se caracteriza a educação popular é o conjunto de práticas e de reflexões e de saberes você já a diversidade EA riqueza dos diversos saberes né que componha não saber de da população brasileira não apenas os saberes acadêmicos mas também esses colocados em diálogo para enfrentar é todas as formas de subalternização como a gente fala é querendo significar formas que o que as pessoas se sintam inferiores risadas ou oprimidos e que de alguma forma não consigam ser o agente da sua própria saúde precisam é qual aprender e guarda bem na cachola estuda é um dever até
na escola da viola canção popular em saúde traz um conjunto de princípios que seriam incontáveis né foi um grande desafio a gente conseguir consenso ar identificar quais os princípios que seriam mais importante que seriam mais plausíveis é o que que seria possível a gente afirmar com o princípio também do SUS no momento que a gente tem uma política instituída e que faz parte do sistema de saúde esses princípios da política fazendo arte com problemas uso hoje né Assim como é que idade a participação os princípios da política nacional de educação popular são princípios do Sistema
Único de Saúde também e isso é uma grande conquista né mas é esse conjunto de diálogo de exercício reflexivo pra gente identificar quais os princípios que mais contribuem ou se chegou E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí e a pena é possui né política nacional de educação popular em saúde no SUS foi uma grande conquista para todos nós aí ela vem fortalecer as ações então no Brasil todo existe várias iniciativas várias ações de educação popular e saúde mas na universidade é no serviço de saúde e nos movimentos sociais então a política
ela vem para agregar todas essas ações né que Muitas delas desenvolvia suas atividades de maneira isolada tão a política ela vem para integrar Essas frases que também para fortalecer a partir da política nacional de educação popular em saúde aí foram criados os projetos nacionais A exemplo do vepop-sus do Edi popsul esqueçam programas é que são disparados no país inteiro acho que as elas são importantes porque elas trazem arr o Saber popular é muitas práticas que a gente tem hoje comprovação científica Elas começaram a partir do Saber Popular né do uso das ervas medicinais e agora
né se transformaram em medicamentos as práticas espirituais também são muito importantes para a saúde das pessoas por uma visão mais ampliada do processo saúde-doença e que podem dialogar com o serviço de saúde o cuidado que é oferecido nas unidades de saúde também é [Música] a residência multiprofissional em saúde do campo ela é criada a partir de um projeto de extensão da Universidade de Pernambuco mundo os assentamentos mais antigos daqui do Estado por Jaboatão Zinho onde os residentes de várias áreas saúde mental saúde coletiva Saúde da Família eles passaram um ano acompanhando essa população e percebendo
que as suas necessidades eram muito maiores do que um atendimento pontual né e a partir daí foi criado o coletivo grão de saúde do campo que junto com a gente aqui da Universidade de Pernambuco e com o MSP né e com os quilombolas conseguimos vai fazer a montagem deste programa né e o coletivo ele é hoje muito importante para a gente importância desse curso é essencialmente é que ele não é um curso que universidade e pensou para alguém E aonde é um curso onde a gente está tentando tenta desenhar um esforço em que a universidade
com seus conhecimentos os movimentos sociais com seus saberes possam juntar forças nesse momento tão difícil da realidade em que a gente vive para pensar processos formativos conjuntos processos formativos um dos movimentos sociais aprendam da universidade e que a universidade aprenda então com os movimentos sociais e [Música] a ver isso também curtem esse olhar ele tem sequencial na metodologia na sua estrutura de curso né o filho alternância o pensar a realidade ajudar a renda do campo do sujeito que você me ajudar o semiárido um gente vive e não dá o cerrado que é quando a minha
rendado ele vai olhar o ambiente como um todo realmente não só parte da minha casinha não mas o todo o processo a diferença quando os profissionais se aproximam da Comunidade dos grupos comunitários e se aproximou de maneira muito aberta eles podem aprender com a comunidade suas formas de resistência a vida da maneira como eles vivem Há muitos desses grupos comunitários não obstante as grandes dificuldades que vivem eles conseguem ter maneiras de se cuidar e aí os dois aspectos que eu gostaria de destacar a resistência mesmo política cultural e a outra resistência de sobre cuidar da
própria saúde a partir disso a possibilidade de fazer essas trocas de saberes de conhecimento e eu acho que somente envia as pessoas que estão na cesárea palestra da mesa é preciso mais as apresentações e com as pessoas que tá falando a gente não eu não me sinto somente uma pessoa interessada pelo curso vai ser feita uma pessoa que feita a árvore que está plantada a raiz e jamais a tempestade arrancar apertar o professor falar eu acho que o mais pouco tempo que nós temos aqui a gente não tem somente pensar a gente tem criar eu
tenho que fazer então chegou o momento da gente tem que colocarem em prática aquele que Nós aprendemos principalmente especializações a gente tem mais especializar sujeito tem mais convicções mais segurança daquele carregou estamos aqui para fazer um E aí [Música] e É uma honra a nossa comunidade ter estas práticas vivenciada aqui no nosso dia a dia porque através dessas vivências dos alunos da UEPB veio várias oportunidade de curso na escola técnica de saúde através do SUS então só ver a melhorar a vivência dos nossos idosos das nossas crianças esses alunos foi uma benção foi um presente
de Deus para nossa comunidade existe uma aula de educação e saúde e ela fica só falta lá em uma outra depois da educação popular então a valorização do saber dos Estudantes é a luta né Por uma transformação de uma sociedade mais justa né então esse projeto para mim é um presente essa integração da Universidade no das Comunidades um serviço torna os ossos mais fácil porque a gente tá ajudando os profissionais que sabem conviver com a comunidade Normalmente quando a gente fala de um pouco mais participativo Você fala muito dos sugeridos por conselhos municipais conselhos locais
