Rev. Augustus Nicodemus | Romanos 15.1-13 | 25/11/2018

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
#AugustusNicodemus #PIPR Rev. Augustus Nicodemus | Romanos 15.1-13 | 25/11/2018 Sigam e curtam nos...
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irmãos abramus a palavra de deus na carta de paulo aos romanos capítulo 15 romanos capítulo 15 queremos saudar a todos os irmãos que estão aqui nessa noite que vieram para o culto que prestamos ao nosso deus também aqueles que nos acompanham pela internet nós vamos ler romanos 15 do verso 1º até o verso 13 romanos 15 11 a 13 ora nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar nos a nós mesmos portanto cada um de nós a grade o próximo do que é bom para a edificação porque também cristo não
se agradou a si mesmo antes como está escrito as injúrias do dos que tinham trajavam caíram sobre mim pois tudo quanto outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito a fim de que pela paciência e pela consolação das escrituras temos esperança ora o deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros segundo cristo jesus para que concorde mente ea uma voz glorificai sal deus e pai de nosso senhor jesus cristo portanto acolher nos uns aos outros como também cristo nos acolheu para a glória de deus depois
de cristo foi constituído ministro da circuncisão em prol da verdade de deus para confirmar as promessas feitas aos nossos pais e para que os incentivos glorifiquem a deus por causa da sua misericórdia como está escrito por isso eu te glorificarei entre os gentios e cantar louvores ao teu nome e também diz alegrai-vos gentios' com seu povo e ainda louvar ao senhor pois todos os gentios' e todos os povos louvem também isaías diz haver arraes dgs é aquele que se levantará se levanta para governar gentios' nele urgentes esperaram o deus da esperança vos encha de todo
o gozo e paz não posso crer para que sejais ricos de esperança no poder do espírito santo vamos orar mais uma vez pedindo a orientação do nosso deus para a compreensão da sua palavra o país estamos diante da sua revelação escrita e pedimos que ter o espírito santo nos conduza na sua compreensão e também no seu significado para nós hoje de cada um daqueles que aqui veio querendo ouvir a tua voz nessa noite saia revigorado renovado destruído corrigido com solado animado a permanecer na fé e que serviu de todo o coração pedimos que aplique a
tua palavra o nosso coração em nome de jesus amém queridos nessa parte da carta aos romanos o apóstolo paulo está tratando com um problema de relacionamento que havia na igreja de roma como nós já vimos paulo escreve essa carta à igreja de roma com o objetivo de apresentar se apresentar o evangelho que ele prega e angariar o apoio dos crentes de roma para a missão que paulo tinha no coração que era pregar o evangelho na espanha e paulo então na carta apresenta no capítulo 1 e no capítulo 15 os seus planos seus projetos de estar
com os romanos e de lá ser enviado para espanha e no miolo ele faz uma exposição das da verdade que ele prega o evangelho que ele ensina na primeira parte da carta do capítulo 11 até o capítulo 11 ele fala a respeito da perdição do homem tanto judeu como gentil fala da justificação pela fé em cristo jesus fala da santidade de vida na libertação dos nossos pecados na libertação da condenação da lei da vida no espírito santo explica qual é a posição da nação de israel dentro do plano de deus ea partir do capítulo 12
ele trata de questões práticas quais são as implicações para a vida cristã de todas essas grandes doutrinas paulo estava falando realizado com algumas questões que estavam acontecendo na igreja de roma alguns problemas que estavam acontecendo na igreja de roma e um deles é exatamente o relacionamento entre judeus convertidos e não judeus convertidos e o problema basicamente reside no seguinte muitos judeus em roma que haviam crido no evangelho eles tinham dificuldade em abandonar os costumes judaicos que eles praticaram a vida toda eles haviam sido ensinados que não podiam comer determinados tipos de comida que não podiam
beber determinadas coisas e que havia dias durante o ano que era dia santos tinha um calendário sagrado que o judeu guardava então mesmo que ele tinha criado em cristo jesus e entendido que cristo era o messias prometido por conta do hábito por conta do costume e talvez até por deficiência na fé e se judeus não se sentirão livres para comer qualquer tipo de comida não se sentirão livres para considerar todos os dias iguais e tinham dificuldade em se sentar à mesa para comer com pessoas que pensavam diferente deles e você tinha por outro lado convertidos
em roma é romanos gregos que haviam crido no evangelho que entraram na que entrar na mesma igreja e que se sentiu absolutamente livre de qualquer restrição da lei de moisés primeiro eram judeus e segundo ele já tinha entendido que em cristo essas leis haviam passado ela tinha um propósito no antigo testamento mas no novo com a vinda de cristo essas leis perderam a validade ea jurisdição sobre o fiel à lei agora é a lei de cristo é a lei do amor viver para a glória de deus amando a deus e ao próximo como a si
