[Música] [Aplausos] do total dia de festa é um dia especial não é mesmo a tristeza fica trancada num baú enquanto a alegria corre solta por todo lado todos os sentidos são convidados a festa tem sabor tem cheiro tem música tem dança e muita coisa para se pescar com os olhos hoje quero convidar vocês a conhecer algumas das maiores manifestações do nosso folclore as festas populares festas populares o que são todos vocês já foram as festas de aniversário casamentos formaturas na verdade são festas particulares o dono da festa convida os amigos lhes oferece pratos e copos
seios de alegria acompanhados de música e jesus amizade e boa conversa quando o salão de festas é a rua ou a praça e o povo toda convidado acontece o que chamamos de festas populares algumas dessas festas são tão grandes que duram dias é nas festas populares que o povo canta e dança e brinca e lava a alma como dizem o conceito de patrimônio imaterial ele surgiu na década de 80 em contraposição ao conceito de patrimônio material [Música] ele fugiu para classificar uma categoria específica de bens são os bens associados às manifestações artísticas danças formas de
expressão celebrações que não que não tinham até então até mais ou menos a década de 70 não tinha uma proteção específica dos órgãos do estado a gente tinha uma forma de proteção mais voltada para o que a gente chama de patrimônio material que são verificar as ações obras de arte e património imaterial ainda não havia um instrumento específico de proteção nós tínhamos anteriormente é o que a gente chama e diz o core que eram estudos documentações no final do século 19 e início do século 20 e com grandes expoentes nacionais como maria de andrade e
câmara cascudo é que faziam a documentação dessas manifestações culturais da produção artesanal das danças e que esses carros conhecido como folclore nacional essa forma de documentação é muito diferente do que existe do que a gente chama hoje patrimônio imaterial embora pareça que é a mesma coisa porque se trata da mesma categoria de bens mas o objetivo daquela documentação anterior era guardar para as escolas para que as próximas gerações são para a futura geração tivesse acesso a bens que se acreditava que esse ps que fosse acabar com um desenvolvimento da ciência com o desenvolvimento é da
sociedade de uma forma geral então esses motoristas eles fingem se documentar guardar isso gravar algo para ser veicular e difundido nas escolas com o tempo acabou que o folclore ficou como se fosse a cultura do outro a cultura do outro associado ao que estava sarkar o que era caica ao que tinha o que era atrasado e que precisava e que de alguma forma e ser suplantado pela modernidade mas isso não acabou na década de 80 então usa essa expressão de patrimônio imaterial para marcar uma diferença entre essa forma anterior de documentação e o que se
pretende agora com uma nova política de proteção para estes bens culturais a ideia desse patrimônio material é associá lo a um uma a uma é um conceito que a gente chama de referências culturais é um patrimônio que faz sentido para um determinado grupo que ele está dentro da nossa sociedade que não necessariamente é o externo está fora e ea ideia de que não é um outro que vem simplesmente documentar um algo que vai perder mais uma documentação que acontece pelos próprios detentores o que é necessário para que a viola de cocho continue sendo essa expressão
do essa manifestação que é uma expressão importante no estado de mato grosso e está associada danças como eu como o siri e outras expressões como um coro que o que é necessário fazer para que estes detentores continue a produzir essas manifestações e é diferente da política anterior da preservação do patrimônio material que nós temos se de um instrumento chamado de tombamento é a gente as referências culturais ea política de patrimônio imaterial adotou um outro instrumento que nós chamamos de registro o registro ele permite essa essa dinâmica a manutenção dessa dinâmica reconhece a dinâmica destes bens
culturais reconhece que esses bens eles vão evoluindo com o tempo a partir da forma como como esses grupos se apropriam desses bens e as novas gerações se apropriam também essa nova política de patrimônio imaterial ela define também de natureza material e imaterial como parte do patrimônio cultural brasileiro e está na nossa constituição a toda política ela parte da constituição de 88 que faz dessa definição esses bens é por isso que a gente consegue fazer então uma política diferenciada com o patrimônio imaterial e essa política diferenciada ela consiste em dois instrumentos específicos 1 que já existia
desde a década de 30 que é o tombamento e o outro que é o registro que é específico ponto os bens do patrimônio imaterial o tombamento ele tem por objetivo é garantir manter elementos físicos na de determinados bens culturais características físicas determinados bens culturais características estéticas né artísticas ou históricas que relacionam determinado bem a conjuntura em que ele foi criado ao contexto histórico ele foi criado então a idéia de que não importa quanto tempo passe desde a criação desse bem a gente possa ver nessas nesse nesse bem cultural o pensamento histórico as as referências técnicas
