o Olá tudo bem meu nome é Juliana Garcia ser intensivo pedagógico hoje nós conversaremos novamente Sofia G Vygotsky valon teorias psicogenéticas em discussão no vídeo de hoje abordaremos todos os conceitos que foram trazidos pelo autor IV de la taille e o foco assim como no vídeo anterior é falar sobre a construção da inteligência e também sobre afetividade só que agora pela Ótica do Piaget é muito comum nos encontrarmos textos ou mesmo vídeos que vão falar sobre Piaget e Vygotsky como se as duas teorias fossem percorridas por caminhos muito diferentes a novidade desse livro é justamente
mostrar o que é igual o que é similar e até complementar e a primeira similaridade que nós vamos começar hoje é sobre as trocas sociais sobre as relações ou sobre a socialização entre a g não se pode negar que desde o desenvolvimento intelectual é simultaneamente obra da sociedade e do indivíduo dentro da nossa construção do conhecimento do nosso desenvolvimento como seres humanos nós começamos uma jornada que inicia-se com o nosso Nascimento e vai até a adolescência segundo Piaget como ele é muito metódico ele vai organizando por faixa etária cada acontecimento que vai acontecer com cada
um de nós no caso da primeira faixa etária que ele definiu é a que acontece com os bebês de 0 a 2 anos e ele vai nomear esse período da nossa história de estágio sensório-motor sensório porque é nele que nós estamos aprendendo ou descobrir o todas as Sensações e motor porque é nesse estágio que nós vamos aprender os movimentos engatinhar andar tocar descobrir tudo o que está ao nosso redor primeiro que ele não acredita que haja socialização antes da linguagem e nesse momento a gente não está e ainda falar É por isso que aqui ele
considera abusivo falarem real socialização da Inteligência Essa é essencialmente individual pouco ou Nada devendo as trocas sociais essa frase Pode parecer estranha se nós pensarmos no contexto da sociedade atual em que as crianças estão presentes em diversos momentos do que nós chamamos de socialização mas é que está a pegadinha é muito importante a gente entender o que é socialização para o PG e socialização para ele não é aglomerar por exemplo E sim fazer trocas trocas significativas coerentes e cooperativas de pensamentos ideias e informações entrar em contato com você passar todas as minhas opiniões e ideias
e ouvir as suas ideias mesmo que a gente pense muito diferente e lembre que essa conversa essa troca essa socialização será feita sempre com muito respeito o estágio questão das crianças pequenas que ocorre dos 2 AOS 7 anos outra vai chamar de pré-operatório que é um pré-evento algo que antecipa o que iniciam desenvolvimento maior aqui já aparece a linguagem então automaticamente também começa a socialização mas não é uma socialização efetiva da Inteligência existe alguns fatores que podem impossibilitar essa socialização da Inteligência o primeiro deles é o pensamento egocêntrico que é um padrão muito recorrente em
crianças pequenas que é mesma ideia de eu estar no centro do mundo o segundo fator que pode impossibilitar essa socialização da Inteligência é a incapacidade de aderir a uma escala comum de referência condição que é necessária verdadeiro diálogo se eu não tenho referência se eu não tenho repertório você não tem informações para manter um diálogo para manter uma troca isso também vai dificultar vai impossibilitar e esses fatores eles dificultam essa socialização o autor também vai falar em uma incoerência que acontece nesse período ou seja e o momento ela pode utilizar o argumento e logo em
seguida ela retoma um outro ponto de visto ela mesmo Contrariar sua informação o autor também vai falar sobre operações mentais que ocorrem neste momento e o ponto chave o que ele destaca nesse texto é a reversibilidade Ou seja a capacidade de pensar simultaneamente o estado Inicial e o estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos o próximo estágio terceiro estágio é o que acontece com as crianças um pouco maiores elas vão dos sete aos onze anos que o estágio concreto finalmente o autor vai defender que todo o desenvolvimento cognitivo raciocínio desse período permitem a
inteligência chegar a coerência a objetividade mas tanto a busca do conhecimento quanto da coerência não representam e se poderiam atribuir a um indivíduo isolado são antes de mais nada necessidades decorrentes da vida social Então nesse momento a criança ainda faz escolhas e também age no seu meio a partir de necessidades a partir de fatos concretos daquilo que está acontecendo na sua vida o que que ele vai falar aqui que a socialização aqui ela já ocorre Mas ainda ela continua sendo precária e nesse momento o foco do livro ele vai se recair sobre as relações as
