[Música] eu convido você então pra abrir sua bíblia comigo em mateus capítulo 5 mateus capítulo cinco versos de uma 3 é o texto que vamos expor nesta noite com a graça de deus mateus 5 de uma 3 vendo jesus as multidões subiu o monte e como se assentar se aproximaram se os seus discípulos e ele passou a ensiná los dizendo bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus amém eu quero pensar com vocês sobre o tema a receita de jesus para a verdadeira felicidade o texto que nós lemos abre aquele
que é conhecido com maior sermão pregado na história da humanidade o sermão do monte pregado pelo maior pregador de todos os tempos o senhor jesus e ele é o maior pregador porque ele a própria verdade ele é o maior empregador porque ele a própria verdade encarnada é o verbo encarnado na verdade jesus é tão incomparável que suas palavras são oráculos as suas obras são milagres a sua vida é um modelo a sua morte é o supremo sacrifício a sua ressurreição a mais splendida vitória ea sua segunda venda a mais doce esperança enquanto nós não conseguimos
conhecer todas as faces dos ouvintes ele conhece o coração de todos os homens jesus sendo maior pregador de todos os tempos o supremo pregador ele está absoluto mente qualificado para tratar conosco sobre a verdadeira felicidade e eu quero dizer pra você que a fé cristã que o cristianismo é a religião da felicidade nenhum problema em um homem buscar a felicidade o homem foi criado para isso deus o criou obras e infeliz deus não criou o homem para viver frustrado alguns geólogos dizem que há o propósito da vida não é a felicidade a santidade é preciso
concordar que o propósito dos faróis ea santidade sede santos porque eu sou santo mas não é verdade que o propósito de deus para nós não seja a felicidade e eu penso que quem capturou esse entendimento com mais precisão foram os teólogos e oeste mista quando reunidos no século 17 na abadia de westminster em londres na inglaterra fizeram uma pergunta a pergunta foi esta qual é o fim principal do homem e eles responderam o fim principal do homem é glorificar a deus e gozá lo para sempre aí eu preciso concordar com o pregador americano john piper
quando eu disse que o meu e o seu problema não é a busca da felicidade absolutamente não o nosso problema é contentarmos com a felicidade pequena demais limitada de mais terrena demais passageiros de mais superficial demais quando deus nos criou nos salvou pra maior de todas as felicidades a felicidade de conhecê lo e amá lo de fruir lo de vivermos da glória dele então o senhor jesus cristo está aqui aprendo pra nós o caminho para esta verdadeira felicidade onde ela está o dinheiro do sucesso na fama dos prazeres nas conquistas da cultura no reconhecimento eo
aplauso dos homens onde está a felicidade como encontrá la o grande sábio salomão no seu período de crise existencial ele escreve o livro de eclesiastes e no capítulo 2 deste livro ele faz uma jornada na busca da felicidade ele procurou a felicidade em primeiro lugar no álcool acho que a felicidade estava no fundo de uma garrafa desiludido procurou a felicidade na riqueza tornou se um homem riquíssimo uma fortuna colossal mas não encontrou a felicidade lá e do e partiu para as aventuras tendo mil mulheres entregando-se as delícias dos prazeres carnais mas frustrou se novamente então
procurou a felicidade na fama no sucesso e tornou se um homem reconhecido em seu tempo como mais sábio mais culto o mais rico o mais famoso e ao final desta procura descobriu que tudo isso não passava de bolha de sabão de vaidade só colorido mas nenhuma consistência nenhum conteúdo onde está a verdadeira felicidade então é sobre esse assunto eu quero conversar com você à luz do texto que nós acabamos de ler o primeiro ponto é que a verdadeira face da felicidade é um grande paradoxo aos olhos do mundo irmãos um grande paradoxo porque a verdadeira
felicidade é abraçar o que o mundo repudia e repudiar o que muda aplaude senão vejamos jesus diz feliz é o pobre e feliz é o que fora feliz é um manso feliz é o que têm fome e sede de justiça feliz é um recorde ozu felipe ou puro de coração feliz é o pacificador feliz é um perseguido por causa da justiça se você parar pra perceber esses valores estão completamente esquecidos e completamente hostilizados por esse mundo feliz ao soberbo feliz eu durão feliz é aquele que luta pelos seus direitos e até usou o direito do
outro feliz eu que bebe todas as taças dos prazeres feliz é aquele que não sofre perseguição mas pro 2 perseguição portanto a proposta de jesus da verdadeira felicidade é a proposta que não está ligada aos valores que este mundo aplaude se você quer ser verdadeiramente feliz você não deve ler a receita do mundo você deve seguir a norma de jesus segunda coisa a verdadeira felicidade não está nas coisas externas mas nas realidades em terna suas é por isso que jesus não diz bem aventurados os ricos eles têm coisas eles têm posses eles têm bens eles
