Qual será o futuro das profissões? Você já parou para pensar nisso? Se você ainda não parou, sem problema, porque no vídeo de hoje vamos conversar e refletir a respeito desse tema, que não é tão do futuro assim se a gente for parar pra pensar.
Bora! Qual será o futuro das profissões? Eu confesso a vocês que eu penso nisso com bastante freqüência até porque eu não tenho uma só profissão, como vocês sabem.
Para a gente entender qual será o futuro a gente tem que entender qual é a nossa mentalidade hoje e como é que as coisas estão se desenvolvendo. E é aqui que eu quero chegar! Ainda hoje muitas pessoas têm essa mentalidade que eu tenho que escolher uma única profissão para passar o resto da vida nessa profissão.
Tanto é que qual é a idade, geralmente, nós temos possibilidades de fazer faculdade, temos que escolher a profissão? Aos 17 anos, às vezes aos 16 anos. Quando nós somos crianças as pessoas perguntam: "E aí, o que você quer ser quando crescer?
" A minha resposta nunca era uma só, então vocês viram que desde criança pessoa né? . .
. O futuro das profissões é exatamente desconstruir esse padrão existente, esse padrão que nos foi ensinado de que uma profissão séria é uma profissão que você vai só trabalhar com uma única coisa fazendo um único tipo de atividade e você vai passar o resto da vida nessa profissão. A gente tem que começar desconstruir essa ideia.
E por que? Porque minha gente nós temos hoje algo mágico chamado tecnologia e com o advento da tecnologia, internet e mídias digitais e sociais, as mudanças estão cada vez mais frenéticas, mais constantes e a demanda por novos serviços, a demanda de novas necessidades das pessoas por conta desse novo estilo de vida, faz com que novas profissões surjam a cada hora, sem exagero! Eu vou dar um exemplo pra vocês, não vou muito longe não, há dez anos atrás, 2009.
Hoje a profissão de creator ou criador de conteúdo para internet engloba, criar conteúdos para redes sociais coisa que há dez anos atrás ninguém cogitava. Então você imagina quais outras profissões não vão surgir no futuro! E é aí que eu acho que é um ponto importante para a gente refletir, porque todas essas novas profissões que vão surgir no futuro, todas estão alinhadas com soft skills, tecnologia e desenvolvimento.
Exatamente! Então a gente tem que entender como que você está desenvolvendo as suas soft skills. Não sabe o que é soft skills?
Sem problema tem um vídeo aqui explicando para vocês o que são soft skills, hard skills. Explicando rapidamente, hard skills são competências técnicas e soft skills competências comportamentais. Então as competências comportamentais elas vão ser um grande diferencial para o profissional do futuro, porque muitas profissões estão ligadas exatamente com essa área de desenvolvimento pessoal, com essa área de novos serviços para as pessoas, os próprios aplicativos de transporte e não querendo fazer propaganda, mas você sabe do que eu estou falando.
Você vai no aplicativo chama o carro, é uma profissão supernova e outros aplicativos semelhantes a esse, acompanhamento de pessoas, acompanhamento de idosos, de educação, o próprio coaching que hoje está sendo tão demonizado, se a gente for na essência da palavra que é treinamento individual, consultor individual, também está crescendo bastante. E também desenvolvimento de novos softwares de inteligência artificial, setores também que estão se desenvolvendo cada vez mais como os setores financeiros, de finanças pessoais, de investimento, nunca se investiu tanto como as pessoas estão investindo hoje, principalmente aqui no Brasil que não tinha essa cultura, cada vez mais essa demanda está crescendo, demanda por profissionais dessa área de consultoria financeira, gestão financeira, então a gente tem que primeiro, para eu entender que eu preciso fazer para estar alinhado com o mercado de trabalho futuro, é eu entender o contexto atual. Exatamente!
Eu tenho que entender o que está acontecendo agora quais são as demandas que estão sendo construídas hoje até vendo por você, pensa, como que você consumia há dez anos atrás? Como que você estudava há dez anos atrás? Como você trabalhava há dez anos atrás?
E quais foram as mudanças que foram acontecendo na sua vida e na sua rotina que fez com que você demandasse novos serviços novos conhecimentos novas atitudes? Pelo conhecimento do contexto atual que a gente vai ter todo o embasamento para entendermos o que precisamos nos desenvolver para o mercado de trabalho futuro. Uma é coisa certa, o trabalho formal vai sumir?
