Documentário: Baré, Povo do Rio

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Dirigido por Tatiana Toffoli, o documentário Baré, povo do rio retrata o cotidiano, costumes e lenda...
Video Transcript:
sa bar bar bar bar bar bar paran bar h k k ferimento e morreu ele morreu lá no município de man davira legal 24 velinho olha aqui o meu avô ele era um pouco um pouco índio venezuelano mas ele vieram por aí pararam no Rio Negro né ter o rio oco não sei ele morou muito por aí pelas outros países Colômbia Venezuela eles moravam ali na face do lá que ela minha mãe acima do São Gabriela Baré Naquele tempo era quase puro Baré hoje nó agora o bloco maior era essa região de curiar inclusive hoje
Se olha muitos Baré muitos Baré espalhado nesse imenso Amazonas aí Bara taah a pessoa que fala bem o português é a pessoa que tem um estudo assim elevado né agora a pessoa cuitado que tem um estudo Zinho baixo assim Claro que ele fala Dá para vocês entenderem Mas a gente não fala bem o português né aí o português aprofundado a gente não entende o que é quem é católico orhe conforme a sua religião quem é evangelic tamb tá em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém Pai nosso que estáis nos céus santificado
seja o vosso nome venha a nós o vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia nos dai hoje Perdoai nossas ofensas assim temido não nos deixeis cair em tentação do mal amé por aqui a gente vive são cor roça mesmo planta maniva abacaxi Tad Iná cará batata banana cana é como CAJ a gente tem a farinha da gente seu beijou só tá pioca agora na cidade se não tiver dinheiro a gente não não tem nada né passa fome eu não tenho vontade de morar na
cidade não eu vou por aí minha mãe mora em Manaus Eu já fui passei TRS meses para lá não me acostumo não eu sempre lembro PR cá eu fi para São Gabriel passei quase um ano eu lembro mais jx ah C produtos que a indústria terá de fabricar para não ter prejuízo tem 0345 Ok então boa dinâmica V AC Ném he lá naquele onde nós plantamos novo velho só uns três troncos só uns quatro troncos só tá mole mole mole a fam de casca ontem se a mandioca Já tá derretendo tudo ol fazer até agora
fazer nada Moca daqu deser aquela manos que eu tinha Ya tá bom Se for muito essa daqui a farinha não presta tem que ser igual um pouco dali um pouco daqui porque esse daí perde a Goma e esse aqui tá com tudo a goma se for a gente for fazer muito puro essa a dura aí ela fica da liguenta sabe é não presta vou decc aqui um pouco de mão de água molha aqui é quatro dia ó com qu dias já eu botei quinta-feira quinta-feira B tá bom segur agora vamos est do ont da vai
po tipci vamos secador daqui é como misturada é tucupi manicera agora daqui não daqui é misturada já tem pimenta Tem formiga a pimenta ela acompanha a maniva se minha filha casou meu filho casou vai levar maniva vai levar pimenta é não dá mesmo para ficar sem pimenta sem mandoca porque esse daqui que a gente pão de cada dia não C k k deixa aí vamos a gente usa muito muitos tipos de de feitorias no peixe cozido assado moqueado PPA né cozido no toc queira simples no toc e assim Muca cudar essas duas coisas tudo o
peixe isso era a nossa típica dos Baré e todos os índios né meu pai levantar de madrugada ele saía ele olhava as três estrelas não é T hora então não é hora de sair às vezes eles chamava nós mostrar a cobra grande quando cai é que dá a chuva e começa a encher o Rio h t tá passando nessas esc pod mané vamos aí meu pai ensinar a gente fazer esses tipo de tecido quando tá com 12 anos ele fazia cariam mas tinha que passar seis dias de a gente não come peixe só só Caribé
depois de seis dias ele vai mostrar para nós é ver o Jurupari e hoje hoje em dia não tem mais não acabou esse estrutura né dos antigos acabou mas OAB lá ainda tem um resto assim dos barés que ainda comemora um passado assim que o mais importante que o Tabu conjur Paris sab o velho Leopoldo com seus filhos entende bem disso sabe nós começamos já no domingo né nosso cariam de acordo com nossa tradição no cariam de manhã é quin apira pulando né tirando sarar fo gente parte noso dabur e a gente já sabia quem
são os pessoal que ia fazer o cariam no início já separamos eles né eles tem um orientador deles que fica carregando separado da gente e nós separado na outra cana esse grupo aí justamente para carregar esse nosso cheirim babo que a gente chama eu mais me marcou na minha vida é o Jurupari Né desde quando entrei em jejum fiquei pensando PR minha frente como é que vai será que vai dar certo Hoje em dia a gente tem todo tipo de de cheirim Babo lá a gente tem tem Cutia tem macaco tem mamanga tem paca temi
tem Mauá tem jacamim e cada um tem o seu n tem que cuidar dela por exemplo eu sou dono do do paca n a gente guarda principalmente na água daí é um segredo né ninguém pode ver se daí não se alguém sem Benz vai comer terra vai comer sal pimenta aí vai enchar vai morrer I bater grav para poder funcionante que fuma principalmente assim das mulheres a gente vai dizer não vamos funcionar Vamos fumar lá quando tá fumando bastante demorado que lá no céu esse Jurupari a partir do momento quando ele escuta o som do
do Jurupari para cá para baixo ele estica o braço e tenta de sentir se vocês são capazes de fazer mesmo ele tem que cansar o braço dele lá para poder Ah esses caras sim tão fortte lá e são capazes de fazer um dabucuri e um cariam bem feito então é por isso que às vezes a gente funciona bem demorado m e seguimos PR pegar o material para fazer o teil indígena que chama primeiro dia el entra na mata fica ouvindo alguns fica meio triste assustado né nós vamos fazer hoje Dauri de dois dois tipos de