têm fortunas eles têm propriedades mas a riqueza a verdadeira riqueza não é aquela que está nas coisas que você toca mas na realidade que está dentro do seu coração as riquezas não satisfazem sabe porquê porque a bíblia diz que deus colocou erní tarde no seu coração e tudo aquilo que não é eterno não preenche o vazio do seu coração por isso a verdadeira felicidade à luz do que jesus ensina não está centrada na posse das bênçãos mas na intimidade na fruição da intimidade com o abençoador se você apenas se contentar com as bênçãos você não
vai ser feliz porque na verdade a fonte da felicidade não está no que você recebe está na relação plena e íntima e abundante da com aquele que doou a você todas as coisas por isso amados irmãos a verdadeira felicidade consiste em desfrutar da plenitude de deus ele é o sol ele o escudo ea herança ea fonte ea rocha e alegria ea esperança ele tudo pra nós 3º a verdadeira felicidade não é uma promessa para o futuro mais uma realidade para o presente notem comigo que jesus não disse bem aventurado serão os humildes de espírito bem
aventurados serão os pobres de espírito bem misturado são em outras palavras há o projeto de deus pra você pra mim é que você e eu sejamos felizes agora às vezes nós ouvimos uma espécie de pregação onde a vida que está aqui é gemido é choro e lamento é tristeza e abatimento e então mas tem uma filha estar lá esperando a gente no futuro na eternidade então lavam seus filhos aqui não aqui você vai sofrer aqui você não vai ser feliz aqui você vai gb mesmo e passa essa ideia de que a felicidade está adiadas para
a eternidade mas o projeto de deus é que você seja feliz já agora não apenas depois que você chegar lá mas enquanto você caminha para chegar lá ea caminho da glória segundo porque eu quero chamar sua atenção à luz desse texto é que a verdadeira felicidade está fundamentada no ser e não no ter primeiro o que então a significa ser humilde de espírito ou pobre de espírito pra definir melhor vamos ver o que não significa primeiro não significa pobreza financeira deixou só explicar para vocês que o termo que você tem da sua bíblia e melhorados
humildes a palavra no grego não é humilde a palavra melhor traduzida seria pobre e daqui a pouco eu vou explicar que tipo de pobreza então me permita a partir de agora não usar a expressão humilde de espírito mais usar a palavra pobre para que você entenda onde esse texto que a chegar então não é feliz se a felicidade não significa pobreza financeira já está dizendo bem aventurados os pobres no sentido de pobreza financeira foi francisco de assis quem começou com essa ideia de que a felicidade está em você abrir mão dos bens abre mão da
sua casa abrir mão do seu conforto abrir mão das propriedades e você então ir para o mosteiro ou viver um voto de pobreza porque é assim que você encontraria felicidade que é bobagem é bobagem isso não tem nenhum amparo na escritura só porque a pobreza em si não é um bem assim como a riqueza em si não é um mal à pobreza financeira pode ser fruto até mesmo da obra do diabo ou da exploração ou da ganância ou da preguiça então jesus está dizendo que feliz é o pobre financeiramente falando ele está falando isso pra
ele está tratando desse assunto segundo ser pobre de espírito não significa ter uma vida espiritual pobre ou seja jesus não está elogiando aqueles que são espiritualmente pobres descuidados nosso espírito ao pobre santidade pobre piedade pobre conhecimento pobre amor pobre em fé pobre em ações de caridade pobre em boas obras jesus é julgou como severa as palavras a igreja laudicéia que se dizia rica jesus não você é pobre miserável cega nua jesus elogia igreja ao contrário terceiro ser pobre de espírito não significa pobreza de autoestima você conhece gente assim ah eu sou um coitadinho à tardinha
de mel eu sou tão fraquinho eu não consigo fazer nada eu não tenho nenhum eu na verdade eu sou um zero à esquerda e você começa a se diminuir você começa a a achatar isso não é virtudes e defeitos e pecado essa atitude lá dos espinhos de israel que olharam para os gigantes e não lá e são gigantes nós somos gafanhotos aos nossos olhos nós somos gafanhotos então preste atenção nisso quando você está se diminuindo conquanto autoimagem você está criticando é o criador porque deus não errou o projeto não é jesus está falando disse que
