DIRETO DE JERUSALÉM: A ARQUEOLOGIA DA BÍBLIA E A PARÁBOLA DO SEMEADOR – AULA 1 DE 4

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Rodrigo Silva Arqueologia
Estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Arqueologia, História e Interpretação da Bíblia ...
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Olá seja muito bem-vindo à primeira aula especial dessa série que aborda a maneira como Cristo interpretava as escrituras aí se você ainda não me conhece eu sou Rodrigo Silva sou professor de teologia e arqueologia eu tenho mais de 30 anos de experiência em escavações pesquisas e Viagens ao Oriente Médio e nessas aulas eu quero compartilhar com você algumas vivências que eu tive ao longo de minha carreira que me ajudaram muito a compreender a Bíblia de uma maneira clara e profunda E como você pode perceber a nossa aula vai acontecer aqui dentro do Museu de arqueologia
bíblica Aqui nós temos um espaço que ajuda muito a compreensão da Bíblia Sagrada Ah e existe um motivo a mais para isso para eu estar no museu mais do que apenas explicar as escrituras Eu quero convidar você a viajar comigo para o passado onde nós vamos ver objetos arqueológicos que contam histórias que estão distantes de nós há milênios vamos descobrir histórias curiosidades e um pouco mais sobre a cultura e os hábitos de povos antigos quando nós fizermos isso as escrituras vão ficando cada vez mais claras e mais cheias de significado e de vida aliás fica
mais fácil entender as mensagens que Lemos quando contemplamos os objetos que os antigos deixaram e para começar eu quero abrir aqui a minha Bíblia e ler uma passagem conhecida para você essa passagem é dos Evangelhos ela está no Evangelho de Lucas Capítulo 5 Versículos 37 a 38 é um dito de Jesus muito famoso eu vou ler para você ninguém põe Vinho Novo em odres velhos porque se fizer isso o vinho novo romperá os odres o vinho se derramará e os odres se estragarão pelo contrário Vinho Novo deve ser posto em odres novos O Que Jesus
quis dizer com esta passagem com esta comparação bem odre quando eu lia isso na Bíblia ou ouvia alguém citar esse dito de Jesus eu pensava num odre um vaso de barro velho como esse que eu tenho aqui na frente até quebrado aqui para mostrar que ele é velho e um vinho novo bom um vinho novo seria um suco de uva eu tenho aqui um suco de uva ou um vinho não fermentado eu vou tirar a tampa aqui e vou imaginar o Que Jesus quis dizer ao não se põe Vinho Novo em odres velhos eu vou
pegar o vinho espero não derramar não fazer uma bagunça aqui e vamos derramar Vinho Novo em odres velhos consegue ouvir o barulhinho aí olha muito bem eu fiz o que Jesus falou não se põe vio novo em odres velhos mas você entendeu alguma coisa para mim não fez o menor sentido zero de compreensão Que Jesus quis dizer então com esta passagem da Bíblia Talvez o vinho novo e o odre velho não sejam bem aquilo que nós estávamos imaginando por isso que estamos no museu de arqueologia bíblica e eu tenho aqui um odre esse é o
odre da época de Cristo você vê que ele é feito de pele de animal não é um vaso de barro como muita gente imaginava como é que eles faziam isso aliás até hoje algumas tribos beduínas que ficam nos desertos ali do Oriente Médio Como por exemplo o deserto do Sahara o deserto do negev em Israel e outros pontos sem muita água sem muita condição uma região desértica eles pegam um animal às vezes um cabrito Às vezes pode ser um bode um carneiro e eles matam esse animal evidentemente como esse aqui foi um animal morto eles
cortaram a cabeça do animal tá vendo cortaram outra parte dele na verdade aqui é a parte de trás Cortaram a cabeça Aqui nós temos as duas Patinhas depois que eles cortaram e curtiram o couro eles costuram e fazem uma bolsa quase que uma Louis Vuitton e essa bolsa aqui pode olhar que o couro está bem macio ele coloca aqui dentro a água o vinho aqui que é um líquido que pode salvar-lhe matar a sede dele no Deserto o fato de colocar água ou vinho aqui dentro é muito bom por várias razões letra A diferente de
um pote de Barro esse aqui quanto mais você vai bebendo líquido mais leve ele vai ficando segundo ele não corre o risco de cair no chão e quebrar terceiro o odre por ser feito de couro ele é térmico o líquido fica mais bem preservado aqui dentro fica numa temperatura mais agradável a às vezes do quê do pote de barro e por fim quando ele pode carregar isso por qualquer lugar uma vez que esteja vazio é só dobrar guardar e depois encher novamente agora que você já sabe que o odre é isso aqui e esse é
um odre velho ele está cheio de rachaduras você compreende melhor a passagem de Cristo sabe por normalmente o vinho novo é o vinho não fermentado o suco de uva que nós bebemos não alcoólico agora se você coloca um vinho não fermentado aqui um suco de uva o que que acontece com o tempo o vinho fermenta e ao fermentar ele produz gases e ao produzir gases ele expande Ora se eu estou com um odre novo o que que acontece com o couro ele estica então não tem problema nenhum eu posso colocar o vinho aqui e ao
