em Aristóteles abre a sua obra metafísica falando que todo ser humano por natureza deseja conhecer Platão na obra te tu falar algo similar portanto tanto para botão como para Aristóteles a admiração é o grande desencadeador do pensar isso nós pensarmos qual seria o objetivo último do filosofar em uma palavra o conhecer o problema da correspondência da realidade externa com o nosso pensamento é o programa que marca a filosofia moderna de de Kart até cães se nós pensarmos as filosofias como Ilhas então nós temos a idade de kart a ilha de Rio E aí ele é
de Espinosa aí gratificante aí ele é de reggae mas o fundo aqui é o mesmo para todos Portanto o que marca o pensamento moderno é justamente essa teoria do conhecimento essa busca do conhecimento sobre a fonte do conhecimento por exemplo diferente do período antigo e medieval que foi marcado pela metafísica e diferente também do P o contemporâneo que será marcado pela filosofia da linguagem o empirismo eo racionalismo são as duas formas como a filosofia até kanji tenta responder o problema sobre a origem do conhecimento sobre a fonte do conhecimento e aqui a questão central é
a seguinte o nosso pensamento pode captar a realidade externa exterior o aspecto sensível da realidade possui um caráter relativo e um caráter oculto ante o caráter relativo é justamente do empirismo o caráter ocultante é do racionalismo a sensação para o empirismo revela a calça e aí nós temos a experiência já a sensação para o racionalismo esconde a causa e Aqui nós temos a razão o saber para o racionalismo não deve se basear em representações sensíveis Mas a partir de princípios inatos e a priori e aqui nós podemos mencionar duas metáforas a primeira da ponte EA
segunda do muro e pela metáfora da ponte imaginamos uma ponte nós temos de um lado da ponte um sujeito e esse sujeito pode ser um empirista ou um racionalista e neste lado da ponte atravessando a ponte nós alcançamos os princípios inatos e a priori um racionalista é aquele que atravessa a ponte porque ele precisa dos princípios inatos e a priori já o empirista não atravessa a ponte porque ele se basta com a experiência então com a metáfora da ponte o racionalista atravessa o empirista não atravessa já a metáfora do Muro nós temos então um muro
aqui Aqui nós temos um racionalista e empirista e a pergunta que nós podemos fazer é a seguinte como esse sujeito sendo racionalista ou emprestar conhece o que tem neste lado do Muro na parte de trás um muro se ele tem acesso apenas à frente do Muro o que um empirista ou um racional eu faria neste caso tentando conhecer o que estar de trás do Muro tendo acesso apenas à frente o empirista ele resolve o problema a partir do elemento sensível então ele conclui que o que tem aqui deve ter aqui já o racionalista é aquele
que salta o muro por quê Porque ele precisa se apegar aos princípios inatos e a priori para conhecer o que tem aqui então o racionalista para conhecer o aspecto sensível da realidade e de precisa desses princípios inatos e a priori o empirista não precisa para o racionalista portanto a inspeção da superfície visível do muro não tem qualquer utilidade para conhecer o que está para lá dele porque para ele a sua superfície visível esconde o que está para lá dele já o empirista alcance o conhecimento daquilo que está para lá baseando-se na inspeção daquilo que está
no lado de cá e o lado gelar revela-se no lado de cá em suma a saltar o muro ou atravessar a ponte signs' a buscar os princípios inatos e a priori o empirista não nega razão que só os sujeitos Racionais mas ele nega assim essa parábola metafísica dos princípios inatos apriorísticos Então até agora comentamos brevemente sobre o racionalismo eo empirismo falaremos agora um pouco sobre o idealismo eo Realismo o idealismo é uma Superação do realismo e é ainda uma revolução ainda mais radical em relação ao criticismo kantiano a filosofia antiga e medieval afirma que a
realidade e Aqui nós temos a verdade pode ser conhecida pelo pensamento e Aqui nós temos a certeza e essa filosofia ainda afirma que a realidade é exterior ao pensamento já o pensamento moderno até crunch continua afirmando a mesma coisa que a realidade é exterior ao pensamento assim o pensamento pré ideia está afirma a oposição entre certeza em verdade em EA episteme Kantiana defende a existência da coisa em si e de sua incognoscibilidade a flor idealismo é a que nós podemos citar reguio o conceito coisa esse é contraditório e compreender que o conceito de coisa encher
é contraditório significa compreender que para além do pensamento não pode existir qualquer coisa que ele seja exterior e Exatamente porque a coisa em si é pensada ela não pode ser em si e portanto o pensamento kantiano segundo o idealismo é um absurdo e através da negação da coisa em si o idealismo chega a afirmação da identidade entre certeza e verdade em o conteúdo do pensamento é o ser e o ser se revela na consciência humana portanto para o idealismo nada existe fora do pensamento o pensamento é o todo para o realismo existe uma identidade imediata
entre certeza em verdade em e os e é independente ao pensamento já para o idealismo essa identidade É mediata porque o pensar é um todo e o todo é pensamento o pensamento assim para o idealismo EA metafísica é Ciência ela é possível como ciência Kant tinha defendido que a metafísica na sua Crítica da Razão Pura não era possível como ciência porque porque ele criou um fosso intransponível entre os dois mundos o mundo numênico da coisa-em-si e o mundo fenomênico segundo Kant nós conhecemos apenas o mundo dos fenômenos jamais da coisa em si porque a nossa
razão e limitada já o idealismo defende a cognoscibilidade e não a incognoscibilidade da coisa enche portanto esse conceito de coisa em si para o idealismo para rede o por exemplo é contraditório é um absurdo portanto com o idealismo ao regresso da metafísica lá no pensamento grego essa busca de compreender o todo Ao tornar a metafísica possível como ciência se busca essa compreensão do todo que era muito comum do pensamento grego sendo o pensamento todo ele é a própria realidade absoluta e divina e portanto assim Deus é conhecível enfim Neste vídeo abordamos um pouco o pensamento
moderno destacando a relação entre inicialmente o empirismo eo racionalismo e depois abordamos a relação entre o realismo e idealismo até o próximo vídeo