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Video Transcript:
Boa tarde estamos começando né o nosso nosso estudo nosso sexto estudo do Capítulo 7 do livro céu e inferno Código Penal da vida futura então vamos seguindo com esse estudo no último domingo que fizemos o estudo melhor dizendo na última quarta-feira nós então estudamos Lemos e analisamos o item 16 o item 16 do Código Penal da vida futura ou artigo 16 assim quiserem do Código Penal da vida futura onde nós falamos sobre o arrependimento a expiação e a reparação então foi isso que nós conversamos na última quarta-feira E aí nós lemos o artigo 16 que
diz assim O arrependimento com quanto seja o primeiro passo para Regeneração não basta por si só são precisas a expiação e a reparação E aí nós conversamos sobre isso falamos um pouco sobre isso [Música] e ponderamos que o arrependimento aliás quem Pondera é Kardec que o arrependimento ele atenua ele suaviza os Cravos da expiação mas que somente a reparação Sana efetivamente o mal causado Kardec faz uma observação sobre isso até vou ler aqui um pedacinho da observação que ele faz ele diz o seguinte a necessidade da reparação é um princípio de rigorosa justiça que se
pode considerar a verdadeira lei de reabilitação moral dos Espíritos entretanto essa doutrina da reparação essa doutrina religião alguma ainda a proclamou algumas pessoas repelem na porque acham mais cômodo o poder quitar em si das más ações por um simples arrependimento que não custa mais que palavras por meio de algumas fórmulas contudo Crendo se assim kits verão mais tarde se isso lhes bastava então aqui Kardec faz uma observação dizendo que a ideia da reparação ela não é corrente nas religiões a época que ele dizia que nenhuma religião é proclamou e que a maioria entende que basta
o aspecto do arrependimento e algumas até o aspecto da reparação Mas então diz que é mais cômodo é mais cômodo arrepender e nada a fazer ou mas como sofrer o aspecto retributivo e não tem que refazer nada então Kardec com isso quer dizer que a reparação é o elemento demonstrador do arrependimento efetivo verdadeiro do espírito porque realmente muitas vezes a pessoa pensa em no arrependimento mas nada faz para poder resolver isso nada fácil para melhor dizendo é reparar isso por outro lado a pessoas que dizem não mas eu posso até sofrer por isso mas pedir
desculpas eu não peço ou seja reparar eu não reparo então numa análise assim digamos menos filosófica é cômodo a pessoa se contentar em espiar é como da pessoa se contentar no arrepender somente porque nada tem que fazer para reparar o erro nada tem que fazer então é uma comodidade sem tamanho e a pessoa dizer não eu prefiro sofrer a dor a consequência do que ter que reparar porque para reparar eu preciso me esforçar para reparar eu preciso ter vontade para agir então é interessante isso Etiene tá dizendo assim Eita a Live não era 16 horas
é 16 e 1 já tão Já começamos Na verdade eu comecei um minuto um pouquinho dois minutinhos antes aí da das 16 horas mas eu comecei com apenas cumprimento cumprimentando as pessoas e voltando ao artigo 16 que nós já trabalhamos na na última Live então não tem nada novo que você tenha tenha não participado aqui então é importante percebermos isso e não vem ao caso discutir debater sobre isso é uma questão que Kardec que ele mesmo diz isso ele diz olha em outras palavras né Ele diz aqui que querendo ser assim quites verão mais tarde
se isso lhe bastava ou seja então Kardec diz assim olha você pode não concordar com a reparação Tudo bem depois lá no mundo espiritual você avalia se valeu a pena ou não se era assim Ou não né então é importante isso igual recentemente eu recebi uma mensagem de uma pessoa muito querida embora eu não conheça pessoalmente uma pessoa muito educada muito serenaponderando comigo a questão de uma de uma contradição numa fala de Kardec que dizia que nas no entendimento de Kardec Marte era um planeta mais atrasado que a terra e há um outro livro psicografado
pelo Chico cartas de uma morta que diz que Marte é mais adiantado do que a terra e isso criou uma celeuma e a pessoa então me mandou uma mensagem dizendo Olha a pessoa não concorda porque diz que Chico não erra e tal Eu falei olha vamos deixar essa ler Uma de lado a humanidade está organizando para fazer uma missão humana a Marte está se organizando para fazer essa viagem né com componentes humanos a mais Então vamos deixar esse pessoal viajar quando chegar lá em Marte e conviver um tempo lá aí eles contam para nós se
é mais adiantado ou menos adiantado até lá vamos tentar adiantar o planeta terra até lá vamos tentar fazer com que nós sejamos mais adiantados então para que ficar discutindo se Marte precisa adiantado ou menos adiantado se Kardec disse que é menos e e Maria João de Deus disse que é mais não venha ao caso nada disso vai nos caminhar fazer nos caminhar fazer fazemos que caminhamos para frente então em vez de preocuparmos se Marte é mais atrasado ou menos atrasado preocupamos em adiantar o planeta no qual estamos vivendo procuramos cuidar melhor do planeta no qual
vivemos procuramos viver melhor no planeta onde vivemos procuramos ser melhores no planeta onde vivemos Então não é que eu já disse isso na Live passada não é que eu que eu fica em cima do muro fuja das vezes na verdade fugir das discussões eu fujo porque não nos leva a lugar nenhum não nos leva porque eu continuarei pensando do mesmo jeito e a outra pessoa continuar pensando do mesmo jeito Então é isso é infrutífero é estéreo essa esse tipo de coisa então aqui Kardec está dizendo isso de certa forma ele deu uma resumida ele disse
olha é mais cômodo Tudo bem então pode achar que é assim depois que chegar no mundo espiritual você vê você vai verificar se é sim ou não é ponto então é a forma que Kardec está colocando e a forma que eu também penso é a forma que também eu colocaria não adianta não ficarmos minerariamente falando batendo em ferro frio não vai resolver nada né então é preciso a gente perceber esses esses aspectos compreender esses aspectos e para o ideário espírita para o ideário Espírita arrependimento reparação e expiação são os três elementos necessários para se sanar
uma falta pós pode pessoas pensarem de forma diferente podem porque Há outras escolas filosóficas outras escolas do pensamento religioso que pensam de outra forma mas a realidade mais à frente nós veremos Ou seja a realidade quando nós nos encontrarmos no mundo espiritual mas saberemos até lá como somos espíritas e temos a codificação como um elemento de certa forma orientativo para se sanar uma falta necessárias são a expiação O arrependimento e a reparação ordem melhor seria arrependimento reparação e havendo salto negativa e expiação Mas uma hora de usual que a gente quase sempre vê ou quase
