Estudo em Filipenses Cap 2 vs 1-5

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Joe
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e hoje nós vamos tratar de filipenses capítulo 2 ele pensa os dois de uma 5 ele pensa os dois de uma 5 se após algumas votação em cristo alguma consolação de amor alguma comunhão do espírito se a entranhados afectos e misericórdias completarem a minha alegria de modo que pensei ser a mesma coisa tem mais o mesmo amor sejais unidos de alma tendo o mesmo sentimento nada passagens por partidarismo ou vanglória mas por humildade considerando cada um os outros superiores a si mesmos não tenha cada um em vista o que é propriamente seu senão também cada
qual o que é dos outros tende em vós o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus amém nós vamos falar sobre o tema a importância vital da unidade cristã a importância vital da unidade cristã e eu quero avisa de introdução focar dois pontos importantíssimos para introduzir o nosso assunto primeiro deles é que a unidade espiritual da igreja é produzida por deus isso é fundamental entender nós não produzimos a unidade da igreja a unidade da igreja não é obra humana não se decide em com cílios não se toma decisões seja de uma pessoa seja de
um grupo seja de um concílio seja de toda a igreja reunida somente deus promove produz a unidade da sua igreja conseqüentemente precisamos entender que essa unidade não é externa é interna essa unidade não é organizacional não é de nome nacional essa é uma unidade orgânica essa unidade espiritual de tal maneira que todas aquelas pessoas que crêem em cristo que foram seladas pelo espírito santo que foram batizadas pelo espírito no corpo de cristo não importa onde elas morem igrejas elas freqüentem aqui dona denominação elas pertençam elas são um em cristo jesus com todos aqueles que crêem
no senhor em outra coisa importante é que esta unidade é construída sobre o fundamento da verdade ou seja a ideia bíblica de unidade não é de juntar todas as pessoas no único caldeirão religioso ou seja unir todas as pessoas religiosas num só grupo esta ideia é comunicada de que nós devemos juntar todas as religiões e formaram a única religião uma falácia é um engano é um equívoco porque não há unidade fora da verdade nós não somos uns e não com aqueles que crêem no mesmo deus no mesmo senhor tem o mesmo batismo a mesma fé
a mesma esperança o mesmo deus e pai não há unidade fora da doutrina da verdade revelada de deus segundo ponto na introdução que eu quero focar é que a unidade espiritual da igreja precisa ser preservada com diligência embora a unidade obra de deus a preservação da unidade obra da igreja por isso a bíblia diz que nós devemos lutar diligentemente pela unidade do espírito no vínculo da paz o que estava acontecendo com a igreja de filipos agredi phillips era uma igreja que tinha muitos pontos positivos que paulo elogiou era a coroa da sua alegria era parceira
do seu sustento da obra missionária era a igreja que tinha visão de contribuição missionária da igreja operosa o seu trabalho mas aquela igreja estava correndo um grande risco aliás o risco que aquela igreja estava correndo o risco que todas as igrejas saudáveis correm o risco da comunhão e interna doméstica ser minada ser destruída o risco da divisão o risco de irmãos estarem debaixo do mesmo teto estarem no mesmo tempo estarem unidos na mesma igreja mas não haver unidade de alma demente decoração de propósito na vida desta igreja e se vocês perceberem paulo está retomando este
assunto notem no capítulo 1 versículos 27 que ele já havia abordado este tema e nem de lá no capítulo 1 versículos 7 ele diz assim é viver e acima de tudo por modo digno do evangelho de cristo para que o windows ver-vos ou estando ausente ouça no tocante a vós outros que estais firmes em um só espírito como a sua alma lutando juntos pela fé evangélica ou seja talvez o a palavra de paulo aqui estava sugerindo que aqueles irmãos estavam trabalhando mas não unidos quem sabe na mesma igreja mas cada um puxando para um lado
sem unidade sem uma só alma sem um só propósito sem uma somente desta maneira paulo está mostrando aqui o perigo que existe dentro da mesma igreja os irmãos estarem trabalhando mas não coesos paulo então começa a sair de um perigo externo para um problema interno a igreja enfrenta esses dois perigos o perigo do ataque externo perigo das heresias perigo dos falsos mestres perigo dos falsos dos ensinos o perigo das heresias tentando atacar a igreja se infiltrar na igreja e o segundo período a igreja enfrenta é o perigo de perder a comunhão dentro do evento da
