Karl Marx (resumo) | Filosofia e Sociologia

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Conceito Ilustrado
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Karl Marx nasceu em 1818 em treveres na Prússia atual Alemanha e viveu até 1883 Marx ingressou na universidade de bom em 1835 para estudar direito Mas no ano seguinte transferiu-se para a universidade de Berlim foi quando perdeu o interesse por direito e decidiu focar em filosofia em 1841 obteve o título de doutora em filosofia com uma tese sobre as diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro por volta de 1842 Marques conheceu o Frederick engels filho de um rico fabricante de algodão Marx e engels tornaram-se grandes amigos e colaboradores intelectuais por toda a vida
escrevendo diversas obras juntos por isso muitas das ideias de Marx que serão apresentadas nesse vídeo são ideias formuladas juntamente com engels mesmo com o título de Doutor Marx não conseguiu ingressar na carreira acadêmica e virar professor universitário ao invés disso tornou-se jornalista escrevendo artigos como colaborador para diferentes jornais Marcos passou grande parte da sua vida na pobreza e se mantinha graças a ajuda de engels que o enviava regularmente dinheiro para ajudá-la sustentar sua família e a continuar suas pesquisas e escritos Marx e engels se complementavam enquanto Marx possuíam caráter intelectual e teórico engels vinha de
uma família rica e industrial e conhecer as condições deploráveis do Meio Operário e a exploração desse serviço já que durante um período administrou uma das fábricas de seu pai na Inglaterra as três principais fontes do pensamento de Marx foram filosofia Idealista alemã que teve como referência Central o filósofo federick Hegel economia política clássica principalmente através da economista escocês Adam Smith e do inglês David Ricardo e o socialismo francês ou socialismo utópico que tem entre seus principais nomes os franceses santíssimo e Charles purier e o galês Robert Owen as obras de Marx abrange em temas como
filosofia economia política e história algumas de suas principais obras são crítica da filosofia do direito de Hegel a sagrada família a ideologia alemã Manifesto Comunista o 18 de Brumário de Luís Bonaparte e o capital uma das influências no pensamento de Marx foi o idealismo do filósofo Friedrich Hegel que dizia que a realidade é constituída Pelas nossas ideias pelos nossos pensamentos segundo Hegel a forma de uma sociedade pensar vai mudando ao longo da história e essa mudança do pensamento é o que produz as diferentes realidades que vemos desde o início da civilização para Hegel a transformação
da mentalidade as formas de pensar ocorre por meio da dialética que é quando uma forma de pensar uma tese se opõe a outra forma de pensar o antítese resultando em uma síntese que incorpora elementos das duas formas de pensar anteriores o confronto de ideias é o motor da história e da sociedade já que é por meio dele que o conhecimento a respeito do mundo vai se alterando e a medida que o conhecimento se altera o processo histórico vai sendo elaborado enquanto o Hegel adotou o idealismo para explicar a realidade Marx adotou o materialismo histórico dialético
que dizia que não era o conflito de ideias que produzia a realidade mas a mudança da realidade concreta e social que produzia as diferentes formas de pensar Ou seja é a realidade que define a mentalidade da sociedade uma frase que resume bem esse pensamento de Marx é a cabeça pensa onde os pés pisam resumidamente Essa realidade que Marx fala seria as relações sócio-econômicas de uma sociedade portanto as pessoas em cada momento histórico tem sua mentalidade ou forma de pensar associada ao tipo de relação socioeconômica existente naquele período ou naquela sociedade segundo Marx cada momento histórico
é produzido pela luta pela sobrevivência a luta de classes toda a sociedade é dividida principalmente em duas classes a classe dominante que possui poder e recursos e a classe trabalhadora que precisa vender seu trabalho para sobreviver essas duas classes estão em constante conflito por isso o nome luta de classes essa luta de classes teria o seu fim quando houvesse um modo de produção que não apresentasse uma classe opressora e uma classe oprimida em resumo esse modo de produção seria o comunismo para exemplificar a diferença entre o idealismo de regel e o materialismo de Marx Vamos