ver é quase sempre vê não é não dá certo né É seria um paradoxal mas uma forma que a gente quase vê ou muitas vezes vê melhor dizendo espia-se arrepende-se e depois repara O ideal era arrepender reparar para não ter que expiar em totalidade mas sigamos o nosso caminho então vamos para o artigo 17 que é o assunto que nós temos hoje para conversarmos a partir do artigo 17 e aqui diz O arrependimento pode dar-se por toda parte e em qualquer tempo se for tarde porém o culpado sofre por mais tempo é uma questão óbvia
quanto mais tempo eu levar para o arrependimento tomando consciência para [Música] esse fim de reparação eu demorarei naquele estado angustiante que eu nele estou o Eduardo faz uma observação aqui deixa eu dar uma líder hoje eu vou conseguir viu Eduardo participar lá do estudo do nep terminando aqui eu vou seguir para lá né então hoje eu consigo depois de de um ano de falta né já acho que até até já cancelaram a minha matrícula aí viu Eduardo já como é que fala quando jubilô né já até jubilu mas Eduardo coloca aqui Simão por favor no
parágrafo do décimos do décimo sétimo artigo a reparação consiste em fazer o bem aqui em se havia feito mal entendido saber que o perdão é Libertador Então o senhor ofendido perdoe Segue Seu Caminho é entendi mas a sua a sua observação Eduardo entende é Segue Seu Caminho a reparação poderá ser levada efeito né Como será o defeito é Eduardo de fato está sendo dito que a reparação consistiria tão recebendo um cafezinho Ah tá tô recebendo um cafezinho aqui e ela fala baixinho né pra vocês não ouvir eu ganhei de presente essa xícara aqui ó Então
ela trouxe um cafezinho para experimentar o café e a xícara né então Obrigadão pessoal do do encontro que nós tivemos hoje pessoal da da do encontro da Amizade o décimo quinto encontro da amizade que foi feito na cidade de Rio Paranaíba e eu ganhei essa xícara de presente então vai aqui eu agradecimento a turma com um bom cafezinho ela fez a Léia fez um sinal para mim não sei o que ela tá dizendo Ah se eu ganhei um jogo de xícaras ela tá apontando lá os seis com a mão eu ganhei um jogo de xícaras
muito bom obrigado viu e o café também tá ótimo Achei que o tamanho ideal viu para falar para o nosso cafezinho e vamos só faltou o pão de queijo né mas vamos pra frente então Eduardo é interessante se você observou vamos lá de fato aqui diz que nós a reparação consiste em reparar com aquele que causou mas imaginemos uma uma situação aquele que causou evoluiu né aquele que causou seguiu né o seu caminho e pode ser que ele esteja num nível que eu não não alcance tal tal nível E aí ele vai reparar com quem
né eu vou reparar a situação causada eu vou reparar o ato não necessariamente com a pessoa eu teria consequência do ato mais à frente no último parágrafo Eduardo mas no finalzinho dele dá para se ter uma ideia Kardec dizendo isso por exemplo ele diz aqui é praticando bem compensando ao mal praticado sendo amável se foi austero esse egoísta Benigno se tem sido perverso laborioso tem sido Ocioso o útil se tem sido inútil Então as a Reparações que não são individualizadas não há direção de visualizada a reparação necessária sempre mas a reparação não necessariamente é com
a pessoa pode ser com a situação por meio de outras pessoas mas se houver necessidade e níveis semelhantes a reparação se faz com a pessoa não sei se Clareou aí para você Eduardo essa essa resposta tá mas fique à vontade para colocar as suas observações O Eduardo é um amigo que eu também não conheço pessoalmente né um estudioso né com boas observações e participa virtualmente conosco aqui no nosso grupo de estudos do Evangelho nós temos um grupo de estudos que reúnem sempre as sextas-feiras sempre aos domingos sempre aos domingos e nós faz parte do nosso
nep né que é núcleo de estudos e pesquisas do Evangelho núcleo de estudos e pesquisas do evangelho e esse grupo se reúne toda todo domingo e aí nós temos um grupo presencial e um grupo que se reúne online né lá pelo pelo zoom então a gente faz essa reunião e eu estou faltoso com essa reunião já faz tempo já faz tempo que eu não vou pessoalmente a a reunião lá do nosso do nosso grupo né do do nep e hoje pelo que eu me programei aqui vai dar para eu participar presencialmente lá com a turma
lá na casa do caminho mas seguindo então O arrependimento pode se dar a qualquer tempo isso é interessante qualquer tempo pode ser no mundo material pode ser no mundo espiritual e a reparação pode se dar já no mundo material o importante é que a reparação se dê com consciência da Necessidade reparatória e com vontade com vontade de reparar efetivamente essa situação porque há um ponto que precisa ser colocado nenhum ato vai vai ter efeitos benévolos para aquele que o pratica mesmo ato aparentemente Benévolo nenhum ato Benévolo vai ter efeitos para aquele que o praticou se
a prática foi ou por obrigação se a prática foi por má vontade se a prática foi puro e simplesmente sem vontade de pratica-la então não haverá o benefício digamos retroativo ou retroativo de passado né da retroatividade Não haverá o benefício da retroatividade Ou seja a reação se não houver a boa vontade e a vontade efetivamente de praticar isso é o que é estar no capítulo 15 aqui do Evangelho Segundo o Espiritismo quando o apóstolo nos fala que para o apóstolo Paulo que é que indica a mensagem que para fazer também é necessária a ação da
vontade para fazer o bem necessário a ação da vontade então se não há a vontade precedente o bem é aparente pode beneficiar a outra mas não há o efeito do retro benefício aquele que pratica se houver a intenção do retro benefício se houver falta de vontade em praticar o bem E isso também encontra Total reconsonância com o que nos fala Leon Deni no Capítulo 24 do livro problema do ser do destino e da dor quando ele diz quantos meus atos são bons e os meus pensamentos são maus existe uma falsa aparência do bem existe uma
falsa aparência do bem então é preciso que a vontade esteja presente ou seja seja um ato voluntário fruto da vontade de fazer Ok então aqui é o que está sendo colocado pode ser feito no mundo material pode ser feito pode ocorrer Desculpe meu arrependimento no mundo material pode ocorrer no mundo espiritual a reparação pode se dar pós arrependimento também no mundo material antes de se retornar ao mundo espiritual pode se dar o arrependimento no mundo espiritual e em tese eu não vou fechar a questão em tese a reparação Se daria no mundo material eu não