expandir o couro expande e está tudo bem mas se o odre for velho como este quando você coloca o suco de uva dentro dele se esse suco fermentar e expandir obviamente que ele não tem mais elasticidade ele vai trincar você perde o odre e perde também o vinho que vai vazar por todas as trincas dele por todas as rachaduras que ele produz ou seja esse odre aqui por ser velho não serve mais para colocar um vinho novo Jesus com isso quis dizer a sua analogia tem esse significado que a nossa mente deve ser como um
odre novo ela tem que estar pronta para expandir diante da mensagem que vamos receber Ou seja devemos preparar a nossa mente para receber novas ideias eu tenho quase certeza que você nunca mais vai ler essa passagem do Novo Testamento da mesma forma depois que você recebeu essa explicação Agora o seu entendimento eu posso dizer que ele se expandiu Pois é é isso que acontece quando nós lemos as escrituras utilizando três ferramentas importantes anote aí a arqueologia história e cultura e vou repetir para você a arqueologia por isso que estamos no Museu Arqueológico história e cultura
e exegese dominar essas ferramentas é essencial para mergulhar cada vez mais em camadas mais profundas das escrituras é como se em vez de apenas ler a Bíblia nós fôssemos transportados para o tempo antigo e pudéssemos assistir aos episódios aos acontecimentos históricos da Bíblia pessoalmente os textos sagrados quando a gente faz esse tipo de exercício eles ganham vida ganham novo significado vinho novo para odres novos por isso Nós criamos uma pós--graduação completa que mergulhará de maneira profunda nesses três pilares que Eu mencionei para você a aula especial de hoje eu vou aproveitar para fazer uma visita
aqui ao nosso Museu e explorar o primeiro Pilar que é a arqueologia essa área de conhecimento que eu amo tanto nos ajuda a criar uma visão mais clara da história e da cultura dos povos bíblicos na aula número dois que você também não pode perder nessa aula você verá como Jesus utilizava esse conhecimento histórico e cultural para interpretar e ensinar os escritos sagrados essa técnica de interpretação é a que chamamos hoje de exegese Mas fique tranquilo com essa palavra que eu vou explicá-la depois para você e na aula número três o nosso objetivo será aplicar
todo o conhecimento histórico e cultural presente na Bíblia para os dias atuais senão se eu não fizer isso essas aulas serão apenas um amontoado de curiosidades é importante não apenas ter o conhecimento do passado porém saber como aplicá-lo e torná-lo relevante para os dias em que nós vivemos essa série de aulas gratuitas termina no dia 22 de julho então na próxima segunda-feira nós vamos abrir as inscrições para pós em arqueologia história e Interpretação da Bíblia eu garanto Essa será a melhor pós do Brasil para quem quer se aprofundar no conhecimento bíblico seja para pregar a
palavra dar palestra sobre o tema ou se aproximar ainda mais de Deus que é o verdadeiro autor das escrituras esse curso é ideal para quem quer ler e interpretar a Bíblia Sagrada com mais clareza e profundidade então confira o que você vai ter nessa posse anote aí bônus um visita ao museu de arqueologia bíblica em que os alunos estarão acompanhados por mim pessoalmente bônus número dois a assinatura completa do curso a bíblia comentada por 12 meses Olha que oportunidade bônus número três grupo de telegram dos alunos e também viagem para Israel guiada por mim com
tudo pago mas esse prêmio será para o aluno que mais contribuir com as discussões nos grupos de telegram Então aproveite é uma oportunidade única você também terá o certificado de pós-graduação emitido pelo Centro Universitário do UNASP avaliado com nota máxima pelo MEC e olha não há nenhuma outra pós-graduação no Brasil com tudo isso incluído eu posso garantir para você bem recados dados vamos prosseguir então com a nossa aula lembra do que eu falei sobre transportar você ao longo da história para o passado a fim de ver aqueles episódios mais de perto pois bem vamos começar
fazendo isso hoje viajando direto para Israel onde eu gravei uma visita que eu fiz a um sítio arqueológico que mostra uma sinagoga dos tempos de Cristo eu quero que você preste atenção nesses pontos dessa breve apresentação porque ali você vai compreender muitas coisas acerca da Bíblia por exemplo como eram ensinadas as escrituras nos tempos de Jesus segundo como o mestre utilizava o ambiente a natureza e tudo que estava ao seu redor para extrair lições valiosas das escrituras para os seus ouvintes e após essa apresentação eu volto aqui pra gente continuar a nossa conversa aqui onde
eu estou a modernidade se encontra com a antiguidade lá atrás uma Rodovia vários carros passando e aqui um assentamento judaico de pelo menos 2200 anos de existência essa cidade onde eu estou chama-se modim e a região aqui se chama chafet e er rudá nós estamos de frente das montanhas de Jerusalém e aqui nesse lugar era uma antiga sinagoga dos dias de Cristo essa sinagoga aqui foi construída no período asmoneus segundo século antes de Cristo ela foi destruída no ano 37 antes de Cristo pelos Romanos depois ela foi reconstruída no período de Herodes e foi novamente
