[Música] [Aplausos] tanto e ninguém falava em minhas menores que uma vez na densa perguntou mas afinal de contas do b que é que você incesto memória memórias são a vida da gente com tudo que acontece desde o dia do nascimento até o dia da morte nesse caso com a sua dona vento uma pessoa só pode escrever memórias depois que nós espere semin escrevedor de memórias vai escrevendo até sentir no dia da mostra em 2011 então para neste finalzinho sem acabar morre sossegado em suas memórias vão ser assim não o que não pretendo morrer fisio que
novo só as últimas palavras têm serestas então morrem com referências mais receita escrevo isso pescoso e sul atrás do armário para que nada existe que mesmo pensam que munique ver a única mentira das minhas memórias tudo mais verdade pura da dura a vacina basta como despedir [Música] o patrimônio cultural é um termo que vem que deriva da vocabulário jurídico e significa originalmente um conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa física ou jurídica que são transmitidos de geração em geração evidentemente esse termo foi utilizado na na área da cultura para a esfera da cultura
a designar aqueles bem a expressão nas manifestações culturais pertencentes à sociedade e que são transmitidos também de geração em geração a ideia que existe em certos bens das expressões culturais pertencentes à sociedade ou seja a propriedade comum da sociedade a gente entender melhor o significado dessa expressão é importante também considerar que na eleição nas folhas desses bens a sociedade atribui a estes bens atualmente ações culturais certos valores que esses valores a que permite à sociedade criar uma relação de identidade com excelente então a definição do património corpora mesmo tempo processo de atribuição de valores e
essa ideia que vem do direito da propriedade comum a ela a gente pode dizer que tudo é parte moderniza viveu mas nem tudo é patrimônio sentido patrimonializar eu porque tudo pode vir a ser patrimônio ou seja não existe um limite que impeça qualquer bem que a manifestação cultural de se tornar patrimônio o que faça alguma coisa que é patrimônio ou não ser patrimônio é a maneira como a sociedade encara esses bens essas expressões culturais então a sociedade como disse antes parte desses valores pessoas atribuição de valores ela elege certos bens com mais representativos da sua
da sua identidade perante a 1 [Música] além da questão da atribuição dos valores para a definição do património duas categorias memória identidade são fundamentais nós entendemos memória na definição do morro ao vasco e diz que a memória não há memória na representação coletiva dos grupos sociais que quer dizer isso que os grupos sociais possuem certas lembranças em comum que pertencem a todo aquele grupo e que são transmitidas de geração para geração então nessa definição que o raul vax das memórias de memória coletiva está embutida também a noção de identidade na medida que o sujeito se
identificam com aquele grupo social a partir dessa memória em compartilhadas ou seja a memória que fornece os elementos que vão estabelecer a relação do indivíduo tem identidade com o seu grupo social assim como existe nos pequenos grupos sociais e vir dos grandes grandes grupos sociais também com uma nação então a gente pode dizer que a relação que a sociedade cada um de nós estabelece o nosso país com a sociedade é uma relação de identidade única mas compartilhemos de menores como últimos coletivos comuns e consigam estabelecer essa relação de identidade então o papel do património nesse
sentido é mediar esse processo a nossa relação de interação de identificação com a sociedade what tal exemplo de uma pessoa que é uma freqüentadora de uma igreja por exemplo ela tem uma relação de identidade não só com a religião obviamente mas também porque é difícil que é a sede dessa mesma manifestação religiosa por outro lado uma pessoa que não pertence a essa religião ou não tem nenhuma relação com aquela igreja particular aquela outra pessoa frequenta ao chegar na mesma igreja vai ter uma relação diferente que não é a mesma relação de afetividade que a pessoa
anterior possui ela pode admirar a igreja pela para os aspectos estéticos para aquele difícil pode achar miss manifestações culturais as expressões religiosas dentro daquela igreja como muito interessante balanceamento a pessoa vai ter um mesmo tipo de relação afetiva que a outra pessoa que é uma freqüentadora assídua daquele lugar possui então a gente pode dizer que o processo de identidade que a pessoa que o sujeito estabelece um certo um certo lugar com certo bem com a nossa expressão cultural depende muito da memória que ela compartilha é memória curitiba para uma definição que é nóis temu anteriormente
