E aí a mulher é obsessivamente um criador e um Pensador um texto de muito conteúdo true com uma visão crítica muito aguçada e uma ação radical entendeu Mas não nosso sonho Totó e sempre via as coisas com uma clareza bem grande e se dig nava quando não dava mais para ele esquecer para ele não ver o que o mundo com ruim o mundo estava ele do pão de vista cultural mas foi essa importante em cima das Brasileirão não é um vários artistas brasileiros de todos os tempos é um tenho dúvida nenhuma disso quem é essa
pessoa que gerou essa obra e o revolucionário se gerou uma revolução dentro do espaço de tempo dele e que continua pô e continua gerando espanto e E aí E aí [Música] E aí Olá eu sou a Mimo do é eu conheci através Rogério Duarte tremendo artista gráfico não vai eu conheci o seca na casa do Macalé e eles eram super amigos né E aí conversa vai conversa vem aí macho ele a conversa sobre ajuste cintura TAM eu e mais tarde A não ser se eu fui com Rogério como outra pessoa a Camille na casa do
Hélio Oiticica aqui no Jardim Botânico ali em cima e aí fizemos amizade então Oi e aí que ficou amizade profunda ele estava tão chateado por falar a você o Hélio está parecendo L titica que digitar tudo mal né Tá tudo uma bosta então vou fazer esse poema você você tem na máquina de escrever o poema para ele aí ele com toda calma pegou uma pasta que ele tinha onde ele fazia ele te amo passo de Vale de anotações né tinha sempre cadernos pasta de me deu um papel e branco e eu achei aquilo também simbólico
se bem que o satinho que você interessar eu sou narcisista também da literatura da festa então o avô do Hélio José e disse tão grande anarquista e eu tinha como meu o ele dizia que era meu livro de cabeceira o livro dos exames de Sica avô dele com o ação direta Esse é o velho José Oiticica né que ele era foi professor do Pedro Segundo ensinou gerações de pessoas durante muitos anos a vida dele todo e ele era anarquista então por exemplo a gente não ao contrário da maioria das pessoas a gente já é ensinada
em casa a pensar pela própria cabeça eu não ser maria-vai-com-as-outras não sei menininho de igreja eu de de coisa entende essas coisas todas são importantes para pessoa ter uma cabeça livre Leia o que quiser desde criança ninguém tinha religião nem Amor à Pátria nem nada dessas besteiras se horas foram passando e o ele contava por um grande orgulho que é que o avô dele volta e meia em cana já tinha até uma malinha pronta para ir a empresa aí batia na casa do Lago ela me levava E aí a avó do Hélio mulher do José
Oiticica sabe a hora que o Getúlio regava as plantas no Palácio do Governo é aquela gradinha ali no Flamengo não aí ela ia lá viu Getúlio das plantas o por Getúlio aí eu levo para ele já sei e ele está preso é isso tu sabe como é né e ele tem essa coisa esse impulso essa compulsão tal aí de fazer diferente querendo fazer a fonte direta aí o Getúlio tá bom tá bom vou ver isso Mas a senhora sabe que daqui a pouco ele vai preso de novo não sabe ela seja assim mas por enquanto
não podia deixar o outro é a luz tendo Professor [Música] o ela era mais velha sempre dois anos de diferença olhar o mais velho era o segundo e o meu irmão Cláudio o que que é médico né ela terceiro enquanto pode quanto foi possível ele Manteve a gente a estudando em casa em vez disso então ele ensina e as exatas e não minha mãe ensinava as humanas aí nós fomos pro Estados Unidos passando dois anos lá lá era obrigada a matricular na escola lá aprendendo inglês e tivemos também a iniciação a a as artes porque
papai levava a gente para para durante a galera grandes Galerias e museus o pai dele era do Museu nacional da Quinta da Boa Vista em Vitória fotógrafo de insetos entomologia estudava lepidóptera então lepidópteros são borboletas que só vão à noite tá então ele ele você só determina as espécies pela genitália das Borboletas isso é espetacular mas não vai mais não para dizer não e o avô da registro e o peixe estuda a genitália das Borboletas realmente só pode andar no olho [Música] Ele sempre foi uma pessoa muito nele mesmo Apesar dele ter uma principalmente a