destruída no ano 70 de Nossa era quando os romanos vieram até Jerusalém destruíram a cidade puseram fogo no templo e nessa investida acabaram destruindo também a Sinagoga onde eu estou nesse momento agora falando dessa história Judaica esse ambiente me ajuda também a contextualizar a vida diária de Jesus porque a Bíblia diz o seguinte sobre a presença de Jesus ensinando em sinagogas eu vou ler uma passagem para vocês muito clássica que está no Evangelho de Lucas Capítulo 4 Versículos 16 em diante Lucas 4:16 em diante diz assim preste atenção Jesus foi para Nazaré onde havia sido
criado num sábado entrou na sinagoga segundo seu costume e levantou-se para ler como era o sistema de leitura na sinagoga nos sábados Aliás a palavra sinagoga é uma palavra grega sinagog significa conduzir junto é a palavra que seria usada por exemplo para descrever um pastor com seu rebanho de ovelhas ele vai com cajado à frente ou quem sabe com algum tipo de som conduzindo rebanho de ovelhas juntos S agogê conduzir juntos Esta palavra grega Acabou denominando as casas de estudo e oração dos judeus que nós chamamos de sinagogas mas em hebraico a sinagoga é chamada
de beit keset que significa casa da Assembleia casa da reunião agora nesse banco onde eu estou sentado aqui um banco de 2000 anos as pessoas ficavam atentas a da sagrada escritura os judeus cham uma sagrada escritura de tanar que é uma abreviatura de Torá referindo aos livros de Moisés ketuvim que são os escritos e também navim que são os profetas Então você tem a lei os escritos e os profetas que nós cristãos chamamos de antigo testamento agora Olhem a disposição arquitetônica da Sinagoga tem os bancos laterais diferente das igrejas de hoje a agas não tem
os bancos assim um após o outro de modo que as pessoas sentadas ficam olhando a nuca de quem está à frente não os bancos Ficam todos na lateral e o centro ficava vazio você tem aqui o resto de algumas Colunas da época que ajudavam a manter um telhado que evidentemente hoje não existe mais as colunas estão aqui e no centro você tem essa estrutura aqui que talvez poderia ser o lugar do púlpito Talvez o púlpito ficava nessa região aqui onde eu estou nós temos uma abertura aqui que provavelmente poderia ser a entrada da Sinagoga ou
quem sabe o arom Rodes arom Rodes era aquele armário onde você guardava a escritura sagrada então como eu falei aqui poderia ser a entrada ou quem sabe o lugar de guardar as escrituras eles então se reuniam aqui nos sábados sentavam e quando diz que Jesus veio sinagoga conforme o seu costume e levantou-se para ler porque havia na época de Jesus o reconhecimento de alguém que tinha um bom conhecimento das escrituras e ele recebia o título de rabino ou Rabi que é a mesma coisa hoje para ser um professor universitário um professor de teologia pelo menos
reconhecido pelo governo você tem que ter um título validado pelo MEC pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil e você vai paraa Universidade você faz então o bacharel em Teologia depois faz mestrado doutorado e pode ser um professor de teologia naquele tempo as casas de ensino as beit midrashim eram casas mais simples não havia MEC naquela altura então o sistema era reconhecendo o autoconhecimento escriturístico de uma pessoa ela poderia ter o privilégio de atuar como Rabino numa sinagoga como é que funcionava assim se ele chegava como visitante no sábado as pessoas diziam você pode
partilhar algum comentário da Bíblia para nós em assim sendo a pessoa se levantava e Lia a Torá bem atrás de mim está a direção da cidade de Jerusalém o que faz todo sentido a sinagoga está voltada para essa direção e assim nós entendemos o livro de Lucas quando diz Vou ler novamente Jesus foi para Nazaré onde havia sido criado num sábado entrou na sinagoga segundo o seu costume e levantou-se para ler só que antes de chegar até esse momento de ler a Bíblia havia um processo de purificação dos judeus e Jesus certamente adotou esse processo
que nós não vemos na Bíblia diretamente Mas reconhecemos pela arqueologia que processo era esse o processo da Purificação Então sempre que você iria comparecer perante Deus você tinha que se purificar purificar como através da água então vou mostrar para vocês ali fora da sinagoga um local onde os judeus mergulhavam antes de entrar na sinagoga para entrarem aqui purificados e Jesus certamente também praticou essa cerimônia Então vem comigo que eu vou mostrar para vocês aqui perto da Sinagoga eu vou mostrar para vocês daqui a pouquinho havia uma larga produção de vinho então eles tinham muitas Parreiras
de uva esse detalhe vai ser importante para quando nós descobrirmos o método de Jesus para estudar e ensinar as escrituras mas segura um pouquinho agora também nós temos aqui esse local essa estrutura de pedras e algumas escadas que foram usadas na época de Herodes para banho de purificação eu vou explicar isso para você antes de comparecer ao serviços litúrgicos da Sinagoga o religioso tinha que descer por essa escada ir até o fundo onde havia uma piscina com água mais ou menos até a cintura da pessoa ele então mergulhava na áa era um banho ritualístico e
