Senhoras e senhores, temos que falar de uma coisa que aconteceu agora envolvendo Google e Apple. Se você não sabe, o Google tá envolvido em dois processos judiciais dos Estados Unidos que pode simplesmente acabar com a empresa do jeito que a gente conhece hoje. Pode, não vai acabar com a empresa do jeito que a gente conhece hoje.
A gente só tem que saber o tamanho do estrago, porque primeiro ele teve um processo que começou, acho que o DOJ que que fez, né? O processo é Google United States versus Google LLC 2020, se você quiser pesquisar os detalhes, que foi um processo movido até onde eu me lembro pelo DLJ. Isso mesmo, por monopólio em pesquisa na internet e foi decidido contra o Google em agosto de 2024.
O Google foi considerado um monopólio em pesquisa na internet com a pesquisa do Google. Eh, isso já tá decidido. O que tá rolando agora, o que chamam de fase de remédio, remedy, nos Estados Unidos, que é a sua empresa foi condenada por alguma coisa, qual é a punição, né?
O que que tem que ser feito para corrigir essa situação? E as coisas que o DOJ está propondo são bizarras. Pro Google, para todo mundo que tá vendo isso daqui, faz todo sentido.
Primeiro, eles querem que o Google venda o Google Chrome, porque é o browser mais utilizado do mundo. Dá certas vantagens pro Google na coleta de informação de tráfego da galera para poder melhorar o serviço de pesquisa deles. faz também com que o maior browser do mundo tenha automaticamente o Google como sistema de pesquisa padrão, o que cria uma dificuldade para outros serviços como Bingo, o Duck Duck G poderem competir, não é mesmo?
Então essa é a primeira coisa que o governo americano quer. Segunda, eles querem que o Google venda o Android ou barre o Google de obrigar a galera a colocar os serviços do Google como padrão no Android. Por quê?
Você quer colocar o Android no seu no seu celular, né? Se é aí uma Samsung, se é aí uma Xiaomi, você é uma Motorola, tudo bem, pode colocar. Porém, os serviços do Google, Google Chrome, Google Maps, Google Play Store, essas coisas todas vêm no celular como serviço padrão, o que cria um problema, não é mesmo?
Uma dificuldade de outra empresa entrar no sistema de busca, porque você vai ter a utilização de serviço do Google como busca padrão para essas coisas todas. Depois eles querem proibir o Google de pagar para seu serviço de busca padrão. O que que o Google faz?
Tem uma frase que é atribuída ao Stalin, embora não sei se foi ele que disse ou se é coisa de internet, que é o seguinte: "A melhor fronteira é aquela na qual você controla, não, a fronteira mais segura é aquela na qual você controla os dois lados. " Então, o que que o Google faz? O Google, ele tem a prática de pagar pros concorrentes para colocar o Google como sistema de pesquisa para padrão no browser dos concorrentes.
Vamos falar aí dois concorrentes grandes do Google hoje. O Mozilla Firefox, que tá apagado aí, mas tem aí pelo menos um dígito ou dois de porcentagem de usuário de browser, tá? Firefox e muita gente que usa e principalmente o Safari, que é o navegador padrão do iOS da Apple, iPhone e iPad, que é uma uma parcela grande do mercado de smartphone.
Aí o que que a Google faz? Ela compete para tentar instalar o Google Chrome nesses nesses dispositivos. poderia, mas se você pode pagar e fazer direto, se eu posso pagar os outros e entrar no acordo, então a Google paga um valor pra Apple que variou nos últimos anos entre 20 e 26 bilhões por ano, pro Google ser o sistema de busca padrão do Safari.
Aí você fala: "Ah, Leon, mas é padrão, mas qualquer pode, qualquer um pode ir lá e mudar e colocar outro". Quantas, qual porcentagem de pessoas você acha que faz isso? Você acha que se chega um dígito a 1%?
Eu vou te adiantar, não. A maioria das pessoas usa o que tá lá. É por isso que o Bing até hoje tem uma quantidade de tráfego grande, porque tem muita gente que não instala outro navegador no Windows e usa o Bing.
Abre o ED lá e usa o Bing. E eles pagam também, pagaram entre fica na casa dos 500 500 milhões todo ano também pro Mozilla Firefox, tá? E é o a principal fonte de renda da Mozilla, tá?
Do Firefox. Eh, o que cria um problema muito grande, porque se isso acabar, como é que vai continuar o Firefox, né? Mas enfim, a outra coisa que o DOJ quer, que o governo americano quer, é que acabe com isso também.
O Google não vai poder não é só pagar para ter uso exclusivo, não vai poder pagar. Ponto. Porque obviamente se é uma prática monopolítica, porque você é uma empresa grande com muito dinheiro, é quase impossível para um competidor, mesmo que cria um sistema de busca melhor que o seu, entrar no mercado e ter uma posição dominante e e ter uma conseguir abocanhar uma fatia de mercado, porque você pode pagar todo mundo para usar o seu, mesmo que o seu seja inferior.
