e fala rapaziada eu sou Daniel bertamini e esse é o canal para musicos amadores profissionais se você não me conhece não me segue no Instagram ainda não é inscrito no canal ainda vou deixar o arroba aqui é da roupa Daniel bertamini no Instagram compartilhe dicas aulas diariamente né na caixinha que perguntas também respondo o que a Rapaziada manda lá eu esse assunto de música Se fosse me segue lá beleza e aqui no YouTube também gente já deixa o like e já se inscreve e ativa o Sininho para receber notificações para continuar vídeo que eu sempre
tô postando aula aqui também então esse vídeo são 4 em versões que tudo que tá ruim só preciso saber então eu peguei ele quatro acordes das quatro qualidades né maior menor dominante né um acorde maior com sétima e meio diminuto que vai compor é esse vocabulário e repertório acorde vocês então vou passar ali toda a sua forminha natural a forma do acorde né na aplicação da exemplos em músicas em progressões toda sua construção intervalar também né então importante tem um conhecimento e eu falo muito isso para os meus alunos e ele sempre me perguntam também
né sobre essa questão do intervalo e Como enxergar os intervalos em tempo real e é exatamente essa habilidade né de olhar ali um acorde e saber aonde que tá terça onde que tá quarta a quinta sucesso sustenido quatro se a Bemol 5 enfim Isso facilita tanto na construção quanto na execução e também para compor é muito mais fácil espelho essa música né É um sentimento às vezes que que você sabe que aquele determinado intervalo tem uma cesta uma sétima e consegue inserir nesse som e já sabe é só morrer o dedo ali né às vezes
é uma quinta você vai um tham pra frente ali já vai ser uma cesta enfim esse conhecimento é muito importante para a gente ter quando a gente está falando de improvisação de Harmonia de acordes e isso vai ajudar muito nessa aula e também Claro vou ajudar a desenvolver essa parte beleza e não primeira corte vou falar aqui né é o acorde maior com sétima maior de Tom aqui vou pegar sons aleatórios virgem e também a gente vai ficar preso em uma tonalidade só eu vou pegar aqui me maior com sétima maior Ok essa forminha aqui
todo mundo conhece né e qual que eu quero passar para vocês que eu falo ali entre aspas obrigatória né nessa forminha aqui ó ó E agora como é que é bonito né E aí e como usar como que é construído eu vou passar tudo para vocês que que eu fiz aqui ó basicamente eu peguei a terça de mim ó mi fá sustenido sol sustenido né ou seja então eu me maior com sétima e e a sua terça ok que é um sol sustenido então de nota aqui o quê que eu vou ter né só o
sustenido me se e ré sustenido né É só uma inversão mesmo porque todas as notas que estão aqui estão aqui né É que eu tenho mi si ré sustenido e o sol sustenido né que a gente só mudou a ordem aqui a gente deixou né o voice que a sétima maior de mim na ponta ó ó e esse acorde aqui gente ele é muito semelhante se a gente de ser um dedo aqui ó a gente tá aqui né se a gente desce o dedo a gente tem o dó sustenido menor hora que exatamente o relativo
menor de mim né que é o sexto grau ou seja só mudando aqui né de mi com sétima maior a gente passa para um acorde menor um sétima menor denominam a gente poderia fazer ele aqui também ó ó E aí E aí e esse a gente fez ele aqui e basicamente é só subir o dedo aqui né porque a mesma coisa é e esse acorda eu tenho certeza que vocês conhecem né é usado muito no samba na música brasileira no jazz Ou seja a mesma coisa só que em oitavo diferentes e como aplicar esse esse
acordo né são várias as possibilidades mas não exemplo aqui às vezes uma música Ela tem o objetivo né que ficar movendo os baixos Então os baixos eles são esse ponto principal Então a gente vai e morre e usa essas inversões como recurso então por exemplo em um contexto aqui de mim lá esse ou seja primeiro grau quarto e quinto agente poderíamos plantar Esse bairro aí [Música] o biquinho Às vezes a gente acha tem progressões clichês né Por exemplo uma coisa que é muito comum né Às vezes você tá aqui agora tô indo lá por exemplo
você tem o primeiro grau e vai cair para o 6º grau ou seja primeiro grau ela maior e o sexto Grau né fá sustenido menor e aí para chegar né nesse passo estendida você tem essa caída de baixo e aí é um Cristiano ontem muito em muitas músicas que você faz essa caída e quando for baixo aqui em sol sustenido você monta o acordo de mim né então ficaria 1º grau quinto grau que é um mim e o sexto grau que eu faço também ele fica assim ó ó [Música] Oi tá mais um exemplo aqui