vou fechar essa questão em tese Ok baseado na questão 132 do Livro dos Espíritos e associando a questão 132 com a questão 230 do Livro dos Espíritos por que que eu digo isso na questão 132 Kardec pergunta aos espíritos Qual a finalidade da Encarnação dos espíritos e os espíritos respondem que a Encarnação tem como finalidade Deus impõe a Encarnação com o fim com a finalidade de nos fazer progredir então pressupõe-se que uma vez encarnados aqui temos as condições de progresso com base nisso Kardec lá na questão 230 Ele pergunta aos espíritos Se o Espírito evolui
progride no estado errante ou seja na erraticidade no mundo espiritual e eles respondem que pode evoluir em conhecimento mas só o contato com a matéria permite exercitar o conhecimento adquirido então nessas circunstâncias nas quais vivemos nessa psicosfera de mundo de provas e expiações em tese o processo reparatório 13 também com base no capítulo 4 do Evangelho Segundo o Espiritismo que nos fala da reencarnação também com base em uma fala de São Luís no capítulo 14 do Evangelho Segundo o Espiritismo que ele diz que somente o contato com a matéria somente por uma ação material o
espírito consolida o seu processo de de evolução né Então nesse sentido Por isso que eu digo em tese nesse sentido a reparação da Cia no mundo material Seguindo aqui o artigo 17 Kardec ainda diz até que os últimos vestígios da falta desapareçam a expiação consiste no Sofrimentos físicos e Morais que eles são consequentes seja na vida atual seja na vida espiritual após a morte ou ainda em Nova existência corporal isso aqui nós vimos também no Artigo 9 né quando nós conversamos é o cafezinho para quem entrou depois é o cafezinho que a Léa me trouxe
aqui uma xícara uma xícara que eu ganhei de presente e eu não abro mão de um cafezinho independentemente do horário tá pode ser de manhã pode ser à tarde pode ser à noite para mim não tem diferença mas sigamos então até Então veja até que os últimos vestígios isso aqui Foi explicado foi bem trabalhado lá atrás quando olhamos lá artigo 6º por aí que dizia que enquanto é que havendo havendo falta não é uma só falta que não tenha a respectiva consequência punitiva entre aspas positiva como não há somente qualquer ato meritório que não tem
a sua recompensa também meritória né então percebamos Enquanto houver o vestígio e aqui diz que as faltas constituem descobre o sofrimento pode ser físico pode ser material pode ser Moral e Na verdade até aqui não diz ou né desfísicos e Morais dele decorrer deles decorrentes então Enquanto houver resíduo haverá a necessidade de reparação e o arrependimento Abarca tudo isso daí a gente concluir que não existe vítima numa estrutura Divina não existe vítima porque Se existisse existir vítima Deus seria o vosso porque na estrutura de vida ninguém iria aspas sofrer vitimizado pode sofrer vitimizando-se ou seja
fazendo a síndrome do exercendo a síndrome do coitado mas não é Deus que faz o sofrimento não é Deus que pune não é da natureza Deus punir então não há vitimização o que existe é autor e o autor respondendo pelas consequências dos seus atos Aí sim então o Sofrimentos físicos Morais São para São próprios da reação da ação ou seja são as consequências da ação praticada pelo pelo próprio autor então não há um aspecto externo nesse aspecto nesse sentido Ah mas alguém fez mal para mim então eu sou vítima desse alguém eu posso ser mas
da Lei natural de causa e efeito não é isso que eu quero dizer posso ser vítima de um algoz que me causa o mal ali tão dizer Tete a Tete ou causa-me o mal efetivamente aqui na terra eu posso mas eu não posso dizer que eu sou vítima da vida porque a vida não é algoz Deus não é algoz é esse ponto que a gente precisa deixar claro bem entendido posso ser vítima de uma pessoa mas não sou vítima da vida então não há um mal a mim praticado sem o a correspondente causa que eu
mesmo dei tá certo e segue Kardec a reparação consiste em fazer o bem aqueles a quem havia feito mal foi o que o Eduardo observou aqui mais cedo né Muito bem observado por ele Quem Não repara os seus erros numa existência por fraqueza uma vontade achar-se-á numa existência ulterior em contato com as mesmas pessoas que te Se tiverem queixas ou e em condições voluntariamente escolhidas de moda demonstrar eles reconhecimento e fazer eles tanto bem quanto mal ele tenha feito então por isso que eu disse em regra a reparação se dá entre pessoas em regra nem
regra não estou dizendo sempre porque há circunstâncias que talvez não não corroborem para que a reparação seja feita diretamente mas o interessante aqui nessa observação feita por Kardec é o que ele nos fala é da seguinte forma Quem Não repara os seus erros numa existência por fraqueza ou má vontade Mas qual outra e há uma outra excludente aqui sim não é uma excludente nós já vimos isso lá no artigo 9º que nós podemos nós deveremos e sempre responsabilizaremos pelos nossos atos Mas as consequências não necessariamente se darão Na próxima encarnação Pode ser que na próxima
encarnação por uma escolha reencarnatória eu não validar com a consequência de um ato eu vou desenvolver outros outros aspectos e numa outra ainda encarnação eu posso então fazer o processo reparatório mas eu estando na minha programação aspecto reparatório eu preciso reparar voluntariamente eu preciso e se eu não reparo por uma fraqueza ou por uma má vontade eu reparo mas por má vontade não há o efeito efetivo por isso A ideia é o arrepender-se primeiro porque quando se arrepende a voluntariedade a voluntariedade surge aí tinha aqui pergunta pode gravar também eu sempre deixo gravado aqui eu
tinha as falas tá não sei se você tá perguntando se você pode gravar por mim tudo bem Eu não sou contra gravação nenhuma Pode ficar à vontade até porque o que eu falo aqui pode ser veiculado sem problema nenhum então a Esse aspecto aqui trazido por Kardec e é importante Observar isso que nós não necessariamente reparamos as faltas é na Encarnação imediatamente mas que vamos precisamos reparar Não há dúvida Não há dúvida tá mais uma vez eu peço desculpas pessoal do YouTube aqui na câmera de cima aqui que faz a pergunta ela some e eu
não estou usando o computador eu uso o celular e um iPad então não consigo ver a mensagem do YouTube quando é pelo computador ela fica ali do ladinho né então a gente possa pode até olhar mas como eu uso no para o YouTube o celular e para o Instagram que usa o iPad então eu não consigo ver a pergunta quando ela some no YouTube é algo assim voando parece que é o cúmulo da velocidade é mais rápido que aquela pessoa que tranca a gaveta e joga a chave dentro ainda né Essa é mais é menos
rápido do que parece aquilo no YouTube então me desculpe eu não consegui ler ou responder estou mais aqui para o Instagram porque aquele que vai demorando um pouquinho mais a subir né a queira legal que bom que você tá aqui que ele mora em mora em Israel né uma Digamos que uma família amiga né Não só a Keila a família toda né uma família porque eu tenho respeito muito grande porque uma das pessoas mais mais assim conhecedoras de Chico mas amigas de Chico que eu conheci foi Dona milecilene mubara e ela e ela tinha até