de saúde esses conselhos eles influenciam muito pouco nas práticas cotidianas sem preferência de cor de credo ou religião de condição social de política ou formação venha de onde vier pois aqui não é cobria o que vale é o cidadão na educação popular ninguém caminha sozinho quando você caminhar juntos se torna fácil caminho dupla já bem conhecida ecobé e cirandas da vida caminho sempre juntinhos são parceiro de jornada a desbravar horizontes caminhão na mesma Estrada bebendo da mesma fonte nos processos de saúde do povo tem sido ponte E aí [Música] e nós trabalhamos aqui é porque
somos um coletivo de movimentos e práticas articuladas lá aneps articulação nacional de educação popular em saúde e também que existem no Ceará desde 2003 né E hoje nós somos um uma mistura nós temos pessoas que trabalham na saúde a partir do da experiência cirandas da vida que a experiência de educação popular no contexto da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza nós temos pessoas que são estudantes trabalhadores e até professores desta Universidade muito chegaram aqui para serem cuidados e hoje viraram cuidadores e nós temos saber pessoas que chegam articuladas a partir dos movimentos populares que fazem
Anéis é uma das possibilidades que o ekobé encontrou aqui foi diz essas parcerias que a gente montou para realização de algumas informações que para gente um significado muito importante como é o das plantas medicinais ou aqui no Ceará desde 83 né começou o projeto de farmácia Viva onde trabalha com fitoterápicos e esses fitoterápicos também pode ser reproduzido nas comunidades como a gente chama de remédios caseiros a massagem terapêutica que quando a gente começou a fazer os primeiros cursos foi de reflexologia que era só uma massagem nas mãos e nos pés e aí a gente espandiu
para fazer a auriculoterapia que é a massagem e as sementinhas que se coloca na na orelha que é uma técnica da acupuntura na investir se colocar a agulha se coloca as sementinhas que isso é importante também né ou você fazer uma massagem relaxante a pessoa tá com muita atenção porque tá fazendo as provas que na universidade porque tá chegando o fim do semestre aí o cara tá enlouquecendo aí arrancando os cabelos e a gente faz uma massagem relaxante aquela pessoa se sente e ativa se sente melhor E aí se sente cuidado e com isso a
massagem realizar aliviar sofrimento e essas ou também no corpo da mente e da Alma 1 e nós lançamos uma busca na comunidade de São Carlos divididas por regiões das práticas populares de saúde e esses praticantes que são entrevistados eles são convidados a colaborar em nessa formação profissional nesse mapeamento das práticas populares também resultam catálogo Quando essas práticas estão escritas por região a forma de descrição das práticas do esse catálogo ela obedece um referencial que de racionalidade médica que se aproxima muito referencial que é formado o profissional da saúde que meio tempo também surgiu a ideia
de fazer um curso de práticas populares de saúde enfim o temos por oferecer como um curso de extensão para ter uma abertura maior tanto para estudantes de outras universidades como para Profissionais de Saúde curso ele organizando o segundo seu mês de cada ano e nós fazemos a seleção dos inscritos com base na diversidade de áreas em uma série de critérios e esse curso Então organizado a em que em alguns momentos são são recebidos praticantes para a contar um pouco das suas práticas sua trajetória de vida na comunidade EA discussão de textos para fornecer o embasamento
teórico esse tema de educação popular e saúde ele não está contemplado nas grades curriculares e geralmente não existem disciplinas que enfoca especificamente esse assunto e a gente sabe da importância desse desse preparo do futuro profissional para dialogar com a comunidade e com os praticantes na comunidade mas o que fina que são oferecidas pelo uma técnica eu acho que é um trabalho fundamental porque ele faz essa conexão entre os alunos que estão na formação da área da saúde e as comunidades que têm propostas ligadas à saúde popular no lado a universidade Então eu acho que é
um veículo de interligação entre a universidade né e as pessoas que estão fora dela para mim foi um processo de aprendizagem de superação e de conhecimento de trocas principalmente é um curso muito complexo porque presencial e longo envolver deslocamento dos agentes comunitários e agentes de vigilância é uma diversidade cultural muito grande e foi construído de um jeito muito participativo né É participativo aqui eu tô falando que uma coisa demorada porque teve todo mundo dando Pitaco opinião vários que o ministério eu tinha universidades tinha os movimentos sociais e foi sendo construído aos poucos né e The
Last of Us 2 falando que eu sou maior que o ele possui um ele tem a duração de 160 horas são 17 encontros cada encontro de 8 horas ele é todo presencial é porém tem também alguns trabalhos de Campo Eu acho que o curso Ele permite uma uma perspectiva mais crítica da própria realidade que esse tocando os livros no seu dia a dia E o planejamento de atuar sobre essa realidade né aqui na casa de uma menina as minhas do Sul é uma casa que tem vários projetos sociais existe uma cenário negativo sobre Nossa tradição
mas o povo não sabe o que o povo de terreiro trabalha com educação popular e saúde mostra mostrar as práticas e os nossos saberes em quando é necessário a gente acolhe orienta e encaminha mas muitas vezes nem precisa encaminhar porque a pessoa recebe acolhimento no terreiro nós temos nossos banhos nós temos nossos é voz Nós temos nossas beberagens nossas burrice que é uma forma da gente tá cuidando do povo que nos procura em E aí E aí [Música] eu espero ter ajudado melhor compreender essas técnicas importantes que serviram para você não precisa decorar na hora
de praticar o que vale mesmo é saber E aí [Música] eu espero ter ajudado melhor compreender essas técnicas importantes que serviram para você não precisa decorar na hora de praticar o que vale mesmo é saber o [Música]