trocas interpessoais que o Piaget vai chamar de interindividuais entre os indivíduos Então esse início de socialização que ama a socialização da Inteligência porque primeiro desenvolvo biologicamente e depois do stress por meio da linguagem internamente para fazer as trocas com as pessoas que estão ao meu redor elas podem ocorrer de duas formas e Dependendo da forma que eu escolher fazer essa troca com a criança por e e eu terei dois tipos de resultados diferentes e é sobre isso que a gente vai começar a conversar agora o primeiro modelo a primeira forma de fazer essa relação inter-individual
é pela coação ou conhecido eu falo e você ouve eu mando e você obedece segundo o autor esse tipo de relacionamento esse tipo de troca na verdade de troca não tem nada ou seja ele vai falar que existe um baixo nível de socialização afinal de contas eu falo e eu imponho e você não pode conversar você não pode ter opinião própria ele também vai falar que não vai possibilitar Ou vai impossibilitar as construções mentais ou operações metais isso porque se você só pode fazer o que eu defini o que eu pensei no trás exigido de
você nenhuma reflexão em outras palavras eu impossibilita o que você Desenvolva o seu raciocínio e um peço que você aprenda fala sobre os assuntos o autor também vai falar aqui que o respeito ele é unilateral Ou seja você precisa me respeitar mas eu não preciso te respeitar o outro modelo a outra forma deu atuar com as crianças ou com as pessoas é por meio da cooperação isso porque ele vai defender não a assimetria a diferença nas comunicações ou no diálogo na socialização e sim a assimetria ele vai falar em controle muito de argumentos onde todas
as pessoas devem contribuir devem participar da argumentação para que todas as pessoas possam desenvolver essa habilidade e é por isso também que ele vai falar que na cooperação aí sim nós vamos ter um alto nível de socialização um nível de troca muito significativo da Inteligência dos conhecimentos das construções lógicas Além disso ele vai falar que a cooperação não é algo estático parado ou e se está dito a cooperação ao contrário ela é móvel formal e não material quando eu discuto e procuro sinceramente compreender outrem comprometo-me não somente a não me contradizer a não jogar com
as palavras mas ainda me comprometo a entrar numa série indefinida de pontos de vistas que não são os mesmos mas também é importante a gente saber que Apesar dele relatar a diferença entre equação e cooperação o autor não vai ser totalmente contrário a equação ele vai dizer que ela é natural nos primeiros anos da criança ele cita que é uma fase muito importante essencial da formação da criança no entanto se nós continuarmos somente na coação esse desenvolvimento cognitivo esse desenvolvimento do pensamento da Inteligência ela não vai ocorrer aliás e aqui que existe uma diferença via
g e o Durkheim que é um ator que observar utilizar bastante em sua teoria o do Cayenne a entender sempre acquação em qualquer momento a imposição e o que a gente vai utilizar exatamente essa ideia de que é importante sim nessa fase inicial da vida mas ela não é suficiente para ajudar a criança a desenvolver todas as suas capacidades toda a sua inteligência outro também vai dizer que algumas tradições podem ser configurados como coração mas isso vai ocorrer da seguinte maneira eu sigo a tradição cegamente sem refletir sem verificar se aquilo faz sentido nos dias
de hoje e principalmente se eu faço todos os ritos de uma tradição sem refletir porque afinal de contas as coisas sempre foram assim Aliás você costuma repetir muito essa frase também importante o mencionar que a cooperação ela não é algo e Nata e ela não está relacionada com a minha inteligência eu posso compreender saber que a cooperação existe mas decidir não ser uma a interativa ser uma pessoa autoritária ou mesmo Tirana podemos perfeitamente conceber que alguém com todas as condições intelectuais para ser cooperativo resolva não ser porque o poder da coação e interessa de alguma
forma esses dois conhecimentos a coação EA cooperação ele é um fundamento bastante importante para a gente entrar nesse assunto que a gente vai entrar agora que é o desenvolvimento da moral ou da ética segundo Piaget toda moral consiste num sistema de regras EA essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por Tais regras a utilização aqui do jogo de regras é importante Porque o autor vai utilizar exatamente jogos de regras para elaborar essa sua teoria aqui o autor também vai utilizar a ideia de Estágios de momentos de Fases mas os