partir de uma certa época de ter uma tanto rádio muito grande de pessoas interessadas em 1 e nele né nas coisas que ele fazia ele era muito só quando o moço quando criança que a gente estava no ginásio ele ele já tinha lido todos os grandes filósofos e sabia tudo eu chama Verde me enciclopédia chama enciclopédia É talvez ele tenha superado o pensamento crítico da época dele em relação aos profissionais da críticas ele ia mais além de não tinha ele não tinha medo de correr o risco né Aí ele é um acho que o Hélio
foi uma pessoa correr o risco e arriscou mesmo quando começamos a estudar no meu Ivan Serpa que era o O que foi o grande formador de Várias Vários artistas principalmente mas nem obrigatório médico não Obrigatoriamente geométricos e tal e o Hélio optou por fazer a arte dele que não amolar sem ele mais com esse negócio de colégio que ele perdia muito tempo por isso que realmente a gente tinha razão a as obras do certo era uma interessantíssimos era tipo uma análise em grupo tinha aula era uma vez por semana você chegava lá com aquele pacote
de coisa que você tinha feito durante a semana e aí botava nos cavaletes assim e cada um criticava aquela a obra do coisa tão Santana treinando crítica de arte aí ele foi feito o grupo frente que é um grupo o nome do Serpa praticamente e apresentar umas duas ou três Exposições sem muita significação suélio muito precocemente um 17 anos aos 17 anos já estava fazendo trabalhos maravilhosos no grupo frente então o que acontece que houve uma ruptura do pessoal do Rio de Janeiro e alguns lugares compra só de São Paulo que era muito rígido na
interpretação da forma geométrica e seu concretismo paulista portanto fez pensa achava que esses princípios bidimensionalidade atonalismo em movimento linear e é era concretista o grupo do rio não tinha princípios rigorosos assim eles eram praticados em Curitiba ou empiricamente ou até reflexivamente mas não comum uma carta de princípios quase que partidária sempre tem fechou com isso é concretismo e o pessoal do Rio dizer não para nós não tem regra a gente faz o que quer e eles achavam aquele mais romântico comentam tinha uma briga assim e isso aqui no Rio foi quando lançaram o movimento neoconcreto
né o Ronaldo Brito tem uma tese neoconcretismo o vértice ruptura do projeto construtivo brasileiro e diz que dentro do neoconcretismo tinha aqueles que chegaram ao topo da pirâmide construtivista que é a Milka Batman digamos assim e os que romperam com isso porque transbordaram então tá ele ali Lygia Clark Lígia pape mostra aquilo Me interessou profunda veja porque justamente sair da coisa formal de quadro daquela pintura para uma outra linguagem oliva e solta no ar uma linguagem que já sair já partiu para para para o espaço a cor seja qual é o conjunto das intenções explícitas
Ou nem sempre explícitas que poderiam caracterizar o abra do Hélio Oiticica é eu poderia dizer que o projeto da lei seca pode ser e como a busca das possibilidades uma pintura depois do quadro ele entendeu muito rapidamente que o quadro não fazia parte da natureza da pintura porque a pintura não tem natureza até eles tridimensionalização a o construtivo E aí no que você dizia estrutura ele cresce e em gotas e outros gotas dimensões EA cor pode existir fora do quadro pode existir no banco de panos amarrados dançados por um taxista de fila pintura porque pintura
cor e ele bota pintura depois do quadro como se chama essas lutas maravilhosas são parangolés é fantástico Parangolé ele adorava a dizer essa palavra Parangolé [Música] que está usando a obra então a obra de dentro para fora e de fora para dentro da mangueira né o que o ele começou a fazer Parangolé isso ele 1964 eu não estou enganado conheceu o artista paraibano vai buscar no rim chamado Jackson Ribeiro que morava na Mangueira levou o Hélio Silva para conhecer a mangueira e o Hélio Oiticica ficou Encantado e ele me levou para subir a mangueira e
pela primeira vez que ele vai apresentar sua Cartola Nelson Cavaquinho gente subiu o morro de cara com aquela bando de bandidos tá lá no topo da banheira com cara de cavalo eu amigo dos marginais e os vaginais respeitavam ele mesmo tanto Olá Seja marginal seja herói naquela época tinha sentido essa frase agora nesse momento O Hélio descobre enfim a potencialidade da cultura brasileira não como algo a ser ilustrado descrito figurativamente mas algo com alguma ser assimilado como método de trabalho que eu tô querendo dizer com isso se você olha alguns métodos que amas as obras