ó e também serve para mudar a sensação do acorde né dá uma dissolvida ali no som Às vezes você até confundo me maior aqui né ó e quando cai nesse sol sustenido muita gente pensa que é um sol sustenido menor toque não né na verdade é um me com baixo só os carrinhos então ele é o mesmo acorde mas tem uma sensação diferente é ruim é isso né é brincar com sensações Então mas o exemplo aqui uma progressão que encher né ó 4º grau de lá de mim ó lá menor miga o primeiro grau e
o sexto grau que gostem menor olha como que muda né ó ó eu vou trocar então aqui vou fazer Ou seja eu fiz aqui o caminho né do baixo Lembra que eu falei ó para resolver de um pro 6 + 1 uso muito importante né quando a gente gera se acorda aqui ó sobram Voice mesmo é o que que são esses voz sem as vozes agudas a gente não tem que a sétima maior são as perninhas né você já tô brincando aqui com acorde e as notas da escala ho E aí E aí e aqui
também Daria né você Jó brinquei com essas quatro notas tá o próximo a cor dele é um menor com sétima né é menor com sétima menor vamos pegar como exemplo aqui o próprio dó sustenido menor mesmo e qual que é esse acorde que que eu vou mostrar para vocês simples daqui mas a gente pegar quinta eu vou pegar o Bemol 6 só isso só essa notinha olha como que muda o acorde né olha como fica bonito né olha a diferença isso aqui nós temos menor com sétima e aqui é um dó sustenido menor com sétima
também que a sétima tá aqui né E aqui é o Bemol 6 dele ó é basicamente isso também não deixa de ser um lá né ó com nona tá vendo lá o nome a quinta se a gente colocasse se a gente fizesse aqui ó e colocasse o baixo lá já Vilarinho lá né não sétima maior então basicamente a construção é isso vamos ver essa questão intervalar eu vou ter que ir tônica Bemol 6 - 7 né E aqui o meu maior três e aqui uma dúzia que muita gente tem por quê que isso aqui nesse
aqui é a quinta porque que aqui não é a quinta aumentada muita gente fala né acorde menor com quinta aumentada como que é porque que esse aqui é o Bemol seja não a quinta né porque se na escala que já sabemos que tem essa quinta justo que no caso seria o sol sustenido né não tem como a gente ter quinta Justa e quinta aumentada né o que ter que pular né tipo quinta justa quinta aumentada pulou os seis e entro 7 você já tem que ser o meu mão seis ali né Não tem escapatória e
aí como que aplica esse acorde basicamente a mesma função tônica ali né já que é o sexto grau aqui da você menor e a gente está em maior poderia usar tranquilamente essa harmonia com esse demoram seis abrir mão sete né nesse acorde menor vamos ver um exemplo ou então porque não também substituir né já que a gente viu que ele é quase um lá porque não substitui para uma maior por exemplo a E aí qual que é atenção para tomar nesse acorda 11 vai sair colocando essa Bemol 6 em tudo quanto é lugar né sem
ter conhecimento de intervalos que não vai dar certo por exemplo se em uma escala esse acorde não permite essa mesma vocês e sim uma sexta maior Então vai dar certo por exemplo geralmente essa sexta maior ela é dos acordes menores de segundo grau aqui a gente aplicou no sexto Grau né porque na escala em dó sustenido aqui ó de maior né eu tenho essa sexta menor né agora se fosse por exemplo segundo grau que é menor de maior eu teria que um fá sustenido menor essa eu queria maior Ou seja e não ainda nem já
mudamos o campo harmônico né até a sua novidade aqui já entrega isso então se você quer conhecer mais sobre o intervalo sobre campo harmônico eu falo muito intervalos no meu Instagram então vai lá que vocês vão ver tem muitos vídeos lá no GTV no feed e também tem um vídeo que eu fiz sobre campo harmônico vou deixar aqui em cima no card para vocês ficarem inclusive nesse nessa 7 vídeos eu tô falando sobre acordes então tem tudo a ver com esse com esse vídeo aqui também então confere lá se você tá interessado nesse assunto Vamos
lá gente o próximo acorde ele é o maior com sétima menor Ou seja é um acorde de dominante então vamo mudar de estão aqui gente tá falando de mim maior nós vamos para outro Tom vamos sei lá só o maior por exemplo aqui ó Nessa acorde dominante todo mundo conhece Ó você dele é maior com sétima menor e qual que é essa inversão que eu fiz essa brincadeirinha ali né que todo mundo precisa saber e essa inversão aqui gente ó Ou seja é inversão de sol né com o baixo na sétima tem um dominante na
terceira inversão Porque na primeira inversão é a terça a segunda versão é com baixo na quinta e a terceira inversão com baixo na 7ª Bemol 7 vão entender como que ele funciona né eu tenho que ver mal 7 aqui eu tenho terça maior o rack a quinta e o sol basicamente é lógico né são as mesmas notas do Sol com sétima nessa forminha com baixo na tônica só que em ordem invertida por exemplo então vou ter tônica quinta Bemol 7 e terça maior aqui a gente viu uma quinta corda né E se fosse na sexta
