Esse é o maior projeto de construção do mundo e também um dos mais polêmicos. Neom quatro letras que refletem a ambição desmedida de um país. Arábia Saudita Uma enorme região no noroeste do país, onde cidades futuristas devem surgir The Line, Oxagon, Trojena, Sindalah e outros novos locais que veremos mais tarde.
Mas entre as imagens 3D e a realidade, qual é o grau de avanço do trabalho? É isso que vamos descobrir hoje, neste novo episódio de Looking 4. Nos últimos meses, houve uma enxurrada de eventos na Neom, desde grandes anúncios até o início da construção no local.
Tudo isso enquanto os primeiros elementos dessa imensa região do futuro devem ser entregues este ano. Mas, como em qualquer projeto de construção, é melhor começar com uma base sólida. Portanto, vamos voltar ao início da história.
Idealizado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed ben Salman, o Neom é um projeto futurista que visa estabelecer uma imensa mega cidade de 9 milhões de pessoas em uma área entre o Mar Vermelho, a Jordânia e o Golfo de Acaba, uma imensa extensão equivalente em tamanho a um país inteiro como a Bélgica, que verá gradualmente o surgimento de edifícios de um novo tipo até 2030. Uma data simbólica que corresponde a do plano geral do país. O Visão 2030.
Esse programa visa modernizar o país e encontrar um modelo econômico mais sustentável, antecipando o fim da renda do setor de petróleo. E para atingir seu objetivo. O país parece estar pronto para investir dinheiro, já que o custo inicial do trabalho foi anunciado em cerca de 700 bilhões $.
Esse investimento é financiado principalmente pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. Uma soma impressionante que deve aumentar a luz dos anúncios dos últimos meses. Além de projetos bem conhecidos, como o polêmico Berlin, ao qual retornaremos no final deste vídeo.
Novas empresas foram adicionadas, aquelas que já estão em construção. Uma delas é a loja, um local de turismo que abrigará três hotéis de luxo. O vídeo promocional mostra edifícios futuristas situados perto do Golfo de.
Acaba no meio de um vale magnífico. Um total de 120 quartos será dividido entre os três edifícios. O Oasis Hotel foi projetado por Mário Cucinella o Adventure Hotel por Chris Van Duijn e o Wellness Hotel por Shaun Killa.
Três arquitetos conhecidos por suas propostas arquitetônicas futuristas. Shaun Killa, por exemplo, é conhecido por ter projetado o Museum of the Filter, um dos edifícios mais simbólicos de Dubai. Os promotores prometem preservar 95% do ambiente natural como parte de sua promoção do ecoturismo sustentável.
É improvável que essa boa vontade corresponda à realidade do trabalho que está por vir. Embora as imagens geradas por computador mostrem edifícios em perfeita harmonia com o ambiente natural. É difícil acreditar que a construção de tais edifícios ocorrerá sem danificar o local.
Até o momento, não foi anunciada nenhuma data para o início da construção. Quatro outros projetos, todos às margens do Golfo de Acaba, foram revelados. A maioria deles são novos destinos turísticos que parecem estar reservados para os mais ricos.
Uma clara tentativa de fortalecer a oferta de turismo de luxo da Neom. Com esse espírito, foi apresentada uma criação ainda mais futurista Epicon, um resort do futuro composto por duas imensas torres de vidro que parecem ter saído de um filme de ficção científica. Uma terá 225 metros de altura e a outra 275.
Leonard Milford, um dos arquitetos do épico, faz uma referência direta ao mundo da ficção científica no vídeo de apresentação. É difícil provar que ele está errado, pois o vídeo mostra o edifício surgindo do nada no meio do deserto. As duas torres, juntamente com as residências na praia ao lado delas, abrigarão um heliporto, um hotel e lojas de luxo com os mais altos padrões de qualidade.
Essa promessa de luxo, relaxamento e escapismo ecológico parece não ter fim. Quer um resort à beira mar de alto nível? Vá para Sirana e sua marina.
Acessível apenas por barco. Outro resort com vista para o mar é o Norlana, um novo complexo turístico que à primeira vista parece menos grandioso do que as outras construções, mas ainda com a mesma promessa de conforto. Por último, mas não menos importante, o Aquellum.
Essa é uma nova fantasia que ocorrerá no Golfo de Acaba. Essa novidade será construída verticalmente dentro de uma montanha, de modo que os edifícios só serão visíveis para os visitantes quando eles estiverem dentro da marina, dando acesso a esse novo destino turístico e de vida de luxo com um foco mais cultural. Utamo também fez parte do frenesi de anúncios nas últimas semanas no lado saudita.
Um teatro espetacular situado dentro de uma montanha. Esse teatro troglodita será acessível por barco depois de passar por um jardim especialmente projetado e pelo único portão monumental. Os dois arquitetos do projeto imaginaram um local único para a arte, com capacidade para 2600 espectadores.
Infelizmente, assim como o restante dos edifícios, esse projeto ainda não tem data de entrega. Os últimos meses no Neom tem sido como um grande concurso de arquitetura. No programa Projetos, cada um mais insano que o outro, apresentados com grande alarde e comunicação habilmente orquestrada.
Embora todos eles façam parte do Neon e, portanto, da Visão 2030, é difícil acreditar que todos eles estarão em operação até essa data, especialmente porque os olhos do país e do mundo estarão voltados para outra parte da Arábia Saudita. Riad A cidade acaba de ser oficialmente designada como sede da Exposição Mundial de 2030. Esse evento global promete atrair milhões de visitantes de todo o mundo.
