Oi gente meu nome é Lucas os cobradores do grupo de pesquisa tinta vermelha e tem carregados fazer relatoria do segundo texto do nosso grupo de estudo de introdução ao pensamento de Max dessa vez a gente vai falar de Souza questão Judaica esqueci foi publicado em 1844 na única edição que saiu dos Anéis franco-prussiano sou seja publicada junto com a crítica da filosofia do direito de Hegel introdução que a gente já debateu a gente vai ver que vários temas aquele que se reaparecem nesse mas dessa vez é a questão ela está bastante ligada à situação dos
judeus na polícia a polícia época era o estado Cristão ou seja o estado que não era laico e os judeus ele sofreu uma série de restrições este um por exemplo eram proibidos de acessar as cargos públicos e esse vai ser o pano de fundo desse texto é ele é também uma resposta melhor resposta ao Neo Ribeirão Chamar Bruno Bauer que contra o estado a I da Prússia contra o anacronismo do estado prussiano que já tinha visto no texto anterior vai defender Justamente a sociedade moderna e estado moderno e o Marcos vai responder é as posições
do Global Global tô com qual o mate já visto das no passado cujo circo ele frequentou mas concorre vai a romper aqui explicitamente estamos vai ver que a posição do Max é uma posição de crítica da sociedade civil moderna e do estado moderno a gente vai ver que ele pode até partir do atraso para oceano da do atrás das sociedades alemãs seu tempo É mas ele remete é a partir desse desse ponto de partida a uma crítica da sociedade moderna e estado moderno esse texto é uma resposta direta a dois outros artigos do Bruno Bauer
um desse já marca estão ajudar Acre e o o se chama a capacidade dos atuais do deusa cristãos de se tornarem Livres mas ataca as teses principais dos dois textos eu vou dividir uma exposição aqui em dois volumes o primeiro para responder que o prazo do sagu mesmo macho contra a primeira tese do Balé do primeiro texto e segundo momento para para tratar das críticas dele alto e glúteos vai tomar as três principais do segundo texto Bauer a resposta do Max tava Primeira Pedra do Baú a gente tem que lembrar então de estar no estado
prussiano estado cristão e é baixas o seu Deus não podem exigir igualdade em relação aos cristãos e judeus desejam que a cidadania é incompatível não só com judaísmo mas com a religião em geral vai falar que o caráter Universal do cidadão é contrário ao caráter particular da religiosidade perdão exemplo pode ser obrigatório ao cidadão comparecer a cama faz um sábado isso é incompatível com a obrigação religiosa dos judeus de descansar no sábado então em resumo a posição do meu balde que o Estado Moderno a sociedade moderna cidadania modernas ela só são compatíveis com o ateísmo
estado moderno e tem ser ateu Esse é o Max então ele começa respondendo Bauer remetendo o terreno religioso não tenho sociopolítico e vai perguntar de que tipo de emancipação a gente está tratando aqui mas vai fazer uma separação entre de um lado nos passam política e de outro uma citação humana vamos tratar então o primeiro nenhuma situação política porque senão do Max é que corresponde a sociedade moderna o Estado Moderno são justamente foi bala defende Bauer defende sociedade moderna e estado moderno e acredita que a religião contradisse esses dois elementos então nós você tiver colocar
essa questão é uma expansão política que é o que Bauer defende que é o que os judeus estão reivindicando ela contradiz é a religião mas vai falar que não Ele toma os Estados Unidos como exemplo né falar que foi uma situação política a religião se torna um assunto privado vai falar a vida moderna se caracteriza justamente pela separação entre de um lado o estado e de outros sociedade burguesa é porque daqui não remete simplesmente a classe burguesa mas a sociedade civil como tudo é uma expressão estava presente em Hegel E os economistas políticos do século
18 E tu vai falar o que caracteriza emancipação política é que estado se ergue acima dos elementos na vida civil como esfera separada deles e oposta a eles então aí assim os componentes da vida civil é esse morreram de forma relativamente livre em relação no estado a vida por que separou deles então com isso é propriedade família religião se tornam assuntos privados então a religião ela é plenamente compatível com o Estados modernos só que como outras esferas então todas as esferas da vida civil Ela vai para o campo do privado tem uma separação de público
e privado entre de um lado estado do outro sociedade burguesa Max falar que essa é a essência de emancipação política essa oposição entre Estados e nas burguesa ele vai falar que corresponde a uma posição entre vida humana individual e vida humana em comunidade então estado ele incorpora os assuntos gerais da sociedade aquele se ele e ficou por isso de módulos separados da vida individual então a vida individual ela não é ao mesmo tempo vida em comunidade as vida humana em comunidade se parou na vida de isola forma do estado e essa digital existe agora só
na forma da sociedade burguesa a massa de ficou isso a gente tem na vida individual da vida cotidiana das pessoas uma vida dupla e vai falar que todo mundo é na sociedade moderna de um lado cujo a o bugs de novo porque não tá falando de classe burguesa ele tá falando do indivíduo privado e de outro lado se torna o cidadão então o Boo já se caracterizem por o seu indivíduo atualizado porque não diviso é se separou da vida Comunitária e o estado se separou da sociedade burguesa então eu divido atualizados separados demais mas que
aparece como indivíduo mais concreto por ele tá mais próximo da vida cotidiana dos indivíduos ele aparece como se fosse um indivíduo real o se tornando o cidadão de outro lado ele aparece de forma abstrata indeterminada Então como a gente tem uma vida Comunitária que se separou da vida mais concreta devido ela é como se a vida Comunitária e colocasse como espécie de ilusão a exceção à regra gestação a vida real humano que seria simplesmente a vida individual e e esse é para o máximo Então é essência de emancipação política EA isso se resume à questão
