começa agora o bcast teologia é nosso [Música] Esporte muito bem muito bem muito bem começa mais um btcast o de número 453 eu sou o Luiz Henrique Valadão mantenedor bibot de Goiânia Goiás e encontrá-lo por aqui é bom demais eu sou Rodrigo Bibo e Trindade no at é difícil de ver desculpa gente foi mal eu sou Igor Miguel e não há vida fora da Trindade Opa eu sou Guilherme Nunes e eu creio na Trindade portanto eu não vou perder a minha cabeça caraca mano vocês Já conseguiram remontar aqui o autor dessa frase é difícil localizar
ela né o Pedro Pamplona falou com o o cara que tem investigado isso e o cara achou uma citação muito parecida lá pelo século 1 se não me fale a memória é mesmo é mano alguém lembra da frase é procure entendê-la e perderá a cabeça é negue e perderá a alma alguma coisa assim não é atribuem às vezes erradamente Agustinho mas Agustinho não tem nada a ver com ISS meu irmão no lombo de Agustinho Clarice Lispector e CS luz a Oscar Wild tem muita frase meu irmão no lombo desses Car tu pode colocar o que
tu quiser aí ou dessa moça né da clariss Spector olha no lombo desse pessoal tem muita frase que não é deles cara São Francisco de Assis também atribui algumas a ele que não não é bem dele mas olha só meus amigos e minhas amigas ouvintes deste podcast e alunos da escola vibot de teologia temos aqui dois feras olha não sou Faustão mas digo que esses caras são feras para conversarmos um pouco sobre Trindade no podcast e na ebt a gente já tem aulas e podcasts sobre a Trindade mas hoje eu trouxe eles aqui para nós
darmos um pequeno foco nesse assunto no antigo testamento Ok quero dar um foco no antigo testamento nós já temos aqui também um episódio maravilhoso em bibotalk.com falando sobre o Espírito Santo no antigo testamento é legal você dar uma conferida também é só jogar no Google aí o espírito santo no antigo testamento betest bibotalk que você vai achar esse episódio que vai ser um belo complemento a tudo que nós vamos falar aqui mas antes os recados paroquiais [Música] e nos recados paroquiais dessa semana se você quer estudar Teologia na pegada bibotalk vem pra ebt a escola
bibotalk de teologia Sim meus amigos minhas amigas se você quer estudar Teologia comigo e com os meus amigos você vem pra nossa escola pra escola bibotalk de teologia você vai ouvir agora esse podcast esse podcast aqui ele foi um dos conteúdos que nós ministramos lá na escola bibotalk de teologia para você ter uma ideia beleza por o que que é a ebt a escola bibot de teologia é um curso de introdução ao rico universo da teologia eu serei o seu guia na maioria dos módulos Mas eu sempre vou trazer alguns amigos para fazer algumas aulas
alguns amigos vão dar módulos inteiros por exemplo o Próximo módulo que eu vou colocar na plataforma já está em fase de edição e daqui a pouco a gente vai lançar é o espiritualidade com com com com com Caco Marques Sim nós já temos módulos de história nós já temos módulos gravados com André Daniel hiik sobre Panorama no antigo testamento e muitos outros que estão sendo gravados e serão inseridos na nossa plataforma o que que é a ebt é uma plataforma para estudos teológicos eu serei o seu guia nessa plataforma e você vai ter uma introdução
a ebt é um curso introdutório ao universo da teologia Então a gente tem lá uma introdução à teologia nós temos lá o módulo sobre Deus que tá caminhando pro final a gente vai ter espiritualidade entre outros módulos que entrarão gente menos de R 600 pode ser parcelado até 12 vezes dois cartões pics enfim tem uma variedade de formas de pagamento você tem acesso por um ano a tudo que tem na nossa plataforma na bioflix como a galera tá chamando lá então Olha só você fez aí tudo que nós colocarmos na plataforma por um ano você
tem acesso e eu tenho certeza que quando der esses 12 meses você vai querer renovar porque a gente vai sempre estar colocando conteúdo de qualidade lá na plataforma da ebt Então aproveita porque o carrinho vai ficar aberto tá galera o carrinho vai ficar aberto só até o dia 14 de junho tá bom o carrinho só vai ficar aberto até terça-feira que vem dia 14 de junho Bibo Bibo eu tô ouvindo esse podcast dia 15 cara meu me dá uma colher de chá ó manda um e-mail para contato @ escolab bot.com.br que a gente pode ver
se consegue te colocar ou a gente põe numa fila de espera para você entrar no Próximo módulo Tá bom mas se você tá ouvindo nessa abertura de carrinho aproveita dá um jeito empresta cartão da sogra do sogro do pai da mãe e Vem estudar na escola bibotalk de teologia porque até estrear o novo módulo você consegue passar por todas as aulas que nós já disponibilizamos lives com especialistas gente tem muita coisa boa Claro se você estudar todo dia um pouquinho as aulas TM uma média aí de 15 a 25 minutos cada aula as lives TM
uma média de 1 hora então assim se você se dedicar todo dia um pouquinho você consegue ver as aulas as lives ler os e-books É tá achando o que nós damos e-books gratuitos para os nossos alunos na escola bibot de teologia o link para você estudar com a gente está aqui na descrição deste podcast em bibotalk.com então simbora e rapidamente Quero Dizer para vocês que as vagas para o btd estão se esgotando galera dia 20 de Agosto nós teremos o encontro dos ouvintes do bibotalk lá em Alfaville tá bom gente olha só coffee break incluso
mais mais de cinco palestras um dia inteiro na presença de Deus ouvindo sobre sua palavra e o tema aperfeiçoados na unidade Olha quem vai tá lá pela manhã André haik Vittor Fontana e eu numa mesa redonda eu aliás eu vou estar o dia inteiro né ah depois da tarde nós vamos ter o quê Nós vamos ter Cacau Marx Vittor Fontana Alexandre sto na refa Carol Bazo eu mesa redonda pocket show com Guilherme Andrade do projeto sola Enfim gente das 10 da manhã às 8 da noite muito conteúdo no estilo bibotalk neste encontro no B que
vai acontecer no dia 20 de agosto de 2022 Garanta o seu ingresso o link está aqui na descrição deste podcast agora simbora simbora para esse episódio que ele tá ó [Música] demais meus amigos Guilherme Nunes que já participou aqui do btc Igor Miguel que já é da casa vamos conversar um pouquinho sobre esse tema e para introduzir eu digo o seguinte nós cristãos somos trinitários acreditamos nesse Deus Uno Trino esse Deus que é um ao mesmo tempo é três e nós olhamos para o antigo testamento e enxergamos rapidamente menções à Trindade é muito comum a
maioria dos cristãos enxergarem Trindade ou seja façamos o homem a nossa imagem semelhança o espírito de Deus parava sobre as águas o espírito santo que desce sobre Reis sacerdotes e profetas o espírito de Deus lá no antigo testamento é o espírito santo que a gente vê na Bíblia Sagrada então é muito comum nós fazermos essa sistematização bem eu quero começar fazendo essa pergunta como é que vocês que são biblistas e que né gostam de exegese bíblica o Igor Miguel que eu sei que conhece um pouco a cultura Judaica não sei o quanto Guilherme Nunes conhece
enfim Guilherme Nunes é meu amigo recente eu ainda não sei nenhum podre dele então assim pô eu não sei do Igor também é que esse pessoal é muito crente né mano é que tem que conviver mais assim é que o tipo de gente é com meus já pega um pouco no ar assim esse pessoal muito crente aí tu tem que conviver muito assim tipo conversar com a esposa enfim mas vamos lá conversar com a esposa é batata boa essa é uma boa essa é uma boa não conversar com a esposa é batata então assim gente
mas vocês que gostam né desse tema como é que vocês vem esse movimento né Vocês enxergam a doutrina da trindade no antigo testamento mas como é que vocês lidam com a questão exegética e por para quem não entendeu onde eu quero chegar gente o Antigo Testamento foi escrito por judeus e a princípio para judeus Então antes de Jesus a galera Lia esses textos e eles não enxergavam a Trindade lá como é que a gente lida e por onde vocês querem começar porque eu sei que eu eu falei de forma muito Ampla e geral Então a
partir daqui a gente pode começar a pensar algumas coisas e como vocês dois são muito educados eu sei que vai ficar não começa você primeiro você primeiro Igor Miguel você que já é da casa há mais tempo pode começar então a nos ajudar a entender um pouco esse caldo então Bibo isso é um assunto que é uma boa conversa eu achei o tema sugestivo né de fato porque ter um olhar trinitário sobre a Bíblia Hebraica é sempre ter um olhar eh retroativo retroativo porque nós somos fruto de um processo de revelação canônica que a gente
