Tô [Música] voltando nós paramos em atividade atividade vejam aqui gente e é por meio da atividade que o homem duas coisas constitui suas relações humanas parte número 1 e transforma o mundo Olha a importância da atividade que ao apropriar-se da realidade externa ocorre uma atividade interna de apropriação e de articulação do novo e o que marca é essa atividade interna EA superação a confrontação a contradição ambiguidade entre o novo eo velho bom então a partir da atividade o homem constrói uma imagem subjetiva da realidade objetiva olha lá ó a atividade a partir dela o que
na verdade contribui para o desenvolvimento do psiquismo do homem representa o desenvolvimento do psiquismo do ser humano então o que que acontece a partir da atividade o sujeito se constrói a e constroem é uma imagem é subjetiva da a realidade e objetiva se nós fomos mais assim eu vou colocar aqui o sujeito constrói uma imagem subjetiva e assim vermelhinho da realidade objetiva a realidade objetiva é essa que se apresenta para nós essa que sabe é que tá aí mas a partir das nossas vivências das interações etc nós construímos imagens subjetivas dessa imagem dessa realidade objetiva
e é importante que a gente construa imagens subjetivas Claras é importante que a gente compreenda o significado das coisas é importante que a gente compreenda o sentido das coisas os significados que são compartilhados em sociedade eles precisam fazer sentido para mim e é por meio da atividade que a gente vai então buscando essa apropriação agora um ponto importante e olha lá vou repetir esse esse esse ponto aqui ao apropriar-se da realidade externa que a realidade objetiva ocorre uma atividade interna e pense por exemplo no sujeito que constrói o conhecimento o sujeito que tem uma transformação
no seu psiquismo de apropriação e de articulação do novo e o que marca é essa atividade interna é o que superação confrontação com tradição e ambiguidade entre Novo e Velho então o sujeito não se apropria da realidade objetiva tirando uma cópia do Real de uma forma muito simplista mas vão falar complexa tá de uma forma complexa é de uma forma que envolve superação confrontação contradição ambiguidade entre o novo Oi e o velho então vamos continuar falando disso é na atividade e continua aqui é Natividade que o ser humano desenvolve a sua capacidade cerebral é porque
o cérebro enquanto sistema biológico já existe e não é então nós chegamos nessa versão que nós somos hoje tinha colocado aqui na aula anterior por causa do desenvolvimento do Genésio da espécie agora desenvolvimento ontogenético o meu desenvolvimento enquanto sujeito aí eu preciso me apropriar de Cultura então é na atividade das interações no trabalho que nós realizamos que nós desenvolvemos a capacidade cerebral ou seja Diferentemente do animal racional do qual a atividade está dirigida a satisfação biológica e o o animal ele basicamente quer isso satisfação biológica o ser humano é motivado pela apropriação da experiência humana
e nós não queremos simplesmente uma satisfação biológica comer gritar e é reproduzir procriar não nós precisamos nos apropriar da experiência humana aqui ela vai sendo é ligada também não é Ou seja uma base da Cultura vai ser abordada a gente na verdade parte nós sempre partindo de uma base cultural e nós vamos nos apropriar construir e reconstruir cultura então isso significa apropriação da experiência humana os animais se adaptam às mudanças naturais o homem não o homem a data natureza aos seus interesses a partir do trabalho partir das suas necessidades a partir da atividade tá tranquilo
também aqui isso porque na medida em que o indivíduo adquire a capacidade de planejar de abstrair de reconhecer conexões causais e antecipar os acontecimentos imediatos ele passa produzir sua forma de existência cartão coisas que os animais não fazem planejar abstrair talvez aqui de forma muito primitiva muito simplista precária né ser humano já planeja Abstrai reconhece conexões causais antecipam acontecimentos imediatos etc e produzem então sua forma humana desistência uma forma humana de viver que não é produzido pelos outros animais os instrumentos que caracterizam a atividade do Nós temos dois tipos de instrumentos do tipo físico e
do tipo biológico que também podem ser chamados de instrumentos o concreto sem instrumentos abstratos cartão. Importante aqui com relação aos instrumentos instrumentos [Música] um beijão concretos e abstratos O que são os instrumentos são produtos humanos o ser humano produzem instrumentos o produtos humano e os instrumentos são fruto da cultura humana da produção cultural então concretos grande exemplo que você encontra nos livros é um exemplo Machado Esse é um instrumento físico para que que serve um machado para suprir uma necessidade humana para facilitar a vida do ser humano em algum momento em vez do Machado poderia
