O que os mortos sabem sobre o que acontece aqui? Então vamos lá! A Bíblia, no começo ela já fala para gente em Eclesiastes que na hora da morte há uma separação entre o corpo e a alma.
O mesmo livro de Eclesiastes ele traz um versículo muito famoso que diz assim. Os vivos sabem que vão morrer. Porém os mortos não sabem de nada.
Na continuação está escrito, que todos os seus amores, os seus ódios, a sua inveja eles não têm mais parte nesse mundo, e nada que acontece abaixo do sol! Mas calma aí. Será que esse é o único Versículo que a bíblia traz sobre os mortos?
Você já vai ver que tem versículos que falam exatamente o contrário. E então como é que a gente vai entender corretamente a Bíblia? Ainda mais nesse tema que ele é tão importante.
O que os mortos sabem que acontece aqui? Então nós juntos aqui uma fonte que dá a entender que os mortos não sabem de nada! Também um profeta Isaías trás, no capítulo 38 o seguinte.
Eu disse, não tornarei a ver o senhor na terra dos viventes. Não olharei mais para humanidade, nem estarei mais com os que habitam agora nesse mundo. Então parece que há diz conexão completa.
Pessoa morreu, ela não tem mais nenhuma ligação com esse mundo! Então a gente vê algumas fontes que dão essa impressão. Por outro lado, veja o Livro de Jó.
Lá está escrito, que a alma ela vê ela sente o sofrimento do corpo. Ou seja, o que está acontecendo com corpo dói a ela. E a alma fica em lutada pela perda do seu corpo.
Então como que há alma ela está vendo o que acontece com o corpo dela lá de cima. Mais um caso bíblico que a gente tem é do Rei Saul! O Rei Saul ele estava frente a uma guerra perigosíssima contra os filisteus.
O profeta Samuel já havia morrido. Ele não sabe o que ele tem que fazer! Então ele se dirige a uma mulher um feiticeira, que a bíblia chama de uma Baalat Ov, é o nome desse tipo de feitiçaria.
Ele vai até essa mulher, e ela traz a alma do profeta Samuel que já estava morto. É importante frisar, que a tradição Judaica fala que não foi nenhum demônio que essa mulher trouxe. E sim foi a alma do profeta Samuel.
A ponto de que o Rei Saul ele estava fantasiado, para não ser descoberto. E quando ela vê a alma do profeta Samuel. E vindo com muito respeito, ela fala: Você me enganou, você é Saul!
Ele falou: É verdade! E o motivo que eu vim é por desespero! É porque eu realmente não sei o que fazer.
Eu não sei que que vai acontecer agora. Eu sei que é uma proibição buscar esse tipo de solução, mas eu estava desesperado. E nesse momento, Samuel já depois da vida nesse mundo, revela a Saul.
Você irá morrer nessa guerra. Você os seus filhos. E vocês vão estar comigo.
Logo depois. E o povo de Israel e irá perder essa batalha contra os filisteus. Então a gente vê aqui claramente que o profeta Samuel depois de sair desse mundo, sabe o que que estava acontecendo!
Então a gente está vendo passagens da mesma Bíblia Sagrada. Que dão a entender que os mortos não sabem de nada. Por outro lado, a gente tem casos claros que eles sabem.
Então qual é a verdade? Sabem ou não sabem? A resposta ela é um pouco complexa.
Para isso eu vou utilizar uma das histórias do Talmud, que vai fazer ficar mais claro para você. O Talmud conta uma história muito interessante! De uma pessoa extremamente justa.
Que nos anos de fome e seca bate uma pessoa na porta da sua casa. Um pobre, com fome pedindo esmola. Ele não só dá o dinheiro, mas ele dá realmente de uma forma muito bonita.
A esposa dessa pessoa muito justa expulsa ele de casa. E era exatamente o dia do ano novo judaico. Ele agora não tem casa para ficar, porque a sua esposa está brava com ele.
E ele vai dormir no cemitério. O Talmud conta que quando ele trava no cemitério de repente ele ouve a voz de dois espíritos. Exatamente a palavra é, Espíritos, não almas.
E sim espíritos que é parte vão falar do meio da Alma. Nós temos um vídeo onde eu explico as cinco partes da alma. Os 5 níveis da alma.
É muito importante para entender. Estão segundo nível se chama espírito em hebraico se chama a ruach. E na verdade, ele entende que eram duas moças que foram enterradas.
Em uma chega para outro e fala: Esse é o dia do ano novo. Nesse dia sai os decretos divinos. Venha comigo, vamos ver quais vão ser os decretos que vão acontecer nesse ano no mundo, decretos econômicos.