sabe culmina com Jesus Cristo culmina com a revelação do filho de Deus que a propósito não apenas revela-se como verbo e unigênito de Deus mas de alguma maneira também revela alguma coisa sobre Deus que não era muito nítida simplesmente com cano do Antigo Testamento então é claro que o nosso olhar sobre a Bíblia Hebraica como cristãos é de alguma maneira um olhar que passa pela mediação da revelação de Jesus isso é é inegável então a gente não lê a Bíblia Hebraica como O Judeu lê a Bíblia Hebraica o Cristão lê a Bíblia Hebraica também como
Cristão a gente lê a Bíblia Hebraica como escritura Cristã sem ignorar naturalmente a matriz Hebraica na qual a escritura foi forjada a gente não pode desprezar isso de maneira nenhuma inclusive Esse é um ponto muito singular dentro da tradição reformada em específica calvinista que trata os pactos anteriormente firmados como componentes essenciais para revelação da Nova Aliança em Jesus Cristo entretanto o fato da gente ter uma compreensão de Deus que nos foi dada de forma adicional com a revelação de Jesus lança a luz inclusive sobre uma série de textos que nós lemos de maneira cristológica no
antigo testamento então é importante deixar claro que a gente não a gente eu sei eu entendo os movimentos exergética do Antigo Testamento que estão muito preocupados com aquilo que a hermenêutica alemã chama de zens liben né que é aquela leitura eh de de exegética que tenta reconstituir como o texto foi dado para quem foi dado no contexto etc é claro que essa leitura do coração do texto do da localização do texto tem seu valor Mas a gente nunca pode esquecer que o cristãos não leem a Bíblia apenas por esse viés exegético a gente faz uma
leitura teológica de fato e uma teolog uma leitura ainda mais do que teológica uma leitura cristológica Sabe aquela imagem de Jesus no caminho de amaú com os discípulos que de repente o entendimento os discípulos foi dilatado e eles conseguiram compreender as escrituras à luz do evento ressurreição É bem isso como a gente também Lê as escrituras Ah mas será que isso é de certa forma desonestidade com o texto hebraico né uma desonestidade com com com a com a leitura exergética do Antigo Testamento então eu entendo que não é na medida que a gente considera a
produção exergética mas nunca a dispensa ou a sacrifício da Revelação cristológica então a Revelação cristológica a revelação de Deus em Cristo lança a luz sobre a nossa leitura do Antigo Testamento e a gente não precisa criar uma tensão Na minha percepção a gente não precisa criar uma tão e de fato eu não consigo hoje olhar pro antigo testamento pra Bíbia Hebraica sem fazer isso de maneira trinitária tá então e isso a gente vai conversar mais na medida que ela começa for rolando [Música] aqui legal essa ideia do citzen leben né a gente aprende isso na
exegese lá na faculdade mas eu acho que tu toca num ponto importante E quero ouvir o Guilherme sobre isso Igor no sentido de que o cristianismo ele nasce entre os judeus a Igreja Primitiva era basicamente de judeus que estavam lendo aquilo que hoje nós chamamos de antigo testamento mas que para eles era a escritura e pra igreja também né E pra igreja também pro povo do novo testamento também era a escritur exatamente isso que eu tô dizendo né a gente chama de antigo testamento mas a Igreja Primitiva chamava de a escritura Nós já tínhamos ali
as cartas de Paulo circulando que tinha já uma autoridade também Pedro coloca as cartas de Paulo junto com as escrituras mas quando o Timóteo vai falar toda a escritura é inspirada ele tá pensando naquilo que nós chamamos de antigo testamento eles não chamavam de antigo testamento nós chamamos né agora depois do cânon fechado e tal mas é legal que ele já fazia uma leitura a partir de Jesus ou seja toda a leitura do antigo tecimento já é a partir do evento Cristo e eu acho que essa essa tua fala mata charada na minha percep porque
tudo bem a gente sabe que o texto Tinha um significado PR os seus leitores originais a gente não não nega isso mas acontece que o significado para eles é incompleto porque eles não tinham o evento Cristo como nós temos achei muito legal muito cara isso aí é é uma sacada hermenêutica muito legal Guilherme não sei se sobrou alguma coisa aí para tu falar sacanagem vamos terminar né Foi maravilhoso isso vamos muito bom muito bom tem um Med de estragar agora o resto não is não por favor eu acho que aí é legal quando você problematiza
as coisas eu acho que isso que o falou é primordial para todo teólogo cristão ele precisa olhar a escritura como um todo de forma canônica porque senão ele não é teólogo ele é um pesquisador e eu acho que muito importante a gente entender que o monoteísmo judaico principalmente o judaísmo em crise pós Babilônia ele não tinha tudo resolvido quando nós falamos de monoteísmo a gente tá falando de judeus que criam em o Deus ah adoravam somente um Deus não necessariamente eles pensavam em termos numerológicas a era a ideia era ador somente a esse Deus que
tem essa identidade de criador e soberano e na medida em que algumas coisas vão acontecendo no antigo testamento e dentro do Judaísmo a do segundo templo principalmente nas inscrições de primeiro Enoque segunda Esdras a gente vai percebendo que a identidade Divina não está resolvida para os Judeus isso é importante porque há um suspense na própria revelação do nome de Deus no antigo testamento há um suspense na própria interação de Deus com o homem no antigo testamento Deus falando para ele mesmo Deus eh indo lá para Jacó e tendo uma briga com Jacó e ali tem
uma discussão sobre o anjo ou não mas a recepção de Jacó foi como se tivesse sido com Deus então a meu ver quando a gente pensa em judaísmo a gente pensa num judaísmo que tem a sua convicção de adorar somente a um Deus mas também num judaísmo que sabe que não está tudo resolvido quanto a identidade Divina Isso significa que havia uma expectativa na identidade Divina a ser completada e dentro de segundo Enoque dentro dentro primeiro Enoque e dentro de segunda Esdras essa identidade Divina seria completada por uma figura chamada filho do homem já na
expectativa de Daniel então a meu ver isso de estamos a o antigo testamento prepara sim uma revelação mais clara da trindade no novo por quê Porque o próprio contexto judaico não tinha tudo resolvido e aí entra bíbl o contexto da Igreja Primitiva como judeus recebendo agora o evento Cristo Qual é a ideia que eu tenho em mente é que primeiro que aigreja igreja não arruma confusão com isso e o fato da igreja não arrumar confusão com isso a gente não tem evidências Larry urtado coloca isso muito claro que a devoção a Jesus Cristo começou muito
cedo na Igreja Primitiva os primeiros hinos cristãos demonstram essa divindade de Jesus como Deus então eles não tiveram problema aí a minha pergunta é por que eles não tiveram problema porque talvez com a figura do filho do homem agora em Jesus já que é o título que ele mais repete e o único que ele atribui a si esse título fez com que a Igreja Primitiva olhasse e percebesse que de fato Jesus J estava envolvido na identidade Divina mais uma vez não em questões numerológicas que vão acontecer mais nesse período mais Iluminista no período mais analítico
da da da filosofia da linguagem uma tentativa de de tirar tudo que o fenômeno tem com Russel para poder identificar o fenômeno em si para poder encontrar algum tipo de direcionamento para as outras coisas que é impossível a gente interpretar uma coisa por ela mesma sem o seu contexto sem a sua vivência por isso a importância hermenêutica então a meu ver o que acontece na Igreja Primitiva é apenas uma conclusão lógica do incompleto que estava dentro do coração de muitos judeus com relação à identidade Divina vamos pegar por exemplo Moisés me me diga o seu
nome ou me mostra a tua glória vamos Jó por exemplo eu quero te ver eu quero falar contigo a identidade Divina ela ela é Ela tem um suspense no Antigo e ela é revelada muito clara no novo a Igreja Primitiva Então olha Ora se o Deus do antigo é o único soberano e criador e Jesus é o único soberano e criador segundo primeira Coríntios Capítulo 8 verso 6 o chamado do novo testamento atribui a mesma identidade a Deus atribui ao Senhor Jesus então eles adoraram agora esse Deus e aí muitos na verdade vamos chamar de