citar a transição do feudalismo para o capitalismo Regue eu diria que essa transição ocorreu devido ao desenvolvimento gradual das ideias sobre liberdade propriedade e direitos individuais já Marques diria que foi por causa do conflito de interesses entre a classe dominante os nobres e as classes dominadas compostas por servos e a emergente classe do proletariado Vamos ver outro exemplo para entender melhor o materialismo histórico dialético imagine uma sociedade que está se formando agora a primeira preocupação que as pessoas dessa sociedade teriam seria satisfazer as suas necessidades básicas ou seja o que iriam comer como iriam dividir
o trabalho para conseguir comida onde iriam morar como iriam produzir as casas como iriam se proteger do frio do calor dos animais etc então o início de toda a sociedade se dá com a sua produção material ou vida material que seria a forma como as pessoas lidariam com as suas necessidades básicas vamos imaginar que essa sociedade está sendo formada perto de rios e dessa forma sua produção é de peixes podemos defini-la como a sociedade Pesqueira logo as casas que as pessoas construíram seriam próximas dos rios a alimentação provavelmente seria de peixes o que faria as
pessoas pensarem como seria o processo de pesca e como seria dividido esse trabalho ou seja quem iria pescar quem iria desenvolver as varas quem iria Cozinhar os peixes etc e assim se teria uma divisão do trabalho como essa sociedade se estruturou em torno da Pesca essa seria a sua infraestrutura com a infraestrutura definida as pessoas pensariam em como a sociedade iria funcionar Então seria desenvolvido uma política para Essa sociedade no caso uma política pensada na pesca dentro dessa política seriam criadas leis E essas leis seriam pensadas na pesca as crianças dessa sociedade precisariam ser ensinadas
a respeitar as leis e ensinadas a pescar Então seria fundada uma educação com essa educação seria desenvolvido uma ética e essa ética seria Pesqueira as pessoas dessa sociedade poderiam também fundamentar uma religião onde se realizaria para Deus dar muita Fartura de peixe Como já foi dito a infraestrutura dessa sociedade é a pesca Pois é o que fundamenta toda a sociedade tanto em sua economia quanto em seus aspectos materiais podemos associar a infraestrutura a raiz de uma árvore tudo que se desenvolveu depois seria a super estrutura como a política as leis a educação a ética a
filosofia a religião etc seria como se fosse os troncos e as folhas de uma árvore a super estrutura é o que estrutura os pensamentos as ideias da sociedade no caso todas as ideias e a forma de pensar dessa sociedade se desenvolverá através da Pesca desse exemplo podemos imaginar que uma sociedade estruturada no capitalismo Isto é que se fundamenta sobre o modo de vida e uma produção material capitalista terá também uma ideologia capitalista ou seja uma educação voltada para o capitalismo uma ética capitalista uma religião capitalista e assim por diante assim podemos compreender a ideia de
materialismo histórico dialético onde a infraestrutura as condições materiais e as relações econômicas determinam a super estrutura que são as ideias a forma de pensar da sociedade vamos agora fazer um breve resumo de infraestrutura e superestrutura a infraestrutura se refere aos aspectos materiais e econômicos da sociedade como os meios de produção as relações de trabalho e a forma como os bens são produzidos e distribuídos ela inclui elementos como fábricas terras máquinas e a classe trabalhadora a infraestrutura é considerada a base da sociedade pois determina a organização social influencia todas as outras áreas da vida como a
política a cultura e a religião já supera estrutura engloba As instituições ideias valores leis e práticas sociais que surgem da infraestrutura ela inclui o sistema crítico o sistema jurídico a religião a moral a arte a educação e outros aspectos da vida social a super estrutura é vista como expressão das relações de poder e das condições econômicas presentes na infraestrutura entendendo a forma como a infraestrutura determina super estrutura Marx descobriu que temos a ilusão de estarmos pensando com nossa própria cabeça e agindo por nossa própria vontade de maneira racional e livre porque desconhecemos as condições econômicas
e sociais nas quais a classe social que domina a sociedade exerce seu poder sobre as mentes de todos nesse contexto a classe dominante que detem os meios de produção e controla a economia faz com que suas ideias pareçam ser verdades universais válidas para todos os membros da sociedade e para todas as classes sociais esse poder social invisível que nos possa pensar como pensamos e agir como Agimos parecendo o que fazemos isso por e espontânea vontade foi chamado por Marx de ideologia para Marx a ideologia é uma forma de dominação em que o explorado não enxerga