instrumental técnico as representações que eram de uma determinada conjuntura política social histórica dizia então pra não ter essas características físicas é o iphan título indeterminado controle se você possui um prédio histórico que é tombado para fazer qualquer alteração nesse prédio que precisa da autorização de som para ele o instrumento do registro ele respeita essa característica dos bens culturais que é que essa dinâmica cultural então os bens culturais eles se constitui se mantém até hoje porque há uma certa inovação dentro deles que faz com que continuem sendo aceitos pelas novas gerações os filhos nas festas em
mais de 300 anos tem um elemento que é fundamental que a corda é um elemento de certo pois qualquer um fio e conheça um pouco melhor o cm sabe que a corda é um dos elementos principais dessa festa e e que os promesseiros fazem de tudo para pegar essa corda pode ter essa corda no ibc desde o século 18 ela foi introduzida no início do século 20 quando a berlinda da santa atolou um ala nun maneiro e então botar uma corda para puxar depois disso e se conseguir um elemento fundamental da festa como também a
viola de cocho que era feita com um tipo de macaco três cordas um congelamento feito com um tipo de macaco e hoje é impossível se manter a produção da viola com um tipo de macaco mesmo porque a aumentar a produção ea venda desse bem cultural então há uma dinâmica cultural mas essa dinâmica cultural ela não modifica os bem a essência desse bem o senador ele continua sendo que é e hoje ele não só patrimônio cultural do brasil como ele é patrimônio cultural da humanidade também é reconhecidamente são dois milhões de pessoas nas ruas no período
do círio então mostra força importância desse dentes apesar das modificações que vem acontecendo ao longo dos anos então a política de registro ela não pode ser igual ao do tombamento não ela não demanda autorização do iphan para que mudanças aconteçam nesse bem mas ela ela propõe uma revalidação a cada dez anos para ver se essas alterações elas descaracterizaram tanto esse bem cultural a ponto de que ele deixe de ser então referência em um determinado grupo é uma política que trabalha com a idéia de referência que são valores e sentidos dessa massa de uma determinada manifestação
para o grupo de detentores que sejam detentores são aqueles que praticam essa manifestação cultural vez balançou a palha do coqueiro e coco que estava madura despencou está no primeiro lá na praia encontrando quem plantou foi lanchar e um pouco sobre amadora compensa a banda bala dentro balançou a falha do porteiro e tomara que você caro mas nos quebra sapucaia foi lançado na praia da amaralina na sombra do coqueiral tem roda de capoeira no toque do berimbau pedro balançou a palha do concelho confira estava no despencou saiu primeiros mas em sala do patrimônio imaterial a gente
se sente envolvido muito mais com o patrimônio material e nem fala do frevo falar do frevo e em pernambuco em recife envolver toda a sociedade falar do círio nas nossas jornadas é envolver toda a sociedade para ainda fala do samba envolver principal dos cariocas e até dos brasileiros então são manifestações que são vistas como nossa e por isso as idéias e patrimônio cultural do brasil então muda aquela idéia é que a gente tinha de uma manifestação do folclore é distante dissociada de gostos específicos porque a gente chama hoje de cultura popular que é muito mais
próxima do que toda a sociedade vive é claro que você tem grupos específicos que fazem com que determinadas manifestações aconteçam embora grande parte da sociedade se sinta envolvida por isso quando se fala do haka reserva das baianas de acarajé produzem um acarajé são os baianos há setores que estão são as detentoras dos bens culturais então são essas são as baianas que são as responsáveis então por actuar junto com o estado essa política de salvaguarda que vai garantir a longevidade dessa dessa manifestação mas é falar do acarajé falar também todos os baianos índio todo mundo que
gosta fico meio à carazinho [Música] ai ai ai ai ele só recorre minha mãe [Música] a política de patrimônio material ela tem três fases que a gente chama de três falhas o maior registro mantém a forma de proteção que se concede título de patrimônio cultural do brasil a partir dos registros dos dentes são registrados eles recebem recurso a partir de uma política de salvaguarda implementada uma política de salvaguarda e nessa política de salvaguarda além da manutenção desse bem pensar as condições de existência desse bem né pra garantir a manutenção dele para as novas gerações ea
continuidade deles dura também tem o objetivo de divulgar para a sociedade então alguns bens culturais como se nota na nossa senhora de nazaré como o samba jazz ao desconhecimento da sociedade como um todo mas existem outros que correm risco sim desaparecer por falta de apoio e são específicos de grupo como por exemplo é a expressão oral e os grafismos do povo a anp no amapá a idéia de fazer a proteção de alguns desses bens que não são tão conhecidos é fazer com que a sociedade também identifique esses bens como parte da sociedade brasileira não isso
