Santíssima Trindade: Uma Doutrina Falsa!

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Matheus Benites
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Video Transcript:
Como pode um Deus ser três pessoas distintas e ainda assim um só seria essa doutrina Cristã um mistério Divino ou uma contradição insustentável a ideia de que Deus é Pai Filho e Espírito Santo três em um é um dos pilares centrais do cristianismo definida oficialmente no século I essa Doutrina Não é explicitamente encontrada na Bíblia mas foi construída com base em interpretações de textos como Mateus 28 19 E João 1:1 No entanto mesmo entre cristãos a Trindade tem sido objeto de debates divisões e Mal entendidos no vídeo de hoje nós vamos questionar essa ideia a
partir de um ponto de vista filosófico [Música] histórico a Trindade levanta uma questão fundamental como algo pode ser ao mesmo tempo TR e um a lógica básica nos ensina que algo não pode ser simultaneamente idêntico e diferente de si mesmo ao tentar explicar isso muitos teólogos usam o termo mistério Mas será que essa explicação não mais cara uma contradição lógica afinal se Deus é uma substância única Como podem existir três pessoas distintas que compartilham dessa substância com que justificativa uma revelação Divina poderia contradizer os princípios que estruturam o nosso pensamento se cada pessoa da Trindade
é plenamente Deus Então temos três Deuses ou se a divindade é uma só em que sentido as pessoas são distintas sem que isso resulte em triteísmo três Deuses ou modalismo uma só pessoa com diferentes máscaras se a Trindade é uma verdade fundamental sobre um Deus que existe o Deus que existe porque ela não foi revelada de forma Clara e explícita desde o início da tradição judaico-cristã Deus precisaria de séculos para comunicar um aspecto central de sua própria natureza pense na evolução da doutrina no antigo testamento Deus é apresentado de forma inequívoca como Uno yé é
o único Deus e qualquer noção de multiplicidade parece ausente no entanto nos Evangelhos e nas cartas de Paulo começamos a ver referências a Jesus como de Divino e ao Espírito Santo como uma entidade ativa essas ideias no entanto não são sistematizadas nos textos bíblicos é importante notar que o conceito da Trindade foi moldado por ideias filosóficas da época Como por exemplo o neoplatonismo que influenciou pensadores como io e Alexandre de Alexandria a noção de que o filho poderia ser subordinado ao pai ecoa A Hierarquia das ideias platônicas por outro lado a ideia da consubstancialidade que
o pai e o filho compartilham da mesma essência é uma tentativa de equilibrar a teologia com a filosofia grega se a doutrina da trindade está tão profundamente influenciada por correntes filosóficas humanas como podemos afirmar que ela é uma verdade puramente divina e revelada teria a teologia Cristã cedido ao sincretismo cultural filosoficamente como você pode notar essa doutrina tem sido alvo de críticas por séculos e não é difícil como eu acabei de fazer aqui apontar as suas fragilidades o filósofo inglês John Locke argumentou que a Trindade era desnecessariamente complexa uma invenção que obscurecia a simplicidade do
monoteísmo já O Iluminista Voltaire ridicularizava a ideia dizendo que ela confundia os fiéis mais do que os instruía e mesmo dentro do cristianismo grupos como os arianos e os s anos rejeitaram a Trindade como incompatível com o monoteísmo a doutrina da trindade reflete um Deus revelado ou uma tentativa humana de sistematizar o que interpreta como Divino ao analisarmos a história percebemos que a Trindade surge como uma resposta à necessidade de unificar crenças divergentes nos primeiros séculos do cristianismo mas essa unificação trouxe consigo uma tensão que para muitos nunca foi resolvida a doutrina da indade ganhou
forma no Concílio de niceia no ano de 325 depois da era comum convocado pelo Imperador Constantino o tema principal do Concílio era a polêmica do arianismo defendida por áo de Alexandria áo argumentava que o filho Jesus não era eterno nem da mesma substância do pai mas sim uma criação dele essa visão estava em sintonia com ideias neoplatônico para os muitos convertidos do politeísmo que viam Jesus como uma divindade subordinada a um Deus superior por outro lado Alexandre o Bispo de Alexandria defendia que o pai havia gerado o filho mas não o criado e que ambos