não de Trindade mas de algo mais bi de algo mais de seria uma adoração que se inicia mais referente a Jesus e ao pai e ao desenvolver não da doutrina mas da compreensão o espírito santo vai ganhando a sua força cada vez mais dentro dessa dentro da identidade divina como Trindade então eu vejo assim eu vejo que havia um suspense no antigo que é deixado Claro no novo e os cristãos primitivos entendem isso e não tem problema com isso só vai aparecer no qu século Guilherme eu acho eu acho isso legal porque assim é muito
comum pessoal eh falar isso por aí eh de uma alta cristologia Uhum que se desenvolve apenas em períodos tardios da igreja e eu fiquei muito feliz quando eu li o o o raciocínio do W No Deus que se tornou rei e ele acho que é esse o título português né como é que ficou em português aí pela Thomas Quando Deus se tornou Rei Quando Deus se tornou rei é porque em inglês é é outro título e o W ele fala uma coisa muito interessante que quando você olha PR os profetas e você vai vendo como
os profetas vão falando sobre quando o dia que yé volta e habita em Sião e toda essa linguagem de yahvé vindo ao mundo e você vê que essa imagem da habitação de yahvé se mesca com a linguagem do templo e se mescla com a linguagem Messiânica você já vê traços de alta cristologia antes do novo testamento antes de Jesus antes dos Apóstolos e a gente vai vendo como como esses traços de uma protoc cristologia que não seria nem proto mais seria uma alta cristologia começa a apresentar traços dentro dos Profetas é claro a gente tá
falando aqui de fragmentos por exemplo uma coisa que eu acho sensacional olhando pra teologia joanina por exemplo e e fazendo de novo o movimento retroativo essa noção de que paternidade de Deus por exemplo paternidade de Deus é um tema caríssimo PR para a Trindade a gente sabe disso e não é um tema que tá claro no antigo testamento em hipótese nenhuma tá a gente pode perceber Talvez uma linguagem de paternidade meio analógica relacionando Deus ali com a formação de Israel Israel meu primogênito né linguagem de Êxodo inclusive da Páscoa em contraste com a primogenitura e
eh eh a a primogenitura de Israel contrastando com a primogenitura do filho de Faraó e toda aquela questão os primogênitos do Egito e e tá tudo bem inclusive no judaísmo a gente tem uma oração tradicional aino Malino né né que é muito tradicional nosso Deus nosso rei que é recitado em vários textos aí da tradição litúrgica Judaica mas tá longe de ser a ideia de paternidade divina como revelada na exibição de Jesus como filho eterno de Deus e como monogenes né na teologia de João né ou unigênito eh Então acho que que esse é um
outro elemento que é trazido na revelação de Jesus que tem efeitos também retroativos na revelação canônica de quem Deus é sabe cara eu achei muito legal essa ideia sua assim que você trouxe de que Israel tem uma sede uma fonte e o próprio Deus coloca o germe dessa necessidade de que olha é conhecer e prosseguir e conhecer yavé como a gente encontra nos profetas e de repente isso culmina na revelação de Jesus né aquela pergunta de Moisés se levantou né Deus Ele pergunta qual o nome Deus sempre fica intrigado com a forma como Lutero traduziu
herrier cherer né Eu sou o que sou e com as nossas traduções é eu sou que sou mas a gente sabe que é um verbo no imperfeito em hebraico e que às vezes né esse verbo imperfeito é traduzido com o futuro né e Lutero traduziu assim eu serei o que serei né que dá essa ideia de conhecimento Progress mesmo de yavé yavé vai se revelando na medida que a história se Desenrola e a gente finalmente vê Jesus dizendo Olha Eu lhes revelei o teu nome né lá em João ele fala Eu lhes revelei o teu
nome ou seja a resposta pra pergunta de Moisés é dada em Jesus isso isso é Eita cara isso é lindo isso é lindo bicho isso é lindo cara isso é lindo cara ou seja a pergunta de Moisés foi foi respondida fo respond uma coisa que você falou que eu achei assim fantástica é que tanto no Novo Testamento a gente aprende sobre Cristo como em Cristo o efeito retroativo nos faz termos não é numa nova Revelação somente mas uma espécie de amplitude agora do que nós líamos no antigo é por isso que Filipenses Capítulo 2 para
mim não é tanto hino cristológico para mim ele é mais teológico o escândalo é o Deus que se esvazia E aí pro judeu ele vai olhar aquilo Pera aí o Deus que se esvazia isso para eles era o absurdo e aí esse hino de Paulo para mim é uma revelação mais do Deus de Israel envolve a cristologia obviamente mas parece que o foco do hino é esse ele ele ele é o o wri vai dizer nesse livro aí ele vê traços do monoteísmo Israelita em Filipenses nesse cântico da kenosis né Ele fala no final o
que que Deus tá fazendo Deus tá chamando os seus eleitos né para olhar pro único Deus para essa cristologia não tem outro jeito de você ser monoteísta fora de Cristo né É E aí o interessante que até Filipenses Capítulo 2 termina com Isaías 45 que é Todo o joelho se dobrará e toda língua confessará que ele é senhor e lá no texto em aplicação direta a Jesus né então há um interesse do texto do novo mostrar esses traços que revelam um Deus de Israel e um Deus Trino e um Deus como Jesus a gente colocar
assim que é Jesus [Música] [Música] agora ô Gui na tua fala antes ali Tu colocaste o seguinte eles não viam na questão de números no sentido quando tu fala aquilo tu diz no sentido de que eles não enxergavam Deus como duas pessoas eles não tinham esse entendimento ainda você estava falando ali até você depois termina o seu pensamento falando ó No começo ali da Igreja Primitiva eles até entenderam Jesus como Deus como sendo um com o pai e toda essa construção que vocês já fizeram aqui e mas não não pensavam tanto em term os de
números eu não entendi bem essa tua fala queria que tu elucid asse um pouquinho melhor pronto eu acho que o trabalho principal nessa área é de Richard balcan em português seria judaísmo primitivo e o Deus de Israel e também alguns outros livros dele Larry urtado também é um livro que vale a pena ler Qual é a ideia quando a gente pensa em termos de números 1 2 3 4 Deus esse talvez não seja a ênfase de um povo marcado pela pelo politeísmo em suas regiões ao redores como era Israel e o próprio chemar quando ele
se inicia ele não se inicia com o único na ideia de um mas único em termos de adoração então a ideia não era pressupor que os outros Deuses eram verdadeiros e portanto você deve adorar só a Deus Não havia algo implícito de que os outros Deuses eram falsos mas o ponto chamar na minha opinião e aí eu concordo com balon é de que a ênfase eraa mais no único senhor e soberano que deve ser adorado na tese de balkan ele vai dizer que o monoteísmo ele era ligado mais à identidade do que número então eles
não estavam preocupados com o único ainda que esteja implícito a ideia numeral de um Mas essa não era a ênfase principal do judaísmo no antigo testamento tanto pré-bois babilônico quando a gente chega na Igreja Primitiva o povo Judeu continua com essa ideia por quê Porque eles estavam dentro dessa ideia de que o Deus de Israel Ele é o único que deve ser adorado e portanto Ele é o único Senhor e o único soberano e por que que eu disse que eles não pensavam muito em número porque essa ideia analítica de se pensar 1 2 3
e as discussões 3 + 1 ou 3 É iG a 1 elas vêm elas surgem de maneira mais tardia Porque inicialmente a Igreja Primitiva me parece que faz um único link a a mesma identidade do Deus de Israel é aplicada agora a Jesus e se existe só um senhor no antigo só um Deus soberano e criador de de todas as coisas então Jesus é Deus ainda que distinto do pai Guilherme então assim só para a gente eh assentar o que você falou que eu acho que foi muito importante essa coisa que do Balan você citou
que é a essa que essa questão da não é um monoteísmo numérico Deus não é uma unidade Divina no sentido numérico mas é o Uno aí no sentido de uma extensão eh seria a a unidade Deus é um porque isso tá relacionado à extensão do seu governo e a exclusividade desse governo então a isso é muito interessante porque a gente a cultura ocidental particularmente a do mundo helênico onde a cristologia vai ser debatida e a Trindade vai ser debatida e existe essa tentação de tratar a unidade de Deus no sentido numérico e não no sentido
de uma exclusividade né Não no sentido de um governo soberano que se estende sobre a totalidade da vida e e é muito bom você ter falado isso porque nas minhas leituras de teologia do reino eu falo bastante sobre isso essa associação do monoteísmo com a com a noção de monarquia Divina Deus Deus sendo o soberano como você enfatizou tipo assim a a afirmação inclusive da Revelação monoteísta no contexto da libertação do Egito vai muito nesses termos Deus por que que Deus tá fazendo tudo aquilo com Faraó para mostrar que ele é o soberano toda a
