A história da UMBANDA

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B-Rulless
Esse é o nosso primeiro vídeo de Umbanda com correções de algumas falas Canal de pesquisas sobre as...
Video Transcript:
bem-vindos a uma viagem pela história fascinante da Umbanda no Brasil uma jornada repleta de misticismo encontros Sobrenaturais e um compromisso inabalável com a caridade neste Episódio Vamos explorar como no início do século XX a Umbanda emergiu de encontros misteriosos que desafiaram a compreensão da época preparem-se para uma história que mistura espiritualidade cultura e resiliência no final de 1908 Zélio Fernandino de Moraes um jovem rapaz com 17 anos de idade que se preparava para ingressar na carreira militar na Marinha começou a sofrer estranhos ataques sua família conhecida e tradicional no bairro de Neves em São Gonçalo
Rio de Janeiro foi pega de surpresa pelos acontecimentos esses ataques do rapaz eram caracterizados por posturas de um velho falando coisas sem sentido e desconexas como se fosse outra pessoa que havia vivido em outra época muitas vezes assumia uma forma que parecia a de um felino lépido e desembaraçado que mostrava conhecer muitas coisas da natureza após examiná-lo durante vários dias o médico da família recomendou que seria melhor encaminhá-lo a um padre pois o médico que era Tio do paciente dizia que a loucura do rapaz não se enquadrava em nada que ele havia conhecido acreditava mais
era que o menino estava endemoniado alguém da família sugeriu que isso era coisa de espiritismo e que era melhor levá-lo à Federação Espírita de Niterói presidida na época por José de Souza no dia 15 de novembro o jovem Zélio foi convidado a participar da sessão tomando um lugar à mesa e tomado por uma força estranha e alheia à sua vontade e contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer dos componentes da mesa Zélio levantou-se e disse aqui está faltando uma flor saiu da sala indo ao Jardim e voltando após com uma flor que colocou
no centro da mesa essa atitude causou um enorme tumulto entre os presentes restabelecidos os trabalhos manifestaram-se nos médiuns kardecistas espíritos que se diziam pretos escravos e índios o diretor dos trabalhos achou tudo aquilo um absurdo e advertiu-o com aspereza citando o seu atraso espiritual e convidando-os a se retirarem após esse incidente novamente uma força estranha tomou o jovem Zélio e através dele falou por que repelem a presença desses espíritos se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens será por causa de suas origens sociais e da sua cor seguiu-se um diálogo acalorado e os responsáveis
pela sessão procuravam doutrinar e afastar o espírito desconhecido que desenvolvia uma argumentação segura e então um médium vidente perguntou por que o irmão fala nestes termos pretendendo que a direção aceite a manifestação de espíritos que pelo grau de cultura que tiveram quando encarnados são claramente atrasados Por que fala deste modo se estou vendo que me dirijo neste momento a um Jesuíta e a sua veste Branca reflete uma aura de luz e qual o seu nome irmão e a entidade respondeu se querem um nome que seja Este sou o Caboco das Sete Encruzilhadas Porque para mim
não haverá caminhos fechados o que você vê em mim são restos de uma existência anterior fui padre e o meu nome era Gabriel malagrida acusado de bruxar fui sacrificado na fogueira da Inquisição em Lisboa no ano de 1761 mas em minha última existência física Deus concedeu-me o privilégio de nascer como Caboclo brasileiro se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios devo dizer que amanhã 16 de novembro estarei na casa de meu aparelho às 20 horas para dar início a um culto em que estes irmãos poderão dar suas mensagens e assim cumprir missão que o
plano espiritual lhes confiou será uma religião que falará aos Humildes simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos encarnados e desencarnados o vidente retrucou julga o irmão que alguém irá assistir a Seu culto perguntou com ironia e o Espírito já identificado disse cada Colina de Niterói atuará como porta-voz anunciando o culto que amanhã iniciarei Deus em sua infinita bondade estabeleceu na morte o grande nivel Universal rico ou pobre poderoso ou humilde todos se tornariam iguais na morte mas vocês homens preconceituosos não contentes em estabelecer diferenças entre os vivos procuram levar essas mesmas diferenças