Uhum. E aí vem a última coisa que eles estão querendo, que aí é o fim do Google, como o presidente da Alphabet falou, CEO da Alphabet falou, eles querem que o Google compartilhe os dados de pesquisa deles com os outros por uma taxa. Isso eu acho meio complicado.
Eles vão ter que todo mundo vai poder chegar, pagar pro Google e licenciar os dados de pesquisa. Porque para você fazer um sistema de pesquisa é complicado. Você tem que mandar o seu crawler lá na internet, você tem que mapear a internet inteira.
Depois você tem que ter um sistema que entende o como a galera se comporta na internet, no que que eles clicam e coisa do tipo. E e você vai ter que ter um algoritmo muito avançado para poder elencar, não elencar não, é fazer uma hierarquia dos dos sites, porque se alguém tá pesquisando esse termo, qual que é o site mais provável que ele tá procurando, o tipo de site mais provável. E isso é uma quantidade de dados, é um sistema que você tem que montar que é muito complicado.
E você leva tempo e recursos. Exato. E eles querem que o Google seja obrigado a licenciar essa informação.
Isso eu acho bem delicado. Mas o contraponto é, se você não fizer isso, é quase impossível você acabar com esse monopólio. Porque a o Google tem uma quantidade de informação histórica guardada que simplesmente outros players que entram no mercado não vão ter condição de construir.
O único jeito de você quebrar esse monopólio é você pegar essa informação e falar: "Qualquer um que pagar vai por uma taxa, tá? Qualquer um vai poder ter acesso, começar a vender esse serviço. " É, mas não esse não é só o outro processo do Google.
E eu vi aqui e inclusive numa numa das matérias que eu tava lendo aqui, eles se embolaram com isso também. Depois tiveram que fazer uma errata. Tem dois casos contra o Google.
Tem o outro que foi julgado contra o Google agora, mas tem ainda capacidade de pedir revisão, né, de recorrer de recurso, que é um também do governo dos Estados Unidos, esse United States versus Google LLC, 2023, 3 anos depois, que é um processo por monopólio em tecnologia de propaganda. Hum. Foi decidido em abril desse ano contra o Google.
Hum. Só que ainda não é a fase de remédio, porque ainda tem ainda possibilidade de recurso, tá? E o que que é que é o problema?
que falam que o Google tem um monopólio em propaganda na internet dos AdSense. Esse que é o problema, é o Google Adsense. Ai meu Deus.
Aí entra na nossa renda. Leon a propaganda na internet que não é do Google Search é do Google AdSense normalmente eles têm assim um controle muito grande. Sim.
Aquilo que você vê no joguinho, sabe? Quando você tá jogando jogo gratuito e aparece a propaganda. É, você quer colocar uma propaganda no seu site, no seu blog para você aí que é das antigas, eh, você vai lá e insere um link do Google AdSense, faz tudo via Google AdSense, mas é também aquilo que movimenta o YouTube.
Sim, aí a gente pode entrar, mas esse aí não, esse aí não tem não, não tem nada ainda, ainda cabe recurso. Sim, mas mas estima-se Mas estima-se eu não sei como é que vai ficar pro YouTube. Eu acho que eu acho que exclui por pesquisa, tá?
E pelo, eu acho que é só pro, pra tecnologia que você embote no resto, se eu entendi direito, mas o que o DLJ deve pedir é que o Google venda, seja desinvestido, que chama do Google Ad Manager. Esse é outro processo. Esse é outro processo.
Não confundir. Então isso que tá, esse ele perdeu também, só que esse ainda tem recurso. Por isso que eu tô dizendo, tá acontecendo agora uma série de processos por monopólio.
Uhum. Tá rolando agora o processo contra a meta, só que da meta a galera não tá muito certa porque o argumento não é tão forte. Tem esses dois que o Google perdeu, um que ele perdeu de fato e a gente tá na fase de remédio, outro que ele perdeu tem que recorrer.
E tem o da Apple também, que é a Apple lá com a Epic Store, a gente tem um corte todo falando disso, tá? Mas tem o porém, a Apple tá envolvida nesse caso de monopólio de pesquisa do Google também. E ela é uma parte interessada porque a Apple quer os 20 eit tantos bilhões dela todo ano.
Ah, meu Deus do céu. O Google paga cerca, se eu não me engano, de 26% da receita deles. 16% da receita e 29% do lucro dele.
É o que ele paga para essas empresas para poder ter o Google sistema de pesquisa para padrão no no browser dos outros. A Apple que é esse dinheiro? É dinheiro de graça.
Eu também queria. É dinheiro com zero custo. É tudo lucro esse dinheiro.
Esse dinheiro é todo lucro, tá? Você tá sentado, alguém só vem e larga uma caixa de dinheiro na sua mão e sai, né? Você não faz nada.
Porque teria que ter um sistema de pesquisa padrão no Safari, porque a Apple não não tem o sistema dela, teria que pegar desenvolver. Ah, se eu for para eu vou ter que colocar um já, se quiser me pagar 20 bilhões. Mas aí tem o porém, tem um negócio que aconteceu nessa semana que eu achei sensacional.
ações da Alpha Bet com 7% após Q nome do cara da Apple afirmar que a IA substituirá mecanismos de busca. Isso aconteceu um treco muito bizarro. O EdQ é um executivo de serviços, né?
