Bases da Nutrição - Carboidratos - terceira parte. Neste vídeo vamos apresentar os conceitos de Índice Glicêmico e Carga Glicêmica e como utilizá-los para selecionar as melhores fontes de carboidratos, que irão contribuir na melhora do metabolismo e no controle do peso. Proporcionando mais saúde para você!
Vamos falar dos riscos associados ao consumo excessivo de carboidratos de alto índice glicêmico. E dos benefícios ao substituídos por alimentos com menores índices glicêmicos. Além de dicas estratégicas para reduzir os impactos dos picos de glicemia produzidos por esses carboidratos em nossa dieta Índice Glicêmico O índice glicêmico é uma medida que reflete o tempo que um carboidrato contido num alimento logo após seu consumo leva para chegar na circulação na forma de glicose elevando o nível de açúcar no sangue.
O valor do índice glicêmico é obtido pela comparação de exames laboratoriais que mediram a elevação da glicemia sanguínea durante um período de duas horas logo após o consumo de 50 g de carboidratos de um determinado alimento. Os valores obtidos são organizados numa tabela comparativa entre diferentes fontes de carboidratos, onde o número 100 representa o valor do índice glicêmico da glicose pura. Os carboidratos foram então divididos em três categorias baixo índice glicêmico com valor até 55, médio índice glicêmico o valor entre 56 e 69 e alto índice glicêmico com valor maior que 70.
Quanto maior for o índice glicêmico de um alimento significa que ele é absorvido e chega no sangue como glicose mais rapidamente e isso gera Picos na produção de insulina. Esses Picos de produção de insulina estão diretamente relacionados a maior incidência e com o agravamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCTN) como obesidade, diabetes e hipertensão. Por isso, consumir alimentos com menores índices glicêmicos pode ser um grande aliado para melhora da saúde, prevenindo a ocorrência dessas doenças, além de auxiliar no processo de emagrecimento.
Como vimos, o cálculo do índice glicêmico usa uma quantidade fixa de carboidratos mas não considera, qual a quantidade de carboidratos que uma porção do alimento possui. Por isso, esta é uma medida qualitativa. Carga Glicêmica.
A Carga Glicêmica é um índice que mede a quantidade de carboidrato que um alimento pode fornecer numa porção, de acordo com o tamanho das porções que são usualmente consumidas. O que faz dela uma medida quantitativa e que complementa a informação qualitativa do índice glicêmico. Juntando estas informações podemos determinar qual a velocidade que um carboidrato demora para chegar na circulação e em qual quantidade tornando possível entender.