assim ele sairia purificado para poder atuar dentro da Sinagoga como eu disse a Bíblia Não afirma em momento algum sobre a prática da tevil que era esse mergulho nas águas mas nós sabemos pela arqueologia e por outros documentos da antiguidade que os judeus tinham essa prática portanto Jesus de Nazaré sendo alguém que seguia toda a prática do Judaísmo de sua época certamente mergulhou n algum micv antes de comparecer a aquela outra sinagoga lá de Nazaré onde teve o episódio que eu estava narrando para vocês agora eu vou voltar pra sinagoga Porque eu interrompi só para
mostrar essa curiosidade da época de Jesus e ampliar o seu conhecimento acerca da cultura da época talvez você nunca podia imaginar que Jesus Antes de ler a Bíblia a Torá as escrituras na sinagoga ele primeiro se purificar mergulhando num tanque da água como esse e antes que você fale mas a Bíblia não diz isso em momento algum sim mas a Bíblia fala que jesus cumpria as escrituras ele mencionou em Mateus Capítulo 5 Versículo 17 que ele não havia vindo ao mundo para abolir a lei Mas para cumpri-la então ele cumpriu dando-nos o exemplo Jesus quando
criança foi circuncidado ao oitavo dia ah aos 40 dias de nascimento ele foi apresentado ao templo Jesus mandou pagar o imposto do templo Jesus ia às sinagogas no sábado conforme o seu costume todas essas são práticas judaicas então não há por negar que Jesus seguindo também mais Esse costume mergulhava nos tanques de purificação que em hebraico são chamados de mvot antes de comparecer à sinagoga para a leitura das escrituras quem ia a Jerusalém e tinha que comparecer no templo também passava pelo mesmo cerimonial agora você imagina Jesus entrando num micv como esse e depois indo
para a sinagoga aliás eu vou colocar até uma possibilidade embora a Bíblia fale que Jesus pregava mais nas sinagogas da Galileia nada impede a possibilidade de Jesus também ter vindo aqui à sinagoga de modim afinal de contas ela estava em uso no seu tempo depois de haver sido purificado mergulhando na água na água no tanque de purificação que fica aqui atrás Olha bem pertinho dess agoga tá vendo o sujeito então estava pronto para comparecer ao lugar onde a Torá ou a escritura seria ensinada explicada e lida evidentemente ele não passaria por aqui onde eu estou
porque havia uma parede aqui mas uma vez entrando na sinagoga ele se assentaria nesses bancos que eu falei com vocês ficavam nas paredes da Sinagoga o centro dela como eu falei anteriormente ficava sem mobília sem bancos para que todos independente do lugar onde assem podiam ter os olhos fitos no púlpito de onde a Torá seria explicada de onde ela seria lida Mas aqui tem uma diferença cultural para os nossos dias É que geralmente as palestras Os Sermões as homilias são feitos em pé na época de Jesus não era assim sabe por quê tem uma prática
aliás um costume que a gente vê por exemplo entre os beduínos no deserto que dizem que algo importante não pode ser dito em pé o que significa isso se você quer conversar comigo e Fala Rodrigo Eu tenho algo importante para lhe dizer na cultura do deserto do Oriente Médio se eu ficar em pé esperando você falar eu estou desrespeitando a importância do seu assunto você diz que era importante Ora se é importante eu tenho que me assentar porque coisas importantes não podem ser ditas em pé com pressa olhando no relógio para ir embora por isso
que apesar da Bíblia ser lida em pé por reverência ela era explicada sentado Isso mesmo o pregador se assentava na hora de explicar a Bíblia antes de continuar explicando isso para você deixe-me apenas colocar uma diferença quando falamos Bíblia essa palavra está um pouco anacrônica aos tempos de Jesus porque na época dele as escrituras não estavam ainda completas só o antigo testamento havia sido escrito o que nós chamamos de Novo Testamento só começou a ser escrito depois da morte e ressurreição de Jesus os Evangelhos as cartas de Paulo o livro de Atos o livro do
apocalipse só foram escritos H anos depois da morte e ressurreição de Jesus e terminaram de ser escritos no final do primeiro século de Nossa era então escritura sagrada na época de Jesus ainda estamos nos referindo ao antigo testamento está bem E como eu falei Eles Liam a escritura em pé por reverência mas na hora de explicar se assentavam tanto é que algumas sinagogas tinham uma ou duas cadeiras chamadas cadeira de Moisés e de Elias por quê Moisés representava A Lei e Elias representava os profetas juntos a lei os profetas Moisés e Elias representavam toda a
Bíblia a Bíblia do tempo de Jesus Eu repito por isso que várias vezes nas escrituras você vê Jesus falando assim vocês nunca leram o que está escrito na lei e nos profetas A Lei e os profetas duraram até João A Lei e os profetas era uma maneira contemporânea de referir-se àquilo que chamamos hoje de O antigo testamento Olha uma referência a essas cadeiras que nós encontramos no evangelho de Mateus capítulo 23 Versículo 1 e 2 diz assim então Jesus falou às Multidões e aos seus discípulos na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e os