mesmo então esses irmãos inclusive havia judeus que também se sentindo agora completamente livres das restrições da lei de moisés tanto esses judeus como gentios' eles então estavam exercitando a sua liberdade comendo todo tipo de comida e considerando todos os dias iguais e aí eu o conflito havia dificuldade imagine uma situação prática até pensar na situação prática a igreja de roma marcou é um encontro de casais e aí o prato principal era feijoada com toucinho de porco hoje dos gentios' que não eram judeus tinha dificuldade nenhuma se não comia o pouco era porque não gostava mas
não tinha nenhuma proibição teológica doutrinária religiosa mas os judeus convertidos eles olhavam por porque dizia-se animal animal imundo de acordo com a lei de moisés e não me sinto à vontade pra comer isso aí e aí como é que ia colocar no mesmo evento pessoas que tinham diferentes cardápios volvidos a convicções religiosas era uma dificuldade a comunhão na igreja derruba lembrando que naquela época era prática dos cristãos se reunir com freqüência para comerem juntos e traziam alimentos de casa compartilhavam entre si era uma prática chamada de festa da fraternidade que durou até o século 21
por conta dos abusos ela foi proibida o foi caiu em desuso a partir do século segundo mas até lá era comum os cristãos todo domingo se reunirem para comer juntos nas casas e trazer o alimento de casa imagina a confusão que isso iria causar por conta das restrições religiosas que algumas pessoas tinham com relação à comida e também com relação à questão dos dias paulo então trata desse assunto aqui ele vai por ele aborda esse assunto nos capítulos 14 e 15 da carta aos humanos ele chama o grupo de irmãos judeus e gentios que se
sentiam livres para comer qualquer tipo de comida sem qualquer restrição restrição ele chama de fortes sejam pessoas cuja fé era robusta o suficiente para não se sentir culpado ou com a consciência culpada por comer aquele tipo de comida que antigamente era proibido pela lei de moisés paulo chama essas pessoas de fortes na fé e aqueles que tinham melindres que tinham dificuldades escrúpulos de comer qualquer tipo de comida paulo chama de fraco fraco na fé ou seja a fé naquelas pessoas eram era uma fé de defeituosa era uma fé débil era uma fé que precisava de
reparos que precisava de ajuda então paulo trata os dois grupos usando esses nomes estão explicando isso que a gente vai encontrar esses dois nomes aqui então é preciso que a gente já sabe do que paulo está tratando nós vimos que paulo coloca dois princípios até agora vêm os dois princípios que paulo coloca pra quê pra ajudar aqueles irmãos a conviver no geral paulo se dirige aos fortes porque quem é forte tem mais responsabilidade dos fracos ele se dirige aos fortes e ele primeiro o primeiro princípio que está na primeira parte do capítulo 14 é que
cristo é o nosso senhor ele é senhor tanto dos fracos como senhor dos fortes porque essa questão como isso não como aquilo não é uma questão essencial para a salvação é aquilo que a gente chama de adiar fora ou coisas bem diferentes e que pensar de um jeito um do outro não vai afetar a minha fé em cristo para perdão de pecados então paulo diz que cristo é senhor tanto dos fracos como dos fortes e que quem come quer agradar a cristo e quem não come também quer agradar a cristo então o desejo de todos
é o mesmo em torno do mesmo senhor então senhorio de cristo é colocado como aquele primeiro princípio que deveria ser observado para que os dois grupos permanecessem juntos eles têm o mesmo senhor e têm o mesmo objetivo que agradar esse senhor o segundo princípio que paulo coloca é o princípio de que a liberdade cristã ela é controlada pelo amor ao próximo e aqui está se dirigindo aos fortes você se sente livre para comer todo tipo de comida e você tem esse direito em cristo porque de fato nenhuma comida em si é impura diz apóstolo paulo
aqui mas se você come com escândalo se você serve tropeço para a consciência do seu irmão e não por amor ao seu irmão você deveria abrir mão seu direito seja minha liberdade em cristo é limitada pelo amor ao próximo e pelos interesses do reino de deus e agora nós encontramos um terceiro princípio que é o que nós lemos aqui onde paulo coloca o exemplo de cristo como modelo particularmente para os fortes primeiro no fato de que cristo não agradou a si mesmo cristo não agradou a si mesmo mas ele veio ao mundo para agradar ao