desencarnar todos os livros de Chico todas as primeiras edições dos livros de Chico e deixou o pedido que quando desencarnasse doasse tudo para a biblioteca Espírita E assim a família fez né fez com muito bom grado e a gente tem uma gratidão enorme pela pela família da dona michelena vamos seguindo Então esse ponto é importante agora na frente ele vem aqui trazendo alguns aspectos Nem todas as faltas acarretam prejuízo direto e efetivo Olha que coisa interessante essa frase de Kardec Nem todas as faltas acarretam prejuízo direto e efetivo que interessante isso quer dizer que não
é toda a falta que carrega é um prejuízo direto e efetivo ele diz Em tais casos a reparação se opera fazendo-se o que deveria fazer e foi despurado então aquele diz por exemplo cumprindo os deveres desprezados as missões não preenchedas praticando bem em compensação ao mal praticado Isto é tornando-se humilde se se tem sido orgulhoso amável se se foi austero caridoso se tem sido egoísta Benigno se se tem sido perverso laborioso se se tem sido Ocioso útil se se tem sido inútil furugal se tem sido em tempera Trocando em suma bons por bons os maus
exemplos perpetrados e desse modo progride o espírito aproveitando-se do seu próprio passado interessante isso aqui por isso que eu gosto desse Código Penal da vida futura ele é muito tranquilo o mal efetivo direto ação reparatória efetiva direta mas quando ele fala efetiva indireto são pessoas por exemplo orgulhosas aquele orgulho São pessoas vaidosas que não causam mal efetivo direto a outrem mas causam a si mesmas então a posição encarnatória vai propiciar futuramente condições para que essa pessoa refaça Mude a sua forma de de atuar né Adoro Castilho Faz uma pergunta desculpe pedindo a mente Capítulo de
São para acompanhar o conteúdo do livro não há nada que pedir desculpa Eduardo fique à vontade eu estou usando essa edição do livro céu inferno tá que é uma edição da FEB essa aqui é a tradução do Manuel Quintão e a qual edição essa aqui é uma edição de é a segunda edição especial de 2006 Então estou usando essa da FEB e nessa edição para dar febre estamos seguindo o Capítulo 7 Código Penal da vida futura então o Dora não precisa se preocupar pedir desculpas nada disso tá pode perguntar eu entendo porque há livros que
foram editados no Brasil que são de outras edições francesas E aí inclusive os sete vira oito nessas edições Tá mas eu estou usando essa edição aqui que eu que eu gosto muito eu gosto muito da tradução do Manuel Quintão é uma tradução lá do início do século 20 mais uma tradução muito bem desenvolvida então eu gosto muito onde eu optei por ela tá aqui vem aí Quem pergunta se não e se não reparamos na próxima encarnação se podemos tornar mais grave essa falta cometida pode mas pode também não quando eu digo que não é necessariamente
na primeira Encarnação seguinte ou a reparação é porque pode estar na programação reencarnatória outras ações pode ser que aquela pessoa com a qual eu preciso reparar quando for reparação direta Pode ser que aquela pessoa não esteja em condições encontrar-se comigo na Encarnação seguinte eu tenho que trabalhar depois mas o importante é eu trabalhar comigo trabalhar o meu orgulho trabalhar o meu a minha integrando interferência trabalhar todas essas questões comigo Tá certo então agora pode agravar tudo pode gravar todas as provas todos os maus Os Erros podem ser agravados né E aqui para em Figueiredo diz
e se modificar e sumiu e se modificarmos creio que ela perguntou nessa Encarnação e reparar no assalto tá tranquilo melhor se fosse assim né se nós conseguíssemos fazer assim acordar antes de desencarnar e reparar antes de desencarnar melhor se fosse assim né alguém parece ponderou para comentar a nota de Kardec né é uma nota grande Eu até já li uma parte dela aqui né mas vamos continuar a nota de Kardec aqui Eu li essa nota a primeira parte dela aqui falando do arrependimento e aí Kardec segue a lógica aqui dizendo nós poderíamos perguntar se esse
Princípio não é consagrado pela lei humana ou seja o princípio da reparação E ele disse a lei humana que é muito inferior a lei Divina consagra o princípio da reparação Porque que a lei Divina não consagraria o princípio da reparação e aqui é de Mendonça faz uma observação muito interessante uma fala do apóstolo sua primeira carta de feita escrita né o primeira carta de Pedro que ele diz o amor cobra multidão de Pecados perfeito perfeito é o que nós chamamos de misericórdia de Deus e nós veremos isso viu Rafael aqui à frente tem isso logo
não só vingando no próximo artigo se não deve ser o 19 mas fala dessa questão da misericórdia de Deus Deus sempre a lei de Deus ela é sempre bondosa ela é justa e bondosa Então é assim o aspecto da da misericórdia por isso é que eu digo que Deus não pune ninguém agora a reparação é um ato nosso A misericórdia de Deus já já aparece no aspecto reparatório na oportunidade reparatória oportunidade é reparatória já é um ato da misericórdia de Deus e já está evitando processos expiatórios então sim o amor cobra a multidão de erros
uma multidão de Pecados né conforme a tradução na fala do apóstolo Pedro na primeiro epístola na sua primeira carta e aí Seguindo aqui as observações Kardec coloca que a quanto essa perspectiva de reparação for encucada na crença das massas será um outro freio aos seus desmandos e bem mais poderoso que o inferno e respectivas penas eternas visto como interessa a vida em sua plenatualidade podendo homem compreender a procedência da circunstâncias que tornam venosa ou sua verdadeira situação que cada deve tá dizendo aqui nessa nota que o aspecto reparatório se ele for entendido é um novo
freio freio no sentido educativo porque um novo freio porque sabendo que temos que reparar não é mais aquela ideia só assim não eu faço depois eu assumo as consequências ou seja assumidores mas entendo que reparar como é que ficaria então a pessoa não vai ser só assim não eu assumo a responsabilidade a sua responsabilidade reparar de reparar Então essa doutrina trazida pelos espíritos da reparação é importantíssima a Creuza Pergunta Onde está esse texto Creuza na minha edição é aqui nota de rodapé né logo abaixo do artigo 17 Na verdade uma tem nota de rodapé já
na página anterior e aqui ele faz uma nota de rodapé que a nota número 1 que ele vai falar justamente sobre o aspecto da doutrina da reparação que é quando trabalhamos o artigo 17 então nessa edição há uma nota do autor não é uma nota da editora porque se não viria escrito assim nota do editor é a nota do autor ou seja nota de Kardec né nota de rodapé bom E aí Segue ele dizendo é desse imóvel e desse modo progride o espírito aproveitando-se do próprio passado e quando ele termina essa frase ele põe aqui