Um cara das antigas da Apple, executivo grande da Apple, esse cara aqui. E ele foi, se eu não me engano, foi, ele foi dar testemunho, no caso, até onde eu sei. Uhum.
E a Apple quer muito dinheiro da Google. Quer muito dinheiro. E o que que ele fez?
Ele fez o que chamam de downplay da importância do Google, tentando tirar os olhos, fingindo, fingindo que não é importante, que não é monopólio, que tá perdendo. Aí o cara me solta um treco assim, não, o futuro da pesquisa é AI e a gente já tá considerando colocar outros serviços de AI como pesquisa no Safari. A competição tá muito forte para Google aí, né?
Esse negócio de monopólio. Que isso, gente? Inclusive, abril foi a primeira vez que a gente viu uma queda em querer de de pesquisa, né, no Google, nos nossos dispositivos.
Então, não é importante. Para que? Para que que você vai Não precisa limitar o Google, tá?
Ele tá apetadinho. Vai vir aí, ai vai acabar com ele. É, não, acabou, acabou com tudo aqui.
Eles querem colocar lá perplexity, querem colocar antropic de pesquisa. O Google vai perder, tadinho. Não pode.
A gente tá vindo aqui em abril. Abriu pela primeira vez, caiu pesquisa. Ninguém tá mais pesquisando, todo mundo tá usando aí.
Não mexe no Google, deixa o contrato lá para nós. Porque a proposta do Google, tá? Porque o Google tem que propor uma um remédio também, é tirar, só tirar a exclusividade dos contratos que eles estão pagando.
Falar, não é mais exclusivo, pode ser os outros, mas a gente vai continuar pagando. Para que que a gente tá pagando se não é exclusivo? É porque sim, mas não tem mais no contrato que é exclusivo, não estão prejudicando ninguém.
Aí o cara tá lá, não, não tem problema. Só que eu acho que ele ele ele exagerou um pouco. Ninguém acreditou, não.
Não, ele ele exagerou no sentido de desvalorizou demais. Desvalorizou e convenceu. Falou isso e as ações do Google, pá, como se precisasse, né, de de ajuda para fundar.
Aí o Google teve que responder. Povo esquece que tá sendo filmado, cara. Aqui está a nossa, aqui está a nossa declaração sobre os relatórios de imprensa dessa manhã sobre o tráfico de pesquisa.
Continuamos absorvendo o crescimento geral das consultas de pesquisa. Isso inclui um aumento no total de consultas provenientes de dispositivos da plata eh de dispositivos e plataformas da Apple. De forma mais geral, à medida que aprimoramos pesquisas com novos recursos, as pessoas estão percebendo que a pesquisa do Google se torna mais útil para mais consultas e estão acessando para novas coisas de novas maneiras, seja navegadores, blá blá blá blá blá.
O cara falou para tentar desviar o olhar do dos serviço de justiça, atiçou o medo da galera investidora num ponto que teve que vir e desmentir tudo. Então voltamos a estaca zero. Parece aquele negócio do Chaves, né?
Você tá falando se aqui só porque ele é magrelo, só porque ele é não sei quê, só porque ele é fraco, só porque ele pare. Mas assim, gente, é isso que tá acontecendo. Você tá informado, a galera fala que só se informa porque tá acontecendo mundo nos nossos.
Pronto, você descobriu mais uma coisa, você pode dar uma olhada lá sobre o caso do Google. É, e a gente tá esperando a solução desse coisa de remédio e também o recurso do Google. A outra coisa sobre monopólio também de AdSense.
O negócio é que com certeza vai mudar muita coisa. A gente tá tendo agora a meta num processo, só que a meta acho que tem o caso da meta é um pouco melhor, tá? Não sei que que se vai dar uma coisa muito séria.
Processo no caso de rede, monopólio de rede social, a gente tem a Apple agora perdendo o negócio. Vai recorrer, mas enquanto tá recorrendo tem que cumprir, né? E provavelmente que vai perdendo o recurso.
Ela teve que abrir a App Store para pagamento externo, uma coisa que não podia fazer antes. Agora a Apple tá perdendo mais 20 BI aqui, tá trocadinho de trocadinho pro pão aí, né? E a gente tá vendo o Google nesses dois processos também, que podem fazer com que o Google seja desmantelado.
No pior dos casos, aqui a gente tem o Google vendendo o Google Chrome, no pior dos casos vendendo até o Android e tendo que também e eh desinvestir, eu acho que isso é o termo para pra venda, é pra venda do sistema de propaganda deles. Esse mundo da tecnologia é piada. É engraçado quando essas empresas, né, que obviamente eles são numa posição monopolítica, tá todo mundo vindo há anos, o governo demora para agir, quando o governo age, eles nem tava esperando isso.
São são per de surpresa. É surpresa. Os caras ganham a fortuna para ficar atento, ficar ligado.
É cada uma, viu? M.