fariseus porque todo sábado eles se assentavam na cadeira para dar a explicação da escritura que havia sido lida de pé aí diz Jesus assim verso 3 portanto façam e observem tudo que eles disserem a vocês mas não os imitem em suas obras porque dizem e não fazem na época de Jesus havia duas disposições mentais em relação ao ensino da escritura havia aqueles que seguiam cegamente o que os líderes relig osos diziam sem verificar nas escrituras se as coisas eram realmente daquele jeito e havia outros que pelo mau exemplo que esses líderes davam acabavam rejeitando uma
aproximação mais efetiva da revelação escriturística de Deus então Jesus já deu o primeiro conselho o primeiro passo da sua relação com a sagrada escritura não desprezem a revelação de Deus por causa do mau exemplo de alguns religiosos pelo contrário tudo que eles falarem observem E se for da Bíblia sigam mas não imitem a prática que eles têm porque falam mas não praticam aí vamos voltar para o Evangelho de Lucas Capítulo 4 quando eu contei para vocês de Jesus na sinagoga de Nazaré Lucas Capítulo 4 Versículos 16 em diante nós já Lemos para você vou ler
novamente Jesus foi para Nazaré onde havia sido criado num sábado ou entrou na sinagoga segundo seu costume e levantou-se para ler agora você já entende Jesus levantou-se o púlpito estava ali e Leu então lhe deram o livro do profeta Isaías e abrindo o livro achou o lugar onde está escrito o espírito do senhor está sobre mim porque ele me ungiu para evangelizar os pobres enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos e para pôr em liberdade os oprimidos e proclamar o ano aceitável do senhor tendo fechado o livro Jesus o devolveu
ao assistente e sentou-se percebeu agora era o momento de Jesus explicar as escrituras que ele havia acabado de ler todos na sinagoga tinham os olhos fixos nele aqui você pode compreender o sentido dessas palavras qualquer pessoa em qualquer canto da Sinagoga continuava olhando para o centro e conseguia vir a explanação que ficava ao centro Jesus sentado começou a explicar-lhes as escrituras e já vou antecipar na aula de hoje como Jesus fazia para com que as escrituras ficassem mais fáceis de ser compreendidas Jesus se valia muito de lições da vida diária do cotidiano e principalmente da
natureza eu vou andar com vocês agora pelo Sítio Arqueológico de modim e vou mostrar como que alguns elementos da natureza que nós vemos aqui até hoje serviram de ilustração para o entendimento e ensino da Bíblia feitos por Jesus há 2000 anos Então vem comigo e aí tá gostando dessa Aventura arqueológica mas antes de prosseguir aqui vão dois lembretes importantes que eu não posso esquecer de falar para você então anote aí primeiro somente quem fizer parte do nosso grupo de WhatsApp pode ganhar uma série de presentes ao longo do nosso curso gratuito como por exemplo quem
estiver lá no WhatsApp vai receber um resumo gratuito Ito repito de todo o conteúdo apresentado nessas aulas inaugurais da pós-graduação Além disso quem estiver no nosso grupo de WhatsApp terá direito a cursar a nossa pós Interpretação da Bíblia em arqueologia com um super desconto de 40% mas isso válido Apenas para quem se inscrever até a próxima segunda-feira muito legal não é mesmo agora se você chegou aqui pelo YouTube por e-mail ou por outra forma não importa entre no grupo clicando no link abaixo e faça isso agora mesmo não perca sua oportunidade segundo e último lembrete
que também é importante hoje uma pessoa também vai ganhar uma bolsa integral para cursar a nossa pós--graduação de graça 100% free a gente criou uma hashtag que você vai ter que escrever no campo de comentários aqui embaixo do vídeo A hashtag da aula de hoje é história não escrita história não escrita Cuidado para não confundir tá certo deixe também um comentário com história não escrita e um pequeno texto explicando qual o papel da arqueologia na compreensão da Bíblia Sagrada aí eu prometo que nós vamos avaliar e o comentário mais criativo vai ser premiado com uma
bolsa integral para cursar a nossa pós-graduação um exemplo de comentário que você pode fazer bom não esquece de colocar hashtag históri não escrita aí você poderia escrever algo como a arqueologia nos ajuda a compreender a história e a cultura de povos antigos Onde a Bíblia foi escrita com este contexto fica mais fácil interpretar os textos sagrados já tá válido aí o seu comentário Só não vale Esse é claro e fazendo algo assim tão simples como se cadastrar e deixar um comentário com a hash históri não escrita você vai ter a chance de ganhar a sua
pós--graduação de graça porque você vai ter a sua bolsa de 100% então pause essa aula para você não esquecer entre em nosso grupo de WhatsApp e deixe o seu comentário aqui embaixo eu quero ler com a minha equipe e quem sabe o seu vai ser o mais bem [Música] avaliado feito então bora voltar lá para Israel para continuar mostrando o sítio arqueológico e depois nós retornamos aqui pro Museu para fazer o fechamento dessa aula mas eu tenho uma surpresa para mostrar para você quando você estuda a história da filosofia grega você encontra os pré-socráticos que
