[Música] salve moçada a gente vai começar hoje eu professor César Machado vou trabalhar com vocês uma das escolas mais importantes da literatura seja Universal seja literatura brasileira a escola romântica o estilo romântico e para isso a gente selecionou para essa aula Inicial O trabalho com o contexto histórico que ambienta o romantismo vamos [Música] lá pra gente compreender bem essa cena romântica quando ela se desencadeia a gente precisa retomar um cenário histórico lá do contexto europeu a verdade é que a cena romântica começa a ser gestada ainda no século XVII é século do Iluminismo esse movimento
intelectual da burguesia e da ascensão da burguesia esse cenário então começa a se tornar cada vez mais dominado pelos valores burgueses a verdade é que o século 18 vai acabar sendo concluído com umas com revoluções que a gente chama de revoluções liberais a mais importante delas ou a mais renomada delas é a Revolução Francesa e isso vai eh estabelecer de maneira sólida a burguesia dentro da cena do poder político depois de já ter o controle do poder econômico dentro da questão social Por que que isso é importante porque a gente vai observar que as revoluções
que foram a culminância desse século arrasaram devastaram as nações europeias e houve com certeza um sentido deprimido daqueles que contemplaram as ruínas de antigas Nações que se arrasaram nas revoluções havia então um olhar marcado por angústias inevitáveis talvez essa sintonia com as ruínas deprimindo criando aquilo que a gente vai desde desde ali chamar de mal do século depressão do século e ali e esse sentimento melancólico de existente de se integrar ao fim passa a povoar algumas almas e claro as almas dos Artistas também mas Em contrapartida também dentro de uma mesma cena histórica Existe um
sentimento de n necessidade de Reconstruir há uma necessidade de recompor o cenário europeu fazê-lo então reerguido E para isso diante de tanto arraso de tanta ruína de tanta tanta perplexidade era necessário evocar ânimos almas e é aquilo que a gente começa a observar a o surgimento né de uma febre de nacionalismos proclamados para tentar a partir daí empolgar uma sociedade para reconstrução de nações arrasadas pelas revoluções liberais nós da literatura observamos esse cenário e percebemos que as expressões literárias ali eh que emergirão ali que virão à tona ali elas passam a refletir de maneira espontânea
dois índices temáticos fundamentais um é esse índice mórbido é esse índice da morte o outro índice do sonho e eu explico a verdade é que o escape que se precisava estabelecer daquele cenário deprimido sabe perplexo ele podia ter dois caminhos ou se empolgava se animava pro sonho criando essa alma nacionalista ou se entregava de maneira eh extremamente radical ao escape mórbido e à morte como um mecanismo expiatório de libertação da daquela ruína visível então tanto morte quanto sonho são índices escapistas que os românticos apresentaram em suas obras Claro tudo isso vindo de um cenário histórico
em que o pós revoluções e a devastação convocou esses temas naturalmente na alma humana e os artistas acompanharam essa lógica e aí nós identificaremos temas que se tornaram recorrentes nessa literatura chamada romântica nessa arte chamada romântica a ideia de sonho ela vem acompanhada com essa busca de se incentivar o nacionalismo através do culto da história Nacional através do culto e da construção do Herói nacional isso tudo criando esse tipo de empolgação para que as ruínas se transformassem em edificações a partir de um povo animado eufórico capaz de reerguer ruínas estabelecidas pelas revoluções do outro lado
você também vai ver índices um pouco mais terríveis né um pouco mais mórbidos nas obras através desse tipo de visão da morte com mecanismo de escape fatal suficiente para Se romper com uma vida que não vale a pena não realiza sonhos frustras anelos frustra anelos e ambições pra gente poder encerrar esse enfoque histórico importante que vai nos dar condições de entender os desenvolvimentos românticos nas diversas obras é fundamental que você perceba que o homem romântico então sonhando ou se entregando à morte ele revela uma clara indisposição com a cena que ele confronta na vida real
então a obra marca-se de um negócio chamado fuga da realidade porque se ater a ela pode ser Fatal ela não Eles não têm força para encará-la por isso eles criam saídas tangentes que as obras acabavam por revelar duas três obras fundamentais podem ser citadas queria que você pesquisasse sobre essa origem do Romantismo ainda na Europa no final do século XVII uma delas aí duas delas T essa esse teor marcado pelo nacionalismo As duas são de fredrich Schiller a primeira que é o que quero citar é um uma peça teatral chamada os bandoleiros em que se
flagra toda essa busca da cena histórica e desse ânimo daqueles que cultuam no caso a cena alemã para ser recuperada dentro desse contexto de romper e superar as ruínas a outra obra Guilherme T destacando o herói Nacional figura ficou emblemática nas obras nacionalistas românticas numa outra vertente Yan Wolf com Von get o autor get Alemão vai apresentar-nos os Sofrimentos do Jovem verter ou simplesmente verter em que a gente vai observar uma obra polêmica que praticamente estabeleceu a perspectiva do suicídio como uma arma de fuga uma arma de alívio ele estabelece a morte com mecanismo de
saída para Sofrimentos melancólicos e amorosos OK É isso que a gente queria esclarecer para você hoje nesse breve vídeo mas pra gente poder abrir caminhos para estudar o romantismo com vocês é isso aí moçada espero que vocês tenham se ligado nesses temas e se preparem para os próximos vídeos em que a gente vai aprofundar a questão das expressões românticas Ok curte aí dá o seu like continua com a gente sua companhia é extremamente importante para nós do Brasil escola que temos preparado esse material para te nutrir de muita Literatura e é como eu falo o
tempo passa mas a gente passa um tempo com [Música] você