é importante num momento em que por exemplo à sociedade a as populações indígenas do brasil vem sofrendo muito muitos ataques a gente viu oscar o caso os kaiowás a gente tem alguns grupos que estão sofrendo ameaças de perder pois terras então tem uma situação de conflito em relação aos povos indígenas e também até mesmo pra em relação à comunidade quilombolas então esse tipo de proteção de certa forma também pode garantir outras formas de direitos para esses grupos então muitos muitos grupos procuram o iphan hoje a sair dessa proteção do registro como patrimônio material para que
os seus bens têm certa visibilidade e de certa forma eles têm um sim uma chancela do estado pra garantir direitos em outras esferas esse é o caso por exemplo os produtores de queijos artesanais e meninas a legislação sanitária ela impedia a produção de leite de queijo a partir de leite cru impedia ela criava determinadas restrições à produção desse tipo de queijo por propor pelo risco de causar problemas à saúde das pessoas nisso uma em torno de 8 mil guerreiros e meninas estavam na ilegalidade e não conseguiu produzir vender os seus sejus em outras em outros
lugares dos usuários do país para manter essa tradição pois esses produtores recorrer ao iphan para solicitar o registro desse modo de fazer pesar naldo que as meninas com o patrimônio cultural do brasil a partir desse reconhecimento do estado de que essa produção era característica do país é importante o iphan sentou numa mesa de negociação com o ministério da agricultura para flexibilizar um pouco mais a legislação claro garantindo as condições de sanidade esse queijo para não para não gerar riscos pra o consumidor então a ideia também de vários setores da sociedade que hoje esse encontro em
conflitos com legislações que são mais restritivas e sim é garantir que eles também têm um espaço na sociedade brasileira de alguma forma e aí da mesma forma a gente sente as produtoras tradicionais de uso de plantas medicinais médios produtores nesse sentido filho terá fícus parteiras então você tem uma série de profissões e ofícios tradicionais modas tradicionais que ainda sobrevive na sociedade e que são importantes por uma parcela uma grande parcela da população e que não tem mais espaço por causa de uma mochila relações que são muito receptivas e são legislações voltadas para uma sociedade industrializada
modernizar então está em certa medida é um reconhecimento do estado de que essas expressões elas são importantes para a sociedade pode levar à mesa de negociação a gente tem um caso interessante também que foi do banho assim que tiver aí os seus grafismos copiados por uma empresa da área de design resolveu usá que os grafismos para fazer o papel de parede com o apoio do iphan e se os indígenas anp negociaram com essa empresa a retirada desse papel de parede dandô do mercado e sim uma uma ação de ressarcimento por danos morais para esse pra
ir pra esse povo então de certa forma essa política tem garantindo direitos para esses grupos que são que tem essa proteção que está em risco o patrimônio cultural em outras vendas [Música] a política de registra institui quatro livros são todos bem deles podem ser inscrito num desses quatro livros e alguns bênção inscritos e mais em bens inscritos em mais de um livro dependendo do direcionamento sequeira da atração de salvaguarda então você tem um livro que é o livro do dos modos de fazer e ofícios que é o nesse livro foi registrado por exemplo é o
modo de fazer das panelas de barro de goiabeiras pode fazer da viola de cocho de mato grosso mato grosso mato grosso do sul é um outro livro é o só livro das celebrações em que você tem registrado festas cotidiano da sociedade como como se nossa andar é o bumba-meu-boi do maranhão foi registrado neste livro das celebrações porque mais do que uma expressão cultural ele é uma celebração mesmos para a sociedade tomar aí como todos têm o livro das formas de expressão pra várias formas de manifestações artísticas como danças grafisa e bpi foram registados neste livro
das formas de expressão e tem o livro dos lugares que são lugares que tenham sentido um valor diferenciado de referencial para uma determinada um determinado grupo da sociedade como as feiras por exemplo nessa gente tem registado a cerca de cavalo o ver-o-peso mercado do ver-o-peso a capoeira ela foi registrada em dois livros diferentes o livro de ofícios de modo fazer ofício para o mestre de capoeira porque ele entendeu se que essa manifestação elas se manteve viva ao longo dos anos muito por causa do papel desse mestre e pensando na idéia do registro como forma também
de negociar direitos de outras esferas né há um interesse dos mestres em e obter aposentadoria e ser reconhecidos também para fins trabalhistas e à roda de capoeira foi registrada com alguma expressão no livro das formas de expressão também como um espaço importante referencial dessa manifestação cultural [Música] [Música] [Música] [Música]