ela compartilha com aquele lugar então aquele lugar é a sede é a expressão ou é o podemos dizer que é um repositório e certas menores e as lembranças daquele grupo social de pessoas que frequentam aquele lugar então são duas relações muito diferentes uma relação muito próxima e afetividade uma relação de esfriamento de apreciação estética artística e intelectual então essa relação de proximidade que estabelece a base da relação de patrimônio porque essa sim só pode de fato preservar a qualidade alguma coisa nós sofremos com o patrimônio nós conseguimos estabelecer a relação afetiva evidentemente também em relação
à seleção uma relação de apreciação estética podemos estabelecer um vínculo que a coca cola obra é diferentemente do vínculo é afetivo e jato que outras pessoas estabelecem com o mesmo bem enquanto as marteladas seguras e ritmados vão ficando os prédios nas etapas eu lhe faço um punhado de indagações esotérica que passaram de uma história em que treinando no cenário que ela se passou será que nada será que as lembranças não ocupa o nível de espaço físico no local de onde província então se uma casa essa casa que desapareceu para ser os jogos de telhas e
paredes não se encontram aqui não se encontra em lugar algum tempo mas as coisas que aconteceram nela de alguma forma continuou vivendo dentro das pessoas o dentro da imaginação de outras pessoas quando as pessoas quer dizer também desaparecer ou não será que tudo que a casa de igor termina quando a casa acaba [Música] infantil geral a sociedade protege cuida do patrimônio e ao mesmo tempo que ela elege determina quais bem adequada às pressões culturais bom que é considerado um patrimônio ela também responsável por cuidar desses bens evidentemente o estado não é algo à parte da
sociedade está relacionado diretamente com ela então o estado a esfera que muitos países como o brasil por exemplo vai ser responsável por cuidar os quatro nomes é essa a realidade universal em alguns países do mundo são associações privadas particulares que vão ser responsáveis por cuidar do patrimônio em outros países com o brasil é frança latina o estado tem um papel central no processo de cuidar e preservar o patrimônio então é importante fazer essa distinção histórico da modernização ocidental do mundo ocidental 18 e 19 durante a ação que passaram a criar estruturas institucionais para cuidar do
país dos seus países e o patrimônio foi uma das formas encontradas por esses estados nacionais é estabelecer com a sociedade com a sua nação as relações de criar relações permite aos cidadãos se identificarem com o estado a que estavam submetidos a um património tem um tem um papel político também nesse processo então a gente pode dizer hoje com certeza que o patrimônio do estado o estado brasileiro então com certeza na constituição federal por exemplo acredita artigo 216 primeiro parágrafo já tem uma definição do que é o património cultural e nessa definição patrimônio cultural ao mesmo
tempo e já designou uma série de instrumentos e ferir instrumentos utilizados poderiam ser utilizados para preservar o patrimônio cultural e no brasil também é bem 37 existentes o instituto do patrimônio histórico e artístico nacional que é o órgão oficial responsável por cuidar do patrimônio cultural surgiu no início 37 foi regulamentado pelo decreto lei 25 do mesmo ano estabeleceu não só a sua estrutura administrativa a sua responsabilidade sua missão institucional mas ao mesmo tempo também estabelecer os instrumentos pelos quais o estado deve o pode cuidar do patrimônio cultural então o primeiro instrumento conhecido existência no brasil
de preservação do patrimônio cultural já surgem em 37 momento na fundação do iphan o tombamento que ainda hoje o instrumento mais conhecido né mais conhecido pela sociedade em geral então a gente possui três instrumentos principais no brasil de de preservação do patrimônio cultural ele se outros instrumentos vários outros instrumentos são três são talvez mais importantes né você mais gerais tombamento o registro e além da tecnologia o tombamento é um instrumento responsável por cuidar da preservação dos bens móveis imóveis ou seja é toda até a bens culturais edificações tantos históricos que são que podem ser protegidos
