Quem nunca se atrapalhou na hora de falar, não é mesmo? Você tenta dizer alguma coisa, e as palavras saem atropeladas, ou parece que a sua voz fica para dentro e, às vezes, você até baba ou cospe na outra pessoa. Isso para não falar de quando a gente morde a língua enquanto fala.
Todas essas situações estão relacionadas com os problemas de dicção. No vídeo de hoje, eu vou te mostrar três estratégias para você treinar a sua dicção e se livrar desses problemas de uma vez por todas. E você está no Voice Lab!
Se essa é a sua primeira vez aqui no canal, já clica no botão aqui embaixo e se inscreve para ficar por dentro dos novos vídeos aqui do canal. Bem, para fazer os exercícios que eu separei, você vai precisar de um texto em um papel. Não precisa ser um texto grande.
Você apenas precisa de alguma coisa para ler. Eu vou usar aqui um poema do poeta Cruz e Sousa como exemplo, mas você pode escolher o texto que você quiser. Depois de escolher o seu texto, é hora de começar os exercícios.
O segundo exercício que nós vamos fazer é a leitura exagerada em voz alta. Como assim? Bem, você vai pegar o seu texto e vai ler ele bem devagar, quase que em câmera lenta, e você vai abrir a sua boca o máximo que você puder para pronunciar cada sílaba do texto.
Desse jeito. Sim, você vai fazer várias caretas durante a sua leitura. É esse o objetivo.
Pode parecer um exercício muito bobinho num primeiro momento, mas esse exagero na pronúncia faz com que todos os músculos da sua boca e do seu rosto que estão envolvidos na articulação das palavras sejam exercitados. Ou seja, esse simples exercício é, praticamente, um treinamento completo para a sua dicção. Faz e me conta aqui nos comentários o que você achou dos resultados.
O terceiro exercício que nós vamos fazer é uma variação desse primeiro, a diferença agora é que você vai começar a mudar o ritmo, o volume e a velocidade da sua leitura. Você ainda precisa manter o exagero na pronúncia. Só que agora, você vai ler o seu texto como se você estivesse contando uma história para alguém.
Ou seja, você vai acelerar algumas frases e deixar outras mais lentas. Aqui também é importante você variar o volume da sua voz conforme você muda a velocidade das frases. Você pode aumentar o volume da voz quando acelerar, e diminuir o volume quando falar mais devagar.
Experimente inverter também, ou seja, fazer as frases rápidas com uma voz mais baixa e as frases lentas com uma voz mais alta. Não existem regras aqui, você pode usar a sua criatividade. Na prática ficaria algo assim.
Aliás, se você quer desenvolver ainda mais a sua dicção e outros pontos da sua comunicação, também, lá no InformaVox você encontra esses e vários outros exercícios para você aperfeiçoar a sua voz e a sua fala. Eu vou deixar o link para esse treinamento aqui embaixo na descrição. Clica e confere!
Bem, o terceiro e último exercício para você treinar a sua dicção é gravar a sua voz. Sim, isso mesmo. Existe um motivo muito simples para jornalistas, locutores, cantores, e outros profissionais da comunicação conseguirem alcançar uma dicção precisa: a gravação.
Todos esses profissionais estão acostumados a gravar e ouvir a própria voz várias e várias vezes. Ou você acha que tudo sai perfeito na primeira tentativa? É claro que não.
Eles gravam e gravam muito. Só que além de gravar, eles também ouvem a própria gravação para identificar os pontos bons e ruins. Às vezes a pronúncia ficou boa, mas a voz não.
Ou ao contrário, a voz ficou boa mas a pronúncia saiu ruim. Treinar a sua dicção é uma tarefa que vai exigir de você dedicação. Por isso, grave as suas leituras para que você consiga identificar os pontos onde você precisa melhorar.
Esse é o caminho mais eficiente para você conseguir. E essas são as três estratégias para você treinar a sua dicção. Se você gostou deste vídeo, compartilhe nas suas redes sociais para me ajudar a levar esse conteúdo para mais pessoas.