pobreza e melhorar os pobres é é ser pobre de auto estima mas então o que significa o que significa o primeiro ser pobre de espírito irmãos é a base para as outras virtudes jesus começa lançando esse alicerce é impossível você pensar nas outras virtudes decorrentes das bem aventuranças se você não começar por este alicerce por esta base pobre de espírito de espírito de jesus começar por exemplo bem aventurados os limpos de coração estaremos perdidos não dá pra nós o que significa isso o começo da bem aventurança é quando você reconhece que você precisa se aproximar
de deus de mãos vazias sem pleitear direitos sem reivindicar o que você pressupostos a mente merece você precisa chegar diante de deus pobre e necessitado dizendo senhor eu não tenho nada eu dependo de ti eu pareço de ti eu necessito do teu socorro eu necessito da tua ajuda a não ser que você comece por aí não há esperança e é por isso que eu gostaria que você entender se agora o significado da palavra pobre que aparecem no grego deve durados humildes de espírito bem aventurados os pobres de espírito a palavra pobre aí tem duas palavras
no grupo é pobre a primeira palavra a palavra p nes ip nes é o pobre que não tem o luxo mais possui o básico ele não tem o supérfluo mas não tem necessidade do básico esse é o ps ela é pobre vai ter uma casa para morar ela é pobre mas tem roupa vestir ela é pop vai ter então é pra dormir ela é pobre mas tem comida sobre a mesa é pop mas não a vida boa não tem necessidade eu só não tem luxo mas ele é pobre esse é o ps mas a segunda
palavra pobre no novo testamento no grego na língua grega é a palavra tocou os ea palavra protocol os descreve o pobre mim digo o pobre desprovido de tudo o pobre que não tem nada o pobre que está numa plena e total necessidade ea palavra que jesus no texto bem aventurados os pobres de espírito não é pênis é por box o que então isso significa significa o seguinte que feliz é o homem que reconhece sua total carência e coloca portanto a sua plena confiança em deus porque jesus resistiu tanto os fariseus é porque o senhor eliseu
se aproximavam como alguém que tinha direitos eles se achavam melhor do que os outros eles batiam palmas pra eles mesmos eles fazem o pacto das suas virtudes ele se autoelogiar vão na sua piedade na sua vida de oração nas suas bolas na sua prática religiosa eles achavam que tinham méritos e virtudes para estagiarem diante de deus porém aqueles que chegaram como o publicano senhor tem misericórdia de mim eu sou um pecador esses alcançar o favor esses alcançarão misericórdia esses de fato eram pobres de espírito se você parar pra perceber é somente aquele que é reduzido
a nada e repousa na misericórdia de deus pode ser considerado pobre de espírito e atitude que moisés teve senhor quem sou eu nem sei falar é a atitude de isaías demonstrou aí de mim senhor eu estou perdido é a atitude que pedro demonstrou o senhor eu sou um pecador afasta de mim é a atitude que paulo demonstrou miserável homem que eu sou exatamente isso que significa ser pobre de espírito é você chegar diante de deus o senhor eu não tenho nada eu dependo completamente a tua graça se você parar pra entender isso consciência disso é
a sua verdadeira riqueza ser pobre de espírito é a nossa verdadeira riqueza porque a riqueza de cristo só pode ser apropriada pelos pobres de espírito com pobres portanto são aqueles que pensam que são ricos lembra da igreja diz myrna jesus se dirija e diz mesmo assim eu conheço a tua pobreza mas tu és rico quanto mais pobre de espírito você for mais rico você será aos olhos de deus quanto mais virtudes você é stada sobre você mesmo em você mesmo mais miserável você agora porque devemos ser pobre de espírito porque só depois que você reconhece
que você está vazio é que você pode ser cheio como é que deus vai encher você dá graças a deus você tento perdido de você mesmo como é que você vai ser cheio do espírito santo se você é um poço de orgulho transbordando de vaidade e quando você se esvazia a deus acho você se você não for pobre de espírito você não vai valorizar cristo você não vai desejar cristo você não vai desejar graça você não vai desejar ser pleno de deus você já se basta você já tá cheio de você mesmo quando você não
for pobre dos de espírito você não estará pronto portanto é receber a graça de deus enquanto você não for pobre de espírito você não pode ir para o céu só porque bem aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus portanto lá no céu só entra um tipo de gente que é pobre de espírito limpa entrará no céu batendo o pé e eu estou aqui por meu merecimento achei muito engraçado e é um outro contexto completamente diferente tem nada a ver uma coisa com a outra mas uma pessoa que foi eleita domingo
