APRENDA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PLACAS DE VÍDEO
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MW Informática
E aí galera! Hoje vamos conversar bastante sobre GPUs. Sabe todas aquelas características que uma pl...
Video Transcript:
E aí eu vou chamar um dia hoje tá dando dois gole acaba tranquiliza Miguel falando aqui agora nesse vídeo de hoje a gente tem mais um vídeo na nossa querida playlist aqui do canal de aulas de radar e nesse vídeo de hoje a gente vai conversar sobre gpeas e eu com toda sinceridade do mundo acredito que esse vídeo venha a dar uma visão um pouco mais diferenciado sobre as placas de vídeo algumas características que a gente vê nos reviews de placa de vídeo aqui no canal vem testes e bota foto mãe a gente vê algumas características lá no gpu-z e passa batido a gente falar tem tantos Tentando o número do seu aqui tem isso aqui aqui o que que é isso aqui então esse vídeo de hoje é para ti passar do nível 0 sobre o GPU Sou nível 3 ou menos vamos dizer que o nível máximo nível 5 roupa é um três tá aí meio tá É isso aí a gente vai ver o vídeo de hoje lá espero que vocês gostem E se gostar me esquece deixar o like é muito importante se junta aqui a comunidade da informática também que está assistindo mais vídeos do canal não tá se inscrevendo a gente é primo de longa distância aí dá essa força aí juntar nossa turma e eu tenho que lembrar vocês também da patrocinadora do canal que é Reze Mood Rock Your World nervosa Harris é patrocinadora do canal mudar informática ela faz mousepads fãs gabinetes Hercules watercoolers drager Killers The Killers mouse pad suporte headset suporte joystick support o controle em acrílico aqueles bonitão vara Gamer moto elétrica e eu tô para testar essa moto aí vai chegar Calma calma que vai chegar agora vamos dar essa força por mais também e saber esse aqui embaixo link da loja e cupom desconto informática Agora sim como dar uma estudadinha Então galera vamos começar né já que os preços de Harvard tá ruim não dá comprar nada o quê que é melhor a gente fazer é estudar Vamos aprender um pouco mais é justamente isso que a gente vai fazer agora a gente tá aqui com o pai de Alberto nesse momento eu tô aqui como exemplo a placa de vídeo que tem no meu notebook que eu tô usando agora para fazer a captura de tela tirei o print do gpu-z É O pergaminho que mostra todas as informações a GPU tudo rápido demias cuidas tecnologia de fabricação e força nometro os corpos de operação de memória de GPU a pancada de coisas e eu tô aqui com ele então eu tenho rtx 2070 e o código e é teu O 116 de revisão A1 esse aqui são Dados mais do fabricante mesmo tá não fabricante do chip gráfico que tem que coloca essas informações que nem revisão A1 é uma revisão de lote para saber qual qual foi o momento que foi fabricado né esse chip gráfico eu peguei tirei uma foto de uma chapéu mim aqui galera essa aqui R7 370 que veio lá do Aliexpress com 2GB de Ram gddr5 e esse é o Projeto dela essa aqui é a GPU Então a gente vai conversar e ver as características hoje do chip gráfico que é isso aqui E esse chip gráfico aqui ó é o que é o que a Nvidia ou AMD fabrico quando a gente fala placa de vídeo da AMD placa de vídeo da NVidia na verdade a gente está querendo dizer o chip gráfico é a GPU em si que é esse único encapsulamento aqui do meio que a peça central de processamento gráfico agora quando eu falo a placa eu tô falando do conjunto todo de construção a isso aqui quem é que desenvolve são as marcas parceiras da NVidia ou AMD e pegam e com o gráfico da NVidia ou AMD E aí eles montam projetos envolvem esse perceber que essa placa de circuito impresso né Essa aqui que tá na cor preta mão dessa perceber aí vamos lá e compro um chip de memória também que daí vamos