individual ou um conjunto então a decisão difícil um prédio possa gravar um conjunto obama por exemplo e possa levar a mesmo tenta mesma igreja e tudo está dentro dela porque é o que são os bens móveis então tudo isso forma um patrimônio é material como é conhecido atingido então o tombamento instrumento que dá conta desse patrimônio material é ao mesmo tempo temos o registro que é um instrumento mais recente responsável por complementar ou seja o proteger certas manifestações culturais das quais o patrimônio material não dava conta da qual o tombamento não conseguiu cantar então a
gente pensa bem mas nos culturais do evento como o samba capoeira que são expressões culturais de um instrumento que limita a transformação de um determinado espaço não poderia dar conta do tombamento e tem papel de impede que você possa fazer uma alteração por exemplo uma fachada de um prédio sem autorização do órgão responsável por isso do caso iphan o registro já prevê outros têm relação com a expressão cultural como as peças culturais são vidas e dinâmicas e não pode impedir a transformação por exemplo de um espaço onde as manifestações acontecem mas é então o investimento
do patrimônio imaterial o registro é o responsável no sentido de preservar as condições e grupos sociais têm para realizar as ações então o foco um pouco diferente do foco do padre ton momento cuida dessas expressões materiais desses bens culturais a garantia a permanência conservação deles já o património já o registro preserva o patrimônio material nas suas diversas expressões têm agora mais variadas músicas religiosas por exemplo tudo isso é reservado ao garantir as condições de produção funciona ações culturais garantir tal maneira possível e garantir a continuidade é fundamental e deve registrar minha continuidade histórica ou seja
ao longo do tempo está previsto também um importante momento o registo prevê também de 10 dez anos se faça uma revisão uma ratificação daquela manifestação registrada uma dinâmica própria dela caberá o iphan através do seu corpo técnico verificar se alterou radicalmente a expressão cultural então esse é um dado importante também é uma forma de encontrada pela são património imaterial da preservação do patrimônio material para dar conta uma realidade diferente da realidade do patrimônio material [Música] desde então ter um instrumento importante é levar tecnologia e 31 que ela dá conta é que vai dizer que todos
os monumentos pré-históricos arqueológico do brasil são de responsabilidade do poder público federal então ela garante que tudo todo o património arqueológico pré-história brasileiro sendo responsabilidade do estado ou seja o estado tem que cuidar e preservar esse patrimônio é então é a maneira que foi criada para dar também dá conta de uma outra realidade do momento não consegui alcançar integralmente para cuidar de todo aquele sim chamados sítios arqueológicos que estão sobre estão no subsolo do território brasileiro e que o estado não tinha como preservar simplesmente tombando individualmente um outro ao dizer que todos os bens são
de responsabilidade do poder público federal garante que mesmo sem se que ainda não foram descobertos que não foram tratados pelo poder público ou foram descobertos pelos pelos pesquisadores das universidades sejam está ainda assim protegidos ainda que não haja o conhecimento sobre eles então ela não for maneira uma forma interessante encontrada pelo estado para proteger mesmo que de bens que ainda não era reconhecido não era conhecido e reconhecido a chancela de paisagem cultural é uma honra um outro instrumento mais recente criado em 2009 para dar conta desse novo objeto chamado paisagem cultural é um termo que
vem da unesco que a instituição de nível internacional é responsável também por cuidar do patrimônio cultural mundial da categoria para dar conta de certos objetos certos bens que pertenciam tanto na esfera do patrimônio cultural quanto à espera do patrimônio natural ou seja aquilo que está no limiar nessta no meio novamente o patrimônio cultural patrimônio natural para um parque nacional é um patrimônio natural um sítio um centro história de uma cidade é um patrimônio cultural eu posso olhar por exemplo para isto o time ter ódio posso olhar a paisagem e área urbana e dizer que sair
tudo isso em conjunto eles pertençam paisagem cultural porque une a natural da bahia no caso de um evento com o perfil do homem o patrimônio cultural então tudo o conjunto de tudo isso né é o patrimônio é uma paisagem cultural então a chancela é um instrumento criado para proteger esse tipo de paisagem [Música] [Música] batman cultural sem poder pode ser outro e sempre sofre transformações por que o patrimônio cultural não é algo fixo imutável ele como a gente diz também ter realmente é fruto de um processo histórico portanto se transformou e vem se transformando ao