ser uma arma por quê que o ser humano produz uma arma para se defender para caçar Por que que ele produz de repente algum tipo de material equivalente ao Machado também para conseguir derrubar uma árvore fazer a sua casa para se proteger enfim e diante disso nós temos toda essa produção tecnológica que existe hoje né bom então nós produzimos esses objetos esses itens que servem para que o ser humano possa agir sobre a natureza realizar o trabalho facilitar sua vida e os abstratos são aqueles que estão na mente que auxiliam por exemplo a relação do
homem com a natureza no sentido abstrato como por exemplo signos os signos bom então eles auxiliam o pensamento humano os signos exemplo de signo palavras do nosso convencionamos Nós criamos sistemas simbólicos Convenções alfabeto letras palavras para que a gente possa construir significados para que eu posso olhar para um objeto e nomear aquele objeto para que eu possa dizer alguma coisa para uma pessoa e ela me entenda para que eu possa coletivamente planejar uma ação seja para se defender seja para produzir seja para construir uma comunidade seja para viver coletivamente de uma forma mais complexa seja
para aos poucos construídos valores ideias e ideologias e etc então ser humano desenvolve instrumentos Concretos e abstratos que são instrumentos que decorrem na atividade e auxiliam a atividade cada vez mais complexa né bom então os do tipo físico são ferramentas que permitem a transformação do ambiente que os chamei de Concretos e do tipo psicológico que eu chamei de abstrato são signos ou sistemas de signos linguagem concreta sistemas numéricos de representação gráfica toda forma que sistema convencional um quadrado por exemplo é uma convenção figuras geométricas são Convenções chamar de quadrado de triângulos são Convenções para que
a gente possa compreender a natureza e da significado para as coisas né construir significado o Ok bom então assim por quê que isso tudo é tão importante porque atividade tem tudo a ver com a constituição das relações humanas como nós vimos e com a Constituição do homem porque o homem nada mais é do que um sujeito que nasce animal e se humaniza onde Na Atividade é nós nascemos biológicos apenas se eles apenas biológicos e nós nos humanizamos na atividade que então homem se humaniza na atividade e colocasse aqui assim a humaniza-se E aí na atividade
e o que é aqui ele vai exercer seu potencial ele vai aprender ele vai se desenvolverem mais se diferenciar dos outros animais lembra que nós colocamos aqui não é a psicologia histórico-cultural ela parte das bases marxistas o materialismo histórico-dialético essas concepções de homem sociedade etc partir do materialismo histórico dialético e e o que é o homem o que é o ser humano é um sujeito histórico está o tempo todo que se transformando a partir das relações de Ah tá bom Vinícius continuando então Ah é Então homem se humaniza né na atividade na verdade você pode
colocar aquele constituído de uma forma bem completo O homem é constituído na atividade pela atividade do homem cuspido na e pela atividade pode colocar essa informação que de repente ela pode cair dessa forma para você sobre os instrumentos ainda eles caracterizam a atividade humana não é como nós falamos Daí eu falei dos concretos os físicos e falamos aqui dos psicológicos tá que eu chamei de e abstratos o ok então no caso do dos abstratos nós falamos aqui por exemplo do uso dos signos E olha que interessante porque que esse esse signo são tão importantes lembra
que nós vimos que a relação do homem com o mundo não é direta ela é mediada Ela é mediada por signo a por signos Então para que servem os signos Vamos colocar a senhora o uso um dos signos e como a atividade a mediadora o ok então é isso que define a nossa atividade é esse uso dos signos como atividade mediadora que define o que a nossa atividade como seres humano então definir a nossa a atividade e como seres humano e em outras palavras que define a nossa atividade como uma atividade diferente da atividade realizada
pelos outros animais você compra alguma coisa para a gente faz conta não eu tirei 50 se desenvolve 30 essa relação ela é toda mediada por sistemas simbólicos para o signus pelos números que foi tudo construído criado convencionadas culturalmente o tudo que nós fazemos vai por exemplo produzir alguma coisa é tantos metros disso daquilo reproduzir um objeto você idealiza um objeto ele tem um nome existe um Porquê desse objeto porque ele existe Qual a função dele de um comércio desse objeto então a linguagem os números a os nomes o significado tudo aquilo que está no mundo
inclusive da ciência né que nós produzimos ao longo da história tudo isso é um suporte para as atividades do homem para que ele possa Então res e as atividades e consequentemente se constituir como ser humano e eu não sei se eu coloquei aqui pessoal a coloquei sobre o signo ó é tão importante falarmos de signos quando a gente fala de bigodes eu trouxe aqui um slide só sobre signo Então são estímulos artificiais por meio dos quais o homem pode controlar e regular o seu comportamento e vejam que são estímulos artificiais Porque Nós criamos convencionamos os