igreja nós estamos juntos nós estávamos trabalhando mas não temos um só coração não temos nossa alma não temos uma só mente não termos um só propósito paulo então parte de um mundo hostil para um problema tão ameaçador quanto uma comunidade dividida notem vocês que na média de paulo esta idéia de uma igreja santa e una precisa sair apenas do papel ou da teologia ou dos credos para ser algo prático concreto e real e então eu quero trabalhar esse assunto com os meus irmãos nesta noite o problema a necessidade da unidade da igreja vamos ver alguns
pontos importantes primeiro primeiro ponto eu quero focar são os alicerces desta unidade paulo antes de exortar recente da doutrina antes de aplicar ele sempre dá o ensino é antes de mostrar o que a igreja deve fazer ele mostra o que deus fez e você vai ver no versículo primeiro que paulo vai oferecer quatro colunas 4 alicerces do que nós poderíamos chamar da unidade da igreja quais são esses alicerces da unidade da igreja ele vai falar que a igreja precisa trabalhar a comunhão porque ela tem quatro verdade os 4 realidades 4 pilastras quatro colunas que devem
manter esta unidade da igreja pilares são esses você perceber o versículo primeiro vai falar de 4 ou de dois pilares nós chamaríamos de verdades objetivas que ele chama aí seria a primeira ea terceira consolação ou melhor exortação em cristo ea terceira comunhão do espírito e 22 desses pilares são subjetivos são mais sentimentos são o segundo o segundo eo quarto que ele chama de consolação de amor de entranhados afectos e misericórdias você percebe também além desse fato de dois elementos e objetivos exortação em cristo e comunhão do espírito e dois só serem subjetivos ou seja ou
seja consolação de amor entranhado safety misericórdias você nota aqui que esta unidade é construída pela trindade senão vejamos senão vejamos exortação em cristo você perceber no segundo ponto consolação de amor e esse amor se você notar o amor de deus e comunhão do espírito então você vai notar a exortação em cristo o amor de deus ea comunhão do espírito ou seja a unidade é trabalhar de costurar e construída pela própria trindade mas vamos olhar agora quais são esses quatro pilares da comunhão em primeiro lugar paulo fala e da exortação em cristo que seria essa exortação
em cristo eu quero chamar sua atenção para um ponto que pode fazer uma confusão na leitura se começa com se o exemplo o primeiro talvez essa tradução não seria melhor talvez a tradição melhor seria já que uma vez que ele não tá colocando essas quatro verdades do verso 1º numa hipótese uma possibilidade ou não a questão condicional ele está fazendo uma afirmação na verdade categórica já que uma vez que existe a exortação em cristo consolação de amor é comunhão do espírito e entranhados até de misericórdia sair ele entra com a sua ordem então eu quero
que vocês completa minha alegria de modo que vocês pensam a mesma coisa e ele prossegue o seu raciocínio então o que seria o primeiro pilar que ele chama de exortação em cristo essa palavra que é encorajamento essa é uma palavra que você e eu temos recebido da parte de cristo nós temos sido consolados encorajados e exortados em cristo a experiência que nós vivemos dissemos encorajados por cristo deve nos levar a unidade cristã se cristo me encoraja se cristo me consola se cristo me anima se cristo me enche o coração de esperança de doçura de alegria
de amor e afeto então eu não posso romper a minha comunhão com o irmão que também pertence a cristo ou seja que falta querer dizer o seguinte eu não posso estar desunido de alguém que está unido a cristo se eu estou também unida a cristo eu não posso dizer que tenham comunhão com cristo se eu não tenho como união como meu irmão que também está em cristo ou seja se nós somos um em cristo não tem sentido em dizer que na prática nós não somos 11 se nós temos unidade espiritual porque temos a mesma votação
em cristo não pode dizer olha eu não eu não gosto de você não me relaciono com você eu não convivo com você eu não me dou com você eu não tenho nenhum interesse em aproximar de você em outros termos se nós vamos morar juntos do céu como é que nós não conseguimos morar juntos na terra se eu não consigo conviver com meu irmão aqui como é que eu vou fazer pra morar com ele e ternamente essa é a ideia que paulo quer passar para nós segundo lugar paulo fala de um segundo pilastre na segunda pilastra
que a consolação de amor e este amor aqui o amor de deus por nós e não apenas o amor que nós devemos levantar uns aos outros que está querendo dizer se cristo amou a igreja ou melhor se cristo mi amor ea si mesmo se entregou por mim como é que eu posso dizer para o meu irmão que eu não vou mais conviver com ele eu não tenho como não com ele que eu não gosto dele que eu não vou me relacionar com ele que eu não voltei e intimidade com ele aliás esse é um argumento