momentos de agora são diferentes o a faixa etária é diferente em outras palavras E ai dividir em três momentos esse desenvolvimento em cada um de nós desse conhecimento desse comportamento moral e ético a primeira fase ocorre do 0 aos 6 anos da criança pequena aqui o autor vai falar que não existe regras ainda a gente não segue uma ordem mas não segue um conceito moral é por isso que o nome que ele decidiu colocar nesse período é a anomia a denegação não no meio de regra o autor até Vale mencionar que as crianças podem participar
nesse período de jogos coletivos no entanto o comportamento aqui ele não está relacionado ainda com socialização e nem com observação de regras e também combinados eu brinco do zero a seis anos ainda muito centrado em mim mesmo a segunda fase para o autor ela vai ocorrer entre 9 e 10 anos em média e ele vai chamar de heteronomia a ideia aqui é que eu vou os jogos também vou entender que as coisas possuem regras mas as regras Nunca Serão as minhas eu seguirei somente a regra de outras pessoas e também a queima inflexibilidade do pensamento
as crianças elas não vão aceitar uma flexibilidade da regra o mesmo uma conversa em que a gente possa determinar outras fases ou outras flexibilizações do jogo isso porque para ele a tradição O que foi definido é imutável é sagrado e eu não posso ser O legislador eu não posso alterar as regras do jogo lembre-se da frase sempre foi assim vale dizer que a criança dessa fase não concebe tais regras como um contrato firmado entre jogadores mas sim como algo sagrado e imutável pois imposto pela tradição EA fortiori não consegue assim mesmo como possível legisladora ou
seja como possível inventora de regras que possam ser por um acordo legitimados coletivamente uma informação muito importante quando a gente fala sobre o desenvolvimento da moral segundo Piaget é que o autor definiu as faixas etárias tão do zero a seis anos aqui nós estamos falando de 9 a 10 anos e o último a faixa etária a gente chegaria a autonomia que é o pensamento mais diretamente relacionado à forma de enxergar do adulto no entanto o autor vai mencionar que o pensamento autónomo essa pessoa que vai conseguir pensar em regras próprias ela é rara é muito
comum nós nos percebemos como as pessoas dentro da heteronomia moral ou percebemos que as pessoas que estão ao nosso redor ainda estão na heteronomia moral Vou dar um exemplo pode ser que em algum momento você teve contato com uma empresa em que havia uma determinada situação onde você e a outra parte tinham que negociar no entanto a informação que você trazia para sua empresa era muito nova e o funcionário não Há uma possibilidade de resolução e nenhum documento e É nesse momento que essa pessoa paralisa porque ela só sabe ela só aprendeu a seguir o
que está escrito o que foi imposto o que já foi definido por outra pessoa ele não sabe pensar em novas regras para o jogo outra forma de nós nos reconhecemos dentro dessa heteronomia é pensarmos em todos os momentos e que nós temos que fazer uma decisão muito grande e Nós não sabemos como realizar e nesse momento a nossa única vontade era de ligar para mãe para o pai ou para qualquer outro adulto para ele falar para gente qual é o caminho que a gente deve seguir mas vamos então a autonomia que é o que a
gente busca tanto em casa na formação das crianças quanto também o objetivo da escola fazer com que as crianças sejam autônoma segundo o autor aqui na autonomia no último estágio o respeito pelas regras é compreendido como decorrente de mu o portus entre os jogadores cada um reconhecendo a si próprio como possível legislador ou seja criador de novas regras que serão submetidas à apreciação e aceitação dos outros ainda sobre a autonomia moral o autor vai citar que o herói piagetiano é portanto aquele que pode dizer não quando o resto da sociedade possível refém das tradições de
sim contanto que este não seja fruto dessa de marcha intelectual ativa e não apenas decorrência de 1 g no espírito de contradição então eu verifico os fatos que estão ocorrendo ao meu redor utilizar razão para verificar se eu vou seguir a tradição ou senão se algo que vale a pena eu refletir e tomar as minhas próprias decisões Lembrando que isso tem que ser feito dessa forma refletida a partir da identificação de algo que não faz mais sentido e não somente para ser a p é contra enfim na heteronomia o dever determina o bem é bom