terra é minha e toda a sua Plenitude né então a ideia da extensão do do governo de Deus então dizer que ele é um é dizer que ele é o soberano né Eu acho que é bem nesse pon que você tá tratando eu queria ter a didática dos pedagogos mas é é um pouco impossível mas eu ainda chego lá Mas eu achei sensacional bicho eu brinco com o Guilherme que o meu trabalho é é é ouvir ele traduzi-lo basicamente muito bom muito longo o texto principal da tese de balc o o texto principal mesmo e
tanto de Larry urtado na obra dele e é principal que é a devoção a Jesus Cristo na Igreja Primitiva é primeira Coríntios Capítulo 8 nesse texto ah há para alguns uma espécie de eco do chamado não só Eco mais uma implicação direta quando o Paulo ele começa dizendo assim ó portanto em relação ao alimento sacrificado aos Ídolos sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus pois mesmo que haja o chamados Deuses quer no céu que é na terra Como de fato Há muitos deuses e muitos senhores para nós
porém há o único Deus o pai de quem vem todas as coisas ou seja criador e por meio de qu de quem vivemos ou seja senhor Aí ele diz assim ó e o um só senhor por quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos Então as mesmas duas identidades da p são dadas ao filho agora Impecável Impecável então isso significa de que pra Igreja Primitiva Jesus era digno de adoração porque ele era Deus pois ele tinha a identidade exclusivo do Deus sensacional sensacional cri essa ideia Uau meu gente ó perfeito até aqui
a gente tem uma verdadeira aula e eu acho que ó cabeças explodiram hemorragias nasais como nós falamos momento Eleven momento Leven momento Leven exatamente a gente falava aí a gente usava essa expressão hemorragia nasal quando alguém falava uma coisa assim né um conceito muito legal e tal só que daí teve um ouvinte uma vez que pô mandou um testão porque ele tinha hemorragias nasais e não era uma coisa agradável e tal é aí eu falei Pô mano aí você quebrou o nosso prazer aqui a gente até parou de usar em respeita esse ouvinte era um
cara querido e ele foi muito educado assim Pô mano toda hora que vocês falam de hemorragia nasal Eu Sei o Que Vocês querem dizer mas para mim é um baita de um trauma e tal então a gente parou de usar se você tiver ouvindo agora meu querido ouvinte Eu espero que você esteja melhor né talvez hemorragia nasal já levou para perto do pai enfim foi Sombrio isso agora né Desculpa pessoal eu tava vendo muito Danilo Gentil agora isso não é não é um bom exemplo muito ácido muito ácido [Música] Vamos lá gente vamos lá legal
acho que já ficou muito claro toda essa questão hermenêutica maravilhoso sobre o Espírito Santo pessoal isso são discussões posteriores né mas acho que é muito legal a gente entender como a Igreja Primitiva ela entendeu o evento Cristo entendeu Cristo como sendo um com pai Ah isso é muito legal agora gente quero fazer um exercício Apesar de que quem prestou atenção já entendeu Já pegou já fez as conexões mas eu queria fazer agora um exercício de nós entendermos os textos agora vamos cair no sits and leben tá vamos ou seja pro lugar vivencial textos no antigo
testamento que nós lemos de maneira trinitária Mas a gente dá para ler de maneira trinitária esses textos quero começar com o espírito parando sobre as águas vocês leem como o espírito santo vocês não leem e depois desse eu quero pular pro clássico façamos o homem a nossa imagem e semelhança Mas vamos lá Guilherme sobre o Espírito parando sobre as águas tu já consegue fazer uma leitura trinitária ali um reflexo do Espírito Santo ou para ti não é só o espírito de de de yé mesmo que não é o espírito santo enfim que como é que
tu faz essa leitura a partir do teu óculos trinitário obviamente mas também Considerando o lugar do texto pros seus primeiros leitores quando eu penso no espírito de yahu ou o espírito ali que parava Espírito de Deus eu tento pensar muito no judaísmo o que significava esse espírito e quando a gente tá lendo alguns textos como é o texto de Isaías se eu não me engano agora fale memória o texto Dea 58 ou 56 existe um paralelo entre espírito de Deus na criação com algo muito interessante no texto lá que é o paralelo entre a presença
de Deus entre o povo e o Espírito de Deus O que que significa isso que eu quero dizer significa que para o judaísmo ou melhor para a os profetas Deus sempre se revela da seguinte forma Olha eu andei no meio do povo eu estava no meio de vocês no deserto mais paraa frente o texto vai dizer e o Espírito de Deus andou no meio de vocês o espírito de Deus estava ali também com vocês no Deserto em outras palavras a presença de Deus no deserto é igualada com a presença do espírito de Deus no Deserto
o que significa que quando a gente olha todo esse espectro de que o Espírito de Deus representa a presença de Deus pessoal no meio do povo isso não é muito diferente do novo testamento porque no Novo Testamento aí o Gordon Fin naquele tratado dele sobre o Espírito Santo ele deixa muito claro de que parece que a função de Cristo É de fato se o Salvador e do espírito de ser a presença pessoal do Deus Trino entre o povo o que que eu quero dizer com isso que a palavra espírito a meu ver ela é muito
cara paraas escrituras hebraicas e por mais que alguns teólogos acho que eu contê uns 10 eles ainda querem falar que é uma espécie de ato criador de Deus eu acho que isso é muito possível e muito provável mas eu acho mais provável de que o texto está se indicando a presença de Deus na lii sobre as águas implicando o quê que ali é o espírito de Deus parece ser uma interpretação meio arcaica conservadora porém eu vejo que a muito caro esse termo então eu entendo que é o espírito de Deus como nós entendemos dentro das
dentro da Trindade legal você me permite complementar Guilherme eh eu eu me lembrei aqui eh também do uso da expressão que aparece em Gênesis né ruar Elohim é uma expressão que aparece por exemplo dentro do próprio pentateuco associado a balel que era um homem das Artes e o texto diz que o Espírito de Elohim ruar Elohim né o encheu de Sabedoria habilidade etc eu achei muito curioso porque na verdade é uma associação que está em Gênesis mas que reaparece aqui né em outras obras do pentateuco eh apontando para para essa associação entre o espírito de
Deus o espírito de Elohim com a criatividade perfeito Então Deus cria e o Espírito de alguma maneira Coopera com o ato criativo né e de novo o espírito de Deus o espírito de Elohim Rua relim aparece em balé o texto é a linguagem toda aquela linguagem que a gente encontra nos profetas de enchimento enche né espírito enchendo e de fato inúmeras vezes a gente vai ver ao longo de todo o cano do Antigo Testamento essa essa combinação de expressões R Elohim associado a uma atuação realmente muito específica e e e não é simplesmente porque claro
eu sei a tentação do exegeta de olhar a expressão ruar e falar é um sopro divino né é um sopro divino muitas vezes há um esforço de tirar essa característica que a gente chama na teologia de uma característica hipost né do Espírito como uma estrutura pessoal é distinta do pai e do filho apesar de obviamente participar da mesma natureza e a gente percebe ao longo do do Antigo Testamento do Canon que o espírito vai assumindo igualmente características hipostáticas ou seja vai assumindo características de pessoa né inclusive na maneira como Deus fala enviarei o meu espírito
né então claro que é uma unidade há também uma distinção aqui né tem toda essa discussão mas eu não tenho dúvida que o espírito que está aqui parando sobre a das águas não é nada distinto do mesmo espírito que está no deserto o mesmo espírito que está enchendo os profetas e o mesmo espírito que está capacitando bezalel a fazer sua obra criativa perfeito perfeito legal isso é discutido eu acho muito legal essa opinião de vocês obviamente que e eu concordo também com ela eu gosto de fazer essa leitura mas até acho que no podcast que
nós gravamos eh um dos integrantes mostrou uma opinião um pouco diferente e tal e que é super aceito também dentro da academia enfim dentro da discussão né não é uma discussão fechada por assim dizer mas eu acho o argumento de vocês muito legal gente não vou trazer isso aqui porque você pode ouvir lá no episódio e talvez até eu esteja equivocado hein quem sabe quero que você vai lá ouvir o espírito santo no antigo testamento porque talvez eu esteja até com a minha memória falha em relação a isso você pode me ajudar e se você