ser os fabricantes de Jéssica Raiane que você vai ter eu vida Samsung que vai lá e compra uma hora de 10 5 10 seis compatível com o chip gráfico vai comprar os capacitores e indutores os mosfets tudo né E vai fazer a montagem desse projeto e quando a gente fala Sei lá uma placa de vídeo da AMD uma placa de vídeo Nvidia não tá errado dizer né mas só para deixar bem claro que às vezes a galera que é mais leiga para saber dessa questão né a gente vai ter a GPU chip e nem vídeo vamos ver com uma rtx 2060 beleza aí ele envia Mas vamos ter vários fabricantes que vão comprar c2060 e vou montar nas suas placas e montar os seus projetos aí vai ter uma 2060 da Asus mandar Gigabyte uma das rock mandar Safari e assim por diante vamos voltar aqui para o meu exemplo de rtx 2070 que vem aqui no em todas as informações aqui ó que a gente tá vendo aqui em cima aqui ó aí tá x2070 beleza NVIDIA BIOS version release date tecnologia egípcio pão isso aqui para o resto da manhã e isso aqui tá mais direcionado como eu disse a as informações do chip gráfico por exemplo GPU 106 isso aqui é só referência quem decidiu colocar lá que uma rtx 2070 o chip dela referência tu-116 qualquer fábrica de qualquer coisa que referências dos itens antes ela quisesse colocar dengue dói 106 ela botava né É só o nome de referência que a própria fabricante colapso revisão Nesse caso a um a gente pode ter alguns processos de fabricação algumas versões diferentes do chip aí que a gente vai ter que ir nessa revisão a uma 2 a 0 e assim por diante ela desenvolveu o chip para ser Talvez uma 2070 mas talvez aquela unidade específica de chip falhou em performance ou não atingiu o clock e deveria ou não tem quanto e da Corsa deveria aí eles podem pegar e dar um corte de performance desabilitar alguns núcleos e capar Capaz performance né E isso pode acabar virando uma outra revisão uma outra versão de si mesmo chip que era para ser 2070 mas daí foi feito alguma modificação e vira uma outra revisão que funciona um jeito diferente essa tecnologia de idoso no nome de Jesus que a gente vê aqui é a tecnologia de impressão dos transistores lá no silício na bolacha de silício que compõem o chip gráfico conforme a tecnologia vai avançando e melhorando a tendência é que esses números aqui vão diminuindo a tendência não é isso o número vai diminuindo quanto menor de fotografia que a gente tem aqui mais transistores são possíveis de inserir no chip e quanto mais transistor mais performance - aquecimento o chip gráfico passa e ele é mais eficiente de maneira geral toda vez que isso aqui reduza tem um processo de mim e atualização da tecnologia como por exemplo a analogia de PC né o primeiro os primeiros o tamanho de salas e foram reduzidos a um notebook que eu tô usando para gravar o vídeo antes que uma sala tinha um computador só agora se eu pegar em notebook em uma sala posso colocar o que é uma tenta notebook até mais encher de parte leira bota até encher né até não conseguir caminhar aqui dentro então acho que dá pra usar essa analogia eira esse daí size aqui tá medida em milímetros quadrados é a área o tamanho de área do dai do chip o que que é o dai do chip é isso aqui ó não voltar para outra placa de vídeo esse aqui é o chip gráfico inteiro né Ele é composto por um percebeu uma placa de circuito impresso também e aqui ó esse retângulo - menor que na foto minha aqui tá com pasta térmica em cima mas ele é bem espelhar Dinho é isso aqui que aqui tem o silício nessa e aqui que é feita aquela impressão em outros aqui dentro que tem vários e vários transistores Isso é que é o Daia é a nessa parte aqui que o dissipador na placa fica em contato é essa região que esquenta tão que lhe dado de milímetros quadrados é realmente a área dessa parte espelhada aqui vou pegar aqui