pai e fazer a vontade do pai e segundo que cristo ele sendo o nosso modelo ele nos acolheu da mesma forma nós devemos acolher os nossos irmãos então é isso que nós vamos ver nessa noite terceiro princípio e com isso paulo encerra a questão das diferenças de opinião a respeito desse assunto nós vamos dividir a nossa passagem em duas partes na primeira parte o apóstolo paulo fala que nós que somos fortes devemos agradar os irmãos fracos naquilo que é bom para a edificação conforme cristo fez está no verso 1º até o verso 6 e na
segunda página eles que nós e aí está falando para os dois grupos devemos nos acolher mutuamente como também cristo fez ea encerra o assunto é interessante que cada uma dessas partes ela segue a mesma estrutura uma exortação depois fala do exemplo de cristo cita a escritura e termina com uma oração então paulo estruturou essas duas partes do mesmo jeito e isso facilita a nossa compreensão então vamos sem demora mais pra primeira parte onde o apóstolo paulo diz que nós devemos procurar agradar os outros e não a nós mesmos como também cristo não se agradou a
si mesmo mas procurou agradar o país sair do verso 1º até o verso 6 ele começa dizendo no verso 1º ora nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar nos a nós mesmos então essa exortação que ele faz aqui ele faz para os fãs fortes e ele se identifica como forte no verso 1º nós que somos fortes e isso é significativo porque paulo era um fariseu paulo era um judeu zeloso da lei ele seria estritamente todas as observâncias do antigo testamento entre elas aquela dieta as restrições alimentares que foram mandadas
por deus através de moisés e que você encontra no livro de levítico inclusive a guarda do calendário sagrado que incluía as três grandes festas tabernáculo páscoa e pentecostes e agora do sábado dele de da lua nova paulo guardava aquilo estritamente fazia parte da religião dele quando ele conheceu a jesus cristo no caminho de damasco ele compreendeu que cristo era consumação e o cumprimento de toda aquela lei e agora ele não se sentia mais obrigado a seguir aquelas leis da antiga aliança que tinha a ver com o uso de costumes mas ele se sentia livre livre
para comer de tudo e considerar todos os dias iguais e verde seguir aquele calendário sagrado é claro o que está em jogo aqui não é o dia de domingo é a questão aqui é se um judeu deveria por obrigação continua a guardar o sábado e outras datas do calendário religioso paulo se sente absolutamente livre para não fazer isso então e se considera forte e aqui no verso 1º então ele faz um apelo aos demais irmãos da igreja de roma que pensam como ele outros judeus liberados não é bom chamar assim que se sentiam completamente livre
das peias da lei de moisés ele disse ele faz essa exortação nós devemos suportar as debilidades dos fracos os fracos aqui são aqueles irmãos que tinham aquela dificuldade paulo diz que nós devemos suportar as debilidades do fraco note que embora paulo os considera como irmãos ele considera os fracos como irmãos mas considera que a fé deles é débil isso aqui é um ponto importante quando a bíblia manda que a gente não cause escândalo para o irmão fraco isso não significa que a gente não pode chegar ou não deve chegar no irmão frank disse olha eu
vou começar a papel na tua frente nem bolinho de cosme damião balinha de cosme e damião na tua frente que eu sei que ficou ofendido mas eu queria que você estudar se a bíblia que você verificar se se esses grupos eu é uma coisa baseada na bíblia ou a questão da prática evangélica brasileira alguma coisa da tua consciência ou da sua própria experiência psicológica seja lá o que for mas verifica-se tem fundamento então é pra deixar o fraco quieto não vamos respeitá-lo mas também não vamos chegar nele a palavra suportar aqui que paulo significa literalmente
carregar como quem carrega um fardo então quando ele diz nós que somos fracos fortes devemos suportar a debilidade dos fracos significa que nós devemos ajudar os fracos a carregar os seus fardos ou no caso aqui o sentido é ajudá los a perceber que aquelas restrições e aqueles escrúpulos tudo já se cumpriu em cristo jesus e que eles podem se sentir livres de toda aquela legislação que a gente chama de legislação cerimonial é essa a orientação que paulo dá para os fortes suporte carregue ou ajude os fracos a carregar as debilidades da sua fé e não
procure agradasse a si mesmo final do verso um não procura agradar a si mesmo porque essa é a nossa tentação é eu tenho direito de comer o que eu quero já estou foi o livre cristo a minha fé me disse que eu posso comer o que eu quiser e de repente eu vou deixar de comer porque tem um irmãozinho que fico escandalizado o que vai ser levado a fazer a mesma coisa e se sentir culpado por conta do meu exemplo eu vou abrir mão da minha liberdade porquanto o que os outros pensam se é exatamente
isso que paulo está dizendo por que o alvo do cristão final do verso um não é agradar a si mesmo nós não devemos agora não é essa a razão de sermos cristãos não é esse o nosso chamado agradar a nós mesmos não vivemos para agradar a nós mesmos não é essa a orientação da nossa vida no verso 2 paulo então tira uma conclusão portanto já que é nosso dever o dever dos fortes suportar as debilidades dos fracos portanto cada um de nós a grande o seu próximo do que é bom para a edificação como é