pode o apóstolo joão quando ele escreveu a primeira carta capítulo 3 versículo 16 que porque cristo deu a sua vida por nós nós devemos dar a nossa vida pelo irmão se eu sou o alvo do amor de jesus eu devo ser também canal do amor de jesus porque o amor de jesus ter amado sobre mim me capacita amar o meu irmão e outro detalhe a quem cristo amor a cristo amou os que eram dignos de serem amados cristo o amor àqueles que não mereciam o seu amor a cristo amou aqueles que não atraiu o senhor
o no sentido de merecerem este amor a cristo amou aqueles que muitas vezes tripudiaram sobre ele recusaram a ele e se insurgiram contra ele a estes cristo amor ea bíblia ensina que eu devo amar como cristo mi amor entre o amor de cristo por mim me leva a também amar o meu irmão este o ponto de pauta trabalhando pra costurar a unidade da igreja se eu entendo que cristo fez por mim eu entendo o amor de cristo por mim eu não posso jamais recusar a ter relacionamento e comunhão com o meu irmão o terceiro aspecto
que paulo menciona a comunhão do espírito o que é que ele está querendo ensinar com isso o espírito santo foi dado para nos dar a comunhão com deus de comunhão com o próximo é o espírito que me liga cristo é o espírito que me liga meu irmão de tal maneira que onde reina o espírito santo precisa reinar comunhão aonde você não vê comunhão aí vem o espírito santo está reinando porque o fruto do espírito é amor então você nota uma coisa você pode conhecer a sua igreja está cheia do espírito santo não pelos dons mas
pelo amor que descreve um povo cheio do espírito santo o amor porque quando esse povo ama esse povo tem como união porque o mesmo espírito que nos liga a deus nos liga aos nossos irmãos e este é um ponto tão importante entender aqui assim como o espírito deu ordem ao caos do universo porque a bíblia diz que a terra era sem forma vazia o espírito de deus pai ganhava sobre a face do abismo também o espírito santo que dá ordem as nossas desordens relacionar mais hoje o espírito santo reina a comunhão comunhão do espírito então
é hora de eu perguntar pro meu coração o espírito santo rei nimi eu estou cheio do espírito santo se você perceber o argumento do apóstolo paulo aos efésios quando dizem cheios do espírito falando entre vós com salmos hinos e cânticos espirituais louvando ao senhor de todo o vosso coração note você que a consequência da plenitude do espírito é falar entre e louvar a falar entre os irmãos ou seja a comunhão louvar a deus ou seja a adoração quando a igreja está cheia do espírito santo ela tem como união e logo em seguida ela tem adoração
note que comunhão precede a adoração porque se nós não temos como união com nosso irmão a quem vemos nós não podemos amar a deus a quem não vemos ou seja a adoração da igreja fica prejudicada se não a comunhão na igreja e finalmente paulo quatro pilares dessa comunhão que são os entranhados afectos e misericórdias essa palavra afectos aqui é muito importante na língua grega porque a língua que fala das entranhas das vísceras os orientais costumavam dizer que nós amamos com todas as nossas vísceras com todo o nosso ser interior e aqui a é paulo consegue
juntar duas palavras muito interessantes afectos e misericórdias se afeto tem a ver com as suas emoções mais intensas misericórdia tem a ver com a sua atitude de só correr aquele que está necessitado quebrado e carente ou seja a comunhão da igreja não passa apenas por sentimentos a comunhão da igreja passa por atitudes ou seja não basta apenas eu sentir uma emoção forte diante da tragédia do outro eu preciso também ter ações práticas para estender a mão para essa pessoa que está necessitada ou seja então paulo está construindo esses pilares que ele chama os pilares da
unidade da igreja vamos ver os perigos segundo ponto os perigos contra a unidade da igreja que seria versículos 3 e 4 alguns perigos muito sérios irmãos que nós precisamos levantar paulo já tinha tratado deste assunto quando ele menciona esse fato veja de roma vocês nota no capítulo 1 versículos 1517 que ele fala de alguns crentes da igreja de roma que estavam trabalhando na igreja por inveja por ciúme por discórdia nem o versículo 15 e alguns efetivamente programa cristo por invés de porfiria outros porém o fase boa vontade versículo 17 aqueles contudo pregam a cristo por
discordem sinceramente o ganso citar atribulações as minha cadeira as minhas cadeiras ou seja é possível que dentro da igreja haja pessoas que estejam até envolvidas em trabalhos e se já tem engajado em determinados ministérios mas a motivação delas não é a glória de deus nem a unidade dos irmãos a motivação delas é despertar selos ciúmes em alguém como se estivessem pensando que a igreja está numa disputa de uma olimpíada ou de um campeonato onde cada um está buscando maior prestígio então aqueles créditos de roma estava entendendo equivocadamente a questão da comunhão e o que é