eram eternos compartilhando a mesma substância Divina essa visão de consubstancialidade foi a base da doutrina trinitária que triunfou no Concílio e foi consolidada no credo nisseno curiosamente ninguém no debate questionava a divindade de Jesus o foco era sua relação com o pai e com o Espírito Santo o que nós já vimos em outros vídeos aqui que era sim questionado também fora desse período nos anos iniciais do cristianismo que havia aqueles que seriam posteriormente condenados como gnósticos e herges que chegavam a defender que Jesus eram apenas um escolhido um selecionado por Deus por exemplo na na
hora do batismo um mero mortal importante mas não um Deus como depois seria a ideia predominante embora o Concílio de niceia tenha sido um Marco o debate sobre a Trindade é bem mais antigo já no século I Tertuliano usava a palavra Trindade para descrever a relação entre Pai Filho e Espírito Santo no texto adversus praxian contra praxias Tertuliano defende a distinção e a unidade de Deus ao mesmo tempo ele afirma que Deus é uma substância três personai uma substância três pessoas um conceito fundamental para o desenvolvimento posterior da doutrina da trindade embora sua formulação não
seja Idêntica a que se consolidaria no Concílio de niceia ela foi uma contribuição importante para o pensamento trinitário Cristão Hipólito de Roma não utilizou explicitamente o termo Trindade como Tertuliano Mas ele também contribuiu para desenvolvimento da teologia trinitária em Sua obra contra noeto Hipólito refuta as ideias de noeto que defendia uma forma de monarquianismo modalist a ideia de que Pai Filho e Espírito Santo São apenas modos ou manifestações de um único Deus Hipólito argumentava que o pai o filho e o Espírito Santo São distintos em suas funções e manifestações mas compartilham uma unidade essencial ele
destacava que o filho é subordinado ao pai mas ainda participa da mesma divindade refletindo uma visão que seria refinada nos séculos seguintes assim como Tertuliano ele ajudou a moldar o pensamento Cristão Preparando o terreno para debates posteriores como os do Concílio de niceia nestes contextos os escritos bíblicos como Gálatas escrito por Paulo foram apresentados pelos Defensores da ideia como textos que supostamente já aludiam a um espírito santo e ao filho como uma extensão da sabedoria divina esses autores da autoproclamada ortodoxia cristã vão voltar às cartas de Paulo e argumentar que a doutrina da trindade se
encontra lá esboçada mas isso é um subterfúgio muito característico dos autores do cristianismo primitivo e do Cristianismo da patría sobretudo que era basicamente uma tática uma estratégia de retornar a textos mais antigos de uma tradição consolidada como da própria Torá e dizer que ali já se encontrava profecias da vertente Cristã que eles buscavam assegurar e defender Então esse tipo de interpretação retroativa é muito comum nesse período no século 4 o cristianismo passou por uma transformação política significativa sob o Imperador Constantino que muitos sabem se converteu ao cristianismo ele deixou de ser perseguido e se tornou
uma religião regão legítima no Império Romano a unificação das diversas crenças cristãs incluindo debate sobre a Trindade não era apenas uma questão teológica mas também política e aqui eu gostaria de recomendar o livro da historiadora e minha amiga Juliana Cavalcante a primeira igreja cristã para quem quer entender mais profundamente como era esse contexto de judaísmos e cristianismos nos primeiros séculos do cristianismo conforme o crítico textual Bart Herman escreve no livro Como Jesus se tornou Deus a crença na divindade de Jesus e não só de yavé criou um problema sério para os cristãos que queriam rejeitar
o paganismo e o politeísmo porque agora eles tinham que explicar como Jesus pode ainda ser divino se Divino já é yahvé e não pode haver mais de um Deus o que isso tudo nos revela isso nos revela que a doutrina da trindade provém de uma busca política por uma autoproclama da ortodoxia que quer marginalizar outras visões e impor a sua em uma doutrina unificada ela esconde muita perseguição e exclusão No final a doutrina da trindade reflete o esforço humano de sistematizar uma crença calcada no mistério e para muitos ela expande o problema mais do que
o resolve e tendo em mente tudo isso Eis o ponto chave ao que eu queria chegar se a teologia católica foi divinamente revelada por ela demoraria tanto tempo e mediante tantas ras para se unificar e se consolidar é muito mais plausível tendo em vista a história que se trate de algo puramente humano e com um cunho mais político do que propriamente filosófico muito obrigado por assistir
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