eram pensadores que queriam a partir da natureza descobrir o segredo da Verdade o segredo da existência do universo eles chamavam isso de princípio a ré por isso focavam tanto nas obras da criação Jesus também falou da criação mas ele a uniu com a escritura sagrada portanto natureza e escritura podem revelar verdades a respeito de Deus por isso os filósofos gregos por mais bem intencionados que estivessem tinham uma visão incompleta da realidade porque vinham apenas a obra do Criador mas não o testemunho do próprio criador as escrituras portanto podem ser entendidas a partir do texto e
daquilo que nós vemos em redor aqui em Israel árvores frutíferas lindas como esta que dá a famosa romã que é um dos frutos da terra aqui você tem também Parreiras de uvas você tem a árvore da alfarrobeira da amendoeira e todas essas árvores fizeram parte do ensino de Jesus e antes dele também do ensino dos Profetas e tudo isso era usado para tornar cada vez mais clara a mensagem de Deus para sua audiência Jesus valia-se muito das experiências diárias das pessoas para ensinar as escrituras ou seja ele partia do cotidiano do conhecido para ensinar o
desconhecido aliás uma ferramenta didática extraordinária e veja bem eles tinham aqui muitas plantações de uva até hoje as de uva dão no chão aqui como se fossem quase um mato vou mostrar PR vocês olha aqui olha a uva Olha o pezinho já aqui perceberam uva já dando aqui bem no chão assim nos tempos antigos há 2000 anos eles usavam esse local onde eu estou exatamente aqui para pisar as uvas e preparar o vinho havia uma estrutura de madeira onde eu estou aqui mais ou menos acima da minha cabeça e aqui eles esmagavam as Uvas com
o pé e aquele caldo ou o vinho iria escorrendo até esses tanques onde eles produziam então o vinho para servir a todas as pessoas Jesus várias vezes falou do uso do lagar esse local chama-se lagar da produção da Uva no Apocalipse menciona isso ele pisará pessoalmente o lagar da da cólera de Deus do vinho da cólera de Deus Jesus realizou o seu primeiro milagre em Canada da Galileia transformando água em vinho então esse ambiente que para eles era familiar peça do cotidiano era utilizado por Jesus para tornar as escrituras algo mais palatável mais compreensível algo
que fizesse sentido à sua vida diária e este é um desafio para nós hoje lermos as escrituras E também percebermos o que elas têm de ensino para nós que vivemos no século XX assim como aquelas outras árvores que eu mostrei nós temos também a figueira a figueira servia de ilustração para muitos ensinos de Jesus que por sua vez eram uma forma mais didática de explicar as escrituras você tem por exemplo Jesus falando assim como a figueira renova os seus ramos Você sabem que está chegando o tempo da minha vinda já viram isso eu vou ler
para você aqui está em Mateus Capítulo 24 Olha que Jesus fala bem claro aqui verso 32 aprendam a parábola da Figueira quando já os seus Ramos se renovam e as folhas brotam vocês sabem que o verão está próximo assim também vocês quando virem todas essas coisas saibam que está próximo às portas percebeu a parábola da Figueira Jesus usava a natureza para tornar a Bíblia mais compreensível e essa natureza era baseada principalmente nas coisas do cotidiano como eu já expliquei aqui para vocês agora sendo assim eu vou fazer um exercício hermenêutico aqui a partir de Jesus
eu vou ler uma parábola que Jesus contou e depois eu vou mostrar algo para vocês e vamos voltar à parábola para ver se a sua compreensão vai mudar Tá certo percebeu o exercício Vou repetir eu vou ler a parábola de Jesus depois eu vou mostrar algo para vocês e vamos voltar à parábola para ver se o seu entendimento fica mais profundo ainda vamos lá a parábola em questão está em Mateus capítulo 13 Versículos 1 em diante esse episódio não aconteceu aqui aconteceu na Galileia mas o ambiente em que eu estou ilustra muito bem aquele em
que esteve Jesus naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e se assentou à beira mar e grandes Multidões se reuniram à volta dele de modo que entrou no barco e se assentou porque que Jesus sentou lembra que eu expliquei na sinagoga o ensino era dado sentado e de muitas coisas lhes falou por parábolas dizendo Eis que o Semeador saiu a semear e ao semear uma parte dos grãos caiu à Beira do Caminho e vindo as aves a comeram a outra parte caiu em solo rochoso onde a terra era pouca e logo nasceu visto não ser
profunda a terra saindo porém o sol a queimou e porque não tinha raiz secou-se a outra parte caiu entre os espinhos e os espinhos cresceram e a sufocaram outra enfim caiu em Boa Terra e deu fruto a 100 a 60 e a 30 por um Quem tem ouvidos para ouvir ouça prestou atenção na parábola agora eu vou mostrar algo para vocês e nós vamos voltar para o texto para ver se faz mais sentido na sua mente vem comigo quando se fala em plantações na nossa cultura no nosso país pensamos em algo plano aquela grande plantação