que estava prejudicando na igreja de filipos a comunhão primeiro óleo versículo 3 estava prejudicando o partidarismo nada faz ice por partidarismo o que seria isso qual o risco de dentro de uma igreja uma igreja de philips uma igreja amorosa uma igreja missionária da igreja perosa essa igreja terá sua comunhão minada por grupos que trabalham que se esmeram se dedicam mas na verdade este grupo está buscando muito mais a sua auto projeção a sua auto promoção do que na verdade a edificação da igreja a glória de cristo era exatamente este problema que estava existindo na igreja
de filipos e aqui eu gostaria de chamar sua atenção para alguns aspectos que estavam minando a comunhão daquela igreja e que estavam revelando esta questão da quebra da unidade primeiro lugar quais são esses riscos em primeiro lugar o período de troca olha o perigo de trabalhar sem unidade versículo 27 preste atenção aí ele tá falando aí para os crentes que estais firmes em um país está pedindo que o para que os clientes estejam firmes em seu espírito como a sua alma lutando juntos pela fé evangélica é possível lutar pela fé evangélica um puxando para um
lado puxa pro outro cada um buscando a projeção ea promoção do seu próprio grupo e não o bem comum da igreja ea glória de cristo segundo o problema estava atingindo aquela igreja o perigo de líderes buscarem seus próprios interesses olha capítulo 2 versículo 21 notem vocês que o grande risco maior problema da igreja e corinto da igreja e philips era ameaça a unidade da igreja olha aí versículo capítulo 2 21 pois todos eles buscam que é seu próprio não o que é de cristo jesus temos que ler 20 para entendermos o 21 porque ninguém tenho
de igual sentimento que sinceramente cuido dos vossos interesses e está falando de timóteo está enviando mote para a igreja e está dizendo pra igreja eu não tenho ninguém igual timóteo com o mesmo sentimento dele porque os outros buscam que é seu próprio não que é jesus cristo ou seja havia um líderes daquela igreja diferente timóteo que tinha o espírito de motos que lutavam que buscavam interesses seus e não os interesses de cristo jesus isso estava minando a comunhão daquela igreja terceiro perigo perigo dos falsos mestres infiltrando na igreja olha o capítulo 3 nesse capítulo 3
versículo 2 ao catar acautela erros dos cães acautelar vos dos maus obreiros acautelarmos da falsa circuncisão ou seja quando entra falsos mestres da igreja obviamente isso destrói a comunhão da igreja a comunhão da igreja perturbada a igreja perde a paz perde a harmonia e se você perceber paulo chega a dizer que aqueles irmãos é estavam fazendo trazendo sofrimento pra ele paulo o capítulo 3 versículo 18 pois muitos andam entre nós dos quais repetidas vezes eu vos dizia agora vos digo até chorando são inimigos da cruz de cristo estávamos fazendo levando paulo às lágrimas ao perturbando
a igreja comunhão da igreja e se essas pessoas e essas pessoas elas elas elas a buscavam somente interesses terrenos e 5 19 o destino deles é a perdição o deus deles é o ventre a glória deles está na sua infame a diz que só se preocupa com as coisas terrenas eram líderes que tinham se infiltrado na igreja que estavam buscando interesses deles e que na verdade não tinha nenhum interesse na causa de cristo finalmente paulo menciona o perigo que os crentes viver em conflito dentro da igreja capítulo 4 versículo dois olhos aí rogo e vod
roga cintiq pecém concorde mente no senhor eram duas irmãs da igreja uma significa fragrância a outra significa beleza é a única hora em que a fragrância beleza não se combinam não se entendem com de vod a abraçava o trabalho a família da dona sinte de nós não vamos participar quando a família da dona city que estava na liderança de alguma atividade o grupo da dona eva de 19 não vamos participar e aquelas duas irmãs líderes da igreja estavam trabalhando na mesma igreja mas não estavam concordes não estavam unidas demente de alma de propósito com o
mesmo objetivo isso estava destruindo a comunhão da igreja mas não apenas o partidarismo estava prejudicando a igreja um segundo problema prejudica a comunhão da igreja no veículo três que a vã glória ou egoísmo esta palavra vã glória é uma palavra muito forte essa palavra significa querer tirar a glória que é de deus querer usar holofotes em cima desse é aquela pessoa que quer ficar debaixo das luzes da ribalta é aquela pessoa que quer sempre estar em evidência só que abraça algum projeto desde que ela seja protagonista desse projeto e vanglória aqui destrói certamente a unidade