o indicativo númerozinho 1 que significa nota de rodapé e ele faz a nota de rodapé embaixo dizendo que a necessidade de reparação é um princípio de rigorosa justiça que se pode considerar a verdadeira Verdadeira lei de reabilitação moral dos Espíritos agora ele Alerta ele diz entretanto essa doutrina essa doutrina a religião alguma ainda proclamou algumas pessoas repelem na porque acham mais cômodo poder quitar em si das más ações por um simples arrependimento que não custa mais do que palavras por meio de algumas fórmulas contudo querendo ser assim kits verão mais tarde se isso bastava ou
seja arrepender e muitas vezes até sofrer passar pela expiação a pessoa diz não isso eu aguento agora reparar reparar exige muito mais coisas mais vontade e mais atitude né então é essa a lógica que a gente tem aqui nesse artigo 17 em que os dois artigos 16 e 17 nos explicam como que se Sana uma falta arrependimento a reparação expiação seguindo Artigo 18 diz o seguinte né Kardec diz o seguinte os espíritos imperfeitos são excluídos dos Mundos felizes cuja Harmonia perturbariam ficam nos mundos inferiores a espiarem as suas faltas pelas tribulações da vida e purificando-se
das suas imperfeições Até que mereçam a Encarnação em um dos mais elevados mais adiantados moral e fisicamente se se pode conceber um lugar sem conseguir com escrito de castigo tal lugar sem dúvida é sem dúvida nesses mundos de expiação em torno dos quais espíritos imperfeitos encarnados à espera de novas existências que eles permitam reparar o mal auxiliando no progresso o que está escrito aqui no artigo 19 18 Desculpe é o que está na questão 1019 do Livro dos Espíritos é o que está na última questão do Livro dos Espíritos lá na última questão do Livro
dos Espíritos fica claro o processo dessa aspas depuração pessoal então aqui nós precisamos do capítulo 3 do Evangelho Segundo o Espiritismo o que nos fala do Meu Reino não é deste mundo no nos fala da progressão dos Mundos E aí nós temos os mundos primitivos de provas e expiações regeneradores ou regenerados felizes Celestiais e uma sequência não não nominada por Kardec porque ele diz Outros Mundos mas não os dominas domina como características lá neste capítulo 3 do Evangelho Segundo o Espiritismo Então dessa forma diz aqui que os espíritos imperfeitos são excluídos dos Mundos é o
processo de uma transição em que aqueles que não estão no nível da maioria em termos evolutivos e que poderiam travar A Marcha do Progresso dos outros não reencarnam nesses mundos Quando desencarnarem não reencarnaram mais irão para mundos que estejam em nível evolutivo com o nível do espírito e essa transmigração ela não é abrupta depois eu sugiro aliás eu sugiro que depois vocês Leiam a questão 1019 e Vocês verão lá que não existe na resposta dos Espíritos aquela ideia que um planeta passará perto da terra e atrai atrairá os maus espíritos Isso é uma uma Mística
ufológica não é ufologia coisa séria Isso é uma Mística ou lógica sem necessidade porque os espíritos deixam Claro eles dizem assim então as almas dos maus que a morte ceifa todos os dias para a terra não mais voltarão Ou seja é natural isso desencarnou não está mais no nível para seguida não está mais em condições de seguir o nível evolutivo do planeta não encarna mais naquele local vai para outro outro orbe para outro mundo então nada na lei de Deus é feito de forma abrupta nada é feito aqui a pessoa 24 Kátia né diz assim
e o processo é magnético não é uma questão magnética no sentido que se dá o magnetismo é um processo natural né Por por digamos ressonância vibratória vamos dizer assim né não deixa de ser uma ideia magnética um ressonância vibratória então quando desencarna o espírito não tem mais ele não está ele não tá ele não está em condição de encarnar novamente naquele mundo que está mais avançado e a presença desse Espírito está prejudicando então ele ele não mais reencarna ali ele reencar em outro mundo em outro local em outro outra outro nível evolutivo não é que
ele esteja retrogradando-se não porque o mundo para o qual ele estaria indo é o mundo que está no nível dele o que acontece é que o mundo no qual ele está ele está a quem do nível do para o mundo então é natural que não reem carne ali nesse mundo então é uma forma muito natural e não é aquela forma abrupta Ah então agora haverá um grande cataclismo e acabará com parte da humanidade não não precisa disso naturalmente Vai desencarnando um mal ele não reencarna aqui mais vai desencarna no mal e não reencarna aqui mais
isso está claramente escrito claramente escrito na questão 1019 ou seja na última questão do Livro dos Espíritos tá muito claro esse processo que a pergunta é jamais o reino do bem terá lugar sobre a terra e ele responde é uma resposta é uma página e-mail não vou recitar ela aqui eles respondem o reino do bem terá lugar sobre a Terra quando os espíritos que vierem habitá-lam os maus sobre apojarem os bons ou seja quando tiver mais espíritos bons E aí ele diz então os espíritos os espíritos dos maus que perturbariam a terra dela não mais
a ela retorna a harmonia da terra que a morte sei para todos os dias né Ou seja a mal dos Espíritos novos que a morte seja todo dia não mais voltam para Terra muito simples muito simples é muito tranquilo isso E aí então ele diz se porventura houvesse um lugar destinado aos maus ao sofredores vamos dizer assim ele diz esse lugar seria os mundos de provas e expiações ou seja nós estamos nele que nosso mundo é um mundo de provas e expiações então também muito tranquila essa essa assertiva trazida no Artigo 18 que Eu sugiro
Leiam a questão 1019 do Livro dos Espíritos o artigo 19 diz assim como o espírito tem sempre o livre arbítrio o progresso por vezes se lhe torna lento e tenaz à sua observação no mal nesse estado pode persistir persistir anos e séculos vindo por fim um momento em que sua pontuaçá se modifica pelo sofrimento e a despeito da sua jactância reconhece o poder superior que o domina então desde que se manifesta os primeiros vislumbres de arrependimento Deus lhe faz entrever a esperança nem a Espírito incapaz de nunca progredir voltar eternamente ou a eterna inferioridade o
que seria A negação da lei do Progresso que providencialmente rege todas as criaturas essa última frase aqui vou anotar aqui é a questão 116 do Livro dos Espíritos é a questão 116 que fala que nenhum espírito permanecerá para sempre nas camadas devolução todos os espíritos evoluirão é o que está na questão 116 do Livro dos Espíritos e aqui é o que que Kardec está dizendo que todos temos o livre-arbítrio e a reinicência ou reticência em relação ao mal a recalcitância vamos dizer assim é para para evoluir causa demora e pode causar dificuldade Sofrimentos e que
