade de etnias que são tidas como tapuio e cada uma dessas etnias têm uma maneira diferente de
se relacionar com o não índio também tem três tipos de comunidades de pessoas e grupos assim dentro desse universo que a cultura tem aqueles que são ainda os aldeados algumas algumas culturas que ainda vivem em aldeias e e praticam o toré e vivem entre o norte de minas o sul da bahia eo nordeste esses grupos têm um relacionamento de muita desconfiança com a sociedade não indígena porque naquela região existe ainda muito conflito o conflito ligado à questão das terras ainda presente no infelizmente na maior parte das culturas chamadas enzimas as famílias da minha região lá
do norte de minas já conviveram com a sociedade não indígena já tinham sido na década de 60 mas mantê la do ponto de vista de uma vida de d aldeia se tornaram trabalhadores em fazendas e um outro modo de relacionamento com a sociedade não indígena modos de pensamento baseado inclusive na oferta de trabalho oferta do seu serviço no cuidado à roça cuidar da terra e tem 1 e tem um terceiro grupo assim dá meu povo que são as pessoas que já nasceram já nasceram próximas cidades assim que procuram manter uma base dos seus valores e
crenças mas tiveram que se adaptar a uma realidade mais urbana então tem esses três tipos e relacionamento o sistema de educação do meu povo é baseado no reconhecimento de quatro importantes da vida o ciclo do casamento quando a família a tradição as crianças por exemplo ela trazem muito mais sabedoria quando são crianças que os adultos então existe todo um cuidado para que as crianças não percam essa sabedoria que vem dos mundos superiores que vem dos mundos não visíveis que vem dos mundos e materiais nós acreditamos que as crianças trazem ainda uma memória muito grande dos
materiais porque nós acreditamos que o nascimento é um portal de passagem dimensão para outra dimensão outro detalhe é que quando quando a criança quando o menino faz nove anos ele é convidado a se retirar da proximidade da mãe e do pai ele vai ter condição de se tornar um guerreiro ele vai se tornar um adulto mais forte sua personalidade se fortalece é e também quando o jovem faz lá os seus 16 anos é considerado um adulto já não existe essa coisa chamada adolescência e aí ele vai passar por determinadas iniciações as pinturas corporais o reconhecimento
é de valorização daqueles que nos antecederam e dos seus avós bisavós tataravós reconhecer o legado que se usavam bosque as raízes passaram pode se tornar verdadeiramente um adulto e aí claro o momento do casamento é um momento o festejado comemorado também mas de maneiras muito diferentes do que a sociedade não indígena o velho a velhice é o velho a nossa biblioteca é o velho a nossa é o nosso centro cultural vivo né a nossa memória o ancião ele é considerado na verdade o grande educador [Música] quando todo o cuidado todo o respeito o acompanhamento até
hoje muito pela dimensão dos sonhos grande parte dos aprendizados sobre sobre sobre o melhor lugar para estar melhor lugar para ver sonhos tanto o sonho quando quando quando vem o sono quando vem à noite que traz inspirações enquanto o sonho acordado que é aquela capacidade que nós temos de projetar coisas de desejar coisas [Música]
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