agora ontem no estado de são paulo bateu no peito 5 muita alegria com muito entusiasmo assim na efervescência da celebração eu ganhei por mim mesma eu ganhei eu ganhei ela repetiu algumas vezes é claro que era na campanha polícia não tem nada a ver com salvação entretanto do ponto de vista espiritual ninguém vai poder chegar no céu com bandeiras e bandeirolas eu cheguei porque eu mereci eu fiz por onde eu tinha virtudes para chegar até aqui não absolutamente não só vai entrar lá os pobres de espírito porque dos tais é o reino dos céus como
podemos saber que estamos ou que somos pobres de espírito quanto você pode fazer uma avaliação de você mesmo para saber será que eu sou então primeiro quando toda a base da sua aceitação por deus está nos méritos de cristo que está confiando em ser recebido por deus aí eu acho que eu vou ser recebido por deus porque eu não bebo não fumo não danço eu não mato no roubo e um adultério eu eu trabalho e os honestos um bom pai eu sou crente o frequenta a igreja e entrego meu desmo essa é a base se
você reconhece que você depende totalmente da graça de deus e da graça do senhor jesus cristo para você se aproximar de deus você só pode se aproximar dele pelos méritos de jesus então você pode ter certeza você pobre de espírito segundo mas você pode saber quando o seu coração estiver desprovido de toda e qualquer vaidade leia com dia atentamente o o livro de jó e você vai ver aquele homem era obeso que o próprio deus disse isso aliás o mais piedoso a sua geração mas enquanto ele estava sendo provado muitas vezes ele argumentou com deus
e para deus dá a oportunidade a ele para ele mostrar pra deus as suas virtudes e seus predicados morais sua justiça mas de repente esse homem tem uma visão da glória de deus da majestade deus da santidade de deus do poder de deus e nesse momento esse homem se encolhe para dizer o seguinte eu te conhecia só de ouvir mas agora os meus olhos de ver e por isso eu me à bueno pó renascença enquanto estiver uma gota de farisaísmo no seu coração de você achar que você tenha alguma coisa em você mesmo pra que
você seja recomendado a deus qualquer gota de mérito pra você entrar no céu pelo seu próprio pé esforçou predicados morais falta e ainda esta tarde esta bênção ser pobre de espírito quais são os motivos para nós temos pobres de espírito o primeiro é porque sendo assim esta é a nossa riqueza nós somos ricos se formos pobres o reino de deus é invertido é de ponta cabeça quem perde e quem ganha quem ganha e quem perde e quem perna não me façam comparações a aaa eu sei que vocês são espertos no reino de deus perder a
vida e ganhar lá ganhar a vida é perdê la no reino de deus se é pobre de espírito é ser rico aos olhos de deus no reino de deus ser cheio de si é ser plenamente miserável pobre cego e do agora preste atenção que esta felicidade é uma recompensa para o presente bem aventurados os pobres de espírito porque dos tais é o reino de deus dos tais é o reino de deus não diz dos tais será o reino de deus e aqui está uma gloriosa verdade meus amados irmãos de que o céu embora ainda não
usufruído na sua plenitude agora mais ele já pode ser nosso agora significa que você pode ter certeza da sua salvar sam eu posso lhes garantir que poucas doutrinas das escrituras é mais são mais consoladoras são mais consoladoras do que esta é você saber que não é necessário você chegar lá pra ter certeza você já pode ter certeza agora enquanto você caminha você tem plena convicção porque jesus foi categórica bem aventurados os pobres de espírito que dos pais é o reino de deus ou o reino dos céus não é apenas uma bênção para ser usufruída no
futuro mas para ser usufruída já no presente mas para um pouquinho pra pensar comigo bem aventurado é bem aventurado que significa isso feliz mas a palavra feliz aqui no grêmio é makários e makários não é apenas feliz é muito feliz mas que felicidade quando eu digo pra vocês se alguém é feliz ou está feliz porque existe uma diferença existe entre está feliz em ser feliz concordam que a diferença deixou lhes dar um exemplo vocês já ouviram falar do doutor spafford médico melhor dizendo um advogado que viveu no século 19 na cidade de chicago ele era
muito rico em uma das cruzadas do doutor do clima mude em chicago ele foi convertida cristo vocês já leram que houve um grande incêndio certa feita em chicago quando o mundo estava pregando por lá neste incêndio este doutor spafford perdeu boa parte da sua riqueza virou cinza não bastasse essa tragédia financeira e tinha quatro filhos e um fio seu filho morre e ele então pra aliviar a dor do luto resolve uma viagem com a sua família com a sua esposa e as quatro filhas na véspera da viagem ele não pode embarcar com a sua mulher