E a outra fala: Eu não posso ir. Eu estou enterrada com palha, de uma forma feia eu não posso sair daqui. Que coisa estranha não é verdade?
Nós vamos continuar história, daqui a pouco a gente vai explicar. Então vai a primeira, e ela vê tudo aquilo que vai acontecer naquele ano. Ela volta, e a alma que ficou pergunta: O que você conseguiu ver?
E ela responde: Eu vi que esse ano que as pessoas vão querer plantar rapidamente, quem plantar diretamente na primeira chuva, vai perder tudo! Porque vai vir um granizo e vai acabar com a produção! Aquela pessoa justa ele ouviu aquilo.
E naquele ano todas as pessoas que passaram por anos de seca e fome. Agora eles vão eles plantam na primeira chuva. Menos ele!
Ele planta na segunda. E quando veio então granizo, ele ainda não tinha plantado. Todo mundo perdeu a sua plantação, ele não perdeu!
No ano seguinte ele dorme no mesmo dia, ou seja, na mesma noite, na noite do ano novo. Quando Deus revela os decretos no mesmo lugar. E ele ouve os dois espíritos, duas almas conversando.
E uma fala para outra! Vamos lá! Vamos ver quais são os decretos desse ano!
Mas eu já te falei, eu não posso eu estou enterrado em palha, eu tenho vergonha! E a outra falou: Eu vou, eu vou te contar. E ela vai.
Quando ela volta, a alma que ficou. E agora, o que você viu esse ano? Ele fala: O que eu vi?
Eu vi que quem plantar esse ano, na segunda chuva vai perder tudo! Só vai ficar bem que implantar na primeira chuva. Porque?
Vai vir uma praga! Então quem plantar a primeira chuva, a sua planta já vai estar forte. E vai conseguir resistir essa praga que vai vir.
Mas quem plantar na segunda chuva. Então a plantar ainda vai estar muito fraquinha. Muito no começo.
A praga vai vencer! Agora as pessoas estavam com medo do ano passado, que teve aquele granizo. Então elas foram plantar na segunda chuva.
Aquela pessoa pia, ela planta na primeira. E mais uma vez, o que acontece? A plantação dele tem um sucesso enorme.
E a de todo mundo não! A sua esposa está desconfiada! O que é que está acontecendo?
Como é que você consegue fazer essa plantação da certa? E de todo mundo dar errado? E ele conta para sua esposa.
Então ele revelou para ela aquilo que aconteceu desde aquele primeiro ano. E aí, Talmud conta, que certo dia esposa desse justo, com a mãe daquela pessoa que tinha sido enterrado em palha. Elas estavam brigando!
Elas estavam gritando uma conta, discutindo. Até que a esposa do justo fala para mãe daquela menina. Quem é você para discutir comigo?
Você que enterrou sua filha em palha! Ninguém sabia disso! E a mãe fica assustada, acaba briga.
No ano seguinte essa pessoa pia vai pela terceira vez dormir no cemitério, no ano novo. Na noite do ano novo judaico. E aí, quando ele vai escutar os dois espíritos, o que eles vão contar.
Esse ano que vai acontecer, uma chega para outra. Vamos ver quais são os decretos! E ela fala: Fica em silêncio!
Os vivos sabem o que está acontecendo. Eles estão escutando aquilo que a gente está falando! Dessa história, nós estamos percebendo que essas duas almas, elas sabiam o que ai acontecer nesse mundo.
Elas sabiam o que aí acontecer com a plantação. Em outras palavras, no mundo econômico. Por outro lado, é muito estranho.
Para começar, a gente está falando de almas que elas estão no cemitério. O lugar dos espíritos não é no cemitério. São os mundos superiores.
Pode ser que elas têm que passar antes pela purificação no inferno. E para você entender isso bem. A gente tem um excelente vídeo no canal.
E depois ir para o mundo das almas. Até chegar o momento do mundo vindouro. Mas então o que está acontecendo?
O que está acontecendo, é que se você perceber bem, são dois espíritos de pessoas que nesse mundo eram extremamente materialistas. A gente vê isso por um lado. Ela está preocupada entre aspas com a vestimenta depois que ela morreu.
É porque ela tinha essa preocupação em vida. Mais de uma forma exagerada! A mesma coisa.
O que elas querem saber que acontece nesse mundo? A parte financeira, a parte monetária. Mas elas não têm mais conta de banco!
Elas não têm mais porque se preocupar! Mas isso foi um valor errado que entrou na alma delas. Então essas são almas muito baixas, que sabiam que que estava acontecendo aqui.