uma hora esse Sofrimentos chamam atenção uma hora esse sofrimento faz com que a pessoa diga assim pera lá mas tá na hora de mudar e para ela mudar o sofrimento ela tem que mudar a atitude porque não se mudando atitude não se mudam as consequências então atitudes iguais consequências iguais então quando o espírito percebe por uma sessão uma sequência né de Sofrimentos em encarnações encarnações encarnações ele pode parar e pensar tem alguma coisa errada deixa Mudar o jeito de agir deixa Mudar o jeito de pensar é assim que nós precisamos inclusive analisar o que acontece
conosco nessa existência é preciso observar pelos efeitos a continuidade ou não nas condutas se eu estou tendo efeitos danosos efeitos ruins eu preciso mudar minhas condutas porque se eu continuar insistindo na mesma prática eu terei o mesmo resultado E então é preciso que nós nos modifiquemos aí nós Já percebemos que o sofrimento não é punição sendo consequencial ele vai continuar existindo Enquanto houver a causa enquanto persistir a causa persiste o efeito e não é Deus que está impingindo o sofrimento é um efeito natural pois simples natural como eu já disse várias vezes por a mão
no fogo e queimar se eu puser a minha mão no fogo ela queimará não é Deus que fala que vai dizer fogo queima a mão do Simão é natural então se eu transgredo o limite da Lei Divina eu tenho os efeitos dessa transgressão que não são punitivos são consequências só isso são consequências quando eu como demais e tem um mal estar estomacal não é Deus que disse vai Então temos é porque a consequência do abuso na alimentação foi o problema estomacal então é é importante Esse aspecto é importante esse ponto de nós percebemos que há
uma consequências em tudo e não uma ação punitiva de Deus porque Deus não pode não é punitivo ele não pode punir porque ele é soberano a justiça e bondade ele não é Justiceiro ele é justo é diferente então é isso que está sendo colocado Aqui Nesse artigo 19 agora vejam aqui um ensaio da misericórdia divina porque alguém colocou aqui o amor cobre a multidão de Pecados veja esse ensaio da misericórdia divina no segundo parágrafo do artigo 19 então desde que se manifestam os primeiros vislumbres de arrependimento Deus desfaz entrever na esperança ver aquela chama da
esperança vem aquele sentimento da Esperança porque já houve um Prelúdio do arrependimento Olha o que é a força de um arrependimento arrependimento não é carregar culpa arrependimento é diferente de se sentir culpado O arrependimento é a tomada de consciência da impropriedade do ato que nos leva a vontade de reparar de reparar o ato vejamos o caso de Zaqueu naquela passagem com Jesus ele se arrependeu e não carregou culpa ele disse assim se defraudei alguém repararei em dobro tudo que dele tirei havia culpa ali não houve arrependimento arrependimento nunca gera culpa arrependimento já é fruto da
tomada de consciência arrependimento é quando eu aclaro a consciência e olhe e vejo a impropriedade do que foi feito aí eu posso dizer ah mas eu não sabia que era assim sim nós Já estudamos o artigo 11 pode acontecer que sim pode acontecer que haja atenuante atenuante mas não exige existe isenção não existe a isenção existe atenuante no artigo 11 não diz que que haverá uma suspensão da aplicabilidade da consequência diz que há situações que atenuam as consequências ou que é aumentam as consequências agravam as consequências Então são as situações atenuantes e agravantes a doutora
Marlene coloca aqui arrependimento verdadeiros outra palavra mas o atendimento sincero sim para que haja o arrependimento teria que ser sincero se não não é arrependimento é faz de contas né mas a gente diz ah eu me arrependi mais eu me arrependi assim bem superficial né Eu entendo eu concordo com o que a senhora coloca é esse esse entendimento superficial arrependimento superficial arrependimento de fachada né arrependimento de menino né que que a mãe representava não me arrependi a mãe virar as costas vai lá e faz de novo né mas aí é o lado infantil aliás Jesus
disse isso viu Jesus ele certa vez disse isso ele diz aqui devo comparar a comparar essa geração que me ouve a crianças a brincarem nas praças ou a crianças nas praças como que dizendo essa essa turma aí é criança mas lógico mesmo a criança carrega a consequência de criança então eu não eu não tenho a plena consciência do da conta do do erro mas é um erro dentro da atenuação eu vou reparar eu preciso reparar dentro nós temos os atos culposos na nossa legislação nós temos os atos culposos e os atos dolosos aos atos dolosos
Não há dúvida nenhuma Não há dúvida nenhuma da consequências culposos também tem elementos retributivos os atos culposos também tem combinação de elementos retribuitivos mas na proporção da culpabilidade o outro foi medianamente doloso o outro foi superficialmente doloso não existe o Ato é doloso e o que que é o ato doloso é o ato anti jurídico com a vontade de praticar então é um ato jurídico é um ato antes jurídico e eu tive a vontade de praticar e a vontade não interessa é grande pequena ponto é vontade de praticar o mal então isso é dolo agora
o lato culposo Aí sim tem uma escala que atenua o grau de conhecimento grau de proximidade do fato se não havia outra forma de agir né que a gente diz me fugiu o nome quando eu estudei isso lá em Direito Penal é como é que chamava isso tá lá na culpabilidade é maneira diversa né maneira diversa que se há outro jeito de agir Eu não ajo agir daquele jeito e aí é culpabilidade é diferente né então são são várias situações que nós precisamos observar e não podemos taxar nada porque muito como uma pessoa dizer assim
ah mas desse jeito não funciona vamos esperar para ver mas nós não podemos reduzir reducionismo não se aplica então a elementos atenuantes não elementos que que salvem a situação que a pessoa então não tenha uma mínima responsabilidade as excludentes existem por exemplo numa legítima defesa na nossa lei humana há uma excludente de ilicitude eu posso ter feito uma legítima defesa e com isso eu agredir alguém para me defender essa agressão agredir alguém a ilícito porém como foi em defesa própria continue ilícito mas há uma inaplicabilidade dessa ilicitude né que a gente chama de excludente de
ilicitude mas para isso acontecer a todo um procedimento ou seja há um trabalho a ser feito Então São pontos que nós precisamos observar nós não podemos radicalizar no aspecto de refratariedade quando não entendemos bem ou não concordamos vamos esperar para avaliar Esse aspecto então aqui fica muito claro que havendo pequenos vislumbres do arrependimento e acrescentando O arrependimento esse vislumbre de arrependimento já gera a sensação da Esperança Como diz aqui Deus lhe faz entrever a esperança e é bom que a gente Observe a figura literária né ó Deus lhes faz entrever a esperança não é Deus