do grupo frente as obras pré Mangueira o Ele disse que é absolutamente asséptico assinado na limpeza formal em tudo isso mas a partir da descoberta da Mangueira o construtivismo dele vai ser favelizado uma voz da extensão e hoje não a plantação nem ninguém morou aí a cada um pobre que passa por Alisson [Música] só pense construí [Música] sei lá [Música] levando primeiro começa a todos mais depressa procuram marca seu pela cima de terra para morar [Música] eu disse a região sofre modificação fica sendo chamada de novo a panela [Música] é ali que o lugar então
passar se chama [Música] fazer a gente acha que visuais são uma coisa de contemplação né ele quebra isso a obra participativa e interativa se entra nela Então o espectador manipulava obra entrava numa no no no um cubo assim né Aí ia abrir uma porta aí para outra abrir outra porta então isso já estava interagindo com a obra uma coisa que antes tanto Tati e o cara tinha uma placa lá Cristal então preciso penetrar estava ali penetrava são lugares que você entra pode entrar de podem ser grande para ser pequeno eu gosto muito daquelas coisas de
terra que ele tinha de meter a mão na Terra só objetos mais ou menos pequenos mas que são também para interagir bolinho de arroz mosos aí ele convoca o público quer dizer você tem assim grosso modo na Idade Média você tem artifiel depois você tem o artista e público agora você tem propositor E participar dor e nos diferentes enquadramentos a Tropicália foi foi a sua obra que o Hélio fez no Museu de Arte Moderna ele com 20 sétimo com menos de 30 anos Ele chegou a Tropicália que não tem nada a ver com o tropicalismo
declaradamente por ele é a obra Tropicália antes da Tropicália [Música] isso foi alguém dublado durante muitos anos né que a origem da da Tropicália o título é da lei seca ele chegou a Tropicália entendeu que em que ele tá criando um ambiente que não é nem mais o bojo instalação porque a Tropicália para ele é uma alternativa o cubo branco é uma alternativa a ideia europeia de que a sala de Exposição ela tem que ser um cubo branco para não interferir na obra e ele acha que o ambiente Tropicália Tropicália um ambiente no CEPA plantas
papagaios etc como uma alternativa que tiver o ócio brasileiros eu for e plantas e poemas e duas dois penetráveis na verdade as obras seriam os dois penetrava estão lá Ah entendeu E o resto é o é a sala de Exposição brasileira como um grande terreno brasileiro Tropical cl8c que a gente talvez não tivesse a arte contemporânea que temos hoje no Brasil ele já papo deixa Clark e todo o pessoal do movimento neoconcreto ele dizer que difundem essa arte brasileira no exterior até então era reconhecida logicamente o modernismo brasileiro uma Davis brasileiro ele não tinha uma
ruptura o modernismo da semana de 22 é uma espécie de acordo entre a fazenda eo arranha-céu foi uma releitura do Brasil com suas cores as suas loucuras é os seus macunaímas nas suas paisagens suas multicoloridas a luz né nossa realidade cultural social e política mas a influência da hora europeia Então na verdade Esse é o modernismo cheio de a cair na época rural que dá prestígio do Brasil da arte das artes visuais brasileiras contemporânea O que representa também uma autonomia de linguagem de descoberta do Brasil mesmo Universal é o neoconcreto é a Marte neoconcreto naquela
época ninguém nos Estados Unidos tinha a menor noção de fazer a ideia mas longe pode fazer uma obra daquela uma coisa moderna revolucionária como Aquela não tinha o Hélio chegou lá fez e foi um sucesso e os ninhos seus ninhos a essas a garotada entrar dentro namorava tem uma deu uma confusão demônio ele que tem uma imagem pública de doidão ele era mesmo felizmente Ele era doidão no mundo de ditadura que a gente vive e tal ele era até uma posição alternativa porque ele vinha do anarquismo a as tendências de esquerda que passavam mais pelo
Marxismo na ele tinha um projeto ele pede perfeito ele deixava ele para já tava tudo rebatimento planos geometria descritiva ela não era uma cara é que fazia uma obra de arte sem reflexão nenhuma tô indo trabalhar para ao contrário do que muita gente pensa ele não ficar curtindo a vida inteira não trabalhava muito se você olhar as anotações e os projetos as ideias que ele tem a foto de ter coisas engraçadas de Jesus feliz por ele ele começa uma anotação ele bota o o dia né o dia o mês o ano e a hora que