a verdade e nada faz para alterar a sua condição já que acredita que sua situação não pode mudar pois é algo normal portanto a ideologia É um mecanismo que busca manter a classe trabalhadora adestradas sobre os interesses capitalistas dominadamente das pessoas isso faz com que o trabalhador Se acostume com sua situação de explorado e não perceba que na verdade ele não está nessa situação por sua culpa por culpa do mundo ou mesmo de Deus mas sim porque as condições de vida e a propriedade privada dos meios de produção criaram uma realidade nesses moldes um exemplo
de ideologia é quando acreditamos na ideia de que o sucesso de uma pessoa vem apenas de seu próprio esforço sem levar em conta as diferenças de oportunidades e privilégios que são herdados ou seja ignoramos as barreiras sociais e estruturais que podem impedir um acesso igualitário as oportunidades Outro exemplo é a falsa Liberdade do Trabalhador dentro do capitalismo o trabalhador tem a ideia de que é livre para escolher onde trabalha escolher o que faz e combinar um salário com patrão Mas no geral o trabalhador é obrigado a trabalhar com qualquer emprego disponível para não morrer de
fome outro conceito importante nas obras de Marx é o de alienação o qual ele se baseou na ideia de alienação formulada pelo filósofo Power bar estudou como as religiões se formam e por que os seres humanos sentem a necessidade de explicar a origem e a finalidade do mundo Power ba descobriu que os humanos tendem a projetar para fora de si Um ser superior dotado de qualidades que são consideradas as melhores como inteligência bondade justiça e beleza no entanto essas qualidades são exageradas nesse ser Supremo ele é visto como conhecedor de tudo e capaz de fazer
tudo com o tempo as pessoas esquecem que criaram esse ser e passam a acreditar que foi ele quem as criou e as governa Elas começam a adorá-lo cultuá-lo e temê-lo para forrar quando as pessoas não se reconhecem no ser que elas mesmas criaram elas se alienam Marx amplia essa análise para abranger a alienação nas relações sociais e econômicas especialmente no contexto do trabalho para Marx alienação é uma consequência do sistema capitalista no qual os trabalhadores são explorados e privados do controle sobre sua própria produção e dos benefícios resultantes dela Marx dizia que os humanos ignoram
que são os criadores da sociedade da política da cultura e agentes da história e acabam acreditando que a sociedade foi instituída por vontade e obra dos Deuses ou pela força cega das leis da natureza em vez de perceberem que são eles próprios que em condições históricas determinadas criam as instituições sociais como família relações de produção e de trabalho relações de troca linguagem oral linguagem escrita escola religião Artes ciências filosofia etc e as instituições políticas como leis direito S deveres tribunais estado exército impostos etc alienação ocorre em diferentes níveis primeiro os trabalhadores são separados dos meios
de produção como fábricas e máquinas que pertencem aos proprietários capitalistas Isso significa que os trabalhadores não tem controle sobre as condições de trabalho ou sobre o que é produzido apenas tem a falsa impressão de que controlam essas coisas Além disso os trabalhadores também são alienados do processo de trabalho em si principalmente na época de Marx os donos de fábricas dividiam o processo de produção em pequenas tarefas para cada trabalhador com isso podiam produzir mais já que cada trabalhador se especializaria em um trabalho específico na linha de produção contudo isso tornou a vida dos trabalhadores ainda
mais Entediante Pois eram forçados a realizar ações repetitivas o tempo todo os trabalhadores não vinham todo o processo de produção em vez de serem criativos eles ficavam esgotados e transformavam-se em engrenagens de uma peça gigantesca do maquinário que só existia para fazer os proprietários enriquecerem ainda mais é como se eles de fato não fossem humanos mas apenas estômagos que precisavam ser alimentados para manter a linha de produção em andamento e os capitalistas ganhando mais lucro outra forma de alienação é a separação dos trabalhadores dos produtos que eles criam após produzirem algo os trabalhadores não tem