o que é conforme as regras aprendidas na autonomia o bem determina o dever deve ser agir de determinada forma porque é bom para Piaget somente as relações de cooperação possibilitam tal evolução Então veja na coação eu já estou preparando as pessoas ou as crianças para ficarem estagnadas na heteronomia porque eu não vou possibilitar ela o desenvolvimento desse raciocínio de rever os conceitos de pensar em novas formas Enquanto isso a cooperação ela me possibilita chegar até a autonomia é por isso que muitos adultos não chegam na autonomia porque nós vivemos durante grande parte da nossa vida
apenas dizendo sim e repetindo padrões que foram repassadas sem nunca ter a chance de revê-los ou pensar em novas formas de agir agora existem outros termos ainda o assunto que é importante a gente ter em mente principalmente a gente vai fazer prova o primeiro deles é o termo Realismo moral que é o que vai acontecer dentro da heteronomia ou tem relação com a heteronomia o autor vai trazer as características desse Realismo moral e o vôlei rapidamente para você é considerado o bom todo ato que revela uma obediência às regras ou aos adultos que a 50
dois é o Pé da Letra e não no seu espírito que as regras são interpretadas três a uma concepção objetiva da responsabilidade ou seja julga-se pelas consequências dos atos e não pela intencionalidade daqueles que agiram um exemplo que o autor vai dar sobre esse fato é de uma criança que quebrou 10 copos sem querer e de uma criança que quebrou um copo querendo que você perguntar para uma criança nessa faixa etária o que está né ter o nome a quem cometeu o maior equívoco ela vai falar que foi a criança que os copos mesmo que
ela não tenha um objetivo de fazer isso porque na cabeça da criança quem cometeu o maior dano deve ser mais responsabilizado ainda sobre essa ideia de responsabilização ou dessas reflexões que nós fazemos sobre o que é Eo que não é ético o autor vai trazer mais dois termos muito interessantes o primeiro que ele vai utilizar é o termo justiça e Manente que no nosso dia-a-dia apareceria como mudar a pessoa o que ela merece quase sempre vem junto com alguma fala que demonstra a necessidade ou a vontade de castigar ou punir ou trazer qualquer consequência para
essa pessoa que errou todo o crime será inelutavelmente castigado mesmo que seja por forças da natureza ex a ideia da Justiça imanente segundo conceito é justiça retributiva que aqui tem a ideia de como eu vou retribuir o como essa pessoa será responsabilizada o que ela fez o autor vai falar que existe em duas formas a gente pensar nessa Retribuição a primeira se chama expiatória e aqui o castigo ele não vai ter relação com o meu dano vou dar um exemplo uma criança que em vez de estudar for jogar videogame quando descoberto a mãe proibiu ele
te fazer uma viagem então o dano que lhe causou a mentira o engano estava relacionado ao videogame e o que foi retirado é uma viagem então a respiratória sempre assim ela não tem conexão o outro conceito outra justiça retributiva se chama reciprocidade que nós podemos entender como consequências dos nossos atos ser perceber aqui que ele tem um enfoque mais educativo então a retribuição primeiramente vai estar relacionada com o que eu pratiquei vamos voltar ao primeiro exemplo do videogame a criança tinha que estudar mas ela foi jogar videogame neste caso eu vou retirar da criança e
o videogame por uma semana e vou justificar eu vou explicar nós temos um combinado Você demonstrou que não consegue cumprir o seu combinado como você não tem disciplina para o estudos eu vou retirar o videogame até que você conclua as suas atividades esse tipo de ação ele consegue me trazer essa aprendizagem de que meus atos têm consequências mas a palavra que o autor vai utilizar é reciprocidade Inclusive a gente já falou sobre isso aqui sobre o desenvolvimento da moralidade infantil e um outro texto que eu também vou deixar nos cards E na descrição outra informação
importante que o autor traz aqui é que quanto menor for a criança mas ela quer a punição expiatória mas ela quer o castigo ou deixar sem brincar ou ficar sem ir no recreio e quanto maior for a criança mais ela vai defender a reciprocidade essa punição que é educativa em que o já em si a pessoa como é viver em sociedade mas aqui vai de novo um alerta o autor fala assim crianças pequenas mas a gente mudar a linguagem em vez de falar crianças pequenas falar pessoas imaturas e ao invés de falar crianças maiores utilizar