Judaica segundo mas o que interessa não é especificamente o indivíduo religioso e a relação desse indivíduo como estado mas relação entre o estado e os elementos sociedade burguesa que interessa então justamente essa separação essa oposição entre estado e sociedade burguesa essa contradição ela inerente à emancipação política então Marcos não nega a contradição entre a vida de um indivíduo religioso EA vida do cidadão mas se interessa aqui mas simplesmente a vida do religioso Mas a vida burguesa em geral essa vida individual que se separou da vida comunitária O Segundo Max além dessa relação à Central sempre
relação de separação a gente vai ter também uma relação de subordinação então diante da concretude da vida individual o estado eles estão servo da sociedade burguesa como a qualidade ilusória é simplesmente chamado a manter e é os elementos cidades manter à vida privada e à Vida pública estou numa cenas da vida privada ela deve simplesmente garantir a livre movimentação os elementos da vida civil da vida do bojo arco se tornando ele é no servo do bojo Azul indivíduo atomizados separados os demais segundo mais é isso explica os direitos humanos os direitos humanos Esses são todos
os direitos do bojo ar do indivíduo atomizado separados dos demais estão liberdade igualdade propriedade segurança eu tô ligado a manutenção da vida privada nesses colocada nesses termos E aí isso mas foi poema se passa humana da qual já mencionei anteriormente daí vai caracterizar meus passam mas o seguinte modo porque eu vou citar uma citação humana só estará plenamente realizada Quando o homem devido ao real tiver recuperado para se o cidadão abstrato e se tornando a gente genérico na qualidade de homem individual na sua vida empírica no seu trabalho individual nas relações individuais Quando o homem
tiver reconhecido e organizado suas forças próprias com os pontos sociais e em consequência não é separar esse mesmo a força social na forma da força política bom então diante do cenário de emancipação política de uma oposição entre estado e sociedade civil burguesa entre vida humana com qual idade que vida humana individual mas devido à supressão dessa posição então não mais as forças sociais dos seres humanos vão estar separados de suas respectivas vidas individuais Mas passou humano existe então a supressão dessa posição que o indevido em sua vida cotidiana recupere para se cidadão abstrato e e
não cepag mais suas forças individuais das forças sociais isso então uma defesa da supressão tanto do Estado quanto você das burguesas então Max apesar de reconhecermos passam política o progresso diante da feudalidade ele e defende que se vai além disso que ela defendeu mês passou humana e vai além de mais passam por difícil Prime tanto estado com a sociedade burguesa passando então ao segundo texto do Bauer a segunda tese dele vai ser que a religião Judaica ela pôs é mais particular ela tava mais difícil nos passam vai falar que o cristianismo ele é mais universal
ele faz uma valorização do Minecraft 500 prato Diferentemente do Judaísmo que se prende agrícolas locais e Nacionais com isso o cristianismo esse é mais apto a se emancipar e Aqui nós temos que a gente viu da emancipação política Então já atinge a universalidade da Cidadania e meu cristianismo como a religião mais Universal que deve por isso mais é preciso é compatível com a cidadania É mas aqui tá falando de uma remissão para além de si mesmo Christian News esteve aqui se é suprimido que como a gente viu Bauer defende o estado ateu mas ele possui
uma possibilidade maior de levar a cabo esse mais passam e remeter para ler em si mesmo e virtude de seu caráter Universal a resposta do Márcio mais uma vez vai ser primeiro tirar a questão do campo religioso e remeter o campo sociopolítico então não se trataria de investigar a possibilidade de uma expansão a partir da própria religião aí ele já não se explica a partir dela próprio não é mesmo texto teológico que eu investigo a possibilidade de uma situação prática concreta e eu tenho que investigar essa parte da sociedade que engendra religião então falar de
judaísmo cristianismo atuais entender a atual sociedade burguesa a disputa então Max dá os primeiros passos na compreensão dos elementos que compõem a própria sociedade burguesa e a gente sabe que é isso que vai dar a tônica da crítica posterior ver lá no prefácio 59 a gente viu que Max está indo atrás da anatomia da sociedade burguesa é isso que vai tentar fazer aqui buscar a origem da religião na sociedade burguesa então compreender as características da própria sociedade burguesa ainda que nesse texto esses acidente base de modo bastante limitado Max ainda não teve o contato mais
profundo para economia política então a a Christian ver e coloca aqui ainda tá no estado bastante incipiente mas já começa a dar seus primeiros passos mas ele se limita aqui a falar do dinheiro ele define o dinheiro com a potência estragada o alienado aí vai voltar nesse topo do estranhamento quando a gente for discutir os manuscritos econômico-filosóficos e essa olha essa categoria vai ser mais desenvolvida e aqui o estranhamento colocado no dinheiro se dá pelo fato de que ele possui a capacidade universal de troca trazer o dinheiro pode ser trocado por qualquer objeto só que
com isso as pessoas entre elas não se apropriam diretamente dos próprios produtos a riqueza humana ela é apropriado de forma direta mas eu falo mediada então não se produce para se apropriar os produtos mas para adquirir dinheiro e com o dinheiro eu compro então o dinheiro aparece como a potência exterior ao ser humano exterior o processo de produção humano mas sem igual eu não consigo ter acesso a riqueza humana Então eu tenho a a mediação externa o ser humano essencial para apropriação da riqueza com isso o dinheiro se torna fim em si mesmo nesse produz
não preciso ouvir da empresa mas para ganhar dinheiro e com dinheiro ou no fio da empresa o dinheiro está na fim em si mesmo e com isso Max caracteriza o estranhamento focado dinheiro e dá os primeiros passos na compreensão da sociedade burguesa ainda que de modo bastante irritado com esse então é e ficou Panorama Geral do que sobre a questão Judaica E no momento da reunião ele vai poder aprofundar algumas questões mas isso