propriedades sobre o que foi produzido os produtos são vendidos pelos capitalistas que obtém lucro com o trabalho dos trabalhadores enquanto estes recebem apenas um salário limitado o trabalhador olha os preços e sabe que não poderá adquirir quase nada do que está exposto no mercado mas não lhe passa pela cabeça que foi ele não enquanto indivíduo mas sim como classe social quem produziu tudo aquilo com seu trabalho e que não pode ter os produtos porque o preço deles é muito mais alto do que o seu salário no geral o trabalhador não consegue desfrutar dos benefícios de
sua própria atividade pois a meta é produzir para satisfazer as necessidades do mercado e não propriamente do Trabalhador fabricam-se por exemplo coisas maravilhosas para um elite Econômica enquanto aqueles que as produzem vivem uma vida modesta ou miserável segundo Marx no sistema capitalista as mercadorias não são apenas objetos físicos com valor de uso e troca mas também adquirir uma dimensão social e simbólica que oculta as relações de exploração Marx chamou isso de feticismo da mercadoria ele observou que as pessoas tendem atribuir características místicas ou Sobrenaturais as mercadorias como se elas tivessem um valor específico que vai
além do trabalho humano envolvido em sua produção essa Mística em torno das mercadorias leva as pessoas a verem elas como entidades autônomas com poderes mágicos para satisfazer seus desejos e necessidades o valor de uso das mercadorias é frequentemente ofuscado por seu valor de troca ou seja sua capacidade de serem vendidas e trocadas por dinheiro por exemplo no capitalismo algumas marcas de roupas Geralmente as roupas de grife adquirem um estado social elevado e as pessoas atribuem o valor simbólico especial a essas mercadorias mesmo que o valor de uso de uma peça de roupa seja simplesmente vestir
e cobrir o corpo o feticismo da mercadoria faz com que as pessoas vejam uma determinada peça de roupa de uma determinada marca como um símbolo de status prestígio e sucesso Marques argumentava que o capitalismo inevitavelmente levaria a desigualdade social alienação e crises econômicas Pois é um sistema econômico onde os meios de produção como fábricas e terras são de propriedade privada e era baseado na exploração da classe trabalhadora pela classe capitalista a burguesia essa exploração pode ser vista por exemplo por meio da mais valia que é a diferença entre o valor que os trabalhadores produzem e
o valor que eles recebem como salário no sistema capitalista os empregadores exploram essa diferença obtendo lucro ao pagar menos aos trabalhadores do que o valor que eles geram com seu trabalho assim os trabalhadores vendem seu trabalho por salários enquanto os capitalistas detém os meios de produção e lucram com trabalho dos trabalhadores essa relação impede que os seres humanos atinjam seu potencial e transforma o trabalho em algo doloroso em vez de um tipo de atividade compensadora segundo Marx a solução para esses problemas seria acabar com o capitalismo implantar o comunismo o socialismo seria a etapa intermediária
entre o capitalismo e o comunismo para Marx no socialismo os meios de produção passariam da propriedade privada para a propriedade coletiva ou estatal Marx defendia a ideia de que a classe trabalhadora que a maioria da população deveria controlar os meios de produção e planejar a economia de forma coletiva no socialismo Marques esperava que as desigualdades sociais diminuíssem e os trabalhadores tivessem mais controle sobre suas vidas e trabalho já o comunismo seria uma sociedade ideal e sem classes Marques View comunismo como Estágio Final da evolução social onde a propriedade privada seria abolida e os meios de
produção seriam controlados de forma coletiva no comunismo Marques previa a igualdade social a ausência de exploração e a plena realização do potencial humano ele acreditava que sob o comunismo as pessoas contribuíram de acordo com suas habilidades e receberiam de acordo com suas necessidades a forma para se chegar ao comunismo seria por meio de uma revolução ou seja envolveria violência pois seria improvável que a burguesia abrisse mão de suas riquezas sem lutar as ideias de Marx inspiraram revoluções reais em diversos lugares como na Rússia em 1917 que passou a se chamar União Soviética e em outros
lugares infelizmente a maioria dos países comunistas criados no século 20 provaram-se opressores ineficientes e corruptos o comunismo marxista se transformou em uma justificativa ideológica para a ditadura sanguinárias que acabaram com as liberdades sem proporcionar justiça e Desenvolvimento Social de fato
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