o termo pessoas maduras você vai perceber que a punição expiatória e a punição de reciprocidade ela faz parte da nossa vida a vida dos adultos também basta lembrar de qualquer notícia sobre qualquer equívoco ou dando que foi realizado e ao verificar o comentário nas redes sociais você vai ficar dois comportamentos Então você vai verificar as ideias de danos da pessoa tem que reparar os danos que ela fez dela ter responsabilidade ao ser responsabilizada pelas suas palavras dela amenizar toda dor que ela cometeu aquela proporcionou as pessoas e de um outro lado você vai ver as
pessoas defendendo morte tortura linchamento a internet e qualquer outra punição expiatória E por que isso acontece novamente poucas pessoas vão chegar na autonomia varia de nós ainda está na heteronomia Então esse tipo de julgamento ou essa necessidade de punição ainda é muito forte sobre a sua transição que ocorre entre a heteronomia para a autonomia o autor também vai trazer uma outra informação bem importante porque a relação entre amor e medo segundo Piaget no início quando nós somos pequenos nós respeitamos o adulto que nós temos esse conjunto de sentimentos nós amamos muito mas temos muito medo
do adulto no entanto Em algum momento esse medo vai passar a criança vai ficar mais corajosa e o que vai fazer com que a criança continue respeitando adulto será a necessidade de ser respeitado por esse adulto ele utiliza o termo não de cair sobre o olhar daquele adulto então ele o período tu quer ser valorizado E aí mesmo que não haja medo ele tem o respeito e aqui eu lembro sempre de um pensamento que é refletido por muitos pais o de ter o respeito dos filhos pelo medo ou por ser uma pessoa especial na vida
dele é exatamente sobre isso que nós estamos conversando desde o início nós queremos impor respeito e fazer acontecer de forma violenta ou nós queremos que ele ocorra de uma forma cooperativa A partir dessa afetividade dessa relação que foi construída aliás autorizou mencionar que o problema é que vai ocorrer nessa transição né na perda do medo da Criança é que a minha relação ela não for boa se a criança não sente necessidade de ser respeitado ou se eu já não respeito a criança ela não vai querer mesmo seguir as regras e os combinados que eu tiver
com ela afinal de contas ela não vai ter o meu carinho e dependente dela fazer ou não o combinado a atividade é comumente interpretada como uma energia portando como algo que impulsiona as ações pra finalizar existe um outro elemento que vai dizer para a gente o que é um comportamento moral e o que não é um comportamento moral e eu vou falar sobre isso a partir de um exemplo que aparece no livro se eu faço um bem alguém que eu gosto que já faz parte do meu convívio isso não é ter uma atitude moral afinal
de contas eu tenho interesse naquela são eu quero agradar aquela pessoa o comportamento moral ele vai ser identificado quando eu faço uma ação sim para uma pessoa que eu não conheço ou para uma pessoa que eu não tenho nenhum tipo de afinidade é Aquela Velha História fazer o bem sem olhar a quem pro finalizar eu vou trazer para você um último pensamento que é sobre o uso da razão mas aqui eu vou usar o texto literal é inegável o papel da razão das condutas e individuais somente sua presença pode explicar por que certas pessoas em
determinados momentos tomam decisões que contrariam a moral do grupo A que pertencem ou se seguem contra autoridades até então in contestados e acontece frequentemente de elas serem precursoras de certas ideias e condutoras que depois serão aceitas como corretas pelo resto da comunidade e é com essa relação entre a razão EA moral que a gente vai concluir esse vídeo ou ainda sobre a necessidade de diante dos fatos Morais a gente conseguir utilizar o cognitivo o raciocínio EA razão que é uma ideia defendida pelo autor e por último se esse vídeo Foi útil para você de alguma
forma por favor deixe o seu like de um feedback conte o que você achou qual parte de interessa mais sobre esse conteúdo e não se esqueça que se você é o nosso apoiador se você está na intensivo e agora lá no site a gente vai começar a segunda parte hoje eu vou falar como é que se conteudo vai cair na sua prova a gente vai responder algumas questões juntos e eu separei 40 questões comentadas que é para você treinar bastante esse conteúdo e nunca mais ser dificuldade na prova por hoje é só um abraço e
até o próximo vídeo tchau