é aluno da ebt comenta aqui nessa aula o que que tava lá naquele podcast enfim por aí vai gente muito legal e o façamos o homem a nossa imagem e semelhança né o argumento que geralmente se utiliza é que Deus está conversando com alguém ali e alguém como ele então obviamente não pode ser né segundo essa interpretação não pode ser a aquela classe dos Deuses Ou aquele Panteão Como é que é o nome que se usa pessoal fala Aqua Assembleia Divina Assembleia Divina né tem é muito legal essa discussão sobre Assembleia Divina enfim que alguns
textos dão a entender que tem uma assembleia que comparece perante a presença de Deus enfim e que a uma espécie de Olimpo né uma espécie de Olimpo e judaico E por aí vai mas Deus façamos o homem Deus tá falando com essa com essa Assembleia alguns gz que não porque não a nossa imagem e semelhança igual a nós e não existe nada igual a Deus mas nós lemos já de forma trinitária não aqui já era o pai e o filho trocando uma ideia junto com o espírito e se embora soprar aí nesse boneco e vamos
fazer igual a gente e tal como é que vocês enxergam esse texto como é que a cultura Judaica que enxergou esse texto ah ele indica uma pluralidade é Assembleia né Divina Eu gosto da leitura da Assembleia Divina porque quando disz está fazendo igual não quer dizer necessariamente igual até porque demut Selen não fala de igual no sentido ontol Lógico né mas parecido remonta As estátuas e por aí vai mas queria ouvir de vocês como é que vocês entendem esse texto Igor como é que o povo Judeu de alguma forma leu esse texto Ok então o
que é curioso no texto hebraico aqui no verso 26 eu tô com a Bíblia Hebraica aberta aqui eu tô olhando pro texto e o que é legal é que o nac que é o verbo para fazer aí que aparece no verso 26 tá conjugado aí é um verbo não vou entrar nos termos técnicos é um verbo imperfeito do cala aí né primeira pessoa do plural beleza a questão é que o mesmo verbo verbo fazer associado a Elohim aparece no verso anterior no singular no singular que é quando fala de e Deus fez os animais selváticos
né o veas veas né que veas aí já tá sendo conjugado na terceira pessoa do singular olha que louco então no verso anterior Elohim aparece associado ao ato criativo no singular e aqui misteriosa o de maneira intrigante aparece de forma pluralizada Claro a justificativa Judaica é a justificativa dos as né de que aqui é um plural majestático né alguma coisa assim de que Elohim tá sendo pluralizado como o nome de Deus Adonai é pluralizado e e e nenhum problema nisso isso era comum no mundo antigo inclusive os pagãos nomeavam suas divindades no plural Você tem
ashtar chamado de astarot baau chamado balim né o pessoal lê balim fica achando que são vários Baus né é um Baal só mas por que isso desculpa a pergunta ingênua Por que essa ideia de colocar porque o que que é o plural majestático o que que isso quer dizer no fund o vossa senhoria para se referir uma pessoa em português então a gente tem até na nossa língua uso de um plural para dar uma ideia de exaltação uma ideia de Majestade né de e de dá Inclusive a ideia de intensidade um exemplo é o uso
da palavra vida em hebraico que inúmeras vezes é utilizado em língua hebraica o pessoal falar é o dual e tal que nunca aparece no singular ou quase nunca né Sempre raim vidas você podia ó outro exemplo no livro de Gênesis fala que Adão e Eva fugiram da presença de Deus né o termo que está ali é pne Elohim pinei é o plural de de panai né panai É é o é o construto de faces rostos no plural né fugindo das faces de Deus tá em Gênesis no plural né Mas é por quê Porque são esses
essas expressões aparecem na Bíblia pluralizadas muito com esse sentido de uma exal exaltação de afirmar né uma uma uma grandeza E por aí vai eu sinceramente eu não acho que isso está distante daquilo que nós compreendemos tardiamente com a Trindade se a gente considera a Trindade não como necessariamente questões uma questão numérica Ou melhor o monoteísmo com uma questão numérica mas com uma questão abrangente eu acho que que essa ideia de pluralidade contribui inclusive para essa noção de forma tardia agora a gente pode olhar para esse texto e dizer assim sem ponderar que esse texto
é um texto explícitamente trinitário eu acho que não eu acho que não a gente não pode dizer isso para sen pode cair realmente aqui numa falha anacrônica agora eu não tenho nenhum problema e repito de dizer que eu não teria nenhum desconforto por exemplo de ler um pai da igreja igreja que in números fizeram Esse essa leitura né de olhar para esse termo aqui e dizer assim não isso aqui é é um plural curioso porque por que que só aparece aqui e você fazer uma leitura a posterior uma leitura depois da Revelação trinitária e dizer
Caramba isso é no mínimo interessante isso não contradiz a leitura trinitária vou dar só um outro acréscimo me permitam que eu acho que vai fechar aqui por exemplo um pouco mais para baixo você continua lendo o texto você vai chegar em Adão e aí o texto vai dizer ass não é bom que Adão esteja só Deus dizendo não é bom que Adão esteja só tô falando Adão porque as bíblias traduzem como homem mas em hebraico a gente tem essa distinção de Adam né humanidade e ich veix né que é o homem e a mulher como
termos distintos aí olha olha que interessante Por que que Deus olha para Adão solitário que ali no caso não tinha você não pode falar que era o homem sexo masculino porque muita gente pode ler esse texto assim ah não é bom que homem esteja só tá vendo o macho é um macho Solitário vou crar criar fêmea para salvar o macho da sua solidão como se a mulher não tivesse né não o termo hebraico é Adam a humanidade não pode estar só Deus olhou pra solidão da humanidade e falou não é bom cara de onde Deus
tirou o critério de que a solidão adâmica era um problema e isso é uma boa pergunta é uma boa pergunta inclusive porque claro que eu tô fazendo uma leitura retroativa viu Guilherme estão fazendo leitura retroativa mas mas é óbvio que pra gente fica a gente responde uma questão porque Deus tem V Deus tem critérios para fazer um julgamento sobre a estrutura das coisas que ele tá criando né E qual é o critério que ele tá utilizando né o critério que ele tá utilizando é que ele mesmo não é Solitário ele mesmo não é uma mônada
como a concepção islâmica vê aá por exemplo aá como uma divindade solitária né não Deus aqui é uma comunidade a partir de uma leitura trinitária agustiniana e ele olha pra solidão adamica e fala não tem alguma coisa ali que não tá legal ainda não é a minha imagem não é a minha imagem porque Deus não é Solitário então ele cria uma ajudadora cria uma comunidade porque o próprio pro Deus é a comunidade e o que é curioso é que esse que essa que é criada de Adam porque na verdade a gente sempre fala assim ah
a mulher foi criada de Adam Eu gosto muito de de frisar que na verdade o que foi criado ali que foi criado ali foi uma foi a Ixe IX a homem e mulher nasceram daquilo não foi só a mulher que nasceu e eu não quero chegar aqui naquelas especulações ridículas do tipo Ai o homem era a Dama era andrógeno ou coisa Não não é isso é você não pode falar que adama eraa era homem no sentido de um macho a não ser depois que a mulher foi criada porque inclusive em hebraico o termo homem só
surge quando a mulher é criada você não tem o termo I antes de ichar N sem EVA não haveria o o o macho né até porque você também não teria critérios de comparação a gente só faz isso porque a gente lê também de forma retroativa a criação de Adão faz sentido Gente o que eu tô falando aqui faz sentido então assim quando você olha para Adão e Eva você vê uma distinção cara como não tem como a gente não olhar para isso não V de alguma maneira traços da Trindade é você vê distinção mas quando
você aproxima essa distinção O que que você vê você vê Adam de novo como como Deus a gente vê pai filho espírito santo e quando você integra as pessoas da Trinidade o que você vê você vê Elohim você vê Deus então eu não eu não vejo nenhum problema quando eu olho pra leitura Hebraica a luz da Trindade a gente perceber esses elementos aqui presentes também E aí Gu manda bala para mim a Trindade ela é bíblica no sentido de que eu não acho que a escritura tá inferindo a Trindade ela é bíblica ela está no