É também uma oportunidade ideal para a Arábia Saudita mostrar sua visão de mundo especial em termos de planejamento urbano e arquitetura. Um exemplo é o anúncio do projeto de construção Meca AB, um cubo gigantesco de 400 metros de altura, que pretende se tornar a nova face da capital saudita decididamente voltada para o futuro. A conclusão da construção está programada para antes de 2030.
A influência de Neom certamente também estará no centro da estratégia de comunicação da Arábia Saudita em 2030. Mas quais edifícios estarão de fato em operação e quais permanecerão como utopias? Os últimos meses parecem ter nos dado o início de algumas respostas, já que alguns edifícios estão tomando forma no local.
A primeira indicação vem de informações divulgadas em outubro passado pelos promotores do projeto. Hoje, a Neom representaria quase 3000 funcionários no Departamento de Serviços e 60. 000 trabalhadores no local.
Esses números são difíceis de verificar, já que as informações sobre o projeto são guardadas a sete chaves pelo governo saudita. A única certeza é que a vida está começando a tomar forma no solo, perto dos vários locais de construção. Isso é particularmente verdadeiro em Sindalah Lá, a luxuosa ilha destinada ao turismo.
Uma cidade temporária parece ter sido estabelecida nos arredores da ilha, de acordo com imagens de satélite. O tempo é essencial, já que esse complexo de hotéis de luxo e Marina deve ser inaugurado em 2024. Pelos vários vídeos disponível, não há dúvida de que a construção está bem encaminhada, com navios porta contêineres se revezando para trazer os materiais necessários para construir o projeto.
O Sindalah era o projeto mais modesto da Neom antes dos últimos anúncios. Ele contará com uma marina de 86 ancoradouros, serviços de luxo e três hotéis. O grupo de hotéis de luxo Marriott, que assinou um contrato de parceria com a Neom, parece confiante de que o local será inaugurado em breve.
De fato, em seu site é possível encontrar várias ofertas de emprego para a abertura de seus hotéis no local. Finalmente, nas imagens aéreas, o gramado verde do campo de golfe no meio da ilha contrasta fortemente com a areia e o concreto ao redor. Prova de que as atividades para os ricos estão começando a tomar forma.
No entanto, o ritmo acelerado da construção faz com que nos perguntemos sobre a promessa ecológica de neon. Assim como em outros locais, Sindalah é vendido como um paraíso ecológico de natureza intocada. Na ilha, entretanto, tudo parece ter sido remodelado.
Mais a leste, duas outras cidades operárias foram estabelecidas. As comunidades Neom um e dois foram construídas em apenas alguns meses. No local é possível encontrar serviços públicos, instalações esportivas e até mesmo uma Starbucks.
Essas infra estruturas abrigam aqueles cuja missão é levar a cabo o projeto de the line. Esse projeto maluco tem como objetivo construir uma cidade vertical de 9 milhões de habitantes, com mais de 170 quilômetros de extensão. O trabalho titânico de escavação ainda está em andamento e de uma visão aérea.
A rota da futura linha está se tornando cada vez mais clara. Vários pilares também estão sendo erguidos ao longo dessa imensa rota para sustentar o futuro edifício, que terá quase 500 metros de altura. A infra estrutura necessária para construção, como os postes de transmissão de eletricidade, também está sendo instalada no local.
Empresas internacionais estão trabalhando para dar vida ao que ainda parece uma utopia, ainda mais do que no caso do Sindalah O custo ecológico desse projeto é uma questão importante, embora os arquitetos da Delineie prometam campos de turbinas eólicas e painéis solares para tornar o edifício neutro em termos de carbono. Sua construção gerará uma atividade poluente considerável por muitos anos. Enquanto isso, continua a construção de um Oxagon, uma cidade flutuante destinada a ser o porto e o coração industrial de neom.
De acordo com os anúncios oficiais, o primeiro terminal deve ser inaugurado em 2025. Ele será uma das portas de entrada da região para o Mar Vermelho, uma artéria vital para o comércio internacional. Outro anúncio é a entrada em operação em 2026, da maior usina de hidrogênio do mundo, a ser financiada a um custo de 8 bilhões $.
As primeiras turbinas eólicas que, juntamente com os painéis solares, fornecerão a energia necessária para o funcionamento da usina, foram entregues no final de 2023. Oxagon também deve incluir uma seção residencial e turística com uma enorme cidade sobre palafitas. Por enquanto, parece que o trabalho nessa parte de Oxaguian ainda não começou.
Para concluir esta visão geral, vamos dar um passo a frente em direção ao resort de inverno do futuro trojena. Assim como em outras partes de neom, o principal avanço diz respeito ao trabalho de escavação. Talvez isso seja ainda mais importante aqui, pois algumas das montanhas ao redor precisam ser niveladas antes que a construção possa começar.
De acordo com os dados cartográficos, nenhum dos prédios mostrados nos vídeos de divulgação ainda está sendo construído, mas o tempo é essencial. Trojena deverá sediar os Jogos Asiáticos de Inverno em 2029. Uma contagem regressiva que não impede que os desenvolvedores multipliquem seus anúncios.
O exemplo mais recente é a revelação de um arranha céu de 330 metros de altura a ser erguido no local tão alto quanto a Torre Eiffel. Ele ficará em uma das margens do enorme lago artificial que será o ponto central do resort de inverno. O edifício, projetado pela famosa arquiteta Zaha Hadid, é absolutamente suntuoso, mas assim como o restante do local, ainda não se sabe se ele realmente virá à luz do dia.
Assim terminamos o vídeo de hoje. Espero que você tenha gostado e se gostou, não se esqueça de se inscrever no canal. Obrigado por assistir e nos vemos em breve no Looking 4.