e suas filhas e então embarca às com a promessa de que iria na semana seguinte ao encontro delas ao embarcarem enfrentam um terrível naufrágio e as quatro filhas movem naquele acidente sua esposa manda um telegrama salva porém só ao saber da tragédia ele pega um navio para encontrar sua mulher e pede o comandante pra mostrar pra ele exatamente o local do naufrágio onde as suas filhas foram engolidas pelas águas e enquanto aquele navio era sovado pela fúria das ondas o deus que inspira canções de louvor nas noites escuras colocou no coração dele uma canção e
ele escreveu e nunca mais escreveu qualquer outra apenas esta nesta canção ele disse 'se pais a mais doce e deve esgotar sidor a mais forte sofrer ou seja onde for twitface saber que feliz com jesus sempre sol sou feliz com jesus meu senhor é claro que um pai que vê suas filhas morrendo ou tem notícia de que suas filhas morreram não está feliz mas ele é feliz se tem jesus estarão a situação passageira momentânea ser constance ao mas ser é algo permanente a palavra macário não trata de uma felicidade circunstancial e passageira é mais uma
felicidade que não depende da circunstância não é estar feliz é ser feliz então não importa o problema que você esteja vivendo seja de saúde seja financeiro seja familiar seja no casamento seja no trabalho seja de qualquer ordem se você é pobre de espírito você é feliz você pode até não estar feliz agora em virtude de uma circunstância adversa mas se você é pobre de espírito você e membro da família de deus você é filho de deus você é herdeiro de deus você tem o céu como seu lar e à sua pátria e você é feliz
essa é a verdade bendita gloriosa das escrituras agora preste atenção essa felicidade embora já real ela ainda será potencializada a a plenitude máxima com nós entrarmos neste reino dos céus embora o reino de deus está dentro de nós e nós estamos dentro do reino agora ainda o reino da graça mas chegará o dia em que nós entraremos no reino da glória eu vou lhe dizer que então esse vem o reino dos céus é sede ao esplendor dos maiores rios do mundo primeiro porque o seu fundador o próprio deus segundo porque esse reino será mais rico
do que todas as riquezas de todos os ver em terceiro porque este reino é o reino da perfeição plena e absoluta as glórias de salomão serão nada eu acho que os palácios dos xeiques dos emirados árabes serão valiosas porque este reino é sede em segurança nada contaminado entrará nenhuma maldição porque este reino excede a todos em estabilidade os reinos deste mundo passaram mas o reino de cristo eterno hétero e a você que é pobre de espírito pertence esse reino eu quero morar com vocês e fazendo uma pergunta agora pessoal você já recebeu este reino você
já é pobre de espírito você tem em cristo a sua maior alegria que eu acho curioso que quando jesus pregava essas coisas não foram os fariseus que se consideravam ricos em méritos e lotes que sonhavam com o estabelecimento reino com sangue espada mas foram os publicanos desprovidos de qualquer justiça própria e carências completamente da graça para os primeiros a entrar neste reino jesus disse muitos últimos serão os primeiros e muitos primeiros serão os últimos quem somos nós nesta noite vamos ficar em pé vamos orar deus nós fomos desafiados nesta noite pela tua palavra esta palavra
verdadeira esta palavra viva esta palavra poderosa esta é a tua palavra nós somos também desafiados deus a examinar o nosso próprio coração e nós pedimos tem misericórdia de nós não deixa o nosso coração nos enganar se existe ainda uma gota de farisaísmo em nós que ela seja destruída agora em nome de jesus se existe qualquer sintoma em nós e soberba de altivez de justiça própria meu deus tem compaixão de nós e não permita que no nosso coração haja qualquer sentimento de autoexaltação de auto-suficiência dá nos a bênção de 'nossa chegarmos a ti como aqueles que
nada têm a reivindicar mas que clamam por misericórdia socorro porque a tua palavra diz que tu és aquele que despede os ricos vazios mas aqueles que chegam de mãos vazias o enche de fartura e de riquezas bendito é o teu nome de deus porque a tua palavra nos ajuda a encontrar o caminho da verdadeira felicidade nos tomar a tomarmos posse dela ea felicidade não está neste mundo nem nas coisas deste mundo a felicidade verdadeira está no reino dos céus e este reino é que nós queremos mais do que ouro e prata com com bom é
bom feliz é para nós saber que este reino nos pertence benedita é o teu nome abençoou o teu povo alegra a alma do teu povo encha o teu povo de alegria indizível cheio de glória nesta noite ao voltarmos para casa voltemos sobre a sua bênção o teu cuidado a tua proteção em nome de jesus amém vamos cantar os