texto e junto com isso eu entendo que a Trindade é teológica Ou seja a Trindade serve como modelo conceitual pra leitura e para entender toda a revelação Então ela tanto é um objeto epistemológico de de processo de se conhecer como ela também é algo direto ali do texto onde eu conheço dito isso quando eu olho para algumas questões dos plurais os pronomes dos plurais é é isso que o Igor falou eu vejo muito a teologia joanina aí porque lá em João Paulo eh Jesus vai falar muitas vezes eh eu e o pai somos um ou
então ele vai falar eh como é que você fala isso a nós em alguns momentos Jesus se chama no plural E aí a gente precisa entender que quando Jesus faz isso não é mais no Imaginário Ger meramente hebraico agora é o Imaginário pós exílio num tipo de judaísmo que já tá sofrendo um embate muito grande pela falta do seu templo e tudo e ali já é algo que não tem como você não olhar para Gênesis e perceber que os pronomes nos plurais em Gênesis T rastros da Trindade que fica muito claro em João então assim
o termo Elohim no no plural junto com um predicado para deixar bem simples seria junto com o verbo dentro de uma oração no singular então substantivo sujeito no plural com o verbo no singular para nós isso é errado para nós isso fica estranho na Bíblia Hebraica acontece mais ou menos ah 2500 vezes ah a gente tem algo ao contrário também a gente tem outros termos sendo usados como o homem no singular no plural fazendo algumas coisas no verbo no singular então nós temos uma uma espécie de jogo gramatical que em termos gramaticais aí eu estou
com Igor eu não acho que dá para olhar pro texto e dizer assim não aqui é a Trindade Mas aqui tem rachos da Trindade quando você é um teólogo cristão E qual é o propósito a meu ver da do plural de Majestade ali é porque acontece no texto uma um triplex de 333 então por exemplo o homem acontece três vezes adama humanidade criar o verbo acontece três vezes e Elohim acontece três vezes dentro daquela estrutura do 126 a um pouco ali adiante então todas as vezes que esses nomes são repetidos três vezes com predicados ou
verbos não concordando com o sujeito é sempre no contexto de gerar vida então se pergunta por que que eu tenho o plural de Majestade h o efeito majestoso e há o efeito poético estrutural do texto que seria todas as vezes que essas coisas repetem mostrando algum tipo de irregularidade gramatical para nós um anacoluto no grego a gente vai chamar em Apocalipse tem um bucado não é que eu acho que há um erro gramatical o o autor de gênes não seria tão ingênuo um cara que faz uma espécie de literatura absurda naquele texto ele não seria
ingênuo Então para mim esses plurais chamam a atenção pra estrutura do texto onde quando isso acontece o foco é gerar vida gerar vida então curso literário para chamar atenção a isso seria muito e e esse texto aqui Gente esse texto de Gênesis 1:27 que você citou Bibo logo depois que ele diz criou Deus pois o homem a sua imagem a imagem de Deus o criou homem e mulher os criou uhum olha que coisa curiosa quando afirma que o homem foi criado a imagem de Deus parece que se você faz uma leitura natural desse verso natural
a informação de que a distinção homem e mulher estão presentes no ato criativo também estão presentes no fato de que Adam homem foi criado à imagem de Deus então para mim tá muito nítido a gente lendo esse texto Guilherme que ao afirmar que o homem remete ao criador em algum nível Por que que Moisés quando escreveu esse versículo fez questão de adicionar essa diversidade homem e mulher como parte inerente desse ato de criar um ser a sua imagem e semelhança tá entendendo tem uma pluralidade tem uma pluralidade na unidade da natureza humana e se H
E por que que é uma pluralidade na unidade da Natureza Humana porque há uma unidade na pluralidade da natureza Divina uhum pronto perfeito faz sentido muito perfeito e aí a gente nem apela pra gramática a gente apela pro texto exato Exatamente exatamente [Música] [Música] bom gente ainda dentro de Gênesis tem um outro texto que eu sempre fiquei intrigado com ele porque ele tem conexões com o Novo Testamento e eu ainda fiquei impressionado com um detalhe que eu vou trazer aqui que eu vi isso no targun onkelos e que é o para quem não sabe os
targum eles são as traduções e targun desculpa eles são as traduções aramaicas do Antigo Testamento só que são traduções meio que parafraseadas elas são um pouco interpretativos assim como septo ginta é versão a mensagem é do mundo antigo é exato a versão a mensagem do mundo antigo e tem vários targun mindes né Tem vários traduções aramaicas do Antigo Testamento Mas tem uma que chama onkelos mas tem outras também muito boas Neti enfim e e yonathan tem vários e o que é curioso é Gênesis 39 depois que houve a queda o texto diz né e chamou
o senhor a Deus ao homem ele perguntou onde estás e ele respondeu ouvi a voz no Jardim porque está estava nu tive medo e me escondi O que é curioso cara é que tem um outro texto no verso oito que é anterior né diz que quando eles ouviram a voz do Senhor Deus que andava no Jardim pela Viração do dia esconderam-se da presença do senhor Deus bom esse aqui aqui olha que interessante se você olha para esse texto no original ebraico cara é super interessante porque na nossa Bíblia Colocaram um monte de vírgula aí por
quê Porque de fato o sujeito da oração não é só yavé o sujeito da oração é o conjunto Qual é o conjunto quem é o sujeito da oração veu né e ouviram ET metal bagan e ouviram a voz do seu tanto que você tem o ET que é uma partícula que indica o objeto da oração em hebraico né então A ideia é o que que eles ouviram eles não ouviram Adonai andando eles ouviram a voz do senhor andando é esse esse é o sujeito da oração o sujeito da oração é a voz do senhor que
anda não é o senhor que está andando necessariamente é a voz dele que anda né então é col Elohim met bagan Então quem está andando quem está andando é a voz do senhor cara o que é curioso é como os targum min traduzem isso toda vez que os tradutores aramaicos da Bíblia Eles encontram essas expressões que a gente chama na teologia né Essas essas expressões antropomórficas de Deus para como os judeus tinham muito zelo com relação a Deus né Por causa do monoteísmo então eles tendem a usar essas expressões como a voz do senhor a
presença do Senhor etc eles usam uma expressão aramaica aqui que é a expressão membra membra quer dizer em aramaico palavra palavra existem inúmeros estudiosos hoje falando sobre isso que a o uso da expressão Logos por exemplo João em João Capítulo 1 No princípio era a palavra é um Eco dos targum aramaicos que associavam o nome de Deus principalmente nesses nessas ações antropomórficas a alguma outra coisa para poder sacralizar o nome eles falavam não aqui ouviram o membra andando no Jardim na Viração do dia para não falar que Ah como assim a voz do senhor estava
andando e Como assim o senhor tem voz isso é uma coisa humana e aí os os tradutores aramaicos da Bíblia colocavam membra essa expressão aramaica lá justamente para poder trazer uma camada de respeito a Deus isso para mim é impressionante porque na verdade o a ideia de que a voz de Deus andava e a voz de Deus aqui assuma uma quase uma ele é quase uma pessoa andando no Jardim né porque Como assim a voz anda é isso mesmo é porque pra mentalidade ocidental essa coisa da voz assumindo características humanas é uma coisa estranha como
é estranho provérbios Capítulo 8 a sabedoria que estava com Deus no princípio a sabedoria que cria por meio dele foi da sabedoria fala grita sua voz na praça a sua a sabedoria encontra o seu gozo o seu prazer entre os filhos dos homens que que é isso que pro mundo grego a sabedoria ela é uma abstração é um conceito e aqui no mundo hebraico a palavra e a sabedoria ela tá encarnada nesse sentido tá tô fazendo aqui uma antecipação cristológica né agora não é não é retroativa agora é antecipação isso para mim é é um
outro traço trinitário sabe assim no antigo testamento que é muito intrigante perfeito uau achei que tu ia falar alguma coisa ficou S não eu vou falar mais nada não não depois dessa não falar mais nada Ô Igor eu não sei se a partir dessa tua fala a gente não pode puxar Justamente a questão da sabedoria que parece ter no antigo testamento uma vida própria Se não me falha a memória em provérbios que ela tá ao lado de Deus junto na criação tipo a sabedoria parece que ela é um um ser meio que a parte ali
junto no conselho Divino como é que a gente vê isso né E também nós temos o texto em Isaías Capítulo 11 vários espíritos de Deus a princípio né vou até abrir o texto aqui e isaí bem primeiro tem a questão da sabedoria vamos por parte sen não pode confundir o o o aluno e o ouvinte né mas essa questão da sabedoria me chama um pouco a atenção porque ela tem características ela parece um ser ap parte Divino sabe não parece assim tipo a sabedoria do Igor Miguel né eu estou lendo ali o livro do Igor