Não, ele vai continuar existindo. Trabalho formal que eu digo é com registro em carteira, é tudo bonitinho com benefícios e eu acho muito muito difícil ele desaparecer, ele ainda vai existir mas vai perder espaço para trabalhos mais informais, e aí a gente tem que olhar com muito cuidado essa questão! O trabalho informal ele só é positivo quando há um contrato bem estruturado quando a acordos que beneficiem ambas as partes.
Se isso não acontece não é benéfico. Então a gente tem que tomar muito cuidado. Hoje, por exemplo, muitas empresas contratam por PJ, isso é uma tendência.
A tendência do profissional autônomo, que é o meu caso, por exemplo, então antes da gente aceitar qualquer tipo de trabalho nesse nível de contratação a gente tem que pensar nesses prós e contras e tem que saber se organizar. Para isso você tem que saber estabelecer acordos, têm que saber ler o contrato, tem que ter conhecimento dos seus direitos, dos seus deveres para que aí sim você possa aceitar esse tipo de contratação. E tem também os trabalhos informais que complementam a renda.
Então hoje a gente vê uma tendência de pessoas fazendo mais de uma coisa. No meu caso eu me organizo de uma maneira muito estratégica porque eu faço muitas coisas, mas a minha área é uma só, desenvolvimento de pessoas. Independente se for de maneira lúdica e artística de maneira mais estratégica e de planejamento corporativo a base é uma só o desenvolvimento pessoal.
Então dentro dessa base, quais são os nichos que eu posso explorar? Eu comecei dessa forma, comecei analisando a minha área quais os nichos que eu poderia trabalhar, quais os nichos que eu poderia investir, quais tipos de serviços eu poderia criar quais as demandas que o meu público me traz para que eu possa criar novos serviços, novos atendimentos, então o profissional do futuro ele vai ter que ter essa visão estratégica isso é muito importante eu entender o que eu posso ter de diferencial, quais as oportunidades que eu posso criar dentro da minha base de atuação. Essa é a diferença de quem pula de galho em galho e não sabe o que fazer da vida, com o profissional que tem multi nichos digamos assim.
Mas não se enganem, não se iludam é preciso muita organização e muita consciência se é realmente isso que você quer se é realmente isso que funciona na sua vida. É importante assim como trabalho formal registrado em carteira. Tem pessoas que se dão muito bem e eu acho que se você se dá muito bem nesse estilo de trabalho continue!
Mas jamais deixe de lado o seu desenvolvimento, tanto pessoal como profissional, porque isso vai ser extremamente cobrado no futuro. Quando eu digo futuro é só uma linguagem figurativa porque nós já estamos nesse futuro. Hoje o profissional que não se atualiza, profissional que não estuda, o profissional que não vai conhecer outras maneiras de se fazer o seu trabalho conhecer novas áreas, trocar idéias com outros profissionais, esse profissional vai ficando cada vez mais descartado.
. . eu sei que é horrível falar isso eu me sinto bem mal inclusive, mas é algo para se pensar, é algo para se analisar e as mudanças sempre vão ser cada vez mais rápidas.
Obviamente que vão ter profissões que não vão acabar nunca, que são essenciais, mas tem outras que vão deixar de existir e a gente tem que estar preparado. Por isso que eu bato na tecla do desenvolvimento pessoal e profissional, por isso que bato na tecla do estudo, da renovação, dá reciclagem. É muito importante vocês não pararem no tempo!
Não adianta você fazer 455 bilhões de cursos em nome e não mudar isso aqui, a sua mente, seu modo de pensar! Se você continuar pensando trabalho, ou mercado de trabalho como há 40 anos vai ser mais difícil, porque há 40 anos o mercado era outro existiam profissões que não existem mais hoje, era um contexto totalmente diferente a gente tem que se atualizar também no nosso contexto atual. Seja social cultural, econômico.
Precisamos ter sim essa evolução de pensamentos, precisamos consumir conteúdos que vão nos ajudar nesse processo, não só conteúdos em vídeo mas a leitura, os jornais, revistas, que falam sobre mercado, que falam sobre economia, que falam sobre comunicação. Então é muito importante! Eu sei que é meio chover no molhado que estou falando mas muitas pessoas não fazem e ainda ficam com a mentalidade de 40, 30, 10 anos atrás.
A gente não pode ficar vivendo de passado nós temos que evoluir o nosso pensamento. Todas as profissões deste mundo são importantes, se existe é porque houve uma demanda, houve uma necessidade, está contribuindo com a vida de uma pessoa. Então jamais, JAMAIS, já mais desmereça a sua profissão, jamais se sinta inferior pela profissão que você tenha.
É isso então meu povo, beijo imenso para cada um de vocês e até o próximo vídeo! Tchau!