E aqui agora a gente começa a conseguir a entender os versículos bíblicos que nós estudamos anteriormente. A solução da nossa questão, é que existem almas que elas são muito baixas. E realmente, pode ser que elas vão saber o que está acontecendo aqui.
Mas isso é horrível para elas. Porque o invés dela estar em uma proximidade de Deus. Delas estarem em níveis muito mais elevados, com prazeres que nem dá para descrever com palavras nesse mundo.
Elas estão pensando: quem vai ganhar dinheiro. Qual a roupa que eu estou vestindo. Por outro lado.
Nós vamos aprender também, como a gente viu no livro de Jó, que existem algumas informações que mesmo almas elevadas sabem do que acontece aqui. A gente vai dar dois exemplos. Um exemplo, é exatamente o corpo da pessoa.
O corpo da pessoa, por um lado, ele não tem tanta importância para a alma. Porque a alma quem vive para sempre! O corpo ele é material, ele apodrece.
Por outro lado, o corpo era vestimenta da Alma. Através do corpo é que nós podemos fazer bondades, preceitos e assim por diante. Então uma alma que ela sabe o que acontece com seu corpo.
Especialmente porque o corpo era a casa da Alma nesse mundo. Mais, se ela era muito ligada aquilo que acontecia com seu corpo. Então ela sente muito mais a dor da perda do corpo!
Uma pessoa que era mais espiritualizada. Ela vai sentir menos isso. O caso do profeta Samuel, é outro exemplo.
Porque que o profeta Samuel, que era um profeta uma pessoa justa que a gente não sabe nem o tamanho da sua espiritualidade. Então como é que ele sabia o acontecendo, se lembra a pessoa tão próxima do Criador? A resposta é, que aqui a gente está falando de algo muito importante, mesmo por uma alma que está lá em cima.
O profeta Samuel que foi um dos juízes, um dos líderes do povo de Israel. Que se preocupou com o povo, espiritualmente, nas suas guerras. Também na parte econômica.
E agora vem, e pergunta para ele, o que vai acontecer. Ele sabe! Porque isso está ligado à sua alma.
Mas aqui um nível especial. Não o nível de materialismo. E não como um campeonato de futebol, quem vai ganhar.
E sim qual o nível do povo de Israel espiritualmente. Para saber se eles estão prontos para ganhar uma guerra ou não. Então é uma informação que na verdade, é uma informação espiritual!
Em resumo, o que nós vemos é o seguinte! Em Eclesiastes, a gente vai ver que realmente tem almas que não sabem de nada. Certamente, essas almas elas esquecem amores bobos que elas tiveram aqui.
Ou ódios, raivas, ciúmes, inveja. Isso já não toca a uma alma de uma pessoa normal. A não ser que era uma pessoa extremamente materialista.
É isso que o Rei Salomão revelou para gente em Eclesiastes. Uma alma normal, ela não tem mais esse conhecimento. É isso que a gente vê também Isaías.
Que essas almas, o caminho da Alma que Deus fez, é que ela não tenha mais conexão com esse mundo material, e toda vontade dela. Todo prazer dela é aproximação com Deus de uma forma muito maior que existia nesse mundo. Por outro lado, quando a gente vê versículos que falam que existem almas que sentem a dor do corpo, e se enaltecem enquanto seu corpo está sendo destruído.
Então a gente está vendo que são Almas e durante a vida nesse mundo, ela estava tão materialista, então se importam ainda, com que acontece em parte desse mundo. E na verdade essa parte do castigo dela, da consequência dos atos errados, e dos valores errados que elas tiveram em sua vida. E agora de uma forma correta, você entendeu a Bíblia.
Você entende que tem versículos que dão a entender que realmente as almas não sabem. E outros, que mostram que as almas sabem. E na verdade eles não são contraditórios.
Eles são complementares! A gente está falando de níveis de almas. Níveis de pessoas.
E por isso, é que alguns vão saber de algumas coisas, e outros não vão saber. Outra coisa interessante da gente aprender é exatamente pelo caso do profeta Samuel. Como ele estava preocupado com o povo de Israel.
Então diz o Zohar, que uma pessoa que ela tem um amor muito grande pela sua família, as coisas importantes que acontecem com a sua família. Um casamento. Um nascimento de um filho, ela vai saber.
Também está escrito no Zohar, que quando uma pessoa vai rezar para Deus, no túmulo de um familiar. Essa alma é avisada. Que um parente seu está lá rezando para Deus.
Então a gente vê, que a resposta é complexa. Existem conhecimentos que os mortos sabem que acontece aqui. Existem conhecimentos que eles não sabem.
Dependendo mais do que tudo. De que tema a gente está falando. E qual o nível dessa alma.