signos ele não estão na natureza Eles foram criados culturalmente e através deles que ocorrem internalização lembra que nós falamos do processo de desenvolvimento do ser humano vigotes é no sentido da internalização do externo para o interno do Inter para o Incra não é do Inter psicológico para o intrapsicológico o ser humano que planeja a própria são ele está operando consigno que ele compreende os signos significados das coisas os signos e os utiliza em isso internamente para planejar suas ações é interessante isso não é tão signos são muito importantes porque através deles ocorre a internalização ainda
quando o homem introduz recursos auxiliares e artificiais para memorização E cria usam estímulo como ferramenta para a memória aparece uma característica de Conduta especificamente humana Como assim Vinícius ó vou dar um exemplo bem bobinho se você precisa ir ao supermercado aí Tua mãe falou não vai esquecer hein que que você faz para auxiliar a memória você faz uma lista de animais fazem listas e mal coloco Mares falando deixa eu ver aqui não animais fazem por exemplo GPS mapas não porque que o ser humano constrói esses pelo menos a partir dos signos auxiliar a memória é
uma ferramenta para auxiliar a memória é uma ferramenta auxiliar e artificial para que a gente possa agir melhor tá interessante isso não é simples mas interessante bom então assim uso dos signos a gente não encontra nos animais tá pessoal Cuidado lá na hora da prova tá Coloque aí o signus não é encontrado nos animais são os seres humanos que operam com signos e também a criança não dá se capazes de operar compreender operar em utilizar os signos nós nos tornamos capazes a partir das interações das aprendizagens em contato com a cultura os sistemas de signos
são elaborados lentamente a partir da evolução histórica e cultural da humanidade porque quando a gente fala de signo vejam por exemplo né constam de um alfabeto hoje nós temos todo mundo digital recheado de novos signos símbolos diferentes com significados você olha para o símbolo o quê que significa isso pega por exemplo a matemática depois você pega física aí dentro da física você carga mecânica deve ser pega a elétrika as plantas Convenções Quantos signos Quantas coisas novas para dar um significado para as coisas bom então é aos poucos que os signos que os sistemas Neve signos
vão evoluindo na história e obviamente que ao que uma o ser humano trabalha né em realiza atividade com o suporte desse signo atividade aqui atividade laboral por exemplo eu trabalho é oque é com essa atividade com o trabalho constante o uso dos instrumentos vai se refinando então nós temos um refinamento e do uso um dos instrumentos refinamento do uso dos instrumentos basta Nossa e nós olhamos aqui para os instrumentos físicos tá mais claro ainda não é tudo que aconteceu e como chama esse tecnologia não é a escrita por exemplo uma tecnologia a escrita foi uma
tecnologia desenvolvida pelo ser humano que depois que surge o crescimento histórico assim evolução do homem ao longo da história muito grande com auxílio da escrita imagine o seguinte o homem sem a escrita como que seria lá é também uma só que é inscrito a entra aqui no sistema de signos no sistema simbólico né uma convenção cultural aqui é algo físico e Nós criamos para n situações utilidades e tal e por fim gente e aqui diz o caráter convencional e arbitrário que que é isso caráter convencional e arbitrário somente quando interagimos com outras pessoas que já
os domina e são capazes de transmitir os aqui nos apropriamos dele eu jogar por exemplo xadrez tem como jogar xadrez com alguém que não sabe jogar alguém que não conhece As convenções não tem como você escrever para quem não sabe ler né não tem como você conversar com quem não sabe falar então aí vem o caráter convencional e arbitrário dos signos repetindo somente quando interagimos com outras pessoas que já os domina e são capazes de transmiti-los é que nos apropriamos deles e isso vale também para pessoa menos experiente que aprendi os signos com o mais
experiente é outra porque aí vem um trabalho a gente vai falar sobre co a criança por exemplo a premmy e vai falar de conceitos cotidianos e conceito científico e os conceitos cotidianos eles são deferidos no dia a dia Então dependendo da complexidade do conceito a gente adquire no dia a dia mas tem conceitos científicos que não são adquiridos no dia de eu preciso de uma atividade organizada sistemática é o preciso da escola eu preciso do professor Eu preciso da pessoa mais experiente que organiza uma prática Educacional pedagógico explicativa e vai ajudar o outro a se
apropriar do objeto cultural futebol é o seguinte eu vou fazer mais uma pausa e na próxima parte a gente vai falar sobre pensamento e linguagem. Importantíssimo sobre virose