Fala galera! Hoje a gente vai falar de um assunto que foi muito interessante para mim, que é o começo do livro de Provérbios. Eu sou o André Maldonado e esse é o canal do JC na veia.
A meditação de hoje é nos primeiros 19 versículos, do livro de Provérbios, capítulo 1. Não vou ler os 19 versículos aqui, porque vai ficar um vídeo bem cansativo, mas vou deixar o texto aqui na descrição do vídeo para você ler, recomendo que você faça a leitura desses primeiros versículos, é uma meditação bem interessante. Vou destacar alguns versos.
Quero começar lendo o versículo 1. Salomão escreve o seguinte, ele se apresenta nesse primeiro versículo da seguinte maneira "Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel" ele se apresenta de três formas: primeiro como Salomão, que foi conhecido na bíblia como o homem mais sábio de todos, então quando ele fala, "Provérbios de Salomão" a autoridade de sabedoria que era conferida ao que ele escreveu aumenta muito, depois ele falou assim "filho de Davi", ou seja, essa autoridade do que estava sendo escrito, de quem estava escrevendo aquilo aumenta ainda mais. "Filho do rei Davi", do rei amado pelo povo de Israel, e depois ele termina a terceira parte da apresentação dele, ele fala "rei de Israel", uma das prerrogativas do rei é de que ele tinha acesso a todos os recursos do reino, e Salomão também foi conhecido como o homem mais rico de todos.
Então ele fala "de Salomão" se apresenta como Salomão, e na minha opinião, aqui eu entendo que ele fala um pouco da sabedoria dele, "filho de Davi, rei de Israel". Agora é interessante notar, quais são os três primeiros assuntos que Salomão trata no livro de Provérbios. Quando eu faço a leitura desse livro e vejo que os três assuntos iniciais são esses, e consigo fazer uma conexão, na minha cabeça pelo menos, muito clara com a apresentação que Salomão faz sobre si mesmo.
Entendo que esses três assuntos são muito importantes para as nossas vidas, então quero que você preste atenção em quais são esses três assuntos, medite em como isso se aplica na sua vida, como você pode se tornar um cristão ainda melhor, entendendo quais são esses três assuntos que Salomão trata nesses primeiros poucos versículos do livro de Provérbios. O primeiro assunto que Salomão traz ali no versículo 7, no começo no versículo 7 é o seguinte: "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Em algumas bíblias vai estar traduzido como princípio da ciência, mas o mais conhecido desse versículo 7 é "o temor do senhor é o princípio da sabedoria".
Salomão, conhecido como o homem mais sábio de todos, ele poderia falar com grande propriedade sobre o assunto da sabedoria. Esse primeiro assunto que ele traz no versículo 7, primeiro assunto que ele traz no livro de Provérbios, se conecta muito com a primeira apresentação que ele faz dele. Ele fala "provérbios de Salomão", do homem mais sábio, e daí o primeiro assunto que ele traz é qual?
Sabedoria: "o temor do senhor é o princípio da sabedoria", na minha opinião, o que ele está querendo dizer aqui, o que eu entendo da interpretação que eu faço do texto, é que se você, se nós, não temermos ao Senhor, se nós não. . .
E quando ele está falando de temor aqui, ele está falando de honra, de respeito, de reverência, ele está usando o temor não no sentido do medo, mas no sentido da reverência, no sentido desse sentido que eu comentei. Ele está falando que o temor do Senhor é a base, é o fundamental para você construir toda a sabedoria, o fundamento da sabedoria é temer ao Senhor, é honrar ao Senhor, é reverenciar e respeitar ao Senhor. Sem isso, nada do que você constrói sobre isso se sustenta, então eu entendo que ele está falando aqui assim "honre ao Senhor, respeite ao Senhor, seja reverente ao Senhor em tudo", porque senão, não existe nenhuma sabedoria verdadeira, o princípio da sabedoria, o princípio para você fazer as coisas certas, o princípio para que você seja uma pessoa sábia em tudo que você faz é temer ao Senhor.