até mesmo além da barreira da morte porque não podem nos visitar esses Humildes trabalhadores do espaço se apesar de não haverem sido pessoas socialmente importantes na terra também trazem importantes mensagens Alé no dia seguinte na casa da família mora na Rua Floriano Peixoto número 30 ao se aproximar a hora marcada 8 da noite lá já estavam reunidos os membros da federação espírita para comprovarem a veracidade do que fora declarado na véspera estavam os parentes mais próximos amigos vizinhos e do lado de fora uma multidão de desconhecidos às 8 da noite manifestou-se o cabo das S
Encruzilhadas clarou que naquele momento se iniciava um novo culto em que os espíritos de velhos africanos que haviam servido como escravos e que desencarnados não encontravam campo de atuação nos remanescentes das Seitas negras já deturpadas e dirigidas em sua totalidade para os trabalhos de feitiçaria e os índios nativos de nossa terra poderiam trabalhar em benefício de seus irmãos encarnados qualquer que fosse a cor a raça o credo e a condição social a prática da caridade no sentido do amor fraterno seria a característica principal deste culto que teria por base o evangelho de Jesus o caboclo
estabeleceu as normas em que se processaria o culto sessões assim seriam chamados os períodos de trabalho espiritual diárias das 8 à 10 da noite os participantes estariam uniformizados de branco e o atendimento seria gratuito deu também o nome do movimento religioso que se iniciava Umbanda manifestação do Espírito para a caridade a casa de trabalhos espirituais que hora se fundava recebeu o nome de Nossa Senhora da Piedade porque assim como Maria acolheu o filho nos braços também seriam acolhidos como filhos todos os que necessitassem de ajuda ou de conforto ditadas as bases do culto após responder
emem latim e alemão às perguntas dos sacerdotes ali presentes o Caboco das Sete Encruzilhadas passou a parte prática dos trabalhos o caboclo foi atender um paralítico fazendo este ficar curado passou a atender outras pessoas que haviam neste local praticando suas curas nesse mesmo dia incorporou um preto velho chamado pai Antônio aquele que com Fala Mansa foi confundido como loucura de seu aparelho e com palavras de muita sabedoria e humildade e com timidez aparente recusava-se a sentar-se junto com os presentes à mesa dizendo as seguintes palavras nego não senta não meu senhor nego fica aqui mesmo
isso é coisa de Senhor branco e Nego deve a respeitar após insistência dos Presentes ele falou NC é se preocupar não nego fica no toco que é lugar de nego assim continuou dizendo outras palavras representando a sua humildade uma pessoa na reunião Pergunta se ele sentia falta de alguma coisa que tinha deixado na terra e ele responde minha cachimba nego que é o pito que deixou no toco manda mque buscar tal afirmativa deixou os presentes perplexos os quais estavam presenciando a solicitação do primeiro elemento de trabalho para esta religião foi pai Antônio também a primeira
entidade a solicitar uma guia até hoje usadas pelos membros da Tenda e carinhosamente chamada de guia de pai Antônio no dia seguinte verdadeira Romaria formou-se na Rua Floriano Peixoto enfermos cegos e muitos outros vinham em busca de cura e ali a encontravam em nome de Jesus médiuns cuja manifestação mediúnica fora considerada loucura deixaram os sanatórios e Deram provas de suas qualidades excepcionais a partir daí o Caboco das Sete Encruzilhadas começou a trabalhar incessantemente para o esclarecimento difusão e sedimentação da religião de umbanda além de pai Antônio tinha como auxiliar o caboclo orixá Malé entidade com
grande experiência no desmanche de trabalhos de baixa Magia em 1918 o caboclo das Sete Encruzilhadas recebeu ordens do do astral superior para fundar sete tendas para a propagação da Umbanda as agremiações ganharam os seguintes nomes tenda Espírita Nossa Senhora da Guia tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição tenda Espírita Santa Bárbara tenda Espírita São Pedro tenda Espírita Oxalá tenda Espírita São Jorge e tenda Espírita São Jerônimo enquanto Zélio estava encarnado foram fundadas mais de 10.000 tendas a partir das mencionadas embora não seguindo a carreira militar para a qual se preparava pois sua missão mediúnica não o