Miguel a escola do Messias eu falo desse texto no meu livro inclusive provérbios 8 Olha aí então pô mancado eu li o teu livro e não lembro da resposta sou bem honesto eu não lembro o que tu falou lá sobre isso não entro em detal cristológicos mas eu cito ah tá viu então foi paralelo do Vero viu gente a gente não decora tudo quando a gente lê um livro A gente uma ou outra coisa marca bastante tal né quando você lê pela segunda vez é uma outra experiência mas enfim então ah olha a sabedoria do
Igor Miguel aqui a gente fala da sabedoria do Igor Miguel a gente entende que aquilo que ele tem colocado para fora aí você pega as caixinhas do Instagram do Guilherme Nunes caraca como esse cara olha a sabedoria do Guilherme Nunes e tal só que tá ligado à sabedoria ou seja um conjunto de saberes que essas pessoas demonstram no antigo testamento a sabedoria parece um ser a parte uma outra ontologia e aí gente como é que nós lidamos obviamente que não é isso ou é isso enfim quero saber então eu eu no meu livro Até eu
introduzo uma corrente um subcampo da cristologia que tá virando uma disciplina que se chama cristologia da sabedoria né o wisdom christology em inglês né Inclusive tem um autor muito conhecido em português que tem um livro em português eu acho aí sobre alguns né o Ben werton terceiro Uhum aí tem um livro aí não tem o Guilherme na vida nova sim é um livro de histórias não sei o qu do novo testamento ele tem um livro em inglês chama Jesus the Sage Jesus o sábio o subtítulo é a peregrinação da sabedoria sensacional cara e esse livro
tá muito caro e muito difícil de comprar eh mas eu recomendo para quem tiver disposto sei lá faz uma pesquisa acadêmica no tema ele vai tratar disso não somente ele Salvo engano James dun também tem um artigo muito interessante sobre cristologia da sabedoria em que ele eles começam a perceber esses traços e e detalhe ele começa em provérbios Mas ele tem uma produção muito interessante aí nos textos Apocalípticos judaicos que não são canônicos mas é um importante matriz da teologia Judaica que vai pavimentar o caminho Por exemplo pra imaginação Judaica que permite João na sua
carta por exemplo no seu evangelho e fazer essa Associação porque a gente percebe nitidamente os ecos de provérbios 8 no prólogo de João quando diz né que a sabedoria estava com ele a gente vê a mesma expressão em provérbio né e e e até o uso isso é muito legal tem isso tudo anotado aqui depois você poderia pegar até a citação na íntegra por exemplo existe um paralelo entre o livro de Sabedoria de Salomão Salvo engano e e por exemplo tem uma porque sabedoria de Salomão aparece a sabedoria Deus falando com a sabedoria dizendo para
ela vai lá e habita entre as tendas de Jacó Olha que interessante E aí o termo que é utilizado em grego para esse trecho do livro de Eclesiástico É isso mesmo eclesiásticos que é porque eu tô com o livro Bá né na cabeça Ben será é Eclesiástico E aí tá lá assim o texto tá o texto tá em grego usa a expressão grega você me ajuda Guilherme você é especialista em grego esquen noen isso que é o mesmo que aparece em João Capítulo 1 né no verso 14 quando fala que o verbo se fez carne
e habitou entre nós sim que a gente sabe que é um termo que é derivado de sken né a ideia de de tenda uhum habitação e a gente encontra isso em textos sapienciais textos de Sabedoria Extra canônicos fora do cânon mas mas esses textos Extra canônicos são produzidos inspirados em provérbios Cap Capítulo oit quando diz que a sabedoria habita entre os filhos dos homens encontra sua alegria entre os filhos dos homens né E por aí vai então a gente percebe aí um desenvolvimento teológico E por que não dizer cristológico dentro daa tradição de Sabedoria que
pavimenta tudo que a gente encontra em João e é muito louco porque você olha a o prólogo de João João tá dizendo ele é o verbo ou ele é a sabedoria eu quero lembrar inclusive que muitos estudiosos vão apontar isso que o o termo Logos usado por João seria basicamente um sinônimo de Sofia em grego com exceção do gênero né E tem estudiosos vão até dizer isso olha por que que ele adotou Logos não usou Sofia porque Sofia Era o termo feminino então ele adota um equivalente em grego masculino que é o Logos né que
possibilita uma associação imediata inclusive pros leitores judeus que conheciam grego já tinha uma septuagint produzida então eles olhariam para aquil Claro que ele tá falando aqui da sabedoria e por que que João tem tanta ênfase nos discursos de Jesus ao longo do seu evangelho porque ele quer mostrar Exatamente isso Jesus é o seit Jesus é o sábio é o Wise né Ele é o sábio que e mais do que isso ele é a sabedoria encarnada E aí é toda toda a preocupação de João destacar Jesus como o discurso de Jesus e nem tanto os atos
né e etc Apesar que esses atos estão lá presentes mas sempre acompanhado dos grandes discursos de Jesus né então assim só para trazer uma uma uma introdução só PR só PR foi maravilhoso tem muita coisa para falar aqui e aí Gui rapaz me corrige nos gregos aí tá Guilherme por favor tô até constrangido aqui mas vamos lá bem eu concordo plenamente de que muitas vezes a gente se perde em João quando Logos é entendido quando Mera rão filosófica Eu acho que isso é um Um dos problemas que porque o Logos a ideia de de palavra
e tal é muito fraco pro peso que ele tem E aí para mim também eu penso assim de que João Capítulo 1 é um Eco de provérbios Capítulo 8 e outras formas de Sabedoria que vão sendo descritas Ao decorrer dos do próprio antigo testamento Quando eu olho aqui para provérbios Capítulo 8 tentando entender o contexto porque quando a gente chega em João a gente vai ter agora uma leitura como foi falado né retroativa então o ponto é que se você quiser entender quem é ele olha um pouco para trás mas agora nele há palavras de
vida algo a mais do que do que a sabedoria não foi revelada então B para deixar claro é importante a gente não olhar pra sabedoria no antigo meramente Como Jesus igual a Jesus principalmente em provérbios fazer uma relação ontológica me parece que expressa sim pel uma leitura retro ele em sua essência mas em termos de contexto histórico e termos de antigo testamento isso parecia apenas o preparo o tipo uma espécie ainda de sombra daquilo que ficaria mais claro no novo é por que que eu entendo que a a sabedoria que ela é personificada primeiro pela
pelo próprio gênero de Sabedoria que há essa tendência de personificar questões mais abstratas né O dilen que diz em termos de hermenêutica de que para ele hermenêutico é trazer para objetivo aquilo que se entende subjetivamente e isso é uma expressão de Dilton de uma literatura mais de Sabedoria Judaica Apesar ele não ser cristão mas eu entendo então que a literatura de Sabedoria tem uma tendência de personificar e provérbios para mim é um pai chamando o seu filho a casar com a sabedoria por quê Porque existe a tolice a toliss é expressa na mulher adúltera então
o filho ele é colocado né com duas possibilidades ou aqui tá a mulher é a sabedoria ou Ou você tem a mulher adúltera na mulher adúltera A casa dela é perto do precipício na sabedoria é sobre as colinas sobre as sobre a rocha e aí essa sabedoria vai sendo personificada e o pai ele vai meio que tentando vender a sabedoria pro filho olha como ela é olha o que ela faz do tipo por que que a sabedoria estava com Deus na criação porque a sabedoria ela é ela que sabe como mundo de Deus funciona então
se o filho queria viver uma vida boa nessa vida que é complexa que é ar vai dizer que ela é complexa então ele deveria se casar com a sabedoria para mim provérbios 31 portanto não é a expressão de uma mulher literal coitado daquela mulher na minha opinião meu Deus Alguns vão falar que é rud porque a mulher corajosa lá é expressa nos juízes e é expressa para a única mulher que seria rut mas eu entendo que lá é a expressão do filho que escolheu casar com a sabedoria e aí ele tá desfrutando eu tô contigo
hein tô contigo né a mulher virtuosa não é uma mulher né mas é a sabedoria a eet rail é a sabedoria o capítulo 7ete Olha que interessante o Guilherme falou o capítulo sete a mulher que é na verdade em Hebraica É xará né que uma mulher estranha ficou traduzido com mulher como é que ficou em português as traduções é mulher adúltera né mas na verdade aazar é a estrangeira idólatra né mas que tá recuperada no texto como uma imagem da tolice da impulsividade né e eu eu sempre falo isso na minha dissertação de Mestrado que