que vem e fala assim agora eu vou abrir eu vou abrir aqui o a sua mente e te dar uma esperança não é assim é natural que acontece isso né Mateus coloca aqui Magal né excludente isso tudo não pode ser motivo para ratificar o assassinato seletivo de minorias sim Aí talvez não seria o excludente de ilicitude seria tentar esconder atrás da capa da excludente de ilicitude Porque o fato típico precisa ser analisado a conduta precisa ser analisada e o nexo de causalidade precisa ser analisado Mateus então aqui isso serve também na vida espiritual na lei
espiritual o a conduta dentro do chamado da chamada tipicidade tem o fato típico tem a conduta que precisa ser analisada né e o nexo de causalidade que vai ligar o fato típico com a conduta Então nesse exemplo que você dá se a pessoa teve conduta omissiva o comissiva não há excludente de ilicitude Mas eu não conheço o caso concreto então não dá para trabalhar explicando o fato mas eu entendi né nada ratifica um ato que haja causalidade nexo de causalidade entre a conduta e o resultado né porque é eu outro ponto da da Tríade né
que precisa ter o fato típico a conduta e o resultado e há um nexo causalidade entre o fato típulo típico e a conduta Isso é o que a gente estuda lá quando estuda direito penal eu já disse várias vezes eu não eu não me Lito no direito penal Então as coisas que eu vou me lembrando aqui da época de estudante eu trago né mas é muito lógico isso agora imaginemos se é lógico isso na lei humana imaginemos a lei divina com mais lógica seria essa aplicabilidade seguindo então artigo 20 que eu acho que deve ser
o último que nós vamos trabalhar hoje artigo 20 quais quer que sejam a inferioridade e perversidade dos Espíritos Olha aqui a pessoa que trouxe muito bem colocada a pessoa colocou a aquela frase de Pedro o amor cobre uma multidão de erros ou de Pecados veja o que está escrito aqui no artigo 20 quaisquer que sejam a inferioridade e a perversidade dos Espíritos Deus jamais nos abandona Olha que coisa bonita quaisquer que sejam a inferioridade perversidade dos Espíritos Deus jamais os abandona Deus jamais nos abandona todos têm o seu anjo da guarda que por eles vela
na persuasão da persuasão desculpe de suscitares bons pensamentos desejos de progredir e bem assim de respeitar os movimentos da Alma com Que se esforçam por repararem uma nova existência o mal que praticaram contudo essa interferência do guia Face quase sempre ocultamente de modo a não haver pressão pois que os espíritos ou pois que o espírito deve progredir por impulso da própria vontade nunca por qualquer sujeição o bem e o mal são praticados em virtudes do livre arbítrio e consequentemente sem que o espírito seja fatalmente impelido para um outro sentido persistindo do Mal sofrerá as consequências
por tanto tempo quanto durar a persistência do mesmo modo que dando um passo para o bem sente imediatamente benéficos efeitos e imediatamente imediatamente Olha que coisa interessante a Etiene fala que quando eu ouvia que seria mais cobrado de quem mais Conhece sim eu sugiro Etiene que deu uma lida aqui no artigo 11 sobre as agravantes né assim quanto mais se sabe mas se espera dessa pessoa Como disse o Cristo aquele que aquele a quem mais foi dado mais de será pedido é natural ninguém vai pedir de algo de alguém que sabe que não pode dar
então quando eu posso fazer e não faço é uma omissão da minha parte agora quando eu não posso fazer e não faço é porque eu não consigo fazer então são esses pontos né então vejamos esse artigo 20 Que beleza de artigo que beleza de artigo que paz que serenidade esse artigo nos traz quando diz assim quaisquer que seja a inferioridade a perversidade dos Espíritos Deus jamais nos abandona Deus jamais nos abandona mas não quer dizer que Deus não abandonar não significa que está ali desculpa a expressão aparentemente não todos têm o seu anjo da guarda
todos temos nós todos temos um protetor todos temos um espírito que nos que nos dá sugestões que sussurra aos nossos ouvidos mas veja o que diz aqui Kardec essa interferência do guia quase sempre se faz ocultamente de moda não haver pressão para que para que o espírito possa progredir por impulso da própria vontade então podemos dizer que os espíritos maus usam de um megafone e os espíritos bons de um sussurro ele sussurram para que a pessoa possa por ela agir para que ela não seja persuadida não seja pressionada então ali vem um sussurro muitas vezes
aquela voz que a gente acha que é Nossa e não é né pode algumas vezes se a Voz da Consciência mas muitas vezes acontece seres benfeitores dizendo olha pensa melhor olha não faz assim Opa diminui aí a sua agressividade acalme-se não Responda agora espera um pouco te aconselha a dar uma saída depois você volta Então vem umas vozes lá no interior da consciência não são audíveis são perceptíveis que é mais ou menos como os benfeitores aquele guia aquele espírito protetor tentando nos orientar mas muitas vezes temos os ouvidos fechados né esses ouvidos loucos né fechados
e não prestamos atenção no observamos não damos atenção devida falamos nas horas inapropriadas deixamos de falar nas horas que são apropriadas para ser para falarmos então é preciso Observar isso e aqui Kardec faz uma uma observação longa mas eu vou nela ele diz erro seria supor que por efeito da lei de progresso a certeza de atingir cedo ou tarde a perfeição e a felicidade Pode estimular a perseverança do Mal sobre a condição do interior arrependimento primeiro porque o espírito inferior não se apercebe do termo da sua situação e segundo porque sendo ele o autor da
própria infelicidade acaba por compreender que de si Depende o fazê-lo cessar que portanto por todo por tanto tempo quanto preservar perseverar no mal será infeliz finalmente que o sofrimento foi uma palavra que finalmente que o sofrimento será será interno se ele próprio não lhe der a fim seria pois um cálculo negativo cujas o espírito seria o primeiro a reconhecer com o Dogma das penas irreversíveis é que se verifica precisamente tal hipótese visto como é para sempre interdita qualquer ideia de esperança não depois o homem interesse em convertesse ao bem para ele seria sem proveito diante
