PARA ENTENDER O BRASIL: SOCIOLOGIA BRASILEIRA

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Comezaina Sociológica
Aula 02 – Revisão de Sociologia Brasileira – Vestibulares 2019 | COMEZAINA SOCIOLÓGICA | Conteúdo da...
Video Transcript:
o an é 1922 a independência do brasil completará 100 anos e foi em 1922 que um grupo de artistas intelectuais brasileiros na sua maioria filhos de uma oligarquia cafeeira decidiram realizar no teatro municipal de são paulo uma semana de arte já deve ter percebido que a gente está falando aqui dos artistas da semana de arte moderna de 1922 mário de andrade oswald de andrade tarsila do amaral anita malfatti di cavalcanti o objetivo desses artistas era propor uma nova estética que fosse capaz de acompanhar os novos tempos do país e valorizá aspectos da cultura nacional outrora
marginalizados foi assim quiser a semana de akpo moderna de 22 conquistou aplausos de alguns mas também colecionou críticos índices críticos eram ter um bar certa vez fez críticas duríssimas anita malfatti controlar disse que haviam apenas dois tipos de artistas uns queriam normalmente as coisas e outros que eram afeitos a extravagâncias de anormalidades acusou a unita malfatti de realizar as suas obras a extravagância do tipo de picasso companhia bom de fato os artistas da semana de arte moderna de 22 tão profundamente influenciado sair pelas vanguardas artísticas no pé do século 20 os realismo o cubismo o
dadaísmo expressionismo e não apenas nas artes é que o brasil das décadas de 20 e 30 se transformar também alguns estudiosos nesse período se debruçaram sobre a questão da formação da sociedade brasileira nesse contexto é o gilberto freyre gilberto freyre que escreve e publica em 1933 casa grande e senzala neste livro que há de mais original para explicar justamente essa questão da formação da sociedade brasileira é até se dá mediante sagem gilberto freyre vai entender que o brasil é um país mestiço e deveria assumir a sua condição de país me disse isso pra lá então
encontrar os caminhos do seu próprio progresso isso era muito original da época principalmente porque nesse contexto gilberto freyre vai estar se opondo as teses e organistas as teorias de branqueamento que sobretudo na segunda metade do século 19 na primeira metade do século 20 a embraer não quis influentes no brasil que eram as séries evangelistas o projeto branqueamento eram 10 que travestidos de um racismo supostamente científico entendiam a identificar um branco a raça superior a raça pura raça dos bons costumes a raça da moralidade a raça da beleza enquanto negro que cabia o papel da condição
de inferioridade se a gente quiser colocar essa distinção não temos mais um pro cológica us dá pra pensar que um branco cabe o papel sagrado e ao negro o papel do profano um ponto branco é a razão do aperfeiçoamento máximo da sociedade rio branco europeu java negro era dotado de toda sorte de degradação moral de degeneração da espécie humana séria então à semelhança do branqueamento vi então que o brasil deveria sim para aquecer deveria iná o passado negro por isso a validade ea importância da obra de gilberto freyre que nesse momento entende a mensagem como
fator positivo do brasil outro fator importante que em 1936 pública raízes do brasil é o sérgio buarque de holanda tinha a guarda da holanda que já era mais próximo dos artistas da semana de arte moderna de 22 c na quarta jornada tem um conceito muito bacana que é o de um homem cordial então vejam só o homem cordial algo que o sérgio buarque de hollanda vai buscá-la à sociologia mais beber da sociologia compreensiva do max vê uma das primeiras análises sociológicas que por ora o pensamento dele eo brasil é um homem cordial homem cordial 104
europa é uma representação tão típico uma figura que em traços mais marcantes do brasil certo então o homem cordial cordial no sentido pessoa peça bastante atenção porque cordial não tá ligado à gentileza os bons modos aos bons costumes cordial remete à palavra coração que lembrar continuidade afetividade sequestro relâmpago o brasileiro seria um povo que não suporta o peso da individualidade e por não suportar o peso da individualidade precisa viver nos outros seis guarda tenta demonstrar isso com a própria linguagem o sufixo um de nota essa tentativa de proximidade essa tentativa de aproximação não tem 27
assim ele é o senhor ele é o meu senhor zin entende como a relação já fica mais íntima então o que é amor deles essa postura fria um pessoal distanciado de outros povos como o europeu eo asiático não serve para o brasileiro no limite o brasileiro pode incorporar esse tipo de atitude apenas enquanto máscara ou estratégia de resistência mas na sua essência já não é assim na sua essência o brasileiro seria esse povo então mas caloroso mais afeito a entidade procura afetividade bom isso tudo um lado faz com que o brasileiro seja um pouco com
alguma dificuldade de adaptação à burocracia por outro guarda vai dizer que esse é o traço de originalidade que o brasil deixou o mundo nas décadas posteriores aí vão pensar em 50 e 60 já a sociologia muda um pouco de objeto social mas o que se preocupar um aumento vertiginoso da classe trabalhadora então vão se voltar para a questão do trabalho e também para a questão do subdesenvolvimento econômico do país um sociólogo marcante dessa geração floresta fernandes todas a fernanda que vai se preocupar com a questão indígena ele estuda a questão da guerra entre os do