da igreja porque porque porque toda glória que não é dada a deus é glória vazia é vã glória deus não dividir a sua glória com ninguém no reino de deus na igreja de deus não há espaço para nenhum ser humano se projetar aliás se você percebe na carta de paulo aos coríntios o pecado que mais paulo denunciou na grande corrida foi o pecado do culto à personalidade porque porque naquela igreja de corinto as pessoas tinham a tendência de botar determinados líderes no pedestal no pódio denílson de paulo eu sou de apolo eu sou de sefaz
eu sou de cristo e paulo pra destruir esta idéia equivocada do culto à personalidade diz que respaldou quem é pólo apenas servos por meio de quem vocês cresceram e ele dizia eu plantei a paula rego mas o crescimento veio de deus que pode tal forma que nem o que planta nem o que nega alguma coisa mas deus que dá o crescimento ou seja a obra de deus não pode levar o obreiro de deus assim vai descer se o primeiro sim vai desce sua primeira acha que a glória pertence a ele que as coisas estão acontecendo
porque ele está na frente porque ele é aquele que está conduzindo acordo entre 1 ele está o bando a glória que é de deus e para dizer se é fã de glória e essa mãe glória tira e perturba a unidade da igreja terceiro lugar paulo vai falar não apenas das colunas da unidade do período os perigos da unidade mas ela vai falar sobre o imperativo da unidade olha o versículo 2 comigo o versículo 2 completar a minha alegria de modo que pensei é a mesma coisa tem mais o mesmo amor seja unidos de alma tendo
o mesmo sentimento o que me impressiona nessa carta que paulo está preso a equipe paulista algemado é que paulo está fala do seu martírio e na verdade há muita alegria no coração deste velho apóstolo ele chega a dizer isso a capítulo 4 versículo 4 dá uma ordem pra igreja alegrai vos sempre no senhor outra vez digo alegrai-vos ele chega a confessar o capítulo 4 eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação ele chegou a chorar por aquela igreja no capítulo 1 versículos 4 com muita alegria lembrando da participação e da parceria daquela igreja
no seu ministério mas paulo vai dizer para aquela igreja que o cálice da sua alegria não está completo e o cariz da sua alegria não está completo porque ele toma conhecimento possivelmente por meio de projeto que naquela igreja havia uma ameaça terrível que estava botando em risco a vida da igreja e ameaça que está botando em risco a vida da igreja era a desde união entre os clientes se vocês querem que o velho aposto fique completamente feliz vocês querem encher o meu peito de doçura de alegria e de felicidade então eu quero que vocês trabalhem
a unidade de vocês ou seja paulista sendo que a felicidade dele não está na liberdade dele não está no conforto dele a felicidade dele está nele mesmo coisas que provoquem estejam produzindo nele mesmo trazer a minha felicidade vem do fato de saber que vocês estão vivendo em união entre vocês paulo está dizendo é que um pastor não pode estar feliz se sabe que no meio da igreja não a união não a comunhão não a sua alma não há um só espírito não há um só coração uma somente paulo vai trabalhar aqui alguns pontos como a
igreja poderia completar a alegria de paulo primeiro versículo 2 e demonstrando unidade de pensamento completar a alegria de moc pênseis a mesma coisa essa palavra pensar aí é um verbo muito importante em paulo 3 ter uma idéia esse verbo aparece dez vezes nesta quarta e só aparece mais 13 vezes em todas as outras cartas paulo de tal maneira que essa é uma ideia central aqui em filipenses ea ideia que não é apenas pensar no sentido pensar teológico de um pensar teórico está pensando um sentido de pensar diferente que não pensar prática diz que a igreja
ter o mesmo pensamento e ele remete o exemplo de cristo tem voz o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus p 55 que a palavra lá é a mesma palavra que ele usa no versículo 2 que pensamento é isso qual é o pensamento que você e eu devemos ter para costurar mos comunhão na igreja é o pensamento que houve jesus e qual o pensamento que o jesus ele despejou se de sua glória ele abriu mão de seus direitos ele não jogou como usurpação reter para si suas vantagens divinas ao contrário ele abre mão para
se relacionar conosco se nós não tivermos esse pensamento este sentimento se nós quisermos que a nossa vontade prevaleça que o nosso desejo prevaleça que a nossa ideia pra valer então nós jamais poderemos desfrutar de comunhão na igreja de deus segunda coisa importante paulo dias devemos demonstrar unidade nos relacionamentos tem mais o mesmo amor o que seria isso se você perceber foi o amor de jesus que trouxe jesus do céu à terra à manjedoura a carpintaria a cruz ou seja quando paulo diz tem mais o mesmo amor está dizendo que quando nós temos o mesmo amor