que o agrado um fraco no que é bom para a edificação ajudando ele a se fortalecer na fé mostrando pra ele a bênção que é a liberdade em cristo o que é como é maravilhoso viver sem as restrições da antiga aliança toda aquela legislação todas aquelas proibições gente no meio evangélico infelizmente existe muito legalismo normas agora trazendo para nós normas práticas leis que foram criadas pelos homens pela tradição e que são colocaram na consciência dos fiéis têm grande que se sente culpado que não têm certeza da sua salvação vídeo angustiado de quetta desafiando a deus
ou desobedecendo a deus qualquer coisa que ele faz ele não conhece a liberdade alegria um gozo da salvação é é viver livremente em cristo jesus tem muito legalismo no meio evangélico e essa palavra ela precisa ser dita nós temos que ajudar as pessoas a entender a liberdade em cristo jesus e usar essa liberdade de maneira responsável é isso que significa o verso dois cada um de nós a grade o seu próximo no que for bom para edificação no contexto se iria ajudar os fracos a crescerem na fé a se fortalecer e deixar de lado aquelas
restrições que não tem fundamento nenhum na palavra de deus e aí vem o exemplo de cristo que é colocado como estímulo peço três porque também cristo não se agradou a si mesmo nós somos discípulos de cristo ora nem cristo se agradou a si mesmo cristo não viveu pra buscar o seu próprio prazer ele não viveu para buscar os seus interesses ou desfrutar sua plena liberdade ao contrário veja aí o verso 3 antes diz o apóstolo paulo como está escrito as injúrias qiu trajavam caíram sobre mim aqui paulo descreve a atitude de cristo citando as palavras
de davino salvos 69 e verso 9 esse é um salmo messiânico salmos messiânicos são aqueles alvos em que o messias fala em que o autor do saulo profetiza a respeito do messias e nesse saulo há uma descrição dos sofrimentos messiânicos dos sofrimentos que o servo do senhor teria de passar e entre eles está isso aqui quando ele diz que as injúrias o deus dos que têm júri a vão os insultos os xingamentos todas as palavras e as maldades daqueles que têm júri a vão elas caíram sobre mim nesse salmo o messias se apresenta como sendo
aquele que vai receber sobre ele as injúrias que os homens dirigem a deus ele como que toma o lugar do servo sofredor daquele que vai sofrer pela culpa da humanidade e pelos pecados da humanidade ou seja ela está dizendo que cristo ele veio ao mundo não parece agradar a si mesmo mas para levar sobre se as injúrias dos homens ele veio pra agradar ao pai como ele disse lá no getsêmani se possível passar de mim esse cálice mas se não seja feita a tua vontade e não a minha a vida de cristo sempre foi orientada
por esse princípio agradar o pai fazer a vontade do pai ainda que aquilo tenha lhe custado morte e morte de cruz o próprio cristo não procurou se agradar a si mesmo mas conforme já estava escrito ele se entregou para sofrer e pagar as injúrias lançadas sobre o pai para agradar o pai conforme o plano que ele tinha estabelecido antes da fundação do mundo se cristo tivesse agradado a si mesmo ele não teria descido da glória ele não teria encarnado num bebê numa manjedoura ele não não ter encarnado no ventre da virgem maria digo e não
teria nascido como bebê numa manjedoura no local humilde no estábulo ele não teria nascido de um o povo pequenininho perdido lá no meio do oriente médio obscuro eu não diria vivido uma vida de sofrimento de hostilidade e muito menos passaria pela traição e pela morte de cruz e pelo sepultamento como ele passou se o interesse dele fosse agradar a si mesmo mas exatamente porque o alvo de cristo sempre foi agradar o pai é que ele desce da glória assumir a nossa humanidade passa por todo aquele sofrimento para que no fim ele possa fazer a vontade
do pai o argumento de paulo é exatamente esse verso 3 também cristo não se agradou a si mesmo não se agradou a si mesmo assim também vocês vocês não devem buscar agradar a si mesmo mas buscar o interesse de deus e o bem do próximo acima do seu próprio interesse no méxico 4 apóstolo paulo explica que isso que a bíblia diz a respeito de cristo não é só sobre o messias por que alguém poderia dizer tudo bem né isso de agradar ao pai a ponto de abrir mão da sua glória de sofrer isso é coisa
para o messias não diz o apóstolo paulo tudo o que outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito a fim de que pela paciência e pela consolação das escrituras temos esperança aquele versículo dos salvos 69 diz o apóstolo paulo não se aplica somente ao messias não porque tudo o que está escrito no antigo testamento foi escrito para o nosso ensino ou seja aquilo que se diz de cristo também é dito dos seus discípulos foi para o nosso ensino que davi escreveu que escreveu para que nós também tivéssemos a mesma atitude de cristo para que