permitiu Zélio Fernandino de Moraes nunca fez da religião sua profissão trabalhava para o sustento de sua família e diversas vezes contribuiu financeiramente para manter os templos que o Caboco das Sete Encruzilhadas fundou Além das pessoas que se hospedavam em sua casa para os tratamentos espirituais que segundo o que dizem Parecia um Albergue nunca aceitara a ajuda monetária de Ném ninguém era a ordem do seu guia chefe apesar de inúmeras vezes isto ser oferecido a ele ministros industriais e militares que recorriam ao poder mediúnico de Zélio para a cura de parentes enfermos e os vendo recuperados
procuravam retribuir o benefício através de presentes ou preenchendo cheques vultosos não os aceite devolva-os ordenava sempre o caboclo a respeito do uso do termo Espírita e de nomes de Santos católicos nas tendas fundadas o mesmo teve como causa o fato de naquela época não se puder registrar o nome Umbanda e quanto aos nomes de Santos era uma maneira de estabelecer um ponto de referência para fiéis da religião católica que procuravam os préstimos da Umbanda O Ritual estabelecido pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas era bem simples com cânticos baixos e harmoniosos vestimenta Branca proibição de sacrifícios de
animais dispensou os atabaques e as palmas capacetes espadas cocares vestimentas de cor rendas e lams não seriam aceitos as guias usadas são apenas as que determinam a entidade que se manifesta os banhos de ervas os amacis a concentração nos ambientes vibratórios da natureza a par do ensinamento doutrinário na base do Evangelho constituiriam os principais elementos de preparação do médium O Ritual sempre foi simples nunca foi permitido sacrifícios de animais não utilizavam atabaques ou quaisquer outros objetos e adereços os atabaques começaram a ser usados com o passar do tempo por algumas das tendas fundadas pelo Caboco
das Sete Encruzilhadas mas a tenda Nossa Senhora da Piedade não utiliza em seu ritual até hoje após 55 anos de atividades à frente da Tenda Nossa Senhora da Piedade primeiro Templo de umbanda Zélio entregou a direção dos trabalhos a suas filhas Zélia e zilm continuando ao lado de sua esposa Isabel médium do caboclo roxo a trabalhar na cabana de pai Antônio em Boca do Mato distrito de Cachoeiras de Macacu Rio de Janeiro dedicando a maior parte das horas de seu dia ao atendimento de portadores de enfermidades psíquicas e de todos os que o procuravam em
1971 a senora lía Ribeiro diretora da tuf tenda de umbanda luz Esperança Fraternidade do Rio de Janeiro gravou uma agem do Caboco das Sete Encruzilhadas e que bem espelha a humildade e o alto grau de evolução desta entidade de muita luz diz assim a umbanda tem progredido e vai progredir é preciso haver sinceridade honestidade e eu previno sempre aos companheiros de muitos anos a viio moeda vai prejudicar a umbanda médiuns que irão se vender e que serão mais tarde expulsos Como Jesus expulsou os vendilhões do templo e o perigo do médium homem é a consulente
mulher do médium mulher é o consulente homem é preciso estar sempre de prevenção porque os próprios obsessores que procuram atacar as nossas casas fazem com que toque alguma coisa no coração da mulher que fala ao pai de terreiro como no coração do homem que fala a mãe de terreiro é preciso haver muita moral para que a umbanda progrida Seja forte e Coesa Umbanda é humildade amor e caridade está a nossa bandeira neste momento meus irmãos me rodeiam diversos espíritos que trabalham na umbanda do Brasil cabocos de Oxossi de ogum e de Xangô eu porém sou
da falange de Oxossi meu pai e não vim por acaso trouxe uma ordem uma missão meus irmãos sejam Humildes tenham amor no coração amor de irmão para irmão porque vossas mediunidades ficarão mais puras servindo aos espíritos superiores que venham a baixar entre vós é preciso que os aparelhos estejam sempre limpos os instrumentos afinados com as virtudes que Jes Jesus pregou aqui na terra para que tenhamos boas comunicações e Proteção Para aqueles que vêm em busca de Socorro nas casas de umbanda meus irmãos meu aparelho já está velho com 80 anos a fazer mas começou antes
dos 18 posso dizer que o ajudei a casar para que não estivesse a dar cabeçadas para que fosse um médium aproveitável e que pela sua mediunidade eu pudesse implantar a nossa Umbanda e a maior parte dos que trabalham na umbanda se não passaram por esta tenda passaram pelas que saíram desta casa tenho uma coisa a vos pedir se Jesus veio ao planeta terra na humildade de uma manjedoura não foi por acaso assim o pai determinou podia ter procurado a casa de um potentado da época mas foi escolher aquela que havia de ser sua mãe este