pna bara estuda o capitalismo dependente do brasil sobre o desenvolvimento da freguesia nacional que por floresta fernandes era submissa no contexto do capitalismo global e foi essa fernanda também pensa a questão racial do brasil e é um pouco como um disco que a gente vai falar neste vídeo a gente vai olhar para um livro do coração que ele nasça no ano do golpe militar de 64 a integração do negro na sociedade de classes nesse livro florestal percebe pra gente como a abolição da escravatura não alterou a posição subalterno do negro na sociedade brasileira toda essa
percebem se perpetuam as estruturas sociais e segundo explicam as estruturas sociais de manutenção do negro numa condição marginalizado então desse ponto de vista floresta fernanda está apontando que não há democracia racial no brasil não há nem ao menos democracia nesse sentido o negro passa se o ponto de partida para que a gente perceba o quanto avançamos enquanto civilização enquanto ainda fosse ligado a um negro à condição de marginalidade seria sinal de que o brasil ainda tem muito a caminhar enquanto democracia enquanto civilização um ponto negro continuar sendo o protagonista das taxas de mortalidade de criminalidade
e certa de analfabetismo um filho já sei então indicativo de que o brasil ainda tem um longo caminho a seguir essa questão da democracia racial é muito polêmica porque porque se atribui o termo democracia racial alberto geofre embora roberto freire nunca tenha escrito democracia na nação mas o gol de marcão freire recebeu é que o contato da casa grande como assim sala lembra lá casa grande senzala de gilberto freyre o contato entre a casa grande ea senzala havia corrigido uma distância social do brasil que de outro modo teria permanecido inalterada flores está dizendo somente em
contar que se perpetuam a distâncias sociais do brasil mesmo pós abolição da escravatura certo e então o pensamento articulado entre essa condição da sociedade civil brasileira e os nossos processos políticos desenvolvimento da democracia bom outro fator importante para que a gente fecha na sala de cirurgia brasileira na sala de divisão é uma prova outro pólo darcy ribeiro psb tem uma vida quase tão interessante e tão interessante quanto à sua obra darci fez parte de um de inúmeros órgãos de preservação e proteção nos pólos indígenas teve uma atuação na ldb lei de diretrizes e bases da
educação nacional percebido foi vice governador do rio de janeiro darcy ribeiro foi senador da república nos anos 90 o 11º pouco antes de morrer pública sobra máximo mais conhecida que é o povo brasileiro do povo brasileiro de darcy ribeiro faz uma genealogia do brasil um estudo sobre a origem do brasileiro então estava voltando de uma menina naquela questão da formação da sociedade brasileira e que é o mesmo que o da ex bbb traga de diferente em relação a esses outros autores seja o aperfeiçoamento dos métodos é geográficos seria a geografia numa palavra clássica nas ciências
sociais geografia é com uma densa pesquisa de campo adentrar o campo toma contato com as realidades em picadas do brasil então aquilo grafia esse papel da pesquisa de campo documentário do olhar a participação do campismo o 11º fez isso permitindo ao darcy ribeiro falar na existência de brasis e não de um brasil só esses brasil então viriam de uma espécie de gestação ética é outro tema que pudesse libertar utilizando gestação ética do contato que se origina com a convivência entre o branco europeu o livro e um de convivência entre esses povos as matrizes do povo
brasileiro dá origem a alguns brasil esses brasil dante ribeiro escreve no povo brasileiro mas percebeu essa gestação ética vai dar origem a que não tinha um novo povo ao povo singular nesse sentido também algum nexo com chuva e frio não porque é neste sábado em paris com que o brasil se configura enquanto um país de alguma maneira singular mas vejam bem essa barriga se a gente quiser dizer assim nessa linha é essa gestação é fica é produto prudência ribeiro da violência sexual claro que esse processo esse contato entre casa grande e senzala para usar o
sistema do freio e não é pacífico ele é tão contrário violentíssimo e então nasce ribeiro assim como floresta fernanda está percebendo a perpetuação de estruturas de divisão da sociedade brasileira entre superiores inferiores entre marginalizados e conhecidos entre o negro branco em rio branco índio pessoal eles são os autores então nós escolhemos pra trabalhar nessa nossa aula de sociologia brasileira antes de encerrar uma dica pra vocês vamos que você já deve ter ouvido mas se algum de vocês não conhecem o canto das três raças no brasil em formação da sociedade brasileira tem tudo a ver no
essa música clara olhos começa dizendo ninguém ouviu um solo site do do cantor no brasil lamento triste sempre co desde um dinheiro foi para o cativeiro e de lá eu tô negro entoou um canto de revolta pelos ares no quilombo dos palmares onde se refugiu fora luta dos inconfidentes pela quebra das correntes nada adiantou de guerra e paz de países em guerra todo o povo dessa terra quando pode cantar cantar de dor aí vem o couro entendendo na voz da maria de castro também coisa maravilhosa vocês podem dar ouvindo fica então como diga final das
aulas de sociologia brasileira o canto das três raças tranqüilos pessoal espero que vocês tenham gostado dúvidas possa aqui no comentário a gente vai respondendo a gente vai caminhando junto até a próxima partida se inscreve no canal vai sair do vídeo nas próximas semanas quando está acabando mas novembro vai estar recheado vídeo ainda convenceu sua lógica mais
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