nós também procuraremos agradar o pai em todas as coisas não buscar o nosso interesse aqui paulo declara qual foi o propósito de deus nos dá a sua revelação por escrito com o objetivo de deus nos deu esse livro pra que ele nos deu esse livro a resposta está aqui primeiro foi para o nosso ensino é através desse livro que deus nos ensina ele nos instruir os seus caminhos ele revela sua vontade ele diz o que é que nós devemos fazer ele é se apresenta e diz aquilo que ele nos oferece gratuitamente em cristo jesus é
através das escrituras que deus nos ensina e dessa forma nós temos aprendemos paciência somos com solados e temos esperança que são as três coisas que paulo menciona aqui aprendemos a paciência somos com solados e temos esperança nesse versículo nós encontramos base para uma das doutrinas mais queridas da reforma protestante sola escritura é através da bíblia e da bíblia somente que deus nos ensina nos consola e nos enche de esperança porque tudo o que foi escrito foi escrito com essa finalidade essa é a maneira que deus escolheu e determinou para edificar a sua igreja pelo ensino
que vem das escrituras por isso que é importante o estudo da palavra de deus por isso que é importante estarmos juntos para ouvir a palavra de deus por isso é importante você ler a sua bíblia você meditar sobre a na sua bíblia você estuda lá acuradamente com rigor porque é através dela que deus console deus da paciência e de ausência de esperança então não pense que o que está escrito foi só com relação à cristo não diz o apóstolo paulo tudo o que foi escrito foi para o nosso ensino se aplica a nós também esse
princípio depois de dizer isso então paulo ora pelos romanos têm diversos cinco versos seis horas o deus da paciência e da consolação pois concedam mesmo sentir de uns para com os outros segundo cristo jesus para que concorde mente é uma voz glory fiquei só deus e pai de nosso senhor jesus cristo nessa oração que paula que faz pelos romanos ele se dirige a deus como sendo o deus da paciência e da consolação não é sem razão por que a novela anterior ele disse que pela bíblia deus nos dá paciência e nos da consolação e então
agora no verso 5 ele se refere a deus como sendo aquele deus que concede estas duas coisas aquilo que deus promete ele dá através dos meios que ele estabeleceu paulo diz no versículo anterior que é pela bíblia que nós temos paciência consolação e aqui ele ora ao deus que concede paciência consolação por que deus faz isso pela sua palavra ele pede que deus conceda o mesmo sentir de uns para com os outros em cristo jesus ele está pedindo que deus dê aos fortes e aos fracos o mesmo sentimento de uns para com os outros paulo
está pedindo que eles pensem igual o que seria na verdade um erro não tem como todo mundo na igreja pensa igual sobre essas coisas a gente tem que pensar igual nas grandes doutrinas da graça de aprovação total salvação somente em cristo autoridade da escritura deus trino único deus verdadeiro é surrey são de cristo entre os mortos sua segunda vinda céu inferno nisso nós temos que concordar mas tem muito mais na vida cristã do que somente isso como por exemplo essa questão aqui e com certeza nunca haverá unanimidade na igreja em todas as questões paulo está
pedindo que a gente seja com o soldadinho de chumbo o meu pensamento igual e não está pedindo isso mas ele está pedindo que a gente tenha o mesmo ânimo em relação um álbum sounds outros de acolhimento de compreensão de não entrar em discussão não comprar briga nos separar nos nossos irmãos por questões que não são essenciais à fé que não pertencem à natureza essencial do cristianismo como eu já disse quando comecei essa série aqui é essa parte eu disse que se você der uma olhada na história da igreja e vou ver as divisões que houve
na cristandade nos seus dois mil anos boa parte das divisões era por conta de questão secundária os crentes briga e vou embora porque discordam se o pastor tinha que usar paletó e gravata podia pegar de calça jeans e camisa social o pau quebra não concorda e vai embora igreja presbiteriana da calça jeans igreja presbiteriana do paletó e gravata a história está cheia é claro que estou exagerando na ironizando um pouco mas a história está cheia de exemplos assim está cheia dizemos assim são paulo ora para que deus conceda era o mesmo sentimento de uns para
com os outros fortes sentindo pelos fracos a mesma coisa que os fracos sentem pelos fortes amoremcristo aceitação e respeito em vez de briga e racha por conta dessas coisas que paulo considera absolutamente secundárias ele pede isso no verso 5 para que 10 6 concorde mente ea uma voz glorifique keys ao deus e pai de nosso senhor jesus cristo concorde mente ea uma só voz lembra coral não é que o coral faz então é como se ele dissesse que deus dê vocês o mesmo sentimento a ponto de que vocês sejam capazes de fazer um coral e