espírito que viria traçar a humanidade os passos para obter paz saúde e felicidade que o nascimento de Jesus a humildade que ele baixou à Terra sirvam de exemplos iluminando os vossos os espíritos tirando os escuros de maldade por pensamento ou práticas que Deus perdoe as maldades que possam ter sido pensadas para que a paz possa reinar em vossos corações e nos vossos lares fechai os olhos para a casa do vizinho fechai a boca para Não murmurar Contra quem quer que seja Não julgueis para não serdes julgados acreditai em Deus e a paz entrará em vosso
Lar é dos Evangelhos eu meus irmãos como o menor espírito que baixou a terra mas amigo de todos numa concentração perfeita dos companheiros que me rodeiam neste momento peço que eles sintam a necessidade de cada um de vós e que ao sairdes deste Templo de caridade Encontrei os caminhos abertos vossos enfermos melhorados e curados e a saúde para sempre em vossa matéria com um voto de paz saúde e felicidade com humildade amor e caridade sou e sempre serei o humilde Caboco da As Sete Encruzilhadas a umbanda é uma religião fundada há pouco mais de 100
anos no Rio de Janeiro espiritualista monoteísta acredita em um Deus chamado de olorum pelos umbandistas e ela é magista baseia-se no culto às divindades e trabalhos espirituais sem deixar de cultuar a Deus que para os umbandistas é o princípio de todas as coisas tem na sua base de Formação Os cultos afros Os cultos nativos de indígenas a doutrina espírita kardecista a religião católica um pouco da religião oriental como o Budismo e o hinduísmo e também da magia Pois é uma religião magística por Excelência o que a distingue e a honra porque dentro dos seus templos
a magia negativa é combatida e anulada pelos espíritos que nele se manifestam incorporando nos seus médiuns acredita na imortalidade do espírito na existência do mundo sobrenatural e na capacidade dos mortos em interferirem na vida dos encarnados a umbanda reúne num mesmo espaço A Tenda o culto às divindades naturais regentes do Planeta os orixás e as práticas religiosas realizadas pelos espíritos que incorporam nos médiuns e dão consultas orientações esclarecem desfazem magias negras afastam obsessores desmancham trabalhos feitos despachos desenvolvem a mediunidade de pessoas possuidoras desse Dom falam em nome dos orixás das divindades são manifestadores de mistérios
e de dons e muitos outros Os guias de umbanda são espíritos altamente preparados para assumir a guarda de seus filhos médiuns T extrema afinidade e conhecimento das manipulações de elementos da natureza e processos magísticos motivo pelo qual possuem toda uma variedade de recursos como o uso do fumo das velas pontos riscados ponteiros otá Pedras e cristais guias banhos defumações e muito mais a umbanda é um trabalho de resgate das religiões e tradições naturais assentado na mediunidade de incorporação e com origem nos próprios orixás os quais aparecem de forma Renovada como divindades de Deus presentes em
tudo e em todos os lugares e por isso vistos como forças de Deus na natureza tendo nos seres Encantados e nos espíritos sua manifestação mediúnica a umbanda tem em suas práticas um trabalho caritativo de caridade e isento de cobranças de ordem material os fundamentos da Umbanda são aceleração da evolução do ser por meio de ensinamentos doutrinários mediúnicos religiosos e espiritualistas auxílio religioso e magístico culto aos sagrados orixás integração do ser às hierarquias divinas esgotamento e transmutação do Karma do ser e a caridade hoje a umbanda com continua a desempenhar um papel significativo na cultura religiosa
do Brasil inspirando a esperança a cura e a igualdade entre todos os seus seguidores a mensagem do Caboco das Sete Encruzilhadas ecoa Umbanda é humildade amor e caridade E assim a jornada espiritual da Umbanda continua guiando milhões de corações em busca de luz e paz apesar das dificuldades iniciais e do preconceito a umbanda perseverou o caboclo da Sete Encruzilhadas liderou a expansão da religião fundando diversas tendas em todo o país a umbanda atraiu uma ampla Gama de seguidores desde ministros até pessoas comuns em busca de cura espiritual e física se você gostou do assunto deixe
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