a largura em milímetros e o comprimento em milímetro de multiplicar vai até essa área em metros quadrados está voltando para o gpu-z só dando uma ponte de novo sobre o quesito de Tecnologia em quantos nanômetros Tá eu vou pegar aqui para a gente comprar a minha primeira placa de vídeo conte foi uma uma GeForce 9500gt galera lá eu necessito aqui e eu não quero sim mas vou pegar aqui ó deixa eu abrir aqui aqui ó até a tela de captura é das antigas só peguei na internet aqui tá porque eu não tenho mais a palavra também diz aqui foi a primeira já foi o que eu tive GeForce 9500gt olha aqui ó tecnologia dela da época lá em 2008 65 nanômetros a barra que a gente tá vendo aqui do meu notebook é de 12 nanômetros o processo de fabricação aqui é 65 Olha quantas vezes maior eu tenho que fazer o cálculo eu sou burro calculadora e o resto a gente eu não assumo esse bo a 5,4 vezes maior puts grila olha a quantidade de transistores dentro desse chip dessa minha primeira placa de vídeo 314 milhões de transistores dentro daquele experiência incrível aí tu pensa assim na nossa é muita coisa cara nossa 314 milhões nos Stories bem naquele trem lá é muita coisa Pois é e aí a gente para para comparar com essa chapéu atual de 12 olha aqui transistores em 12 nanômetros 10 mil e oitocentos milhões não buga não vou com a cabeça Olha bem 10. 800 milhões de transistores e em Caracas o outra 314 milhões agora 10 mil milhões é mil milhões é um milhão Então são 10 bilhões e 800 milhões de transistores acertou miserável a diferença de performance Olha bem criativo tecnologia continuando aqui ó vamos aqui no gpu-z as outras informações que a gente tem as suas vender são os fabricantes que compra esse chip gráfico e fabricar placa aqui que a gente vai ver como o meu notebook é daí ser né no caso aí ser comprou esse chip gráfico de rtx 2070 e fabricou utilizou ele na placa mãe do notebook por isso aqui subir vendedor e e ser se eu tiver uma placa de vídeo Gigabyte para jogar baixe Alicia das frases vai ter Asus ali assim por diante você vai se aí de levar esse de um identificador é um código de identificação que diz que é o dispositivo rtx 2070 aí tem um padrão de códigos que identifica no software aqui no sistema operacional no o edital Tá parte diz que é da NVidia e outra para te disse que é a processador gráfico assim por diante tudo isso que a gente tá falando ainda faz parte só do chip gráfico aqui é tudo que tá dentro desse único bichinho aqui e continua olha aqui ó vamos ver aqui ó essa coisinha aqui ó cheddar c2304 unifire unificados fixa o que quer dizer esses xadrez galera tem uma diferença de nomenclatura entre as placas da NVidia e as placas da AMD as placas NVIDIA chamam esses Chagas aí tem uma temperatura de óleo nome can't your side the architecture estudar arquitetura de dispositivo de computação unificada mas a gente conhece mais comumente como cuidar são estudar cordas em vídeo são esses núcleos é isso Cedros nas placas da AMD nos chips gráficos AMD esses xadrez aí tem o nome de stream processors processadores de fluxo a função e é bem sempre mesma coisa como do nome o que que esses cheddar cisco das esses processos fazem eles são responsáveis por desenhar as vértices do game que está jogando e no jogo a gente tem aquela forma 3D a gente tem uns três de né E a gente tem os barcos se esqueçam os nós que ligam uma aresta a outra Vamos ver que tem um três vezes a três desde um triângulo tem um triângulo aqui aí tem um triângulo aqui tem um outro é um do outro lado faz uma pirâmide não é um triângulo 3D vamos ver cada pontinho da sua pirâmide né os pontos o ponto aqui em cima ponto aqui debaixo o outro ponto do outro canto esses pontinhos são os vértices e esses versos é que fazem ligação depois e vai gerando com vários