cantar a mesma música juntos a uma voz e concorde mente vocês glorifiquem ao nosso deus que está nos céus eu sei que se a gente pegar o exemplo do coral nem todo mundo no coral pensa igual nessas questões mas eles cantam a mesma música e eles oram e pedem a deus para que deus seja glorificado através da voz que eles vão elevar em gratidão e adoração a deus diante do culto é isso que paulo está pedindo que a igreja seja unânime que a igreja tem o mesmo sentimento que a unidade entre os irmãos que não
haja discussão e briga nessas questões que são absolutamente secundárias essa é a primeira parte na segunda parte segundo a exortação nessa primeira parte a exortação foi não se agrave a si mesmo como também cristo não se agradou mas a grade o seu irmão procurando aquilo que é bom para edificação dele na segunda parte paulo está dizendo a mesma coisa com outras palavras só que agora a exortação é para que nós nos acolhamos uns aos outros versus 7 portanto a luz de tudo o que ele falou acolhei vos uns aos outros como também cristo nos acolheu
para a glória de deus mais uma vez ele usa o exemplo de cristo depois de dar uma exortação acolher significa no contexto você receber o outro o fraco receber o forte eo forte receber o fraco sem discutir a opinião dar as boas-vindas abraçar com o irmão ter amor e expressar esse amor através da união dos sentar juntos e comer juntos é isso que paulo faz o que ele quer que a igreja faça que a igreja se acolher usar os que os membros da igreja se a esse acordo mutuamente que não aconteça isso de um dizia
assim ó ram a gente pensa diferente nesse assunto eu não vou recebê lá em casa não quero nem se você tiver na reunião da igreja onde tem uma comida eu não vou a não acolhimento que a igreja seja uma igreja onde os membros se recebam apesar de diferentes opiniões nessas questões secundárias e mais uma vez ele coloca o exemplo de cristo ele diz no verso 7 como também cristo nos acolheu para a glória de deus o senhor jesus nos acolheu sendo ele o irmão forte e nós os irmãos fracos ele nos acolheu como seus irmãos
ele morreu por nós ele deu sua vida por nós de forma que nós puder podemos somos acolhidos na família de deus como irmãos do nosso senhor jesus cristo então essa mesma atitude de acolhimento que cristo teve conosco pecadores indignos e merecedores de qualquer favor é que paulo pede que a igreja tenha entre os seus membros acolheram uns aos outros como cristo também acolheu cada um de vocês na família de deus em seguida no verso 8 paulo como que traz um consolo para os judeus porque quem os fracos eram geralmente compostos de judeus que já tinha
dificuldades com a lei de moisés olha o que para o dia 10 hoje eu digo pois que cristo foi constituído ministro da circuncisão em prol da verdade de deus para confirmar as promessas feitas aos nossos pais é como se paulo pudesse imaginar que os judeus não em roma quando lê se isso aqui de certa forma se está tratando nós que somos judeus e que temos a revelação de deus o pacto que foi feito conosco as promessas que deus fez ao nosso ancestral abraão as promessas que ele fez ao nosso ancestral davi só está tratando a
gente no mesmo nível desses pagãos desses povos idólatras que agora que conheceram a verdade se converteram jesus cristo paulo disse cristo primeiramente ele foi ministro da circuncisão ou seja a palavra ministro aqui no grego é diácono diácono é aquele que serve a cristo foi primeiro veio primeiro para servir os judeus é com o que pra dar um consolo para os judeus e ele e cristo veio primeiro para os judeus em prol da verdade de deus para confirmar as promessas feitas aos nossos pais ou seja de fato cristo primeiramente veio ele veio servir a salvação aos
judeus os da circuncisão como se fosse diácono que serve para confirmar que as promessas de deus eram verdadeiras tudo o que ele prometeu abraão isaac e jacó se cumpre em jesus cristo então de cristo primeiro acolhe os judeus está dizendo isso pra evitar que o judeu fique meio que dizendo não é justo paulo isso você está dizendo eles não cristo na verdade ele veio primeiro para servir a vocês e também versa 19 que vem para que os gente us glorifiquem a deus por causa da sua misericórdia cristo não somente acolheu os judeus primeiro mas também
acolheu gentios' para que os incentivos glorifica a deus pela misericórdia misericórdia era essa deus não tinha nenhuma aliança com o brasil com brasileiro aliança de deus foi com a ação de israel nós somos estranhos à aliança de deus nós não fazemos parte da semente de abraão entretanto deus né a misericórdia e através da incredulidade ea queda dos judeus ele trouxe os incentivos para dentro da sua aliança para dentro do seu povo paulo tinha tratado disso no capítulo 11 lei em casa depois do capítulo 11 humanos onde paulo fala da misericórdia que deu se estendeu aos