Novamente no entendimento que eu faço aqui da Palavra, não é temer no sentido de medo, mas temer no sentido de reverenciar, de considerar com grande estima o Senhor, em tudo que nós fizermos. Só esse assunto já daria uma ministração inteira, muitos vídeos sobre isso, sobre como a nossa vida deve ser transformada quando nós consideramos o temor que temos do Senhor, do Criador, do todo poderoso em tudo o que fazemos, em tudo que entendemos, em tudo que pensamos. Então a primeira conexão que a gente faz com a nossa vida de maneira prática, é que devemos temer ao Senhor em tudo o que fizermos, esse é o princípio de toda sabedoria.
O segundo assunto que ele traz está relacionado à maneira como ele se apresenta em segundo lugar, então ele se apresentou primeiro como Salomão, depois ele se apresenta com o filho de Davi, e daí ele vem falar ali no versículo 8 o seguinte: "Filho meu, houve a instrução de seu pai, e não deixes a doutrina de sua mãe". Ele vem falar o segundo ensinamento que ele dá no livro de Provérbios, é um ensinamento relacionado aos pais< a paternidade, ou seja, se apresenta como filho de Davi em segundo lugar, e o segundo ensinamento que ele traz é sobre respeito e honra aos pais. Entendo também então nessa sequência de eventos que ele está colocando aqui no livro de provérbios, a importância disso e vejo que hoje em dia isso é ainda mais importante, porque eu tenho notado e acredito que todos nós estamos notando isso, a desconexão que existe, que tem se criado entre pais e filhos, entre mães e filhos, e aqui eu não estou usando nenhum gênero é só maneira de falar mesmo, mas é independente de gênero isso.
Entre pais e filhos existe uma desconexão cada vez maior, dos pais com os filhos, de diálogo, de amor, e isso não só na família natural, mas também na família espiritual. Quantas pessoas nós não vemos que não tem uma referência dentro da família espiritual, uma paternidade dentro da família espiritual, essa desconexão que existe tanto na família de sangue, quanto na família de Cristo, ela é prejudicial para nós. Salomão está trazendo isso como o segundo assunto do livro de Provérbios, de tudo que ele escreveria, ele falou o primeiro é: "o princípio da sabedoria é o temor do Senhor", depois disso: "honra pai e mãe".
Olha a importância que ele está dando pra esse assunto. A aplicação prática disso é muito clara, todo mundo já ouviu alguma ministração sobre isso, é honre seu pai e sua mãe, respeite seu pai e sua mãe, guarde os ensinamentos que essas pessoas te deram, e se existe alguma desconexão e possibilidade de restauração disso, restaure. A gente vai ver isso lá na transição do velho testamento para o novo testamento, onde Malaquias fala né sobre converter o coração dos pais aos filhos, e dos filhos aos pais.
E depois no começo do novo testamento nós vamos ver a mesma coisa. Salomão está falando isso aqui lá no livro de Provérbios: não se desconecte, respeite, honre seu pai e sua mãe. Então um apelo prático que eu trago aqui é: se existe algum tipo de desconexão, restaure isso tanto na família natural, e aí a minha opinião, isso é um adendo meu, quanto na família espiritual.
Não estou falando que Salomão está falando aqui da família espiritual, na minha opinião ele está falando, o contexto do texto aqui, fala sobre família natural, mas eu trago isso também para a família espiritual. Quero que o Espírito Santo fale com você em relação a isso, se existe algum tipo de conexão trate isso porque é importante. Salomão está trazendo isso com grande importância, é importante para nossas vidas, para nossa saúde espiritual, essa conexão entre pais e filhos.
O terceiro assunto ele traz nos versículos seguintes, é uma série de versículos pra cominar num mesmo assunto, que se encerra no versículo 19. Então vou ler só o 19, mas ele descreve diversas coisas pra falar o seguinte: "Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça. Ela prenderá a alma dos que a possuem".
A terceira maneira como ele se apresenta no versículo 1 é "rei de Israel", aquele que cuidava de tudo que o reino tinha, de toda a riqueza do reino. Salomão conhecido na bíblia lá em 1 reis como o homem mais rico, propriedade para falar sobre o assunto da cobiça, propriedade para falar sobre dinheiro. E o terceiro assunto que ele traz no livro de Provérbios é: cuidado com a cobiça!