de deus que deus te ver por nós e nós devemos ter pelos outros isso nos leva a abrir mão de muitas coisas que nós brigaríamos por elas em favor de manter a unidade ea comunhão com os nossos irmãos terceiro lugar seja unidos de alma ele fica aqui um ponto importantíssimo irmãos talvez essa seja uma das idéias mais brilhantes do novo testamento como é que a igreja pode ser unida de alma o que nos une é o amor é o vínculo da perfeição é o amor que você nota que a bíblia fala sobre alguns níveis alguns
graus de amor primeira bíblia diz que eu devo amar o meu próximo está na lei e aborrecer meu inimigo é a lei do revite é a lei da da justiça que você retribui segundo outro merece mas depois o senhor jesus cristo vai nos ensinando que nós devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos e aqui está o cumprimento da lei e não é simples amar o próximo como a nós mesmos porque via de regra nós amamos mais a nós mesmos o que o próximo é a ordem de deus e amar o nosso próximo como
a nós mesmos este é o segundo grau do amor mas note que esse amor tem um limite é o limite o amor próprio eu devo amar o meu próximo como a mim mesmo ou seja eu sempre ame mesmo pode cuidar de mim mesmo jamais ninguém ouviu a sua própria carne as dela cuida dela alimento ea ela alimenta então eu nunca vou me sacrificar a mim mesmo então é chamou ao próximo a mim mesmo ele tem um limite o limite da preservação do cuidado mas agora jesus avanços nesse entendimento e joão 13 34 e 35 e
dá um novo mandamento novo mandamento vos dou que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei que vos ameis uns aos outros e este amor é mais profundo do que o amor ao próximo como a si mesmo porque diz a bíblia que cristo me amou e assim mesmo se entregou por mim o amor sacrificial este é o amor que se doa xxi da se entrega mesmo quando o outro não merece mesmo quando o outro não é digno mas irmãos há um outro amor que é misterioso pra você pra mim é a unidade que
o senhor jesus orou desse pai rogo que aqueles que crêem sejam um como eu eo senhor somos um que também ele seja um você pode perguntar como é que o amor do pai pelo filho como é que o amor do filho pelo pai como é que chamou que existe entre as pessoas da trindade desde toda a eternidade de tal maneira que o pai glorifica o filho e o filho glorifica o pai de tal maneira que nunca houve jamais haverá qualquer briga qualquer disputa qualquer rivalidade qualquer ciúme entre o filho eo pai entre o pai o
filho este é o amor que deve existir na vida da igreja hum carlos ortiz ilustra esse amor de maneira muito simples para também muito profundo e bonita ele ilustra com a batata eu não sei se você já viu uma lavoura de batata inglesa eu morei numa cidade em tolerar próximo de toledo em bragança perde toledo no chão congregação em toledo ficava interior de minas ea principal agricultura lá era batata e você arranca com um pé de batata você tem várias batatas elas estão ligadas ao mesmo pé elas estão presas a um mesmo tronco e elas
estão juntas elas estão próximas mas elas não são unidades e batatas maiores têm batatas menores de batatas mais gordas em batatas recheadas mas elas estão juntas e às vezes é isso que nós somos não é esse o propósito de deus aí você arranca essas batatas em sacolas as batatas bota um saco de 40 quilos e elas estão comprimidas elas estão juntas elas estão apertadas elas estão coladas umas às outras mas elas não são um elas são diferentes elas vão para lugares diferentes é você pega essa batata no supermercado e corda batata e parte essas batatas
e cozinhe as batatas mas elas não são ainda mas de repente você pega essas batatas a massas batatas massas batata faz delas um purê de batatas você não sabe mais quem é quem elas se misturam ela surge al ghanam elas se tornam um essa idéia paulo diz que nós devemos ter o mesmo amor o mesmo amor esse é o sentimento que deva existir na igreja de deus para que haja unidade da igreja e finalmente paulo diz seja unidos de alma nesse sentido de que esta é a maneira da igreja manter esta comunhão ter uma só
alma na presença de deus a ideia bíblica é como se você tivesse um coração batendo em quartos diferentes mesmo coração essa idéia é que paulo quer passar mas vamos ver finalmente irmãos a virtude que promove a unidade com a virtude que promove a unidade você vai ver nos versículos 3 a 5 claramente o que paulo ensina nada faz por partidarismos vanglória mas por humildade considerando cada um os outros superiores a si mesmo não tenha cada um em vista o que é próprio tcu também serão também cada qual que é dos outros tende em vós o