dessa lei cai também a objeção extraída da presciência Divina pois Deus criando uma alma sabe efetivamente se em virtude do seu livre arbítrio ela tomará a boa ou a mais Estrada sabe que ela será punidas se fizeram mal mas sabe também que tal castigo temporário é um meio de fazê-la compreender o erro Cedo ou Tarde entrando no bom caminho pela doutrina das penas eternas conclui-se que Deus sabe que essa alma falirá e portanto que está previamente condenado a torturas infinitas O que seria uma ilogicidade Divina Então veja que Kardec está colocando que muitas vezes por
essa ideia de arrepender em qualquer tempo e tudo mais e depois de arrepender reparar a pessoa pode ficar negligente e dizer não então deixa para frente já que eu sou Imortal eu deixo para arrepender lá para frente deixa eu deixo deixo abusar mais um pouco está criando uma soma um saldo é para ser reparado sem tamanho então ele disse que isso não é lógico que o espírito sabe que ele irá ter que reparar isso então para que ficar acumulando esse saldos para reparar né E aqui é um ponto Interessante foi a hora que eu parei
para eu vou gravar uma uma palavra aqui ele diz assim quer portanto quer por tanto tempo persevera do Mal será infeliz por que que eu tô grifando a palavra infeliz porque essa frase ela nos leva a questão 614 do Livro dos Espíritos quando ele diz lá os espíritos dizem que a lei de Deus é a única e verdadeira para a felicidade do ser humano e o ser humano só é infeliz quando dessa lei se afasta Ou seja a infelicidade A negação da Felicidade é um afastamento da lei de Deus e a lei de Deus está
escrito na consciência a questão 621 do desespenso quando a minha consciência dá um sinal e eu me afasto dela eu fico infeliz não é triste é infeliz ou seja prefixo em negação Eu nego a felicidade então Kardec que disse que é justamente o contrário quando se tem uma ideia de pena eterna que nunca terminará a pessoa não tem porque querer mudar sua conduta já cometeu o erro então será punido eternamente ela tente tende a continuar no erro já que não vai ter consequência é aquele ditado popular perdido por um perdido por mil então uma pessoa
que a doutrina das penas eternas ela não é ela não é educativa ela pode ser até amedrontadora mas ela não é educativa porque se a pessoa comete aquele erro e aquele erro as pessoas dizem que já determinou agora o Sofrimento Eterno quer dizer vai para o inferno né o sofrimento é eterno por que que essa pessoa vai querer se melhorar se nada que ela fizer vai reparar então a doutrina das penas eternas pelo contrário é que leva a uma desídia existencial a doutrina da pena das penas eternas leva a desídia existencial é isso que Kardec
está colocando aqui nessa observação e assim nós fechamos o artigo 20 para que na próxima Live nós comecemos no artigo 21 eu estou tendo o hábito de fazer a Live Às quartas uma live Às quartas e uma live aos domingos Na próxima quarta eu creio que eu não consigo fazer a Live eu estarei em viagem e creio que eu não chegue a tempo de um bom horário para fazer a Live eu creio que eu não chegue antes das 8 ou 9 horas não sei mas se eu perceber que é possível chegar como eu sempre fiz
eu posto antes dizendo se teremos ou não teremos a Live na quarta-feira então isso eu devo se eu for fazer a Live eu posso até na quarta-feira pela manhã informando sim ou não senão no próximo domingo Nós faremos a Live diz amanhã Tem repeteco Bispo bom o repetec eu sou a gravação que ficou amanhã nós não teremos Live né e não sei dizer se na próxima quarta teremos depende do horário que eu vou chegar que eu chegarei da viagem e assim eu aviso antes tá mas foi isso hoje eu espero que que não tenha complicado
né nas explicações e espero que vocês tenham partes gostado desculpe mais uma vez eu não consigo ler todos os comentários não consigo acompanhar o pessoal aqui do YouTube o pessoal aqui do Instagram eu não consigo acompanhar efetivamente mas de todo em todo caso eu já disse se houver alguma dúvida pode mandar para mim no Direct que ou eu respondo aqui numa das lives eu respondo se eu conseguir tempo né posso demorar respondo também pelo pelo Direct Tá certo no mais muito obrigado a vocês é pela pela paciência de de ficar mais um tempinho essa 1
hora no domingo à tarde não foi possível fazer a Live pela manhã como eu disse estava no no encontro espírita na Cidade do Rio Paranaíba aliás um belíssimo encontro que essa é o décimo quinto encontro da amizade e não há nada mais gostoso do que cultivar a amizade né e sentir a amizade então foi muito agradável ter estado lá pela manhã para participar com eles desse evento né por isso que nós passamos a Live para hoje à tarde OK muito obrigado e até uma próxima vez alguém ah alguém perguntou aqui quando eu falei do nosso
núcleo de estudos e pesquisas do evangelho que temos uma participação online também pelo zoom a pessoa diz como é que eu faço é Depois eu posto porque eu não sei o endereço do zoom sabe qual é qual é o o login da plataforma Zoom e a senha para entrar no grupo de estudos eu vou procurar saber hoje e depois eu posso convidando para quem quiser participar do núcleo de estudos e pesquisas do Evangelho possa participar online nós temos tranquilo com todo todo todo interesse em ter o nosso grupo é aumentando o que está se estudando
lá no grupo é o evangelho de Mateus não sei dizer qual o capítulo que está porque eu disse no início eu ando faltoso lá com eles mas Acho interessante a gente estuda Versículo A versículo de todos os capítulos analisando o versículo a Versículo naquela forma do Evangelho miudinho né não estudo pormenorizado de cada item a Nayara está dizendo aqui que é obrigado a ganhar que é o Capítulo 23 de Mateus que está sendo estudado então Salvo engano Salvo engano o Capítulo 23 são os ais né que a gente fala sermão dos ais Salvo engano são
oito-ais então a gente faz a gente está analisando lá o chamado sermão dos ais né ai de vós escrevas e fariseus que ensina ensinar as vossas Vans doutrinas as pessoas e fecham As Portas dos céus para ela e vai né ai divórcio escribas E fariseus aí vai seguindo então é um discurso que Jesus faz dos exatamente o Eduardo Tá confirmando a Deus os sete eis né é esse capítulo 23 de Mateus que é muito interessante cada área ali tem um porquê Dele existir né então muito interessante assim então eu tendo verificando hoje qual é a
qual é a senha e o login eu passo para vocês é o zoom Tem um limite mas na hora que atingir o limite e atingiu não tem jeito tá certo bom vamos encerrar mesmo fiquem com Deus uma boa semana que começa hoje que nós consigamos desenvolver os nossos trabalhos sermos úteis as pessoas e que as bençãos de Deus estejam conosco estejam com as nossas famílias e estejam com o nosso trabalho também no nosso trabalho né Tá certo muito obrigado Deus abençoe e por essa paciência e esse carinho que vocês têm para comigo Deus destaque Tá
certo e até a semana que vem se for possível quarta-feira fiquem com Deus
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