corda como que ia ser será como a gente está em sol aqui ó sol né se a gente vai pegar o baixo na de mal 7 aqui né ó animal 71 e esse seria sol o baixo na sede ou então aqui né Essa forminha aqui tem várias músicas né gente então repertório né O que que tem aqui a música Águas de março' né do Tom Jobim ela começa com essa forminha né É a outra música Quer ver lanterna dos afogados Os Paralamas do Sucesso né começa assim ó quem fala é com sétima maior aqui inverteu
como se fosse aqui mesmo só com baixo na 7ª né Tá vendo sol aquele versão que eu falei ó vai jogar com o nome menor e depois lá menor né tá em aplicação né como que aplica isso aí não tem várias formas em várias provações mas um jeito muito comum também é uma caída de baixo Lembra que a gente fez também um acorde de sétima Maior Em uma progressão como essa aqui né ó ó eu estou aqui ó do Sol com sétima maior para um consegue pelo menor né que vai cair para o dó desse
dó pode ser ele um nenhum do menor que vai voltar para sol então rack mesmo né só para facilitar uma progressão muito simples que tem várias músicas Então como que a gente aplicar esse acorde ó ó [Música] o certo é a mesma função né só mudou o baixo ou seja várias formas de aplicação né Então até agora é capitulando Aqui de acordo o que é que a gente viu né esse aqui ó de mil maior que é o menor com sétima maior como baixo na terça a gente viu também esse aqui em dó sustenido menor
né que é um acorde menor com a Secom Bemol 6 na sexta menor e esse aqui em sol né só com sétima menor ó com baixo na própria sétima e agora a última Cord só corte polêmico todo mundo tem entender ele que é o meio diminuto essa qualidade meio diminuto vou dar um exemplo aqui de o mesmo o sétimo grau de dó né que é um si meio diminuto vamos ver essa construção dele eu tenho que tônica Bemol 7 quinta e deu mal cinco né é a quinta diminuta por isso que é um acorde meio
diminuto né aqui eu vou ter a quinta diminuta e essa abelcet muita gente amor ele também de menor set de 5 né O que que ele quer dizer é acorde menor com a sétima menor e com o de mola na quinta ou seja com a quinta diminuta tá vamos entender as notas dele ó se lá é e fala né Tá mas esse é o acorde meio diminuto né Qual que é a inversão dele que eu quero mostrar pra vocês Exatamente Essa aqui ó ou seja o que que eu fiz aqui é um ré menor com
a sexta maior é diferente daquele que tinha sexta menor né esse é um ré menor com a sexta maior só que ele é tão há uma inversão de si meio diminuto Tá vendo como as coisas se conectam né os acordes são são os mesmos porém com pontos de vista diferentes mas por que que eles são iguais né vamos ver as notas dele só eu tenho si lá ré e falar né aqui eu vou ter fé se fa e lá certo ou seja só mudei a ordem então eu vou ter isso aqui basicamente é um si
meio diminuto ó Isso aqui é um si meio diminuto né porém essa não tinha da ponta eu joguei no baixo e aí mudei o acorde mas né é tudo a mesma coisa então resumindo um acorde meio diminuto Ele é igual ao acorde a sua terça cima menor né com a sexta maior Ou seja terça acima né uma terça menor acima E aí a gente formou acorde E aí por quê que é bacana nesse acorde né que a gente tem esses blocos de acordes né Isso é bar e eu estou aqui em cima né ó ó
[Música] [Aplausos] ó tá vendo né sobra aquela a perninha aqui né que sobra sobra dedo para gente tocar as notas da escala tô aqui embora ó ó [Música] E aí E aí gente forma replicar isso tem né em números mas uma delas por exemplo esse acorde meio diminuto como que aplica ele com 25 um menor né Geralmente se a gente tem um tom por exemplo lá menor hora a gente qual que seria 251 dele se meio de um minuto me sete e lá menor vamos substituir só invés do se colocar o rei né ó Ou
seja que a mesma coisa aqui e aí uma outra característica né aprofundando mais ainda nessa harmonia chegando agora um pouco na harmonia modal por exemplo esse acorde aqui ele é um ele é um dórico ele é uma cor de dórico né e tem um acorde menor que tem a sexta maior e essa é característica do modo dórico essa sonoridade ó Então se a gente tá com um modo dórico tocando no modo dórico se a gente aplica em um redor Ico um arpejo de cima e o diminuto né já Vai suar muito bem porque são as
mesmas notas ali né Tá então os quatro acordes que eu mostrei foram nós vamos fazer uma progressão aqui numa mesma tonalidade aplicando todos esses acordes e e é isso gente isso foi uns quatro acordes E espero ter ajudado aí se inscreve no canal marque os amigos e se você quer que eu fale mais sobre Harmonia ou sobre improvisação sugere um tema aqui embaixo e comenta lá minha última publicação do Instagram se você me achou do YouTube né comenta lá vindo do YouTube Eu vou gostar de saber disso beleza é isso galera tamo junto à