vários polígonos várias formas vai dando 3D na quanto mais detalhado é a forma 3D que que a gente vai ter que desenhar mais vai ter e mais vai pesar então quanto mais chegadas a gente tem entende ó tá é bem dizer que eu vou comparando com CPU quanto mais nucleos para fazer multitarefa para fazer mais coisas ao mesmo tempo o pior que só que esse chá das aqui não são responsáveis só por fazer essa parte de orçamento dos vértices mas também tem responsabilidade de trabalhar com os pixels e no final das contas a imagem que a gente tá vendo monitor é cheio de fixo então vai ter uma função de trabalhar com ajuste de cor de botar brilho voltar reflexo em todo esse ambiente e essa imagem 3D Seja lá qual for a imagem que a gente vai ter que mandar para o monitor até essa informação the unifying aqui ó Unificado que a gente tem aqui galera é porque antes na GP usa a gente tinha uma diferença isso aqui é G Plus tinha uns robsten os mais tinham também Pixel shader vertex shaders de uma divisão tinha uma parte de núcleos que era só fazer a parte de pixels que acha de coloração de ajuste de nos dar de sombra e César e aí tinha os vertex shaders que eram para desenhar os vértices né que gera ali a a forma 3D só que dependendo do game a implementação programação do aplicativo para usar fazias às vezes pesava mais nos vertex shaders e sobrava performance nos pixel shard o inverso não pesavam muito para os pixels e sobravam nos vertex ia ficar um negócio meio Ocioso um ficou cioso outro tá uma força inclusão dos fica ansioso é o que foi feito foi modificado e foi criado esses núcleos unificados que fazem as duas coisas estão se precisar fazer mais uma coisa vai todo uma galera lá e faz essa essa função se precisar mais de outra função ele é eclético e faz mais que uma coisa só urgente tem esses unifying aí hoje agora a gente vai dar um retrocesso aqui ó rops e temos as rppn's que a gente tem que 64 Na quantidade menor hora são raster Operation White Lines mas também tem outro nome raster out your S Nossa está uma coisa bonita a unidade de operação de unidade de rasterização de saída da tradição tô fraco tem responsabilidade de trabalhos como anti análise nos games que a questão das arestas do game mantém os erradinho né quando eu ligo lá aonde a Laís em x 2 x a 16 De faz o trabalho de deixar as bordas dos 3D da forma 3D sem aquele seriado fica aqui um negocinho bonitinho imagem Serena eu fiz uma captura no CS go com a gente lá em desligado e com ele ligado ali na arma a gente consegue ver a diferença do off e on não é na verdade no off não é realmente desligado tá é só com um recurso de Diante a Laise mais fraco Jesus nos regulamento e depois num é um monte Live mais forte né e os rops são responsáveis por isso aí por exemplo então quando a gente tem mais referiu que tem menos quantidade de Hobbes ligando esse tipo de recurso ante esse alinhamento tende a pesar mais nessa nessa pegada agora essas temos aqui que é o Texture mapping units unidades de mapeamento de textura isso aqui é responsável por colocar textura nas formas pegasse a textura pegar os arquivos de textura e colocar nessas nessas formas geométricas que a GPU está criando e esses temos aqui ó eles têm uma ligação também com a nossa largura de banda que ou menos nos beatz aqui embaixo quanto mais ter 1000 mais capacidade de aplicar as texturas e fazer a troca atualização de texturas e está ligado com relação à largura de banda porque essa largura de banda de 256 bit and ver nesse exemplo dessa minha 2070 que às vezes podem ter tem por exemplo GT 1030 tem 64 bits de largura de banda bem menor o número essa largura de banda não é da placa de vídeo com a placa mãe do PC essa largura de banda é de comunicação com as memórias da placa de vídeo a gente 10 5 x 10 6 