objeto vai ser de peixe vai ser de tu por exemplo se a gente tem fruta lá PR coletar tem bastante Vamos fazer uma festinha aí da Buu sal al ch então durante a semana que a gente passa a gente tá estudando assim que nossos pais antigamente ensin a gente r essa noite vamos passar aí deitado não na rede é na Cira né É tu chama T pa Taú ap tá cor so karib Ben karib carib carib carib só aquele Vel que sabe bem esse Vel le o resto morreu tudo Ben par mir até para ele
nascer jurar antigamente as mulheres ainda não tinha esse a vagina que chama n então foi aberto a vagina com peixe tal de jacunda Piranga que chama foi por aí que o Jurupari nasceu então Todos nós temos essa marquinha aqui assim do vertical né E porque quando quiseram fazer a boca deles queria fazer dessa dessa maneira aqui só que o que que aconteceu foram fazer da bucu deacu como ele era juro par Eles foram pro mato ele subiu no pé de lá vocês vão ficar aqui ajuntando ranh mas não vão comer não vão comendo nenhuma fruta
desse Baco aí porque senão vocês vão ficar sarando o que que eles fizeram as crianças né foram comer mexar para ele desceu e se virou num tronco de pau ele se transformou né num tronco de pau aí eles correram para lá se meteram lá um alco grande não era ele que tava lá se meteram lá Pronto quando se meteram ele fechou Pronto foi embora levou os meninos se pessou quando ele comeu ele subiu para cima foi na P queria que ele descesse para poder e dar o troco para ele foi todo tipo de bicho lá
querendo ir lá no céu para ver se ele ele vinha para fazer vencimento do do cariama que C meio quando foi me Tom pronto quando Acabou de queimar ele espocou a barri delou a barriga subiu cé de novo já foi com aquele som lá aí ele falou o único lembrança que eu vou deixar para vocês onde era lugar de fogo vai nascer duas árvores NC L palmeir nome dele éu dessa paxua vai ser a minha transformação e vocês vão poder usar qualquer tipo de animal e então aí que surgiu T de hoje em dia nós
Principalmente quando a gente processo de dar bucur qu m balay tipaia por aqui a ver que esse aqui tem tecido n pelo meio veja que esse daqui não tem tecido daqui só tem olho daqui PR peneirar tapioca daqui para pegar goma com Mat que chamamos aqui PR penerar farinha é tudo ess daqui aprendi quando era é durante seis dias aprend esse daqu fazer esses material k k Car para nós indígenas tudo tudo tem sua mãe né peixe cobra as caças tudo então tem que matar isso limitado e tem mais quando a gente sonha ruim assim
de noite e a gente às vezes não percebe vai pro mato Acontece uma algumas coisas né o uma Juba dá choque ou então a cobra morde tem a ver com comida mal esquentado com tudo é assado mal assado se queimar muito a gente fica já fica com aquele daí já né os objetos que tão que estão saind aí se a gente for comer aí fica o nosso corpo né aí o Cup aparece eu me lembro que tá com 10 anos aí minha irmã mais velha requentar o feijão né assim Ma requentado aí antes de gente
ir pra roça a gente F comer feijão Terminei de comer F tomar banho Fi embora PR então a gente tá na metade do caminho a gente escutamos um grito aí minha mãe disse é pai de vocês papai tinha de cortar o Binho nessa palha aqui minha mãe disse é teu pai que tá gritando o cachorro tá cançando e nós ia andando eu ia na frente com a panelinha de ar a gritou de no mais perto já mãe não não é papai não Cira grito feio vamos embora voltar aí veio temporal veio temporal e truão minha
mãe era velha antiga né tinha Chic benzido tinha Pimenta seca ela torva e mandava benzer né chegou fez fogo botou no fogo canta com que voltou a Cupira chegou até na beira do campo daqui que chama se cantar tem o pau pelo Mato assim pau masj vez ataca a gente bem se Pimenta també joga no fogo aí passa majuba encanta majuba é uns bicho grande né que que cresce como cobra meso aqui no Rio Alto Rio Negro Tem muita gente que é perseguido pelos Encantados assim é inclusive aqui em cima tem um lago lá sumiu
um menino Grand já grande né então isso os pajés falaram que foi o majuba que levou ele né ele levou com corpo e tudo oh n hoje nós vamos fazer o adabi nós vamos tirar hoje também o caniça e lá pras 3 3:30 da tarde nós vamos lá mostrar para eles ver Jurupari noss nosso xerimbabo nós vamos tirar sar açar deles só com a daab ainda Nós também vamos tirar sar açar lá chega aqui tira sar açar amanhã de manhã tem que tirar sarar de todos aí o final né o sarar na verdade é é
espírito mal para bem dizer só dar comparação nós somos católico e lá na igreja diz que nós temos pecado para poder ter um espírito corpo bem Limpo tem que se confessar pro padre né aí o padre vai lá tenta de limpar o teu espírito então para noss Aran a mesma forma Todos nós temos esse saru anar né então a gente tira o saru anar naquela hora com aquele com benzimento com a surra mas ela retorna de novo eu vim na frente e vim avisar para que eles entrassem nas suas casas né que eles não podem
ver a gente tá escondido aqui porque a gente não pode ver esse jup Pari né é dos homens aí as meninas ficam na porta as meninas novas né moças porque eles D vão ter filhos essas coisas aí esse Bat Dev falar daor come fa p pu par sarang p qu Cari Carara tarha paran Mair Caiari Venezuela tem for Tang o juro Pari próprio benzi esse cariam se vocês pudessem ver um processo bem bonito u na C ch per quat k primo V par porque fam quur p n C pim bar apa pita ma TR C
k k k D
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