longo do tempo no brasil mesmo como mencionei na questão de fã foi criada nessa altura tem sete a visão que tinha do patrimônio cultural naquele momento de r 30 era muito diferente da vida nós estamos hoje até dos instrumentos que são que foram criados ao longo do tempo permitindo também que preservar outros bem outras formas culturais diferentes daquelas que eram vistas como ou pelo menos não considerados como podemos ser preservadas década de 30 naquele primeiro momento privilegiava as edificações o chamado património edificado é porque os instrumentos existentes e conhecido no país como tomar momento só
davam conta desse tipo de realidade hoje nós temos um conhecimento muito maior muito mais ampla e abrangente que também um instrumento muito mais ambos abrangentes que nos permitem acessar esses outras atrás outras manifestações culturais é tão importante quanto o património edificado então soltado se trata de criar uma hierarquia mas dizer que todos são importantes e para cada uma dessas expressões culturais existem instrumentos adequados com certeza se transforma ao longo do tempo e ao mesmo tempo se a gente pensar num sentido anterior enquanto concepção de um mundo evidentemente a sociedade ao eleger como representativos da nação
pode pensar que poderia ter feito outros bens porque ela ter escolhido o hit testes bens esses bens não outros diz muito da sociedade não com no qual vivemos então pra entender certas escolhas precisamos entender a sociedade na qual nós estamos inseridos por isso que o patrimônio também nesse sentido o estado tem um certo já ganham dentro da esfera do patrimônio cultural espírito é importante preservar para conhecer a gente pode acrescentar e que preservar para conhecer e conhecer para preservar é um livro interessante para o patrimônio cultural ou seja a gente preserva para garantir que as
futuras gerações tenham acesso a essas pressões culturais pagantes sequer 16 em cintas e para que se garante status bens culturais não serem destruídos então preservar garantir o conhecimento para as futuras gerações dentro da idéia de que o que é o patrimônio pertence à coletividade a sociedade da qual nós fazemos parte também por outro lado conhecer para preservar ou seja sem conhecimento sempre fundamentos em pesquisas em estudos sobre os bens culturais ou expressões culturais é importante trazer nada não temos os meios intelectuais de meios biológicos para se preservar um bem do colunista anos conhecimento e pensando
em termos de sociedade a sociedade só vai responsabilizar só vai dar o devido valor a certas obras das quais muitas vezes ela está distante por o fato de conhecimento e de fato ela se aprofundar nesse conhecimento se for mais amplamente divulgado dá exações importante a educação patrimonial de de comunicação feita na esfera do patrimônio cultural é importante lembrar também por último e decide dentro desse grupo o processo de comunicação de educação patrimônio cultural tem que realizar pensa muito na educação ambiental para cuidar do meio ambiente vamos pensar a educação patrimonial para tempo para se cuidar
do patrimônio cultural também o papel lembrar que hoje não é apenas do estado o governo federal responsável por isso no caso e fã cada estado um var diversos municípios a gente tem instituições têm que daria responsável por cuidar do patrimônio cultural então cada um decide se vende cada uma das esferas tem sua responsabilidade institucional também então é na união no concerto entre os diversos entes em que se dá à preservação no sentido mais a mais amplo mais abrangente portanto acho que tudo isso contribui para preservar é importante dizer que preservar apesar de todos nós e
todos nós não só a sociedade brasileira pensando aqui no nosso caso mas o mundo é porque é um bem que hoje pode ser considerado relevante afetivamente né e de memória coletiva para o brasileiro e pode ter um valor para a humanidade à humanidade comportas diversas singularidades que se complementam então ao cuidar cada estado e cada município cada poder local cada poder estadual eo governo federal cuidando certos bens tantas peças culturais é grande estão garantindo ao mesmo tempo acesso a humanidade à humanidade a esses meios então um patrimônio nunca exclusivamente local municipal estadual federal e sempre
o mesmo a humanidade [Música]