gentios trazendo-os enxertando os como galhos de oliveira brava na oliveira original no lugar dos judeus que foram quebrados por conta da incredulidade então eu vejo o raciocínio de paulo se acolher uns aos outros porque cristo primeiro acolheu você judeus e acolheu você gentil também pra que vocês glorifiquem a deus pela sua misericórdia e em seguida seguir no mesmo padrão que tinha feito antes ele cita a bíblia para provar isso que cristo acolheu gentios' também na igreja como havia colhido judeus ele faz quatro citações das três partes mais importantes do antigo testamento que é a lei
a os salmos e os profetas ele vai citar um salmo ele vai citar uma passagem de isaías e vai citar uma passagem da lei então vamos ver o que eles aqui final do século 19 e depois de dizer que os antigos glorifica a deus por causa da sua misericórdia diz como está escrito toda vez que paulo diz como está escrito ele vai agora introduzir a prova bíblica do que ele acabou de dizer então como está escrito aí a primeira citação é do livro dos salmos 18 verso 40 por isso eu te glorificarei entre os gentios
e cantarei louvores ao teu nome aqui o messias se dirige a deus dizendo que ele haveria de cantar os louvores de deus no meio dos povos que não era a nação de israel já profetizando que um dia os objetivos haveriam de se converter a segunda situação de deuteronomy 3243 é um hino de moisés depois da vitória sobre faraó e quando atravessam o mar vermelho nesse no maravilhoso moisés diz assim alegrai vos hoje em tías com o seu povo já profetizando que um dia os não judeus que são gente us haveriam de se alegrar com o
povo de deus e ainda 10 ou 11 agora a situação dos alvos 117 louvar ao senhor gostou dos gentios' e todos os povos que louvem é mais uma citação neste ano dos salmos já prenunciando que o gentil também fariam parte do povo de deus e que levaria o nome do senhor e finalmente eles city saias capítulo 11 verso 10 com isaías diz haver a raiz de jessé aquele que se levanta para governar gentios' e nele gentios' esperaram paulo então fecha agora o seu argumento o que ele está dizendo aqui é irmãos judeus e gentios fracos
e fortes se acolher uns aos outros porque cristo não somente veio acolher os judeus como ele tinha prometido aos pais da nação judaica mas ele também veio para acolher gentios' aqueles que não têm essas restrições como está escrito ea ele cita várias passagens do antigo testamento para provar o que está dizendo e ele termina com uma oração igualzinho ao que tinha feito na primeira parte verso 3.000 deus da esperança você deixa de todo gozze pais não posso crer para que sejais ricos de esperança no poder do espírito santo ele não somente é o deus de
consolação de deus da paciência como paulo cita na primeira oração mas ele é também um deus de toda a esperança como paulo cita que na sua 2ª oração e ele pede que esse deus o zhengma de esperança a esperança aqui é a certeza espectante é a certeza que espera que deus cumpra as suas promessas e paulo sempre quando fala de esperança aponta para a vinda do senhor jesus cristo como sendo a consumação e tudo aquilo que o pai prometeu que haveria nos dar e como nós precisamos dessa esperança vivemos num mundo desiludido onde as pessoas
não têm um não tem razão não de viver não tem perspectiva não tem resposta para as questões grandes questões existenciais da da sua vida mas o cristão é alguém que é cheio de esperança e essa esperança dada por deus e ele faz isso diz aqui o texto mediante o nosso crise à medida que nós cremos no senhor jesus cremos na palavra de deus vivemos esta palavra e se deus da esperança nos enche de esperança para que possamos ser ricos pelo poder do espírito santo dessa virtude que é tão necessária para dias infelizes como esses que
nós vivemos eu quero concluir queridos com algumas aplicações para nós quer que nós podemos aprender aqui primeiro lugar embora paulo coloque esses grupos de não comer determinadas coisas como sendo não matéria de fé mas questões diferentes contudo ele considera estas coisas como sendo debilidades e aqui mais uma vez eu digo embora a gente tem que respeitar a consciência dos fracos nós não podemos deixar consciência do fraco de para ética da igreja senão a gente vai virar uma seita não podemos deixar a consciência dos fracos de para ética da igreja se nós vamos virar aceita e
vamos perder a nossa liberdade em cristo jesus pela qual os apóstolos e mártires tão duramente batalharam e pela qual morreram também nós devemos suportar agradar e acolher esses irmãos mas devemos também ajudá-los a amadurecer na fé para que eles próprios desfrutem da liberdade que há em cristo jesus segunda coisa que nós aprendemos neste texto é a importância das escrituras elas foram dadas por deus para que nós fossemos instruídos ensinados e edificados e que portanto é nosso dever de estudar essa revelação fazer dela o centro da nossa vida guiar-nos por ela a mala estudá-la memorizá-la decorá-la