eu trabalhei esse texto eu falo assim cara é incrível porque eu trabalho muito a imaginação em provérbios e Guilherme é incrível porque eu fiquei imaginando olhando o texto hebraico um jovem judeu Israelita ouvindo aquela história Uhum E a história é sedutora cara você vai vendo o cara ele se vê naquilo ali ó ele fala assim Nossa cara o cara saiu de casa a mulher tá falando Vem cá vamos lá em casa eu já perfumei minha cama com canela com mirra e não sei o quê e tal vamos nos deliciar em amores até de noite tal
tem uma sedução aí de repente o o texto é muito forte porque o jovem eu fico imaginando o jovem imag and aquela cena E e essa é a pedagogia de provérbios que eu falo no meu livro a pedagogia de provérbios é profundamente imaginativa e aí quando ele você tá chegando pro final ele ele associa o jovem como um boi que tá indo pro matadouro aí desculpa a expressão não quero ser vulgar Mas você dá uma brochadas no Caboclo né Depois da história aí pá você dá aquela pancada E aí ele toma aquele susto aí ele
já chama para uma outra sedução que é a sedução pra sabedoria que é o Capítulo oito que a Dama sabedoria aparece no texto e tal e que que você brilhantemente apontou que no final é retomado em provérbios aquele acróstico maravilhoso com as letras do alfabeto hebraico né e e vai a sabedoria inclusive os interpretes vão dizer por que que aparece lá com todas as letras né de Alf atav cada tem várias especulações dentre elas a ideia de totalidade né a sabedoria como uma uma inteligência pra vida com ela que você doma as palavras né então
você tem o alfabeto inteiro representar a sabedoria representada por todo alfabeto hebraico né É É sensacional então eu vou contigo tá mano tô contigo aí nessa tradição aí de como a sabedoria não a mulher ideal a mulher ideal né coitado dessa mulher né M faz tudo não tem empregada não tem ninguém para ajudar essa mulher meu Deus é a sua mulher tá Guilherme é a sua mulher paz só pode que ela faz tudo medicina aruma casa eu fico pensando meu deus do céu mas ela não arruma tua instante do teu escritório a gente tá vendo
no vídeo tá arrumado aqui é a expressão do arrumado às vezes ela tenta desarrumar colocando tudo no lugar entendi boa gostei então assim diante disso a melhor expressão para a Encarnação e para como a Encarnação de Cristo ela se daria é a sabedoria Expressa em profet o tabernaculou entre nós é o próprio ato do sábio que vem não só para falar conteúdo cognitivo Mas para ser o exemplo da Encarnação da palavra nesse sentido a ideia da Encarnação da palavra quando Cristo não é só um mero exemplo mas Cristo é aquele que vai além do cognitivo
ricker ele fala algo interessante isso já vem uma tradição desde gadam desde al ma quando a verdade ela é conhecida não somente como algo cognitivo Mas agora como uma estética porque a estética porque a estética ela vai além de me informar ela me impacta então uma linguagem que Slim usa muito é a estrada de Damasco de Paulo onde para ele ali é a verdade a verdade portanto não é só o conteúdo mas o impacto existencial se eu posso usar essa palavra que causa em mim e a sabedoria portanto personificada em provérbios é uma forma de
mostrar que é mais do que do que conhecimento cognitivo é também o impacto da da personificação da vida de alguém em você e Jesus é o exemplo perfeito desse Impacto através da vida de alguém então gadam por exemplo ele deixa isso muito claro em em em verdade e método inclusive é um livro que eu acho que todo estudante hermenêutica no Liv avançado ele deveria ler eu nunca sei onde tá meus livros Esse é um problema da forma que eu arrumo instante mas não esposa desorganizou esposa desorganizou aí você não tá achando aí na sua Ok
para quem não tá os alunos da ibt tem acesso ao vídeo mas você tá ouvindo o podcast imagine uma estante de pessoa inteligente então a minha estante como você né Ela tá toda organizada porque eu eu mexo pouco agora quem estuda mesmo É isso aí é esse causa aí coisa né gad inicia esse método verdade método um falando da importância da estética isso é muito importante para mim porque o que significa assim para gad é que a melhor expressão do que é verdade é a estética porque Nela você não só entende Você é impactado pelo
que você entende numa espécie de revir volta existencial Heid por exemplo ele vai usar espírito ele vai usar uma espécie de ser ali como a o ser do texto que impacta o o o ser o meu ser como intérprete Alguns vão falar uma espécie de regeneração interpretativa ponto de eu me tornar outro por isso que gad começa falando sobre a estética aqui porque para ele quando você vê um quadro você está tendo aquele contato não só para ser informado Mas para ser impactado e para mim essa é o motivo de que na literatura de Sabedoria
existe uma personificação da sabedoria para causar um impacto através do exemplo vivo de alguém Jesus então é o exemplo perfeito dessa sabedoria e é o exemplo perfeito para ser seguido rapaz gente ó vou até deixar Isaías para um outro momento tá mas acho que ficou Claro a partir de tudo que vocês já falaram que não é vários espíritos Mas é o mesmo Deus de forma múltipla cara maravilhoso gente vocês são f Demis quero fazer um jabazinho né que no meu livro tem um capítulo só sobre o tema sabedoria encarnada tá aqui ó uau Olha aí
gente olha Capítulo 10 do escola do Messias iG pela Thomas Elson Brasil então terminando aqui eu já estou comprando não não não precisa comprar não Guilherme para ti eu vou mandar tá bom só depois me manda o teu endereço seão patr hoje hoje tá sendo demot por você ganhou mais coisa hein cara não mas eu vou vou pedir para thas Nelson te mandar um packzinho aí com algumas coisinhas legais rapaz eu tô tendo uma aula aqui tô aprendendo para caramba tô feliz e e sã porque sanidade e felicidade às vezes não entra não um caminh
comade um camin muito jun isso então mas essa comunidade é maravilhoso cara é assim ó ó vocês estão aqui gravando aula comigo abençoando os meus alunos abençoando a audiência do BT Cash entendeu só que mano eu procuro abençoar os meus amigos também cara sabe né o pessoal fica me pedindo livro no Instagram pô tu tem tanto livro me dá um não dou eu nem te conheço cara eu só dou livro para quem eu conheço para quem caminha comigo então assim né Essa comunidade aqui meus amigos lançam livro eu fico feliz demais cara olha aí entendeu
aliás Igor põ impressão o Guilherme aí ele tá com comentário de thgo Prontinho Ô irmão quera apresentar pra editora aí ó tar Edit mundo vamos botar no mundoo perfeito e é todo em cima de Sabedoria Tiago para mim não tem tanto a ver com fé eas já quero já quero galera esperem tá segundo semestre do ano que vem livro do Guilherme Nunes tá ó mas mas por que tanta coisa assim gente demora calma o livro não é assim tá também não pode ficar atropelando um livro em cima do outro calma família biotal tem muita coisa
para lançar ainda e a gente quer dar tempo de você pod comar um recuperar né a gente sabe que a crise econômica tá aí então não dá para ficar comprando livro toda hora então a gente quer que você compr os livros né do selo biotal junto com a Thomas Nelson e tal A Mundo Cristão também tem alguns livros da família bibot que estão sendo lançados lá então a gente dá tempo para você se recuperar financeiramente então segundo semestre do ano que vem ou Primeiro vamos ver aind o cronograma a gente vai ter livro de Senor
Guilherme Nunes aí Igor Miguel tá na hora de lançar outro já também né se pressão pode brigar pode brigar Então nó meus amigos obrigado mesmo né pela presença de vocês aqui nessa aula nesse podcast foi um prazer para mim estar com vocês mais ve Que bom Foi muito bom meu irmão te ouvir participar contigo também foi muito agradável Deus te abençoe aí seu ministério sua vocação com ensino sei que você tá colado aí com o nosso amigo Iago Deus abençoe também amém essa parceria aí vida longa Amém Eu que agradeço eu aprendi demais aprendi como
falar alguns assuntos imagina ISO fui abençoado B fui abençoado ho de manhã fui profundamente abençoado muito bom é isso gente vamos ficando por aqui nessa aula e no podcast voltamos na semana que vem se Deus quiser o Deus Trino se ele quiser e assim permitir estaremos novamente por aqui tá bom Fiquem todos na paz do Senhor Jesus ou já que o Igor tá aqui fiquem todos na shalal Valeu [Música] gente este podcast Foi editado por bibot Produções i