mesmo sentimento que houve também em cristo jesus humildade esses é esse sentimento agora o que é o meu dados talvez uma palavra muito complicada de definir a humildade e era mais complicada na época de jesus na época de jesus na época de paulo mil dade não era virtude não era virtude se você estudar a literatura clássica grega ou os escritores do primeiro século ele sempre apontavam humildade como um defeito moral como a fraqueza moral humildade era sinônimo de servilismo de subserviência de alguém que não tinha firmeza de alguém que não tinha força de caráter de
vontade de propósito e desta maneira essa palavra é uma palavra puramente cristã evangélica esse é o tempo que o cristianismo trabalhou cunhou e nos entregou e esta ideia é fundamental uma bíblia a bíblia diz que deus escarnece cores mas dá graça aos humildes a bíblia diz que deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes a bíblia diz que deus o milho soberbos mas exaltou os humildes ea bíblia diz que eu devo evitar a jesus porque ele foi manso e foi humilde de coração o que é ser humilde então como é que uma pessoa pode
ser humilde deixa eu lhe dizer uma pessoa só pode ser humilde se ela conhece a deus e será conhece a si mesma note isso é impossível uma pessoa conhecer a deus esse é soberba é impossível a pessoa conhecer a si mesma e ser soberba isso me faz lembrar uma um fato engraçado mas real aconteceu de dois pastores batendo um papo e eu disse para o outro o meu irmão queria que eu fosse você morasse por mim mesmo mas o que você quer que eu porque razão se quer que olhe para você qual o motivo da
oração que o que você olhar por um preço a pessoa humilde e aí o outro disse você tem alguma algum motivo para ser orgulhoso meu filho você tem algum motivo pra ser vaidoso e altivo e outro caiu a ficha ou seja não há motivo no nosso coração pra sermos altivos se você conhece a deus se você conhece você mesmo você não pode ser altivo quem é deus quem é jesus pense você na glória de jesus peso você necessito de jesus na majestade de jesus como criador do universo como rei dos reis com o senhor dos
senhores como aquele que adorar pelos anjos como aquele que está assentado no alto e sublime trono pense nele agora se esvaziando se humilhando assumir uma forma humana deitando a manjedoura trabalhando a carpintaria indo pro a cruz não abriu a sua boca morrendo em nosso lugar o meu de média se deus sendo rico se fez pobre se deus sendo santos se fez pecado se deus sendo todo poderoso se tornou servo quem sou eu quem é você quem somos nós para arrotar qualquer sentimento de vaidade soberba de altivez da penske é você a bíblia diz que nós
somos pó deus conheça nossa estrutura e sabe que somos pó se deus a só pra sobre nós nós desconhecemos nós somos como a relva que brota observa a floresta ea tarde bochecha e seca quem somos nós somos diz na linguagem de isaías 40 somos menos do que nada somos menos que o pólo uma balança de precisão somos menos com a gota no balde então não há motivo de soberba de vaidade quando você conhece quem é você não tem espaço para vaidade paulo entendeu isso quando paulo estava na sua terceira viagem missionária ele escreveu a carta
aos coríntios e disse eu sou o menor de todos os santos quando ele estava na sua primeira prisão ele escreveu e disse assim eu sou o menor de todos os apóstolos mas depois que passou um tempo na prisão antes de ir pro matilha disse eu sou o maior de todos os pecadores este homem à medida que avançava para a maturidade e tinha mais consciência de quem ele era e quanto mais você conhece quem é você mais humilde você precisa se tornar uma humildade se manifesta primeiro a humildade se manifesta quando você olha para o outro
com honra e versículo 3 paulo diz assim olha que coisa magnífica não faz nada por partidarismos vanglória mas por humildade considerando cada um dos outros superiores a si mesmo irmãos queridos se nós conseguíssemos obedecer o que pauta escrevendo aqui acabaríamos com todos os problemas domésticos da igreja notem a ênfase de paulo capítulo um aft paulo é cristo primeiro pra mim o viver é cristo mas a ênfase de paulo capítulo 2 é o outro em seguida nós não colocamos o eu mas colocamos o outro na frente é isso que paulo está dizendo segundo a humildade buscar
o interesse do outro com solicitude olha o verso 4 quando ele diz assim não tenha cada em vista o que é propriamente seu senão também cada qual que é do outro ou seja paulo está dizendo que você não vai cuidar dos seus interesses que você vai descuidar das suas coisas eu não fazia isso quer dizer que ser humilde é quando você não olha apenas os seus interesses mas também os interesses do outro quando você não se coloca num pedestal ibope o outro de cima para baixo com salto alto mas você olha o outro como superior