conciliar Olha só galera aqui na GPU tá a gente já tem aqui os tipos de memória e assim como na placa mãe do PC que a gente coloca aos pãezinhos de memória DDR3 e ddr4 é um pente de memória tem uma interface de comunicação de 64 bits são 64 linhas de comunicação para mandar os bits para mandar informação de dados quando a gente coloca um outro Pente de memória ficam com dois países e memória na placa mãe a gente ativa o famoso dual-channel aí soma 64 Oi gente mais 64 bits de outro dente que fica um total de 128 Então a gente tem uma ave de 128 linhas para transferir dados quando a gente vê na GPU Sally 256-bit 128bits 192 bits e 64 bits é bem dizer a mesma coisa É que geralmente cada módulo que a gente tem aqui na GPU cada módulo tem uma capacidade de comunicação de 32 bit bit some bits tem costume de botar Beach lá né no software Mas seria blitz né cara 32 bits cada módulo de memória aqui cada chip então ele tem 32 vias de comunicação lá com um chip gráfico esse aqui tem mais 32 que vai com ar direto esse que tem mais 32 Pampa Por exemplo essa minha R7 370 né ela tem aqui ó 1 2 3 4 5 6 7 8 chips de memórias 10 cinco cada um deles com 32 bits e dá né 64 64 128 o 192 256 essa e aqui também tem uma interface de 256 bits mas se eu remover se um desses tipos aqui fora não existisse já é reduzir 32 seria 256 - 32 e como a gente tá falando dos temos né esses arquivos de textura eles estão na memória memória carrega esse aqui também então isso está diretamente atrelado também isso aí vai estar resultando para gente nesse outro lado aqui que é esse Texture Packs Will Race behind gigapixels que a quantidade de arquivos de textura que a gente eu consegue transferir por segundos nem o caso dessa 2070 é de 181. 4 GB texels aí assim também te desse outro dado que é Pixel Pixel hate que usa a mesma lógica em relação aos hopsan quanto mais rápido eu tiver mais fique seu filho rede vou ter também ok tá tranquilo tá aí mais limites sobre os temos aqui algum tipo de função que desempenham é de fazer o serviço do filtro anisotrópico anisotropic fim é igual eu também a gente consegue aumentar né X8 x16 de alguns níveis né de filtros anisotrópicos eu também peguei e ative essa opção fiz um um versus off no CS Gol tem imagem para vocês agora lado a lado é para a textura no chão esse filtro anisotrópico ele faz um ajuste da textura conforme o cenário vai se distanciando ele faz esse ajuste de Perspectiva da textura e deixar a melhor ensinar os mais distantes e para lá no chão quando tá desligado que a textura tá embaçada e agora repara quando o recurso está ativo e a textura tá tava filezinha na parede também dá onde fazendo isso aí que foi o trânsito ou troco faz e isso é um recurso de peça nós temos então Selma Gentil tem pouco 100 mil e tu vai ativar o recurso de se a vai sofrer mais isso eu tenho recurso aqui galera de Bus interface interface é o protocolo de comunicação da placa de vídeo com a placa mãe aí sim é da placa de vídeo com placa mãe e nesse caso aqui a gente tá vendo a 1 Pci Express x16 16 linhas de comunicação e só que comunica direto com a placa-mãe ou a foto da placa de vídeo está diretamente ligada aqui é o nosso conector né que vai lá na placa-mãe x16 Ei Tafarel meu 16 aqui a x16 faz com que é um 16 Então são 16 linhas de comunicação full-duplex vai e volta informação simultaneamente em cada uma dessas linhas Aqui quanto mais linha de comunicação acha que eu tiver melhor tem gente que tem X8 linhas desde a pelo mais fraquinha tem x 4 linhas Mas é porque o chip gráfico é tão fraquinho que quatro linhas já saibam não precisava de mais então acaba sendo normal e aí a gente vai ter as tecnologias de PC aí né que vamos ser de 2.
0 3. 0 e agora mais atual que a pessoa que Esperasse 4. 0 16 linhas pensei que faz 4.