ele começou ontem eu tive um vídeo número de uma obra ele tem a mania de dizer que tinha não eu tive um vídeo lembre que gerou essa obra além do prazer incrível dele fazer aquelas coisas faz isso na mão dele parecer enquanto trabalhava apareceu um Brinquedos brinquedos e quem foi antes mesmo de peso é muito bacana ele fazia as obras é ele mesmo não tinha essa coisa de pega o carpinteiro Manda fazer essa obra esse desenho que o Hélio não foi galera tudo no serrote tempo ficou um grande marceneiro a atender a agenda do brinquedo
para as crianças é muito rigoroso Toda obra dele tá toda Ah tá toda eu arquiteto de Deus assim tá toda no papel podiam dimensões ativo até o Juliano rigoroso juízo ele disse que o Macalé era é o maior compositor brasileiro era de seca e não só pela amizade mas que na linguagem mesmo a minha voz um jeito de cantar o tipo de fazer pega o próprio o tradicional Brasileiro né o samba e tudo e tosse aqui no desmonta né desconstrói calma constrói de novo todos os medidor de cor compenetrado chamando bacalhoeiro bacalhôa no fundo um
jardinzinho é um penetrado jardim tem tempo antigas em volta tá favor delicadeza eu achei engraçado que o meu apelido ele sabia disso meu pedido de Jesus era jardinzinho não é bem uma carta né é uma constatação de uma noite de uma noite na casa dele que ele tava fazendo pose virando teu amigo dele só não lhe um americano que tocava uma gaita maravilhosa Umbuzeiro E aí eu levei o violão experimentar é tão fácil não é assumir o experimental Macau que a matar né o fez bronze é só o que é sua música assume hoje momentos
de invencibilidade já esperada invenção não consigo achar ninguém não [Música] e sempre solar e a vida vai vai seguir lá vamos assim não tenho certeza glor de mim não filho [Música] na luz negra de um destino Cruel [Música] Ilumine esse teatro sem cor nos estou desempenhando papel [Música] e o artista que trabalha obsessivamente eu sou meio assim também eu sei como é que é esse Você tem gaveta sabe você vai botar na gaveta nos armários nos cadernos nas rotações porque não dá tempo uma vida só não dá e pede então você vai desengavetando Hélio você
vai ver que ele tá falando coisas que eram como se fosse hoje e é como se fosse amanhã [Música] estou chegando ao fim e [Música] o que ele poderia ter feito dos quarenta e poucos aos 80 agora a gente não sabe poderia ser coisas super interessantes ele poderia enfim estacionar não acredito que ela quer tudo dele diante dar vitalidade dele da inventividade dele da bússola e da busca de beleza de não querido então acho que ele está em conflito direto aos 80 anos o [Música] e essas coisas não morrem com facilidade meu amor a arte
é feita como é que eu disse arte é feita para durar para sempre a gente tem que cuidar dela montei algumas Exposições dele sabe falei com ele através dos fios de nylon que assinava no Museu de Arte Moderna de Paris quando a gente eu pendurei lá os os bilaterais lá no pé direito altíssimo um fio de nylon grosso ele os fios fazer assim de madrugada pão eu tenho tão a Fernando sozinho ela é de tocando até hoje eu dei cedo que ele morreu Você sabe qual ele não morreu né [Música] é preciso entender a E
aí [Música] e não gosta de sou bar o nosso jeito é [Música] terminar cabeça [Música] E aí o vídeo do pé eu nasci com sou eu eu não sou eu muito e [Música] do danado do Santana mano nunca me separei no samba da minha terra e deixa a gente mole quando se canta todo mundo bom não se fralda todo mundo bota o samba da Minha Terra dele deixa a gente mole quando se canta todo mundo voz vamos ficar todo mundo e não gosta de samba bom sujeito não é é ruim da cabeça ou doente do
pé bem nasci contando falou do meu meu meu me criei danado do seu celular nunca me separei Samba da Minha Terra desse um de nós vamos ficando todo mundo bom eu preciso então todo mundo quando se canta todo mundo bom vamos isto tudo bem e ele adorava essa interpretação deste ficava tudo mano nós falamos bem mal dele fosse bom ele não merece você falando porque senão só que sacraliza o