Porque ela prende aqueles que a têm, prende a alma daqueles que a têm. Então, o terceiro assunto que ele traz, eu entendo que ele está dando uma importância para esse terceiro assunto, é não cobice, não caia no pecado da cobiça. A gente também vai ver isso lá no novo testamento, quando a gente lê que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
Então, olha como a sabedoria de Salomão é poderosa para as nossas vidas, ele nos traz três ensinamentos que são extremamente importantes, extremamente conectados com tudo que a Palavra fala. O que ele está trazendo aqui de verdade para as nossas vidas, não é uma verdade desconectada do restante da bíblia, é uma verdade conectada com tudo o que a bíblia vai nos ensinar de uma ponta à outra. E o terceiro assunto que ele traz, na minha opinião, existe uma importância adicional, por serem os primeiros três assuntos, ele fala da cobiça, ele fala do amor ao dinheiro.
A aplicação prática disso pra nossa vida também muito clara né, principalmente quando a gente lê lá no novo testamento, que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, é não cobice, não cobice, contente-se com o que Deus tem te dado. É óbvio que isso não é desculpa para ser preguiçoso, para não trabalhar, porque isso é um outro pecado, é um outro erro, mas é: não cobice aquilo que você não precisa ter, não cobice coisas altas demais, a graça de Deus nos basta. O fato de Deus ter nos salvado, nos livrado do inferno, isso deveria ser suficiente para suprir todas as nossas necessidades de alegria, de felicidade e contentamento com a nossa vida.
Então, ele termina o homem mais rico de todos, termina falando assim: "Não cobicem, a cobiça prende a alma das pessoas". Três ensinamentos de Salomão, os três primeiros ensinamentos do livro de Provérbios, diretamente conectados com a maneira como Salomão se apresenta no livro de Provérbios, lá no versículo 1. Entendo que existe uma importância adicional para tudo isso que ele está falando, porque são os primeiros assuntos.
Então, medite nessa Palavra, medite nestes três pontos que Salomão traz. Faz uma avaliação da sua própria vida, como você tem andado no temor do Senhor em tudo que você faz. Como tem sido seu relacionamento com os seus pais naturais, e aí o meu adendo, também dentro da família espiritual.
E como tem sido o seu relacionamento com o dinheiro. Como tem sido o seu relacionamento com a cobiça, com amor ao dinheiro, você serve o dinheiro ou o dinheiro te serve? Faça essas três reflexões, peça para o Espírito Santo falar com você nisso.
Medite nessa palavra, medite nesse texto que está aqui na descrição do vídeo. Ore em relação a isso e deixa o Espírito Santo falar com você, que tenho certeza que Ele vai tocar sua vida com isso que a gente compartilhou aqui. Como sempre, se você tem alguma dúvida, deixe seu comentário aqui, vamos conversar sobre isso, não quero que seja só um monólogo, só eu falando aqui.
Vamos conversar sobre esse assunto, eu tenho certeza que a discussão fica muito mais rica quando a gente se complementa, quando vocês comentam alguma coisa, comentam o entendimento de vocês e outras pessoas comentam o que vocês estão falando, eu também comento. Então deixe seu comentário aqui sobre o que você pensa sobre isso ,o que o Espírito Santo falou com você e vamos todos crescer juntos no entendimento da Palavra. Deus abençoe sua vida.
Paz! Bom estamos terminando o vídeo, você já sabe o que eu vou pedir, se inscreve no canal se você não é inscrito. Compartilha esse vídeo nas suas redes sociais e principalmente fala do JC na veia para um amigo, um amigo.
No vídeo passado pedi pra você falar para 5 pessoas, se você fez isso muito obrigado! Se você não fez, eu estou te dando uma segunda chance, fala pra uma pessoa sobre o JC na veia, apresenta um vídeo, um texto do blog, o nosso livro, o ebook. Apresenta alguma coisa que tem JC na veia, para mais alguém e eu tenho certeza que assim nós vamos poder conversar muito mais sobre a Palavra.
Vamos crescer juntos no entendimento da palavra. Valeu galera!