0 conseguem transferir 32 gigabytes por segundo de dados por linha essa dois gigabytes por segundo de transferência de dados Então o que isso aqui é mais barbada né olha só agora vamos reparar que grande parte do que a gente falou aqui essas informações aqui é tu o chip gráfico é tudo ali naquele encapsulamento não saio ali passando aqui para baixo a gente vai ter a estatísticas de GPU clock default clock clock Boost outro busca aqui embaixo que que é isso essa velocidade de operação assim como nos processadores né CPU trabalha três giga-hertz Ok quantidade de ciclos por segundo que o processador trabalha a frequência em que ele trabalha quanto maior a frequência que a gente tiver aqui melhor uma coisa que eu grave ficar mais vezes meio Cabreira é de abrir o chapéu usei ver que ocorre o GPU clock aqui tá lá em sem me agarrar 200 megahertz Mas isso é porque acha que eu tenho os blocos de EPS são somos passos de Glock na Bios a determinado passo um quando a gente está em cima e agarrados alteração e operando numa tensão de alimentação bem pequena isso quando eu tiver com o sol Google Chrome aberto não precisa estar sem por cento de carga já foi porque não pesa estuda né então conforme vai aumentando a necessidade gráfica a gente eu vai avançando nos passos do nesses blocos teto sair até chegar no máximo que vai atingir o que geralmente até isso é mais comum nas placas da NVidia esse boosta já foi até consegue passar ela já vem com uma boa utilização que por exemplo busca dessa minha que é para ser 1260 Mega Artes mas ela vai lá para os 1300 1400 consegue até além e é normal isso é porque acho que eu não tá quente tá sobrando ainda performance ela mesmo consegue se adequar né já fui usar em bebê já não é tão kombucha já não é tão assim ela é mais gravado mesmo ele chega no busque que disse que é para chegar e agora essas outras informações aqui galera Memory Type mesmo size é a versão de driver é o driver que baixa lá no site do fabricante o driver para funcionar placa de vídeo ou forma for atualizando o driver vai mudando esse número que não tem muito mistério essa parte da data do Drver que também né tem muito o esquema aqui também assinatura digital dos drivers e dá para mim é padrão mas esses dados aqui ó largura de banda em gigabytes por segundo o tamanho da memória o tipo da memória e o fabricante da memória que nesse caso é Maicon e o tu mora aí a gente já tá falando viu duas tipo de memória aí a gente tá falando desses bonito aqui ó são dados e estatísticas desses componentes aqui agora a gente já encerrou tudo que era do chip gráfico né então o tipo de memória até que eu gostei de memória isso geralmente na caixa da placa de vídeo já vem lá bem grandão é 8GB gddr6 é 4GB gddr5 Essas tecnologias e de rg10 5 x 10 6 bom tela avanços de também redução de litografia a implementação de um jeito diferente por exemplo a memória cheia de 10 seis ela teve um novo recurso de conseguir um ciclo de clock e enviar quatro dados em um ciclo de clock o que antes era normal e um círculo soundclock enviar dois lados no quesito tamanho de memória vai ser a capacidade Geral de armazenamento de todos os tipos são azuis que a gente vai ver ali 8Gb de memória uau e por exemplo aqui a gente tem 4 chips de memória Então tem que dividir né a gente vai saber que cada chapeuzinho tem densidade de 1 Gigabyte por isso que ao final a gente é de 8 GB de armazenamento de aí que mantém arquivos de textura que vai ter que carregar postigo gráfico para poder desenhar na tela e assim por diante funciona como se fosse uma memória Ram lá falar com a mãe de persiana antecipando arquivos croche grafico Aqui quanto mais demora melhor por fim a gente vai ter também aqui a largura de Banda No caso dessa minha 2070 aqui as de 346. 4 GB por segundo isso aqui a diretamente ligado a frequência de operação da memória a velocidade dela quanto mais melhor também e conforme for mais atual a memória mais rápida Ela vai operar Então na verdade essa largura de banda é o resultado da multiplicação desse bus with with nada a ver e 256 bits vezes a frequência de trabalho da memória e se vai dar para nós a largura de banda aqui nessa reduzir essa quantidade de blitz vai reduzir largura de banda seduzir o clock da memória e dos Lagos demanda também tem quanto maior capacidade de transferência de dados Hum melhor também ó o e aqui da conta tá memória essa memória tem operação de 1. 353 mega-hertz Essa é a velocidade de clock real só que o clock efetivo como eu falei em um ciclo de block ele consegue transferir mais dados e eu não vou eu não vou abrir muito parentes agora esse Block aqui ele é multiplicado por 8 eu vou fazer a conta aqui 1353 vezes oito dá um toque 10824 vezes o 256bits agora só dividido por 8 para para transformar the beach para bikes de vidro por 8 horas 346 1368 megabytes que é 346 gigabytes por segundo são É isso aí mesmo então a gente matou bem dizer quase tudo faltou uma coisa outro jeito eu usei aqui né É divide as ele ele que o recurso usar mais de uma faca dividiu a recurso usar duas placas de rede em simultâneo tem muito esquema que tá ótimo para chegar no nível 3.