a você você da honra o outro você promove o outro e nós como isso é bonito você promover as pessoas você encorajar as pessoas a se elogiar as pessoas você vê o valor das pessoas você vê a dignidade das pessoas isso promove comunhão mas eu quero terminar com o último ponto mostrando o supremo exemplo da humildade e aqui eu estou muito encantado com o ponto porque nós estamos entrando na passagem mais estupenda extraordinária gloriosa da cristologia em toda bíblia o texto nós vamos lidar com a graça de deus quarta feira que vem se deus permitir
é o texto mais importante da bíblia a respeito da doutrina de cristo e notem vocês que paulo introduz este grande no da cristologia não como um teólogo de gabinete que está fazendo a profunda reflexão da doutrina cristã lógica para escrever sobre a sublimidade da divindade da humanidade cristo ou da humilhação da exaltação de cristo mas ele escreve este grande capítulo da cristologia para resolver um problema prático da igreja pauta conectando doutrina convida alta mostrando que a doutrina precisa ser administrada para resolver problemas práticos na igreja e olha como é que ele trabalha assunto versículo 5
tende em vós o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus meu problema das disputas das brigas das tensões dos partidos das glórias da igreja de deus se quer resolver o problema do irmão puxando pra lá ou puxando pra cá você quer resolver o problema da dzarm unidas brigas nas contendas das querelas dos partidos os grupos da igreja pound estende em vós o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus se nos limitarmos a jesus não haverá espaço em ambiente para existe intriga nem disputa nem querelas nem partidos dentro da igreja de deus eu espero
em nome de jesus o nosso coração seja alicerçado fortalecido e edificado nesta noite para nós olharmos por exemplo de jesus e perceber que a humildade de jesus denuncia nossa última vez a humildade de jesus cristo a bala nosso coração e egoísta e vaidoso por meio da sua trajetória seguida do céu a terra do trono ao berço de palha do trono de glória no bairro de cruz do calvário que deus nos ajude a ter o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus amém nós vamos orar ao senhor e vamos dar graças a ele porque nós
temos provisão de deus para termos um só coração e uma só alma ea minha palavra pra você nesta hora é a seguinte só do seu coração agora eu não sei como está sua vida eu não sei como estão seus relacionamentos eu não sei se precisa fazer alguns reparos não sei se você tem ainda alguma ponta de mágoa nutrida no seu coração por alguém eu não sei se você um dia ou até mesmo neste momento alijó alguém da sua vida sendo olha não dá para caminhar com aquele irmão não dá para caminhar com aquela irmã e
eu gostaria que você parasse pensasse que o projeto de deus para você que você tem o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus o propósito de deus é que a igreja viva unida com a sua alma um só pensamento é um só coração a bíblia diz no que depender de voz de paz tem de paz com todos os homens e se depender de você tome a decisão de procurar e pedir perdão de perdoar de construir pontes em vez de cavar abismo da atitude de estreitar este relacionamento e pavimentar este caminho da reconciliação porque se
você está em cristo é o espírito de deus habita em você você vai morar com esse irmão por toda a eternidade é melhor que nós comecemos a construir é pavimentar este caminho da comunhão aqui agora para que a nossa vida possa glorificar a deus para que a unidade da igreja possa se tornar a maior pregação da igreja porque jesus disse nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros deus bendito nós te adoramos louvamos nesta noite porque podemos estudar esse texto de felipe em ncis e examinar a tua palavra e perceber
como ela é tão viva é tão solene é tão prática é tão atual é tão necessária permita deus que as verdades emanadas deste texto possam despertar o nosso coração para buscarmos a unidade do espírito do vínculo da paz para buscarmos relacionamentos íntimos estreitos uns com os outros por causa dessas verdades benditas na exortação em cristo na comunhão do amor a comunhão do espírito e os entranhados afectos de misericórdia ajuda-nos deus a termos um só pensamento é um só amor com a sua alma ajuda-nos deus jamais entrámos pelo caminho do partidarismo da vanglória tenha misericórdia de
nós o senhor e permita meu deus que nós consideremos uns aos outros superiores a nós mesmos que tenhamos em vista o que é dos outros e não apenas aquilo que é nosso e que tenhamos o mesmo sentido tanto que houve também em cristo jesus faz isso meu deus para que a nossa alegria seja completa para que o testemunho da igreja seja eficaz e para que a tua glória possa responder ser na igreja e através da igreja nós oramos assim em nome de jesus amém
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