de trigo de cevada de soja mas nos tempos de Jesus era diferente a maior parte da terra daqui de Israel é montanhosa então o que que eles faziam para plantar o trigo a cevada outros elementos eles faziam terraças as terraças são exatamente isso que você está vendo aqui que foi feito há 2000 anos eles pegavam uma parede de pedra como você está vendo seguravam a terra ali aqui eles colocavam terra boa para plantar faziam outra parede de pedras e assim por diante no final das contas você tinha verdadeiros degraus aqui como se fosse um degrau
aqui ali outro mais acima outro e assim eles plantavam agora você consegue perceber esse cenário como ele faz sentido para contextualizar a parábola de Jesus porque se eu estou plantando o trigo aqui evidentemente que eu estou plantando no caminho evidentemente que algumas sementes podem cair no meio das Pedras onde não tem muita muita Terra outras sementes podem cair onde há Espinhos aliás aqui está cheio de espinhos percebe agora que você já viu o cenário vamos voltar para a parábola de Jesus Eis que o Semeador saiu a semear e ao semear uma parte caiu à Beira
do Caminho você tem a beira do caminho aqui você tem a beira do caminho aqui lembrando que no passado essa parte estava com terra até aqui então o Semeador passava aqui por cima uma parte caiu à Beira do Caminho outra parte caiu em solo rochoso justamente mais perto das rochas e não tinha raiz outra parte caiu entre os espinhos viu os espinhos que aqui que a sufocaram e a outra parte caiu em solo bom ou seja no meio da Boa Terra aqui e deu fruto e deu realmente bom resultado para aquele plantador você percebeu como
a parábola agora faz todo sentido caminho solo RX oso meio das Pedras espinhos semente que é lançada e assim Jesus simbolizou O que significa a recepção das escrituras no coração de cada pessoa agora que você já tem esse contexto histórico esse contexto cultural e Arqueológico no lugar realmente que tem 2000 anos de existência Agora sim eu posso me assentar com você e explicar melhor essa passagem para você entender como Jesus Lia interpretava e também ensinava as escrituras sagradas e então eu quero saber a sua opinião também deixe nos comentários se você gostou dessa aula direto
de Israel com elementos arqueológicos com Elementos da natureza históricos para ajudar você a entender o contexto da época de Jesus e dos seus ensinamentos mas eu quero me deter agora de maneira mais Ampla na parábola que Jesus contou Você viu a parábola de duas maneiras Você viu a parábola porque eu li em loc a passagem bíblica onde Jesus conta a parábola do semeador e eu também mostrei para você em loco o que seria o cenário que inspirou aquela parábola de Jesus eu tenho certeza que muita gente quando Lia na Bíblia ou escutava um pregador na
igreja falando o Semeador saiu a semear algumas sementes caíram Ao caminho ficava imaginando uma plantação daquelas que nós temos aqui no Brasil talvez muito plana com todas as suas plantas ali com todo o seu cenário E aí fica meio sem sem sentido a ideia de algumas sementes caindo à Beira do Caminho outras no meio das rochas outr no meio dos Espinhos mas quando você percebeu a forma de plantação em terraças Agora ficou mais fácil você está percebendo como o contexto histórico cultural Arqueológico é igualmente essencial para compreendermos a Bíblia Sagrada é por isso que eu
faço todo o esforço pedagógico para tornar a Bíblia cada vez mais clara para as pessoas que vivem aqui no ocidente seja através do museu de arqueologia seja através de um programa de TV de uma entrevista de uma palestra ou através de uma pós-graduação como essa que nós estamos oferecendo para você agora vamos lá você já viu a parábola então lida na Bíblia e o cenário que inspirou aquela parábola mas quando nós vamos ao texto do Evangelho de Mateus a gente percebe uma coisa interessante depois que Jesus conta no capítulo 13 a parábola do semeador o
verso 10 traz uma indagação dos discípulos eu vou ler para você então os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram por que o senhor fala com eles por meio de parábolas ao que Jesus respondeu porque a vocês é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus mas a aqueles isso não é concedido o Que Jesus quis dizer com isso veja num primeiro momento parece até contraditória essa resposta de Cristo porque as parábolas eram uma forma de facilitar a compreensão de um mistério mério profundo noutro momento parece ser negativo ele diz que ele usa as
parábolas para pessoas que não estão Preparadas para receber um um conhecimento mais profundo mais íntimo das verdades do reino como nós podemos entender esse paradoxo Você já se perguntou por que será que Jesus utilizava de parábolas para ensinar não seria mais fácil simplesmente ensinar de forma mais explícita direta Sem Rodeios essa foi também uma dúvida dos Apóstolos exatamente o que eu acabei de ler para você aqui no capítulo 13 de Mateus dos Versículos 10 em diante lembro Eles perguntaram porque o senhor fala por parábolas e Jesus respondeu que para eles havia a oportunidade de conhecer