tomar decisões com base nela terceira coisa que nós aprendemos aqui é que o senhor jesus cristo ele é apresentado na bíblia não somente como o nosso salvador mas também como exemplo e modelo de como nós devemos agradar o pai há um sentido em que nós não podemos imitar jesus porque a religião de jesus não era a mesma nossa jesus não era cristão ao contrário do que muita gente pensa não é um cristão jesus não tinha pecados para confessar jesus não tinha consciência de culpa jesus não precisava de um mediador entre a religião de jesus não
era cristianismo é uma religião lado paraíso da perfeição antes da queda então nesse sentido nós não podemos limitar a jesus mas nós podemos imitá lo na sua humanidade em que ele se submeteu à vontade do pai ele viveu para a glória de deus ele viveu para agradar ao pai nesse sentido a bíblia ou coloca como modelo para nós ele não somente é o nosso salvador mas ele também é o nosso exemplo no que consiste em agradar o pai e viver para a glória na glória do pai a terceira lição terceira lição que eu queria trazer
para nós na verdade agora são mais aplicações eu queria trazer uma aplicação primeiro lugar para aqueles que estão aqui nessa noite e que têm restrições de consciência de comer determinadas comidas e consideram que é pecado como aquelas coisas que a lei de moisés proibia falando claramente sangue pouco e algumas outras coisas eu queria nessa noite desafiar você é que você examinar se as escrituras mais claramente e que você verificar se essa dificuldade que você tem é realmente está quebrando a lei de deus você é uma questão extremamente pessoal porque é muito difícil você carregar restrições
e dificuldades que não tem origem na palavra limites que não foram originados na palavra de deus mas que é fruto de tradição humano de ensino errado de uma perspectiva errada a respeito das escrituras sagradas eurico você examinar se isso aqui mas também do mesmo lado eu quero falar pra você se sente à vontade a pergunta é se o seu alvo na vida é desfrutar de toda a liberdade que cristo lidar ou se você pensa em ajudar o seu próximo especialmente aqueles que têm dificuldade e que poderiam ficar escandalizado sou tropeçar por conta do seu exemplo
eu digo isso porque às vezes entre os próprios estamos em nome da liberdade nós tomamos certas medidas vão fazendo certas coisas que acabam não é edificado a verificando a igreja fico pensando é nas festas que nós fazemos às vezes onde a gente sabe que vai ter gente lá que vai ter dificuldade se for servido algum tipo de bebida não é ea gente diz não a gente é tudo maduro tudo a crescido tudo forte na fé e me encaixar o cachaça não tome alguma coisa lá né e vai entristecer alguns irmãos eu já fui à festa
de casamento que saiu gente bêbada de lá já fui para a festa de casamento que saiu gente bêbada de lá e às vezes a gente usa liberdade sem pensar no próximo sem pensar no próximo e no bem da igreja a nós devemos colocar o amor ao próximo em primeiro lugar cristo não procurou agradar a si mesmo mas as injúrias do que juravam a deus caiu sobre ele isso deve nortear nosso os nossos princípios talvez você está aqui nessa noite mas você não tira tempo para ler meditar estudar o escutar a pregação da palavra de deus
se acabou de aprender nessa noite que o caminho de deus para instruir nos consolar e nos encher de esperança é através daquilo que foi escrito e como você pode ter consolo você pode ter paz ser um crente maduro quem sabe até de eficiência da sua fé não é exatamente por isso que você não tira tempo para estudar a palavra de deus escutar a palavra de deus ou meditar sobre ela eu sei que você tem trabalho se você tem família e está cheio de filhos para cuidar você tem responsabilidades é no seu trabalho no seu estudo
à universidade é muito exigente mas nada disso é desculpa se á no dia do juízo o facebook vai provar de que essa desculpa de que você não tinha tempo é mentira isso é provável que o facebook tem tempo pra ver o sap sap você tem tempo para consultar as mídias você tem tempo para o dia do juízo as mídias serão usadas contra você é nessa desculpa que você diz que eu não tenho tempo para ler a palavra de deus não tenho tempo nem pra para meditar orar então queria que pensassem nisso nessa noite e finalmente
queridos acolhamos uns aos outros como cristo nos acolheu sejamos uma igreja que ama que recebe que foca no que é essencial que não abre mão das grandes doutrinas da graça que estão expressas na nossa condição de fé mas que ao mesmo tempo é tolerante acolhedora daqueles que divergem e matérias que são consideradas indiferentes ou secundários para a vida cristã oremos deus querido nós queremos pedir que nos conceda o mesmo espírito que havia no teu filho jesus e que o exemplo dele guia nossa vida quando tratarmos dessas questões pedimos que os sonhos de acolhimento coração acolhedor
sejamos uma igreja
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