melhor os mistérios do reino mas para os outros não como entender essas palavras de Jesus o que nós percebemos por esse texto é que Jesus entregava o que as pessoas estavam Preparadas para receber Cristo revela que cada só lembrando da parábola é um tipo de recepção à sua mensagem um tipo de coração ou seja o que você recebe Depende de quão receptivo é o seu coração e a sua mente quem busca ativamente conhecimento ganhará uma visão mais Ampla Sabe aquela aquele provérbio que diz que quem quer dá um jeito quem não quer dar uma desculpa
isso vale também pro conhecimento da Bíblia Sagrada Qual a desculpa que você dá para não conhecer tão profundamente a palavra de Deus lembre que essa desculpa vai ser justamente aquele elemento ah psicológico que vai manter você cada vez mais distante do conhecimento que salva e sempre reclamando e se lamentando com dizeres do tipo por que que fulano de tal aprende tão fácil e eu não diferente das pessoas que viam Cristo apenas como um bom homem um profeta um Rabino ou uma outra pessoa qualquer Pedro via a Jesus como o Cristo ele enxergava o seu Líder
como ele realmente era eu quero ler outra passagem para você Mateus Capítulo 16 Versículos 15 a 17 preste atenção nesse texto ao que Jesus perguntou e vocês quem dizem que eu sou respondendo Simão Pedro disse o senhor é o Cristo O Filho do Deus Vivo então Jesus lhe afirmou bem-aventurado é você Simão barjonas porque não foi carne e sangue que revelar isso a você mas meu pai que está nos céus noutras palavras quando Jesus perguntou o que as pessoas dizem que eu sou as respostas que ele recebeu foram Ah uns dizem que o senhor é
João Batista outros falam que o senhor é um profeta perceba que ninguém falava coisas ruins de Jesus ah Dizem que o senhor é um é um falsário que o senhor é um charlatão um falso profeta não as pessoas diziam coisas até bonitas a respeito dele mas não diziam a verdade a seu respeito feito outras palavras não basta ficar falando coisas bonitinhas de Jesus nós temos que saber e comunicar as pessoas quem ele de fato é isso foi o que Simão Pedro fez por isso Jesus o elogiou dizendo bem-aventurado é você Simão barjonas Mas o que
você aprendeu não foi carne e sangue que revelou a você mas o pai que está no céu Então essa passagem nos explica que ao estudar a bíblia de maneira profunda você vai ter a companhia do Espírito Santo iluminando você em cada etapa então preste atenção eu darei a você as ferramentas exatas para que você possa aprender a Bíblia Sagrada mas Lembrando que o verdadeiro aprendizado da Bíblia vem definitivamente dos céus agora vamos falar novamente daquela comparação que Jesus fez entre Vinho Novo e odre Velho você já sabe agora o significado daquilo pois bem eu pergunto
você está pronto realmente pronto e disposto a Expandir os seus horizontes expandir a sua mente a sua vida para novos conhecimentos que você vai receber pois bem Estamos chegando ao final desta aula dessa primeira aula e eu espero que você tenha percebido como a Bíblia é semelhante a um sítio arqueológico cheio de camadas cada vez mais profundas de informações valiosíssimas agora uma coisa importante que eu quero que você guarde é que para explorar as camadas mais profundas desse livro fascinante é importante dominar as ferramentas como a arqueologia que foi o nosso Foco hoje a arqueologia
nos ajuda a entender melhor o cenário bíblico a arqueologia nos ajuda a contar as partes importantes daquelas histórias até mesmo daqueles elementos não registrados diretamente nas páginas da Bíblia Sagrada então na próxima aula eu conto com a sua presença eu vou falar mais sobre a segunda ferramenta que é mente valiosa a exegese Ah exegese para quem não sabe é o estudo de textos antigos um estudo organizado é entender o significado das palavras como elas se relacionavam naquele período histórico e cultural e como elas foram escritas com que objetivo com que significado e para tornar isto
cada vez mais interessante eu vou analisar alguns textos bíblicos usando as técnicas que Jesus Cristo utilizava para explicar as escrituras em seu tempo será uma aula fascinante e eu prometo uma aula reveladora então marque aí já a nossa próxima aula na sua agenda já marcou já anotou então será quarta-feira eu aguardo você ah e antes de você ir embora ainda não está no nosso grupo de WhatsApp então entre agora mesmo para você não perder nenhuma informação importante tá certo entre agora e você vai receber diversos presentes Eu prometo E não esqueça também de deixar o
seu comentário com a hash históri não escrita Lembrando que o melhor comentário ganhará uma bolsa de estudos integral para nossa pos em arqueologia história e Interpretação da Bíblia ah nessa pós nós vamos ter aulas muitas aulas a maior parte delas comigo também nós estamos convidando outros especialistas em estudos históricos arqueológicos você também terá uma visita guiada comigo aqui no museu de arqueologia uma viagem a Israel comigo mas isso será para o aluno que mais contribuir no grupo do telegram Então comece já aí a sua contribuição e outras coisas mais então eu imagino que você já
tem um bom argumento aí para não perder nenhum detalhe marque a aula na sua agenda não esqueça eu vejo você quarta-feira Um abraço e até lá tchau tchau [Música]
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